Acertam aqueles que dizem que há coisas que só acontecem no Flamengo. Mas a série de cagadas intra e extracampo que tem solapado a confiança dos mais débeis entre nós apenas confirmam que a entropia é uma força imparável da natureza. Todos os sistemas tendem ao caos absoluto. O único futuro provável de um sistema que está funcionando bem é, eventualmente, deixar de funcionar. Se a gente não ficar tomando conta o tempo todo as tartarugas fogem.
.
Fosse qualquer outro time do mundo e depois da sequência ignominiosa de traulitadas que o Mengão, sempre Fuderosão e altivo, vem tomando nas últimas semanas seria naturalmente de esperar que os relatos de desonrosas defecções, fugas de renegados e desertores em geral se acumulassem sobre a mesa do departamento pessoal da torcida. Isso acontece toda hora na arco-íris, que é interesseira e só costuma torcer pelos seus duvidosos timinhos em suas raras e episódicas boas fases. Felizmente somos o Flamengo, a torcida que mais nasce.
.
O Flamengo atemporal e permanente que vive no coração da Maior do Mundo e que nos faz superior a todos os outros. O Flamengo que é muito mais que um time de futebol, que 11 jogadores ou que uma piscina olímpica e umas quadras de tênis. Muitos sábios já se debruçaram sobre o Flamengo na tentativa de entender e explicar esse fenômeno.
.
Tarefa mais nobre e elevada não poderia haver. Porque enquanto a andrajosa arcoirizada pasta e regula pelo conta-gotas sua paixão teleguiada pela tabua de classificação, rasgando seus panos-de-chão aos primeiros reveses de suas mulambadas, a ubíqua e sempiterna massa bem vestida não vai embora nunca. Por isso não para nunca de crescer.
.
Assim, favoravelmente imbuídos, estes sábios chamavam em seu auxílio a ciência, ou melhor, a linguagem da metafísica. Cedo descobriram que, como nenhuma das propriedades da matéria se aplica às características da torcida do Flamengo, a alma rubro-negra deve, por conseguinte, ser uma substância distinta do corpo.
.
Pura, simples e espiritual, incapaz de dissolução e suscetível de um grau muito mais elevado de virtude e de felicidade quando estimulada por uma grande equipe. Mas se forem 11 pernas de pau com coração o fenômeno se reproduz da mesma invariável forma.
.
Destes nobres princípios os sábios tiraram uma conclusão assaz justificada, de vez que afirmaram não só a imortalidade futura como também a eternidade pretérita da alma rubro-negra. Por isso a consideraram uma porção do espírito infinito e incriado que impregna e sustém o universo.
.
Quem ainda não entendeu direito como é que essa exaltada alma rubro-negra funciona não pode deixar de ir ao Maracanã nesse sábado. Ou, pelo menos, acompanhar pela TV a história sendo feita no sacrossanto relvado da rua Eurico Cruz. É nesse preciso momento, com a chapa bem quente e mínimas chances de êxito, a finest hour de qualquer rubro-negro.
.
Porque acreditamos piamente que só quando tudo parece perdido e só a nossa torcida e a crença inabalável no darwinismo bancam a aposta em nossa sobrevivência, que se faz o milagre flamengo. É quando o torcedor, agora investido mediunicamente dos poderes divinos do Manto Sagrado e da longa sequência de Pais da Nação que remonta a 1895, se torna ainda mais indispensável, necessário e decisivo.
.
Vem pro Maraca, mesmo que não seja de corpo presente, basta elevar seus pensamentos. Não poderia haver condições mais ideais para se observar o fenômeno de rara beleza. Vai ser inesquecível.
.
Mengão Sempre
Leio que a formação de uma Liga dos clubes tomou novo alento e as ofertas de investidores fez brilhar os olhos dos seus mandatários.
É a única possibilidade de termos um futebol organizado que priorize uma agenda decente e que esteja nas mãos dos clubes e não da cbf. Mas, na minha visão, esse seria apenas o 1º passo.
