O que faz a diferença entre os times campeões do Brasileiro e os times que não chegam lá nem à porrada é a capacidade de lidar com a pressão. A pressão é animal e é distribuída de maneira uniforme entre os 20 clubes da Série A. Os caras do G4 levam pressão dos caras que querem subir, quem tá no meio da tabela e ainda não arrumou os 45 pontos leva pressão da torcida, quem tá na zona então, nem se fala. O nome do jogo é futebol, mas um dos sobrenomes é pressão.
Nesse campo do conhecimento humano, manejo da pressão, o Mengão até que não tem feito feio. E tem evitado, talvez não da maneira mais elegante, a pressão intrínseca à liderança de um campeonato cachorro como é o Brasileiro. Até agora não passamos pelo 1º lugar do campeonato, e isso é muito bom. Liderança não é como a festa de bodas de ouro daqueles amigos dos seus coroas, aquela em que você dá só uma passadinha rápida pra comer e beber de grátis antes de ir pra pista. Ao contrário da zona, a liderança é lugar sério. É pra chegar e ficar. Conscientemente ou não, o Flamengo ainda não chegou lá. Acho que isso diz mais sobre a nossa real capacidade do que pode parecer à primeira vista. Entendo que se o Flamengo ainda não chegou lá é porque ainda não chegou a hora.
Tanto não chegou a hora que o Mengão não soube aproveitar a momentânea fragilidade da bambizada pra botar 2 pontos de vantagem na rodada 28 e mandar a pressão pro Porco. As coisas são o que são. Mesmo considerando a tradição tricolor, sua torcida e o fator estádio o resultado pode ser considerado um tropeço do Mengão. Não sei se foi cansaço, uma escalação não tão feliz, um dia escroto pra Guerrero e Diego, mas o Flamengo não brilhou no Morumbi.
A São Paula, ainda portando a corda numa região muito próxima ao pescoço, partiu pra cima da gente, meio no afobado, sem muito método e com um antinatural excesso de virilidade. Para os leigos como eu, um adversário fácil de ser batido se a bola fosse colocada no chão. Mas o Flamengo estava em um dia não. Até colocou a bola no chão, mas ficou naquele tiki-taka de pau mole que não chuta a gol e que não faz mal a ninguém. Não merecemos a vitória e se não fosse uma defesa monumental de Muralha estaríamos amargando a 7ª derrota no Brasileiro. 7ª derrota! Só não vê quem não quer.
Outra coisa que só não vê quem não quer é a inequívoca vocação do Flamengo para o épico. O épico, como todos sabem, é o gênero relativo às jornadas de heroísmo. E os heróis em suas epopeias, necessariamente, precisam sobrepujar uma série de obstáculos, armadilhas e contratempos, as chamadas peripécias, antes do triunfo final. Em português mais agreste, o Flamengo só vai ganhar essa porra de Brasileiro se for no perrengue. Porque no perrengue é a única maneira que o Flamengo sabe ganhar.
Esse empate foi péssimo, principalmente pros creontes tipo eu que escalaram 11 jogadores do Mengão no Cartola. Vai ficando cada vez mais difícil ser campeão brasileiro quando não conseguimos ganhar de nenhum grande paulista. É exatamente desse tipo de peripécia que o Flamengo tava precisando para ser épico de verdade. Não vou fazer farra, o momento é de reflexão e não fica nem bem comemorar empate com a bambizada. Mas depois desse empate o Flamengo está mais rumo ao Hepta do que nunca.
Mengão Sempre
” Red and Black Label
O Flamengo jogou todos, todos, os jogos em que teve mando de campo fora do Maraca, e ainda assim está em 2º lugar no Brão. Ainda assim, neguin mete a mamona no técnico”
Caro amigo Red and Black Label, tive que aproveitar o inicio, perfeito, de seu comentário pra poder iniciar o meu, nosso Flamengo que vai jogar nesse campeonato pelo 35 partidas “fora de casa” já que existe uma previsão de reabertura do Maracanã a partir de Novembro e, desta forma, faríamos 3 jogos efetivamente em casa, apenas 3 em casa.
Então da mesma forma que você não consigo entender e aceitar que esses entendidos venham a fazer criticas ao trabalho, até aqui, excepcional do Zé Ricardo, estamos na 2a posição, praticamente, garantidos na Libertadores 2017, invictos no Brasileiro a 8 rodadas, melhor campanha do 2o turno e os “agourentos” vem aqui chamar o cara de Zé Ruela, de trainee, de estagiário, que tem que jogar fulano, beltrano e etc…como se esses ‘agourentos’ soubessem alguma coisa de tática e técnica de futebol, esse pessoal que nunca puseram os pés numa bola, que soltavam pipa da janela do quarto de seu apartamento acham que sabem mais de futebol de um cara que se preparou para o cargo que hoje ocupa e ocupa pro MERECIMENTO, Zé Ricardo não caiu de paraquedas na função, tem uma carreira de sucesso na base e como todo profissional que trabalha, que estuda, que se destaca foi promovido com justiça.
