O Campeonato Brasileiro terminou xoxo, a fanfarra dos vencedores, classificados e sobreviventes ficou naturalmente abafada pelo baixo astral reinante no país do futebol. E para o Flamengo 2016 ia acabar do mesmo jeito se não fosse a tão sonhada, esperada e cobrada inauguração à vera do Ninho do Urubu. Hosana!, o Flamengo finalmente tem um CT do seu tamanho.
A inauguração do CT, que para os menos espiritualizados podia parecer apenas uma reles festinha para a entrega de uma obra que estava 32 anos atrasada, foi na verdade a rara oportunidade que uns poucos tiveram de presenciar, em tempo real e na mais seleta das companhias, a um evento divisor de águas na história do Flamengo. Foi como assistir à reunião do Ground Commitee no Fluminense em 1911, quando Alberto Borgerth se levantou daquela mesa estranha com gente esquisita e marchou, seguido apenas pelos melhores, para nossa sede, no 22 da Praia do Flamengo.
Não é exagero. Foi como estar na Gávea em 28 de setembro de 1967 e ver aquele moleque magrinho trazido de Quintino pelo Celso Garcia entrar para treinar no time dos garotos maiores da escolinha treinada pelo Modesto Bria. A entrega do Ninho do Urubu aos craques do Flamengo se alinha àqueles momentos seminais da história rubro-negra sobre os quais os pósteros dirão: – Depois disso nada foi como antes.
Agora, a estrutura oferecida aos nossos craques não deve nada a nenhum clube do mundo. Acabou aquela parada de concentração em hotel e de treinos em meio-período, entre outras mazelas decorrentes da carência de CT. E acabou aquela desculpa de que não temos CT. Pra falar a verdade, com o nível desse CT a torcida poderá exigir, numa boa e sem com isso estar sendo intransigente ou muito ambiciosa, que o Flamengo vença 1 Carioca, 1 Brasileiro, 2 Libertadores e 2 Mundiais por ano. Eles vão ter que dar seu jeito.
É verdade que o CT demorou pra caramba a ficar pronto, mas só quando restringimos nossa visão ao curto prazo. Dentro de uma perspectiva histórica os 32 anos de construção do Ninho (que continua em expansão) são uma ninharia diante da sua importância. Vejam Notre Dame, que é uma catedral de respeito e levou 180 anos para ser entregue pelos empreiteiros ao Bispo de Paris. As obras na Catedral de Colônia, joia maior do gótico, demoraram 632 anos. E talvez você argumente que é por isso que Paris e Colônia, à exemplo do Palmeiras, não tem Mundial. Mas então o que dizer da moderna Sagrada Família, de Gaudi, há 134 anos em obras e com previsão de entrega para 2016? Barcelona tem Mundial, não tem?
De uma maneira geral a visão de curto prazo tende a encolher o Flamengo. É uma ilusão de ótica, provocada por fatores conjunturais e pelos processos psicossomáticos que utilizamos para inferir a passagem do tempo, que nos impede de conceber o verdadeiro tamanho do Flamengo. Apesar de seus 121 anos o Flamengo é apenas um menino e todos nós, no futuro, seremos classificados como os pré-históricos torcedores do Flamengo do século XX e XXI.
Aqueles malucos que com suas modestas contribuições, ingressos, camisetas I Love Fla, pulseirinhas, tijolinhos e mensalidades de sócio-torcedor, ergueram o Ninho do Urubu, a fábrica de craques que supriu o clube de títulos e glórias em seu segundo século de vida. Ir ao Ninho do Urubu foi como visitar o futuro e voltar de lá com uma enorme ansiedade pelo porvir. Se liguem nessa letra, mulambos bem vestidos, estamos apenas começando. O Flamengo nasceu de novo.
Mengão Sempre
Grande Arthur !
Você, não só é um cara espiritualizado, como também é um cara de visão !
