Como o octa brasileiro do Flamengo ficará registrado na história?
Duas narrativas talvez disputem a vitória, cabeça a cabeça, VAR a VAR, ao longo dos anos.
“Ah, meus netos, foi o campeonato mais estranho da história do futebol nacional. Tão insólito que ninguém parecia querer ganhar, talvez com medo do presidente da época aparecer com seus seguranças para entregar o troféu. E fomos campeões, mesmo com o time pisando na língua, na última rodada, graças a um empate épico entre Inter x Corinthians, em que o goleiro paulista, que tinha quatro braços, fez a diferença.”
Ou, quem sabe:
“O Flamengo foi gigante, minha netinha, vou te contar. O Rodrigo Caio estava na maca na véspera, depois de ter Covid-19, e foi para o jogo contra o São Paulo que o havia enxotado um ano antes do Morumbi. O Rogério Ceni também chegou gigante e montou o time para a frente. O juiz foi meio safado, nosso goleiro Hugo era jovem ainda e deu mole, mas a valentia flamenga foi bafejada pela sorte, e ganhamos contra tudo e contra todos, 71 pontos e taça na estante.”
Uma coisa, no entanto, será incontestável: foi o triunfo de um Flamengo que gosta de gols – de fazer e de tomar. Foram 68 gols em 38 rodadas, graças a um trio de ataque que já entra para nossa história – Gabriel fez 14, Pedro 13 e BH, 9. Foi o time mais goleador do campeonato, e um dos que mais tomou gols também – 48 gols sofridos.
Os últimos segundos de tensão total, portanto, como aquela aliança do filme do Woody Allen que não sabia se caía para dentro do rio ou na calçada, o título ficou com quem mais gosta de gols. O escrete que aplicou goleadas e placares elásticos que entram para os almanaques, como os 5 no Corinthians, os 4 no Grêmio, mais 4 no Santos e um festival de 3 a 0 e 3 a 1 nos dois turnos. O triunfo, como Filipe Luís resumiu bem, de um “time de caráter”.
E olha que a torcida ainda nem sabe direito se esse é o time do Ceni, do Jesus ou mesmo do Dome, já que o ano pandêmico e totalmente anormal não deixa claro se vencemos pelo que fomos ou se ganhamos pelo que somos, ou seremos.
Só numa coisa todo mundo concorda: é um time fanático pela alegria dos gols. Por aninhar a criança no berço, por arrematar, arrombar as redes, assinalar e atravessar a meta. Um time que só quer botar no filó, balançar a roseira, balançar o véu da noiva ou o agrião no meio da horta; meter o boi com asas, a bola na caçapa, o côco no balaio e a gorduchinha na rede.
O Flamengo, mais do que os outros 19 times, jogou numa tara total de botar a juriti para cantar, colocar no buraco da fechadura, chocalhar o limoeiro e completar ou concluir para dentro do retângulo.
Um time que gostava de conferir, converter, definir e deixar lá dentro. Derrubar a coruja, meter de telhado, disparar “É disso que o povo gosta”, empurrar a demônia, encaçapar, ensacar, enfiar e entrar na casa da viúva.
O Flamengo octa maltratou a torcida? Sim, mas acima de tudo estava o tesão por entrar com bola e tudo, estufar o barbante, estufar os cordéis, executar os caras, encher a estopa, finalizar bonito, furar o arco ou guardar na gaveta.
Para alegria do povo pela TV, foi um grupo que queria ver o lambari no puçá, o peixe na rede, a bola na forquilha, na caixa, na orelhinha da girafa, onde a coruja dorme.
Que venham mais títulos, com craques que saibam invadir a cidadela, mexer no marcador, dilatar o placar, marcar o tento, por a maricota na rede, quengar pro gol, ou, como cunhou por fim o inigualável Stanislaw Ponte Preta, testar a infiel para o berço.
Os outros times até chutaram bem a bola, e marcaram um golzinho aqui e ali. Mas só o Flamengo octacampeão jogou por amor ao nosso idioma.
E o flaflu, hein, a que ponto chegamos, logo mais vai acontecer mais um, o que chama a atenção é o silêncio sepulcral em torno.
Por favor, alguém aí me explica essa matemática.
No ano passado, o zagueiro Natan, de 20 anos de idade, teve o contrato renovado, fixando-se uma multa de 70 milhões de euros para venda para o exterior.
E hoje aparece estampado na mídia que está sendo negociado o empréstimo do garoto, que foi elogiado até pelo Gerson Canhotinha, que encheu a sua bola, por míseros 500 euros pelo empréstimo e 3 milhões como opção de compra de 70% dos direitos econômicos, para o Red Bull Bragantino, cujo coordenador técnico, Sandro Orladelli, tem parceria com os clubes ingleses, Arsenal e Manchester United, onde já trabalhou.
Das duas uma: ou essa notícia não passa de fake news, ou tem gente ganhando muita grana por fora nessa estranha negociação.
Nada pelo Flamengo, tudo no bolso dos espertalhões. Será?
Preocupantes saudações rubro-negras.
