A edição de dezembro da revista Piauí trouxe uma primorosa matéria assinada por Daniela Pinheiro, “O jornalismo pós-Trump”. Um dos entrevistados é Martin Baron, o ex-editor do Boston Globe retratado no filme Spotlight e atual editor-chefe do Washington Post. A respeito dos equívocos cometidos pela imprensa norte-americana na recente cobertura pré-eleitoral, Baron declara o seguinte: “Meu conselho sempre é: deixe-se impressionar. O antídoto de previsões erradas é ir para a rua e apurar.”
Eis uma dica valiosa para campanhas bem-sucedidas de um time de futebol, apesar de difícil aceitação por nós, os de pele rubro-negra. Como sabemos, o Flamengo é o fodão do Bairro Peixoto, o pika das galáxias, o senhor da autossuficiência. Nada é capaz de nos impressionar. No decorrer de qualquer campeonato, costumamos afirmar que aquele é barbada, o mais fácil de todos os tempos. E se não o ganhamos, lá vem o argumento de sempre: perdemos para nós mesmos.
É batata: quando acontece um desses infortúnios inexplicáveis e somos eliminados da Copa do Brasil, já no jogo seguinte alguém estica uma faixa com a frase “Brasileiro é obrigação”. Nos dias ou noites em que tudo dá errado, soltamos a voz no grito de queremos raça e logo evoluímos para o coro de time sem vergonha. Pode ser. Há casos na história do futebol, e também na nossa. O problema é que nunca fazemos a prosaica pergunta eternizada por Mané Garrincha: alguém combinou com os caras do outro lado?
O tradicional jeito de pensar rubro-negro recomenda a Martin Baron que guarde sua lição para si. No entanto, talvez fosse útil rever certos conceitos.
Se é preciso ter confiança no que o nosso time é capaz de produzir, também é correto reconhecer as qualidades dos adversários. Se é fundamental exigir que aqueles onze marmanjos deem o sangue até o apito final, também é prudente entender que dentro de campo nem sempre as coisas saem como planejamos. Se é justo orgulhar-se do trabalho realizado pela diretoria no aspecto financeiro, também é sensato ter consciência de que esse não é o objetivo final e que de nada valerão a honradez e a pujança se elas não se transformarem em resultados e títulos. Se é importante enaltecer contratações como a de Diego, também cabe questionar a titularidade de jogadores que têm um nível muito inferior ao do Flamengo com que sonhamos.
Elogiar os acertos, criticar os erros: como não entramos em campo e tampouco tomamos decisões técnicas ou administrativas, é essa a parte que toca a quem torce. Portanto, vamos lá.
Em 25 de janeiro de 2016 publiquei um post aqui no RP&A, com o título de “Tempos modernos”, em que apontava Palmeiras e Atlético Mineiro como os favoritos para as competições do ano. O sétimo parágrafo começa da seguinte maneira:
Com a esperada debandada no Corinthians, avalio que Atlético Mineiro e Palmeiras são os clubes que largam na frente para a temporada.
O Palmeiras foi campeão brasileiro com ótima campanha. O Corinthians, que nadara de braçada em 2015, não teve como manter oito dos seus titulares e ficou fora até da inchada Libertadores. O Atlético brigou até o fim pelos dois títulos nacionais, caindo das nuvens na inesperada derrota em casa na primeira partida decisiva da Copa do Brasil.
Todo mundo que dá palpites sobre futebol acerta aqui e erra ali. Espero que eu volte a acertar nesse ponto, pois acho que em 2017, além do Palmeiras, quem larga na frente somos nós.
O Atlético Mineiro já não conta com Júnior Urso e Leandro Donizete, o goleiro Victor teve uma lesão séria nas férias, parece que Pratto dificilmente ficará e, como nada é tão ruim que não possa piorar, Erazo permanece na zaga. Embora não tanto quanto o Corinthians em 2015/2016, o Atlético começa o ano mais fraco do que terminou no ano passado, e precisando se reorganizar.
O Santos é perigoso. Rápido. Traiçoeiro. Mesmo arriscando mais uma temporada com os longevos Renato e Ricardo Oliveira entre os titulares, o clube vai dar trabalho, desde que não perca Zeca, Lucas Lima, Vitor Bueno, e consiga o atacante que tem procurado. Eu torcia para que fosse o Luís Fabiano, em quem sempre vi mais fama do que proveito, no entanto as negociações emperraram e Kayke virou a bola da vez. Seja quem for, olho no peixe.
