Ultimamente tem sido extremamente difícil acompanhar os jogos do Mais Querido do Brasil. O time continua sensacional, bonito mesmo de ser ver todo engalanado com as cores e as armas do Flamengo. Mas o futebol apresentado pela rapaziada não está empolgando a torcida mais importante do Brasil. O time simplesmente não dá em bola, o jogo não flui. E vou logo avisando que não vou desperdiçar o tempo de sua visita me estendendo sobre esse ou aquele jogador.
Se o seu craque preferido ainda está no banco ou seu o seu jogador mais odiado ainda está entrando em campo pra esburacar o gramado recomendo que segure a sua onda. É evidente que ninguém melhor que o Muricy, que dá treino todo dia pros caras, para saber quem é que deve ser titular na bagaça. Não vai ser você, que se mantém à distância segura no sofazão, aferrado às suas simpatias e antipatias, que vai convencer a alguém que seilaquenzinho está em um melhor momento que sicraninho. Para com isso, deixa os caras jogarem.
Além do mais vocês já sabem que falar dos outros é assunto pros que tem mente pequena, as mentes medianas discutem eventos e as grandes mentes discutem conceitos. Por isso mesmo nem vou falar do Fla-Flu do Pacaembu, um 0x0 muito do vagabundo. Sem querer puxar o saco de vocês, mas já puxando, creio que temos diante de nós uma importante questão conceitual a debater. O Flamengo Nacional.
Por uma questão de honestidade intelectual não podemos entender o Flamengo como o único time nacional do país apenas na hora em que nos é conveniente. Na hora de receber a cota de TV, mandar jogos em Manaus, São Paulo, Cariacica e Aracaju todo mundo gosta de bater a mão no peito e exibir os estádios abarrotados de gente bem vestida. O Flamengo é mesmo uma força da natureza, um agente do desenvolvimento econômico, o traço de união que reforça a identidade de um país de dimensões continentais. Mas só quando não perde ponto pra time pequeno, o que vem se repetindo com monótona regularidade em 2016 nas mais diversas praças do país.
Nessas horas o cristal se quebra e foda-se o time nacional. O Flamengo precisa ser miúdo e jogar em sua casa, um estádio próprio de preferencia, para não abrir mão da vantagem técnica de jogar em casa. Porra, como me enfurece esse discurso. Enfurece por ser mesquinho, de visão curta, por ser um discurso vascaíno, enfim. E pior ainda são os filhotes desse discurso bacalhau; as desculpas esfarrapadas de que o time não jogou bem porque viajou. Não mete essa! E os times que jogam a Libertadores, como eles fazem? Pedem pra jogar todas em casa? Se você tem usado esse paupérrimo argumento pra fazer valer suas posições, só lamento.
Sem ufanismos, amigos, mas até os cegos conseguem enxergar que o Rio de Janeiro não mais é capaz de comportar o Flamengo. Nem mesmo quando Maracanã, Engenhão e Caio Martins estão abertos e operacionais. O Flamengo, sem qualquer exagero, não cabe mais no Rio de Janeiro. Exigir que o Flamengo restrinja suas aparições às estreitas divisas do Estado do Rio é uma falta de visão, e uma crueldade equivalente à obrigar o seu filho, que calça 37, a usar sapatos 36. Não basta ser pai, tem que participar.
E participar, para o rubro-negro de raiz, significa escolher sempre o que for melhor para o Mengão, ainda que possa estar prejudicando a seus próprios interesses. Que é exatamente o sacrifício que se pede ao torcedor rubro-negro carioca. É preciso que, enquanto agimos localmente, sendo a alma do Flamengo e estando a seu lado em qualquer situação, pensemos globalmente e entendamos, de uma vez por todas, que o Flamengo é do Brasil. Ou para ser mais exato, que o Flamengo pertence ao mundo.
O Flamengo tem coração de leão, mas a alma é de passarinho. Um passarinho muito grande para que o criemos preso à uma gaiola. Precisamos incentivar o Flamengo à abrir suas asas, conquistar o mundo e espalhar a nossa doutrina onde quer que ele vá. Altruísmo, solidariedade, generosidade, é isso que o Flamengo mais precisa receber de seus torcedores.
Não só dos torcedores cariocas, mas dos de todo o país. Para que isso aconteça é preciso que o Flamengo encare as suas caravanas rolideis com a consciência de que pertence a todo o país e que a torcida carioca, em tese a maior prejudicada com a hégira rubro-negra, abençoa e apoia esse Flamengo missionário.
Nossos 40 milhões de torcedores comprovam o fato de que é melhor ser Flamengo vendo o jogo na TV do que ser qualquer outra coisa vendo o jogo em seu estádio próprio. Só falta a gente (me incluo no bolo dos retrógrados só pra não pagar de diferentão) entender e aceitar essa realidade. Assim como cartolada, comissão técnica e jogadores tem que aprender a jogar fora, porque o Flamengo joga sempre em casa, nós, torcedores cariocas, temos que aprender a dividir o Flamengo com nossos irmãos do Mundo.
Só agindo assim seremos capazes de conquistá-lo.
Mengão Sempre
Acho mais verdade do que um Mengao interestelar, sem casa no Rio, que o time ha 20 anos nao joga porra nenhuma, perde – com raras exceçoes- tudo quanto é possivel, até para o mais minusculo adversario e nao enche estadio algum pelo BR afora. Agora mesmo foram 2000…
Em vez de corrigir isso, começando a fazer um trabalho digno do nome, a nossa “diretoria” cria desculpinhas sem fim para o que é obvio: O clube nao tem estrutura profissional e é guiado por um bando de pessimos amadores. Do time nem falo, esse é soh vergonha.
Pois acho bom se concentrarmos de novo na nossa casa, fazer dela uma casa bonito, ou seja, vitoriosa e ASSIM, depois disso tudo, partir para fora do Rio.
Quem diz preferir ver jogos pela TV so digo o seguinte: Faz tempo que essa pessoa nao ve jogo bom do seu time. Eu tb prefiro ficar no sofa, mas a razao é por se tratar DESSE Flamengo. Um que nao nos prestigia nem com vitorias grandiosas e muito menos com um futebol de encher os olhos.
O torcedor nao se engana ha muito. Nao vai aos jogos nem entra no ST.
Isso nao basta como resposta?