A sensação que tenho é que esses “agourentos” tem é somente inveja e despeito de verem um cara simples, sem marketing, fazer sucesso, isso incomoda, eles devem se perguntar como um cara como o Zé Ricardo chegou onde chegou apenas trabalhando e eles devem ficar ali pensando? Eu to aqui nessa mesmice, nesse rame rame do dia a dia e o cara virou treinador do Flamengo, como pode isso ? Devem ter saudades de Caio Jr, de Jorginho, de Lazaroni, Celso Roth, PC Gusmão e outras tantas peças que um dia tiveram o privilégio de treinar o Flamengo e não produziram 1 décimo do que Zé Ricardo vem apresentando.
Pra fechar li, também, aqui na RPA que após a eliminação da sul Americana o “Brasileirão é obrigação”, e eu pergunto, Obrigação ??? Então vamos combinar com nossos adversários que tem seus interesses em jogo que temos a obrigação de conquistar um campeonato porque uma 1/2 de 3 ou 4 insatisfeitos acham que o Flamengo tem que ser campeão e pronto. Devo lembrar aqueles que acham que o Flamengo tem a “obrigação” de ser campeão que vamos enfrentar apenas: Fluminense, Botafogo, Corinthians, Atlético/PR, Santos brigando por vaga na Libertadores, vamos enfrentar o Atlético/MG, fora, brigando pelo titulo, sem falar no Inter/RS, também, fora brigando contra o rebaixamento e alguns acham que temos a obrigação de ganhar o Brasileirão assim sem mais nem menos, tem que ser campeão e pronto, é fácil chegar e digitar tem obrigação e pronto.
Continuo achando nosso elenco muito bem qualificado, junto com Palmeiras e Atlético/MG, pra mim esse o melhor dos 3 elencos, temos opções em quase todos os setores, exceção da lateral esquerda e no gol, portanto, estamos no rumo certo e com o trabalho que vem sendo feito, sigo acreditando, e acreditando, muito no hepta, portanto aos “agourentos e pessimistas” continuem nesse mau humor, característicos de vocês e depois se tivermos a felicidade e o mérito de sermos campeões, depois, não venham aqui elogiar o trabalho liderado pelo Zé e sua equipe, pois quem, de verdade, acredita está de olho em vocês.
https://youtu.be/NAiJw2mP5KI
tem que aprender com essa turma dai de cima…verdadeiros rubro-negros
SRN !!!
Meu caro Schwarzennegger.
Como não posso deixar de admitir que fui um dos muitos que criticaram o Zé Ricardo. venho apenas dar um modesto esclarecimento.
Dos nomes citados, tenho saudades, sim, do Jorginho, mas do Jorginho excelente lateral direito que brilhou intensamente no nosso Flamengo e também na Seleção do Brasil.
Dos técnicos que estiveram à frente do nosso time, tenho saudades, E MUITAS, de alguns, MUITO SUPERIORES ao atual, como foi o caso de Don Fleitas Solich (que, provavelmente, você, em função da idade, não conheceu), do meu amigo e colega de primário Cláudio Coutinho, como também de outros, talvez mais modestos, mas igualmente competentes, como o Carlinhos, por exemplo.
De qualquer forma, vou ^roubar^ um argumento que não é meu, mas sim do Romano.
Em momento algum dos meus muitos anos como torcedor rubro-negro fui torcedor do técnico A ou B, assim como do jogador C ou D, aí incluído até mesmo o Zico.
Sempre tive uma só torcida, qual seja o Clube de Regatas Flamengo.
Fosse técnico o Caio Júnior, o Papai Joel, o Solich ou o Zé Ricardo.
Apenas um pequeno detalhe.
A minha torcida foi cega, mas a minha análise dos jogos, NÃO.
Em assim sendo, NÃO POSSO SUPORTAR a constatação de que os melhores jogadores sejam barrados por medíocres.
Não sou ^agourento^, mas posso admitir que sou ^pessimista^, neste final de Brasileirão, caso não venha a ocorrer uma mudança de postura do nosso treinador.
Aliás o Sr. Agourento não é o marido da Sra. Pessiminista.
Na verdade, nem se conhecem.
Têm temperamentos totalmente divergentes.
Ele é do mal, ela apenas admite que é realista.
