O povo fala demais, mas dizia-se que, tanto no Corinthians quanto no Fluminense, Rivellino costumava aterrorizar os garotos que subiam para treinar no time principal, ordenando que lhe passassem a bola com a sentença humilhante: “Dá pra quem sabe. Dá pra quem sabe.”
Talvez nem fosse arrogância, e sim um modo de testar quem já estava ou não pronto para suportar a pressão. Mas é indiscutível que, ao contrário do que os treinadores do futebol brasileiro vêm há tempos tentando nos convencer – benditos sejam os sete a um –, futebol precisa ser jogado por quem sabe.
O primeiro tempo do Fla-Flu deu uma pista do que pode vir a ser o nosso time. Se vai dar certo quando a temporada começar de verdade é outro papo, mas o aperitivo serviu para aguçar o apetite.
Contrastando com a vã valentia do jogo do primeiro turno entre Flamengo e Sport no Brasileirão do ano passado, quando saiu ameaçando (“o Flamengo tá de parabéns aqui, mas eles vão jogar lá”), a humildade de Diego Souza na ida para o intervalo, dando graças a Deus por ter acabado o primeiro tempo, é a mais completa tradução do que foram aqueles 45 minutos.
Surpreendendo a todos nós, que já esbravejávamos diante da suspeita de que Cuéllar poderia entrar sem que Márcio Araújo saísse, Muricy escalou um meio-campo exclusivamente com gente que sabe jogar bola. Com tantos cáceres e amarais na nossa vida, já tínhamos até esquecido o que era isso.
Pode ser que eu queime a língua e todos nós nos decepcionemos, mas dois jogos bastaram para escancarar a brutal diferença entre Márcio Araújo e Cuéllar. O primeiro recebe a bola, rodopia, põe-se de costas para o campo adversário e rola de forma burocrática para um dos zagueiros, numa lição completa do que um meio-campista jamais deveria ser. O segundo domina e, como que por instinto, ergue a cabeça, olha para a frente e empurra o time para o ataque. Quando isso não é possível, toca e desloca-se em velocidade para, já no momento seguinte, fazer o jogo fluir. Nada disso acontece por gosto ou temperamento, a questão é de competência. Cuéllar sabe que sabe jogar, o que o deixa seguro para tocar rápido e arriscar; Márcio Araújo tem consciência de que não sabe, o que o obriga a atuar como um jogador de rúgbi – estranho esporte em que só é permitido passar a bola para trás ou para os lados.
Tem-se discutido se Mancuello é ou não um camisa dez. Tudo leva a crer que não, embora seja necessário entender que não há apenas um estilo de camisa dez. Dono de enorme visão de jogo, passe precioso e dinâmica zero, Paulo Henrique Ganso é um camisa dez. Com muito menos técnica, mas bem mais aguerrido e participativo, Renato Augusto também é. Mesmo que Mancuello não seja, pouco importa: um meio-campo moderno, em que todos defendam e ataquem com eficiência, pode suprir com sobras a ausência da tão desejada figura. Não quero misturar alhos a bugalhos, mas nas duas ou três vezes em que assisti a jogos do Bayern de Munique não vi ninguém exercendo o papel de camisa dez, pelo menos do jeito que o entendemos. E é um time espetacular.
Muricy ainda tem experiências a fazer, para dar alternativas de jogo ao Flamengo e não o deixar previsível. Há partidas ou situações em que Alan Patrick será útil. Se chegar enfim à condição física que lhe permita participar de toda a temporada, Ederson vai brigar por vaga. (Cirino vem melhorando, mas deixa a impressão de que falta uma centelha que o desperte definitivamente, e Emerson sofre do grave problema de achar que ainda é capaz de fazer, hoje, o mesmo que fazia há cinco anos. Retém demais a bola, retarda contra-ataques com driblezinhos tolos e em vários momentos se mostra mais interessado em jogar para a plateia do que para o time.) O meio-campo com Cuéllar, Willian Arão e Mancuello está com pinta de que vai se transformar em um dos mais equilibrados e capazes do futebol brasileiro, e Ederson pode ser a cereja desse belo bolo.
Além disso, é necessário falar de Rodinei, que tem todas as chances de rapidamente ser reconhecido como o melhor lateral direito rubro-negro nos últimos dez anos.