ESTOU EVITANDO COMENTAR QUALQUER COISA SOBRE O FLAMENGO PORQUE EU ODEIO O MURICY. ELE, DUNGA, ABEL, FELIPÃO, PARREIRA, CELSO ROTH, FIZERAM O 7X1. COMO EU REALMENTE NÃO GOSTO DELE, NÃO CONSIGO VER NADA DE BOM NO FLAMENGO…
(Já q estamos, de novo!, prestes a entrar na fase dos tribunais, votações, importantes decisões de juristas e parlamentares…)
Pela ordem, sr Presidente:
1. Agradeço,comovido, ao grande Chacal e ao mestre decano Carlos Moraes pelo convite! Toda vez q vcs, da nobre confraria, se reúnem, tento programar minha agenda e, pelo menos, passar por lá, à jato, pra render minhas homenagens de amigo/adversário! Ainda não foi desta vez…Estou a 150km do Rio, prestes a mudar de casa e estilo de vida.
2. Arthur só vai na fina flor das nossas fantasias!…Tinha uns 8 anos qdo vi os Dinossauros quase devorarem as pernas da Raquel Welch! O q já seria motivo de sua extinção, não estivessem eles já desaparecidos da face da Terra! Mas quem, no cinema, ligava pra esta “falha” histórica?…Todos ligados nos melhores ângulos da linda musa americana.
3. Sempre li que o Botafogo, do tempo de Garrincha… do Gerson, Paulo César, Roberto e Jairzinho, protótipo da seleção de 70, jogava em excursões pelos 4 cantos do Planeta, encantando e criando novos apaixonados pela Estrela Solitária (estava inclusive em uma dessas qdo voltou às pressas pra conquistar um título no Rio)
O q precisa acontecer para os clubes cariocas voltarem a formar grandes times, pra se apresentar e jogar por aí, só q agora em território brasileiro e valendo campeonatos?! (Não existe melhor “marketing” do q um belo futebol apresentado; e naquele tempo não se falava em cansaço)
4. Na minha adolescência, todas as vezes em q estava no Maracanã lotado [mínimo de 100 mil presentes] pensava que no futuro teríamos 3 estádios de igual tamanho: Aquele gigante e mais dois em outros pontos da cidade…Hoje, nem ele!
Pq não foi possível?…
(tá bom,tá bom, são só divagações, sabemos alguns motivos.)
Como diz a personagem da Fernanda Montenegro no fim de “Central do Brasil”:
“tenho saudade de tudo isso…”
Abraço aos amigos!…
Valeu,Arthur!
Nostálgicas* SAN!
F3
[*copyright do mestre CM]
Muito bem lembrado, FERNANDO 3. Equivoquei-me ao dizer que se tratava da Ursula Andress, claro, é a linda Raquel Welch, e aos 73 anos, vista, nas fotos abaixo, guarda impressionante beleza.
LEGOLASSSSSSS, fique lá com a velhota Ursula. Quero esta aqui:
http://vejasp.abril.com.br/blogs/miguel-barbieri/2013/11/20/raquel-welch-angelina-jolie-premios-tapete-vermelho/
Se me desse eu comia com farinha…Ainda…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Foram tantas as ‘bronhas,,,Annnnnnnnn…!!
Viu aí, sábio Edvan? A gata do post anterior se chama Raquel Welch. E você queria me empurrar a Úrsula Andress nonfim da vida? Rsrsrsrs
Abraços
SRN
Tirando a palavra ^jato^, que passou a simbolizar o anti-democrático, perfeito o comentário.
Por outro lado, a desculpa dos 150 km (Barra do Pirai, Valência, indago) não é suficiente,.
pois ,da minha parte, moro (com o perdão da má palavra) a 1200 e lá estive.
Já a mudança de vida (casamento à vista, com a gauchinha ou com a prima) encontra respaldo legal.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Sim, Edvan…A confusão, nestes casos, é até apreciável! Trata-se de “Deusas” do cinema q não tem idade…Mesmo q estejam na Idade da Pedra Polida ou Lascada!…
http://blueruins.tumblr.com/post/111244841565
…
Mestre: Região dos Lagos! (clicando no meu nome se encontra uma foto no meu portfólio) E vc tem razão: Distância nunca separa os amigos, ao contrário…É só uma questão de oportunidade!
Abraço a todos!
Fraternas SAN
F3
Sei não, acho que o time do FLAMENGO deveria se estabelecer em Alagoinhas…os reservas, jogariam pelo Brasil…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
Ps – O FLAMENGO não é de ninguém…É só meu!. Assunto resolvido: caiam fora, todos…!!
Eu que frequento estádios vendo o FLAMENGO jogar desde 1969, entendo que o FLAMENGO precisa sim jogar em tudo que é lugar para, cada vez mais, atrair torcedores, fazer a “iniciação” das crianças etc etc, mas isso não exclui a real necessidade de termos um estádio.
E nem penso num que possa abarcar a massa rubro-negra, pois para isso existe o Maracanã, que já é nosso ( É ou não É porra ?????). O que precisamos ter é um estádio de médio porte, tipo 30 mil pessoas, para jogarmos cerca de 70% dos jogos em casa, e o resto no maraca.
Eu que vivi as emoções com a FAF lá na década de 70, tenho convicção que se nos mantivermos organizados, vamos “engolir” quem aparecer pela frente.
Só não podemos é nos dividir, porque isso enfraquece de verdade.
Seila Arthur, acho que cheirasse maconha antes de escrever esse post.
Já passou da hora do Flamengo ter seu estádio e promover nele o inferno de seus adversários.
Estádio ganha jogo sim, é só da uma olhada para a campanha que o Patético mineiro teve no ano que levou a liberta. Abriu mão de jogar no mineirão pra 60 mil pessoas, para jogar no Horto para 30 mil vozes, que pelas dimensões do estádio, parecem 100 mil vozes no ouvido do adversário.
Flamengo deveria ter a sua “bombonera”, fazer nego tremer só de pensar em entrar nele e ao invés de ir ao encontro dos “sem-flamengo”, fazer com que esses viessem ao encontro. Eu faço isso as vezes, saio de SC para me dar o prazer de assistir o mengão no maraca e ate levo minha prancha pra da um surf no Recreio ou na Barra.
Uma casa pro Flamengo deveria ser a meta pra 2017, mas uma casa pronta que ja pudéssemos jogar a final da liberta que iremos nos classificar esse ano e tem mais:
Flamengo tem obrigação de levar a tríplice coroa. carioca, CB e brasileiro e se de bonus vier a primeira liga também não faz mais nada que obrigação.
SR.
