Todo flamenguista alfabetizado já deitou os olhos sobre a imortal crônica rodrigueana Flamengo Sessentão pelo menos uma vez na vida. É aquela da inesquecível imagem da camisa do Flamengo aberta no arco como uma Bastilha inexpugnável. Na mesma monumental crônica o vate tricolor fala das paixões e suicídios provocadas em 1911 por uma Mata-Hari com um seio só e da nostalgia dos quadris imensos de adolescentes de catorze anos pondo-se de perfil para atravessarem uma porta. Em referência à nossa gênese nas regatas, Nelson menciona en passant uma camoniana tradição náutica rubro-negra.
Veja bem que não estou fugindo do assunto que realmente importa, a derrota na Libertadores. Mas não pretendo contribuir com o meu quinhão de gasolina à fogueira das certezas, vaidades e ignorâncias que hoje arde na Nação. Estou vivendo aquele momento foda, de profundo questionamento sobre os meus próprios valores. Será que dei mole de não ter comemorado o Campeonato Carioca? Terei oportunidade de erguer a taça da vitória ainda em 2019? Compartilho uma única certeza, o Flamengo nasceu para nos fuder.
A maior das minhas vontades era me aprofundar nos temas busto unilateral da Mata-Hari ou quadris gigantes das novinhas de outrora. Lamentavelmente, depois da noite macabra em Quito, o que temos pra hoje é tentar entender que porra de tradição camoniana é essa que só o Nelson enxergou. Do alto da minha proverbial ignorância para as sutilezas da literatura comentada só consigo perceber que o Flamengo, indiscutivelmente nascido sob o símbolo da vitória, tem sua existência de glórias pontilhada por inúmeros naufrágios.
Que marcam nossa história desde o emblemático soçobro da baleeira Pheruza, o primeiro barco da flotilha rubro-negra, o afundamento da gôndola veneziana emprestada à revelia por Lucci Colas aos arruaceiros da República Paz & Amor, ou outras tragédias mais contemporâneas, como a derrota para o Santo André na Copa do Brasil, o funesto 3 x 0 do América do México ou o previsível sinistro com a nau da nossa insensatez regional na amaldiçoada noite de ontem.
Nelson, que também possuía o dom da profecia, provavelmente nos atribuiu traços camonianos não pelas valentias prévias dos seis jovens remadores Pais da Nação cortando os mares nunca doutrem navegados. Mas por prever as fatídicas intervenções do terrível Adamastor, sempre a fustigar nossa passagem pelas ondas insufridas, Eu farei dÂ’improviso tal castigo, Que seja mor o dano que o perigo!, com irritante regularidade. Convenhamos: — grande profeta! grande profeta!
Só para que todos estejamos na mesma página cabe o registro de que no Canto 5 d’Os Lusíadas o ciclópico Camões nos conta do gigante Adamastor, um filho da deusa Gaia que se rebelou contra Zeus e foi jogado ao fundo dos mares. Tornando-se terrível e vingativo guardião do Cabo das Tormentas, responsável pelas tragédias que trouxeram duradoura má fama à quebrada onde o Atlântico se encontra com o Índico. Onde o gigante exilado, segundo a mitologia, desfazia-se em lágrimas, as águas salgadas que banhavam a confluência oceânica, e revoltava-se sob a forma de uma tempestade que afundava as naus daqueles que ousavam cruzar seus domínios.
Creio que a perspicácia natural do rubro-negro médio dispense a necessidade de traçar paralelos entre as figuras do nosso treinador Abel e do mitológico malfeitor das Tormentas, mas é tão precisa a descrição que Camões faz do gigante que não podemos nos dar ao luxo de não glosá-lo: Tão grande era de membros, que bem posso/ Certificar-te que este era o segundo / De Rodes estranhíssimo Colosso,/ Que um dos sete milagres foi do mundo./ Cum tom de voz nos fala, horrendo e grosso,/ Que pareceu sair do mar profundo./ Arrepiam-se as carnes e o cabelo,/A mi e a todos, só de ouvi-lo e vê-lo!