Dito isto, insisto que dificilmente seremos campeõs, com ou sem perregue, caso não vejamos em ação Alex Muralha, Pará (ou Rodinei), Rever, Rafael VAz, Jorge, Cuellar, William Arão, Mancuello, Diego, Guerrero (ou Vizeu) e Leandro Damião (podendo ainda entrar o Alan Patrick).
Nem tão otimistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – como um torcedor de sempre, espero que esteja equivocado, se as mudanças não vierem.
Arthur, essa frase diz tudo: “Mas depois desse empate o Flamengo está mais rumo ao Hepta do que nunca”
O Flamengo jogou todos, todos, os jogos em que teve mando de campo fora do Maraca, e ainda assim está em 2º lugar no Brão. Ainda assim, neguin mete a mamona no técnico, dizendo que formação boa é com o Cuellar, que jogou um jogo bem, contra o Figueirense, quando time pouco precisou defender, tomando a parte pelo todo, só para justificar sua rabujice. Ou os bons treinadores são o Profexô, Mano, Jorginho, Ney Franco, Papai Joel, Oswaldo de Oliveira….?
Quanto ao jogo de ontem, não me preocupo tanto pelo placar, mas sim pela sequência de atuações fracas, contra Cruzeiro, Palestino e São Paulo, o que pode ser normal em qualquer time, ou na prática de qualquer esporte coletivo ou individual, uma vez que, praticado por humanos. Mas que preocupa, preocupa.
Alguém aqui falou bem que a tática do Zé de apoio e recuperação pelas pontas tá ficando manjada. Pode ser. E aí é que ele tem de demonstrar a capacidade de se reinventar. Já ouvi dizer que é assim, e só assim, que ele pensa o futebol, desde os juniores. A ver. Se isso for verdade, estaria na hora de oxigenar o time com entradas do Tiago Santos, (que me chamava atenção nos juniores justamente pelo que achava ser consciência tática, mas que já era orientação do treinador), que é pouco conhecido pelos marcadores, e do Fernandinho, desde o início, que está com confiança.
Disconcordo (como dizia o Fla Sabugador) do Zé quanto a não pedir a liberação do Vizeu para o jogo contra o Santa Cruz. Sem um centro-avante de origem, o time vai ficar sem saber o que fazer com as jogadas de fundo, que têm sido uma constante.
Saúde e Sorte
Será o perrengue??
O jogo de sábado tem algumas características que, pra mim, parecem anunciar um final de campeonato épico para o Mengão.
Quando todos acham que a coisa está indo pro brejo, é aí que o negócio muda.
Em 2009, o Flamengo estava em uma arrancada fulminante no 2º turno. Atropelando quem passasse pela frente: Palmeiras, São Paulo, Atlético/MG… e quando se viu em vias de assumir a liderança e o controle do campeonato, o que aconteceu?
Vamos lembrar em detalhes… Barueri, grande São Paulo, jogo valendo vaga dentro do G-4. E o que aconteceu mesmo? Derrota por 2×0 e time em 6º.
Acabou a arrancada!! Diziam todos. Agora o Flamengo ficará ali perto do G-4 e pode ser (PODE SER) que consiga uma vaguinha para a Libertadores. Lembram disso??
Passadas algumas rodadas, ganhamos do Santos (1×0) com direito a duas defesas de pênalti do Bruno; ganhamos do Atlético-MG fora de casa (3×1) e ganhamos do Náutico, também fora de casa por 2×0. Nova arrancada triunfante e bastava ganhar o Goiás, NO MARACANÃ, NO DIA DO MOSAICO GIGANTE, com a torcida toda em cima para assumir a liderança do campeonato faltando duas rodadas para o final. E o que aconteceu??
Empatamos em 0x0 e continuamos atrás do líder (que era o São Paulo) por 1 ponto.
Ou seja, bastava ganhar do Goiás e abrir 2 pontos de diferença faltando duas rodadas. Mas, não conseguimos e ficamos na dependência de outros resultados para chegar ao título.
Se formos comparar com o jogo de sábado, essas duas “broxadas” foram muito, mas muito, piores que o resultado no Morumbi.
E podem dar a falsa impressão de que o título está escorrendo pelas mãos. NÃO ESTÁ.
Muita coisa ainda está para acontecer neste campeonato. O time está precisando de uma folga das viagens para poder colocar a cabeça no lugar e o físico em ordem. E é exatamente isso que acontecerá nesta semana.
Depois de uma maratona de viagens nos últimos 67 dias, quando o time fez nada menos do que 17 viagens para jogar dentro e fora do Brasil, o elenco terá uma semana inteira para treinar, DESCANSAR (física e mentalmente) e se concentrar no objetivo principal do ano que é vencer o Brasileirão.
