É muito chato toda hora ter que lembrar que o futebol, conforme o conhecemos, não tem sido praticado no país desde março de 2020 por causa da pandemia de coronavirus. É chato, mas necessário, porque vagabundo continua a desafiar a morte achando que o covid-19 é bagunça. Assim como tem gente que não consegue enxergar mal nenhum que os campeonatos de futebol continuem a ser disputados enquanto todo dia tá morrendo gente de montão.
Nem adianta argumentar, mas se o futebol não faz mal nenhum à saúde pública, não contribui para a disseminação da doença e não dá palco para idiotas praticarem o negacionismo em público por que réveillon, churrascos, chopadas, festchenhas e furdunços em geral fariam? Libera logo tudo, os malandro muito machos que quiserem enfrentar o vírus e morrer não devem ter seu direito cerceado, assim como o dos otários e maricas que preferirem não trocar perdigotos ou nadarem em volta de um cagalhão na praia. Vale a Lei de Muricy, cada um cuida de si. Cada um no seu quadrado, quem ficar vivo por último ganha.
Há mais ou menos um ano minha grande preocupação na vida era me organizar financeiramente para não ser pego novamente de calças curtas na hora em que o Flamengo tivesse que jogar as quartas ou as semis da Libertadores 2020 em territórios hostis antes da nossa participação no desfecho quase certo da competição já marcado pro Maracanã. Vanitas vanitatum et omnia vanitas.
Uma preocupação que retrospectivamente, diante de tudo que aconteceu no planeta nos últimos 12 meses, se mostraria mesquinha e ligeiramente idiota, mas que serve para ilustrar o tamanho do tombo que o Flamengo proporcionou ao mulambo médio. Ao menos àqueles mulambos médios que como eu não botaram fé no provérbio iídiche “Mann Tracht, Un Gott Lacht” (Humanos fazem planos e Deus ri.).
Não é difícil imaginar O Cara rindo lá da gente desde o ano passado. Desde que o vírus brotou e Jesus deu linha que o Mengão vem ladeira abaixo. A realidade em janeiro de 2021 é o Flamengo se agarrando aos escassos fios de cabelo da entidade mística Chance Matemática pra ver se consegue pelo menos a mixaria de ser octacampeão do Brasileiro, que todos sabem ser mera obrigação.
Posto que o cumprimento de tal obrigação já não depende apenas do Flamengo, nós torcedores podemos ao menos nos tranquilizar sabendo que a questão do Octa já não está mais circunscrita ao limitado e excessivamente cartesiano campo do desempenho esportivo, sendo agora matéria a ser decidida exclusivamente pelos desejos e desígnios dos deuses travessos que regem o futebol, ou mesmo do Deus chefe, se é que Ele tem tempo pra essas miudezas em tempos de pandemia.
A dor de barriga vem mais do céu do que daquilo que se ingeriu e do mesmo jeito que o Flamengo andou flatulando quando não podia (castigo por supostas más ações?) os paraguaio temporariamente à nossa frente na tabela podem peidar também. Se não for com a ajuda dos amiguinhos o Flamengo não será campeão, mas é importante ressaltar, que o Flamengo tem que ajudar os outros a o ajudarem.
E não dá pra considerar o futebol apresentado pelo time nas suas últimas aparições no Brasileiro como uma ajuda efetiva. Estamos na briga ainda porque o nível do campeonato é excessivamente rasteiro, mas em CNTP o Flamengo tem jogado futebol pra Sul americana, no máximo. Pode ser que melhore, mas pode ser também que piore. Essa dialética que fode com tudo.
Veja o caso do Diego Alves, uma novela do caralho pra renovar, debate público, troca de acusações, facadas nas costas e o escambau. Renovou, acertou um cacau responsa, todos felizes. Aí Diego Alves, demonstrando um apurado senso de oportunidade, se contunde e não joga mais o Brasileiro. Na hora da onça se hidratar vamos de Hugo, César e torcer pra nego não chutar no nosso gol. Pelo menos Diego Alves não toma mais gol bobo nesse campeonato.
