Certos estados d’alma não são fáceis de alcançar. Tomemos, por exemplo, a alegria, uma parada básica que envolve o contentamento, o prazer de viver, o júbilo pela mera existência. Ora, ficamos alegres toda hora até por um saco de jujubas. A alegria é como um Campeonato Carioca, é maneiro, mas é meio vulgar.
Felicidade já é bem mais complexa, na sociedade de consumo cachorra em que vivemos ser feliz geralmente implica no gozo de boa saúde, patrimônio em expansão, reconhecimento dos pares, sensação de dever cumprido e amores correspondidos.
Obviamente é difícil pra caramba acontecer tudo isso ao mesmo tempo com a mesma pessoa. E quando acontece e o sortudo, ou a sortuda, não estiver no peso, na altura ou na idade certa, a felicidade dá um olé e vai embora. Felicidade é foda, é tipo uma Libertadores da América. Tão difícil quanto conquistar é manter a taça em seu poder.
O amor fica ali no enorme espaço entre a vulgaridade da alegria e a escassez mundial da felicidade plena. No amor vale tudo, tem regra não. Tá escrito lá no famoso Soneto XI do caolho Camões, que Renato Russo kibou na maior em Monte Castelo, que o amor é um contentamento descontente, é nunca contentar se de contente. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor
Isso é o amor, cumpadi. Reveja seus conceitos. Esquece papai e mamãe, deixa tua mulher e teus filhos fora disso. Amor puro e desinteressado é o que sentimos pelo Flamengo. Só por ele. É esse amor que nos impede de ver os defeitos do objeto amado, que magnifica e celebra os mais insignificantes avanços e nos permite manter as portas do nossos corações sempre abertas. O amor otariza.
O Flamengo nos emputeceu há 15 dias levando sacode pornográfico do time do suco. A maior chacoalhada sofrida em nossa história na Libertadores. Tragédia grega, com corpos despedaçados na arena, mulherada chorando em frente às ferragens, homens feitos dizendo que iam se matar, aldeões em fúria reformista brandindo archotes e forcados tocaiando a área de desembarque do Tom Jobim, várias patamo cercando o perímetro, gás de pimenta, borrachada e muro da Gávea pichado sem erro de ortografia.
O coronga passou rodo na Gávea e no Ninho do Urubu, geral que foi pro Equador ver o time ser goleado pegou o bichinho. A pica de buscar a felicidade jogando o Campeonato Brasileiro de Imunidade de Rebanho sobrou pros cria e pros adultos que não tavam mais dodóis. E os caras entregaram, no bom sentido. Depois da sacolada que metemos no Del Valle o louco amor pelo Mengão renasceu cheio de saúde. Faz um filho em mim, Flamengo! Se nascer outra menina vai se chamar Noga ou Huga.
Em 15 dias o Flamengo nos fez experimentar a completa miserabilidade, a descrença num sentido para a vida, a gratidão pelos nossos moleques de ouro, a admiração desmedida e justificada pelo Arrascaeta, o uruguaio mais importante da história do Flamengo depois de Ramon Platero, e a certeza desumilde que o Flamengo vai ganhar essa porra de Brasileiro outra vez.
No domingo, contra o catado do genérico paranaense, a molecada deu show outra vez. Liderados por Gerson, que comeu a bola, por Pedro Terror – Uh é Matador, Arrascaeta e pelo insubstituível Everton Ribeiro, que golaço, e os cria garantiram nossos três pontos obrigatórios e comprovaram que o esquema é esse.
O esquema é o Dome Office. Domènec fica muquifado no Ninho, só no álcool gel, protegidão, e pelo zoom vai fazendo o time jogar, encontrar seu estilo, que não é o mesmo de 2019, e botando os catalunha pra se infectar nos campinhos da vida. Jordi Guerrero comandou legal no jogo da Liberta, no final deu até uma jantada no técnico do suco, mas pegou o bichinho e foi substituído pelo 2º assistente, o Jordi Gris, no jogo com os paraná. Tudo certo, os jovens passaram rodo igual e Jordi testou negativo pra Covid.