O Palmeiras continua muito forte e competitivo. Sua encrenca – tão grande quanto a fortuna de Paulo Nobre – é encontrar um substituto para o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2016. Há notícias sobre uma superproposta por Pratto, se bem que, no meio de tanto falatório, é melhor aguardar. O problema é que, de algum tempo para cá, os caras do Palmeiras não têm ficado só no gogó: tudo o que a gente ouve dizer, eles vão lá e pimba.
Para quem teve a paciência de ler até aqui, creio que agora a prosa melhora: como um bom meio-campista, vamos levantar a cabeça, olhar para a frente e falar do Flamengo 2017.
Pelo visto, e ao contrário do que acreditávamos, ainda não será este o ano em que jorrará dinheiro para a montagem do tão aguardado timaço. Dos jogadores buscados pelo clube e cujas contratações envolveriam aquisição de direitos econômicos, não veio ninguém. Conca está aí por conta de uma criativa e elogiável engenharia médico-financeira. Rômulo (vem, né?), apenas com pagamento de luvas e salários. Trauco, idem. Vitinho, Marinho e Cecílio Dominguez, os três atacantes pretendidos, exigiriam desembolso de grana forte e isso não temos, pelo menos para investir mais pesado no elenco.
A discussão volta a ser a de sempre: com um time poderoso na Libertadores e no Brasileiro, o Flamengo não ganharia muito mais dinheiro com premiações, programa sócio-torcedor e aumento nas rendas dos jogos? Será que trazer um desses caras – sei que não sou maioria, paciência, mas gosto bastante do Vitinho – seria suficiente para abalar o disciplinado trabalho de reconstrução financeira? Se for, não está mais aqui quem falou. Longe de mim pregar a volta da fanfarronice, só acho que esse tal de 2017 está demorando demais para chegar.
Aliás: há um post muito bom sobre isso escrito por Rodrigo Rotzsch e disponível no link http://www.mundorubronegro.com/flamengo/os-r-70-milhoes-e-o-ano-magico Como certamente acontece com o Rodrigo em relação ao que publico aqui – se é que ele me lê, claro –, concordo com algumas coisas e discordo de outras. As explicações sobre os destinos do dinheiro são didáticas e esclarecedoras. O problema é que elas não fazem com que Márcio Araújo acerte a saída de bola e Gabriel aumente a potência dos chutes. De todo modo, seja para concordar, seja para discordar, é leitura imprescindível.
Concretizadas ou não, as contratações perseguidas trazem um lado positivo que não vem sendo abordado: independentemente das reclamações que sempre irão existir, o pessoal que cuida do futebol do Flamengo tem percebido as nossas carências mais ou menos da mesma forma que os torcedores rubro-negros, o que mostra que não estamos de todo errados.
Diante do clamor contrário a Márcio Araújo – do qual também participo –, foram atrás do Rômulo. Citam o tempo todo um tal de ponta agressivo, o que evidencia que a nossa comissão técnica questiona a eficiência ofensiva de Everton e, sobretudo, Gabriel. Por fim, a questão do esquema único foi atacada com a vinda de Conca, já que a diferença entre ele e Diego e as demais opções de que dispomos é tão gritante que não há como imaginar nossa escalação-base sem os dois juntos. Não tenho nada contra jogar com atacantes pelos lados do campo, alguns dos melhores times do mundo fazem isso, o equívoco está em olhar para Gabriel e Everton e enxergar Cristiano Ronaldo e Bale. O que faz o esquema dar certo são os jogadores. Entretanto, repito, não há como negar a sintonia entre os últimos movimentos da diretoria de Futebol do Flamengo e as principais demandas da torcida.
Hoje, 11 de janeiro de 2017, com menos reforços do que todos gostaríamos, a rapaziada se reapresenta no belo e badalado Ninho do Urubu. Por termos feito uma boa campanha no último Brasileiro, por não termos perdido nenhum dos titulares do ano passado, pela nova estrutura disponível, pelos salários em dia, por tudo isso e mais um pouco, estou confiante.
Pois como já aprendemos com Ferran Soriano, a bola não entra por acaso. Só que agora, e mesmo sabendo que os adversários não estarão dispostos a facilitar nossa vida, ela tem que entrar.
falando um pouco mais sobre a promessa do fla…eu venderia rápido !