O outro objetivo já estava assegurado (Libertadores) mesmo com o G-4. Agora que virou G-6, a coisa está mais do que consolidada. Então, com esse objetivo já alcançado, temos que mirar com todas as forças o nosso último e único objetivo daqui pra frente: o HEPTA CAMPEONATO.
Alguns colegas aqui no RP&A falaram de falta de vontade ou garra para ganhar as partidas. Eu discordo.
Falta força física mesmo. O acúmulo de viagens e deslocamentos está cobrando um preço alto. São centenas de milhares de quilômetros a mais que qualquer outro adversário do Brasileirão. E isso, por si só, torna a campanha do Mengão um épico.
Mas, a volta de um grande reforço para o final do campeonato será muito bem vinda. Falo da volta do nosso 12º jogador por décadas: o Maracanã.
O fator casa não necessariamente está em falta por causa dos resultados. Afinal, vencemos todos os últimos jogos como mandante no campeonato.
O que a volta do Maracanã tem de mais positivo é a tranquilidade e a certeza de que o time acabará, FINALMENTE, com a turnê “Bye, bye, Brasil” e poderá treinar e descansar apropriadamente nesta reta final de campeonato. Ou seja, o Maracanã dará um descanso físico e psicológico ao elenco. Além de inflamar ainda mais a torcida rubro-negra do Rio de Janeiro, ávida para poder ver o time de perto novamente.
Tem muita coisa pra acontecer ainda neste campeonato. E acho que já teremos uma amostra disso hoje à noite no jogo dos Porcos.
SRN a todos
Perfeito. Exatamente isso!
Primeiramente, gostaria de dizer que, na minha opinião, a hora certa de assumir a liderança é na 38 rodada.
Na sequência digo que assim como já foi dito por aqui o jogo contra a banbizada foi fraco, muito chutão pra frente, poucos momentos de lucidez dos nossos meias e quase nulos os chutes a gol. Mas mesmo assim não troco nosso treinador por nenhum outro que atua no Brasil. Obvio que ele ainda tem muito a se desenvolver, mas faz anos que não vejo um treinador tão competente quanto ele, alindo bons resultados a uma linha clara de pensamento e método científico.
No mais só nos cabe torcer e apoiar o nosso time nesse quarto final do campeonato.
Esse é o momento que, historicamente, nosso time cresce. Ainda dá para acreditar no título!
Saudações Rubro Negras a todos!
COM OBJETIVIDADE:
estávamos a UM JOGO do título.
Agora estamos a dois, A NÃO SER QUE O SANTA CRUZ supreenda e VENÇA amanhã. Fora isso são dois jogos.
Não adianta empatar em pontos, como estamos vendo, nem em vitórias, idem.
PROVAVELMENTE vamos ficar uma vitória inteira atrás.
Então é ganhar SEMPRE, e torcer para o palmeiras PERDER.
e num segundo jogo o minimo EMPATAR e nesse caso torcer para o palmeiras PERDER DE NOVO…
possível.
Mas…
SRN
Continuo estranhando a maioria dos comentários pessimistas, eu não consigo ver futebol assim por partes, franksteinizado, todo time que se preza tem seus perabazinhos com muito orgulho sim senhor, o atual time do Flamengo no todo é bem equilibrado, mesmo entrando os chamados cabeças-de-bagre como chamam os egrégios críticos que pululam aqui. É bom lembrar que esse time está sem perder há oito jogos, portanto, merece a posição que ocupa, pelo menos até agora como diria o suicida otimista passando pelo sétimo andar, o que eu acho que falta (e isso é o grande mistério que nossos vários times vem carregando nos últimos anos) é a garra rubro-negra, a verdadeira garra flamenguista, a mística da camisa, e isso sumiu não é só de agora, já há muito tempo. Aí é que entra o chamado dedo do técnico como falam os entendidos, se´o professor não inflamar o time, ele ficará nesse ramerrão o resto do campeonato. Como um inexperiente Zé Ricardo vai fazer isso? Fica difícil pra um novato, quase calouro, fazer todos esses cobras criadas correrem e ganhar as divididas. Para mim, portanto, não é um problema técnico a deficiência do atual time, e sim de fome de bola de ganhar as divididas. Aliás, é um velha teoria minha que precisa ser comprovada que o time que ganha jogo é o que ganha as divididas no meio de campo. O Flamengo ganha proporcionalmente muito poucas.
