República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

O primeiro passo.

Por | 14 de maio de 2015
67 Comments
  • author avatar
    chacal 10 anos ago Responder

    a demora em aparecer os comentários está irritante !
    será que não tem uma maneira de agilizar isso?

    saudações rubro negras !

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Calma, Chacal.

      Entendo picas de computador, internet etc., mas deixa eu tentar explicar.

      A gente não queria moderação nos comentários, mas é impossível, porque a internet é cheia de spams e aberrações semelhantes.

      Pra você ter ideia, um dos posts do Arthur (“Secos e molhados”) e um da Vivi (“O Flamengo que queremos para 2015”) foram inundados por spams. Não dá pra deixar solto e publicar tudo, porque aí vira bagunça. Somos humildes, mas somos limpinhos.

      Aí vem o segundo problema: por que não é possível agilizar? Porque o RP&A não dá dinheiro algum, todos nós precisamos trabalhar, trabalhamos muito e o tempo que sobra é pouco. Pode acreditar: fazemos milagres pra não deixar a peteca cair.

      Quem sabe um dia, entrando algum, dá pra pensar em algo diferente. Até hoje, só o que recebemos – pelo menos eu – foi a proposta de um bife de graça no Filé de Ouro. Falar nisso: ainda tá valendo?

      Grande abraço.

      • author avatar
        chacal 10 anos ago Responder

        grande murtinho,
        tá explicado e entendido !
        acho que seria mais do que merecido entrar pelo menos uma merreca pra vcs que escrevem aqui no nosso querido blog.
        enquanto isso não acontece, podemos saborear aquele bifão lá no jardim botânico_tá valendo !
        chama a chefia e a nivinha….ok?

        grande abraço.

  • author avatar
    Rasiko 10 anos ago Responder

    Essa acaba de sair do forno da minha fonte (é uma só) na Gávea: Diego já estaria contratado e a pressão do Luxemburgo é pra refazer a dupla com Robinho. Se se confirmar, de acordo com a fonte, Luxemburgo ficaria com a obrigação de levantar o caneco.
    Não assino embaixo, mas a fonte é confiável, embora não seja ela quem use a caneta. Sinceramente, não me emociona muito e até vejo com alguma desconfiança. São crias do Santos e identificação com a camisa continua sendo essencial. A ver.

    • author avatar

      Caro Rasiko:

      Se a sua fonte está correta, concordo plenamente: Luxemburgo não tem mais do que reclamar e passa a conviver com a obrigação de levantar o caneco – embora esse negócio de obrigação em futebol ser meio complicado.

      Eu também tenho minhas desconfianças em relação à dupla Diego & Robinho. Não pela identificação com o Santos, porque essas coisas não existem mais, mas acho que, com os dois vindo juntos, são maiores as chances deles repetirem as tais férias do Ronaldinho Gaúcho a que me referi no penúltimo post. Por outro lado, os dois são muito bons de bola e podem trazer o toque de qualidade que nosso time tanto precisa. Há o risco da gandaia, mas é muito melhor com eles do que sem.

      Abração.

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 10 anos ago Responder

    Uma camisa avaliada em 85 milhões e um time e comissão técnica avaliados em “vinténs”…Esse é o nosso Flamengo…

    • author avatar

      Grande Bruxolobo!

      Tava sumidão, e apareceu só pra dar uma cornetada básica.

      É isso aí. Nada contra faturar alto e ter responsabilidade fiscal. Mas as contratações certas para as posições certas deixariam todo mundo mais feliz.

      Abração. Volte sempre e com menos preguiça.

  • author avatar
    Jefferson 10 anos ago Responder

    Murtinho trazendo bons temas desde a piauí.

    Eu costumo concordar com o Tostão quando ele diz que os técnicos são supervalorizados atualmente e que nem sempre são os culpados se o time vai bem ou mal, mas custo a crer que no caso específico do Flamengo o problema não passe pelo nome do Luxemburgo. Acredito, inclusive, que a necessidade maior do time nem seja novas contratações. Nem sempre jogadores de peso resolvem a parada. São Paulo e Corinthians são bons exemplos.

    O time do Flamengo precisa de uma cara, alguma tática clara e que funcione, aproveitando o melhor de cada jogador que está no elenco atual. Não acho que a diretoria anda contratando tão mal assim. Não vejo no mercado nomes tão evidentemente melhores do que os que temos a preços acessíveis. A única grande exceção, ao meu ver, é o Mugni. Esse não joga nada, mesmo. Mas consigo entender as contratações de Gabriel e Almir, por exemplo. Ambos já tiveram boas atuações em um passado nem tão distante, não custaram muito ao cofre do clube e jogam em posições das quais o time estava precisando.

    Como disse, o problema maior é a falta de organização tática. Tem que marcar em conjunto, na saída de bola do adversário; aprender a dar passes e chutes (por que será que, na Europa, onde estão os melhores do mundo, treina-se incansavelmente esses fundamentos e aqui só se fala em rachão?); tem que sair jogando com a bola no chão, passando pelo Canteros que é a peça-chave daquele meio-campo; tem que firmar uma escalação, sem ficar improvisando jogadores na hora errada. E por tudo isso, acho que o Luxemburgo precisa rever seus conceitos. Mas vale dizer que sou totalmente contra a troca de treinador. Ele que se acerte…

    • author avatar
      Sérgio Dyego 10 anos ago Responder

      Murtinho … excelente post… porem tem apenas dois pontos que eu tenho que descordar ….

      1º Quanto as contratações , eu tenho plena certeza que 2 ou 3 jogadores viram … 1 meia 1 atacante e um jogador polivalente (do jeito que o luxa gosta) … porem com esta pressão toda para contratar nos torcedores passaremos alguns dias a mais sofrendo sem saber que seria este. completando a parte de contratações, parece ao meu ver que o Luxa montou este time como se já houve-se o jogador de cadencia que ele quer e nos não o temos …..

      2º não acho que o Mugni seja esta merda toda que todos falam … acho que ele é inexperiente e que demos mole ao nao enpresta-lo ao Atlético Paranaense, pois acho q o que falta a ele é tempo de jogo e aprender as horas de acelerar e cadenciar o jogo pois vontade ele tem …

      • author avatar

        Fala, Sérgio.

        1) Sim, é bastante possível que você tenha razão, mas creio que cabe ao técnico se adaptar ao que ele tem, em vez de teimar em armar o time da maneira que ele imaginou. Não deu, paciência, parte pra outra, faz o feijão com arroz, põe o Cirino do jeito que ele sempre jogou e se destacou, dá segurança aos caras.

        2) Independentemente da baixa qualidade do atual futebol brasileiro, não dá para o Flamengo escalar um estagiário para encarar Corinthians, Internacional, Palmeiras, Atlético Mineiro. Tem que aprender? Então vai aprender no Atlético Paranaense, no Goiás, no Vitória. Salvo os jogadores formados na base, o Flamengo não é pra quem precisa aprender, é pra quem já sabe.

        Grande abraço e apareça sempre.

    • author avatar
      Aureo Rocha 10 anos ago Responder

      Perfeito, Jefferson. Este é também o meu entendimento.

    • author avatar

      Bacana, Jefferson! Legal saber que você me acompanha desde a Piauí. Fico feliz.

      1) Concordar com Tostão é sempre um bom caminho. Dos caras que escrevem sobre futebol no Brasil, ele é o que eu mais admiro. (Arthur e Vivi não escrevem sobre futebol, e sim sobre Flamengo – que é muito mais importante.)