105 milhões hummmm
garoto começou na reserva entrou e explodiu é verdade,mas será que esse sucesso todo não vai atrapalhar a trajetória do menino???
tenho meus motivos para falar isso…negueba,adryan entre outros,nao me deixam mentir !
com essa grana comprava o berrio(será que ele berra com meu berro?)e mais um que poderia ser o jadson .
a verdade é que as terras cariocas não ajuda muito na disciplina dos novos ricos do futebol.
a mulherada cai em cima dos meninos e ai é um pulo pra perdição .
veremos cenas dos próximos capitolos….
SRN !!!
ps-ficamos com vários desfalques para a revanche contra o timão…mas flamengo é flamengo !!!
Chacal amigo, ainda não é hora de vendermos o Vinicius Junior, aliás acho que esse papo de estar na mira do Barcelona é balão de ensaio.
Pelo que venho acompanhando o Gilmar Popoca vem conversando sempre com ele, já são 5 anos trabalhando juntos, existe confiança de parte à parte e me parece que o menino tem cabeça boa, esperamos que siga assim.
O que tenho acompanhado do base do Flamengo é que em muito tempo não víamos uma geração tão boa, tanto os meninos que conquistaram a Copinha em 2016 quanto o elenco atual é de dar muitas esperanças de termos um time forte pelos próximos 10 anos, aqui um puro exercício de Mãe Dinah, que espero se concretize, no time de cima neste ano 8 atletas subiram de categoria e terão oportunidades principalmente no carioquinha e na 1a Liga, à conferir.
Outro destaque, na minha opinião, é o Gilmar como treinador, e detalhe, o time joga no esquema campeão do ano passado 4-1-4-1, esquema preferido do Zé Ricardo, esse é um fato importante pois os grandes times da Europa o fazem desta forma, os times de base jogam no mesmo esquema da equipe principal o que facilita a adaptação dos promovidos, sei que aqui no Brasil é difícil seguir essa cartilha, pois qualquer treinador que perde 2 partidas seguidas fica logo “prestigiado”, porém, não custa nada acreditar que essa filosofia possa ser implantada no Flamengo, afinal, sonhar não custa nada como dizia a Mocidade Independente de Padre Miguel.
Sigo muito otimista com este ano do Flamengo, creio que veremos muita coisa boa, dentro e fora do campo.
Pra finalizar Felipe Melo VTNC…..e Chacal viramos “jihadistas” quem diria hein…
SRN !!!!!!!
CARTA ABERTA ao amigo CHACAL, cujas mensagens natalinas e de novo ano muito me alegraram.
Ainda não estou maluco de todo, apesar dos esforços que, neste sentido, durante o ano de 2016, muito fizeram o Presidente Bandeira e seus companheiros de Diretoria, o comando técnico do futebol, em especial do mais do que inexperiente Zé Ricardo e de seu assessor direto, o mais do que incompetente Jayme de Almeida Filho.
Em assim sendo, sei perfeitamente bem que o menino VINICIUS JUNIOR ainda não tem a bagagem do seu pupilo, caro Chacal, mas mostra, em alguns lances, que poderá ser até superior.
O go de fut-volei de ontem foi simplesmente fabuloso.
Próprio não do Neymar, mas de um Pelé, o incomparável de sempre, ou de um Messi, o incomparável de hoje.
Matreirice pura. Arte, em um só palavra.
Tudo bem, que, há umas duas semanas, o bode cego do Giroud fez um gol maravilhosamente lindo. Aconteceu, mas, posso lhe garantir, não vai se repetir.
Aí está a diferença. Quando, há mais de QUARENTA anos atrás (infelizmente), o Negão fazia um gol impossível, na semana seguinte fazia outro ainda menos provável. Talento puro.
Acontece, em doses menores, atualmente, com o Messi, e, ainda em proporções menores, com o Neymar.
São jogadores RAROS, apesar de não serem tão poucos assim. Vi bem de dez a quinze nos meus SETENTA anos de futebol.
De qualquer forma, venho falando tanto no VJ por um OUTRO motivo.
Exatamente, por não querer ficar doido de vez.
Não há, caro Chacal (e aí deveria entrar outro poersonagem extraordinário desde os velhos tempos do Urublog, o sábio Edvan), como aturar MAIS UM ANO de Gabriel e Cia.
PQP, o baianinho chegou junto com os AZUIS e seus fabulosos economistas (que, pelo visto, constituem-se na última esperança de salvar o país da merda total …), ou seja, em JANEIRO de 2013 (TREZE, para não haver dúvidas).
Neste período, jogou, NO MÍNIMO, QUARENTA partidas em cada um dos QUATRO anos.
Somando-se a ele, o interminável e ^insuperável^ Márcio Araújo, que desde 2014 (QUATORZE) nos atazana, Pará, Everton, Emerson, estamos TODOS perdendo a noção do que é FUTEBOL, a ponto de achar Leandro Damião,um ^reforço interessante^.