Arrepios das carnes e dos cabelos é uma sensação vulgar, comum a todos que estavam vivos em 30 de junho de 2004, desde que se confirmou a contratação de Abel. Sensação que se repete a cada atuação do time, incapaz de alicerçar suas vitórias em algo além do talento individual de seus jogadores mais caros. Após meses de treinamentos secretos e outras presepadas o time de Abel ainda luta para alcançar a mediocridade, demonstrada episodicamente apenas contra equipes ainda menos virtuosas que a nossa. Em três partidas decisivas o Flamengo fracassou, uma no Carioca e duas na Libertadores. As alegações que o time só perdeu três jogos são ofensivas à nossa inteligência.
O que nem eu mesmo digo porque não gosto de ver escrito é que o time do Flamengo é uma merda. Mal treinado, previsível e sem nenhuma capacidade de oferecer resistência às equipes providas de um mínimo de organização dentro de campo. O Santo André não ganhou a Copa do Brasil por acaso. Nem é o acaso o responsável pelo Flamengo ser um eterno cabaço na Liberta. O que eu não tenho mais saco pra dizer é que o Abel não tem culpa alguma de ser quem ele é. Se culpa existe é de quem o contratou desprezando seu histórico.
Já não tenho mais nenhuma duvida de que Abel encarna o Adamastor do Flamengo. Afundando nossas naves e destruindo nossas ilusões de refazer em triunfo o Caminho das Índias com suas políticas de vestiário rasteiras, sua predileção anacrônica pela disputa paroquial do carioqueta, sua vocação retranqueira, seus protegidos e sua injustificada autossuficiência. Características já demonstradas no comando de outros times, mas que refletem fielmente a mentalidade da nossa elite dirigente. Que ainda está encalhada nos bancos de areia do século passado, acreditando piamente na falácia da cobrança com voz grossa e na infalibilidade de seus palpites leigos.
A única vantagem em se ter razão é ser um fudido consciente. Não tem nenhuma aplicação prática na vida. Preciso outra vez chamar Camões, um fã ardoroso do Vice Almirante Vasco da Gama, para me ajudar a fechar esse texto vazado em extremo emputecimento, sob o risco de amontoar impropérios e choramingos que nenhum beneficio nos trarão. Tirem suas conclusões.
Aqui espero tomar, se não me engano,
De quem me descobriu suma vingança.
E não se acabará só nisto o dano
De vossa pertinace confiança:
Antes, em vossas naus verei, cada ano,
Se é verdade o que meu juízo alcança,
Naufrágios, perdições de toda sorte,
Que o menor mal de todos seja a morte!
Mengão Sempre
Infelizmente nosso Clube de Regatas do FLAMENGO entra de pau-molescência nessas competições. Nosso futebol praticado é dos anos 60 quando se amarrava cachorro com Linguiça. Time completamente Cabaço e sem CULHÃO, mas eu ainda acredito que esse quadro mude SRN!!!!!
O Abel sempre se sobressaiu treinando times pequenos e com jogadores medianos ou medíocres. Não concordo com as críticas ao Diego Alves, , Renê, Everton Ribeiro.