      2) Também acho que, em matéria de contratações, é preciso fazer algumas apostas. Mas perder todas é meio demais, né não? E as coisas precisam de um prazo para acontecer. Para ficar nos que você citou, Almir ainda está no prazo de validade, mas há quanto tempo Mugni e Gabriel estão no Flamengo?

      3) Canteros tem jogado mal, mas é inegável que a organização do nosso time passa pelos pés dele. Eu acredito que ali não teremos problema, o cara se machucou, tá voltando agora e tal. É bom jogador.

      4) Quanto ao Luxemburgo, já falei em respostas a outros comentários que é exatamente isso o que eu penso, mas você foi bem mais preciso: ele que se vire.

      Abração e obrigado pela força.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    Agora, vou tentar opinar no que foi sugerido pelo mestre (o grão mestre continua sendo, é óbvio, o Arthur) Murtinho.
    Tenho muitas dúvidas, a bem da verdade.
    Voltando ao artigo anterior, volto a pedir que me esclareçam se os cofres estão mesmo fechados, no que diz respeito à aquisição de jogadores.
    Sinceramente, NÃO ME PARECE.
    O nosso time é bem caro, embora não seja o mais caro do País.
    Em relação aos 12 outros que não têm chance – no que concordo plenamente – não há a menor dúvida. É MUITO MAIS CARO.
    Quais serão os que vão brigar pelo título e pelas vagas à proxima Libertadores (int.)
    Com certeza, o próprio São Paulo, o Corinthians – apesar do tremendo fiasco contra o Guarany, desde que não desmantele o time –
    o Cruzeiro, o Atlético MG, o Internacional, o Grêmio, o Santos e nós, já que não acredito no Vasco, no Fluminense e no Palmeiras, este com um time talvez mais caro, muito menos em qualquer surpresa.
    Em relação a estes sete, será ou não o nosso time mais barato (int.). Gostaria muito de saber, pois esta é uma das minhas dúvidas.
    Portanto, na minha modesta (int.) opinião, não se trata propriamente de ^abrir o cofre^, mas sim de gastar bem o rico dinheirinho que ali está depositado.
    Há que se admitir que, neste ano, houve uma contratação muito boa, qual seja a do Marcelo Cirino, APESAR de estar sendo mal utilizado, aí por exclusiva responsabilidade do Luxa, que cismou que o rapaz é CA, quando nunca jjogou nesta posição no Atlético-PR
    Por outro lado, houve muitas apostas, algumas bem perigosas, como foram os casos do Pará, do Bressan, do Thallison e do Arthur Maia.
    No tocante ao Armero, sou francamente favoarável, DESDE que o jogador esteja em boas condições físicas ou mesmo possa se recuperar com presteza.
    Em assim sendo, desconfio solenemente do ^descontrole^ invocado pelos ^tesoureiros radicais^.
    Há, em verdade, que melhorar, E EM MUITO, a capacidade profissional do Departamento de Futebol, começando pelo Wrobel, passando pelo Rodrigo Caetano, até se chegar ao Luxemburgo.
    Quanto a este último, especificamente, há uma providência imediata – IMPEDIR que extrapole de suas funções, até porque, se há dúvidas quanto à atualização do técnico às táticas mais modernas, não há a menor dúvida de que, nos quesitos contratação e imposição de jogadores que sejam da ^panelinha^, o passado o condena.
    Por ora, é só.
    Provavelmente voltarei AOS TEMAS levantados, com total pertinência.
    Sinceras SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      André 10 anos ago Responder

      CARLOS MORAES,

      Quanto custa nosso time?

      Não consigo ter essa informação, mas se você sabe, diga, por favor, quanto custa e a fonte da informação (se não for pedir demais, cite também as outras folhas para que possamos compará-las). Obrigado.

      SRN

      CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS)

    • author avatar

      Querido Carlos Moraes.

      Essa é a linha que tem predominado nos comentários aos meus posts. Todos querem as finanças saneadas e a continuação do trabalho administrativo que vem sendo feito, mas é consenso que, se não podemos gastar mais, precisamos gastar melhor.

      Dos candidatos ao título que você falou, não vejo chance no Grêmio e acho que, para brigar pelo tri, o Cruzeiro não poderia ter se desmantelado do jeito que se desmantelou. Tri é coisa séria e o Cruzeiro não está com time pra isso. As primeiras notícias veiculadas logo após a eliminação na Libertadores contam que vai ser impossível o Corinthians não perder meio time. Conclusão: por mais incrível que possa parecer pensar nisso neste momento, se fizermos nosso trabalho direito podemos brigar sim senhor.

      Claro, não do jeito que estamos, não com nosso gênio inventando. Mas, se corrigirmos os erros e trouxermos os dois – só dois! – caras que podem ajeitar o time, dá pra chegar. Não é tanto assim o que se pede, e o retorno pode ser muito melhor do que se imagina.

      Abraço enorme.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    Primeiro, por ser bem mais simples, respondendo, fora do local próprio, ao grande amigo Chacal.
    Já coloquei no meu primeiro comentário, aquele ^… vão me matar …^
    A politicalha brasileira impediu-me de ver o jogo do Messi e Cia.
    Por sinal, creio que, neste fato, está estabelecida a diferença entre FLAMENGO e FUTEBOL
    Amo o futebol, não a ponto de faltar a um compromisso que entendia como mais importante.
    No caso do FLAMENGO, é PAIXÃO, e paixão, como todos sabemos, não se controla.
    Consequência – não teria perdido um Flamengo x Avaí, mas deixei de lado aquele que é, disparadamente, o melhor jogador de futebol dos últimos TRINTA anos – Leonel Messi.
    Não faz mal pois, se não houver contratempos inesperados, estarei no dia 06.06, rente que nem paõ quente, assistindo mais um título do Barcelona, via Lionel Messi.
    Fortes abraços
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Messi é pelé ? 10 anos ago Responder

      É duro já ouvir isso da imprensa e da mídia agora de bons torcedores fora desse meio baba ovo é duro de aguentar, Messi é um mediano jogador.. jogando no futuro num moderno futebol. que hoje há uma escaces de bons jogadores e craques.. será que messi jogaria toda essa ‘bola’ fora do barcelona ? por que que na seleção argentina ele nunca jogou o’que sabe ?.. dificil de aturar toda essa babação de ovo do messi viu ? , ele tem a sombra de neymar robben, e CR7. todos bons jogadores. mais que jamais vão ser um romário um ronaldo um zidane etc.. esse mesmo messi, Não ganhou nenhuma copa e ainda não ganhou título jogando em outro clube jogar num barcelona repleto de “bons” jogadores em todas posições é “FÁCIL” .. joga numa liga aonde sempre é real ou barça sempre CAMPEÕES espanhois.. a liga espanhola é um campeonato “ESTADUAL” Não comparo os clubes e os elencos digo. a quantia de clubes “grandes” disputando o mesmo.. Messi jamais vai ser um zico.. um romário. um ronaldo. um zidane um pelé. um maradona.. por que ? exatamente por isso. por jogar no futebol moderno . por não ganhar uma copa. por não jogar em outros clubes e paises e demonstrar que pode fazer o mesmo que faz no barça.. até eu se for jogar no barça faço gols e dou passes pra gol. kkkkkkkkkkkkk é mole. admito que messi é um craque dos tempos atuais. mais se jogasse em outro clube . ou se jogasse a 30 anos atras não seria essa babação de ovo toda que vejo pela midia e alguns leite com pêra fazer, é triste ver o futebol MUNDIAL atual tão pobre de bons e de craques jogadores, resta ver o baixinho correr com a bola e chutar bem a gol digo ver o messi rsrs

    • author avatar
      chacal 10 anos ago Responder

      amigo carlos moraes.

      estou falando do jogo da `juve`que ninguêm acreditava na vecchia senhora…só mesmo eu com meu faro infálivel !
      vc disse que tinha jogo de volta…e teve ! só que a juventos passou por cima da arbitragem,torcida e titulo do atual campeão da champions!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      se vc me der realmente dois gols …eu pego !
      vai arriscar ?

      saudações

    • author avatar
      Jefferson 10 anos ago Responder

      Adotei uma tática boa: quando há jogos do Barcelona na Champions, fico o dia inteiro sem acessar o jornal online para não ficar sabendo do resultado. Ao final do dia, lá pras 21h50, assisto a reprise do jogo na ESPN. Como não sei o resultado, o jogo não perde tanto a emoção. Tem funcionado.