Por fim, e mesmo sem abrir mão de uma que outra pixotada de praxe, César Martins e Wallace fizeram ótima partida, com apenas uma falha grave: a cobrança de escanteio em que Cícero subiu sozinho e cabeceou rente à trave. Entretanto, a expulsão de Wallace não merece passar batida – ao contrário da de Cuéllar, que me pareceu exagerada e típica das péssimas arbitragens brasileiras.
O gesto do nosso filósofo me fez lembrar uma entrevista do médico e memorialista mineiro Pedro Nava a Roberto d’Avila, no antigo programa Conexão Nacional. D’Avila perguntou a Nava, então beirando os 80 anos de idade, o que representava para ele a experiência. A resposta foi um primor: “Nada. Pra mim, a experiência é como um automóvel com os faróis voltados para dentro.”
Já leu Pedro Nava, capitão?
As bobeiras que o PV dá podem estar passando “despercebidas” porque o Flamengo está ganhando.
Para o carioqueta, brasileirão e libertadores, passa. Mas, a continuar nesse ritmo, essas falhas podem vir a decidir o Mundial contra o Barcelona.
Aí não vai adiantar chorar o leite derramado, por algo que já está na cara desde agora.
Faz-se necessário resolver isso já.
SRN
Não podia deixar de comentar duas PÉROLAS proferidas pelo comentarista de arbitragem (não sei quem era, nem me importa) da transmissão da rede Bobo ontem:
1) “O juiz foi INTELIGENTE ao dar apenas um minuto de acréscimo, posto que está 5 a 0.” Ou seja, o dito cujo AFIRMA que o CORRETO é o tempo de acréscimo ser determinado ao BEL PRAZER do juiz e, principalmente, de acordo com o RESULTADO da partida. Sensacional!!!
2) “O Guerrero não fez nada errado, não desrespeitou ninguém, mas MERECEU o cartão amarelo por causa dos DESDOBRAMENTOS do lance”. Então o cara não fez nada, foi injustamente insultado e agredido, mas MERECEU o cartão amarelo. Entendi.
PQP, o dia em que a TV disponibilizar uma forma de SUMIR com a voz dos narradores e ficar só com o som da torcida e do jogo, eu vou CHORAR DE ALEGRIA.
É muita MERDA pra um par de ouvidos só…
SRN
É dose pra MAMUTE….
O nome da ANTA é GACIBA…Mais uma BESTA a comentar arbitragens….
SRN
Muito bom, Romano, essa do Guerrero eu também ouvi e fiquei sem entender. Nível rede Bobo mesmo, como vc bem disse. Estilo comentários do Oscar, hahahaha
Abraços
SRN
NÃO LEVEM EM CONSIDERAÇÃO O MEU COMENTÀRIO ANTERIOR
A notícia do GE.Com-Flamengo, fala apenas em 09 de março.
Achei a coisa tão esdrúxula que fui consultar o site da própria Ferj.
Na verdade, as datas previstas são TRÊS – 09, 12 e 13.
Desta forma, não deverá haver qualquer problema.
Despreocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Grande ULISSES….
Viu o que deu a sua AUSÊNCIA no jogo em Brasília? Ninguém nos informou disso que aconteceu paralelamente ao jogo….
SHAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUHSUAHSUASHUSAH
http://noblat.oglobo.globo.com/meus-textos/noticia/2016/02/estadio-grita-fora-dilma-durante-o-fla-flu.html
A TV NÃO mostrou nem os telejornais…A imprensa hoje é totalmente dependente das VERBAS PUBLICITÁRIAS do governo…..
SRN
Não sejamos ingênuo de acreditar em Noblat & Cia.
Estava presente e constatei.
^Todo o estádio^ porra nenhuma.
Houve aplausos, sem dúvidas, e muitas vaias, posto que em menor número, além dos indiferentes, como foi o meu caso, que acho não se poder confundir alhos com bugalhos.
Uma notícia bem a revelar a ^independência^ da nossa imprensa a respeito do tema.
Epa, epa, epa !
Será que vem confusão aí !
Acabei de ler a provável tabela da Taça Guanabara, hoje divulgada pela Ferj, quando, na 1a. rodada, na condição de 2o. do Grupo, jogaríamos contra o Madureira, até agora 4o. do mesmo grupo.
Este NÃO é o problema, que diz respeito à DATA prevista.
NOVE DE MARÇO, ou seja, a MESMA para o jogo contra o Figueirense, fechando a primeira fase da Primeira Liga.
Quem souber alguma coisa a respeito, que informe com presteza, até porque os ingressos aqui em Brasília JÁ ESTÂO SENDO VENDIDOS.