Quando o treinador não conseguiu estabelecer um esquema de jogo após 4 meses, não se pode culpar os jogadores. Bem o treinador sabe qual é o esquema de jogo. Sem dúvida a contratação do Abel foi um grande erro
Já disse isso pela milionésima vez, não quero mais saber de porra nenhuma no que diz respeito a essa entidade diabólica chamada Flamengo que eu nem sei que merda é essa, essa esquizofrenia que que divide tudo, divide lógica, divide meus neurônios que já são pra lá de parcos, cheguei a brilhante conclusão: o Flamengo só sabe vencer o Vasco, Fluminense e Botafogo, não necessariamente nessa ordem, o resto é tudo uma nebulosa, eu morro de inveja quando vejo um Palmeiras meter goleada num seilaquém, enquanto o Flamengo quando enfrenta qualquer timeco sul-americano se borra de medo, é jogo duríssimo, goleada, nem pensar, quando o Flamengo joga aí fora quer dizer, aí pelas américas, dá a impressão que nunca ganhou com cacófato e tudo, e se Vasco, Fluminense e Botafogo, não necessariamente nessa ordem, descobrirem o óbvio, é só disputar o campeonato carioca num estádio desses ali no Uruguai, Paraguai, Argentina, não necessariamente nessa ordem, e pronto, o Flamengo aí mesmo é que não vence ninguém mais Vasco, Fluminense e Botafogo, não necessariamente nessa ordem. E para terminar vou para meu canto escuro, depois da última hecatombe prevista por um certo astrólogo que governa o ex-Brasil, hoje bananão, ( falar nisso, já que nem macumba parece dar jeito nessa porra desse time por que não consultar esse astrólogo, aliás, essa diretoria parece que é muito afinada com que tais) pois lá vou pra aquele mesmo canto que a última ameba recolheu pensativa seus pseudópodes pensando, caceta! será que eu vou ter que começar tudo de novo. Pois, ponho-me a pensar como Ary Barroso quando via o Flamengo a perigo, não quero nem ver, é isso não quero nem ver o jogo com o Peñarol.
Enquanto jogadores como ARÃO, DIEGO e DIEGO ALVES se sentirem intocáveis e os técnicos b…-mole feito Zé Ricardo, Barbiéri e agora o PAPAI ABEL, cooperarem para essa panelinha não dar lugar a outros jogadores, o Flamengo vai continuar sendo a comédia pastelão para os torcedores dos times adversários. Eles devem fazer figuinha: FICA ARÃO, FICA DIEGO ALVES, FICA DIEGO e agora FICA PAPAI ABEL.
A única coisa boa da patética derrota do mengão foi esse texto sensacional do arthurzão, obra de arte! Parabéns
O cariocaquinha é um campeonato de terceira divisão com uns dois times de segunda fazendo companhia pro Flamengo.
A Liberta taí todo o ano pra comprovar.
Segue o baile. SRN
Terceira divisão só o Volta Redonda.
Do resto, alguns jogam a série D, mas a maioria entra de férias até dezembro, quando farão um catadão para disputar o carioca 2020.
É título disso que comemoramos e o clube pioriza
Há uma hipótese de que o profeta tricolor usou o mito das amazonas, “um povo de mulheres que descendem do deus da Guerra, Ares, e da ninfa harmonia […] que amputavam um seio […] para que não se sentirem embaraçadas na prática do arco ou no manejo da lança” (Pierre Grimal, Dicionário de mitologia grega e romana), para criar a Mata-Hari mono-seio, levantada por João Batista Santiago Sobrinho, em Da embriaguez trágica e do mundo como invenção na crônica Flamengo sessentão, de Nelson Rodrigues; disponível em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/3123/3072.
SRN
Show de link! Valeu. SRN
Quanta honra! Eu que agradeço. SRN
Da série VERDADES SELVAGENS:
1) O campeonato estadual FODE o Flamengo (e o futebol brasileiro) há 30 anos e o clube continua o priorizando e torcedor iludido comemorando.
o que me vem à mente é uma questiúncula:
Estivesse TODO o time do cruzeiro, e mais os reservas, com a camisa do Flamengo, estariam com 5 vitórias na libertadores ?
DU VI DO.
Reflitam, se já não o fizeram.
O Flamengo, o FUTEBOL DO FLAMENGO (porque em outros esportes tem respondido bem) tem um GRAVISSIMO e CRÔNICO problema. Há MUITO TEMPO.
Acho que o momento tenebroso pelo qual passa o Brasil está afetando os ânimos de geral. Perfeitamente compreensível.
Pelo lado lúdico, eu sou um iludido. Fico felizão de ver o Flamengo disputando a Libertadores todo ano, ficando nas primeiras colocações do brasileirão, chegando longe na Copa do Brasil.
Fazer o que… O meu “eu avisei” prefiro apostar em uma vitória do Flamengo contra o Peñarol.
Boas notícias: iremos com força total no sábado para jogar contra o Cruzeiro. É disso que o povo gosta. Ademais, a carreira dos jogadores é curta mesmo, melhor começar com vitória em casa a campanha desse Hepta que já está ficando maduro há muito tempo.