Esquisitissimo. E logo um cara da defesa. Pensei que queriam se ver livre de muitos de la, alguns que nao jogam nunca.
Como se pensa em deixar o melhor dos garotos sair desse jeito?
De pleno acordo
Eu só quero saber o que está acontecendo com o futebol mundial, times massacram o outro e acabam perdendo o jogo, até alguns dos vencedores, tão medíocres são, que jogam pela tal chamada “uma bola ou bola do jogo”. Agora mesmo vi a Juventus perder para o Porto, num gol de falta, tipo Ronaldinho Gaúcho. Mais uma vez uma barreira mais furada que peneira, parece que o goleiro da Juve pediu conselho ao nosso goleiro, o incensado Hugo, o rei das barreiras furadas. Note-se que a barreira não tinha nem o tal cara deitado ali atrás, até, às vezes, gozados pelos nosso sábios da crônica especializada (epa!). O Flamengo está incluso nesses casos: perdeu uma porrada de jogos nessa coisa aí que terminou, dominando inteiramente o adversário. Ao contrário de muitos é por isso que às vezes eu acho que futebol é chato por causa disso, premia os incompetentes. Ah, a tal maldita bola do jogo…
Valeu, Dunlop!
Se o time não perdesse tanto gol seria campeão com muita antecedência e com uns 94 “tá lá!”!
SRN
Alguem pode dizer se existe um site com estatisticas do Flamengo?
Estatisticas minuciosas, por exemplo sobre o desempenho de cada jogador, ou tb de que lado sairam mais os nossos gols e o lado onde o adversario deitou e rolou (tenho uma suspeita), quem correu em tal jogo quanto e no total quanto, etc. Essas coisas assim.
Me lembrei que no Urublog tinha um cara o “Estatistico” ou algo assim, colecionava tudo, tinha todos os jogos em dvd, etc.
Enfim, gostaria de ver uns dados especiais. Alguem sabe onde encontrar?
SRN
1 – Fla-estatísticas, mas não com dados tão minuciosos como você pretende. Pelo menos, se sabem, não colocam.
2 – Alexandre Estatístico, depois no RPA participou pouquíssimo. Era evangélico, pelo que provavelmente fã do … deixa pra lá, mas que tá morrendo gente a dar com pau, “no doubt about”.
Exatamente, Alexandre Estatístico ! Boa sua lembrança, como sempre.
Eh, a fla-estatistica nao serve os números que me interessam.
Nesse século que tudo é medido, como pode ser que não coloquem isso em algum lugar?
O jogo ontem foi ok. Os laterais foram ok tb, mesmo que os 2 derem o passe para os gols, assim mesmo me esperava um pouco mais deles.
O tadim de Michael até nesse jogo nao aconteceu. Tomara que alguém o compre logo.
O Fla x Flu é que vai ser o primeiro jogo para medir onde estão os garotos.
Nao vi, fora dos defensores, ninguém que tem que jogar com os marmanjos.
SRN
E do campeonato carioca, ninguém vai comentar?
Primeira Rodada:
1ª Resende
2ª sub-20 do Flamengo
7º Faísca
9º Flor
Lanterna: Vice da Gama
Alguém se arriscou a comprar o Flatv+?
Eu até pensei em comprar. Mas quando eu vi o preço, R$ 129,90 em 4 x de R$ 32,48 fiquei chateado. Isso é artimanha de comerciante para iludir trouxa, fixando o preço dos produtos em valor quebrado. Estou ainda analisando se compro ou não. Não sou religioso de igreja neopentecostal que compra feijão ungido para curar covid.
E o Flamengo que queria receber da Globo 100 milhões no ano passado pelo carioca e agora aceitou a proposta de Record em dividir 11 milhões por todos os clubes participantes, acreditando que lucrará muito mais com patrocínios e a venda dos jogos por meio de plataforma própria.
Não sei não. Mas acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder, vai todo mundo perder. Vamos aguardar.
E o gol do Max? Indo ao encontro deste seu brilhante artigo, meu caro Dunlop, vamos recordar como narraria o saudoso flamenguistas, Jorge Curi: golaço, aço, aço, aço, aço… esgoelando-se no microfone.
SRN!
Pra dizer a verdade, pelo cariocao nao fico acordado até as 3/4 da manha, peço desculpas mas nao vou fazer isso.
Entao somente sei o que vejo de resumos curtos, ou seja, nada.
Tb quis comprar o Flatv, mas ai pensei nos horarios e desisti. E nem sei se poderia comprar, morando aqui. Desisti ha anos de ser socio por essa razao. Nao sei quantos emails escrevi pedindo para eles pegarem minha grana, mesmo sendo de fora do pais, que nao queria mais do que ser socio, nao daria preju nenhum e gostaria dar uma grana cada mes ao clube. Ou nao respondiam ou respondiam que “até agora” isso nao é possivel. Como o “agora” nunca terminou – desisti.
Como tb nao sei se a flatv é “feijao ungido” – espero pra voce nos contar.