Prezado Alex,
Ter “alçapão” pra intimadar adversários é coisa de time pequeno. Exatamente como o patético-MG, que vc mesmo citou.
Time GIGANTE joga em estádio GIGANTE. Como qualquer time GIGANTE do mundo.
Deixa os alçapões pros vascos da vida, que eles precisam.
Nós não.
SRN
Fala isso pro Barcelona, Atlético de Madrid, Boca Juniors.
Ficar igual cigano pelo continente chamado Brasil ja virou piada!!!
Sem contar a receita que gera um estádio próprio!!
Tais com pensamento de Flamengo da decada de 90 da gestão Cleber leite.
Essa de onde o Flamengo joga ele joga em casa é furada, ta igual aquela velha máxima ultrapassada de craque o flamengo faz em casa. Ja era, virou obsoleto, ficou pra trás.
Século XXI e um clube que almeja ser grande no quesito gestão não pode se dar ao luxo de ficar perambulando pelo país e mendigando estádios por ai.
Alex, acho que o Romano não está questionando o estádio próprio, mas sim a capacidade deste estádio.
Abraços.
SRN
O nosso “grande e eterno” capitão perdeu uma boa chance de ficar calado…a desculpa agora é que o torcedor do Rio não vai ver os jogos em Volta Redonda e que os torcedores de outras capitais só vão aos estádios pra verem espetáculo… Tai presidente Bandeira, com essa declaração os torcedores off Rio que só vão aos estádios verem espetáculo pensarão duas vezes ao aderirem ao sócio torcedor… E pra vc se Chifrada de vaca, todo e qualquer torcedor Rubro Negro vai aos estádios pra ver não espetáculo, mas sim seus jogadores se doando em campo, mostrando raca, disposição e amor… Mesmo perdendo, pra nós essa garra é o espetáculo… Sem muita delonga e lero lero…VA TOMAR NO SEU CU!!!!!
.SRN …não pago sócio torcedor pra mim, meu filho e meu neto pra ter que aturar um cara como VC, um merda jogando e pior ainda falando…
Ah…
Ia me esquecendo… Chato é ficar repetindo que VOCÊ NÃO JOGA NADA!!!?
Grande confrade Bruxo,
plenamente de acordo, apenas lembrando mais um dado.
O nosso ^eterno^ costuma sair putinho quando faz as suas cagadas e a torcida não o perdoa.
Com que moral, indago, pode reclamar do comportamento da torcida, se ele também ^vaia^ (critica acremente) a torcida, pelo simples fato de querer um bom espetáculo.
Os jogadores têm a obrigação de se esforçar para dar espetácylo, o que positivamente não aconteceu nos últimos três jogos, contra o Madureira (em Volta Redonda), Confiança (partida LAMENTÁVEL em Aracaju) e Fluminense (idem idem em São Paulo).
Não só não se esforçaram para dar espetáculo, como até mesmo para ganhar os jogos, no caso dos dois últimos.
Sr. Muricy, sua autoridade vai ficando comprometida pela manutenção deste indisciplinado (quando nunca no aspecto do respeito à torcida) jogador no time e, pior ainda, na condição de capitão.
Emputecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Estádio próprio já! É imprescindível termos um estádio, galera. Já passou da hora. A única alternativa é pegar o Maraca (de repente junto do Flor) num contrato longo com o Governo do Estado. De resto, acho muito prejudicial ficar viajando pelo país inteiro.
Como disseram aí em cima, já nos fazemos presentes no país inteiro quando jogamos como visitantes pelo BR inteiro! Não precisamos, portanto, mandar nossos jogos em tantas praças diferentes para reafirmar nossa grandeza (ou seria giganteza?).
SRN.
O que dizer??
Li comentários dos amigos e confrades, mas não vou contestar diretamente nada de ninguém. Vou apenas colocar o meu ponto de vista.
Vi que foram feitas comparações com times europeus em relação a viagens, deslocamentos e número de jogos em 2016. Mas, a galera esquece alguns bons detalhes:
1º – Não podemos comparar as viagens apenas do ponto de vista de quilometragem. Quem aqui já viajou pela Europa sabe perfeitamente a diferença de logística entre os voos de lá e os daqui. Além da possibilidade, bastante plausível e agradável, de se viajar de trem de alta velocidade.
Então, não dá para ver os números e achar que A é maior que B, portanto A desgasta mais que B.
Muitas das vezes, o grande problema é o tempo perdido em aeroportos.
Para Aracaju, só para termos um exemplo, não existe voo direto do Rio de Janeiro (ou de Brasília). Sempre há uma escala em algum aeroporto próximo (Salvador normalmente). Então, uma viagem que deveria durar 2h e 30 min acaba durando algo em torno de 4 horas, ou mais.
2º – O time do Flamengo acabou a pré-temporada há pouco. O time ainda está se montando e peças estão entrando aos poucos. Algo muito longe de comparar com times que jogam juntos há 5, 6 ou 7 anos. E que não perdem suas linhas mestras de uma hora para outra. E todos sabemos que “quem corre errado corre mais”e, por consequência, cansa mais. Os clubes europeus já estão na reta final da temporada, o período de preparação é completamente diferente da dos clubes brasileiros. Não dá pra comparar os estágios físicos dos jogadores.
Em agosto ou setembro, quando eles estiverem no início da temporada e nós no meio da nossa, façamos a comparação e vejamos se não há um desequilíbrio físico parecido. E olha que eles não tem as distâncias, a péssima logística e a temperatura “matadora” que nós temos aqui.
3º – Outro fator determinante é a temperatura dos jogos e treinamentos. No Brasil, nós estamos entrando no “Outono”. Digo outono entre aspas porque a temperatura continua a ser de Verão. Uma coisa é você correr 90 minutos com temperaturas em torno de 10 graus. Outra, muito diferente, é correr com temperaturas de 30 a 35 graus. E, detalhe, conviver com essa temperatura o dia inteiro, que também gera um desgaste.
Dito isso, é possível verificar claramente que os 1ºs tempos dos jogos têm sido muito melhores que os 2ºs tempos. E o motivo é óbvio: cansaço físico misturado com um outro componente. E que componente é esse??
O componente psicológico de que a temporada nem começou direito e ninguém está a fim de se contundir antes de o Brasileirão começar. Os jogadores até poderiam se esforçar um pouco mais, mas o receio de não estar (ainda) em plenas condições físicas faz com que o ritmo dos jogos caia bastante.