O 2º teria que ser, pra fechar o pacote, a extinção das federações estaduais e a manutenção dos seus jurássicos campeonatos que só servem pra espremer um calendário que já nasce apertado, gerando problemas e nunca soluções.
Enquanto os burocratas que só visam projetos pessoais de poder estiverem no comando, o futebol brasileiro não vai colocar o nariz acima da lama.
Enquanto os clubes não se unirem pra se impor diante do inimigo comum (cbf e federações), clubes grandes como Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Grêmio e outros vão continuar flertando com a falência, impedindo uma reestruturação financeira e empobrecendo cada vez mais o campeonato brasileiro.
A consequência é que o desmanche começa ainda na base e o resultado é que vemos nossos craques desabrocharem na Europa (Vini Jr., Anthony, Raphinha…), nos cabendo a mediocridade e/ou a velharia retornando pra encerrar a carreira.
A profissionalização dos árbitros é fundamental, caso contrário, por óbvio, serão amadores tendo influência decisiva em jogos de profissionais.
Não é preciso ser gênio pra compreender que a responsabilidade em qualquer profissão está atrelada à valorização (por seu talento e eficiência) e remuneração desse profissional . Não há como separar uma coisa da outra, ou teremos a responsabilidade máxima de uma partida passando dos profissionais para os amadores, incoerência que tem gerado os absurdos onde a exceção virou regra.
Mas não creio que minha geração vá ver essa mudança.
Numa tentativa mal sucedida de livrar a cara do DM, David Luiz diz que foi ele quem apressou sua estreia e deu no que deu – mais de 1 mes afastado.
Só que sua declaração foi um tiro no pé; não é ele quem determina se está em condições físicas ideais ou não, mas o DM, sob a supervisão e cobrança do VP de futebol, o vereador.
As seguidas omissões da diretoria do Flamengo são constrangedoras.
Ontem vencemos o Bahia por dois a zero, dessa vez o juiz roubou o Bahia. Vou repetir aqui minha ojeriza pelo Renight, como se costuma dizer, ele é um rei Midas às avessas, tudo que ele coloca a mão vira merda. Ele arruinou todos os times alternativos disponíveis no plantel do Flamengo. Todos conseguiram perder para os piores times do campeonato. Alguém aí me prove o contrário. Por isso, aproveito para me penitenciar e eximir de culpa os jogadores tão vilipendiados por mim em várias oportunidades. Não é fácil jogar no meio daquela barafunda infernal, é uma barata avoa interminável, um bate-cabeça generalizado que só termina quando do apito final do juiz inepto da vez. Não há pernas que aguentem, não há músculos que suportem, não há nervos que não rebentem e cabeça que não vá à loucura, uma correria incessante daqui para lugar nenhum, eis o que Renight chama de “esquema” de jogo, por tudo isso que os jogadores enfrentam a cada jogo eles estão perdoados. Resta saber, dolorosa expectativa, se no jogo definitivo da Libertadores, nossa elite vai entrar nesse esquema ou jogar o que seu inconsciente ainda guarda dos melhores dias do tempo de Jorge Jesus.
Mesmo escrevendo para um blog virtual, quero colocar 2 ou 3 coisas:
Depois do joguinho ridiculo me peguei estando satisfeito. Nao tive raiva maiores, ganhamos – e ponto. Parece qu o jeito do Mengao jogar e fazer resultados me seja suficiente. Pensei que cobraria mais de mim e de outros, mas pelo jeito o buraco é mais embaixo. Sou alguem rapidamente satisfeito. Sera mesmo? Ou sao os ventos de hj em dia que me fazem mais pragmatico? Ou ja joguei todas as toalhas e até lenços e lençinhos de papel – e me conformei?
