Acertam aqueles que dizem que há coisas que só acontecem no Flamengo. Mas a série de cagadas intra e extracampo que tem solapado a confiança dos mais débeis entre nós apenas confirmam que a entropia é uma força imparável da natureza. Todos os sistemas tendem ao caos absoluto. O único futuro provável de um sistema que está funcionando bem é, eventualmente, deixar de funcionar. Se a gente não ficar tomando conta o tempo todo as tartarugas fogem.
.
Fosse qualquer outro time do mundo e depois da sequência ignominiosa de traulitadas que o Mengão, sempre Fuderosão e altivo, vem tomando nas últimas semanas seria naturalmente de esperar que os relatos de desonrosas defecções, fugas de renegados e desertores em geral se acumulassem sobre a mesa do departamento pessoal da torcida. Isso acontece toda hora na arco-íris, que é interesseira e só costuma torcer pelos seus duvidosos timinhos em suas raras e episódicas boas fases. Felizmente somos o Flamengo, a torcida que mais nasce.
.
O Flamengo atemporal e permanente que vive no coração da Maior do Mundo e que nos faz superior a todos os outros. O Flamengo que é muito mais que um time de futebol, que 11 jogadores ou que uma piscina olímpica e umas quadras de tênis. Muitos sábios já se debruçaram sobre o Flamengo na tentativa de entender e explicar esse fenômeno.
.
Tarefa mais nobre e elevada não poderia haver. Porque enquanto a andrajosa arcoirizada pasta e regula pelo conta-gotas sua paixão teleguiada pela tabua de classificação, rasgando seus panos-de-chão aos primeiros reveses de suas mulambadas, a ubíqua e sempiterna massa bem vestida não vai embora nunca. Por isso não para nunca de crescer.
.
Assim, favoravelmente imbuídos, estes sábios chamavam em seu auxílio a ciência, ou melhor, a linguagem da metafísica. Cedo descobriram que, como nenhuma das propriedades da matéria se aplica às características da torcida do Flamengo, a alma rubro-negra deve, por conseguinte, ser uma substância distinta do corpo.
.
Pura, simples e espiritual, incapaz de dissolução e suscetível de um grau muito mais elevado de virtude e de felicidade quando estimulada por uma grande equipe. Mas se forem 11 pernas de pau com coração o fenômeno se reproduz da mesma invariável forma.
.
Destes nobres princípios os sábios tiraram uma conclusão assaz justificada, de vez que afirmaram não só a imortalidade futura como também a eternidade pretérita da alma rubro-negra. Por isso a consideraram uma porção do espírito infinito e incriado que impregna e sustém o universo.
.
Quem ainda não entendeu direito como é que essa exaltada alma rubro-negra funciona não pode deixar de ir ao Maracanã nesse sábado. Ou, pelo menos, acompanhar pela TV a história sendo feita no sacrossanto relvado da rua Eurico Cruz. É nesse preciso momento, com a chapa bem quente e mínimas chances de êxito, a finest hour de qualquer rubro-negro.
.
Porque acreditamos piamente que só quando tudo parece perdido e só a nossa torcida e a crença inabalável no darwinismo bancam a aposta em nossa sobrevivência, que se faz o milagre flamengo. É quando o torcedor, agora investido mediunicamente dos poderes divinos do Manto Sagrado e da longa sequência de Pais da Nação que remonta a 1895, se torna ainda mais indispensável, necessário e decisivo.
.
Vem pro Maraca, mesmo que não seja de corpo presente, basta elevar seus pensamentos. Não poderia haver condições mais ideais para se observar o fenômeno de rara beleza. Vai ser inesquecível.
.
Mengão Sempre
Meus amigos,
lamentavelmente, estávamos certos o Xisto, o Rasiko, o Henrique e eu.
Não nos enganamos com a péssima partida jogada contra o Patético.
O Flamengo, pelo qual sempre torci, há mais de 70 anos, nunca foi time de jogar na retranca.
Ontem, o bestalhão doo Renight se superou.
Diego Alves; Matheuzinho, Rodinei, Bruno Vianna, Gustavo Henrique, Arão, Thiago Mendes, Léo Pereira e Ramon: Gabigol.