Quando é que poderemos ver algo diferente disso? Acho que no próximo jogo contra o Atlético/PR. E por quê?
Porque é um jogo que vale uma final e que, naturalmente, gera interesse aos jogadores, comissão técnica e torcida. E que teremos um time do outro lado que virá para tentar ganhar de nós, não apenas ficará tentando se segurar ou empatar o jogo.
É promessa de jogo melhor e com mais disposição dos nossos jogadores.
E essa disposição também vem fazendo falta em relação a um componente muito criticado pelos torcedores: a pouca criação ofensiva do time nos últimos jogos.
Pra mim, a queda de rendimento tem, sim, relação com o cansaço físico e, em alguns casos, mental dos jogadores. E a criação de jogadas passa diretamente por esse componente já que, para criar, é preciso encontrar espaços na defesa adversária. E, para encontrar espaços nas defesas adversárias, é preciso se deslocar e dar opções.
Só que, como se deslocar e dar opções se os jogadores já estão sentindo o cansaço físico? E meio que se poupando para o restante da temporada??
A única resposta é motivação para dar tudo no jogo. E essa motivação quem deve dar é o Muricy.
Colocar os jogadores em campo e já avisar que terão descanso no jogo seguinte (como o jogo pelo Carioqueta no final de semana, por exemplo). E promover uma disputa maior de posição entre os jogadores. É isso que ele precisa fazer neste momento da temporada: colocar em dúvida a titularidade de alguns jogadores.
O “rodízio” NÃO pode ser utilizado apenas como forma de descansar os jogadores titulares. O “rodízio” precisa ser uma forma efetiva de testar os jogadores para ver quem deve ser titular ou não, ainda que haja jogadores destacados na posição. É uma “equação” muito complicada de se fazer.
Resumindo: não é apenas o cansaço físico atual. É também um cansaço psicológico provocado pela certeza de que essa maratona de viagens para jogar “em casa” só deve acabar em Outubro.
QUEM AQUI NÃO SE SENTE MENTALMENTE CANSADO ANTES DE COMEÇAR UMA TAREFA ÁRDUA??
Aquele semestre na faculdade em que é preciso cumprir 40 créditos; saber que vai ter aulas com aquele professor imbecil que te obriga a fazer milhões de trabalhos inúteis (intelectualmente falando) só pra te infernizar; ter que fazer aquela viagem para a casa de algum parente só por obrigação da ocasião (casamento, funeral, etc…); entre outras coisas que te cansam mentalmente antes mesmo de cumprir a tarefa.
É DISSO QUE ESTAMOS FALANDO!! E precisamos encontrar meios de motivar a todos para cumprir essa tarefa da melhor forma possível.
SRN a todos.
vagner bsb,
grande comentário !
SRN !
Grandessíssimo Vagner BSB- SSA veja bem é só um ponto de vista meu , sabendo que tudo que colocaste tem fundamento, e sem contestação, mas ao dar os exemplos da tarefa árdua, nos dois, a pessoa faz por pensar no futuro em querer ganhar dindim e por ser da família, pensando também no futuro, pois quando alguém casar ou morrer vai querer a família por perto, rssrrsrs.
Agora se eu ou qualquer um que rala pra ganhar no máximo 4 salários mínimos, não tiver motivação pra jogar bola, veja bem , jogar bola, ganhando uma fortuna( Milhares, não mil reais) eu realmente não sei como vão ser motivados.
são mimados, e nem se importam com quem paga seus vultuosos salários, que somos nós torcedores apaixonados.
Eu vou lhe dar um exemplo meu, jogo bola desde que conheço como gente, tenho 4.1 e sou fome de bola, só pelo prazer de jogar, jogo brincando com os amigos, e tampem apostando com outros times, além de campeonatos de bairros , esse final de semana, joguei sábado, domingo e vou jogar hoje a noite, assim claro que sinto cansado, mas cuido do meu corpo para poder superar o cansaço, não sou atleta profissional com todo apoio para pode jogar em alto nível, agora imagina ganhando uns milhares de reais, e sabendo que tem milhões que torcem por você, sofrem e vivem com um salario mínimo, é brincadeira não terem motivação.
Não sou muito bom com as palavras e nem sei expressar como muitos aqui o fazem com maestria e você pra mim é leitura obrigatória, então peço desculpa se descordei de uma parte de seu comentário.
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama e sempre está motivado lutar pelo Flamengo assim como o Vagner BSB-SSA e eu!
Grande Alessandro, é bom ter pontos de vista diferentes, mas, quando há um melhor embasamento ou experiência no assunto, a coisa fica mais bem explicada.
Vou dar o meu exemplo.
Fui atleta de voleibol de quadra. E, há alguns anos, voltei a bater uma bolinha na praia (areia porque minha mulher diz que não há praia em Brasília – kkkkkk). Tive a honra de fazer parte da melhor geração de voleibol do Distrito Federal e de ver jogadores consagrados iniciarem suas carreiras (Josenias – várias vezes campeão com o Suzano -; Ricarda (líbero da seleção na Olimpíada de Sidney-; Leila – dispensa apresentações; Leandro – 6 vezes campeão brasileiro com o Suzano e reserva do Maurício na Olimpíada de Atlanta e, finalmente, o mais famoso de todos, Alexandre Ramos Samuel (Tande) – que também dispensa apresentações).
E por que eu coloquei isso? Porque eu vi como funcionou o esquema profissional de treinamentos para o esporte mais vitorioso do Brasil nas últimas duas décadas. E joguei com e contra alguns dos melhores jogadores de todos os tempos do voleibol. E, quando passei a jogar na areia, tive a oportunidade de “dar porrada” em um moleque que hoje é campeão mundial, campeão do Circuito Mundial e possível campeão olímpico, Bruno Schmidt.
E o que tem de diferente em um esquema de treinamento profissional: A INTENSIDADE e a necessidade do adequado descanso. Até dava pra ganhar desses caras no período de preparação. Mas, quando chegava a competição, e eles estavam no auge da forma, não dava mais para ganhar deles. A diferença é que o voleibol tem um calendário diferente e mais curto. É possível concentrar o treinamento para chegar “voando” nas duas ou três semanas da competição principal.
E o recado é o seguinte: SE NÃO SOUBER DOSAR A FORÇA, MORRE ABRAÇADO COM O TREINAMENTO MAL FEITO!! Ou pior, sofre com contusões durante o caminho.