      • author avatar
        carlos moraes 10 anos ago Responder

        De fato, Messi não é o Pelé, ou AINDA não é.
        Mas Messi é melhor, já agora, do que Maradona, Zico, Zidane, Ronaldo, Romário, CR7, Neymar e Robben, apenas mencionando aqueles jogadores enumerados pelo opositor do Messi.
        Uma das grandes besteiras – PARA NÃO DIZER BURRICE – é a tal historinha de que não tem título mundial.
        Historinha criada, aliás, pelo Pelé, exatamente para se precaver, temendo perder o título de maior jogador de todos os tempos, que ainda é seu.
        Criou exatamente quando despontou o Maradona.
        Volto a afirmar – UMA BURRICE TAMANHO DE UM BONDE, como se dizia antigamente.
        Um exemplo simplérrimo.
        Qual o maior jogador do nosso FLAMENGO de todos os tempos (int.)
        Jorginho, seria ele, ou quem sabe o Zinho, que foram campeões mundiais, inclusive jogando na partida final e decisiva (1994).
        Leonardo, que era também titular no mesmo ano, até perder, sem mais nem menos, a cabeça.
        Ou ainda oo Joel e o Dida que jogaram , em 1958 contra o Áustria.
        Pelo critério inventado pelo Pelé e repetido a todo momento pelos burraldinos e babas-ovo (esses sim, são B.O,), seria um destes, jamais aquele que é, INCONTESTAVELMENTE , o maior de todos os tempos no nosso time, que todos sabemos ser o ZICO.
        Ah !, poderão dizer uns tantos. Mas o ZICO foi campeão mundial interclubes, em 1981.
        Usando este argumento, as coisas só fazem piorar, eis que o MESSI, além de uma porrada de títulos espanhóis, tem também da UEFA CHAMPIONS LEAGUE e do Mundial Interclubes da FIFA, tudo fazendo crer que poderá abiscoitar mais títulos importantíssimos ainda este ano.
        Pelé foi MÁGICO, não há dúvida.
        Vi o Negão jogando, ainda em 1957, contra o Flamengo, pela primeira vez.
        Fiquei muito impressionado, mas, em razão da minha paixão pelas cores rubro-negras, disse para os amigos – é bom, mas o Dida é melhor do que ele.
        O tempo só fez comprovar o ÓBVIO.
        O nosso era um jogador muito bom, sem dúvida, mas Pelé era DIVINO.
        Ouso dizer que não foi o Mundial de 1958 que projetou Pelé como o melhor do Mundo (sendo que ele apenas jogou a primeira partida do de 1962, saindo contundido, para não mais voltar, no início da segunda partida).
        Naquele nosso primeiro mundial, o então menino já brilhou intensamente, especialmente pelo gol antológico contra a fraca Seleção do País de Gales, além dos muitos gols na semifinal e na final, inclusive o que fechou a nossa trajetória vitoriosa.
        No entanto, se qualquer pessoa interessada consultar os jornais da época, dos mais variados países, vai constatar que o grande nome daquela seleção extraordinária foi o do DIDI, o Príncipe Etíope do Nelson Rodrigues.
        Pelé entusiasmou a todos, pelo que fez, mas também por ser um jogador extremamente jovem.
        A glória do Pelé, ao contrário do que dizem, surgiu, de verdade, nas suas atuações por um único clube, também.
        Foi no Santos que Pelé se tornou Pelé, de fato.
        Não há mal nenhum em ser jogador de clube, quando se é gênio.
        E o Santos de Pelé estava, à época, no mesmíssimo patamar que o Barcelona de Messi.
        Gilmar; Lima,Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.
        Der Stegen; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi,Suarez e Neymar.
        Em sã consciência, um time seria melhor do que o outro (int.)
        DE FORMA ALGUMA
        Era um super time um, enquanto o outro ainda é.
        Para ser sincero, talvez considere o time brasileiro mais EQUILIBRADO em suas peças que o gigante espanhol.
        Portanto, afirmar que Messi poderá vir a ser tão grande quanto Pelé e JÁ SER , DISPARADAMENTE. O MELHOR JOGADOR DOS NOSSOS TEMPOS não se trata de babar ovo, outra babaquice sem par.
        Trata-se, isto sim, de uma simples CONSTATAÇÃO, que, por sinal, não é uma invenção minha, pois é defendida pelos maiores ^experts^ do futebol, em nossos dias.
        Quem é teimoso, ou preconceituoso contra os argentinos, que fique com sua opinião.
        Apenas não deve destratar os que pensam com uma maioria, quero crer esmagadora.
        MESSIânicas SRN
        FLAMENGO SEMPRE
        PS – Chacal, amigo. Não aposto em futebol, Falei basicamente por gozação, No entanto, já lhe dei os meus parabéns pelo brilhante palpite na Juve, que teve o Pogba, para desequilibrar.

        • author avatar
          Messi é pelé ? 10 anos ago Responder

          Não quero mudar a forma que você pensa carlos.. cada um tem um jeito de pensar.. mais comparar um jogador que joga nos tempos modernos , aonde o mesmo jogador não tem quase nehuma “sombra” jogando um futebol que só “corre, passa. e chuta” não vejo dribles. não vejo genialidade nenhuma. faz um golaço aqui um acula.. ele enfrenta boatengs.. ele enfrente beletes da vida.. “jogadore normais” e ainda tem gente que o eleva a um dos maiores é uma vergonha..talvez as pessoas mais velhas .. tendem a esquecer de como era o futebol. arte.. o futebol bem jogado por TODOS.. times e jogadores.. como era disputado a época de romários e ronaldos.. por esse estatus de “melhor jogador do ano” hoje em dia quem disputa a bola de ouro com messi ? neymar ? CR7 ? pera deixa eu rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Bom tem aquele VELHO ditado. gosto é que nem C… cada um tem o seu.. quem sou eu pra te dizer que messi não é uns dos melhores dos últimos 30 anos ? sou ninguém continue achando o’que você quiser meu SENHOR..

          Futebol de hoje em dia é fraco. FATO.. é tão fraco que o nosso craque atual é Neymar.e só..