Não dá, querido amigo.
Se, neste ano, continuar a ser escalado aquele timeco vagabundo que fechou o finado que acabou recentemente, NÃO HAVERÁ, com a mais absoluta certeza, HOMENS DE BRANCO suficientes para atender a verdadeira torcida rubro-negra.
Ou colocam a garotada para jogar, ou todos passaremos a achar a dupla TT (Trump-Temer) de verdadeiros estadistas.
Vamos todos seguir o caminho do Secretário Nacional da Juventude, assim como o da meia-idade e o da melhor (para os imbecis) idade.
O Pinel vai se tornar pequeno.
Por isto mesmo, já no meio da caminho, vou dar a escalação do MEU TIME para este ano.
Thiago, Thiago Ennes, Léo Duarte, Dener e o primo Moraes – Cuellar, Ronaldo, Mancuello e Diego – Cafu e VINICIUS JUNIOR.
Forte abraço e
fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – ia esquecendo o nome do técnico. Para mim, penitenciando-me de não ter apoiado os VERDES, somente um estaria capacitado. Um tal de Jorge Sampaoli, que consegue, findo o primeiro turno, colocar o pequenino Sevilla à frente do poderoso Barcelona. Este com Messi, aquele, acredite que é verdade, com PH Ganso (na reserva, é bem verdade).
Boa noite, Jorge! Sou o Lucas, de SP, e palmeirense fanático, embora palmeirense e fanático seja um belo de um pleonasmo. Cara, muito bons seus textos e ideias. Até licença para comentar em ambiente rubro negro. Grande abraco e fica com Deus.
ao mestre com carinho…..
Neymar é eleito o jogador valioso do planeta, segundo estudo
Publicado em 16/01/2017, 16:44 /Atualizado em 16/01/2017, 16:47
ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Compartilhar ‘Neymar é eleito o jogador valioso do planeta, segundo estudo’
Compartilhar ‘Neymar é eleito o jogador valioso do planeta, segundo estudo’
Compartilhar ‘Neymar é eleito o jogador valioso do planeta, segundo estudo’
Getty
Neymar foi eleito jogador mais valioso do planeta
Um estudo sobre os valores dos jogadores de futebol divulgado pela Cies (Centro Internacional de Estudos Esportivos), na manhã desta segunda-feira, colocou Neymar como o jogador mais caro do planeta. O valor do craque brasileiro foi estimado em 246,8 milhões de euros (cerca de R$ 843,5 milhões).
O brasileiro aparece bem à frente do segundo colocado, seu companheiro de Barcelona Lionel Messi, avaliado em 170,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 582 milhões). Maior contratação da história do futebol, o francês Paul Pogba é o terceiro colocado na lista, com valor estipulado em 155,3 milhões de euros (algo em torno de R$ 530 milhões).
PUBLICIDADE
inRead invented by Teads
Eleito melhor do mundo na semana passada, Cristiano Ronaldo é apenas o sétimo colocado com seu passe estimado em 126,5 milhões de euros (cerca de R$ 432 milhões). O francês Antoine Griezmann, terceiro melhor do mundo pela Fifa, aparece na quarta colocação, valendo 150,4 milhões de euros (R$ 513 milhões).
Confira o Top 10 jogadores mais caros segundo o estudo:
1) Neymar (Barcelona) – 246,8 milhões de euros (R$ 843,5 milhões)
2) Messi (Barcelona) – 170,5 milhões de euros (R$ 582 milhões)
3) Pogba (Manchester United) – 155,3 milhões de euros (R$ 530 milhões)
4) Griezmann (Atlético de Madrid) – 150,4 milhões de euros (R$ 514 milhões)
5) Suárez (Barcelona) – 145,2 milhões de euros (R$ 496 milhões)
6) Kane (Tottenham) – 139,2 milhões de euros (R$ 475 milhões)
7) Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 126,5 milhões de euros (R$ 432 milhões)
8) Dybala (Juventus) – 113,8 milhões de euros (R$ 389 milhões)
9) Alli (Tottenham) – 110,5 milhões de euros (R$ 377 milhões)
10) Hazard (Chelsea) – 101,5 milhões de euros (R$ 347 milhões)
SRN !!!
logo logo nosso craque da copinha estará nesta lista.
SRN !!!
Mais do mesmo… é mesmo??