Também acho estranho, muita crítica ao técnico que tem culhões em tirar jogador que só joga com o nome, deu padrão de jogo, tem jogadas ensaiadas, sempre pedem técnico caseiro e quanto tem reclamam, tirando Marcelo Oliveira e Cuca, o que sobra de técnico bom no Brasil? Jorginho que já não deu certo?Entre o que sobra fico com o Zé. Acho que o time desse ano esta superando as expectativas , porquê aquele time treinado por muriçoca era digno de um rebaixamento, como pode o mesmo time nojento melhorar tanto, foi só as entradas do Diego, Rever, Vaz e Muralha? Acho que não, tem muito do técnico, acho que só os mais otimistas acreditavam numa libertadores este ano, é claro que quanto mais cresce mais aumenta nossa expectativa e acabamos querendo sempre mais
Entao ta…..SÓ sei que a Sulamericana vai fazer falta la em Dezembro…. No mais é conversa de buteco, e se continuar nessa levada o titulo ja era… A sequencia do Porco verde é mais tranquila, entao vencer o SPFC era primordial pra passar a bomba pro outro lado!!! Perrengue???? Pra que???? Pra sofrer mais uma decepção???? Melhor contar com a sorte afinal ja nao dependemos só das propias pernas…Sem marra, por favor!!!! vlw!!!
Todos os outros times que estão na briga têm treinadores, nós; um ‘trainee’ que faz estágio de aprendizado no FLAMENGO. Isso vai fazer a diferença na reta final contra as nossas pretensões. A minha esperança é a nossa camisa…! Nada mais de qualquer convicção que pudesse me animar.
Edvan-Alagoinhas-ba.
PS – Pai Nosso Que Estás no Céu Santificado Seja o Vosso Nome , Venha a Nós o Vosso e Seja Feita a Vossa Vontade Assim na Terra Como no Céu, o Pão Nosso d… bzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzbzb…, etc…!!!!
.
Pior: Estudante burro…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Ave Marta Cheia de Graça o Senhor é Convosco Bendita ´Sóis Entre as Mulheres e Bend…bzbzbzbzbzbz….etc,etc….!!!
Também acho esse técnico muito ruim, ta na hora da diretoria contratar Guardiola ou Zidane, se o caixa não der podemos trazer papai Joel, Caio jr, Ney Franco, Luxemburgo, Mancini, super campeões e experientes, podemos tirar o OO do sport ou Jorginho do vascôcô, ou quem sabe bem conversadinho o Murici volta, com esses sim vamos jogar futebol de campeão, bonito e bem treinado igual no começo do ano. Obs: Acho que Cuca e M. Oliveira não saem de seus times agora, talvez pro ano que vem. SRN.
Ora, mas que boa ideia, sim claro, o Guardiola ou Zidane, que inteligente dica…o FLAMENGO não deve medir esforços em tentar contratá-los, um ou o outro, evidente.. Valeu. Gostei…!
Agora, os outros citados quero mesmo não, quer dizer; a não ser o Cuca e Marcelo Oliveira que são uns caras show de bola. Tai outra grande sacada de sugestão. Poderias fazer parte do futebol do clube… Com certeza! Mande currículo…!
Edvan-Alagoinhas-Ba., .
PS – Pessoal, vamos fazer uma rodinha, aqui, pra que ninguém me ouça. É seguinte: : o ZÉ é burro pra karaio…!
FUI…!
Telegraminha Rapido!!
Com esse futebol ridículo a 3 rodadas, não vamos a lugar nenhum: já vi esse filme, onde os “profissionais”, onde os “doutores”, onde os moderninhos dão explicações absurdas mas não risíveis, porque não têm graça nenhuma (Rasiko), e ficam com essa carinha de quem sabe o que tá fazendo. No final tomamos na bunda, sempre!!!
Futebol tem muitos mistérios em campo, Sobrenaturais de Almeida sempre rondando em campo, mas trabalho de treinador é dar filosofia de jogo (isso eu não nego que o Zé Ruela deu melhor que qualquer outro professor doutor) e escalar quem sabe jogar bola, especialmente do meio campo pra frente. ESCALAR OS MELHORES, simples!!!
LEMBREM-SE DO JAÍLTON
Saudações Rubro Nigérrimas
Poi é, faz a falta um time bem treinado, saudade do ano passado e do início do ano, time com padrão e jogadas ensaiadas, defesa segura com PV, Wallace e Marcelo, Sheik costurando no campo inteiro, e Cirino de centro avante fazendo gols a beça.