          SRN

  • author avatar

    A diretoria do Flamengo vem alardeando à toda Nação e demais interessados, que depois de apurado o contas a pagar e receber, ficou um saldo de 10 milhões de reais para contratações. Sejamos realistas: 10 milhões de reais para contratar nesse mundo completamente irreal do futebol é uma merreca. Não da pra contratar qualquer jogador que venha para resolver o problema da ruindade crônica do meio de campo do Flamengo. Para contratar mais “um” é melhor não contratar ninguém. Então que a diretoria pegue esses 10 milhões de reais e conclua o CT ao invés de ficar mendigando verbas do governo ou de algum parceiro. Finalizando: a culpa da ruindade do Flamengo é do “pofexô Wandemburgo”. E só relembrando, meu caro Murtinho: naquele programa Bem Amigos, estava Adriano. Só isso. Dá pra imaginar a Nação indo dormir em paz após receber de Alecssandro a garantia de que o Flamengo não cai nem que a vaca tussa?

    • author avatar

      É, Marco, estava Adriano, e isso faz toda a diferença.

      Só um acréscimo: o que você achou do Alecsandro dizer, depois do FlaxFlu, que o gol dele foi de “muita inteligência”? (Na verdade, foi um gol de muita lentidão. Era pra ele tocar pro Cirino, mas foi tão lento que, quando olhou, Cirino estava à frente da linha da bola e, portanto, impedido. Aí, a saída foi bater pro gol. O inusitado da jogada enganou todo mundo, inclusive Diego Cavalieri, mas Alecsandro saiu enaltecendo a própria inteligência. Fanfarrão.)

      Você tem razão: com uma garantia dessas, ninguém dormiria tranquilo. Mas, cair, a gente não cai não.

      Quanto a essa história dos tais milhões, rapaz, eu acho que dá sim. Ok, é impossível comprar o que no meu tempo se chamava de “passe” e hoje tem o pomposo nome de “direitos federativos”ou algo semelhante, mas tem gente que está livre para assinar com quem quiser, tem gente que pode vir por empréstimo etc. E no nosso caso, em que a diretoria garante que em 2016 estaremos muito fortes e em 2017 mais ainda, uma situação paliativa, mesmo que fosse só para resolver bem o ano de 2015, me parece que seria bem-vinda.

      O Carlos André, no comentário dele, citou o De Arrascaeta, do Cruzeiro. Não tenho informações sobre como ocorreu a contratação, mas concordo com o Carlos André: não há de ter sido nenhuma fortuna. E essa é a maior reclamação de quase todo mundo que está reclamando: estamos perdendo oportunidades, não estamos sendo cirúrgicos, estamos gastando mal.

      Mas eu não tenho dúvida de que vamos melhorar.

      Abração.

  • author avatar
    Roberto Fla 10 anos ago Responder

    Mais um excelente post do Murtinho, como todos do RPA, mais uma vez parabéns à todos do blog (cadê o Arnaldo?). Concordo que o Mugni não pode jogar nem pelada da Lauro Muller, mas não concordo com a permanência do Luxemburgo. Este já deu o que tinha que dar para o futebol. No ano passado eel funcionou porque estava humilde e de crista bem baixa. Calçado com as sandálias da humildade ele treinou e comandou o Flamengo muito bem, mas desde que o ano começou ele subiu nos tamancos da empáfia e está deixando muito a desejar. Perdemos um ótima oportunidade de mandar ele para as tricoletes de samba e pegar algum jogador bom do elenco deles em troca da multa rescisória. Será que ninguém no Flamengo pensou nisso? Se não pensaram isto é muito preocupante.

    SRN

    Roberto

    • author avatar

      Oi, Roberto.

      Escrevi o que penso sobre uma possível saída de Luxemburgo em minha resposta ao comentário do Gilberto Santos, mas não custa repetir aqui.

      Não tenho muita coisa a favor de Vanderlei, mas também não tenho muita coisa a favor de técnico algum. Acho, ainda, que os treinadores assumiram uma importância exagerada, e que, ao menos no Brasil, fazem tudo mais ou menos do mesmo jeito.

      Digamos que tudo bem em tirar o Luxemburgo. Mas, para botar quem? Sei lá.

      Claro que tudo tem limite, e às vezes só a troca pela troca gera motivação e melhor rendimento. Mas não vamos nos esquecer do que houve quando trocamos Jaime de Almeida por Ney Franco. Tenho um certo receio.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Rasiko 10 anos ago Responder

    Murtinho, o fato de termos perdido pro Avaí na 2ª rodada de 2009, fazendo disso uma comparação com a situação atual, não procede pelo simples fato de que não temos hoje nenhum Petkovich, nenhum Adriano, um Zé cachaça jogando como nunca antes em sua medíocre carreira, o próprio Everton de lateral, um emocionante Angelim dando a vida mas não entregando a rapadura, e por aí vai.
    Acho que há uma concordância generalizada de que o problema está na comissão técnica que gasta mal. Não dá pra deixar tudo na mão do Vanderlei que, diante do aperto nas contas, contrata mal pra caralho.
    Porque, afinal, se usa tão pouco os meninos da base? Enquanto jóias despontam em quase todos os outros times, no Flamengo eles ficam esperando amadurecer, esperando amadurecer, esperando amadurecer, até que caem de podre. Será que Adryan, Rodolfo, Matheus, Rafinha, Negueba, Thomás e muitos mais outros são tão ruins assim ou foram mal trabalhados? Não são nenhum Neymar mas a ponto de terem desaparecido do radar há uma enorme distância pelo potencial que mostraram. E potencial precisa ser aperfeiçoado, trabalhado, esculpido, orientado, exercitado. Parece que nada disso aconteceu, especialmente com óbvios talentos como Adryan, Rodolfo e Rafinha. O próprio Samir, que despontou tão bem, vem deixando a desejar. Até o PV vem cometendo as mesmas falhas sem que se veja correção. Por exemplo: ele não sabe jogar com os pés, o que é uma deficiência clamorosa pra quem pretende ser um grande goleiro. O Gabriel teve um grande momento nos trazendo esperança e, derepente, cai novamente na mediocridade. De quem é a responsabilidade? Comissão técnica, mais especificamente, Luxemburgo. Assim como é do departamento médico e do Antonio Mello a demora em devolver os contundidos em condições de jogo.

    É inadmissível o tempo que esses jogadores ficam fora de combate, se tornando um peso morto, ganhando o que ganham e sem substitutos à altura, já que os próprios titulares não são confiáveis. Tudo isso tem que ser levado em conta na hora de… fechar as contas. É muito gasto pra pouco ou nenhum retorno.

    Não sou de ficar cornetando sem apresentar evidências. Minha intenção é contribuir. E a evidência no caso, como todos já viram, é que não temos um padrão tático, as melhores características dos jogadores não estão sendo aproveitados, a queda de rendimento do Cirino e do Éverton é preocupante, a inutilidade absoluta do Mugni é incompreensível e por aí vai. Repito: responsabilidade de quem? A resposta também é repetitiva: Luxemburgo.

    Outro ponto fundamental é a falta de um espírito verdadeiramente Flamengo. Isso é flagrante e não é possível aceitar. O contraste com o time de basquete é mais do que suficiente pra deixar claro. Ontem ganhamos do Limeira na marra depois de sofrer o jogo inteiro. O agora “reserva” Marcelinho ganhou o jogo com sua vibração e vontade superando a “ausência” do Marquinhos e levantando o ginásio do Tijuca. Não é o que se vê no futebol e sem esse ingrediente fundamental, não tem jeito.

    O argumento de que os outros times também não empolgam, não me diz nada. Não tô interessado nos outros mas em ver o Flamengo jogando como Flamengo, com comprometimento, dedicação, raça, amor e paixão. Menos que isso, pode vazar. Não merece envergar o Manto.