Acredito, sinceramente, que uma solução seja dada, mas do Roubinho TUDO pode se esperar (ou, na verdade, mais cagadas pela frente).
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Não vi o jogo, apenas os melhores momentos, pois estava dentro de um avião.
Logo, não posso comentar porra alguma…Pelo que pude ver, Mancuello cobrou mais um corner, ao mesmo estilo incomum (rasteiro)
de forma espetacular (mais um gol, agora do Emerson) e deu um passe genial, de prima e sem olhar, apenas na certeza de quem antevê a jogada, para o segundo gol.
Lamentável a sua contusão, pior ainda a informação de que, ano passado, lá no seu país, ficou QUATRO meses sem jogar, por contusão, Não acredito que possa ser um novo Ederson, neste aspecto. Pé de pato mangalô três vezes.
Apesar da brilhante atuação do gringo, penso ser exagerada a comparação com os maiores craques do futebol mundial. Precisa mostrar muito mais, inclusive no tocante à regularidade.
Para mim, trata-se de um CRAQUE, ponto final. Pelo menos até agora, fica de bom tamanho colocá-lo, como foi feito, entre os melhores QUINHENTOS do mundo.
Nada consgui ver do Cuellar, mas acredito que tenha feito, como contra o Flu, uma ótima partida. É também um jogador do primeiro escalão, tudo faz crer
Claro que o Resende, assim como a Portuguesa, é um time bizarro, mas 5 x 0, em duas oportunidades, ninguém pode desprezar.
O grande problema que surge, pelo menos nos próximos trinta dias (aí incluída TODA a Primeira Liga) é encontrar um substituto pelo menos razoável para o argentino.
Everton é fraco, Gabriel meia boca, Marcos Araújo nem se fala (até porque, ainda mais, destruiria toda a construção do meio campo), Ederson uma tremenda incógnita (teria condições físicas – int.) e Alan Patrick um jogador do dia de hoje, ou seja bisexto, a cada quatro partidas joga uma relativamente bem.
Falaram em Lucas Paquetá aqui no Blog, mas, para mim, ainda é MUITO inexperiente, tanto que na Copinha alternou partidas boas com outras apenas aceitáveis.
Quem sabe uma LOUCURA, colocando o Jorge pelo meio (para quem queria ver, dois passes sensacionais, especialmente o do terceiro gol), embora abrindo uma tremenda lacuna na lateral, pelo que pude ver (ou seja, NADA vi) do Chiquinho.
Ainda bem que temos um ótimo técnico, que saberá, melhor de que qualquer de nós, resolver o problema.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Na Moral tem que desenterrar o sapo e a macumba lá na gávea, que azar nesses últimos 3 anos, só jogador de cristal…estão se quebrando muito fácil, esses jogadores de hoje em dia estão muito mocinhas, nunca vi tanta contusão no futebol brasileiro. se puxar o histórico de todos os clube da série A verá um alto indice de contusões.. bando de moças jogando, pega o lançe do mancuello e vê como ele se machucou foi todo errado pra bola e chutou errado com a perna direita apoiando com o bico da chuteira no gramado lógico que ia se machucar.. o próprio gringo da a perninha toda fina precisa de um reforço muscular urgente pegar um pouco de corpo muito franzino..
30 dias parado agora.. que merda, o pior é aturar o araujo é uma maquina não me recordo desse robô se machucar.. enquanto todo elenco já passou por algo ou alguma coisa de contusão ou machucado. ou dor muscular.. é incrível!
Guerrero já se machucou, ederson, cirino. everton.. sheik gabriel, nixon, paulo victor cesar martins, wallace agora mancuello, esses puxando apenas de cabeça.. tiveram alguma coisa , já o marcio araujo nunca nunquinha não me recordo de ter algo, será que esse sujeito joga o futebol pegado ou só engroma e enrola jogando com medo de contusões? não é atoa que é sempre titular por onde passa finge que joga e nunca se machuca
Tá difícil de aturar esses jogadores cristais no Mengão, não da nem de ter esperança quando vê depois de meia dúzia de jogos o sujeito se quebra.. e lá vai uma penca de dias fora. e quando voltar demora pra se adptar e se entrosar tudo de novo, eita lele
Tá na hora de pegar uma maquina de detecção de macumba e começar procurar essa porra lá na gávea e no ninho. precisamos de uma limpeza espritual no Mengão
HUEHEUHEUEHUEHUEHEUHEUHEUEHUEHUEHUEHEHUEHUEHUEHEUEHUEHUEHUEHUEHEUEHUE
#Toca bola sheik
#ForaWallace
ps:A panelinha continua no mengão. já notaram que quando everton cirino fazem gols todos eles vão se encontrar no canto do campo sozinhos pra se abraçar? Pára everton e círino? HUEHUEHUEHEUHEUEHEUEHUE…tem que extirpar mais um dessa panela pra ter a certeza que no brasileirão com um carente não começa com a stellas. eu sugiro o ruim do Pára já que com rodinei esse inútil moicano não vai ser muito utilizado,, e é o mais indicado a carencia e as festas com estella levando nosso cirino pro mal caminho.