SRN
Comprei a flatv. E nao é que deu pra pagar, mesmo estando aqui! Nessa semana vou estar ver se entro pra tentar ser sócio. Quero ajudar a termos bons laterais …. (kkkkk).
Nao é muito caro 130 e a qualidade é perfeita, em HD. Caiu uma única vez.
Umas das coisas importantes, talvez até decisivas, do proximo campeonato sera colocar o Pedro no time, sem tirar o Gabriel.
Isso é tarefa pro tecnico.
Aceito que o Ceni nao quiz mexer mais no time, depois que andou dando mais ou menos certo, mas agora começa competiçao nova e é imprescindivel que os melhores atacantes do Brasil estejam em campo juntos.
Para isso tera que mexer no time. Fazer isso de maneira vitoriosa é para que ele esta sendo pago.
Rafinha. Obrigado e ciao. Cada uma, com 35, depois de ser fujao, querendo cobrar da gente salario alto.
Nem pensar, chega de idosos e de mal marcadores no time.
Rafinha “mal marcador” (SIC)
PQP, tu ganha pra escrever merda ou faz de graça?
Tu não consegue enxergar futebol no Filipe Luis e quer continua dando pitaco sobre lateral?
Sabe naaaaada
Onde vc tem razao, vc tem.
Rafinha e o idoso nao sao “mal marcadores”. Para isso seria necessario que pudessem tentar marcar, e isso infelizmente nao conseguem muitas vezes, por serem ultrapassados pela “rapidez” das jogadas.
Torço – e nao pouco – para que o Filipe seja chamado pra seleçao (!!! eita absurdo impressionante, so comparavel ao “nivel”do “presidente” do pais), ele merece, é um cara simpatico, e o flamenguista mereceria tb, entrando assim alguem veloz, que saiba ir a linha do fundo e cruzar. E voltar, e marcar.
Torço por ele, entao.
Que sabe, o outro chame o Rafinha tb?
Resumindo: VAPO.
acho que foram os jogadores que tomaram as rédeas da equipe e levaram o time pro octacampeonato,vejo pouco do Ceni nesse time e quase nada do Domi.
acabou dando tudo certo,mas corremos muitos riscos ….
SRN !
Sim. Os jogadores se reuniram no vestiário e falaram:
“Porra, agora é a gente que manda. Tomar no c* Ceni. Arão, vai pra zaga. Diego, vc é titular agora!!!”
Kkkk
Ah, vc esqueceu de dizer que o Gabigol é uma merda e o Flamengo errou em contratá-lo, o que disse em 9 de cada 10 comentários esse ano.
ae trouxa,vai defender seu queridinho que foi preso se escondendo embaixo da mesa de um cassino clandestino.
tinha mais de 200 pessoas sem máscaras no local.
defende esse merda agora !
Jogamos sem volante de contenção fixo, recuamos volante pra defesa, jogamos com 2 meias, 2 ou 3 atacantes, laterais enfiados, chegamos à área adversária com 6, 7 jogadores, fomos o time de maior posse de bola, maior número de finalizações, marcamos com linhas altas, fizemos lindos gols em tabelas e triangulações, fomos ultra-ofensivos na reta final, atacando com coragem em jogos decisivos, em que nossos adversários jogaram retrancados como um Madureira.
E ainda houve quem comparasse esse Flamengo à Itália de 1982, em um comentário num post anterior, e classificasse nossa conquista como “vergonhosa”
O motivo? Vai saber. Provavelmente alguma coisa relacionada ao tal “presidente que todos têm medo que apareça com os seguranças para entregar o troféu”. Ou algo irracional desse tipo.
Mas THE TROOPER está sempre atento para dar uma dura e colocar na linha quem tenta desqualificar a segunda geração mais vitoriosa dos 125 anos do Flamengo.
E esse ano vai ter muita nega no filó novamente, para desgosto da arcoirizada e de alguns aspirantes a antis frustrados que frequentam este blog.
Quando vc abre a boca fica um cheiro de merda, mesmo atraves do computador. Karai.
Se enquadrou na categoria “aspirante a anti frustrado” né?
Boa reflexão.
Enfim acertou uma
Seu Henrique o caso desse cara é sério, nunca vi uma pessoa fazer tanta questão de ser nojento e asqueroso assim. Só o seu Rasiko pra dá um jeito nele. Vou pedir pra minha mãe fazer uma novena pro coitado pra ver se pelo menos salva a alma desse matusquela. Além de tudo é covarde daqueles que se esconde atrás de nick. Oremos pro pobre bicho.
“Vou pedir pra minha mãe fazer uma novena”
“Matusquela”
“Nojento”
KKKKKKKK
Vc é um adolescente com dúvidas sobre a sua sexualidade?
Ô nojentão vc só fala na sexualidade dos outros mas parece que é vc quem tem dúvidas da própria sexualidade. Como é o nome disso na psicologia mamãe? Projeção meu filho.
Beleza, Dunlop!
Boa, Dunlop, parabéns, me fez lembrar o Aldir Blanc que gostava dessa sinonímia quanto mais fundo do bau melhor.