Neguinho tá chiando à toa, dominamos a porra( royalties ao Romero Jucá) do jogo e ainda queriam que a gente fizesse gol? Com esses ditos grandes, eu nem me abalo, tomo o meu teacherzinho mais pra dá um colorido no relaxamento, o que me preocupa são os pequenos, o próximo o tal que vamos enfrentar na próxima, Santa Cruz, Souza Cruz, fábrica de cigarro, sei lá eu, isso me amedronta, a capacidade do Mengão dar mole pra esses fora da curva, o resto pra mim vai no melhor do mundo, em duas partidas fizemos dois gols, não perdemos e sinal de que as coisas vão bem, perderam quatro gols feitos, se bem que dois deles considero não perdidos, pois o Muralha pegou e, após a perguntinha, Paulo Vitor pegaria? e a resposta, não, então é mérito de nosso goleiro e Muralha até prova em contrário é de nosso time, óbvio não? então ele faz parte de nosso time, portanto tão craque como os outros, no primeiro turno, no último lance perdemos um pênalti contra esses mesmos caras, e tamos aí. Acha que pinta de campeão é isso, sorte, cu pra lua, o resto se encaixa como está na moda no linguajar dos nossos treinadores.
Ah, sim, completando a mim mesmo, Fernandinho foi o melhor homem em campo
Sábias palavras Arthur, foi um tropeço e o empate vai pra conta do Muralha. Se vai ser no perrengue eu não sei, mas no momento eu acho que não dá pra começar jogando com Gabriel e Everton. Já tem que entra com Fernandinho e Alan Patrick no lugar. O Guerrero sempre me F*** no cartola!!! SRN
Sábias palavras Arthur, foi um tropeço e o empate vai pra conta do Muralha. Se vai ser no perrengue eu não sei, mas no momento eu acho que não dá pra começar jogando com Gabriel e Everton. Já tem que entra com Fernandinho e Alan Patrick no lugar. O Guerrero sempre me F*** no cartola!!! SRN
Muito do que gostaria de dizer o Rasiko já disse, inclusive a respeito do insustentável bom-mocismo de nosso técnico, que, também para mim, não leva a lugar algum.
Vou procurar trazer novos dados à colação (desculpem o pedantismo, também bom mocista).
No início do ano, em um belo esforço da Diretoria, muito provavelmente com o dedo do Rodrigo Caetano, o Flamengo fez uma porrada de contratações.
Alex Muralha, Rodinei, Juan, Antonio Carlos, Arthur Henrique, Chiquinho, William Arão, Cuellar, Mancuello.
Tirando os que viriam (e dois já foram embora) apenas para compor o elenco (o terceiro e último é o Chiquinho), MUITO BOAS contrataçoes, ao contrário do que acontecera nos três anos anteriores.
Como, assim mesmo, as coisas ainda não fluiam, novas contratações surgiram, QUASE TODAS de QUALIDADE SUPERIOR.
Rever, Rafael VAz, Donatti, Fernandinho, Leandro Damião e Diego, esta última, sem dúvida, a CEREJA DO BOLO (bem que poderia ser da BOLA).
Era de se supor, diria quem menos entendesse de futebol, que, fazendo-se uma pequena seleção, pois havia mais de um por posição, que todos fossem aproveitados e tituralizados.
Quando, de início, Alex Muralha foi preterido por Paulo Victor, houve um protesto unânime.
Unânime e correto.
Como, perguntavam-se, deixar de lado quem foi contratado por uma baba exatamente porque o então titular não inspirava confiança.
A gritaria acabou dando certo e o nosso PV voltou ao seu querido banco, frequentado por longos e longos anos anteriormente.
Dentro desta mesma linha de raciocínio própria de um garoto de 12 anos (se tanto), é de se indagar.
E os outros que foram contratados a peso de ouro, exatamente porque os titulares do passado eram RECONHECIDAMENTE MUITO FRACOS, foram também aproveitados.
Muricy, apesar dos pesares, assim entendeu.
Escalou-os, quando o time ainda não contava com a segunda leva de reforços, fundamentais alguns deles como os zagueiros Rever e Rafael Vaz (em que não se apostava um tostão furado, mas que deu certo) e, em primeiríssimo plano, o Diego, que já está provocando uma perigosa diegodependência no nosso time.
Assumindo a dupla Zé Ricardo-Jayme de Almeida, ou seja, o Zé Jayme como jocosamente colocou o Bruxolobo, o que veio a ser feito, indago.
Ressuscitaram as pragas do passado, jogadores que, pelo mau desempenho, provocaram as contratações acima mencionadas, em parte, evidentemente.
Vejamos.
Márcio Araújo, por dois mil réis, foi contratado em 2013 (TREZE, destaco). Durante todos o primeiro mandato do Presidente Bandeira irritou a torcida, enquanto o time caminhava de fracasso em fracasso, Contratou-se o Cuellar, também por uma baba e em composição com o seu antigo time – o Junior, de Barranquilla – exatamente para suprir tamanha deficiência.