    • author avatar
      carlos moraes 10 anos ago Responder

      Maiss uma vez – garanto que não estou virando puxa-saco – concordo, fazendo apenas uma ressalva.
      Apesar do abominável crime cometido, pelo qual já está pagando (quantos não estão – int.), o Bruno foi figura extremamente importante na conquista de 2009, dando como um simples exemplo os dois penalties que defendeu contra o Santos, ambos cobrados pelo novo xodó do Luxa, o PH Ganso (na verdade, um jogador muito bom).
      No mais, de pleno acordo, destacando o excelente exemplo vindo do time de basquete e a redenção do Marcelinho, que muitos já queriam crucificar, injustamente.

      • author avatar
        Rasiko 10 anos ago Responder

        Você tem razão, CM, o Bruno até passou pela minha cabeça, mas quando falo no Angelim esqueço o resto. Tenho verdadeira idolatria por esse cara. Que exemplo de ser humano!

        • author avatar
          carlos moraes 10 anos ago Responder

          Realamente, o Angelim não foi o CRAQUE, mas foi o HOMEM do Campeonato de 2009.
          Um exemplo como pouquíssimos.

    • author avatar

      Mais um comentário espetacular do Rasiko, pra que todo mundo entenda que meu PS ao post passou longe da demagogia. É fato, e fatos precisam ser reconhecidos.

      Um esclarecimento: o que eu quis fazer com a comparação foi apenas mostrar que os pessimistas de primeira hora precisam se acalmar. Falar de rebaixamento na primeira rodada é rematada tolice, da mesma forma que falar em título antes do campeonato começar – como alguns apressados, sobretudo aqui em São Paulo, andaram fazendo com o Corinthians.

      Quanto a Ronaldo Angelim, esse é unânime. Não conheço um rubro-negro de verdade que não o exalte.

      Por fim: você não acha que o espírito a que você se refere – e que é o principal responsável para que todos nós tenhamos tanto respeito e admiração por Angelim – estava presente na segunda metade ano passado? Não é estranho que, com o mesmo técnico e praticamente os mesmos jogadores, de uma hora pra outra a coisa tenha desandado? Será que, como se gosta de dizer modernamente, Luxemburgo “perdeu o vestiário”?

      Fiquemos de olho. Grande abraço.

  • author avatar
    Aureo Rocha 10 anos ago Responder

    Murtinho,
    eu não vejo no atual cenário do futebol brasileiro nenhum time sobrando na turma. O Corinthians que era tido como o provável campeão da Libertadores, segundo a crônica esportiva, foi eliminado de forma bisonha pelo modestíssimo Guarani paraguaio. O Galo Mineiro, o Pato e o Ganso já estão no seus devidos poleiros, de asas cortadas, sem condições de voos mais altos.
    Entendo que nem o Cruzeiro e o Internacional têm time muito superior ao dos principais clubes brasileiros.

    Neste diapasão, o nosso Flamengo, apesar de ter um elenco muito limitado, sem possuir jogadores de grande capacidade técnica, teria condições de brigar pelas primeiras posições. Só não vamos chegar lá, porque não temos técnico para tanto.

    Luxemburgo demonstrou uma excelente capacidade, a fim de não deixar o Flamengo cair para a 2ª divisão. Soube armar e motivar o time, que encontrava-se nas últimas posições da tabela. Porém, mais uma vez, começa a ficar evidente que ele não está sabendo dar ao time um padrão tático de jogo, quando agora o objetivo é o inverso, ou seja, conquistar posições no topo da tabela. Resumo: Será que Luxemburgo é bom para sair da confusão e ruim para ser campeão?

    Atrevo-me a afirmar que mesmo colocando o Lionel Messi no lugar do Almir, da forma que está jogando, o Flamengo não chegaria entre os 4 primeiros.

    Luxemburgo deve aprender ainda muitas coisas, principalmente ser só um pouquinho humilde e compreender que técnico de seleção pode ter um esquema tático pré-concebido na cabeça, porque ele tem o privilégio de convocar os jogadores com as características que ele necessita. Porém, técnico de clube tem que desenvolver um esquema tático para o time, levando-se em consideração as características dos melhores jogadores do elenco.

    Por isto, creio que a aquisição do Robinho ou qualquer outro grande jogador é jogar dinheiro no ralo, se Luxemburgo não criar um jeito de o Flamengo jogar em função desses valores. Vide Cirino que quando se transforma em centroavante joga muito mal.
    Ora, quem tem problema renal não se trata com ortopedista.

    Também não consigo entender por que o Luxemburgo insiste tanto com determinados jogadores, que todo torcedor já viu que não está jogando nada, como o Gabriel, o Mugni, o Márcio Araújo… Que mistério é esse?

    Com a contratação de um ótimo meia armador e de um centroavante artilheiro de comprovada eficiência de meter bola na rede e, principalmente, se Luxemburgo acertar a mão, eu acredito.
    Para conseguir um ótima liga na massa, a cozinheira e a doceira possuem seus truques. Será que o Professor Luxemburgo também não tem pelos menos um, para “dar liga” no time do Flamengo?

    Sempre Flamengo.

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 10 anos ago Responder

      Fico feliz de alguém pensar igual a mim. Foi um comentário bem próximo do que eu fiz horas antes. SRN

    • author avatar

      Sim, Aureo, concordo com tudo. E também com o Paulo Vinícius, que fez um comentário na mesma linha do seu.

      Mas faço questão de destacar duas coisas do seu texto.

      Primeira: merece um post a sua dúvida a respeito de técnicos que são bons para tirar o time do rebaixamento, mas não são bons para levá-lo ao título. Excelente. Vou procurar o tom certo e tentar escrevê-lo. Pode me cobrar.

      Segunda: tenho a impressão de que os nossos técnicos ditos de ponta, os que pertencem a uma espécie de top five ou top six ou seja lá o top que for, não conseguem reconhecer essa diferença entre poder requisitar os melhores (caso da seleção brasileira, e que torna Felipão ainda mais culpado pelos inadmissíveis sete a um, mas isso é outro papo) e ter que trabalhar com o que há disponível no elenco (caso dos nossos clubes). Daí, provavelmente, as tentativas de escravizar o time a seus padrões táticos ou ideias como a de que Fernando pode ser Rincón e Mugni pode ser jogador de futebol.

      Abração.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    Ainda estou em fase de recuperação, mas acabo de ler uma matéria dizendo que enquanto a Caixa renovou conosco apenas por 16 milhões, fez o mesmo com o Corinthians por 30 milhões.
    Não acredito !.
    Explicações plausíveis para que entenda tal disparate.
    Com a necessária urgência, pois o fato É MUITO GRAVE.
    Não devo ter entendido bem, deve haver um prazo maior ou algo assim, pois a gambazada – em boa hora eliminada vergonhosamente da Libertadores pelo poderosíssimo Guarany – não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, receber quase o dobro do que o nosso FLAMENGO.
    Preocupadas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Rasiko 10 anos ago Responder

      CM, a renovação com o Flamengo, se não me engano, foi 7 meses, até o fim do ano. De qualquer maneira, ainda assim, recebemos menos 5 milhões do que o Coríntians, o que acho inaceitável. Mas quem continua mandando no país é o Lula, torcedor dos caras. Talvez explique.

      • author avatar
        carlos moraes 10 anos ago Responder

        Explica.

