Quando o Flamengo além de duro era ruim, um dos maiores prazeres em torcer derivava da plena consciência de que as nossas esforçadas mulambadas, ainda que extremamente bem vestidas, contando apenas com suas habilidades e o poderio econômico do nosso orçamento chumbrega, não iam chegar a lugar nenhum. O Flamengo tinha muitos problemas, mas a consciência de que eles existiam e só poderiam ser enfrentados na raça e no desafio à lógica e ao bom senso tornavam o nosso apoio, e a nós mesmos, essenciais a qualquer conquista.
.
Agora o Flamengo é bom, e muitos torcedores ainda não se familiarizaram com a nova realidade, que oferece uma série de novos problemas causados pela afluência e pela superioridade. Problemas aos quais ainda estamos tentando descobrir como enfrentar, principalmente porque a solução da raça e do desafio à lógica já não servem.
.
Para o torcedor do Flamengo, durante muito tempo ter o melhor time do país era apenas uma meta longínqua, um sonho, uma quimera. Só que agora o Flamengo tem mesmo o melhor time do Brasil disparado e vagabundo não está sabendo lidar.
.
Todo nós concordamos que o Flamengo é o maior. Mas esse, infelizmente, não é um fenômeno objetivo. Também não é um fenômeno subjetivo, porque fenômenos subjetivos dependem da consciência e das crenças de um único sujeito. O Flamengo ser o maior é uma ordem imaginada, um fenômeno intersubjetivo, uma crença compartilhada por muitos indivíduos, tantos que se um deles muda de crença ou mesmo morre, a tal ordem imaginada continua inalterada.
.
O Flamengo tem o melhor time do Brasil, e isto talvez tenha baratinado a mente de muitos de nós, que imaginam, erradamente, que este fato objetivo signifique que o Flamengo não apenas vai ganhar todos os jogos, como vai ganhar jogando bem e dando olé. Ainda que desde 2019 o Flamengo tenha passado essa impressão repetidas vezes, nada pode estar mais distante da dinâmica das competições esportivas. No esporte ninguém ganha todas, nem o Flamengo, nem o Real Madrid, nem o Lakers e nem o Baianinho de Mauá.
.
O Flamengo vem fazendo uma temporada épica, ganhando tudo que disputou até agora, batendo recordes de ofensividade e se mantendo vivo em todas as competições. Em qualquer outra época da história a torcida do Flamengo inteira estaria em estado de graça, sorrindo 24/7 e curtindo o momento único. Quem viveu 81 sabe que foi assim e não entende por que logo agora que o Flamengo tem a possibilidade real de alcançar pela segunda vez aquele patamar tem tanta gente achando ruim.
.
Na quarta-feira, o Flamengo todo destroçado por contusão e convocação, arrumou um ponto sofrido lá em Bragança Paulista. Geral puto porque na mesma rodada o líder provisório empatou com o lanterna e a distância na tabela não encurtou. Vários afobados jogaram toalha dizendo que o enea já era e encheram o saco divulgando a teoria maluca de que o Renight tinha desistido do Brasileiro. Como se o Flamengo deixasse a cargo do professor da vez o planejamento do Departamento de Futebol Profissional de um clube que tá faturando um bilhão de reais por temporada. Malucos.
.
O Flamengo no sábado foi jogar com o Fortaleza pela 25ª rodada todo desfalcado, de titular mesmo só Rodrigo Caio, Arão e Filipe Luís, o resto reserva ou aspirante a titular. Um jogo que foi bem murrinha, porque nem Vitinho, nem Tiago Maia e nem Andreas Pereira são armadores de origem, o Flamengo ficou parecendo escola de samba que vacila na harmonia e deixa buraco entre as alas. Pedro ficou sozinhão lá na frente e Michael voltava no meio pra ver se arrumava um qualquer.
.
Não tava muito bom de ver. Aí aquela galera do joga toalha ficou feliz, porque aparentemente estava com a razão e bombardearam as redes com seus argumentos burros. Renight desistiu do Brasileiro, poupando os cara por causa de uma porra de Copa do Brasil (que vale 56 pau pro campeão), o preparador físico é uma merda, tá tudo errado no Flamengo!
.
Só que de uma hora pra outra, entre os minutos 14 e 21 do segundo tempo, o Flamengo desencantou, Pedro e Michael meteram três gols e acabou o jogo. Nem foi nada do outro mundo, um comportamento que parece compatível com quem tem o melhor time do Brasil. Com o resultado garantido Renight começou a botar os reservas dos reservas pra jogar e fim de papo, bora descansar que quarta-feira tem jogo de novo.
.
Respeitar as crenças alheias é uma das coisas legais da democracia, que é essencialmente laica, mas essa conversa de que o Flamengo desistiu do Brasileiro não é crença, é xaropada. De onde veio isso que Renight poupa os caras? Se os jogadores tão toda hora se machucando talvez não seja porque o Alexandre Sanz é ruim, mas porque os caras já jogaram esse ano 55 vezes, fora os jogos de seleção e nem cavalo aguente.
.
Na coletiva pós jogo o Renato aproveitou o bom resultado pra falar um monte, descascar a imprensa e amaçar jornalista com execração pública. O que só confirma as suspeitas levantadas pelos seus detratores de que ele é bom de grupo, mas é um mau estrategista. O que terá passado naquele cérebro renightiano para achar que falar mal da imprensa num momento cabuloso desses que o país atravessa era uma boa?