Gabriel, também desde 2013 e Everton, desde 2014 (de volta ao clube), sequer tinham a titularidade garantida, pois não faziam por merecer, em suas exibições.
Contratou-se, por uma baba ainda maior, o Mancuello, jogador de respeito na Argentina.
Este, então, sempre que entrou deu ao time uma fisionomia diferente, de eficiência muito superior.
Assim não pensam Zé Jayme, que habitualmente deixam o jogador no banco, fazendo-o entrar, algumas vezes, faltando uns vinte minutos, a tempo ainda de salvar a Pátria rubro-negra.
Por tudo isso, entendo que o Presidente EBM (ou quem de direito) deva ter uma conversinha com os técnicos.
Chega de prepotência, de teimosia burra, de soberba injustificável.
Ainda há tempo de se obter o HEPTA, mas, para tanto, na minha pouco modesta opinião, é de todo IMPRESCINDÍVEL que joguem os melhores jogadores, não aqueles que, por este ou aquele motivo, gozem da indevida preferência dos treineiros.
Alertadoras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Acho que tem muito flamenguista sofrendo da frescura da tal anciedade. Nunca vi o Flamengo chegar com antecedência em lugar nenhum. A porra sempre foi louca, um jogo de cada vez…
Jogo horrível,time não entrou em campo,Rodnei está muito mal.Se o Diego não está bem no jogo,mata o meio,foi o que houve ontem.Mas vms com tudo pro outro jogo!!!SRN!
Na hora de aplaudir, aplaudir; na hora de criticiar, criticar.
Zé Ricardo demorou mais de um tempo inteiro pra substituir.
No meu último comentário eu dizia que a estratégia dele já tava manjada e os corredores fechados.
Mancuello e Patrick quando entravam mudavam e viravam o jogo, o time passava a ter consistência e confiança, além de 2 bons finalizadores, que não é o caso de Éverton e Gabriel, que eventualmente acertam.
O Zé deixa claro que a maior importância deles é na recomposição pra fortalecer o sistema defensivo.
Que um forte sistema defensivo é fundamental, ninguém discute, mas montar um time a partir dessa premissa como sendo a mais importante e a definidora de um estilo de jogo, naturalmente vai enfraquecer o poder de ataque porque a qualidade preponderante que está se exigindo do jogador é a de defender e não de atacar.
As finalizações de Éverton e Gabriel, mais especificamente, só não não são risíveis porque não têm graça nenhuma.
O aproveitamento constante e repetitivo de um Cirino sempre inútil, da incompreensível manutenção da titularidade do MAraujo e tudo isso com jogadores de incontestável superioridade técnica sentados no banco vendo o time perder pontos e sendo eliminado de mais uma competição internacional é caso de retirar do armário o chapéu de burro pro treineiro Zé Ricardo.
Quando não tenho dúvida de que até eu faria melhor na escalação e na substituição, é porque a coisa tá feia pro lado do Zé. Não tenho a menor paciência com gente burra e suas burrices.
E como todos sabemos, a definição de “burrice” é insistir na mesma ação e esperar resultado diferente – não por acaso, é também a definição de loucura.
O bom mocismo exacerbado dele já começou a provocar a minha muito conhecida e significativa ânsia de vômito e eu costumo confiar na sua mensagem.
Qualquer estudante de psicologia sabe (ou deveria saber) que personalidades muito “certinhas” têm pouca margem de criatividade fora da caixa.
Por coerência, não são ousados.
O estranho é que quando ele colocou a formação mais desejada do Brasil (Cuellar, Arão, Diego, Macuello e Patrick) o time fluiu que foi uma beleza, todo mundo viu, encantou torcida e imprensa e aí ele volta atrás e faz a merda que fez?
Só por convicção em uma esquema que obviamente não tá funcionando?
Nesse caso, definitivamente, faltam provas.
srnp&a
Grande irmão Rasiko, saudações… Já um certo tempo venho dizendo que o Zé é o típico jogador de “buraco” que tem uma canastra real em mãos mas não sabe o que fazer com as cartas…fica se contentando em arriar na mesa “trincas” correndo o risco do adversário bater e jogar ele no buraco (afinal é esse o nome do jogo)… Cansaço virou desculpa repetitiva mas o que vi contra o Palestino cheirou a entregacao… enquanto que a desculpa da torcida agora é o tal “perrengue”… Até quando?
elvis, já escaalei este mesmo time aqui no RP&A.
Não somos nós os inteligentes.
Como você mesmo disse, 99% da massa rubro -negra.