Como teve gente que não gostou do meu último comentário no post do Arthur (vou colocar no geral porque foram alguns e não vou ficar repetindo nomes) e teve gente que gostou do comentário (também vou deixar no genérico porque não é interesse ficar repetindo nomes) ficou claro que a situação não é unanimidade de jeito nenhum.
E eu vou repetir o que eu acho. Afinal, eu não sou fã de A ou B, eu apenas tento colocar TODOS OS PONTOS na discussão. E reclamo mesmo daqueles que usam partes estratégicas para argumentar e deixam pontos importantes fora do contexto. E pior, ainda usam esses argumentos para proclamar o futuro apocalíptico do time. (Felizmente, acabaram os discursos que também previam o aniquilamento do clube).
E foi essa atitude pessimista de alguns que eu chamei de “botafoguismo”. Afinal, desde que me conheço por gente, torcedor rubro-negro é sempre otimista, mesmo que as coisas não estejam tão favoráveis. E que só passa a reclamar e lamentar depois dos maus resultados já concretizados. Sofrer e decretar o luto antes dos jogos (meses antes) é novidade pra mim. Não gosto dessas atitudes derrotistas vindas de torcedores rubro-negros. Mas, fazer o quê? Parece que levantar esse ponto é muito ofensivo para algumas pessoas.
_____
Deixando isso de lado, já que não leva a lugar algum, vamos falar do Mengão.
A pré-temporada feita dentro do próprio Centro de Treinamento certamente muda um pouco a dinâmica de todos os envolvidos no futebol. Essa novidade de ficar hospedado e fazer todos os testes e treinamentos perto de casa pode gerar certa ansiedade nos jogadores. Afinal de contas, estão todos perto de casa e a sensação deve ser bem estranha. Coisa que não acontece quando se está fora de sua cidade.
Mas, isso não é problema. Pelo contrário, é solução. Solução em termos logísticos e financeiros. Apenas diferente para os atletas e comissão técnica. Mas, certamente é um item de luxo para jogadores que viajaram feito nômades no ano de 2016. Um item quase de luxo: ficar perto de casa.
Só que esse não é o item mais importante. O mais importante é que teremos continuidade no trabalho. E partiremos de um patamar bastante elevado devido aos aprendizados do ano anterior.
O time não perdeu nenhuma peça importante até o momento. Pelo contrário, estamos nos reforçando com jogadores de dentro e de fora do último elenco. Os jogadores mais jovens deverão ser cobrados de forma mais efetiva este ano. Afinal de contas, passaram um ano quase inteiro no ambiente do time profissional. Viajaram e concentraram na maioria dos jogos. E não há mais a desculpa de que “a torcida pode queimar o garoto” se ele for lançado prematuramente.
Todos tiveram um tempo enorme de adaptação. E agora é mais que passada a hora de provarem seus valores.
Daí vem a outra ponta da discussão. Os poucos reforços contratados até o momento. Situação que pode ser vista por dois ângulos:
O ângulo negativo: em que a torcida reclama que os reforços já deveriam ter chegado e que estamos perdendo tempo em relação aos outros clubes.
Ou o ângulo positivo: em que a qualidade atual do elenco, somada à qualidade dos meninos da base que subiram e se adaptaram, é suficientemente boa para que não necessitássemos de tantos reforços assim. Eu fico mais com a segunda opção.
De fato, é muito mais inteligente saber, ou ao menos tentar, utilizar os jogadores da base a ficar contratando jogadores medianos para apenas compor elenco. Erros que ainda acontecem com certa frequência no Flamengo. Nomes como Fernandinho e Damião podem até agregar alguma coisa ao time (experiência, principalmente). Mas, essencialmente, acabam tirando a oportunidade de jogadores tão bons quanto eles e mais jovens (além de mais baratos, pois são “de casa”).
Essa lição, felizmente, parece que foi aprendida pela Diretoria. E tomara que não tenhamos mais nenhuma recaída em função da ansiedade da torcida por reforços. Pois o fato de querer fazer algo só para acalmar os ânimos dos torcedores (estilo Kléber Leite de ser) não funciona em nenhum lugar que se queira trabalhar corretamente. E que os reforços cheguem no momento em que for possível. Afinal, as notícias estão aí para mostrarem que a Diretoria está se mexendo e tentando suprir as principais carências do elenco (lateral esquerdo; 1º volante de qualidade com experiência & atacantes de lado contundentes).
À exceção dos atacantes de lado, as outras carências já foram supridas até o momento. E podem ser ainda mais reforçadas se os garotos da base ratificarem o que fizeram até o último ano nas categorias inferiores.