E eu estou falando de um esporte específico. Para o futebol as variáveis são ainda maiores. Ainda mais no Flamengo. E por quê?
Porque, mesmo com equipamentos novos e nova estrutura, a galera ainda não sabe ao certo quais serão os resultados desses aparelhos na recuperação dos atletas. Tá tudo meio empírico ainda. Pode ser que se surpreendam positivamente e passem a ter mais confiança de ‘dar tudo” nos jogos. Mas, enquanto isso não acontecer, a galera ainda ficará titubeando. E isso fica claro nas palavras dos jogadores http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/03/ederson-da-primeira-coletiva-de-2016-e-agradece-ao-fla-por-recuperacao.html .
E, Alessandro, por mais que você ache que jogar uma, duas, três peladas no final de semana sejam comparáveis ao esforço de um atleta profissional, não é. MAS NÃO É MESMO. Se um atleta não profissional quiser dar um pique daqueles que o Rodinei dá na lateral, é muito provável que não consiga voltar para a defesa. Ou pior, que sofra uma lesão grave.
Vou fazer um desafio e que é, ao mesmo tempo, uma experiência. Tente jogar uma pelada com o máximo de intensidade e veja se você terá condições de fazer mais alguma coisa no resto do fim de semana.
As pessoas que não tiveram experiência com treinamento em nível profissional tendem a achar que aquilo que eles fazem numa pelada tem a ver com o que se exige dentro de um campo profissional. A coisa é muito diferente. Já cheguei a ganhar do Bruno Schmidt depois que ele se tornou profissional, mas isso foi numa pelada de final de semana. Eu jogando “final de Copa do Mundo”, e ele relaxando do treinamento da semana. São dois mundos muito distantes, mesmo não parecendo.
O problema não está nas viagens que o Flamengo fará como VISITANTE para jogar. Isso é obvio e acontece desde sempre. A questão é, o Flamengo jogando como “MANDANTE” em Brasília, São Paulo, Juiz de Fora, Cariacica, etc. O Flamengo nunca deixou e nunca deixará de ser NACIONAL por jogar no Maracanã, Engenhão, etc. Mas isso é culpa exclusivamente das últimas duas gestões do clube: a atual e a anterior, que foram INCOMPETENTES em planejar, pelo menos a reforma de um estádio na capital ou região metropolitana para abrigar as partidas do clube em 2016.
E não venham de dizer que não era possível. É UM ABSURDO UM CLUBE COMO O FLAMENGO MENDIGAR PELO BRASIL, ABDICAR DO CRITÉRIO TÉCNICO, POR R$ 700 MIL REAIS PARA JOGAR EM ELEFANTES BRANCOS COM O INTUITO DE MANTER UMA POSTURA HONESTA.
Vocês acreditam mesmo que o Flamengo fará uma boa campanha no BR-2016 jogando como visitante sempre ?
Existem estádios no estado do Rio de Janeiro com capacidade de receber jogos do Flamengo, desde que a partida seja interessante no critério técnico e o time apresente o mínimo de vontade e organização para ganhar a partida.
É tão óbvio que chega a ser ridículo debatermos sobre esse assunto.
SRN.
Com relação a 2015, o time melhorou, até porque não tinha como piorar.
Mas enquanto ainda tivermos um número tão elevado de pernas de pau em campo, vai ficar difícil.
Sheik está errando demais. Mas hoje deu dois lançamentos primorosos, um para o Cirino no primeiro tempo que como SEMPRE errou bisonhamente, e outro no segundo tempo, de três dedos, que botou Gabriel na cara do gol sem marcação. Mas o querido baiano, COMO SEMPRE, matou de canela, adiantou a bola, e perdeu na velocidade pra um zagueiro pesadão que estava dez metros atrás dele.
Não dá. Não vamos conseguir resolver os jogos enquanto dependermos desses caras.
Prefiro um jogador técnico como o Sheik errando, mas participando ativamente do jogo, do que um perna de pau como Gabriel ou Cirino abertos fazendo perebice 90 minutos.
Cansa. Muito.
Márcio Araújo já foi. Mas ainda temos PV, Wallace, Cirino e Gabriel. QUATRO jogadores fraquíssimos.
É um terço do time.
Não adianta o resto jogar se esse um terço ferra tudo.
Não adianta espernearmos, esse time não vai vingar com esses caras em campo.
Pior é que a ruindade CONTAMINA. Caras técnicos como Jorge, Guerrero, Ederson, Cuéllar e Arão, são PUXADOS PRA BAIXO por esses caneludos. Não conseguem fazer o jogo fluir e acabam se nivelando na ruindade.
E Muricy parece estar perdido, sem saber como fazer o time se desenvolver.
Esqueceram de avisar a ele que não teve nenhum chinês para levar a BARCA que devia ter zarpado.
SRN
Telegraminha ao Confrade Italo-Brasileiro
Querido Romano, sem muitas sacanagens concordo com você, so disconconcordo no fator que o Murici esta perdido. E olha que eu odeio o cara, acho ele um retranqueiro de merda, burro e arrogante, alem de paulista.
Mas tirando a palmatória e dando a mão ao chapéu, tenho que me curvar a um fato que me espanta, muito, no Murici DB (depois de Barcelona): parece que o cara mudou de filosofia. Ele foi campeão brasileiro (acho que foi tri) no Sao Paulo com um esquema horroroso, com 3 zagueiros (Alex Silva, Miranda e Andre sei la o que -que era horrível e jogou no Mengão um tempão), 2 cabeças de bagre na cabeça da área (Mineiro e Josue, ambos devidamente convocados para a seleção da CBF pelos grandes e honestos treneros que por lah passaram e que falavam um portugues incompreensível), um meia (Danilo) e dois atacantes, que eu não tenho ideia de quem eram (acho que um deles era o Aloisio, que era um bonde e foi do Mengão também). Hoje ele joga como os grandes da Europa (os únicos, que me desculpem todos vocês, que jogam o tal “futebol maravilhoso Europeu para onde todos os bons jogadores tem que ir pra poder virar craque de verdade”, o Bayern, o Barcelona e o Real Madrid), com um cabeça de área que joga bola, dois meias e três atacantes. Igual antigamente, mas diferente porque o Luis Airão não eh o Adilio, o Ederson não eh o Zico e o Cuellar não eh o Andrade, mas o esquema dele mudou e pra MUITO melhor.