.
Pra que arrumar desamizades e angariar novas antipatias logo agora que falar mal do Flamengo malvadão é garantia de cliques e audiência arcoírista? E quem é o Renato Gaúcho na fila do pão pra determinar o que é bom ou mau jornalismo? É muito chato ter que ficar toda hora lembrando aos nossos liberais de chinelo de dedo que o liberalismo preconiza que o mercado/audiência se autorregula. Ou o cara acredita no Pai Adam Smith de Angola ou não acredita.
.
O Renato, lá na rede de futvôlei dele pode falar o que ele quiser, votar em quem ele quiser, forrar as gaiolas dos passarinhos dele com os jornais que ele quiser, mas na coletiva ele tá falando pelo Flamengo e o Flamengo, por principio, não fala da imprensa, é a imprensa que fala do Flamengo. Alguém no clube tem que dar um toque retal no professor pra ele se manter no seu quadrado. Aqui não é Grêmio, presta atenção no serviço
.
Tamo na final da Libertadores, na semi da Copa do Brasil e disputando à vera um tricampeonato brasileiro consecutivo, se tem gente que nem assim fica feliz o problema não é do Flamengo e nem do Renato, o problema é dessa gente. Esse pessimismo com fumaças de botafoguismo, que era muito raro quando éramos fodidos, agora tá virando modinha. Como toda modinha ela é idiota. Não faz o menor sentido desistir do Brasileiro quando ainda temos 16 jogos pra fazer.
.
O parâmetro da decência para jogar toalha em Brasileiro deve ser 2009. Naquele ano bendito, ao fim da 25ª rodada o líder era o Palmeiras com 44 pontos e o Flamengo, tadinho, tava em 8º lugar, com 37 pontos. E tava todo mundo amarradão, certos que aquele era o ano do Hexa, o que só se confirmou na 38ª rodada. Se a torcida ficasse nessa frescura nouveau riche de 2021 a gente agora poderia estar há 29 anos na fila.
.
O Flamengo venceu mais uma e segue célere rumo ao Enea. Como já previ anteriormente deveremos assumir a liderança do Brasileiro ali entre a 30ª e 33ª rodada. Os malas tem que segurar a onda, ter paciência e não jogar a toalha molhada na cama. Tão pensando que Flamengo é bagunça? Tão pensando errado. Mas digo, sinceramente, na vida a coisa mais feia, é gente que vive chorando de barriga cheia.
.
Mengão Sempre
Agora sim o time esta desfalcado.
Sera a grande hora do técnico.
Melhor – seria.
Se é tb azar de jogadores se machucarem, NAO é azar traze-los de volta cedo demais e menos ainda coloca-los por 90 minutos em jogos sem sentido ou nesses que entram para salvar a patria em decisoes.
BH e Pedro, pelo menos esses, voltaram cedo demais.
Ja com o Gabriel nao foi prestada a necessaria atençao.
Caio, Luiz e os Diegos estao nessa lista, sempre e sempre.
Obvio que hoje, nao importa quem jogar, nao ha espaço pra vacilo.
Eh vencer.
Hoje, e nos restos dos jogos, é jogo de copa, nao importa como jogar, so conta o resultado.
Dizem.
Mas se esquecem de uma pequena coisa, que a historia ensina: Jogando mal pode-se ganhar aqui e acola, mas nao se terah sequencia de vitorias. Never.
O peso inteiro esta nas costas do nosso grande técnico.
Que um santo baixe nele. E logo.
Copa e outras.
De longe o mais preocupante para mim nao foi o empate ou o nosso jeito de jogar bola, mas o podcast do Arthur.
Preocupante ao extremo!
La, em vez das usuais colocaçoes sobre os bem-vestidos, se diz muito surpreso pelo sulistas („muito mais dificil que eu imaginava“), diz que um Maracanazco pode vir no jogo de volta (que se apresentaria no minimo, „dramatico“), que „nao podemos nos desesperar“, „nao entrar em panico“, pq se vier a derrota, „ai vai o campeonato brasileiro“ e enfim, para acabar com a poha toda, até a final da liberta estaria a perigo, ja que nos com a „moral no chao“ estariamos perdidinhos.
Vi, com crescente preocupaçao, que nem deu pra fazer um fim decente do podcast mesmo acabando com „a gente vai ser campeao, vamos pra cima“…
Poxa! Eita sustaço numa belissima manha de outono!
Eu nao entendo nada de futebol, mas o que aprendi nos ultimos 50 anos, é que jogo contra sulistas nao é legal. Nao sei se me engano, mas a gente nao tinha, até o ano passado ou retrasado, um historico de 500 anos sem ganhar deles la no sul?
Ou seja, um 2×2 é resultado otimo, visto pela lente da historia.
De termos feito um jogo horroroso tb nao é surpresa. Estamos jogando mal faz muito. Até com o Arrasca em campo as coisas nao estavam funcionando ultimamente.
A falta de treinar jogando compactados, fazendo pressao alta, como costumavamos, a falta de treinar uma defesa a saber marcar dentro e fora da area – é gritante e brochante.
Se olharmos para os 2 gols de cabeça (escrevi apos cada jogo nosso que estavamos perdendo todas as bolas aéreas, mesmo se nao tinha tido consequencias) vamos ver uma coisa aberrante:
Os meio-campistas longe dos caras, deixam eles centrar a vontade, livres – e na area é confusao.