Estão tentando resolver as pendências que faltam (tentaram Vitinho, Marinho, Berrío, Dominguez, dentre os que ouvimos falar), mas parece que faltou dinheiro vivo para que as negociações fossem concluídas. E eles continuam tentando.
Enfim, estamos falando de um time que precisa encaixar algumas peças apenas. Não estamos falando de um time que precisa adquirir 8 ou 9 novos titulares para ter alguma chance na temporada (como ocorreu em 2016), estamos falando de um time que tem sua estrutura básica já montada. Um time que tem um padrão de jogo definido e que, finalmente, poderá se aprimorar sem ter que se esgueirar para treinar entre uma viagem e outra durante o campeonato.
Um time que não terá a dificuldade de mandar jogos de forma itinerante e que, por causa disso, não chegará exaurido fisicamente nas partes decisivas dos principais campeonatos (que só terminam a partir de Outubro).
Eu estou confiante no trabalho e na forma como o trabalho está sendo conduzido.
Os erros de 2016 parece que foram absorvidos e entendidos. E que em 2017 não mais serão cometidos.
É óbvio que erros acontecerão. Mas, que sejam erros novos em função de novas situações. Não erros velhos causados pela teimosia ou falta de percepção do que poderia ser feito de uma forma melhor.
Não é “receita de bolo” fechada. Mas, o cheiro está mais consistente desta vez.
SRN a todos!
Deixa ver se eu entendi.
De acordo com o “Manual de Flamenguismo”, que acaba de ser escrito e lançado pelo flamenguista superior, professor-doutor de Flamenguismo – Vagner – flamenguista que é flamenguista, flamenguista de verdade mermo, flamenguista fodão, flamenguista puro sangue, como o Vagner, “só pode reclamar DEPOIS que os maus resultados se concretizam”.
Porra, agora entendi os erros dos outros flamenguistas inferiores a ele.
Como assim, depois dos espetaculares resultados conquistados nos últimos 3 anos, reclamar de manutenção no time dos seus principais personagens?
Coisa de botaguense mesmo!!!
Isso aí, Vagner. Tu tá serto.
Mas fica tranquilo, que eu e os demais pseudo-flamenguistas do blog, que te incomodam tanto, vamos fazer um cursinho de flamenguismo para estudar os mandamentos basilares do teu Manual.
Vamos aprender muito com ele.
No último comentário teu, por exemplo, aprendemos que o Barcelona e o Real Madrid ganham títulos porque pagam as contas em dia.
É sempre muito bom ter a oportunidade de aprender essas verdades.
Obrigado.
caríssimo Vagner.
hj no cenário nacional só dois clubes tem se destacado na administração…flamengo e palmeiras.
acho até que estamos alguns passos a frente dos porquinhos.
lá o dinheiro vem de torcedores ilustre que bancam o elenco milionário.
no nosso caso encontramos o caminho com gestos antes esquecidos ,tais como pagar em dia,buscar alternativas no mercado,valorizar a marca flamengo e por ai vai…
o nosso clube hj é o mais respeitado pela boa gestão .
na minha opinião continuando assim em breve vamos dominar totalmente as américas sendo campeão de tudo.
como vc disse aprendemos com os erros do passado e vamos rumo as conquistas do futuro.
nossa base hj tem talentos valiosos,coisa que não acontecia há anos.
eu sou um desses otimistas que vc falou….
esse ano vamos frutificar…quem viver verá.
SRN !!!
Ô Vagner, tu é chato pra dedéu, ein cumpadi! Vá argumentar mal assim na casa do caralho, seu mala sem alça e sem rodinha! A tua opinião é a tua opinião, fica com ela e enfia no cu. Discussão? Que mané discussão qui tu tá falando, otário? Tu acha qui eu vou perder meu tempo em discutir com alguém do teu nível? “Desde que me conheço por gente”… e desde quando tu é gente? Vê se cala a porra dessa tua boca, para de falar merda e não enche o saco.
PS-Banana de Merda e Zé Ruela já foram encomendados pro PCC, pro CV e pro FDN. Eles é que vão decidir quem vai cortar a cabeça dos 2.
Saudações Rubro-Negras, Paz e Muito Amor com beijinhos no coração.
Deixa eu dar meu pitaco nessa história aí.
“…torcedor rubro-negro é sempre otimista, mesmo que as coisas não estejam tão favoráveis.”
Como assim? Em uma nação de MILHÕES de pessoas, TODAS tem que pensar e reagir de formas rigorosamente IGUAIS?