O pior de tudo, no tocante a querermos que eles se fodam, mas melhor pro futebol, foi ver que as flórêzinhas lindas agora tem um técnico que vai rezar pela mesma cartilha: o Levir também soh colocou um ridículo cabeça de área, le Pierre, e atrasou o Cicero, efetivou o Gerson e armou o time com um baita meio campo, que deixou a gente atabalhoado durante um tempinho, mas depois equilibramos. Fiquei preocupado quando eles começaram a jogar com 11, quando o Fred saiu.
O jogo foi ruim, mas eu to que nem aquele cara do filme dos argentinos que caíram nos Andes e acabaram comendo a bunda dos que morreram (esqueci a porra do nome), quando dois deles atravessam uma montanha de neve e se deparam com uma imensa geleira. Um deles se desespera e o outro vira e fala “olha que coisa linda, estamos salvos”, e aponta la no fundo do horizonte uma pontinha de verde, sinal da salvação dos hermanos e lagrima nos olhos dos viadinhos do lado de ca da tela.
Tem que torcer pra esses dois, e talvez o Cuca no Palmeiras, se darem bem dentro dos esquemas táticos descritos (se apertar eles peidam rapidinho), porque ahi tamos bem, e pro Barcelona ser campeão de tudo de novo, porque ahi os babacas vai imitar quem esta nos imitando a anos, e pros segundo e terceiros serem Bayern (como eu torci pra eles contra a merda da Juventus, que quase me enganou) e pra gente voltar a fazer Adilios e Geraldos, Zanatas e Gersons.
Saudações Rubro Nigérrimas
Isso é verdade Bill Duba, eu já tinha até escrito exatamente isso em um comentário há algumas semanas.
O fato do Flamengo estar TENTANDO jogar futebol moderno já é algo muito elogiável e mérito SIM do Muricy, que inegavelmente evoluiu não apenas como treinador mas como ser humano, anteriormente uma babaca estúpido, grosseiro e mal-educado e hoje um gentleman.
Mas o elevado índice de perna-de-pau por metro quadrado em campo está pondo em risco esse trabalho.
Acho também que ele precisa ter variações no esquema. Esse time pode funcionar bem num 4-4-2 com Ederson se aproximando do ataque e entrando mais na área. Poderia aproveitar o fraquíssimo carioqueta para testar o garoto Ronaldo no meio, ao lado de Cuellar, e liberar um pouco mais o Arão, com Ederson e futuramente Mancuello mais adiantado, chegando ao ataque junto com Sheik e Guerrero.
Cirino aberto é uma nulidade. Não entra na área, não sabe tabelar, não troca passes, não ajuda na marcação, é só correria e cruzamento a esmo de cabeça baixa.
Esse caminho que o Muricy insiste em seguir é louvável, mas não com ESSES jogadores. A quantidade de chances desperdiçadas ontem porque o Cirino fez jogadas patéticas é algo inacreditável.
Fora que o time fica meio condicionado a esticar bola nele o tempo todo, por causa do escape que ele propicia com a velocidade. Mas não adianta nada, porque em um ano e meio ele ainda não conseguiu acertar NADA.
É hora de variar.
SRN
De pleno acordo Romano,
Outro dia pensei exatamente isso: pq não testar o ótimo Ronaldo de primeiro volante, liberando um pouco mais o Arão e o Cuellar, com o Ederson no meio, e o Mancuello no lugar do Sheik ou Cirino (tanto faz, nenhum dos 2 tem jogado nada há muito tempo). Aliás, se vc assistir aos jogos mais recentes do Mancuello pelo Independiente, verá que ele atuava bem avançado, quase como um ponta esquerda. Guerrero ou Vizeu no ataque.
Outra possibilidade seria colocar o Chiquinho ou Éverton no lugar do Jorge na lateral, e deslocar o garoto para a meia-esquerda. Acho que ele se sairia bem armando o jogo, mais perto da área, pois tem muita técnica.
Enfim, o que não dá é ver o Cirino e o Sheik errando quase TUDO durante o jogo TODO e não tentar nada diferente. Por falar em opções, alguém saberia me dizer onde anda o garoto Trindade, que fez uma belíssima Copa SP neste ano? Ele seria um bom substituto para o Cuellar ou mesmo o Arão em caso de convocação ou suspensão. O cara é muito melhor do que o Jajá, que até hj não entendo o que faz no profissional.
Bora Muricy, mostre um pouco de ousadia, estamos cansados de jogos previsíveis e sem graça. Não há desculpa, pois temos um bom elenco.
PS: e nada me tira da cabeça que o Gabriel ainda é, com todas as suas limitações, MUITO melhor do que o Cirino.
SRN.
Nem pensar no Trindade, eis que o mesmo NÃO foi inscrito no Carioqueta, aliás corretamente, tendo em vista o limite máximo de CINCO jogadores da base, sendo-lhe mesmo superiores Jorge, Léo Duarte, Ronaldo, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Neste caso Carlos Morais, retiro meu comentário sobre o Trindade. De qq forma, que ele joga mais bola que o Jajá, isso joga!
SRN
Não acho que os jogadores citados são fraquíssimos. Claro que não merecem destaques positivos, mas acho o elenco do Flamengo bom.
Reitero as palavras do Arthur quanto ao pensamento mais holístico e estratégico nessa fase de nossa história. Acredito que estamos no caminho certo e a poucos passos de nos consolidarmos como a maior potência esportiva da America Latina.
Não podemos contaminar o bom trabalho feito por diretoria e comissão técnica, médica, etc por anseios de resultados de curto prazo.
Esse ano, se correr minimamente dentro do esperado, terminaremos o modulo profissional do CT, terminaremos o ano com um elenco competitivo, teremos uma dívida menor que nossa receita, teremos liquidez corrente mais próxima de 1 e ainda contaremos com os estádios cariocas disponíveis para uso a partir de outubro.
É melhor ignorarmos o carioquinha de hoje para gritarmos: É Campeão! em tudo amanhã.
Saudações Rubro Negras
Meu amigo…. Deus te deu o dom de escrever bem, pqp!
SRN Arthur!
P.s.: Amigos, tentem somente comentar o texto etc, de forma simples e objetiva, o espaço para a “matriz textual”, para o “textão”, é da Diretoria desse espaço. Só questão de opinião.
Lá no Murtinho, o nosso queridíssimo amigo e confrade Bruxolobo, uma pessoa maravilhosa, deixou um comentário sobre o alegado CANSAÇO dos nossos jogadores, mencionando que, enquanto isso, os do Barcelona, mesmo jogando de dois em dois dias praticamente, continuam arrasando tudo que passa pela frente, sem preguiça e sem displicência.