Seja como for, o que, ou melhor, quem mais me fez entristecer ontem foi o capitao Diego. Um cara que eu sempre achava acima de brincadeiras de nivel baixo. Me enganei nele. Pode ser que a pessima condiçao dele, o futebol-mirim que apresanta, e a pressao o levou a fazer o que fez, massss, meu amigo …. inadmissivel, em qq nivel. Desfalcando por cima o time.
Vergonhoso. E tudo por nadim de nada.
Bem, nao vi melhora nenhuma, mas tb ninguem espera mais isso. O importante é ter os jogadores condicionalmente no alto. Somente isso.
Parece preparaçao de amador para alguma competiçao…
Muitos comentaristas estao querendo nos empurrar goela abaixo que a razao pela porcaria de futebol que temos que assistir ha mais ou menos 2 meses, se deve ao fato do Arrasca nao jogar.
Mentira insana.
O Arrasca, no seus 2 ultimos jogos, nao jogou simplesmente nada. Ele nunca foi o jogador que carregou o time e sim o craque que, num time tinindo, sabe fazer a diferença. E como sabe. Mas nao mais.
Esconde-se assim, com esse tipo de argumentaçao, que o buraco é muito, mas muito mais em baixo.
E cria a chance de se aventurar a nao se aprender com o que esta acontecendo – o que seria pessimo pro ano de 22.
Ha que se reformular muitas coisas no clube.
Começando pelos funcionarios e acabando numa barca extensa e com a demissao daquele que nao soube simplesmente aportar nada.
Nada de bom, diga-se.
A unica esperança é que os dirigentes do clube sejam capaz de fazer que os jogadores entrem dia 27 em plena condiçao fisica em campo para – eles, somente eles – resolverem.
Nem nisso consigo acreditar mais.
Desta vez o árbitro errou feio, atrapalhado pela bandeirinha.
Qual era o nome dele ?
SERAFIM.
Perfeito.
Foi o nosso FIM.
Desoladas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – mesmo assim, enfrentando o lanterninha disparado do campeonato, mais de TRINTA minutos com um jogador a mais e não sair do 2 x 2 foi um triste FIM.
Empatamos um jogo com um dos piores times desse campeonato, pra variar fomos roubados descaradamente, mas estou falando isso mais como um detalhe, embora grave, mas não uma justificativa, é o nível do atual futebol brasileiro, aliás, pensando bem, o nível de toda essa mixórdia que transformaram o Brasil. Um time realmente bem preparado não pode se justificar em meros detalhes de um jogo, como um gol perdido, o Gabigol como de costume perdeu o dele, dos assim chamados feitos, erro do juiz, um eventual frango de nosso goleiro, ou falha da zaga, a tal bola da vez, etc., pois se futebol é um jogo como outro qualquer esses azares da sorte, ou acaso, pesam muito, por isso o grande time tem que minimizar esses eventos fortuitos. Aí entra a incompetência do Renight, o Renight dizimou os times do Flamengo em todos os níveis, todos os times que ele formou, os chamados alternativos, ele destruiu impiedosamente. Aquilo que o Flamengo trazia e que lhe valeu tantos títulos que era sua marca registrada, ou estilo de jogo, o que quiserem, Renight destruiu com sua inacreditável competência, e, olha, essa estilo de jogo marcante, original, criado por JJ, sobreviveu a dois técnios Domenec e Rogério Ceni, que aqui entre nós foi o melhor deles. Agora é aguardar e rezar para o milagre na final da Libertadores para que pelo menos ganhemos essa e não aconteça a hecatombe que aquele outro diabólico personagem já desencadeou no Brasil.
Empate contra o lanterna.
Que foi melhor…
Bem, dos 3 presentes ja jogamos fora 2.
E, atuando como nas ultimas semanas, vamos perder, com certeza absoluta, a liberta. Talvez até de goleada.
O que fazer?
Arthur diz que entra o manto e a historia. E esses tem que resolver.
Sei nao.
Prefiro a gente tentar mudar algo substancial antes.
Estamos vendo um Flamengo em plena decadencia, piorando (pensei uns jogos atras que seria impossivel. Errei.) jogo por jogo.