Rasiko, meu grande amigo!!! Venho falando isso a duas décadas, cada vez mais alto: só cú explica a escalação do arcanjo e de Márcio Araújo (tem que falar o nome do cabra inteiro, soletrar direito e colocar acento agudo, MÁRCIO ARAÚ JO) , em detrimento de quem quer que seja, porque como você disse eles jogam um futebol que “só não é risível porque não tem graça nenhuma”!!
Esse Zé Ruela é bom trenero de treino tático, mas as explicações dele são iguais a do Parreira, pai desse filho da puta, em 2006 quando vem explicar o porque desses 3 merdas ainda estarem jogando (e jogando fora todos, TODOS OS PRIMEIROS 45 minutos de jogo. Depois não sabem porque o time cansa tanto, a parte da Stella). Colocou o time certo em campo e depois tirou, e ontem nem no segundo tempo ele colocou o Mancuello, que já deu sinais de desmotivação no jogo da Palestina!!!
LEMBREM-SE DO JAÍTON!!!!!!
Saudações Rubro Nigérrimas
Elvis não morreu…
Muito bom o seu comentário, assim como o do Rasiko, só divirjo do seu na escalação do Pará, prefiro o Rodinei, que com ritmo de jogo é um dos melhores laterais direitos do futebol brasileiro, do Vaz na defesa, prefiro o garoto Leo Duarte com o Rever que ia lhe passar muita experiência e cobertura e o Guerrero, que já deu, prefiro o Viseu…
Mas, o Allambik foi demais, vou usar daqui prá frente, he, he, he…
Abração, SRN!!!
Valeu, Gilberto!
Mas não consigo mais visualizar meu comentário. Não sei o que houve.
arthur,
outro dia escrevi que queria logo a liderança pra acabar com esse sofrimento.
mas vejo que vc tem razão,tem que ser no perrengue,se não ,não é flamengo.
vamos ganhar essa parada,no perrengue,no sufoco .
SRN !!!
Enfim, um comentário mais sóbrio do Muhlenberg, será que está começando a cair a ficha?
Não ganhamos nada, fomos eliminados em todas as competições em 2016, só agora no segundo semestre e após a entrada do Diego é que começamos a esboçar algum futebol, mesmo assim com um time com pernas-de-pau em algumas posições e um treinador iniciante e teimoso, que insiste em peças medíocres e que nunca deram certo…
Vamos continuar apoiando, mas, milagres são difíceis de acontecer, principalmente quando o treineiro insiste em adaptar os jogadores em um esquema de jogo ao invés de escalar os melhores e adotar o melhor esquema com eles ou será que ele escala mesmo os piores para quando substituir poder aparecer como estrategista?
Se o elenco é bom, e é, não tem motivos no mundo para ele ficar dando oportunidades aos que já foram mais que testados sem resultados como Gabriel, Cirino, Éverton, Caramujo, Guerrero, etc, em detrimento de outros que entram dão conta do recado e saem de novo para ficar na reserva perdendo ritmo de jogo!!!
Time com pernas-de-pau como titulares não encaixam, não adianta forçar, engana por um tempo, mas, depois cai de produção novamente, é muito pesado levar companheiros nas costas, não é competitivo ficar acudindo companheiros sem recursos e que entregam o jogo e erram á toda hora, é cansativo e estressante!!!
Não inventa Zé, coloca os melhores para jogar, adota logo o 4-4-2 e muda o mínimo possível senão vamos perder mais uma competição!!!
Faltam 10 jogos ainda, dá para voltar a subir de produção, mas, mexe direito no time cara, o Caramujo é muito fraco, o Vaz também, é só chutão prá frente, ligação direta á essa altura do campeonato não dá!!!
Gabriel, Cirino, Fernandinho, Guerrero pelo amor de Deus!!!
Rodinei é melhor do que Pará!!!
Damião é melhor que Guerrero!!!
Até o Viseu substitui bem o Guerrero!!!
Tudo bem que você é que é o treinador, vive o dia-a-dia com essa turma, mas, o que a torcida está vendo nos jogos é que as citadas peças são lambança em cima de lambança e você tem no elenco as soluções, o elenco do Flamengo nesse ano não é fraco!!!
BARCAÇA JÁ EM 2017!!!
SRN!!!
Perfeito, nem um adendo!! Como diz meu Mestre: Com o Relator!!!
Saudações Rubro Nigérrimas
Gabriel, Diego, Guerrero e Ewerton não entraram em campo hoje. Nosso ilustre técnico demorou a mexer. Alan Patrick, Mancuello e Fernandinho estão pedindo passagem para o titular. Estranho, mas diante das circunstâncias do jogo, o empate foi bom. Agora iremos exercer nosso direito de secar o Palmeiras. Dá-lhe Santinha!!! Srn