Pura expressão da verdade.
Fiz, sem qualquer dificuldade, um levantamento deste ano de 2016, comprovando que –
a) pelo Campeonato da Espanha, jogou 14 (QUATORZE) vezes, ganhando 12 (DOZE) e empatando apenas DUAS, logo a primeira partida, em 02.01 e a de hoje.
b) pela Copa do Rei, jjogou CINCO partidas, ganhando TODAS
c) pela Champions League, jogou e GANHOU as DUAS partidas disputadas.
RESUMO – 21 (VINTE E UM) jogos, com 19 (DEZENOVE) vitórias e 2 (DOIS) empates, estando INVICTO no presente ano.
Estes 21 jogos foram realizados entre 02.01 e hoje. 20.03.
Um número maior de jogos do que os disputados pelo Flamengo, cabendo reconhecer que em um período maior de tempo.
Por outro lado, enquanto nossos esforçados e incansáveis jogadores ficaram UM MÊS de férias e um certo período para a necessária recuperação física, os campeões do mundo jogaram sem parar durante o mês de dezembro,.
Jogaram 8 (OITO) partidas FORA da cidade de Barcelona, em outras cidades espanholas, e uma em Londres (não entram nos jogos fora aqueles dois dispiutados contra o Espanyol, no campo deste).
Como se constata, os nossos jogadores e o nosso ténico têm toda razão de reclamar.
Devem estar ESFALFADOS, jogando por 16 (DEZESSEIS) vezes.. em pouco menos de DOIS meses, além do mais, um bom número contra times mais do que poderosos, como o Bangu, o Boavista, o Madureira, o Cabofriense, o Ceará, o Confiança, etc e tal,
Se pegassem os verdadeiros manás que são os jogos contra o Arsenal, contra o Atlético de Madrid, contra o Sevilla, o Vilareal e o Athletic de Bilbao (todos estes três nas quartas de final da Liga Europa) não poderiam, aí sim, reclamar.
Preguiçosas, indolentes e pedantes
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Grande irmão e Confrade…como sempre arrasando nos comentário…Gostaria apenas de acrescentar uma frase que ouvi agora a noite do Oscar Schimdt numa entrevista do Fantástico…”A dor e o cansaço fazem parte do esporte”…Vá dizer isso para nossos jogadores e técnico…
Uma das alegações contrarias as viagens é de que os jogadores tem familia…ora bolas…os do Barcelona não tem?…
SRN
Ops….em tempo…*nos comentários*
querido amigo,carlos moraes !
tente calcular a distäncia entre aracajú e rio de janeiro e depois entre londres e barcelona…vou te dizer uma coisa as viajens do barça são muito mais confortavel que as do nosso flamengo…pode acreditar !
poderia me estender no assunto mas, ando sem um pingo de paciencia.
vou só perguntar uma coisa…vc contrataria muricy,rodiney,mancuello ,willian arão e cuellar (inter) se a resposta for sim…dá um tempo para a diretoria que eles estão no caminho certo !
SRN !
Chacal eu já tinha colocado no comentário do Bruxolobo sobre o que o Rica falou de cansaço e acredito que essa desculpa não tem sentido, a única coisa que diferencia e isso sim faz uma enorme diferença é a qualidade dos jogadores, não dar pra comparar os jogadores do Barça com os jogadores do Flamengo, mas enfim, se querer lê , veja o gráfico em que amostra que nesse mesmo período de tempo e o mesmo números de jogos oficiais o Barça percorreu 5.545 Km e o Nosso Flamengo 4,856 km, e pra ter mais uma ideia de que isso não é desculpa o FlumerdenC percorreu 2, 606 e por essa desculpa deveria está voando mas não foi isso que aconteceu ontem, enfim só pra ter mais informações sobre essa desculpa de cansaço.
http://colunadoflamengo.com/2016/03/rica-perrone-calendario-distancia-ou-dinheiro/
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo e não cansa de dizer isso como o Chacal e eu!
Grande Chacal,
contrataria sim, TODOS, o técnico e os jogadores, tanto que, aqui mesmo no Blog, aplaudi intensamente o belo esforço da Diretoria.
Não estou, ou melhor, AINDA não estou desacreditando, o que não me impede de estar muito PREOCUPADO.
Temos jogado seguidamente mal, tantas vezes contra adversários fraquíssimos, assim como ontem contra um adversário apenas meia-boca.
Mais do que tudo, fico PREOCUPADO com a rigorosa INCAPACIDADE do Muricy alterar, durante as partidas, o modo de atuar do time, que, começa jogando de um jeito e termina da mesma forma, seja qual for o resultado das mesmas.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Entrando na briga rapidinho, duas coisas não foram levadas em conta por todo mundo aqui, inclusive meu querido Bruxolobo lah: o Barcelona esta no meio da temporada, que começa em agosto pros caras lah nazoropa. A outra eh que o Barcelona realmente não joga contra o Bangu, em Moca Bonita as 4 da tarde de Janeiro, ou no Pacaembu, também as 4 da tarde de sampa, num calor estimado de 36 graus. O Barcelona, e todos os outros times europeus, estão jogando na primavera e em horários humanos e o Mengao esta jogando contra a prima Vera e os timecos dela em pleno veraozao insuportável de abaixo do Equador.
Todos vos meces ja jogaram peladas de tarde e de noite e provavelmente com o sol a pino na cabeça. Eu tive a oportunidade de jogar pelos aspirantes no tempo da praia (eu era ruim demais e não conseguia jogar no amador) e as 3/4 da tarde de dias de verão. A diferença eh brutal.
Saudações Rubro Nigérrimas
grande alessandro matos,
é uma grande honra ser citado por um GRANDE FLAMENGUISTA como vc.
meu caro de uma olhada no comentário do vagner bsb…
não dá para comparar um time que joga sobre o calor de 35 a 40 graus com outro que tem jogado com uns 15 a 20 graus.
além de toda estrutura que o melhor time do mundo tem.
eu acredito muito no muricy e no presidente eduardo bandeira de mello.
talves esse ano ainda não vá dar para conquistar um caneco mas, pode escrever ai..ano que vem vai ser do mengão.
o maracanã é importante,SIM !
muricy é o comandante que faltava no mengão !