Essa a nossa brilhante formação proximo ao final da partida.
De nada adiantaram os NOVE ZAGUEIROS.
Com toda justiça do mundo o Genérico chegou ao empate.
E nós … cada vez mais esperando um milagre.
Emputecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Independentemente do resultado de Atlético-MG x Grêmio, se houver vida inteligente no Ninho do Urubu, o Flamengo abandona esse Campeonato Brasileiro e passará a preparar o time que deverá conquistar a Copa Libertadores. A realidade é que não temos elenco para disputar, simultaneamente, mais de uma competição. Porém, para uma vaga para a Libertadores do ano que vem o Flamengo tem.
De hoje, dia 3, até a final contra o Palmeiras, dia 27, o Flamengo terá pela frente 7 jogos pelo Brasileiro, ou seja, uma partida de 3 em 3 dias. Uma sequência desgastante, jogando nos dias 5, 8, 11, 14, 17, 20 e 24.
Então, melhor colocar em campo um time de reservas em 3 partidas e treinar (eu disse treinar) o time da final nos seguintes jogos:
dia 8/segunda-feira – Chapecoense (f)
dia 11/quinta-feira – Bahia – Maracanã
dia 17/quarta-feira – Corinthians – Maracanã
dia 20/sábado – Internacional (f)
Uma semana inteira livre, após, somente para os preparativos finais do time, que todos sabemos de cor e salteado: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luiz; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique.
O time campeão de 2019, com apenas 3 alterações: Isla no lugar de Rafinha, David Luiz no de Pablo Mari e Andreas Pereira no do Gérson.
Sempre Flamengo.
Discordo do Éverton Ribeiro como titular e como capitão, sem atitude que justifique. Não merece. Michael, sim. O Isla também é banco. E o Renato em Porto Alegre.
O Flamengo deu mole mais uma vez, acaba de empatar com o genérico. No primeiro tempo até que o time foi mais ou menos, mas deu para ganhar, aí no segundo tempo voltou mais Renight do que nunca. O lance mais curioso e, pra variar contra o Flamengo, foi que um seilaquem do timeco metido a rubro-negro agrediu com todos os golpes conhecidos o Leo Pereira, mas o juiz que agira corretamente, revisou o lance e anulou a expulsão, porque faltou o golpe derradeiro da tesoura voadora. Deu pra ler na leitura labial: olha, cara, da próxima vez, vê se capricha mais.
Infarte passou perto.
Em 3 jogos, 6 meio tempos, tivemos 2 razoaveis e perdemos 4.
Nao é acaso.
Eh merecido.
O time erra sem fim.
O Remanita erra sem fim.
A falta de saber jogar duro é terrivel de se assistir. Nao ganharam uma bola. Foram literalmente comidos pelos outros no segundo tempo.
Inadmissivel.
Vai ter gente que vai falar do juiz. Pode falar, que foi um outro ruim.
Mas quem nos phodeu fomos nos mesmos.
Perdemos entao muy provavelmente os 2 pontos que eram para nao ser perdidos de jeito nenhum.
Toda a conversa de escrita, de volta por cima, de a pressao esta com os outros – tudo errado.
Erradissimo.
Essa merda de time dos outros, somente com raça e paixao e alguns jogadores bons, nos tiraram da copa e agora do campeonato. Uma vergonha.
Por mim o Remanita pode sair.
O trabalho mal feito dele qq um faz.
Qq um.
PS: poderia-se trazer o goleiro deles e o uruguayo para 22.
Estou curioso para saber como o Renight vai montar o Flamengo para logo mais, não sei se vai continuar aquela bagunça que vimos contra as frangas ou ele vai dar alguma figuração ao time, algo assim que lembre mesmo de longe futebol, o que, para meu desgosto profundo, acho quase impossível. Como eu já disse em comentário anterior, nada contra jogar na defesa, o Semeone já tirou o Klopp do sério quanndo venceu o Liverpool numa partida em que foi totalmente dominado ( não me lembro mais qual jogo), o técnico alemão chiou, e, veladamente, soltou os cachorros no técnico argentino. Que joguemos no ataque, na defesa, bola pro mato que é campeonato, mas que ganhemos, morto de vergonha, mas esmaguemos esse timeco que ousa atrapalhar nossos desígnios
Eu vou desistir de esperar por um futebol bem jogado. Com esse tecnico nao da pra isso.