Mas fazer o’que né. as panelas existem em todos lugares até aqui no BLOG tem.. temos que saber conviver com elas.. espero que no mengo elas não atrapalhem esse ano..
iuHASIUhaisuhAIUSHIuahsiuHASIUhaisuhAIUSHiuahsiuAHSIUahsiuHASIUhaiushAIUSHiuashiUAHSIUahsiuAGaYsS
SRN
Não vou comentar os erros do Chifradão porque ele pode ser repetitivo e jamais sofrer as consequências por isso, mas eu posso vir a ser taxado de perseguidor, anti-flamenguista e que tais pelos ímpios policiais da moral e dos bons costumes do blog.
Mas quanto ao PV ainda tenho crédito para espinafrar, e usarei.
Alguém que não estivesse embevecido pela atuação da nossa dupla de gringos na meiúca poderia fazer o obséquio de me explicar que PORRA de intervenção patética em super slow motion foi aquela que o nosso goleirinho tentou praticar no lance que resultou na bola na trave que o Resende meteu?
Estaria ele pensando na morte da bezerra ou a notória falta de explosão demonstrada em jogos anteriores chegou a NÍVEIS ALARMANTES???
Ou será que ele também não falhou nessa?
SRN
Eu ia comentar sobre o PV, ROMANO, mas desisti porque o LEGOLAS falou tudo sobre esse GOLEIRINHO como você bem nominou….
Quanto a avaliação do GUERRERO feita pelo LEGOLAS, acho que ele pode estar coberto de razão…Parece que tem gente (principalmente o SHEIK) que tá BOICOTANDO O CARA….
SRN
André, eu não vejo esse boicote.
O Gabriel, coitado, é execrado pela torcida, só entra no segundo tempo e não pode chutar para fazer um golzinho num jogo goiaba como o de ontem, que já estava decidido? O garoto merece seu momento de glória.
A mesma coisa o Sheik. Deu uma arrancada de USAIN BOLT e fez a dupla de zagueiros com um terço da idade dele COMEREM POEIRA aos 40 do segundo tempo e vai dar o gol pra outro por quê? Além disso, o Guerrero estava atrás dele, não era tão fácil de ver, ainda mais naquela velocidade.
Já disse uma vez e repito: Guerrero NÃO É GOLEADOR. Nunca foi. É um bom centroavante, mas não é um finalizador NATO. Não é um Fred (desculpem o palavrão), por exemplo.
Ele é um cara que prende muito bem a bola e faz o ataque jogar. Ontem ele fez bem o jogo de pivô e fez boas tabelas e uma linda assistência de calcanhar. Esse é o jogo dele, e que ele não estava conseguindo fazer ultimamente.
Deu sinais de melhora nos últimos jogos. Mas ainda não está no seu melhor.
Algo me diz que o EDERSON vai fazê-lo subir de produção.
SRN
Cara, o PV consegue se enrolar até quando está SOZINHO, aparentemente soberano na jogada, sem nenhum adversário incomodando.
Mas aí ele deve pensar: Poxa, a torcida vem de longe muitas das vezes, paga o ingresso e não vai ter nenhuma emoção? Peraí, deixa eu colaborar…
Só pode ser isso.
Abraços
SRN
Murtinho parece que está meio “enrolado” de novo (no bom sentido heim, rs). Senti falta de sua interação com a galera aqui neste post.
Abraços
SRN
Eu também, Legolas, eu também. Mas o bicho pegou pró meu lado, trabalho saindo pelo ladrão – o que, sejamos conscientes, nos bicudíssimos tempos que vivemos não chega a ser ruim de todo.
Assim que a coisa acalmar, volto a interagir com a rapaziada.
Grande abraço. SRN. Paz e Amor.