Essa mesma visão restringida ao curto prazo, citada por você no post, é a mesma visão dos diretores anteriores, que sempre procuravam estar em consonância com a visão dos torcedores míopes, de estreita visão, e notória incapacidade de conseguir enxergar lá na frente, o que nós chamamos de Futuro, e que por terem grande dificuldade em evoluir, ainda permanecem míopes……
Essa visão sempre foi tão estreita, imediatista, que eram incapazes de levantar suas cabeças, nem que fossem para enxergar um palmo a frente de seus narizes…..andavam era de cabeça baixa mesmo, olhando para seus próprios pés, de tal forma preocupados em resolver apenas os problemas de momento, que sequer tinham um planejamento para um passo mais longo, quanto mais para uma longa escalada rumo ao do Topo de Fato……
Tudo era na base do “1 ano”, e procuravam montar o melhor time possível, naquele mesmo ano, como se time bastasse……..e como se organização, estrutura, finanças, Centro de Treinamento, salários em dia, e etc., não fossem importantes…….
” – Ora, ora, esse negócio de equacionar dívidas, pagar salários em dia, resolver pendências trabalhistas, fazer “Caixa”, construir CT, e etc…, isso dá trabalho e leva anos para organizar, eu quero é resolver o meu problema aqui e agora, contratar os “craques” que der, nem que seja na base do calote e dos salários atrasados, mas eu quero é ser campeão hoje, agora, chegar ao topo, e o resta que se foda. “…….assim pensavam os dirigentes e diretores do Flamengo, além dos míopes torcedores que ainda continuam por aí sem enxergar um palmo a frente de seus narizes…….
A cada ano, todo um trabalho tinha que recomeçar do zero, pois, tudo era na base do curto prazo…..Logo, longo prazo não existia……técnico, eram 2, 3, ou mesmo 4 técnicos a cada ano……..e ainda hoje, tem torcedor querendo limar precocemente o nosso jovem e promissor técnico, que com um time apenas razoável, fez simplesmente sua melhor campanha na era dos pontos corridos, e sem um estádio há apenas 30 minutos de ônibus, que ao longo do ano, vocês não tem ideia de como isso influência tanto físico quanto mentalmente atletas de alta performance, cuja qualquer alteração de suas rotinas, as vezes até as mais simples, com o tempo, acaba trazendo consequências para sua performances…….
O resumo da ópera, é que desta forma, chegamos ao topo uma única vez, em 2009, por mera obra do acaso…….
Só que, você até pode chegar ao topo por acaso. Mas se manter no Topo, não é por acaso que você se mantém…….tanto é que chegamos, partimos, e não voltamos mais, pelo menos até hoje, não voltamos mais…….
O Futuro, se constrói no agora. O presente é consequência de como agimos no passado…….o Flamengo só não está no Topo hoje, ainda por consequência do nosso passado de descuido e descaso com o Futuro……..
Mas para quem tem visão, e não é míope, há muito tempo e desde inicio, tem apoiado as iniciativas estruturantes e responsáveis desta nossa gestão……..claro que a paciência faz parte desse processo e projeto de um Futuro melhor, mas o poder de quem nunca se desespera, é maravilhoso, pois se mantém firme no seu propósito, mesmo que os cães ladrem enquanto a caravana passa……..
Não é qualquer erro, não é qualquer derrota, que irá nos tirar de nosso caminho. Há de se ter perseverança, pois a arte de vencer, se aprende nas derrotas……….
Por fim, coitado daquele que não é grato. Eu sou muito grato, pelo resgate do nosso Flamengo ! E ser grato, não basta ser, precisa exprimir. As palavras precisam alcançar, sem a qual a magia nunca acontecerá, e o mundo não irá conspirar…….aquele que é verdadeiramente grato por algo, imediatamente recebe suas as bençãos…….
Obrigado Bandeira de Mello. Obrigado diretoria do Flamengo e obrigado à todos aqueles que colaboraram em tornar o Flamengo um clube responsável, organizado e que se estrutura cada vez mais. Hoje não caminhamos mais ao acaso. Hoje temos um Futuro melhor.