Alias, nao da pra nada. Nao adianta ficar comentando sobre esse ou aquele jogador, se todo mundo esta perdido em campo.
Massss, como nao falta classe a uns e outros, e aos que falta baixam de vez em quando umns santos neles, vou
entao esperar somente pelos resultados, que espero que sejam positivos.
Torço para que esse fim de ano chegue logo, colocaremos as taças na vitrine e mandaremos esse senhor disfarçado de tecnico para ele onde quiser.
Sem meter qq mae no meio.
SRN
Henrique,
sou seu admirador confesso, mas dessa vez você pisou na bola.
O Doutrinador tem pinta de meninim riquim mesmo, mas é bem inteligente.
Comentários de bom nível !
Não gosto, principalmente, de envolver mães, deste ou daquele, na história.
Desculpe a intromissão, mas acredito que seja ´para o bem de todos, maximé do próprio Blog.
Amigas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Mestre Carlos,
você, que é uma das razões pelas quais eu ainda frequento esse blog, há de convir que a arte do discordar sem ofender não é algo de que se possa ufanar o cognominado Doutrinador. Tampouco eu aprecio o advento das progenitoras em nosso outrora bem mais agradável conciliábulo, mas entendo o Henrique. Eu próprio não tenho me manifestado muito efusivamente por estas plagas, muito por conta de não desejar ver transformado em bate-boca o que outrora foi um espaço democrático e cheio de sabedoria, generosamente compartilhada conosco por gente como você, o Xisto, o Rasiko e o próprio Henrique, entre outros. Mas isso foi antes de estarmos todos sujeitos aos maus bofes desse rapaz, que, verdade seja dita, escreve bem, mas carece de um pouco de boas maneiras em suas colocações. sempre pronto a chamar de antiflamenguista qualquer um que discorde de seu até louvável otimismo, além de portador de um nome que não oferece muita ilusão a respeito de a que tipo de debate se propõe. Afinal, nem por ogro sou besta pra tirar onda de heroi, como já disse um célebre cantor. Com a devida vênia, permitir-me-ei discordar de si, com a certeza de que não serei ofendido por causa disso. Certeza que não pode ser estendida ao dito-cujo, que, certamente, discordará. Sem a sua verve, elegância e boas maneiras, evidentemente. E sem nem sequer sombra de sua sabedoria. Alguma moderação externa aqui, se não se pode contar com a auto-moderação, seria bem-vinda.
SRN as mais efusivas.
Tem razao. Devo ficar calado quando esse moleque solta as suas e nao descer para o nivel dele.
As vezes faz bons comentarios, outras vezes nao tanto. Mas isso é como todos, incluso eu, né …..
O problema com ele é que nao sabe discutir e sim somente agredir – ai passei a fazer isso tb, o que é ridiculo depois de tantos anos de vida, concordo.
Obrigado pelo lembrete, mae ou nao, mas vou tentar ficar mais sereno.
SRN la do inicio do outono !
Quem quiser começar a semana às gargalhadas não perca esse vídeo.
Um possível torcedor do Fluminense, bombado, de calcinha fio dental vermelha e top branca desfila tranquilamente pela Linha Amarela enquanto espera o guincho.
Os comentários do cara que fez o vídeo são impagáveis.
O Rio de Janeiro continua sendo.
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2021/10/6266338-video-de-calcinha-vermelha-motorista-chama-atencao-com-carro-enguicado-na-linha-amarela.html
Acertou na mosca, Arthur!
SRN
Flamengo 1 x 0 Atlético mostrou que estou aprendendo sobre tática e estratégia (já era tempo), o Renato me ouviu (acho que mais o André Rocha) e entregou a bola pras galinhas.
Alguns detalhes:
1 – Que jogo fez o Léo Pereira!, colocando o Hulk no bolso e ainda se lançando ao ataque. Gustavo Henrique não foi tão brilhante, mas também não deixou passar nada pelo seu lado. Conclusão: o problema defensivo não era individual, mas coletivo.