    • author avatar
      Jefferson 10 anos ago Responder

      Verdade seja dita, de 2010 pra cá, se não me engano, os caras só não estiveram na Libertadores uma única vez. A exposição da marca é maior. Também não acho que justifique a diferença tão grande de valores, mas essas questões são meio complexas. O Corinthians não teve aumento de patrocínio com essa última renovação e a Caixa está com eles desde 2012, se não me engano. Acredito que, permanecendo com a marca estampada na camisa, o Flamengo deve aproximar os valores em breve.

    • author avatar
      Aureo Rocha 10 anos ago Responder

      Carlos Moraes,
      a questão é a seguinte: o Corinthians renovou por pelo prazo de 1 ano, ou seja, por R$ 2.500,00 por mês, no total de 30 milhões, enquanto o Flamengo renovou por 7 meses, no total de 16 milhões, que equivalem a R$ 2.285,00 por mês.
      Não há como se negar que com o PT no poder central, o Corinthians vem obtendo muitos benefícios do Governo Federal, o que é um tremendo absurdo.

      Mudando de assunto, é o coração?
      Depois conto outra história do “Poeta Cego do Flamengo”.
      Fraternas Saudações Rubro-negras.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    A Vivi e o Áureo Rocha me matam de emoção !
    A politicalha brasileira me mata de raiva, principalmente agora com a PUTA SACANAGEM que estão fazendo com um autêntico jurista e, ainda por cima, meu amigo lá dos tempos parananenses, apesar da enorme diferença de 20 anos entre nós dois (quero que a VEJA vá prá PQP) !
    O Arhurzão me mata de rir e, não poucas vezes, de emoção também !
    A Nivinha me mata de … deixa prá lá para que a Vera não fique zangada !
    O Murtinho me mata de trabalho, tantos são os temas importantes que suscita, ainda por cima de forma mais do que inteligente !
    Apesar de tudo, ainda estou resistindo, sabe Deus como !
    Na terça-feira ainda deu para ir ao Senado Federal, deixando o Messi para uma outra oportunidade (se fosse um jogo do Flamengo contra o poderoso Avaí – dos 3 x 0, lembrando que, no turno, em pleno Maracanã, ficamos no O x 0 – não sei qual seria a minha opção)
    De qualquer forma, ainda não me sinto apto para comentar mais uma obra prima da Vivi (como eu gosto que ela escreva simplezinho, como no penúltimo artigo, que não me derruba), tampouco estam temas, quase que básicos, deste artigo do nosso Murtinho.
    Amanhã, quem sabe (int.)
    Emocionadas SRN
    FLAMENGO SEMPRE
    PS – e o Arnaldo Blanco (int.) Não acredito que tenha ficado agastado com umas críticas que recebeu. Quando volta (int,). As suas tirinhas são muito boas.

    • author avatar

      Querido Carlos Moraes!

      Eu já estava bolado por ter citado aqueles três a zero para o Avaí, você vem e puxa lá do fundo o zero a zero do primeiro turno, no Maraca veio de guerra? Você lembra do gol que – desculpe – o Josiel perdeu naquele jogo? Adriano merecia uma estátua na Gávea.

      Fique tranquilo: posso te garantir que crítica alguma é capaz de abalar o Arnaldo. O cara é talentoso demais e sabe que a cornetagem faz parte do jogo. Só que a gente precisa trabalhar, e os quadrinhos do Arnaldo dão um trabalho da porra.

      Abração.

  • author avatar
    Thiago F. 10 anos ago Responder

    Olá Murtinho, excelente texto, congratulo-o por isso. Comenta-se que o Fla precisa de um meia armador, mas se questiona: que jogador, com as boas características que a Nação exige e que seja a altura do Fla, nós encontraríamos no mercado da bola
    pela bagatela que não nos faça sair do controle financeiro (que é tão aplaudido por todos, com exceção dos euriquianos)? Em verdade, este discurso é genérico, pois, embora aponte o problema, não define a solução de forma concreta. Quem poderia vir? Para a função carente, surgiram nomes como Montillo e Conca, dois excelentes jogadores. Mas a conta seria paga por quem? Eu, catarinense, me associei ao ST justamente por acreditar que devaneios, como a contratação de galáticos por um ano para a falência do clube nos anos seguintes, não aconteceriam novamente. Mantenho a esperança que melhores momento virão, com jogadores que novamente farão história no nosso Fla. Tenho paciência e assim permaneço.

    • author avatar

      Perfeito, Thiago.

      É muito bacana ver você – e a maioria da torcida rubro-negra – pensando desse jeito.

      Aliás, na sexta-feira vi o finalzinho do programa Linha de Passe, da ESPN, e eles fizeram uma enquete (sem valor científico algum, claro, mas que serve para engrossar o caldo dessa constatação) com a seguinte pergunta: você acha que o Flamengo deve saldar dívidas ou reforçar o time? Resultado: 65% responderam que é mais importante saldar as dívidas.

      Sei que estou sendo chato, mas não me canso de repetir: eu não gostaria que se gastasse mais, só gostaria que se gastasse melhor.

      Também não queria cavucar e trazer de volta à tona o que já passou, mas, paciência: não foi um erro gigantesco, por exemplo, confiar cegamente na suposta competência de Paulo Pelaípe e em sua avaliação a respeito de Carlos Eduardo? Quanto dinheiro jogamos fora ali? Pelas notícias que temos, foram quinhentos mil por mês durante dezoito meses de contrato. Total: nove milhões de reais. E agora estamos comemorando os tais quatro milhões disponibilizados para reforços. Cadu levou, no barato, duas vezes mais. Isso é gastar mal.

      Também tenho paciência. Se bem que, com o Mugni, o Márcio Araújo e o Gabriel ela já acabou faz tempo.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Vitor Mello 10 anos ago Responder

    Concordo plenamente Murtinho! Voltar à era da irresponsabilidade populista nunca mais!!! Essa é uma conquista dessa diretoria que deve ser preservada, sem dúvidas. Entretanto, acho que o Rodrigo Caetano precisa mostrar a que veio, e conseguir fechar uma boa negociação com pelo menos dois jogadores para entrarem como titulares no meio de campo. Cirino e Armeiro não podem ser considerados titulares absolutos, apesar de bons jogadores. E o Luxa também tem q parar de inventar mesmo. Acho que, na ausência de um 10, o Eduardo Croata poderia exercer essa função muito melhor do que Almir ou Arthur Maia. O cara é experiente, inteligente e ainda sabe fazer gols! Não pode ficar fora desse time! As ultimas notícias dão conta de que agora parece que vão chegar os 2 reforços, após a liberação de um empréstimo de 4 milhas. Vamos ver o que vem por aí… Com a palavra, Rodrigo Caetano!!
    SRN!!!

    • author avatar

      Isso aí, Vitor.

      Minha única dúvida reside na sua opção pelo Eduardo da Silva. Pelo menos no Flamengo, ele tem se mostrado mais um desses estranhos casos de jogador que só rende quando entra no segundo tempo. Embora seja verdade que, esse ano, nem entrando no segundo tempo ele tem se dado bem. Mas como em 2015 a draga é geral, não é o caso de queimá-lo.

      Além disso, me incomoda um pouco um certo alheamento e uma indesculpável displicência. Não dá para esquecer aquela bolinha de letra que originou o segundo gol do Atlético Mineiro, na semifinal da Copa do Brasil do ano passado.