Como sou ateu, portanto nao acredito nem no inexistente, nem em milagres, e ja que nao da pra comprar rapidinho um monte de jogadores, so sobra UMA unica opçao: o tecnico.
Até o jogo de ontem, eu achava que nao, nao da pra trocar antes do final do ano.
Mas, vendo que a coisa esta piorando de forma assustadora, vendo essa miséria, mudei de ideia.
Acho sim que o cara deve dançar. E quanto antes, melhor.
Vamos ser o primeiro time que joga uma final de liberta com um tecnico interim.
Pior nao sera. Ai ja é impossivel.
Vamos nos lembrar que teremos, fora deste interim, como o Arthur reza, o manto e a historia connosco.
Mas temos que reagir logo.
Chega dessa pouca vergonha.
* nada de “interim” … interim uma ova – “interino” … aos poucos aprendo a lingua.
Acabo de ver a tragédia em Chapecó. Não vai ser o Arrascaeta que vai dar jeito nesse time. Se o Renato continuar, a Libertadores JÁ foi pro saco. Impressionante a incapacidade que ele tem de armar e comandar o time na beira do campo, mas também a lerdeza dos jogadores. É um time previsível, sem criatividade, sem raça. Não tem como evitar a saudade do JJ e seus gritos histéricos na beira do campo. Caguei pros erros do juiz que interferiram, sim, no resultado, mas isso não apaga a incompetência do treinador e a indolência dos jogadores. Se continuar nesse pique, ou falta de, me recuso a assistir a final. Tenho mais o que fazer.
https://www.youtube.com/watch?v=DtBdlq9OitA
Presente pro Arthur pra alegrar esses dias sombrios.
Ô, Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça .
FLAMENGO SEMPRE Será o maior fornecedor de Conteúdo para a imprensa que atualmente está sedenta de qualquer semente que aponte algum cahô, neste quesito deveríamos cobrar tb como fornecedores. No caso levantado de pagamento menor de profissionais é no mínimo ridículo e com a intenção de aparecer. Todos tiveram que fazer sacrifícios durante os anos pandêmicos, onde houve acordos e reduções de valores, notadamente dos jogadores e staff envolvidos,. A gde babaquice antiflamenga é divulgar isso qdo o time não consegue os resultados x expectativa criada. Tem mais coisa nisso e que infelizmente cheira mal, mas se fossem realmente Flamengo acima de qualquer interesse monetário e pessoal, deixariam para o final da temporada, perfumada ou não com o tri da Liberta!!!!!
Bem, como estou vendo, o CRF em geral esta mal.
Hoje leio sobre pagamentos maiores no Ceara para o staff do que aqui…
Obvio que um clube como o Flamengo tem que almejar a ter os melhores trabalhadores.
E isso passa pelo salario, obvio, mesmo que nao integralmente e somente.
O ninho foi feito almejando um clube de primeirissima qualidade.
Assim a reformulaçao economica.
Tivemos a sorte em 19 da contrataçao do mister.
A partir de la o patamar cobrado é outro.
Pode até ser que o Flamengo queira meramente ser um clube brasileiro, bagunçado como a patria e dirgido como esta por safados e canalhas.
Masss …. o que uma parte do povo rubro-negro aceita para a patria, nao aceita mais para o seu clube.
Aqui queremos ordem e progresso!
Esta na hora de virar essa mesa.
O tecnico horrivel tem que sair, junto com ele jogadores que nao vingaram e outros caros demais (Andreas).
Temos que contratar um caminhao de jogadores bons, principalmente para a defesa.
(As contrataçoes feitas no meio do ano foram desnecessareias e nao aportaram nada)
E, agora fica evidente, temos que contratar um staff digno de clube que quer ser o maior do mundo.
Sem eles nada funciona.
Isso foi mostrado e esfregado na cara de todo mundo, esse ano.