” Até que você aceite a responsabilidade pelo seu Futuro, ou sua vida, estes são deixados ao acaso, e o acaso é caprichoso e cruel ” ( Wayne W. Dyer )
Obrigado por sua amizade, Arthur, e pelo Blog que você criou ao lado de pessoas sensacionais. 0 RPA é um espaço simplesmente sensacional !
Breve faremos um novo encontro entre confrades !
SRN
Viva, viva, viva, temos um CT. E de primeiro Mundo. Com certeza essa gestão do Bandeira de Mello, pensa grande. Não adiantava antes, fazer boas contratações, a peso de um ouro que não tínhamos, se não tínhamos estrutura, se não tínhamos CT, se não tínhamos salários em dia, e se depois também não tínhamos como manter os melhores jogadores para reforçar o time ainda mais para o ano seguinte com novas contratações, exatamente como o modelo de gestão do Bandeira de Mello está fazendo agora. Arrumando tudo antes, para que enfim, possamos ter um time à altura do Flamengo, se reforçando cada vez mais a cada ano, como vem acontecendo.
Já peço desculpas àqueles que gostam de xingar nosso presidente, mas banana de verdade são aqueles que o chamaram de banana.
SRN
Arthur vc é foda,
e eu estou muito orgulhoso mesmo do Flamengo. Os títulos já estão a caminho, o Flamengo esta montando time e estrutura pra arrebentar a boca do balão. Essse ano vamos botar pra fuder !
Parabéns ao melhor presidente da historia do Flamengo, EDUARDO BANDEIRA DE MELLO.
AQUI É FLAMENGO NA VEIA !
SRN
Os corneteiros estão murchos, porquê ?
Os Corneteiros são covardes, Pedro!
Repara como eles fogem do assunto quando o Flamengo triunfa!
Depois vêm aqui babar o ovo do Fuderosão numa falsidade que extrapola a cara-de-pau desses pusilâmines!!
Bando de safado!
SRN
Esses vídeos do youtube apresentando jogadores são a coisa mais falaciosa que existe. Ontem vi um do Márcio Araújo e me vi às gargalhadas. Porra, o cara é bom pra caralho! O melhor volante que vi jogar.
Definitivamente, a ilusão é que move o mundo.
Nobre Arthur, vou utilizar seu espaço para fazer um comentário que venho pensando há meses.
O Flamengo deveria chamar Ronaldo, Thiago Santos, Matheus Sávio, L. Paquetá e F. Vizeu no salão nobre do Ninho do Urubu, e fazer uma verdadeira apresentação dos mesmos, como novos reforços para 2017.
É sério. Como se fosse jogadores novos, recém-contratados.
Porque é realmente o que eles são para 2017. Reforços.
Imagina o impacto que este simples ato causaria na torcida e nos próprios jogadores… daria mais confiança a ambos.
Adote esta dica, amigo Arthur. Vamos que vamos.
SRN.
Sugestão aprovadíssima! Brilhante ideia! Téquinfim uma mente arejada voltada pra criação e não pra cornetagem (mea culpa, mea culpa…).
Falando em corneta, acabo de espatifar a minha. Vou dar um voto de confiança pra dupla Zé Banana, embora essa do Conca tenha me deixado de careca em pé. Depois do Carlos Eduardo e do Éderson tô convencido que essa comissão técnica tem tesão por jogador bixado. Se for medalhão então, a tara sexual não se contém. Mas como o Godinho garante (tô começando a confiar nesse cara) e parece que grana não tá sendo problema, oremos pra que ele jogue o que sabe.