Valeu, Grande Murtinho, não é ruim não, como vc bem disse. Que bom que tem bastante trabalho, que fique cada vez melhor pra vc.
Mas, que nos faz falta, faz.
Abraços.
SRN
Estava esperando um novo post, mas vou mandar aqui mesmo, rsrsrs
O que meus olhos (não muito bons) enxergaram no jogo Flamengo x Resende:
Paulo Victor – Não sei se já está se tornando implicância minha, mas em um jogo fácil, ele consegue me assustar. Teve um momento que ele “matou”, “amaciou”, “preparou” a bola para o atacante adversário, em um cruzamento que não ia dar em nada. Fora algumas saídas de bola em falso, no susto etc… Conta com a ilustre colaboração do zagueiro Wallace para dar emoção ao jogo.
Rodinei – Mais contido nesse jogo, não apareceu tanto quanto na partida contra as flores, mas não comprometeu, marcou bem, apoiou quando preciso, cumpriu seu papel.
Wallace – A impressão que tenho é a de que ele realmente acha que sabe jogar bola, acredita piamente nisso. Faz umas lambanças, umas jogadas loucas, parte para o ataque como um ponta, quando não tá dando conta nem da função dele. O Juan deve estar se vendo maluquinho segurando essa onda.
Juan – Deu conta do recado nesse jogo, não cometeu falhas como em outras partidas, está se mostrando muito importante para o time, até para consertar as cagadas do Wallace. Tendo um ótimo zagueiro ao seu lado, vai ser mais útil ainda pela experiência. Deve estar tendo um alívio por ter à sua frente agora o Cuéllar e não o Márcio Araújo.
Jorge – Garoto novo, não marca bem, inexperiente, rara habilidade… mas é craque! Se o Mancuello (outro craque) deu duas assistências para gol, ele fez o mesmo. Bem no jogo, apoiou mais o ataque, apareceu mais, arriscou mais do que vinha fazendo.
Cuéllar – Espero que não seja um momento, que ele realmente seja o que vi nesse jogo. Não se omitiu, sempre dando opção para os zagueiros, se movimentando o tempo todo, forte na marcação, ótimo no passe, completo! Pra mim, o melhor da partida (mesmo sem ter feito gols), pois deu a segurança, a precisão e a agilidade que o time precisava. Incrível como um único jogador já fez tanta diferença!
Arão – Outra boa partida, chegou e não sentiu o peso do Manto (assim como Cuéllar). Não apareceu tanto, mas também dá velocidade e dinamismo à equipe.
Mancuello – Cracaço! Joga muita bola esse cara! Não me parece o jogador que vai pegar a bola e passar por 5 adversários, fazer fila, nada disso. Mas liga o meio ao ataque, serve os atacantes com bolas que não são tijolos, faz a jogada diferente que desmonta a defesa, encontra aquele cara onde ninguém tinha visto ainda (e não é um amigo imaginário, é um companheiro de equipe real, hahahaha).
Cirino – Está bem melhor este ano, evoluindo, perdendo o medo de partir pra cima, de arriscar. Não é um driblador, é um velocista, coloca a bola na frente e corre. Seu estilo me lembra o do Renato Abreu (quando parte com a bola, parece que tá levando ela na canela, rs). Fez boa partida.
Emerson – Muito fominha. Corre, não desiste, raçudo, querendo jogar pra galera, aparecer, sei lá. Parece que quer ser o destaque do time. Não fosse por ele, o jogo poderia ter sido uns 8×0. Defendo sua saída para entrada do Ederson, fechando um meio-campo dos sonhos com Cuéllar, Arão e Mancuello, e o Flamengo voltando para o 4-4-2.
Guerrero – Apesar de já ter feito gols esse ano, ainda não me parece confiante. Parece precisar marcar sempre gols para se sentir bem. Jogou uma boa partida, foi importante, fez bem o pivô, deu passe para gol etc. Mas como o gol não saía, foi ficando claramente cada vez mais irritado. Acredito que ele fez aquelas embaixadinhas para não ter que ir comemorar com o Sheik que estava ao seu lado. Parece haver um problema entre eles. To achando que o Guerrero está sendo boicotado. Não sei se o cara deve ser muito antipático no dia-a-dia, ou se é inveja pelo seu alto salário, sei lá…
Não vou falar do restante dos reservas que entraram, nem do Muricy, pois cansei de digitar e acho que o texto já está muito grande.
Abraços
SRN