2 – Flamengo terminou com 38% de posse de bola e a vitória. Desde quando posse de bola ganha jogo? O que adianta ter “uma maneira de jogar à flamengo” se o adversário já conhece e sabe como neutralizar, especialmente quando o time está desfigurado e não entrosado? Entrega a bola pra eles e deixa eles se divertirem. Em 4 jogos com menos posse demos 3 goleadas. Prova maior não tem.
3 – É claro que o Renato não vai admitir publicamente, mas ficou evidente pra todas as galáxias que o reserva imediato do Filipe Luís é o Ramon. É outro patamar.
4 – Por mérito, dedicação e eficiência é Michael e mais 10. A perfeita matada na bola antes da conclusão consciente pro gol é coisa de craque.
5 – O que foi o magistral lançamento de 300 metros à la Gérson Canhota do Arão pro Isla?! Surpresa nenhuma que não tenha sido valorizado e comentado pelos supostos “especialistas”.
6 – O contrato do Rodinei termina ano que vem. Por simpatia pessoal, por ser bom de grupo e por se entregar toda vez que entra, eu renovaria. Merecia ter feito aquele golaço.
Rasiko, sobre o Rodinei, vale lembrar que ele fez mais do que o Gabigol com apenas 5 minutos em campo.
Passou da hora do Gabigol comer um banco, a inutilidade dele é gritante.
PS: sim, que lançamento do Arão!
SRN.
Marco, não sou nada fã do Gabigol, nunca fui, mas o Mauro Cezar tem razão: se a bola não chega sua única utilidade é marcar a saída de bola do adversário. Ganhamos, era o que importava, mas o jogo foi o horror dos horrores.
Fui ao Maracanã.
Pela TV, é claro.
Emocionalmente, apenas chegado ao inesquecível.
Técnica e taticamente, falemos a verdade, UM HORROR.
Retrato do futebol sob a batuta de técnicos medíocres.
Cuca conseguiu ser pior que o Renato Gaúcho, em que pesem os esforços deste.
Se esses são os dois melhores times do Brasil, ainda bem que há o contingente pela Europa a fora, Vinicius Júmior, apesar de não convocado por outra mula à frente.
Pelo menos, uma realidade – ainda estamos vivos no Brasileirão.
Consola mas não compensa.
Anti defensivistas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Sim, foi um horror, mas agora em diante nao tem outra: Somente os resultados contam.
Ademas, esse “tecnico” nao sabe fazer nada pra melhorar a bola do time. Nao tenho a minima esperança.
Ontem colocou o pessoal atras – e pronto. Que se virem como puderem. Ademas jogaram contra o time potencia da liga, aquele que quer atacar. Por isso o pouco de ter a bola. Nao foi por “deixar”.
E tem gente aqui que acha que ele acabou de descobrir a chave do tesouro: colocar todos atras.
Como nao aprenderam ainda que o cara nao sabe fazer nada, nem fazer o time defender bem.
Bem, temos ainda chances, mas sao pequenas.
Enquanto o galo nao tropeçar mais 2 vezes, e nos nenhuma, duvido que vai dar pro brao.
Mas torço que esteja bem errado.
Vamos ver contra o A. Paranaense o que o Remanita aprendeu. Em 3 dias saberemos.
SRN
Ah, outra coisa: Hoje entrou o Adrian no jogo. Com o Sion.
Nao jogou muito.
Nao sei onde nos 2 erramos, pois ele era um otimo jogador.
Acho que nao volta mais.