Essa sequência de jogos, que começou com a tragédia em Quito, depois passamos no sufoco pelo Barcelona da Uruguaiana, empatamos com o Porco, vingamo o suco se classificando pro mata-mata continental e ganhamo do Paraná foi apenas a quinzena mais maneira para ser Flamengo em 2020. Toda a complexidade da experiência de ser Flamengo concentrada, intensa, chapante. Não quero parecer soberbo e nem humilhar ninguém mas nesse breve intervalo na malha espaço-tempo o Flamengo me fez feliz.
Já estou preparado pra deixar de ser feliz na próxima pauleira. Flamengo vai jogar 200 vezes em outubro contra um monte de times vilões e além do micróbio nojento ainda enfrentará a inapropriada eliminatória da Copa do Mundo, cujas datas foram mengeleanamente mantidas pelas autoridades sanitárias ligadas às duas terríveis facções do Comando FIFA e da Falange Comenbol. Eliminatória que a proba CBF, através de seu esbirro Adenor Bacchi, usa pra desfalcar o Mengão e adiantar o lado da paulistada. Os PCC do Chile e do Uruguai também deram mordida e nos levam Arrasca e Isla. Copa do Mundo sux!
Você pode dizer que sou um sonhador, mas imagine se não existissem países? É fácil se você tentar. Imagina não existir esse inferno debaixo de nós? Esse fogo que arde sem se ver, essa ferida que dói e não se sente. Semeando amor, e doutrinado geral, o Flamengo vai nos deixando alegres. Mas alegre é pouco, queremos ser felizes. Em Tóquio, Doha ou na Vila da Penha. O Brasileiro tem que acabar. É um não querer mais que bem querer. É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Acima de nós só o Céu.
Mengão Sempre
e ainda diz o Camões
“É ter com quem nos mata, lealdade.”
é ou não o Mengão?
Teu hobby é surpreender e se superar! Parabéns, camarada!
Pode vir COVID, convocação da selecinha, o MENGAÇO continua esmagando os rivais.
Belas partidas de Gerson, mesmo fora de posição, Pedro, o melhor em campo e, como sempre, do CRAQUE Filipe Luís, que cumpre com maestria as funções de lateral, volante e meia pela esquerda, distribuindo passes verticais, viradas de bola magistrais e armando o time desde a defesa.
Tem que ser muito neófito, tipo um Henrique, para ver no Filipe Luís um problema do time e ficar inventando historinha pra meter o pau no cara.
Falando em Henrique, e o Dome hein, cara? Gostou da sacada dele de pôr o Gerson na lateral, para emular o Everton Ribeiro?
Sei que vc gosta de uma “sacada”…
Seus textos são sempre ímpares, mas esse está lindo demais! Parabéns!
SRN e tudo vai continuar sendo nosso!
“…e muro da Gávea pichado sem erro de ortografia.” Cara, não consigo parar de rir.
Caso o Flamengo conquiste a Libertadores e o Brasileirão, esse texto tem que entrar nos seus dois próximos livros. Nos capítulos referente aos jogos “Flamengo 4 x 0 Independiente Del Valle” e “Flamengo 3 x 1 Athletico-PR”.
Absurdo!
Eita inspiração braba hein, camarada! Só discordo da sua definição genérica de felicidade. Felicidade é exatamente estar LIVRE de todo esse entulho de exigências da sociedade, com exceção da boa saúde, claro, e do Flamengo. Prefiro o amor às vezes não correspondido pelo Flamengo ao amor romântico correspondido, pois já sei onde isso termina hehehe. SRN
Porra Arthur,vc se superou!Juntou num só brilhante texto 3 paixões minhas,Legião Urbana,Beatles,ou seria só os óculos do John,e o óbvio,nosso amado Mengão.Uma perfeição que me faz imaginar mais um ano de glórias Flamengas.Ah se não fosse esse o ano da besta,eu diria que a felicidade até existe…Sonhadoras SRN…afinal the dream not’s over.
Como diria o Papa, “escreve para caralium”.
Que textao!