Rômulo-Arão-Conca e Diego é uma baita meiúca e dá pra empolgar até os mais céticos, como eu, viciados em shows de bola dos muitos esquadrões rubro-negros ao longo de 67 anos. Me perdoem os mais jovens se tenho sido chato (com certeza) com minhas críticas, mas a diferença daqueles times, com técnica aliada à garra que sempre caracterizou o Flamengo, é simplesmente abissal e intransponível. Esse timeco que chegou em 3º lugar mostra, mais do que qualquer coisa, o baixo nível do futebol brasileiro. Nunca tinha me acontecido na vida de virar as costas prum jogo do Flamengo, principalmente em fim de campeonato com possibilidade de ser campeão. Porque, cá pra nós – e isso não é corneta, mas constatação -, esse time é muito fraco. Mesmo o Diego, não é craque. É um bom jogador, talvez o Tostão diga que é um grande jogador, e até aceito, mas craque não é. Se sobressai porque a maioria é medíocre, incluindo o Guerrero, com todo o desconto que sempre dei pra ele por ver – porque ele disse – que tá jogando fora de posição. Arão mostrou algumas qualidades no início e no fim se esparramou na mediocridade geral. Gosto do Muralha, bastante, muito melhor que o PV – o que não é mérito -, mas não acho que tenha gabarito de seleção. Se melhorar alguns fundamentos, pode chegar. Por enquanto, vai ser banco. Esse garoto da base campeão da copinha me impressionou. Aliás, os garotos da base estão me deixando muito mais esperançoso e entusiasmado dos que os que estão chegando.
Que venham os títulos, de preferência com a marca Flamengo. Jogando bonito e com garra. Futebol sem emoção não existe.
PS-QUE PUTA CT! Se emocionei rsrs. Parabéns à diretoria como um todo. Agora só falta o estádio pra Renée partir tranquila e realizada.
srnp&a
Arthur demita o estagiario arco iris que colocou uma foto chamada sem titulo 22222 e que nao aparece no celular !
QUE O NOSSO LINDO CT TRAGA MUITA SORTE E VITÓRIAS PARA O NOSSO MENGÃO.
SRN
Amigo Chacal, mais uma vez, muito obrigado.
Mais um adendo, que a moça, linda, linda (quem é?) que ilustra o post vá lá pro ninho também…pensando bem: manda ela lá pra casa, eu não sei o que vou fazer, mas sempre se tenta.
O nome dela é Claudia Cardinale!
Ela é muito bonita mesmo!
Xisto, a moça linda que ilustra o post é a de sempre: Claudia Cardinale.
Pena que não é mais tão moça (78 anos), mas o registro da beleza dela é atemporal.
Minha companheira de berçário.
Nascemos. crescemos, tivemos as primeiras sensações sempre ao mesmo tempo.
Apenas com um pequeno inconveniente – ela em Tunis e eu no Rio de Janeiro.
Sempre apaixonadas SRN
FLAMENGO SEMPPRE
PS – repare nos dentes centrais de cima, levemente separados. São inconfundíveis. As pernas, bem, as pernas deixe pra lá …
Obrigado, eu bem desconfiava,pela obsessão (louvável, diga-se) do nosso Arthur pela Cláudia Cardinale que só é superada pela do “acima de qualquer suspeita” Moro e do aprendiz Dallagnol em prender Lula, mas ela está ainda muito jovem, bem diferentes da beleza madura que o nosso Arthur costuma publicar.
Deixando a nossa ^Claudinha^ de lado, quero parabenizar o XIsto pelas suas brilhantes observações a respeito dos heróis preferidos da nossa mídia, Sérgio Batman e Dalton (nos meus bons tempos, adorei um filme sobre os irmãos Dalton, pistoleiros do mal) Robin.
^Superheróicas^ SRN
FLAMENGO SEMPRE
EXPLICAÇÂO NECESSÁRIA
Irmãos Dalton – não me refiro a esta recente bobagem trumpesca envolvendo-os com um imaginário Lucky Luke.
Fiz menção a um filme de 1940 (que assisti, obviamente, em torno dos anos 50), A Vingança dos Dalton (When the Daltons rode), com Randolph Scott e Broderick Crawford.
Western – gênero que adorava – dos bons.
Cinéfilas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – o atual xará, ^posto que^ homem da lei, não se compara aos antigos ^foras da lei^. Gelatinoso.