      Quanto a Rodrigo Caetano, concordo: tá precisando desempenhar.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Wallace Queiroz 10 anos ago Responder

    2011 – Fernando foi só uma rodada. Wellington é que foi a invenção Master. Fla jogou aquele brasileiro no lixo.
    Acho que é importante a política de austeridade e cumprimento dos compromissos. Já está dando frutos e vai dar muitos mais.
    Porém, política de austeridade significar time no meio da tabela todo o ano é coerente para a maioria dos clubes, não para o Flamengo.
    Temos gastado mal, sem dúvida. Carlos Eduardo, André Santos, Mugni, Erazo, Léo, Ney Franco, Elano, custaram uma boa grana e entregaram quase nada.
    Se for pra contratar que se contratem jogadores prontos. Coadjuvantes e promessas já temos demais.
    SRN

    • author avatar

      Eu não sei, Wallace.

      Fernando foi só uma rodada porque não deu tempo: ele fez a lambança logo na segunda. Você vê o Márcio Araújo, por exemplo: foi ficando, foi jogando e quase se chegou a ponto de dizer que, à lá Bigu, nosso time era Márcio Araújo e mais dez. Até que ele fez a lambança anunciada na semifinal contra o Vasco, aí não deu mais pra segurar. A teimosia custou caro.

      Agora, Wellinton talvez tenha sido mesmo o máximo. Ninguém me contou, eu vi e ouvi, em um desses programas esportivos da tevê, Luxemburgo declarar que Wellinton era um excelente zagueiro. Ano passado, o excelente zagueiro foi visto na reserva do Coritiba. É possível que ainda continue por lá.

      No mais, é isso aí: gastar melhor. Simples assim.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Carlos André Rosa Martins 10 anos ago Responder

    Concordo “ipsis litteris” . E permita-me acrescentar: Marcelo Cirino não é e talvez (para mim, certamente) nunca será o centroavante “9” que o Luxa insiste em transformá-lo.

    Neste ponto, uma pergunta que não quer calar: o Cirino foi contratado para fazer o que sabe ou para aprender a fazer aquilo que não sabe? Foi contratado pra jogar ou para ir pra Escolinha???

    O que realmente me preocupa nas discussões recentes do “contratar/não contratar” é o desvio do foco: não é que não temos dinheiro para manter um plantel descente….nada disso. O que “pega” é que não demonstramos, até agora, termos “competência” para montar um plantel descente com o dinheiro que temos !!!! Os “azuis” são certinhos, corretinhos, os “maridos ideais para as nossas filhas”, mas demonstraram até agora, tirante raríssimas e honrosas exceções, que são péssimos para contratar…além de letárgicos !!!

    Vamos aos fatos: esse uruguaio recém-contratado pelo Cruzeiro — Arrascaeta —, por exemplo: custou quanto? Não poderíamos ter pago por ele? Está acima das nossas posses? Claro que não !!! E o time do Guarany, do Paraguai: acabou de “encaixotar” o Corinthians, e ouso a afirmar que com o dinheiro de um Robinho dá pra comprar o time inteiro!!!!

    Então, coloquemos a prosa no seu rumo certo….

    Saudações rossoneras….

    • author avatar

      Fala, Carlos André.

      Rapaz, olha só: quando li o que você escreveu sobre o Cirino, me lembrei de algo que ouvi há muito tempo.

      O narrador Milton Leite ainda estava na ESPN e ancorava o Linha de Passe. Em um dos programas ele fez uma observação interessante. Segundo Milton Leite, Luxemburgo tinha a mania de inventar coisas que só ele enxergava, com a intenção de que aquilo acabasse reconhecido como um indiscutível sinal de genialidade. Se a coisa não funcionasse, ele malandramente dava um migué, mandava uma explicação qualquer e seguia tocando a vida.

      A opção de fazer Marcelo Cirino jogar de centroavante se encaixa perfeitamente nisso aí. Se der certo – e até agora obviamente não deu -, Luxemburgo é gênio. Se não der, lá vem ele com aquele papo de “o lateral não está negociando com o ponta” ou com outro 171 qualquer, e vamos em frente.

      Quanto à questão de “colocar a prosa no rumo certo”, é exatamente isso o que penso e é o que tenho respondido na maioria dos comentários aqui.

      Abração.

  • author avatar
    Paulo Vinícius Siviero 10 anos ago Responder

    Fala Nação!
    Jorge, particularmente eu não vejo algum time despontar esse ano não. Particularmente, eu apostaria num internacional, mas é sempre um time que tem queda drástica de rendimento durante o brasileiro, e nunca chega (desde 1979!!!).
    Os times de minas não chegam ao título, especialmente o cruzeiro. Vide o desempenho do ano passado comparado ao atual. Everton Ribeiro e Ricardo Goulart eram os donos do time e saíram. O mesmo era com o Tardelli no galo.
    Em SP, bem o tricolor com o presidente Miguel “Márcio Braga” Aidar, conseguiu a façanha de atrasar salários de um dos times que eram modelo de administração na última década. Santos e Palmeiras não chegam sequer à Libertadores. Já o gambá, já não ia mesmo chegar por falta de elenco. Lá os 11 titulares são muito superiores aos reservas. Ainda mais se perderem o Guerreiro. Aí, nem pra América vão voltar.

    Já nós temos o melhor time do Rio. Isso não é novidade. Será mesmo que dá pra ficar tão pessimista no 1º jogo do campeonato? Jogando fora de casa sem Paulinho, Samir e sem o Armero estrear?

    O que falta é a Nação abraçar a equipe. No ano passado, vencemos o cruzeiro de 3×0 num show nas arquibancadas. Mas…

    Eu entendo que muitos fatores impedem a Nação chegar aos 50 mil hoje: Queda no Euricão 2015, início de campeonato (o Flamengo é time de chegada, mas no início…), falta de um craque no time, entre outros.

    Mas, sinceramente. Eu que já sou um otimista nato, tenho uma enorme expectativa pra esse 2015. Além de ter um time melhor, tem + dinheiro no caixa e o Luxa, mesmo que mal e porcamente, conseguiu uma pré-temporada. Diferente do ano passado, que foi conhecendo os jogadores, na base do vamoláporra.

    MeNgÃo SeMpRe – SRN!!!

    • author avatar

      Oi, Paulo Vinícius.

      Tudo o que você escreveu faz sentido. A questão é que, na hora do vamos ver, da bola rolar, de meter a gorduchinha pra dentro, não estamos desempenhando. Time algum está jogando alguma coisa, é verdade, só que isso inclui o nosso.

      Não há pessimismo por causa da primeira rodada do campeonato; o que há é a realista constatação de que, em 2015 e por incrível que pareça, o Flamengo está jogando menos do que no ano passado – o que é incompreensível, sobretudo por termos mantido o treinador e não termos perdido jogadores importantes. (A não ser que se considere que, jogando o que vinha jogando, o Léo Moura ainda fosse importante. Nesse caso, tudo seria ainda mais complicado.)

      Nosso Sócio-Torcedor continua sendo um mistério. Tenho algumas pistas, mas fica mais no campo do palpite do que de qualquer outra coisa. Acho que não tem muito a ver com a qualidade do programa – que é bastante criticada -, nem com os preços para aqueles que, como eu, moram fora do Rio. Sou publicitário e sei que a comunicação não tem o poder de resolver tudo, mas desconfio que há alguma coisa errada na maneira e nos meios pelos quais o programa tem sido comunicado. Sei lá.

      Abração. E continue aparecendo por aqui.