Apesar da positividade natural do rubro-negro andar vendendo a ideia de que a tabela nos é favorável, na dúzia de jogos que ainda nos restam não tem nenhuma moleza. No monte de time ruim que vamos enfrentar encontram-se os recalcados com sacodes recentes, os empolgados com a ilusão do título, os desesperados pra não cair, inimigos figadais e uns cinco clássicos. Isto é, muito nego pra dar rasteira e poucos a fim de cair.
Mas nada de desespero, pelos mesmos motivos místicos que nos indicam que não devemos fazer planos é de bom tom segurar a onda nas previsões também. Com a tragédia que se abateu sobre o Ninho do Urubu logo nos primeiros dias de 2019 não foram poucos os rubro-negros que declararam que aquele que se revelaria o Ano Mágico estava definitivamente perdido. 2020 foi um cu em obras, verdade, mas o bagulho só acaba quando termina e o Flamengo é habituado a vencer páreos importantes no fotochart.
A torcida segue confiante, tenho fé que para a maior parte dela só uma coisa é mais importante do que o Flamengo conquistar o Octa Brasileiro: que todos nós possamos estar vivos e com saúde pra comemorar esse título e os próximos. Por isso faço um apelo na boinha, se cuidem, caralho. Só assim vai ser possível cuidar dos outros.
Mengão Sempre
Uma outra coisa que constato: Jovens da base, kd? O que entra de vez em quando no meio nao me convence. Natan é afastado pelo Ceni. Ramon joga no sub, e nos com o idoso e o René. Cade laterais, zagueiros e pelo menos volantes?
Eh so o Ceni que barra – ou eles nao tem qualidade suficiente?
Como o famoso sobrinho do Rameau, sem ser famoso e tb nao sobrinho de alguem (vivo), dialogando comigo.
Joguim foi fraquim, mas o que vale até o final do Brao é somente a vitoria. O que nao esconde que nao estamos melhorando em nada.
A defese de novo deu 2 chances enormes.
Bem o idoso do lado esquerdo deveria sentar-se no banco e respirar. E se vacinar. René nao é bom, nao sabe defender tb, mas é mais rapido e aguenta mais. Isso conta.
Nao adianta ir com GH como torre, para usar-se do tamanho tem que saber se colocar no lugar certo. nao sabe. Entao Natan.
O chileno poderia sentar ao lado do idoso. Mas nao temos reserva.
No meio é Diego e mais alguns outros. O UNICO do time que tem raça, parece querer ganhar e que joga vertical. O resto é, no momento, o resto.
Ao seu lado Arao para ter alguma defesa.
Eu entraria com Pedro, Gabi e BH.
Ou seja, ER banco, Arrasca o terceiro do meio campo.
Como nao tem ninguem pra reclamar, fica essa a escalaçao.
E teremos que tomar cuidado para nao so o brao acabar de vez, em caso de derrota, mas para nao levar uma goleada.
Entrando com o idoso e o chileno periga exatamente isso acontecer.
SRN para mim mesmo!
Aqui todo mundo perdeu o saco. To falando sozinho. Daqui a pouco vou dialogar comigo mesmo. Falando nas minhas barbas…
Tenho idade pra isso, entao … so nao tenho barba. Mas perai, isso cresce rapido.
Taota.
SRN para o vazio do mundo virtual !
Otimos resultados brasileiros !
Santos e Palmeiras – quem diria…
E o Curintia goleando o nosso carrasco.
Tem algo muito, mas muito errado, nesse nosso time.
Se nao tiver alguém esbravejando na linha lateral, eles parecem nao funcionar – que bando de trouxas.
O Arrasca ja faz UM ano que esta fora de forma. Pensei que era devido a contusão. La em janeiro ou algo assim de 20. Mas que nada.
ER depois do jogo com a seleção desapareceu e ninguém sabe por onde anda. Tb são meses.
BH ficou minimamente melhor, mas so imperceptivelmente.
Gabi, nome de menininha, tive por aqui uma namoradinha que se chamava Gabi, na terceira série, o Gabi homem chuta pra tudo que é lado, parecendo mangueira doida.
Pedro que estava numa forma 100% – colocaram no banco até ele tomar razão e baixar para o nível dos outros.