Concordo. Um adendo (epa, taí, gostei dessa palavra, é a segunda vez em pouco tempo que a emprgo, parece até o “posto que” do mestre Carlos Moraes): segundo Umberto Eco, a Sagrada Família de Gaudi está levando ( ou levou) esse tempo todo para ser construída, porque querem tudo que têm direito lá dentro. Pois, Arthur,no ninho nós queremos também tudo que temos direito lá dentro, o que já dura mais de 35 anos.
É isso aí, Arthur! Vamo Mengão!
Estrutura ganha campeonatos…
Já falávamos disso há mais de 4 anos. Lembro quando coloquei no antigo Urublog exatamente essa afirmação.
E que estruturar o clube é/era tão importante quanto contratar bons jogadores.
Basta lembrar que, mesmo sem a estrutura definitiva, ficamos apenas sem 1 (um) jogador fora de combate por contusão durante o ano de 2016 (Ederson). E isso ajudou muito a termos condições de lutar pelo título, mesmo jogando em permanente excursão durante o ano.
Com isso, as piadas da torcida arco-íris estão acabando em velocidade máxima.
Antes eram os salários atrasados e os processos na justiça (ACABOU A PIADA).
Falavam que o time iria brigar, de novo, contra o rebaixamento (ACABOU).
Depois falavam que o time não se mantinha no G-4 do Brasileiro (ACABOU).
Que o time não disputava títulos do Brasileirão porque não tinha elenco nem estrutura (ACABOU).
Ainda persistem as piadas em relação à falta de estádio próprio.
E a de não irmos bem em competições sul-americanas recentes, principalmente na Libertadores.
Espero, sinceramente, que essas piadas “morram” no próximo ano. E que tenhamos um 2017 com tudo que foi “prometido” em 2016. Ou seja, que a estrutura e o elenco que se formaram em 2016 deem os frutos projetados para todos nós.
Hoje já temos elenco para disputar bem todas as competições de 2017. Alguns ajustes já começaram a ser feitos e prometem grandes resultados no próximo ano. Ajustes como as saídas de Alan Patrick, Émerson Sheik e Chiquinho. A provável saída de outros jogadores menos cotados e um melhor aproveitamento dos jogadores vindos da base do clube.
Eu, honestamente, acho que alguns irão estrear tarde no time profissional. Mas, “antes tarde do que nunca”!!
Os garotos Ronaldo e Lucas Paquetá são dois nomes muito interessantes com os quais poderemos contar em 2017. Especialmente o Paquetá, que irá disputar uma competição com a seleção sub-20 e deve amadurecer muito mais no próximo ano. Algo muito semelhante ao que aconteceu com o Jorge em 2015. Jorge fez um Mundial sub-20 primoroso e tomou a posição dos “medalhões” que haviam sido contratados a pedido do “profexô”.
Ainda temos a expectativa de consolidação do Vizeu, que disputará as mesmas competições que o Paquetá, jogador que já mostrou ser “cascudo” para jogar no time principal do Flamengo. E que deve consolidar seu nome jogando pela seleção sub-20.
E ainda temos o Matheus Sávio. Jogador que não se abalou de ter sido devolvido para os juniores e fez uma excelente temporada. Tanto que estará também na seleção sub-20 do próximo ano.
Enfim, a diretoria já sabe onde precisa investir. Já trouxeram um lateral esquerdo para ser reserva ou, até mesmo, brigar por vaga com o Jorge. E, na pior das situações, substituir o nosso lateral que, aparentemente, está cotado para alguns times europeus.
Já estão atirando certo à procura de atacantes de lado de campo contundentes (que saibam fazer gol), pois essa foi a nossa principal deficiência no ano.
Portanto, iniciaremos 2017 com perspectivas muito melhores que em 2016.
Já entraremos o ano com um elenco praticamente pronto e que deverá ser melhorado com algumas peças cirurgicamente escolhidas. Além de podermos contar com um Centro de Treinamento totalmente funcional e que permitirá até mesmo o cumprimento da Pré-Temporada sem custos de deslocamento.
