O torcedor arcoirista tem vivido tempos muito difíceis. O Flamengo está insuportável no exercício da sua hegemonia. Não bastasse o que vem mostrando dentro de campo, subjugando seus adversários com extrema facilidade e algum espalhafato, o Flamengo também tem se dedicado a angariar a antipatia até de quem não gosta de futebol adotando posturas antipáticas e contrárias ao senso comum quando o assunto é a pandemia e os cuidados que ela demanda.
.
Pra completar a explanação de que é o mais foda, e esfregar na cara dos pobres a sua afluência, o Flamengo só tem feito suas compras na Inglaterra, como se sabe, um dos mercados mais careiros da Europa. A chegada de David Luiz, especulada com muita perseverança pela torcida e alguns de seus arautos, confirma a profecia de Alexandre Kalil de que se deixassem o Flamengo se arrumar, esquece. Deixaram e o resultado tá aí, Flamengo totalmente dominante no país e no continente.
.
http://republicapazeamor.com.br/site/wp-admin/edit.php?post_type=post
Claro que tem gente torcendo o nariz, dizendo que David Luiz vive o outono de sua carreira, que no Arsenal não ganhou nada, que não arrumou nenhum clube na Europa, entre outras desdenhadas básicas e características de quem queria comprar, mas tava duro. Bem, mesmo se estivesse vivendo a era glacial da sua carreira David Luiz ainda sobraria e muito no futebol brasileiro.
.
Como diz o pensador Bruno Henrique, David Luiz é outro patamar. Muita gente cultiva preconceitos antigos desde o 7×1 de 2014. Mas sete anos é muito tempo, tempo suficiente para que o ser humano substitua todas as 30 trilhões de células do seu corpo, ou seja, o David Luiz que chega ao Flamengo é literalmente outro jogador.
.
Ainda por cima o cara bate falta. Sem falar que se o jogador David Luiz ainda pode gerar controvérsias dentro das quatro linhas, do lado de fora do campo o papo é outro. David Luiz, com milhões de seguidores nas redes sociais, é um potente canal de mídia global. Seu alcance é estratégico pros planos de dominação mundial do Mengão. Na aba de David Luiz as marcas rubro-negras vão chegar muito mais fortes em mercados cobiçados pelos grandes clubes do mundo. Acertaram nessa também.
.
E dentro de campo continua aquele esculacho. O Flamengo não toma conhecimento de seus adversários. Foi à Porcoland todo desfalcado, perdeu Arrascaeta no começo do jogo e nem assim deixou de dar uma chapuletada de rigor nos times da ponta feia da Dutra. Mesmo tomando o primeiro gol o Flamengo não se abalou. No lance imediatamente seguinte Ribeiro colocou a bola na cabeça de Michael que subiu absoluto, no tempo certo, e desferiu a cabeçada de almanaque, de cima pra baixo, quicando a bola na relva e vencendo o goleiro porco. Golaço.
.
Na etapa complementar o Flamengo, como já se tornou um hábito, voltou melhor e tomou conta do jogo. Vitinho cobrou um escanteio perfeito pra ascensão de Pedro e cabeçada precisa no canto alto do gol, 2×1. Chora, pormera! Ganhamos todas deles há 3 anos. No final, pra esculachar, mais um golaço de Michael, humilhando. Falar o quê desse cara? Ele é outro que, mesmo sem trocar todas as células do corpo, é um jogador muito diferente daquele que chegou do Goiás em 2020.
.
Michael hoje é uma realidade, um atacante perigoso que bagunça as defesas dos maiores times do Brasil. No Dezoito Brumário de Louis Bonaparte, Tio Marx mandou a célebre frase “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”, Michael é mais um exemplo de que no Flamengo a história também se repete, primeiro como galhofa e depois como ameaça.
.
Foi assim com Obina e com Brocador. A galera no começo zoava, mas Obina e o Broca em algum momento das suas vidas começaram a acreditar no que ouviam das arquibancadas, desandaram a fazer gol e se tornaram decisivos. Com o pequeno Micha tá rolando mesmo fenômeno de autossugestão. A torcida do Flamengo é a mais presciente do mundo.
.
Evidente que essa fase boa de Michael, Vitinho, Gustavo Henrique e Bruno Vianna (que jogou demais no domingo) tem tudo a ver com a gestão de elenco feita pelo Renight. Dá pra ver a olho nu que os jogadores estão muito amarradões em campo, que o ambiente de trabalho é excelente e que todo mundo se diverte sem deixar de cumprir com as obrigações. Por isso que ninguém quer ir embora do Flamengo, ô lugarzinho bom pra trabalhar.