Adorei o “Dome Office” … kkkkkk
https://sportbuzz.uol.com.br/noticias/futebol/filipe-luis-e-eleito-o-melhor-lateral-da-historia-do-atletico-de-madrid.phtml
Só pra não deixar em branco mais uma patacoada sua, dita em um comentário do post anterior, pra sua vasta coleção.
“Matheusinho no mesmo nível do Rafinha”
também foi foda. Mas dizer que “ninguém mais no Atlético de Madrid aguentava o Filipe Luis”, sendo que o cara foi titular do time nas duas finais de Champions recém-disputadas, na melhor fase da história do clube, realmente é caso de internação…
KKk, chiliqueiro, ve se toma vergonha na cara e cita corretamente, nao somente a parte que te convem, e nao o que passa na sua telha.
Eh a cara do genocida que vejo quando ouço coisas assim. O novo jeitinho no mundo: tirar uma frase aqui, outra acola. E colar tudo.
Ridiculo, Tropeiro.
“O caso do Filipe é mais sério. Ele joga um bom futebol. Nao demais, mas bom. So que, existe uma razao porque voltou ao Brasil, né, Tropeiro?
E essa razao é sua lentidao. Eu seguia o Atleti. Os fas eram sempre cheios de raiva da lentidao e da nao-marcaçao dele. Como na época fazia muito pra frente, nivelava um pouco. O pessoal engolia a seco.”
Matheuzinho / Rafinha
“Fica dificil (para mim) de ver-lo (Filipe) correr atras de pontas, deixando espaço em suas costas, como o Rafinha tb fazia, o chileno faz e soh o Matheuszinho faz menos.”
Coloquei so pra mostrar o que sujeitinhos porconarios gostam de fazer.
Porque vc nao vai com um manto pra Brasilia e enfia ela no seu lider, em vez de ficar enchendo por aqui?
Win-win!
O unico perdedor seria o manto. DE NOVO, hein !
Eh, o manto e o porconario nao sao feitos para conviver.
Não consegue trocar uma mensagem sequer sem misturar a porra toda com política, falar de Bolsonaro, etc.
Em nenhum momento eu falei de política. Só de futebol.
Vc está doente. Precisa de tratamento.
Por isso seus comentários são um lixo. Vc decidiu que tem que criticar o Flamengo, a diretoria e os jogadores sempre e por qualquer motivo idiota, até esse que vc INVENTOU sobre o Filipe Luís (o cara há poucos meses entrou em campo antes de um jogo do Atlético de Madrid e foi aplaudido de pé por todo o estádio, inclusive pelos torcedores adversários. Trata-se de um ídolo lá), simplesmente porque cismou que a diretoria do Flamengo é bolsonarista e quem a elogia também é.
Isso se chama psicose.
Vc está doente cara. Precisa de tratamento.
Ou, se quiser companhia, vai pro blog do vasco, que lá a galera é puta com a nossa diretoria assim como você.
Claro que vão achar que vc é retardado, por ser contra a diretoria mais vitoriosa da história do clube para o qual vc diz torcer, que o colocou em outro patamar de gestão e profissionalismo, mas aí vc começa com esses papos de “Bozo”, “genocídio”, etc e tenta enganar alguém.
A mim vc não engana. Tu pode ser tudo, esquerdista, petista, sindicalista, comunista, mas quem fica queimando o clube, a diretoria e os jogadores nas redes sociais, inventando historinha, FLAMENGUISTA COM CERTEZA NÃO É.
Sai daí, anti.
Agora vc terraplanista virou médico. Claro, o nivel do “médico” é aquele que seu chefe em Brasilia sempre mostra – zero, e um redondo. Médico nao por estudo, mas por “vocaçao” …. chamado da goiabeira?
De novo, misturando coisas, fatos, escritos, nao escritos, ditos, nao-ditos, interpretados, meia verdades- aquela mistura do jeito como o idiota mor de Brasilia gosta.
Alias, nao falei de “bolsonaro” algum, falei de porconaro. Nem sei quem seria esse outro.
Vc nao vai encontrar uma tirada minha contra essa diretoria em geral, pois acho que ela fez e esta fazendo um bom trabalho para o clube.
No que condiz a moral dela, ai é outra coisa.