Gérson teve uma alta num certo momento, ai tomou um susto que estava indo para o caminho de ter que levar o time nas costas – e parou com a frescura de jogar bem. Trota para aqui e para ali, dribla e segura a merda de uma bola até eu dizer chega e ir fazer um café. O cara é jovem, tem 22, 23 anos e nao consegue, desde 2019 (!) jogar 90 minutos em alto ritmo.
Fora disso – acho que deve-se sim controlar a poha de cha que esses moleques tomam ante dos jogos: entram ja dormindo e nao tem quantidade de gol dos outros que os faz acordar.
Chatissimo. E, claro, sem mudança de técnico vamos entrar de novo num ano chato pra karai.
Essas baratas nao vao acordar por si mesmas.
Nunca.
Mesmo assim – Fla forever !
Enquanto o futebol do Flamengo não for dirigido com competência, seja pelo departamento de futebol, seja pelo treinador;
Enquanto os jogadores estiverem passeando em campo;
Enquanto “CENI, O BREVE” estiver assoviando e com a mão no bolso (!);
Urubu Rei vai voar de volta para seu penhasco e descansar…
Saúde para todos !!..
LISTA:
– um goleiro
-dois laterais
– um zagueiro central, xerifao
-um ou 2 volantes/meias com carateres fortes que poderiam ser capitoes
SAIR
Vitinho
Michael
Filipe
Cesar
GH
Léo
se bobear, Isla e Joao Lucas e Rodrigo Muniz
Esse time nao tem cacife para enfrentar situaçoes dificeis. Faltam os culhoes.
Tem que comprar uma duzia de culhoes.
Acabaou. 0x2. 2 chutes a gol.
Nao concordo que a torcida é que é o que falta para esse time. Claro que ajuda, e muito. Principalmente num Flamengo.
Masssss é inadmissivel esse pessoalzinho entrar em campo sem se arrebentar. Ficar que nem um time de velhos andando em campo.
Levar 60 minutos para começar a jogar?
O Ceni desfigurar tudo o que pode?
Os jogadores perderem toda e qq confiança por cause de algo interno?
O Hugo é uma sombra, o Pedro que estava muito bem, se igualou aos outros – etc – culpa do tecnico e de ninguem outro.
Ceni fora e nada menos.
Cuidado com a Libertadores.
Fora com esse e fora com aquele, karai !
Queria tanto ser monge …. budamerda, nao da.
SRN
Infelizmente, nao consigo ser monge, nem um budista, menos ainda cristao.
E tenho, contra toda evidencia, uma força chamada esperança (ou burrice, tolice, idiotice, babaquice, velhice) que nao quer desistir desse time e de seus horrores de 2020 (poxa, pessoal, o ano mudou! Joguem como em ano impar, pf!) – uma força que acredita sim que eles vao enfim encontrar a avenida que leva pra casa.
Nao tem jeito – sofrer é a sina. (tem algo de cristao nisso dai, torcer pro Mengao….)
SRN sobre tudo
Pelo menos esse time me fez um benefício: não me estressa mais. Assisto os jogos com um distanciamento de monge tibetano, dispensei o Rivotril e meu velho Teacher envelhecido em 12 minutos no supermercado está cheio de teia de aranha. A velha teoria, de onde não se espera daí mesmo é que não vem porra nenhuma. Vendo o Flamengo jogar(?) e as vociferações do nosso Ceni, também conhecido por “esse cara é chato pra caralho” ( Milton Leite)me lembrei do José Maria Scassa, velho jornalista rubro-negro que fazia parte da saudosa Grande resenha Facit, entre Nelson Rodrigues, João Saldanha, Armando Nogueira e outros grandes da época, nada a ver com esses babacas que andam hoje por aí. Dizia a lenda na ocasião que o Botafogo saía direto da boate para o Maracanã a fim de garantir o bicho do Manguinha, os botafoguenses que naquele tempo não choravam e ganhavam jogos,derrotavam o Mengão um jogo atrás do outro. Não adiantava os treinos exaustivos, concentração de campo nazista, éramos solenemente enrabados, daí a frase do Scassa que ficou gravada na minha mente: “por que o Flamengo não se concentra numa boate?”É válida a adaptação: Ceni, o chato, por que você não para de treinar tanto e deixa os caras jogarem? Porra, parece que os caras treinam tanto ( “treino é treino e jogo é jogo” – Didi) que se esquecem de jogar. Aí fica o conselho, aliás, Ceni, o chato, parece que não precisa de conselhos: ele erra sozinho.