No primeiro, nosso craque na defesa, o Filipe-idoso, nao marca seu homem, pior, muda de marcaçao no ultimo momento e por cima IMPEDE o des-habilidoso Léo de chegar no homem trocado.
No segundo, o cara nem centrar precisaria, tem 2 homens livres para dar a bola, na frente e no lado da area, nao marcados pelos meio-campistas. No meio da zaga, o deshabilidoso Léo faz sua parte: longe do cara e um pulinho de vovô.
Fizemos 2 gols de lances fortuitos. Ou seja, nada.
E temos depois por cima de tudo um „tecnico“ que dessa vez aponta o gramado sintético como o problema. Ja que o VAR decidiu para nos e os outros nao jogaram retrancados, nao sobraram muitas desculpas.
Deveria ter tido que nao acha „fair“ se os outros jogam pressionando alto e sao fisicamente melhor preparados.
Agora, se os outros times sao „limitados“ como ouço de vez em quando, me pergunto o que somos nos, vendo o que vejo.
„Muito superiores“?
Faz muito me preocupa essa fase ruim e parece que sem fim. Temos um técnico que nao sabe armar o time e criar um time vitorioso, jogando bola – se faltam os craques.
Claro, com esses, e em boa fase, da até pra ir pro boteco do lado que eles resolvem sozinhos. Até eu seria técnico vitorioso.
Claro que fica perigoso o percurso, quanto mais tempo passa.
Mas da pra ganhar dos sulistas em casa. Disso estou seguro. Se nao ganharmos, enfim, bola pra frente. Copa nao é muito sexy.
Mas nao podemos mais tropeçar no brao. Proibidissimo. So que nao acredito no Remanita.
Ele nao é tecnico moderno, é tecnico modinha.
Ai me junto ao Arthur: Preocupante demais, isso tudo.
Massss: „Perrenguinho é onde a gente floresce!“
Tomara que nisso o grao-mestre tenha razao.
SRN
Agora a torcida do Flamengo tem uma nova afiliada, a dos conformados.
E ai de quem criticar o time sem comando, sem repertório, descompactado, frouxo e desorganizado em campo.
Ela não quer nem saber se o time cruzou 45 bolas na área do poderoso cuiabá e não conseguiu vencê-lo no maraca, ou se foi amplamente dominada pela equipe do ‘jenial treineiro’ Alberto Valentim, e muito menos se o Renato não apresenta repertório.
Ela é desprovida de qualquer senso crítico e condena quem o tem.
Para ela, Renato é um excelente técnico.
(Sim, Renato é aquele mesmo que levou de 5 a 0 do JJ e que o Flamengo esquizofrenicamente contratou)
Em linhas gerais, temos um time que não tem padrão, que joga espaçado, não treina saída de bola, não tem transição, é displicente nas finalizações e, pra piorar, o técnico acha que pra vencer basta colocar todos os atacantes em campo e seja o que Deus quiser.
Andreas arrebentou de segundo volante. Aí, o que o treineiro fez? Tirou-o da posição e colocou-o de terceiro, só de sacanagem, porque o Diego tá voltando e ele tem que cavar a vaga do chefinho, porque a panela tem que jogar. Da mesma forma, insistiu com Renê e jamais deu sequência a Ramon.
Agora vamos ver contra o fluzinho.
Capaz dele poupar o time e dar adeus ao brasileiro.
Mas a fla conformista nem liga, afinal temos que ‘apoiar’.
Eu acho que não tem que ser 8, nem 80.
Tanto o trabalho do Renight não é uma maravilha, apesar dos números espetaculares e daa classificações em mata-mata, como também não fomos “amplamente dominados” pela equipe do Valentim, num jogo em que tivemos muito mais posse de bola, o dobro de finalizações, e só não vencemos por falhas individuais do péssimo Léo Pereira.
Os erros do Renight existem, e são vários, assim como os acertos e méritos, como recuperar vários jogadores que não estavam produzindo.
Não vejo necessidade de radicalismo algum. Jogar em Curitiba sempre foi pedreira e até o Flamengo de 81 sofria lá. Creio que vamos nos classificar tranquilo para a final da CB.
O Brasileirão, é muito mais uma questão de postura que propriamente de escalação. Não importa se vamos de time A, B ou sub-17 (ambos são bem superiores ao flu), tem que jogar com gana. Vide o jogo contra o Grêmio, em que estávamos com o time A, porém andando em campo.
É uma questão de mentalidade, o tri brasileiro jamais pode estar na terceira prioridade.
Mas continuo não vendo qualquer razão para atear fogo às vestes.
Saudações
“Nao importa com que time vamos …. até o sub-17 é melhor que xyz” …. voce mostra evidentemente sua falta de … qq coisa.
Filhinho riquinho de mamae, va fazer outra coisa, ta?
Voce ta perdendo o meu tempo aqui, seu votador de genocida du karai.
Xô !!!
Ah, que papinho, eim, mermão…que mané postura, que mané recuperação de jogadores, e que comparação esdrúxula a sua com o time de 81?!?!
O time é mal treinado e fim de papo. O renato ceni destruiu o que tínhamos de organização tática e até mesmo de postura.
Somos um bando apático em campo.
E acho que agora, após a pífia atuação de hoje contra o fluzinho de garotos do Marcão ( sim, isso mesmo!!), vc deve ter repensado sua análise.