Seguimos torcendo.
SRN Mengão Sempre PAZ
Sucesso no carioca, fracasso na Libertadores. Normal!
Chances do Flamengo de classificação: 20% ( 5% por sua capacidade de fazer o resultado no Uruguai, e 15% porque o LDU pode vacilar pro San José).
Não é preciso ser um poeta ou um punheteiro para saber que o mal que atormenta o Clube vem da manutenção pela Diretoria de dois jogadores ( Diego Alves e Diego Ribas), dos três, que a meu ver, compõem o Trio Desgraça. Acrescente a essa ala de farsantes, Everton Ribeiro.
Para piorar, o decadente treinador, na clara intenção de manter o emprego, se aliou a essa corja de embusteiros. A Diretoria é culpada por sua contratação, bem como, pela gastança em setores não essenciais. Apenas para satisfazer a imensa maioria – como diz Nelson Rodrigues – de iludidos e mantenedores dessa comédia chamada time.
Não acredito que vá ganhar do Penarol. Restam o tempo perdido e dinheiro com contratações fora do tom.
É incrível, mas o Flamengo não aprende com as derrotas…
SRN
Subir a #AdamastordoFlamengo?
Muito cheio de firulas o texto do Muhlenberg parecendo até o futebol improdutivo do Diego Ribas, mas, pelo menos dessa vez o texto não tem grandes interpretações dúbias políticas…
A culpa não é só do Abel, nisso concordo com o Muhlenberg, até porque essa diretoria, assim como a outra, insiste em jogadores que nunca deram certo e não vão dar, enquanto Pará, Renê, Diego, Léo Duarte, Diego Alves, Aarão e Cia limitadíssima estiverem dando as cartas como titulares do Flamengo, a coisa não encaixa, não dá liga, não vai deslanchar nunca!!!
A conquista do Carioquinha já foi um grande feito com as citadas figuras no time, mais do que isso é quase impossível, só não diria impossível porque estamos falando do Flamengo, clube fadado ao sucesso e eterno vencedor!
Lamentavelmente essas últimas diretorias burocráticas do Flamengo não se preocupam em termos de formar um time, contratam por oportunidades que aparecem ou pelo nome do (ex)jogador e no final o time fica capenga ou dependendo em algumas posições de pernas-de-pau ou ex-jogadores em atividade, sem falar que mesmo tendo na base jogadores que podem entrar e suprir a necessidade em algumas posições, não dão valor aos pessoal da base, e quando algum vinga como Vinicius Jr, Paquetá, Viseu, etc, são logo vendidos como se o Flamengo fosse clube de pequeno investimento e que precisa mais de fazer caixa do que de títulos e trazem jogadores de pouca ou nenhuma identificação com o Flamengo, que nem sabem o valor do Manto Sagrado e das Tradições Rubro-Negras e sua Torcida Magnética!!!
Alguns até na hora do gol tiram o Manto e o jogam ao chão, coisa inadmissível entre autênticos Rubro-Negros que jamais adotarão tal atitude e que ainda por cima é punida com cartão!!!
Nunca vi o Flamengo tão descaracterizado como atualmente, a cronica citada do Nélson Rodrigues nunca ficou tão sem sentido como agora com esse time desequilibrado, trôpego e vacilante!
quase metade desse time não pode ser titular, sendo que alguns sequer podem ser jogadores do Flamengo!
Exceção apenas ao César, Rodrigo Caio, Cuellar, Arrascaeta, Bruno Henrique e Everton Ribeiro!
Muito pouco para o que o clube se propõe, ser campeão brasileiro, campeão da Libertadores e campeão Mundial…
Há que se contratar reforços e mandar zarpar a barcaça!!!
Emputecidas SRN!!!
Só o Arthur pra conseguir escrever uma crônica/artigo/texto desse numa hora dessa.