Nao confunda.
Mas sei que isso vc faz de proposito, como seu chefe manda.
Outra coisa que vc confunde, sao os fatos sobre o Filipe.
Mas deixa eu adiantar um ponto – futebol nao é matématica. Tem gostos, amores, raivas, etc.. Cada um tem a sua, os seus, e nao é pro ser sujetivo mais ou menos verdadeira ou mais pura. E nisso nao é a massa que manda e sim cada individuo. E é bem por isso que somos torcedores, cada um do seu jeito.
Parece que vc nao entende de certas coisas. Se eu fosse médico que nem voce, alias, que nem voce eu sou, kkkkk, diria que tens um grave problema. Mas até nisso vcs porconarios sao iguais, entao nem vou comentar.
Bem, entre ser idolo e jogar um bom futebol, podem, repito, podem, estar mundos.
Pela mente me passa o Fio (maravilha), que nunca foi grande jogador, mas muito, muito querido, fazendo aquelas coisas loucas que somente ele fazia. Do nada. Inesperadas. Idolo. Até hoje.
Mas nao pela perfeiçao do seu futebol – e sim por aquilo que poder existir mesmo em um jogador limitado.
Que voce tenha o nosso lateral lento como idolo, é sua escolha. Mas nao tente enfiar goela abaixo seus desejos.
Aqui nao é Amazonia, vc nao vai queimar tudo o que vc quer, no momento que vc quiser. Aqui nao.
Me diga, por fim, o que fez o Filipe a escolher o Flamengo, com 33 anos, ja que era idolo e inconteste (segundo sua fundada opiniao de terraplanista) no Atléti.
Deixa eu ver o que vc sabe. Ou tocaram somente as fanfarras?
Acho que essa vai ser minha ultima tentativa de te responder calmamente e sem te xingar. Pelo menos nao de verdade.
Que linhas, que linhas… fiquei alegre, mas sou Flamengo, sou feliz!
SRN
Sensacional, Arthur.
“Felicidade é foda, é tipo uma Libertadores da América. Tão difícil quanto conquistar é manter a taça em seu poder” é uma aula de filosofia. Textaço!
Excelente.
Caraca… Se superou, brother!!
“Você pode dizer que sou um sonhador, mas imagine se não existissem países? É fácil se você tentar. Imagina não existir esse inferno debaixo de nós? Esse fogo que arde sem se ver, essa ferida que dói e não se sente.” (John Lennon + Renato Russo + Camões Mode ON)
Congrats, Man!
Essa foi dukarai !
Afiado, Arthurzão!!!! Que bálsamo pros olhos esse texto!!!!
O Grão Mestre esteve sumido, deixando-nos, nesta época pandêmica, preocupados.
Voltou triunfalmente.
Falando de Flamengo, enroscado com um dos maiores sonetos da língua portuguesa de todos os tempos, pelo menos há praticamente QUINHENTOS anos.
Extraordinário dueto – Camões e Arthur.
Nada mais deve ser dito, muito menos comentado.
Dê-se passagem à beleza, tantas vezes componente do AMOR.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Há quinze dias minha vida pessoal e profissional eram exatamente iguais a hoje, mas eu estava triste e desanimado.
Hoje, passado o sufoco e os perrengues todos, estou feliz pra caralho.
Resumindo: o Flamengo é o termômetro do meu estado de espírito! SRN
Bela conclusão !
Parabéns !
Tô alegre, tô contente, tô maluco e não demente. Xará levantou da espriguiçadeira pra dizê que nem todo torcedor é analfa qui nem eu. Fora que o cara tem um bom gosto dukarai pras mina na estampa. E o JJ ein? portuga escroto e mau caráter! E o Braz ein? porque te calas diante desse assédio imoral invés de chamar na chincha? Dirigente é dirigente, não salva nenhum.
https://www.lance.com.br/futebol-internacional/revista-divulga-nomes-para-eleicao-melhores-jogadores-historia.html
Como levar a sério uma eleição dessas que não inclui Leandro na lateral-direita, Júnior na esquerda e Hugo Neneca no gol?
Porra, inspirado pra kct!
SRN