Aliás, não foi análise alguma, pq vc apenas tentou defender o indefensável com justificativas delirantes.
E tem mais, se vc é bolsominion, como diz o outro aí embaixo, nem se dê ao trabalho de trocar ideia comigo porque eu tenho paciência zero com a mediocridade bovina terraplanista.
(Cont)
Ainda temos que ouvir uma bazófia dessas: “renato ceni recuperou jogadores”.
Sim, tem razão, recuperou léo peneira, gustavo henrique, bruno viana, renê, isla e vitinho.
Sempre se aprende mais na vida.
Novo nivel ou seria um desnivel:
Remanita, falando do pq nao colocar o Ramon, ou o René ou o Kenedy (li em algum lugar que jogou de lateral, pq nao tentar num jogo desses) na lateral para dar mais gas e centros precisos:
“- Porque temos um dos melhores laterais-esquerdos do mundo. O Filipe Luís. Está bom assim? ”
Pronto. O idoso agora nao é somente muito bom, nao é somente um craque ( tem um aqui que diz que faz tanta falta como o Arrasca), agora ja é um “dos melhores laterais” do mundo.
Poxa. nada menos que isso.
Acho que sou o unico – que assiste jogo do Flamenge – que nao ve isso tudo. Bem, deve ter uns e outros nao vendo craque e sim uma falta de qualidade penosa.
Mas, escutando tamanha … (colocar uma palavra adequada) da boca de um tecnico que nao soube (e mal sabe) reagir ao jogo do Cuiaba, que coloca zagueiro como centro-avante (idade da pedra no futebol), que nao sabe deixar os jogadores corretos jogar nas posiçoes corretas, que pos-jogo tenta disfarçar seus erros falando mal de juizes ou do VAR (outra coisa paléoantropologica) – fica dificil levar a sério.
Como nao sou o Arthur, nao tenho essa confiança na historia e sim nos atos e fatos do presente, para mim perdemos 2 dos mais importantes pontos.
E taopouco acho que sao eles que tem pressao (50 anos) e sim nos, que estamos a 10 pontos deles e com o programa encurtando visivelmente semana por semana.
Nos é que nao podemos tropeçar, eles podem.
Ou seja – a pressao é toda nossa.
Mas torço para que o Arthur seje um clair-voyant.
Va dar o furiculo, genocida-phil …
Sai da frente, moleque.
Mais um unforced error.
Assim nao da. E
dessa vez foi pessimo, comparado com o do Bragantino.
So o Arthur mesmo a achar que vamos assim mesmo ser campioes.
Mas quem sou eu pra nao achar a mesma coisa, batendo de frente com o “grao mestre” e sua sapiencia milenar dos mecanismos do mengao?
O Flamengo deixou escapar mais uma vez de se aproximar daquela louca galinha mineira. É chato. Mas pra quem gosta dessas escritas, está tudo dentro dos conformes, tanto deste ano, como do ano passado. Ano passado se repetia o scpript, lá o líder, parece que os bâmbis, sei lá quem fosse, perdia e a gente perdia também. até que conseguimos o título…perdendo. Nesse ano, o mesmo ramerrão, a galinha transloucada empata ou perde e a gente cumpre nossa parte. E ainda tem outra do nosso lado, sempre que estamos às vésperas de uma competição importante, o time afrouxa, e dá a impressão que já está pensando lá no tal jogo decisivo. Agora o que eu não aguento mais são as sandices, parece que nesse país todo mundo ( desculpem, aqueles que deveriam informar com seriedade e sem “achismos”) fala besteira o tempo todo imitando o genocida. O que se viu dos “cronistas especializados” (epa!), pelo menos os poucos que eu “tive” que ouvir, foi um elogio quase unânime ao Jorginho, que o “Jorginho soube se defender muito bem”, ele, próprio, Jorginho declarou: “o Renato sabe atacar, eu sei defender”. Só faltou aquele horroroso “o Luxa deu um nó no Jorge Jesus”, Quer dizer, a mediocridade de um futebol ultrapassado continua sendo defendida com unhas e dentes. E ainda não sabem o porquê dessa merda que está o futebol brasileiro.
Amigo, ao pobre Cuiabá só restava uma opção, defender e defender muito, foi o que fizeram. Cabe ao Flamengo saber desmontar as defesas alheias. Neste caso específico Jorginho e os jogadores do Cuiabá merecem elogios, executaram quase a perfeição, exceto quando cometeram um pênalti não assinalado e quando levaram um gol que foi mal anulado. Nós devemos também reconhecer quando nossos adversários conseguem nos superar, e nesse caso ficou evidente que fomos superados, afinal o Cuiabá não queria perder e jogou o tempo todo pelo 0x0.
Dito isto, vamos lembrar que jogamos sem Pedro, BH, Isla e Arrascaeta, que Everton Ribeiro e Gabigol vieram de jogos consecutivos pela seleção, e que Gabigol sequer deveria ter jogado essa partida. Não faltou dedicação ao time, a tal da “paumolecência” que alguns acusam o time de ter as vésperas de mata-mata não ocorreu, o time jogou à vera e para cima o tempo inteiro.
Faltou técnico ao time.
Renight ainda deixa muito a desejar quando precisamos de treinador.
Jogamos com 4 defensores e 3 volantes de origem praticamente o jogo inteiro. Podíamos ter aberto mão do BV e recuado o Arão no segundo tempo, para dar mais profundidade ao time. Praticamente não éramos atacados.