Depois de mais um VEXAME, vou dar um tempo.
Desânimo total.
Uma só coisa me envaidece.
Desde o início do ano venho criticando o time, normalmente com apresentações péssimas, como, por exemplo, na limiar da pandemia, aquela vitória ridícula contra a ridícula Portuguesa.
Só não viu quem não quis.
Em concordância com o Murtinho, cheguei a admitir que a falta de público gerou um novo e diferente esporte, bem parecido com o futebol.
Além do mais, nunca tive a menor dúvida.
O vice-campeão mundial de 2019 era e é infinitamente inferior ao grande campeão de 1981.
Tenho a imprensão que, como é normal com o passar dos anos, os novos torcedores, em sua esmagadora maioria, não viram sequer uma atuação de Zico & Cia.
Assim sendo, estão perdoados pela heresia da comparação.
Quem tiver paciência – acabo tendo, também – que continue na torcida para disputarmos a Libertadores deste ano.
É o que resta.
Aborrecidíssimas SRN
FLAMENGO SEMPRE
meu caro amigo,carlos moraes.
eu fui um dos que compararam o time de 81 com o atual,digo mais…via nesse atual campeão da libertadores , algumas peças melhores que 81….
por exemplo…
a zaga com rodrigo caio e pablo mari é na minha opinião melhor que a de 81.
nas laterais o time de 81 dá uma lavada no de 19.
meio de campo vantagem pro de 81,no ataque acho o atual muito melhor do que o de 81.
SRN !
PS-não se afaste desse espaço,sua presença é super especial.
Meu caro Chacal, com sincero respeito, das duas, uma: ou você é bem mais jovem e viu o time de 81 com olhos ainda inexperientes ou é herético por natureza. Dizer que uma zaga capitaneada pelo soberbo Mozer acompanhada por um Marinho que apavorava os adversários quando resolvia partir pro ataque é inferior aos apenas “bons jogadores” RCaio e PMarí (entre as piores contratações eurpeias do ano) é heresia pura – lembrando que Mozer raramente fazia falta enquanto RCaio é useiro e vezeiro no quesito. No ataque não há discussão possível – Tita, Nunes e Lico não deixam margem pra discussão ou debate, tanto faz (são diferentes, mas o objetivo é o mesmo).
srn p&a
em 81 tinha 19 anos,acho que já dava pra perceber o que era futebol.
na minha opinião pablo mari colocava o marinho no bolso,já o mozer era sim melhor que rodrigo caio,mas se fosse escolher uma dupla,eu sou mais a de 2019.
no ataque,lico era um joelinho de vidro e veio pro mengão se não me engano com 31,na época bem velinho.
o tita querendo ser o 10 da Gavea,sempre arrumando confusão foi parar no vice.
nunes depois do flamengo foi parar na venezuela,realmente não dá para comparar.
SRN !
Em anteriores comentários postados aqui no RP&A, eu previ que até o dia 06 de janeiro de 2021, o Flamengo assumiria a ponta do campeonato. Errei porque não contava com o adiamento da partida contra o Grêmio, com o empate contra o Fortaleza e a derrota contra o Fluminense. Dos nove pontos das minhas contas, conquistamos somente um.
Também previ, no meio do ano passado, que a “gripezinha” mataria 200 mil brasileiros até o fim do ano de 2020. Errei por apenas 7 dias.
Agora, vou seguir o conselho do Arthur: não faço mais planos, ao menos para o Flamengo.
Estamos em 4º lugar na tabela, atrás de São Paulo, Internacional e Atlético-MG, como Grêmio a apenas um ponto atrás da gente. Pelo andar da carruagem, podemos até não nos classificarmos para a Libertadores.
Creio que a Copa Sul-Americana estará de bom tamanho para esse time sem vergonha.
Ao estilo Carlos Moraes, lacônicas SRN!
carissimo amigo,aureo rocha.
restam 11 rodadas e te digo que o flamengo ganha todos os seus jogos.
pode me cobrar depois.