Além de já termos um estádio de menor porte para não precisar viajar feito loucos ao longo do ano (Ilha do Governador). E ainda estamos no páreo para assumirmos o Maracanã (que seria o tapa na cara definitivo em cima da torcida arco-íris).
Se tudo der certo, e parece que vai dar, teremos um ano excelente em termos de desempenho e conquistas. Só não dá pra sabermos quantas serão.
SRN a todos!
Excelente comentário Vagner, estrutura ganha jogo, a maioria dos times estruturados ganharam muito mais do que perderam nos últimos anos: São Paulo, Atlético/MG, Corinthians, Palmeiras, Santos, tem seus CT’S a mais tempo que o Flamengo e, por consequência, ganharam mais títulos que nós, mesmo o rebaixado Inter teve a poucos anos um Mundial Fifa, o Cruzeiro pioneiro tem 2 libertadores, por exemplo, logo um fato leva a outro, não há como não associar uma coisa a outra.
Evidente que ninguém ganha tudo o que disputa, o CT não mudará essa lógica, haverão anos excelentes, bons, ruins, péssimos, etc…futebol é assim, ainda bem, que é assim.
As instalações do Ninho do Urubu já não deixam nada a dever a nenhum CT do Brasil, tá tudo lá, hotel, restaurante, lazer, campos de futebol, centro médico, centro fisioterápico, e, ainda, será ampliado no futuro tornando-se uma Cidade do Futebol, como explicado pelo Vice de Patrimônio Alexandre Wrobel, estou com muito orgulho de estar vivenciando esse momento do Flamengo.
E ainda a quem chame nosso presidente de “banana”, vai entender. Pois bem o “banana” está mostrando que entende tudo e mais um pouco de gestão, nossa sede na Gávea nunca esteve tão bonita, tão bem cuidada, piscina reformada, ginásios reformados, museu do Flamengo, cerca de 6 mil sócios torcedores foram agraciados com iniciativas do clube, fecharemos o ano com cerca de 75 mil sócios, iniciaremos, em breve, a construção da Arena Multiuso, entrega do CT, dividas equacionadas, salários em dia, mais de 10 patrocinadores, a camisa mais valorizada do mercado brasileiro.
Creio que a partir de 2017 iniciaremos um ciclo de vitórias no futebol, é hora de começarmos a colher os frutos que plantamos e se ainda vier a administração do Maracanã, seremos, sem dúvidas, o maior dos gigantes brasileiros.
Pedindo licença a torcida do Atlético/MG: EU ACREDITO.
Letra espetacular!
Obrigado Arthur!
Falta muito pouco para dominarmos o universo, o mundo já é nosso!
O Ninho do Urubu !
Afinal, temos um título neste ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2016 !
Eufóricas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – Ninho do Urubu de um lado, Notre Dame de Paris, Catedral de Colônia, Igreja da Sagrada Família de Gaudi do outro.
Qualquer semelhança é mera coincidência.
Como de costume, texto foda! Ufanismo rubro-negro na medida certa e no momento certo!
O Fla está só começando e quando esse ninho ficar prontinho pra molecada bem vestida, aí já não sei com o que o Fla vai gastar dinheiro, pois será uma fábrica inesgotável de jogadores.
Abraços a toda a Nação e que comece a parte mais chata do ano…
De fato, ainda que eu tenha visto apenas por vídeo, as instalações parecem maravilhosas. Saúdo a diretoria que finalmente concretizou o sonho antigo e a todos nós rubro-negros que ajudamos de todas as formas. SRN!
Arthur, vendo o vídeo da FlaTV fiquei emocionado. Os alquimistas estão voltando. SRN
Agora vai!!!SRN
A único disparate nisso tudo é ter um CT bom e Márcio Araújo estragando o gramado.
E sem treinador…
Como sempre um ótimo texto. Parabéns. Que o ano que vem seja repleto de glórias ao nosso time e nossa nação.
Que a profecia se cumpra