SRN
Como diria o Ruy em relação aos dois técnicos que comandaram o jogo de ontem: “um sodalício de apedeutas”. Um jogo horroroso e que simbolizou o nível do futebol brasileiro. O Renight resolveu usar o veneno do qual sempre é vítima, quer dizer, montar uma retranca, só que ele o fez de uma maneira bisonha, totalmente desajeitada, nem pensar na elegância de um Simeone ou Mourinho quando montam seus times para se defender. Um monte de gente atrás a desferir petardos aleatórias para frente de fazer inveja as terríveis balas traçantes que, infelizmente, infestam nossas comunidades mais carentes. Mais perdido que tais projéteis, o novo “gênio” do nosso pobre futebol, o Cuca, enredado sem saber como sair da tal arapuca desengonçada. Aí se compreende por que os horríveis Gustavo Augusto e Leo Pereira jogaram bem, não tiveram chance de ficar sozinhos com o tal atacante da vez e não fizeram besteira; essa é a razão que sempre jogaram bem em seus clubes anteriores. Para completar o sodalício de apedeutas, não podemos deixar de fora o nosso Sansão redivivo com seu cérebro inversamente proporcional a seus músculos, interrompia o jogo a todo instante e julgando-se um Sócrates começava a instruir seus discípulo naquela ágora esburacada. Só de pensar que o Renight pode adotar aquilo como esquema de jogo dá arrepios.
Concordo em gênero, número e grau com o comentário, até porque já escrevi neste sentido.
As observações elogiosas e as críticas feitas nem todas enfatizei, mas quero deixar o meu aplauso.
Também fico arrepiado com o defensivismo renightiano, lembrando-me daquela decisão contra o Real, quando o Grêmio não deu um mísero chute ao gol.
Concordo em gênero, número e grau com o comentário, até porque já escrevi neste sentido.
As observações elogiosas e as críticas feitas nem todas enfatizei, mas quero deixar o meu aplauso.
Também fico arrepiado com o defensivismo renightiano, lembrando-me daquela decisão contra o Real, quando o Grêmio não deu um mísero chute ao gol.
LÍDER É O CARALHO AQUI É FLAMENGO.
MENGOOOOOOOOI
TOMAR NO CU HENRIQUE!!!!
Maraca hoje foi uma experiência sobrenatural
Saudações
Eita fixaçao, meninim riqum da mamae, hein?
Nao quero seu cu nao, porque nao da pra entender?
Da ai na freguesia de catadores de lata !
Lembranças a sua mae!
Henrique,
sou seu admirador confesso, mas dessa vez você pisou na bola.
O Doutrinador tem pinta de meninim riquim mesmo, mas é bem inteligente.
Comentários de bom nível !
Não gosto, principalmente, de envolver mães, deste ou daquele, na história.
Desculpe a intromissão, mas acredito que seja ´para o bem de todos, maximé do próprio Blog.
Amigas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Ahhhhhh ,,,,,,
MINHA ALMA CHEIRA A TALCO !!!!
MUMULENBERG, pula que o muro está baixo a nau agora afunda de vez para as galinhas de MG.
Dizem que o verdadeiro mumulenberg está com as pregas frouxas e tem receio de alarga-las ainda mais
neste sábado nublado.
Bora MUMU a nação mais bem instruída do país espera uma reviravolta hoje. Ou outra taca para
logo para entender que esse time voltou paro o cheirinho de onde nunca devia ter saido.
Bora MUMU agora ou nunca do caldeirão!
Não vou estar no Maraca,distante 1000km, não deixo de apoiar meu Mengão .Apostava muito nessa final, verdade sempre aposto no mais querido, mesmo quando os ventos não são favoráveis. Quarta fiquei puto como qualquer rubro negro, de coração.Bora buscar esse brasileiro, (obrigação)
Depenar a galinha pintadinha pra começar… Mengão sempre , ganhando ou perdendo!!!SRN
Terminei o texto já soltando um MEEENGOOOO da varanda. Vâmu, porra.
O futebol é como a vida, louco e imprevisível.
Hoje podemos começar a virada pro Tri brasileiro… É tudo ou nada. É A HORA.
Não esqueçam que também podemos ser campeões do mundo nesta temporada…
Ser Flamengo é acreditar sempre, mesmo na merda.
Bora, Mengão!
Vou inaugurar os comentários deste ufano post Arthur, claro que vc está prenhe de razão e o tempo sempre nos mostrou isso, até com Osni e Beijoca, ou seja, com um miniatura de gente, que tinha jogos maravilhosos e o outro uma autêntica geladeira triplex que era ruim mesmo, ambos fizeram parte tb de nossa história. Ser Flamengo é ter muita história e principalmente de gloriosos feitos, pois o manto sagrado sempre ajudou muito perna de pau tb…