SRN !
grande,carlos moraes !
acho que muricy não faz muitas substituição para o time adquirir entrosamento…o que acho certissimo !
minha unica preocupação está na paciencia da torcida com os resultados e vaiar o time e o treinador.
o sucesso do flamengo para esse e o ano q vem vai depender da torcida.
SRN !
OBSERVAÇÕES DEFINITIVAS SOBRE O SEGUNDO FLA X FLU NO PACAEMBU, QUE, PARA NÃO VARIAR, TERMINOU EM UM MELANCÓLICO 0 X 0
PRIMEIRA – Foi uma PELADA INEXCEDIVEL !
SEGUNDA – Brasília 1 x 0 São Paulo. Aqui na Capital, maior público pagante e maior público presente. Aliás,BEM MAIOR !
Além do mais, afastado o pé frio dos chatérrimos paulistanos, aqui vencemos e jogamos muito bem.
TERCEIRA – Estou ficando preocupado.
Sem o Mancuello, o nosso Flamengo de 2016 tem muita semelhança ao de 2015.
QUARTA – Estou ficando preocupado, mais uma vez.
O Muricy não consegue dar padrão ao time e, pior ainda, não consegue MODIFICAR o padrão ao longo dos jogos.
Custa a substituir e, quando o faz, faz MUITO MAL.
QUINTA – Há que considerar a atuação dos nossos jogadores.
O melhor, destacadamente, JUAN, que deu um show de posicionamento e de preparo físico. Nota NOVE
O sempre criticado goleiro Paulo Victor, embora pouquíssimo exigido,( tal qual o Cavalieri),
brilhou quando o foi, interceptando, com enorme precisão, dois cruzamentos rasteiros e bem perigosos. Nota OITO.
Ederson mostrou boa categoria individual e bom empenho. Nota SETE.
Wallace, por incrível que pareça, não falhou. Nota SEIS.
Os dois laterias – Rodiney e Jorge – erraram mais do que acertaram, Nota CINCO
William Arão e Cuellar, desta vez, NADA CRARAM. Nota CINCO, sendo que o colombiano foi o responsável DIRETO pelos dois cartões amarelos que recebemos, em falhas inacreditávies.
O trio atacante – Marcelo Cirino, Guerrero Beicinho e Emerson Cai-cai –
não conseguiram chutar UMA bola sequer em gol. Nota QUATRO
Alan Patrick e Gabriel entraram e conseguiram ser os piores em campo, nos poucos minutos que atuaram, Nada acertaram. Nota TRÊS.
Em assim sendo, resta-me, outra vez, apresentar as minhas PREOCUPADAS SRN
FLAMENGO SEMPRE
Mais é bom ter um estádio próprio pra se CHAMAR de seu, criar nele tradições, FESTAS. botar medo no adversario sabendo que vai jogar no caldeirão do Mengão.. Além disso. é bom pras FINANÇAS do clube. com um estádio próprio. você tem a RENDA toda ou praticamente toda. sua.. sem dividir. com concessonaria. rival ferj e etc.. além disso tem lojas. estacionamentos. shoppings todo um BENEFICIO que um estádio PRÓPRIO teria.. ta na hora do MENGÃO fazer um..
LEGAL o Mengão ficar passeando pelo brasil. mas. mas mas….. Já não passeia? pelo brasileirão? Não vai jogar em SC com os times catarinenses? não vai jogar no Rio grande do sul com os times gauchos? não vai jogar no parana com os times de lá? não vai jogar em São paulo com os times paulistas? não vai jogar em minas com times mineiros? e por aí vai.. ? acho bacana 1 ou 2 jogos por ano. nesses lugares BRASILIA. OU NORDESTE.. acima disso é BESTEIRA o Flamengo joga pelo brasil inteiro.. dando chance pra torcida local comparecer na torcida visitante não vai quem não quer..
Colocar a culpa do estádio proprio é balela.. sabemos que o Flamengo é do brasil. mais querer obrigalo abandonar o rio e a um futuro estádio próprio é burrice.. estamos perdendo nossas tradições ou vocês ainda não notaram? a quanto tempo vocês não vejam uma coisa diferente da torcida nas arquibancadas do maraca? por exemplo quando foi o ultimo mosaico feito? ou soltando escudos com baloes levantando bandeira e escudo do clube ? FALA aí ? fala pra mim quando foi a última festa de dizer ÓOOOOOOOW QUE TORCIDA É ESSA… hein? até nossos bandeiroes no maraca anda sumindo. e o’que dizer da BANDEIRA GIGANTE. qual foi o ultimo BANDEIRÃO GIGANTE estendido que voces viram FORA hoje no pacaembu ? HEIN? SAUDADES de 2009.. saudades quando tinhamos “CASA” e olhe que nem sou carioca viu ? nem moro lá..
Continuem com essa CARAVANAS e abandonando suas tradições… estamos perdendo nossas caracteristicas.. e um Flamengo B de sp. está nos imitando. fazendo mosaico lotando estadio.. gritando festa na favela. e nós virando curinthia.. infelismente
Vejo papeis se invertendo em GRANDES passos… aí aí que saudade do maraca.. cada vez que lembro, não apenas do maraca. das FESTAS que faziamos do nosso DIFERENCIAL..
LEGAL jogar em brasilia. athuzão com aquele público de OPERA e por aí vai nos estadios pelo PAÍS. bacana mesmo.. quando voltarmos pro maracana teremos outro publico OPERA já que esquecemos como TORCER como fazer FESTAS.. e como BOTAR MEDO NO ADVERSARIO..
Sobre o jogo de hoje? paia.. jogo lixo de dois times lixos.. digo time não clube tá? Sou Flamenguista roxo. mais reconheço que esse ano é outro 2015 menos piorado..
rezando pra queimar a língua
SRN
tripa seca,
assino em baixo seu comentário !
o flamengo é nacional todo mundo sabe…o que não pode é ficar cansando o time e dando mole pra geral.
SRN !
Fora Rodrigo Caetano Vascaido tricolete, fora Muricy tricolete ! Péssimo planejamento , segue prejudicando o elenco e o clube , quem foi que mudou o jogo contra Coritiba para Brasília ano passado ? Nem libertadores classificou … E assim teremos a repetição em 2016, a sorte são os 6 jogos finais no Maracanã , pacote de ingressos a venda para estes jogos ? Este planejamento péssimo ainda nao viabilizou … 6 jogos finais do BrasileirAo 2016 , para salvar o time do rebaixamento !!! FORA RODRIGO CAETANO , planeja mal! contrata mal! vende mal e empresta pior ainda !!!