.
Mas trabalha-se muito, jumentamente eu diria. A quantidade de jogos na temporada é absurda. O Flamengo, sempre fudido pelas convocações nas datas FIFA, já tá devendo três jogos no Brasileiro, que fatalmente serão pagos ao arrepio das leis que proíbem os clubes de jogar em intervalos menores do que 48 horas. Na medida em que o bicho for pegando em Liberta e Copa do Brasil o funil vai apertar legal e os jogos que podem ser decisivos pro nosso Enea talvez sejam disputados em condições muito longe das ideais.
.
Amanhã mesmo tem jogo de volta pela Copa do Brasil, um evento totalmente desnecessário, posto que o Flamengo já garantiu a sua vaga na semifinal da competição quando fagocitou o Grêmio no jogo de ida em Porto Alegre. O certo era mandar o time de sósias a campo e manter a palhaçada em níveis aceitáveis. Mas o Flamengo tá envolvido em várias guerras simultâneas e uma delas é contra a proibição de público nos estádios.
.
O Flamengo brigou nos tribunais pra poder vender ingressos e isso, provavelmente, vai influir na escalação da equipe. Melhor nem entrar no mérito da grande discussão, quem quiser e puder ir ao jogo que tome seus cuidados e vá. Pro torcedor é zero problema defender o Flamengo, mesmo quando ele tá errado. Até prova em contrário o Flamengo é o clube cidadão que respeita as leis e pode jogar com público porque tem uma liminar que garante esse direito.
.
Mas o torcedor pode cobrar coerência do clube. Respeitar as leis implica em implementar nas eleições presidenciais de novembro, o voto à distância, como manda a Lei Pelé. Ser eleito nessas condições, seja lá quem for, só engrandecerá o Flamengo e o perfil de clube democrata, apesar de burguês, que vem cultivando com sucesso desde o século passado. Quanto mais gente votar, mais representatividade terá o eleito. Quem poderia ser contra mais representatividade no maior clube do país?
.
Enquanto a eleição não chega, o Flamengo tem o país, o continente e o mundo para conquistar. Não é hora de dar bobeira e, principalmente, ativar todas as defesas astrais e espirituais pra afastar o olho-grande da freguesia. A quantidade de contusões, lesões e machucados que tem atingido nossa rapaziada não é normal. Só a inveja alheia explica. Vamo jogar um sal grosso aí e bola pra frente.
.
Mengão Sempre
Peraí um pouquinho, ninguém vai falar nada das bizarrices do Renato Gaúcho?
Fiquei extremamente preocupado com o que vem pela frente.
As mancadas em sequência que ele deu contra o Grêmio foram de técnico do Aterro.
Justificar ter empilhado atacantes porque estava perdendo o jogo???
Nem eu, ignorante confesso em táticas e assemelhados, digo uma bobagem dessas. E ainda tem a cara-de-pau de querer justificar?
E os meio-campistas pra alimentar os atacantes? E de que atacantes estamos falando? Bruno Henrique e Kenedy? O primeiro fora de ritmo e o segundo completamente fora de forma, inclusive acima do peso. Porque o Tiago Maia não entrou no intervalo pra compor o meio de campo com Arão e Andreas, que já desmentiu o Renato e prefere jogar mais perto do gol porque tem boa técnica, bom drible e bom chute? Porque o Mateusinho, que tá voando, não entrou no lugar do Isla, que tá se arrastando, sempre chega atrasado e não passa uma partida sem tomar cartão? Que porra de técnico é esse?
Resultado: derrota vergonhosa e agora não dependemos mais de nós pra ganhar essa bagaça.
O fato é que esse time só ganha com marcação alta, concentração total, mordendo e fungando sem dar espaço pro adversário. Foi só um jogo, mas mostrou uma incompetência absurda.
Minha esperança é que com a volta da torcida neguinho não vaialiviar na vaia, se preciso for.
Derrota eu admito. Dessa maneira, não.
100% de acordo.
Saudações
Uai, escrevi um comentário que não saiu, eis que já não consta sequer na minha própria pauta.
Censura ?
Não entendii porra alguma.
Onde o Grão Mestre, pelo menos neste artigo, falou, em profundidade, de política ?
Uma bisoradinha aqui, outra acolá, nada de importante, de vacinas e o caralho A 4.
Tem mais, ó deus ingrato !