Em vez disso, terminamos o jogo com GH no ataque.
Mas o determinante mesmo foi o gol absurdamente anulado logo no início do jogo, que obrigaria o Cuiabá a sair de trás.
Mas vamos ser tri assim mesmo, podem escrever.
Saudações
3×1.
Otimo primeiro tempo. As vezes até parecia que o Arrasca e o ER nao faziam tanta falta. Num patamar um pouco abaixo, sem craquismo, mas com vontade, a bola rolava muito bem e a insistencia (pressao) enfim voltou e logo deu frutos.
O segundo tempo – perdemos. Nao jogamos mais nada. Isso nao é legal.
E uma coisa que deu pra notar – de todas as bolas levantadas, somente UMA a nossa defesa tirou. No restante, perderam todas.
Isso parece nao mudar, nao é treinado?
Seja. 3 pontos. Mas desta vez nao somente 3 pontos, como tb 45 minutos de um vistoso futebol, com um lateral direito nota 10.
Pena que os mineiros nao perderam pontos. Isso preocupa.
Paradoxo é isso aí: o sem drenagem do b jogando no seco levou um banho de futebol.
Se alguém não lembra como era o Flamengo de antes, basta ler as tirinhas do Arnaldo Branco neste mesmo blog. São incríveis e precisas.
Se alguém fica incomodado de ler gente reclamando de barriga cheia, sugiro parar de seguir flamenguista burro nas redes sociais. De Flamenguista, eu só sigo o Arthur, que é um gênio, e mais um ou dois.
Doutrinador, meu caro.
Com essa psicose cada vez maior por estas bandas, tudo é obra dos comunistas do Foro de São Paulo.
Nem entro no mérito, de tanta imbecilidade exposta.
Espero que você, que é um cara inteligente, assim como era o seu progenitor Trooper, não queira sustentar que a Suiça é um país comunista, sobrevivendo em razão do “dinheiro de corruptos como os que governam o Brasil há décadas”.
O nosso santo dinheirinho lá colocado é uma merreca, perto daquele enviado em grossa maioria pelo setor privado do capitalismo internacional.
Assemelha-se a uns certos países adorados por um certo Ministro ligado aos setores econômicos ou ainda a um certo neto de figurão que de esquerdista nada tinha, muito pelo contrário.
Essa a triste realidade, sempre negada pelos que se preocupam com uma hipotética nova ordem mundial.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
1. Não sei onde vc leu que a Suiça é um país comunista. Certamente eu não escrevi isso.
2. Não sei quem é Trooper. Certamente não é meu progenitor.
3. Falei sobre a Suiça – que é um paraíso fiscal que abriga dinheiro sujo de todo tipo de bandido ao redor do mundo EXATAMENTE como eu disse que é – apenas porque tem um comentarista aí que só aparece para escrever merda sobre o Flamengo e sobre o Brasil.
Saudações
Agorak que a Suiça, em contrpartidda, oferece coisas maravilhosas, isso é inegável.
Genebra é a minha cidade favorita. Que beleza de cidade, com o eternamente gelado Mont Blanc sempre à frente de sua janela, com aquele lago que é lindo e vai te levar a inúmeras outras cidades, pequeninas mas absurdmente tranquilas, inclusive com a sede da Fifa – os caras não são bobos – em Nyon.
Você pega um carro, sai para passear e vai vendo outros vilarejos, com pequenas casas e até criações.
Só que, de repente, você sai à rua e começa a gritar – “Quero gente ! Onde estão todos vocês ?” Não adianta. Você passa por doido e é só.
Recordações, recordações, recordações do ano em que vivi lá, há quase 60 anos atrás.
Saudações Servettianas e Rubro Negras.
Flamengo Sempre
Genebra é efetivamente um luxo.
O lago é um luxo.
Sempre volto com alegria.
Passei maravilhosos 2,5 anos la (1972-74 ou 75) e conheci muita gente boa com quais até hoje tenho contato.
Uma grande parte alias, refugiados latino-americanos. Refugiados dos seus paises com gente no governo tipo esse dai do Brasil no quesito sacanagem e burrice, so que com militares fazendo o que queriam.
Foram alias esses militares fdp que impediram que minha familia pudesse voltar ao Brasil.
Fui, quem diria, com um timinho de la campeao suiço (73) de “futebol de trabalhadores”. Liga fundada no inicio do século 20, la nos anos 20/30, oriundo de movimentos socialistas.
Até que o pessoal batia uma boa bola, tinha caras que vieram de ligas françesas (Genebra tem fronteira com a França).
Essa coisa de “falta de gente” , kkkk, é coisa cultural. Nao acho que algum suiço achou algum dia que faltou gente em um determinado lugar ou determinada hora. Mas vou te contar que a Suiça mudou muito. Tambem nesse sentido. Ficou muito mais “latina” do que era nos anos 60/70. Hoje em dia tem muita vida na rua, principalmente em Zurique.
Acho que vc nao reconheceria mais a “sua” Suiça. Tente!
Abraçao RN
Meu caro,
é mais do que provável que mudanças tenham ocorrido.
Até no futebboll houve melhoras extraordinárias.
Os jogadores negros filhos de africanos estão dando um temperoo bem diferente, tais como Embolo, Akanji e Zacaria. Acho que são superiores aos kosovianos falsificados tipo Shakiri e outros mais.
Genebra não é vizinha da França.