Em qual mundo existe isso? Em uma casa com mais de 2 pessoas onde todas se conhecem, já é difícil (pra não dizer impossível) ter essa homogeneidade aí. Quem dirá em uma “amostra” de milhões, onde as pessoas não se conhecem?
Por exemplo, não conheço o Vagner e vasco-versa. O pouco que sei da pessoa dele é o que leio aqui. E sempre vi um bom comentarista. Confesso que não sou um leitor assíduo dos seus comentários, mas o que já li mostrava uma pessoa que sempre usou a lógica, a razão, além de bastante equilíbrio. Os últimos comentários passaram a me deixar em dúvida sobre isso. Bom, mas isso não importa, é apenas a minha opinião.
Nem todo Flamenguista tem que ter o mesmo comportamento, assim como nem todo Botafoguense tem que ser chorão. Temos aqui nos comentários (sumido, por que será?) o ótimo Fernando 3, por exemplo. Torcedor consciente e racional.
Falar que todo mundo de um grupo é igual, vejo como um comentário feito muito com emoção e pouco com a razão.
Opiniões distintas, pontos de vistas diferentes, vejo essas coisas como ótimos ingredientes para um bom debate. Divergir é normal, desde que com o devido respeito, sem desmerecer e desqualificar a opinião e gosto dos outros. “Botafoguense”. Hahahaha, aí não né?
Bom, mas isso também é só minha opinião. Quem não sabe ou não quer viver com o contraditório, paciência.
Sobre o Flamengo e o assunto em questão: na minha visão já temos um ótimo elenco. E a diretoria está de parabéns em estar reforçando mais ainda. Zé terá muitas ótimas peças para utilizar. O problema, pra mim, é o próprio Zé. Peço licença e pergunto: posso não achar ele um bom técnico? Obrigado. Mas esse ano, com pré-temporada, tempo pra treinar, campo no RJ, um ótimo CT, ele tem tudo pra mostrar que eu estou enganado. E estou torcendo pra que isso aconteça.
Estamos no caminho certo. Ainda que haja tropeços pelo caminho, vamos chegar lá. O Brasil vai ficar pequeno pra nós.
Abraços e SRN a todos dessa enorme Nação!
o que está acontecendo?
as noticias do flamengo bombamdo e todo mundo calado….
tem a contratação do conca,do romulo …os mlks arrepiando na copinha .
o que tá faltando pra torcida começar a se manifestar?
SRN !!!
https://www.youtube.com/watch?v=tJrvTzeppY0
Respondendo ao título do teu brilhante texto – como sempre – Murtinho, parece que aqui no blog nada vai mudar.
Os jihadistas pró-Zé continuarão sua guerrinha suja, com seus fakes, a tentar acabar com qualquer debate por aqui cujo conteúdo seja contrário às suas convicções fanáticas.
Quanto ao nosso Flamengo, embora uns afirmem que somos botafoguenses, tô contigo. Temos tudo pra arrebentar nos próximos anos, mas a temporada de contratações está terminando e o clube não se empenhou em resolver seu principal problema. Márcio Araújo continua sendo nosso titular.
Rômulo, se vier, com todo respeito, nem lembro de ver jogar. Se cruzar comigo na rua, não reconheço. Tava meio encostado na Rússia, na RÚSSIA… sei não. Não vou tratar como a salvação da lavoura até porque pelo que andei lendo tá voltando de lesão grave.
Parece que vamos começar a Liberta, e sua mortal fase de grupos, com Márcio Araújo em frente à nossa defesa mesmo…
Eu, se tivesse o talão de cheques do Flamengo, e me dissessem que eu só tinha dinheiro para fazer UMA contratação para esse ano, eu nem pensaria duas vezes: contrataria um PRIMEIRO VOLANTE de qualidade.
São eles que fazem a diferença no futebol moderno (e no passado também).
Eu não perderia a chance de trazer o Felipe Melo de jeito nenhum.
Mas o sr. Rodrigo Caetano e a direção de futebol já nos deu provas e mais provas de que sabe o que faz.
Se eles disseram que a solução dos nossos problemas é mais dois anos de Márcio Araújo, então devem estar certos.
Vamo com tudo.