SRN !
caralho o time perdeu do ceará…
Qualquer técnico que cometa a insanidade de deixar um jogador raro como o Pedro no banco merece demissão imediata. Gabigol não chega aos pés dele, em nenhum quesito.
SRN
Nao vou me alongar sobre os sentimentos que tive as 4 da manha, ontem.
Seja como for, me lembrei do que os jogadores diziam, no inicio da época JJ: ” O cara pede coisas esquisitas, nos faz treinar elas – e não é que dao certo em campo!”
Acho que tem muito disso, desde o inicio do trabalho do Dome – a coisa nao da certo.
E corta assim o barato de todo mundo.
Todos perdem a confiança, a esperança e finalmente perdem o jogo.
Ontem foi exemplar.
Ontem – 1 minuto jogado, o gol estava claro, certo e ja manjado, feito. Nao foi. Logo Gabriel pra perder…
Tambem nao foi no cabeceio do Caio.
So essas 2 chances concretizadas e o jogo teria – provavelmente – sido um outro.
Ou seja – nao é que falta muito, faltam mais experiencias de sucesso, talvez até aquela sorte, que faz a bola entrar de qq jeito.
Eu acho que isso é UM dos pontos que nos levam a esse inferno que é assistir jogo do Mengao.
Agora – a defesa nao melhorou em nada.
Os laterais são um coisa triste de ver defendendo. O Filipe então …. como que um experiente Ceni deixa o cara em campo até o fim, visivelmente acabado? As vezes fez o papel de ULTIMO homem! Va provocar a sorte tb num outro lado, karai!
O passe fatal foi o resultado de um jogador que nao tinha mais cabeça fria, de tao acabado em campo.
Nao ha razao mais, nenhuma, para nao entrarmos com Gabriel e Pedro juntos. Para isso teria que sair um do meio. Arrasca ou ER.
Temos que entrar com um meio mais duro. Gerson e Diego e Arao. E mais um. E que nao seja Filipe. Atras, somente 3, centrais, se possível.
Tem que mudar algo fundamental nesse time para que aconteça algo – desse jeito que esta é que nao vai mudar mais nada até o final do campeonato.
Tem uma coisa que tb teria que se observar, em futuras contrataçoes:
Estamos sem chefe, ou chefes. Na hora do pega nao tem ninguém que leva o time nas costas e que faz o pessoal arregaçar as mangas.
Temos um monte de acanhados, resmungadores: Filipe, Arrasca, ER, Arao, o chileno, Hugo, BH.
Temos o homens-bomba, os que explodem terroristicamente, de repente: Gérson, Gabriel.
Uns que nao sei onde colocar: Natan, Caio.
Nesses todos nao ha UM que seja verdadeiramente um xerifão. Tem uns que pensam que sao, mas nao sao.
Aqui temos uma falta enorme de um ou 2 jogadores com caráter forte, sem ser explosivos e que conseguem segurar um time junto.
Acho que o Diego é o que mais se aproxima disso. Infelizmente, perdeu espaço e nao pode mais falar nadim de nada pra ninguém.
Temos que contratar jogadores meias de preferencia, ou zagueiros centrais, com essa caracteristica.
Esse jogo foi a segunda bola que perdemos, que jogamos fora. Depois do Fortaleza, essa virada ridícula.
Nao sobram muitas. Mas, se o Ceni nao mudar algo essencial, nao vai dar. Ele vai ter que mexer de verdade, nao essas brincadeiras sem jeito que esta fazendo.
Mexer de verdade. Pelo menos em um jogo, para ver no que poderia dar.
E nao vai ser tirando o Natan que isso possa ser considerado „mexer“, que fique claro.
SRN
Arrascaeta disse a verdade definitiva: esse time não merece ser campeão.
sobre a pandemia….
acabei de chegar de bonito MS,nenhum local usa mascára naquele lugar paradisiaco.
SRN !
E essa constatação diz o que?
que tá todo mundo cagando e andando !
seja no rio de janeiro ou qualquer lugar…
pq o que vejo ,são pessoas falando que no rio de janeiro é a maior zona.
SRN !
Nenhum plano, apenas o octa e o enea na minha mesa este ano de 2021. Qualquer coisa usamos o asterisco.