É, pode-se dizer, dentro dela.
O aeroporto de Cornavin, não sei se é ainda o principal, tem um pouco de suas pistas dentro do território francês.
Além do mais, dentro dos passeios muito boniftos que podem ser feitos, estão as acidades Annecy, Evian, Dijon, todas com suas peculiaridades francesas.
Haveria muito a falar, mas fico por aqui.
Ontem, um primeiro tempo exemplar, o que já me deixa cheio de esperanças.
Até a seleção brasileira resolveu jogar bem …
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – anteontem, não ontem.
Eu não sou homofóbico, vou logo avisando aos incautos, eu não gosto é de viadagem. Exemplo: uma manchete aí fazendo um escândalo dos diabos, dizendo que a nova dor de cabeça do Renight era arranjar um novo garçom já que o Vitinho está suspenso para jogar com o Juventude. Agora vem cá, desde quando o Flamengo precisa de um jogador tão especializado assim pra jogar com o, pasmem, senhores ouvintes! Juventude?, aquele mesmo timeco que nos derrotou lá no sem drenagem (créditos para o Arthur) do b, dizem até que os caras além do dilúvio, não satisfeito e se cagando de medo ligaram a irrigação pra ensopar ainda mais aquela porra. Me digam uma coisa, isso não é coisa de viado?
Resposta curta e grossa – É
Se, por um lado, analisando a tabela por pontos ganhos, a diferença que afasta o Flamengo da liderança é de 11 pontos, por outro lado, por pontos perdidos, a diferença entre o Atlético-MG e o Flamengo é de apenas 5 pontos.
Atlético-MG – 3 derrotas (9) e 5 empates (10) = 19 pontos perdido.
Flamengo – 6 derrotas (18) e 3 empates (6) = 24 pontos perdidos.
Como vamos jogar contra eles no Maracanã, eu já reduzo essa diferença para somente 2 pontos.
Ora, dirão os pessimistas, mas o Flamengo terá que vencer todas as partidas restantes, esquecendo-se de que a galinha mineira também não pode vacilar, o que vem fazendo há 39 anos.
Pelo meu lado, eu não vejo nenhuma dificuldade de o Flamengo passar por cima de todos esses pangarés brasileiros, considerando que o nosso objetivo maior deste ano é a vitória sobre o Chelsea – esse sim um adversário que poderá endurecer a conquista do nosso bimundial.
OBS.: andei afastado porque estive disputando alguns joguinhos no “Round 6 da Vida”. Venci. Não fui eliminado.
Fico extremamente feliz com sua vitória.
Já tinha aqui registrado a minha preocupação.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Diga, Aureo! Fez falta nessas bandas.
Bem, pode falar de pessimista/otimista e até de comunista, mas matématicamente sao 11 pontos. E com cada round que passa fica mais apertado pra – gente. Nao para eles. Eles TEM a vantagem.
Como voce bem diz , ganhando tudo (se nao me engano Gremio, Atéltico P, e eles) o que nao sera tao simples como vc coloca, e eles fazendo a mesma coisa (porque nao, porque vao “peidar”, como diz o Arthur?) ainda restam 2 pontos.
2 que eles vao ter que perder em algum lado.
Bem, eu torço para que de certo, mas estou mais preocupado do que simplesmente confiante no historico, que talvez nao se repetira. Cabe a nos manter o sarrafo altissimo.
SRN
Meus queridos amigos Carlos Moraes e Henrique,
somente para efeito de explicação, um AVC roubou-me a capacidade de ler, o que aconteceu por um bom tempo.
Aos poucos, neurônios bondosos já me permitem, com enorme sacrifício, realizar o exercício da leitura.
Quanto ao futebol, meu caro Henrique, os mineiros paraguaios irão perder ainda 12 pontos (2 derrotas e 3 empates). Pode me cobrar. Como estamos 5 atrás deles, temos uma gordura para queimar de 6 pontos.
O eneacampeonato, já o antevejo no papo.
Obrigado pela força.
SRN!
Que boa noticia, Aureo. Estimo melhoras, rumo ao Enea! Abs SRN
Fico feliz e torcendo pela sua total recuperação.
Já saí, em 2016, de um desses, sem sequelas.
Força, amigo.
Caro Aureo, bom você estar de volta e se recuperando e quanto à lucidez pelo que você continua escrevendo permaneceu intacta.
Renato tem que parar de chilique, Flamengo é isso, é cobrança ganhando ou perdendo, tem que saber lhe dar com isso. O Arthur tá certíssimo o renight tem que entender que quando abre a boca, quem fala é o Flamengo.