SRN
Essa diretoria nao entende nada de futebol. acho que ouvi isso em algum lugar. o campeão palmeiras ja trouxe uns 5 6 reforços e NÓS um reserva e um bixado.. se tratando de BIXADO nós somos especialista carlos eduardo. ederson. conca. sheik, etc etc..
ser otimista com Marcio araujo gabriel cirino zé jayme como ? com um esquema engessado como ser otimista ? esperançoso em mais um ano de 3 lugar e várias eliminações? foi o’que esse mesmo elenco ai conseguiu ano passado 2017 já começou cadê os pontas de qualidade cadê as BOAS contratações ? cadê a barca ? já começou a pré temporada e o cheiro de 2016 pra 2017 é o mesmo ficaremos só no cheiro? MEDO!!!
Ou vocês acham que vamos ganhar algum titulo importante com marcio araujo de volante gabriel numa ponta everton na outra e zé jayme fazendo cagada no banco ? Faz me rir
vou dar uma de vidente Printa aí cobra no final do ano: NÃO VAMOS GANHAR NENHUM TÍTULO INPORTANTE EM 2017 BRASILEIRO, LIBERTADORES.
Agora com esse mesmo time ai acho que da pra vencer um carioquinha uma liguinha isso se o time nao se cagar de medo das porradas do ba2co, e nao entrar com time misto na semi final da liga. HAHA
SRN6
E o pior é que agora falou algumas verdades.
Realmente, Palmerda com Felipe Melo e a gente com Márcio Horroroújo é de doer. Isso que os caras já eram o melhor time do Brasil…
Vai ser difícil mesmo competir desse jeito.
Tá certo Helemengo VII, digo, SupostoBotafoguense.
Hahahaha
A coragem tem nome e soobrenome.
VINICIUS JUNIOR, que, apesar do Chacal, é bem melho que seu primo do Barça.
calma sábio mestre….neymar está entre os melhores do mundo e esse ano a bruna vai dar um jeito nele.
respeitosas saudações
Embora o artigo esteja correto, a citação ao rei do puxa-saquismo, o tal de Rotsch, enfraquece o texto.
Para mim, o Flamengo tem solução, se tiver coragem.
FLAMENGO SEMPRE
Murtinho,
Tudo certo. Concordo com a análise. Mas…
Um pouco de raça não faz mal a ninguém quando a bola não quer entrar por bem, rsrsrs.
S.R.N.
Murtinho,
Em geral e pra variar, concordo com você. O maior risco que corremos é mais em relação a alguns que ficam do que os que não chegaram. E a questão do esquema único também tem que ser tratada, e espero que o seja. Digo isso pq mesmo ano passado tínhamos material humano (mesmo sem o Conca) para não ficarmos dependentes de arcanjos e MAs, mas ficamos por opção. De toda forma, mesmo sem as contratações, temos elenco para termos esperança.
SRNs
PS – Cuidado com críticas a MAs, Arcanjos e mesmo aos esquemas do Zé, pq pode ser chamado de bostachorrense por verdadeiros flamenguistas. kkkkkkkkkkkkkkk (desculpem, não resisti, prometo parar por aqui). kkkkkkkkkkkk Abraço Murtinho
Gostei da ironia no PS 🙂 Talvez agora a gente tenha que pedir licença aos “verdadeiros flamenguistas” pra, quem sabe, talvez, pode ser, tecer alguma crítica. É cada uma.
murtinho meu camarada,
concordo plenamente que vale uma investida no vitinho…até pq o cara sempre inferniza nossa vida.
SRN !!!
Pegou na veia, Murtinho! Certeiro!
Murtinho, vc não acha que o menino Cafu não mereceria uma chance na lateral direita?
Apesar do nome, Cafu não é lateral direito, mas meio campista e, dizem, pode atuar pelo lado. Já foi integrado aos profissionais. Também gosto desse garoto. Aliás é na garotada que jogo minhas fichas.
Sim, a ideia seria essa, visto a escassez de nomes e as características do futebol dele.
Parabéns pelo texto, Jorge. Simples, sóbrio, objetivo, completo. Transmite a necessária confiança, mantendo os pés no chão. Como bons torcedores apaixonados que somos, vamos torcer! SRN!
Perfeito Murtinho! Concordo com tudo sem tirar nem por. Ah! Para não dizer que tudo é perfeito, acho que a barca ainda está muito vazia. Tem muita gente muito “mais ou menos” que não tem mais o que dar no Flamengo. Com esses come e dorme no elenco, jamais as revelações da Copinha 16 e 17 terão chances no time titular.
E ela vai entrar! Esse ano é nosso! Grandes expectativas!
Boa! É exatamente o que eu penso. Alguns torcedores estão reclamando a ausência de contratações, mas eu nem acho que são tão necessárias assim, além, é claro, das especuladas. Vindo o Rômulo e o Vitinho o elenco está fechado!