Artur, você está coberto de razão, e é louvável a sua coerência em repudiar toda esse pantomima que montaram aí nesse grotesco campeonato e que chamam futebol.Agora, o que estarrece e preocupa é a alienação reinante, a atitude suicida que tomou conta desse povo, quanto mais porrada leva, mais o núcleo duro dos bovinos cresce, coisa de masoquismo que Freud nenhum pode dar jeito. Está morrendo gente que nem mosca, e as pessoas quais zumbis caminhando para a sepultura, parece que o atual sonho de consumo dos poderosos é encher o Maracanã de esqueletos, enquanto não ouvirem os chocalhar de ossos em macabra imitação de palmas eles não sossegam. Falar de futebol numa altura dessas parece cumplicidade com a sandice reinante. Tem gente que chegou a brilhante conclusão: a pandemia está matando muitos famosos, muitos figurões, e esfregam a mão sadicamente, raciocínio tortuoso, já se vê, se algo anda acontecendo em cifras alarmantes com a minoria de diferenciados, quantos milhões da plebe rude não estão morrendo?Eles acham que só os dos holofotes é que estão morrendo. Onipotência é isso aí. Estão tão embotados que nem esse raciocínio rudimentar os demove da tétrica caminhada. Os que podem dar festa estão festejando o tempo todo, com máscara, sem máscara, talvez usando o álcool gel pra uma mais fácil penetração mútua. A resposta é simples e democraticamente correta, o dinheiro é meu, e faço dele o uso que quiser, não obrigo ninguém a frequentar minhas festas. É só perguntar ao Neymar. Como já disso o Chico, a coisa aqui tá preta.
Com exceção da máscara pendurada no pescoço, só colocada pra entrar nos supermercados, pouco mudou na minha rotina que faz um bom tempo já venho praticando e que se acentuou nesse local paradisíaco com seu belíssimo visual de montanha e clima beirando à perfeição onde passei a viver desde setembro de 2019. Por aqui, com apenas meia dúzia de infectados e nenhuma morte, só observo o significado do Flamengo na minha vida sem me envolver emocionalmente. Se ganha, ótimo; se perde (ou empata, o que dá quase no mesmo), fecho a janela do futebol e abro a do Netflix. Entretenimento por entretenimento, escolho o que me dá prazer e não desgaste.
Meu curso Recriando Sua Vida, com vários prêmios e referências nacionais e internacionais, completa 30 anos neste 2021 e nele recomendo o que NÃO pratico: planos, metas, objetivos, todos explicitados em agendas detalhadas com prazo de manifestação determinado pelo próprio sujeito. Deus não tem nada com isso, assim como Papai Noel não entra pela chaminé e, milagrosamente, chega limpinho no solo e coloca presentes na árvore de Natal, o Coelhinho da Páscoa não põe ovos no ninho e a democracia é a falácia mais descarada de todos os séculos, seculorum, amém. Como disse o maior sábio do século 20, “Deus é muito mais um problema do que uma solução”. Bem, basta ver a carnificina histórica praticada em nome dele para que qualquer discussão se encerre. Por outro lado, o ateu alimenta uma polêmica que não deveria existir se alguns neurônios a mais fossem exercitados não fosse a preguiça mental, incapaz de questionar, característica da zona de conforto. A crença é, por definição, o testemunho do não saber. Quem crê, não sabe; quem sabe, não crê. E só sabe quem é a prova viva do que afirma, mesmo que não consiga explicar racionalmente, que é o que acontece na quase totalidade das vezes
Porque, apesar da inegável paixão pelo Flamengo, não permito que o emocional seja abalado? Porque não posso colocar minha limitada energia física e mental dependente da disposição de jogadores fundamentais como Éverton Ribeiro e Arrascaeta decidirem quando vão jogar o excelente futebol para o qual foram contratados e pelo qual são regiamente pagos; o mesmo argumento se aplica aos pitis infantis e irresponsáveis do Gabriel Barbosa, a lenta entrega do que é devido à Nação de um dos jogadores mais rápidos do planeta, Bruno Henrique, aos previsíveis apagões do Arão, à incompetência do Ceni em enxergar o óbvio como, p.ex., Renê em vez de Ramon, e por aí vai.