Arthur, você está coberto de razão, a gente anda chorando de barriga cheia. Hoje, domingo, pé de cachimbo, como se dizia antigamente, eu com aquela depressão típica de domingo à tardinha, resolvi sair do armário o qual me encerro e me aplicar masoquisticamente um tratamento de choque pra ver se eu me curo logo de uma vez dessa porra: fui ver o jogo da tal seleção canarinho. Puta que me te pariudas, como dizia minha filhinha quando começou a aprender a falar palavrão, que jogo pavoroso. O adversário, a Colômbia. Aí, eu compreendi o que é chorar de barriga cheia. Quando o Flamengo joga a metade da ruindade que essa seleção joga é caçado a pauladas como um ratazana prenha ( já que estamos falando de barriga cheia), e esse tal de Tite, o que é isso, técnico? ainda mais de seleção? O Renight sem fazer a metade das besteiras que esse cara faz é crucificado toda a semana. O cara manteve o Paquetá no time, aquele mesmo que a gente conhece, não acertando uma sequer, nem falo de Neymar, parece que finalmente entrou na decadência que ele tanto procurou, e eu que até defendia o cara. Entraram dois desconhecidos, pelo menos para mim, que fizeram a festa, um tal de Rafinha, não aquele que está caindo qual balão apagado lá no Grêmio e o outro chamado Antony (epa!, viva o nacionalismo pátrio). Os caras da tal canarinho pareciam barata tonta, muito piores do que o Flamengo em seus piores momentos. Parecia que nunca treinaram juntos. Tenho a impressão de que os nossos jogadores que jogam na Europa, quando vêm pra seleção devem esfregar as mãos de tanto contentamento, pensando, “ufa! agora vamos gozar um merecido descanso…”
Poxa, roubaram a Espanha descaradamente. Quero ver como vai ser a justificativa.
Ueee… vc não é o grande preconizados de que não pode poupar?
Ai ele bota ow caras, eles se machucam, e a culpa tb e dele?
Se decide se vc quer cobrar os caras todos os jogos ou não…..
Quanto maluco
Talvez vc deveria ensaiar de pensar. So pra variar, seu ridiculo.
Excelente, Arthur…. Essa noite até eu chorei de barriga cheia… por causa de uns prognósticos aí…. prometo não chorar mais e aproveitar os prognósticos certos… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bla, bla.
Muita esperança …. nos outros.
O que nunca da certo na vida.
A verdade é que continuam 11 pontos. Isso nao é vantagem de ficar contando que a diferencia nao aumentou.
O que teriamos que fazer é que, num tropeço deles, encurtassemos a vantagem deles até chegar no ponto que o destino fique nas nossas maos.
Nada de outro tem o menor valor.
Vamos lembrar que jogos contra Gremio e Atlético Paran. nao é jogo ganho.
Essa lembrança para quem acha que jogar contra o Bragantino fora de casa e empatar – é um bom resultado.
Ontem mais um desses jogos esquisitos.
Um primeiro tempo de morrer de raiva ou tédio. 100% posse de bola sem ameaçar. Zero. Autentica perda de tempo.
Como conseguimos depois fazer 3 nesses, sem jogar muito e com direito do mais baixo que temos a fazer gol de cabeça, um moleque que pula 10 cm, é um autentico milagre.
Ja que o milagre cai no nosso colo – ninguem vai rejeitar. Otimos 3 pontos. Mas continuam 11 na nossa frente.
O que foi bom no nosso jogo foi o controle desse. Ai o time esta de parabens.
O que nao foi bom foi a criaçao zero e a preocupaçao com um zagueiro que antes era o melhor: Caio esta jogando cada jogo pior. Essa coisa do braço-em-frente ja comentei varias vezes. Isso vai dar erradissimo num jogo duro. Fora disso ele era posicionamento, passes , coisas que nao fazia um tempo atras.
Sera que é por causa de uma contusao ainda nao sarada?
Estamos, na reta final, com cada vez mais jogadores contundidos ou ameaçados a ficar fora vez por vez:
Diego 1
Idoso
Caio
Cabeleira do Zezé
Thiago
Diego 2
Arrasca
BH
Gabriel
Na contusao recente do Arrasca e do BH o nosso tecnico tem sua boa parcela de culpa, pois colocou eles de volta por 90 minutos, saindo de lesoes, 2 importantissimos, mesmo sem a menor necessidade. Um estorou depois com sua seleçao, o outro nem seleçao precisou pra estourar.
O chororo de “time reserva” tb é inaceitavel.
Quem chama outros que refletem sobre os erros que cometemos de botafoguenses, deveriam se auto-chamar de botafoguense quando começam com esse papo esdruxulo.
Temos reservas MAL TREINADOS – nao ruins – mal treinados. Um time sem tatica, tateando em vez de ter tatica definida E treinada.
Culpa do fanfarrao – que nunca soube fazer isso nem nunca sabera.
Positivo: Recuperou legal o Michael.
Disso nao ha a menor duvida. Parabens.
Mas é o unico fato que se possa colocar na sua conta. Pouco.
Diretoria: Era pra trazer jogadores bons pra reta final. Tem um que esta mais ou menos, nada de especial, dando conta do recado. Os outros 2 estao fora. Um por ser velho, rodado e contundido, o outro por ser jovem e fora de forma, totalmente fora de forma.
Ademas tem o fato que 2 vao custar no minimo 30 milhoes de euros, o que nao valem e nao temos.
Pode ser que a situaçao mude pra melhor. Mas até agora foi um esforço jogado fora. Nao sei para que vieram.
Nome nao ganha jogo. Como camisa tb nao. Isso sao tempi passati.
Sao 16 jogos pra gente. Muita coisa, e pode acontecer muita coisa tb.
Mas pro meu coraçao velho seria bom se o time começasse a jogar bola como fazia. Esses jogos nao alegram, vivem somente dos resultados.
Ninguem vira adepto de algum esporte somente pelos resultados.
Das Ziel rechtfertigt nicht die Mittel.
A eterna discussao.
Eu fecho com Camus que tb achava que o caminho é que importa.
O coraçao rubro-negro agradeçeria !
SRN
Coração rubro-negro? Você???