Da minha parte, EU AVISEI.
só sei de uma coisa…abel vai ser demitido !
o problema é que deverá ser tarde pro flamengo.
essa diretoria que não perde a oportunidade de dizer que agora é diferente e que os resultados vão vir,dizendo entre linhas que Bandeira de mello era um banana.
está indo pro mesmo caminho,com a diferença de milhões de reais no gasto de jogadores ou seja PIOROU !
abel não dá,até a diretoria sabe disso mas,falta culhões pra tomar a decisão certa e essa direção igualmente a outra não as toma.
depois que a libertadores se for e o campeonato estiver na quarta rodada vão trazer um novo tecnico.
SRN !
Entra jogador, sai jogador, entra time, sai time, entra treinador, sai treinador, entra diretoria, sai diretoria, entra ano, sai ano, porra e o Flamengo continua a mesma merda! O que se passa? Realmente foge ao meu raciocínio, será que é só questão de tempo? Já que o Arthur falou em seres mitológicos e mares bravios, em Nelson Rodrigues, vem-me à cabeça o Sobrenatural de Almeida, será que é só esperar a maré virar maré de sorte, o acaso funcionar a nosso favor? Mas pra tudo isso funcionar favoravelmente ha´que se dar aquela mãozinha, fé só não remove montanha, por via das dúvidas é melhor cada um de nós levarmos nossa pazinha. Olha eu já entrando para o perigoso terreno do misticismo, do milagre, estou tão desalentado que cito mais uma vez o Nelson, eu só acredito em milagre. A grande realidade, estou falando pra mim mesmo, perdi a esperança, a única coisa que sei é que se o Flamengo não fosse Flamengo e fosse outra entidade qualquer, eu já teria desistido. Há muito tempo. Voltando à dura realidade cheia de dúvida, será que o Dorival Jr. tinha razão que esse tal Diego goleiro não é um blefe? Note-se que ele quando a coisa aperta, ele foge da raia, no gol de empate não teve culhão pra encarar o negão que estava todo enrolado com a bola, no segundo, primeiro deu um tapinha , coisa de viado, depois a bola passou entre seus braços, para culminar a tal dorzinha nas costas, sei não, esse cara não é um embusteiro? E o Dorival tão desprezado, pelo menos o Flamengo tinha um padrão de jogo e jogava para fazer gol. Será que chutaram o cara errado?E se não, com tanto técnico aí que dizem ser bom, olha aí o Fernando Diniz, não é ele a cara do Flamengo (desculpem o clichê)? Chega, não tenho mais saco, já esgarcei a última fibra de minha albugínea. Conclusão final: tenho que ter vergonha na cara e parar de ser Flamengo.
leia o que escrevi em meu comentário.
Não é resposta ao mistério mas, a meu ver, é materialização do foco do problema.
TEM ALGO… estranho.
Esse Diego Alves… Quer saber de uma coisa: ele é uma tremenda ejaculação precoce. Faz uma defesaça no coletivo de domingo, contra a nossa baranga de fé e quando foi na quarta-feira, mostrou que goza na hora errada. E outra, achei foi bem empregado o Lucas Paquetá meter a rola na garota dele. Porra, tem um baita mulherão e não cativar a fêma, rapaz. Depois deu chiliquezinho de menino mimado, que foi pra rua e perdeu as gudes para um moleque mais esperto. Ou seja, não dá valor ao cartaz que PAPAI ABEL deu a ele. Vão se fuder os dois. E a torcida também.
Que puta texto foda!
Acompanho há anos teu trabalho e esse texto agora foi de um talento raro.
Parabéns demais.
SRN
Sendo Mãe Dinah:
Infelizmente, acho que seremos eliminados na Libertadores e faremos um início de Brasileirão na meiuca da tabela. Daí como o Brasileirão terá uma pausa na 9ª rodada, de um mês, por causa da Copa América, a boa notícia é que o Abel deve rodar. Até porque ele tem contrato de um ano e sem multa rescisória.
Triste repetição de 2017. Situação igual a que foi do Zé Ricardo.
Mas se conseguir a classificação, muda tudo. Só acho improvável com esse time sem culhão.
SRN
Do artigo – DO CARALHO ! ! ! ! !
Do jogo – escrevo depois. Ainda estou puto com muita gente.
Ainda não naufragadas SRN
FLAMENGO SEMPRE