  • author avatar
    GILBERTO T. SANTOS 10 anos ago Responder

    Só não concordo com o comentário do Murtinho quando ele afirma que seria um retrocesso trocar de treinador agora, ora, vamos esperar o que para o Luxemburro mostrar ainda mais sua incompetência?
    Morrer abraçado com ele é que não pode, ele tem demonstrado pelos últimos trabalhos em todos os clubes que “treinou” que é um fiasco, perdeu o jeito, já deu e então, vamos continuar apostando nele que não consegue armar um time titular e em seus palpites infelizes de contratações ridículas e manutenção de perebas no Flamengo?
    Tô fora, amo o Flamengo, esse treineiro ultrapassado não me representa, assim como essa mediocridade toda dele e do seu escolhido plantel também não representa o Flamengo, é preciso mudar e o quanto mais cedo melhor!!!
    FORA LUXEMBURRO!!! E QUEREMOS TIME!!!
    SRN!!!

    • author avatar

      Grande Gilberto!

      Eu não tenho muita coisa a favor do Luxemburgo, e creio que as críticas que fiz no penúltimo post e também nesse aí deixam isso claro. O problema é que eu não tenho muita coisa a favor de técnico algum.

      Há uma frase que ouvi meu pai repetir à exaustão, e tive raríssimos momentos para duvidar do acerto dela: técnico bom é o que não atrapalha. O problema é que, no futebol moderno, os treinadores assumiram uma importância exagerada, uma arrogância insuportável, e são todos muito parecidos. Quem erra aqui acerta ali, quem acerta ali erra acolá, e assim seguem eles, ganhando, quinhentos, seiscentos, oitocentos mil reais por mês.

      Quem diria que Levir Culpi faria o grande trabalho que fez no Atlético Mineiro do ano passado? Ou que Marcelo Oliveira seria bicampeão brasileiro? Ou que, ao contrário, Tite seria eliminado da Libertadores com duas derrotas para o Guarani do Paraguai?

      Por outro lado, o seu comentário éfundamental pra gente fazer uma reflexão sobre a relação entre o Flamengo e seus treinadores.

      Com a exceção de Cláudio Coutinho, que já dirigira a seleção brasileira em Copa do Mundo (a de 1978), nossos títulos nacionais foram obtidos com técnicos pouco badalados. Carpegiani na Libertadores e no Mundial Interclubes de 81 e no Brasileirão de 82, Carlos Alberto Torres no Brasileirão de 83, Carlinhos no Brasileirão de 87 e no de 92, Andrade no de 2009. Na Copa do Brasil, tivemos Jair Pereira em 90, a improvável dupla Valdemar Lemos (até a semifinal) e Ney Franco em 2006, Jaime de Almeida em 2013.

      Ou seja: os treinadores que mais funcionaram em nossa vida eram simples. Será que precisamos de medalhões feito Mano Menezes, Felipão e outras enganações? Eu acho que não.

      Mas, insisto, não sei se mudar o técnico agora teria tanta importância assim, a não ser que esteja havendo algum problema entre Vanderlei e os jogadores. Porque aí, não tem jeito.

      Grande abraço.

  • author avatar
    chacal 10 anos ago Responder

    amigo murtinho,

    a realidade é que precisamos reforçar e isso custa dinheiro!
    não dá pra gastar um caminhão de dinheiro…ok !
    gasta uma kombi !
    o que não pode é gastar com um monte de bicicleta que não anda e depois fica tudo encostado sem uso.
    ontem o são paulo foi eliminado da libertadores e os caras não tem dinheiro para pagar o elenco…vão se desfazer de jogadores para aliviar a folha salarial.
    vejo como uma excelente oportunidade de trazer paulo henrique ganso para o flamengo.
    na minha opinião o melhor meia do futebol brasileiro,D.I.S.P.A.R.A.D.O !
    não sei e nem imagino quanto custa…só sei que vale cada centavo !
    põe uma lista de jogadores para trocar com os caras..faz qualquer coisa,mas,traz o ganso !

    imagina um flamengo assim..

    paulo vitor,luiz antonio,wallace,samir,armero,canteiros,carceres,ganso,everton,paulinho e brocador
    dava pra sonhar com alguma coisa muito boa….

    saudações rubro-negras

    ps-alguêm ai quer falar sobre champions league?

    murtinho?
    edvan?
    nivinha?
    arthur?

    quem sabe o carlos moraes????

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • author avatar

      Grande Chacal:

      Creio que respondi parte do seu comentário na resposta que dada ao Luciano.

      Eu também gosto do Ganso, um jogador diferente de tudo o que temos hoje no Brasil, mas não sei se aquela bipolaridade e aquela frieza dariam certo no Flamengo. Analisar a possibilidade ou não de o contratar dependeria do valor do investimento.

      Já o Brocador, bem, o Brocador mata na canela, não? Sei que a torcida gosta dele, mas não é o tipo de atacante que faz minha cabeça. De todo modo, parece que há questões jurídico-financeiras que impedem a volta.

      Champions League? Creio já ter escrito aqui – se não escrevi, escrevo agora – que torço sempre pelo Barcelona e contra o Real Madrid. Não sei bem por que, só sei que é assim. Achei bacana o exemplo do Bayern, mostrando pela centésima vez o que muitas pessoas insistem em esquecer: que no futebol às vezes se ganha, às vezes se perde, e o importante é jogar do o jogo, e do jeito que se sabe. O resto é conversa fiada.

      Confesso que acho o futebol italiano insuportavelmente chato – é dos poucos campeonatos que não assisto nem se estiver doente em casa – e por isso não sei se seria bom um clube italiano ficar com a Champions. Vamos ver que bicho vai dar.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Luciano Fla-Poços 10 anos ago Responder

    Muito bom o post, sempre argumentei que seria possível um meio termo entre gastar com reforços e pagar dívidas, sei que é muito fácil opinar estando do lado de fora, mas em minha opinião se (em tese) as pagaremos em cinco anos poupando, porque não administrá-las em oito com bons times, o que fatalmente alavancaria o Sócio Torcedor. Outro ponto, nosso time tem uma folha salarial bem alta, segundo os jornais entre as oito mais caras do brasileirão, porém não temos um plantel digno de tal folha, visto que temos inúmeros jogadores de qualidade discutível e poucas unanimidades. Tem que haver um balanço entre as apostas e contratações cirúrgicas, portanto se tenho alguma crítica a atual diretoria é no tocante às contratações e, claro, sua fixação por Robinho e Montillo

    • author avatar

      Caro Luciano, eu acho que a questão é exatamente essa: encontrar o equilíbrio.

      Peço desculpas pelo exagero da comparação, mas tenho a impressão de que a coisa está assumindo aquela lamentável dicotomia que tomou conta das redes sociais na última eleição presidencial. Se você é x, você é do bem; se você é y, você é do mal. E vice-versa. Da mesma forma que isso não foi e não é bom para o país, também não ajuda em nada o Flamengo.

      Os que chamei de “tesoureiros radicais” olham para os que pedem reforços e os acusam de querer encalacrar o clube. Ninguém quer isso. Os “reforcistas” olham para os tesoureiros radicais e os acusam de não se importar com a ausência de títulos significativos e – inferno dos infernos – uma possível queda para a segundona. Óbvio que também não é assim.

      Você tem razão quando diz que é fácil opinar estando do lado de fora, mas eu acho que sem críticas não se anda pra frente. E não dá pro cara querer ser presidente, técnico ou jogador do Flamengo sem ser cobrado. Não sei, mas, se não fossem as constantes e crescentes reclamações da torcida, é possível que o André Santos e o João Paulo ainda estivessem em nosso elenco.

      Obrigado pelo ótimo comentário e pelo elogio ao post.

      Grande abraço.

Deixe seu comentário