Vai procurar um psiquiatra rapaz.
rsrsrrs
Amigao, vc ja acabou de catar as latas? Entao vai dar o rabo, pra ficar mais sereno, fio de riquinho.
Esse foi um dos seus piores textos. Ainda teimas em tentar confundir política com futebol. Sendo que dos dois assentos só dominas um. Uma hora tu aprende. Não caia no vacilo de politizar tudo nessa bundega chamada Brasil. Outros pessoas mais incompetentes já o fazem.
“Não caia no vacilo de politizar tudo nessa bundega chamada Brasil. Outros pessoas mais incompetentes já o fazem.” Você ilustrou seu ponto de vista maravilhosamente bem. É um ponto de vista burro, mas foi muito bem ilustrado.
Arthur vamos ficar in lines todos: torcida, dirigentes, renight e a gente. A torcida sempre foi assim, é a esquizofrenia da possibilidade da derrota e a difícil crença que a maior probabilidade atualmente é a de vitória, como tem sido. A diferença dos tempos bicudos é o canal de comunicação e de catarse instantânea, se resumia apenas ao jogo ou na mesa de bar, in loco, hoje a coisa ganhou a “rede perigosa” do disse e não disse é isso tornou a torcida mais esquizo ainda, pois ela sabendo que tem um veículo na ponta dos dedos para botar pra fora, pronto, a merda sempre estará feita, Renight, assim como todos que não entenderem isso ou surtam ou seguram no rivotril!!!!
Sim iluminado. Kkkkk
“Tamo na final da Libertadores, na semi da Copa do Brasil e disputando à vera um tricampeonato brasileiro consecutivo, se tem gente que nem assim fica feliz o problema não é do Flamengo e nem do Renato, o problema é dessa gente. Esse pessimismo com fumaças de botafoguismo, que era muito raro quando éramos fodidos, agora tá virando modinha.”
“”na vida, a coisa mais feia, é gente que vive chorando de barriga cheia”
Rapaz , eu falando de pessimista , os caras se sentem ofendidos, então deixa esse serviço pro mestre e os pessimistas que façam o toque retal e parem de ser chatos ou tanto faz.
Como é ótimo ser Flamenguista e saber que temos uma nação que ama e acredita no Flamengo até o fim assim como o Arthur e eu.
Há uma grande diferença entre pessimista – que, quando tem justo motivo, é realista – e gente, por exemplo, escrevendo textão para dizer que Filipe Luís não joga nada, que Gabigol não presta porque não tem proposta da Europa.
O primeiro pode ser um cara chato, indesejável, mas que traz um ponto de vista importante no debate.
O segundo não serve pra nada mesmo.
Saudações
Acho voce a cara do seu presidente. Inventando historinhas, como essa do Gabigol. Um mentiroso descarado.
Eh de familia.
Voce em si é um fake de ser humano, em todos os sentidos.
E mais, quem compara o idoso ao Arrasca – é um insano, de futebol nao entende nada. Um modista.
Alias: De Flamenguista vce nao tem nada, seu filhindo de papai rico.
Mas jaja vai acabar a mamata. Ano que vem o Brasil vai enfim ter de novo um governo verdadeiro. Ai vc e sua familia vao querer correr pra Suiça esconder a grana roubada, né?
Safado.
” O Flamengo ser o maior é uma ordem imaginada, um fenômeno intersubjetivo, uma crença compartilhada por muitos indivíduos, tantos que se um deles muda de crença ou mesmo morre, a tal ordem imaginada continua inalterada.”…Arthur, vc se inspirou no livro Uma Breve História da Humanidade do Yuval Harari ?
Grande Sapiens, curti demais. Pode crer, esses conceitos são muito explorados pelo autor, certamente algum residuo ficou na minha mente.
Pensei a mesma coisa, rsrsrs, esse Arthur é foda em usar essa habilidade nas palavras e traduzir em puro rubronegrismo.
Sequer citei teu nome, Henrique. Mas se a máscara serviu, ótimo…rs
Já marcou o psiquiatra? Tá sem grana?
Também, já que vc diz que mora na Suiça, pelos horário que vc posta teus comentários, ou vc não trabalha ou não dorme. Aí fica difícil ganhar dinheiro mesmo.
Ou não mora na Suiça e não passa de um maluco mentiroso mesmo, o que é mais provável, até porque tá preocupado demais com o governo no Brasil pra quem vive no outro lado do Atlântico.
Tudo bem que a Suiça sempre foi sustentada por dinheiro de corruptos como os que governam o Brasil há décadas, mas não tem por que se preocupar, sempre haverá mais dinheiro sujo para se beneficiar do criminoso sigilo fiscal suíço.
Algum psiquiatra aqui no grupo pra ajudar o coitado?
Voce é um pobre coitado, da pena.
Vc tem razao, durante muitos anos, gente escrota, safada, ladroes do seus paises, politicos e privados, estacionavam o dinheiro roubado aqui.
Como devem ter feito membros de sua famila, seu filhindo de riquinho da mamae.
Mas se vc quiser “argumentar” que é “por isso” que a Suiça é o que é, vc é mais ignorante do que eu pensava.
Ai, no Brasil, tem muita, mas muita grana rolando – e nem por isso o povo se da bem.
Os unicos que se dao bem, sao familias de ricos como a sua – e os bastardos procriados por elas.
Va catar as latas, faça seu trabalho bem feito, por uma unica vez, moleque!