E porque, pessoalmente, não faço planos mas recomendo fazer? Porque já sei, por experiência própria, quando a crença deixa de existir substituída pela prova factual, que a única maneira de se atingir um objetivo é se perguntar: Se não atingir esse objetivo, minha vida fica sem sentido (ou como disse Rainer Maria Rilke em “Cartas a um jovem poeta”, “Se você não escrever poesia, você morre’? Em caso afirmativo, não há tempo de espera, a energia é tão forte, concentrada e poderosa que a manifestação é instantânea; em caso negativo, o objetivo não passa de um desejo superficial motivado por demandas casuais, normalmente frutos de vazios existenciais quando ego toma conta. E porque, então, a recomendação? Porque não se chega a esta compreensão pela teoria, mas pela prática constante e persistente através da identificação e desconstrução das diversas camadas de condicionamentos culturais limitantes que impedem a percepção do que somos em essência, onde está o verdadeiro e indestrutível poder pessoal, e não na periferia, onde somos facilmente manipulados e controlados.
O verdadeiro, genuíno e autêntico Flamengo está no centro, representado pela sua torcida que forma uma Nação, a Maior e mais Poderosa do planeta futebol. Infelizmente, até hoje, mesmo passados 125 anos, ela ainda não reconhece esse extraordinário Poder, que poderia e deveria influenciar não só as gestões do clube, como as dos adversários e das federações se colocando como autoridade máxima. É utopia? Porque não? “O homem sensato adapta-se ao mundo. O homem insensato insiste em adaptar o mundo a ele. Sendo assim, qualquer progresso depende do homem insensato.” George Bernard Shaw
Cara, q texto fantástico.
Aplausos sem fim, mas com a meta (plano) de fazer voce escrever mais coisas do genero! Perfeito !
Se cuide vc tb, Arthur!
Dizem que o Lennon disse: Vida é aquilo que acontece, quando vc parou de planejar.
A citação alemã, me desculpe, mas vivo nessa terrinha na qual se fala a língua, não é bem assim como vc escreveu. Deixa eu colocar ela mais corretamente, embora sem uso, , ja que ninguém vai entender mesmo …
Der Mensch denkt und Gott lacht (o ser humano pensa e deus ri)
Menschen machen Pläne und Gott lacht (o ser humano faz planos e deus etc)
Man (quer dizer “a gente”, nao é Mann, que seria o homem, o ser humano) plant, Gott lacht.
Wo der Mensch ohne Gott plant, da lacht Gott. (onde o ser humano pensa sem incluir deus, esse ri)
Enfim, tudo aponta pro mesmo buraco – para aquele que o querido John apontou.
Tem deus demais pro meu gosto nessa jogada. Eh um cara que adora nos ver sofrendo. Principalmente se for flamenguista. Deve ter ficado puto em 19 e deu o troca em 20/21.
Uma coisa é certa – deus nao é flamenguista.
SRN
Continuei pesquisando o ditado e encontrei esse que vc colocou! Quem diria! Nunca tinha ouvido e para isso existe uma razão: O ditado faz parte de ditados e palavras alemas que entraram no vocabulário hebraico. Parece que sobrevireram la e nao mais no cotidiano “cristão”.
O verbo “trachten” é que faz a diferença. “Trachten” quer dizer ter a intenção disso ou daquilo, perseguir isso ou aquilo. Virou um verbo muito pouco usado oralmente. Se encontra em livros mais antigos. interessante isso.
Ou seja, desculpa pela audácia de corrigir o que nao teria que ter sido corrigido!
SRN
Se cuide vc tb, Arthur!
Dizem que o Lennon disse: Vida é aquilo que acontece, quando vc parou de planejar.
A citação alemã, me desculpe, mas vivo nessa terrinha na qual se fala a língua, não é bem assim como vc escreveu. Deixa eu colocar ela mais corretamente, embora sem uso, , ja que ninguém vai entender mesmo …
Der Mensch denkt und Gott lacht
Menschen machen Pläne und Gott lacht
Man (quer dizer “a gente” nao é Mann, que seria o homem, o ser humano) plant, Gott lacht.
Wo der Mensch ohne Gott plant, da lacht Gott.
Enfim, tudo
essa saiu por engano – pode tirar, Arthur. Obrigado.