Se isso tudo acontecer, vamos passar 2022 arrumando a casa e construiindo um time novo, mais jovem.
Somente a partir de 23 vamos voltar.
Se isso tudo nao acontecer, vamos ter um 22 como foi esse ano, so que piorado.
Quem ganhar a poha da eleiçao vai ter que ter planos de gente grande e arregaçar as mangas logo.
SRN
PS – Estou começando a ficar preocupado com a final.
Assim, com esse rebuliço, temo que vai ser dose.
Espero que nao acabemos o ano sem nada, absolutamente nada, nas maos.
Tô achando bem interessante o debate aí dos comentaristas sobre mim, como se me conhecessem….kkkk
A loucura que o Renight demonstra nas coletivas deve ser contagiosa.
Mas confesso que gostei de 2 coisas: acharem que sou jovem e rico. Quem dera. Mas é o que dizem por aí, a gente não precisa ser nada, basta que os outros achem que somos.
PS: “Doutrinador” é uma homenagem ao Arthur, que costuma usar esse adjetivo para se referir ao Mengão nos seus textos.
PS2: Tomar no cu Henrique
Saudações
Cuidado, meninim riquim da mamae…. cuidado, senao eu falo da sua progenitora de novo, o Carlos gostando ou nao.
Va catar suas latas e dar o rabo no quintal do vizinho.
E sim, gente como voce se conhece rapidamente. Nisso nao ha nada de espantoso.
Sao uns idiotas completos, daqueles, cheio de odio, que sao capazes, como voce, de votar em bostas moidas como esse genocida.
Cai fora, moleque!
O Fulham arrebentou hoje os Rovers. 7×0. Muniz jogou os ultimos 15 minutos e fez 2, o segundo belissima cabeçada.
Sempre confundo Blacburn e Blackpool.
Os Rovers são quais ?
Um deles vinha fazendo boa campanha, podendo entrar entre os seis primeiros.
SRN
Depois dos autenticos vexames e do futebol ridiculo que nao acaba, um feio, desajeitado e de perdedor, é claro que todos se voltam para a final da liberta. A ultima opçao das antigas 3.
Todos esperando que teremos de volta o “time titular” e que esse vai entao enfim arrebentar. Arrebentar como em 19.
Queremos o cheirindo de 19 de volta.
Massss….
Deixa eu tirar um pouco o ar desse pneu inchado demais.
Mesmo desejando que fosse exatamente assim, tenho que dizer que nao acredito muito que vai dar certo, esse plano.
Jogadores que voltam de contusao nao voltam voando. Ou seja, quem voltar vai ter que ter jogos nas pernas para competir com uma equipe fisica e taticamente forte, como é o Palmeiras.
Ter jogos, plural, nas pernas vai automaticamente abrir o risco de nova contusao. Uma que corre o risco de nao ser sarada antes da final.
Nao vai dar entao para deixar eles treinando e uns outros (quem mesmo, ja que nao temos bons jogadores de reserva?) jogando. Primeiro, porque ninguem vai saber treinar eles (um escandalo de marca maior) e segundo, se jogam os reservas e os reservas dos reservas, vamos nos arriscar a sair fora do G4.
Sair do G4 faz a gente correr o risco, no caso de uma derrota na final, de nao ir-mos diretamente pra Liberta de 22.
Nao estou bem seguro das regras, mas acho que seria assim.
Ou seja – o Remanita nao vai ter um segundo de verdadeira paz. Ele vai sim ter que pensar no assunto, escalar bem, correr riscos, tudo pensando em se consagrar com o time na final.
Coisa que ele nao sabe fazer.
Bem, depois dessa final, a cabeça dele vai cair, sem duvida. Torço pra isso.
E depois dessa cair, vamos talvez ver uma tremenda barca zarpar. Pelo menos se eu fosse o capitao dela, ela partiria cheia.
O que nao vai faltar pra gente vao ser jogos dificeis, daqui pra frente.
Vamos ficar velhinhos, velhinhos.
SRN