Nunca na minha vida, que já não é curta, vi tantos médicos, cientistas, paramédicos e assim por diante na televisão, dando entrevistas atrás de entrevistas, elevando o nível científico da cobertura pandêmica.
Já sou fã de carteirinha da Margareth Dalcomo , Natália Pasternak e de outros mais.
Sigo, religiosamente, as recomendações deles.
Criticar as vacinas, isto sim , é de “uma energumenisseme tremenda”.
Vade retro, Satanás !
No mais, demorei-me a comentar, pois deu pane no meu computador, e fizemos, de longe, a nossa pior partida renatiana.
Não só deste técnico, mas dos anteriores também.
Que time sem vergonha tivemos ontem em campo.
Gabriel Chapecó fez UMA defesa (cabeçada do Léo Pereira), enquanto Brenno RIGOROSAMENTE NENHUMA !
Vergonha total.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
O Flamengo perdeu pro Grêmio, mas isso não tem nada demais, o que preocupa é a forma com que perdeu. Volta tudo de novo: é esse o verdadeiro Flamengo e aquele outro das vitórias esmagadoras foi uma doce ilusão, “foi um rio que passou na minha vida” (royalties a Paulinho da Viola)? Agora, verdade seja dita, o Grêmio jogou muito bem, se preparou para o jogo como se fosse um jogo de final de campeonato, aliás, o time, apesar do Felipão, é um bom time, dessas coisas inexplicáveis, tem time aí bem pior e está lá em cima da tabela.
É possível que 2021 seja uma disputa de FLA x CAM em todas grandes competições. Fico curioso em saber como os torcedores mais malas do Brasil estão reagindo a essa possibilidade.
A nós, cabe continuar torcendo, tenho a convicção que nosso time/elenco é superior.
Se os canecos virão, isso é outra história.
Parabéns por mais uma excelente crônica Arthur!
Saudações Rubro Negras
Fala Pedro sou flamenguista aqui de BH. Os caras estão se achando a última cocada do deserto.
Batendo palma pra enxurrada de dinheiro que estão recebendo dos mecenas e comprando o peixe podre que existe amor nessa relação. Não geram receita suficiente pra honrar com as despesas e enchem o peito pra falar que a situação é sustentável. Em resumo continuam cegos e iludidos como sempre.
Serão o próximo Cruzeiro no médio prazo.
Na série B, quem quiser pode mandar jogo com torcida. Pq a série A tem contornos de várzea?
Deixa esse papo de política pra lá. Foca no jogo.
QUER DIZER QUE TEMOS UM NOVO EDITOR E DISTRIBUIDOR DE PAUTA NO RP&A?
NÃO GOSTOU? SIMPLES, CUMPADI: VAI PROCURAR TUA TURMA DE CALÇA APERTADA E CAIXA ESPREMIDA.
AQUI EU TE AGARANTO QUE NÃO VAI ENCONTRAR.
Se a incompetente CBF resolver paralisar o campeonato, melhor para o Flamengo. Dará tempo para recuperar os jogadores contundidos e sobrará tempo para nos dedicarmos mais a Copa Brasil e a Libertadores. Os idiotas dirigentes dos outros clubes ao tentar frear o Flamengo desta maneira estão dando um tiro no pê. Daqui a pouco vão exigir isonomia na divida publica. O Mengão vai faturar 1 bi este ano. Os demais clubes perderão quantia semelhante. No minimo vão solicitar que o Mais Querido cubra a divida deles. Eu me divirto com o desespero alheio.
como sempre o melhor time com o melhor comentarista.
falou Flamengo, falou Arthur Muhlenberg,
falou Arthur Muhlenberg , falou Flamengo.
simples assim.
Arthur, o título da crônica nunca espelhou tanto a realidade atual de nosso futebol. Será que é assim em outros setores e por isso esse pobre país esteja aos escombros. Veja que contradição incompreensível a qualquer mente com um mínimo de saúde: o Flamengo, clube de maior sucesso esportivo e financeiro de nosso maltratado país, da também estraçalhada América do Sul e quiçá um dos maiores do mundo, está sendo caçado a pauladas pelos seus co-irmãos (epa!, quanto tempo). O invés de seguir-lhe o exemplo os dirigentes perseguem o sucesso avassalador rubro-negro. Cabe bem o lugar-comum: a inveja é uma merda. Como diria o Ibrahim: os cães ladram a caravana passa.
Boa noite.
É até engraçado os clubes unidos cobrando que o Flamengo “respeite” o que foi acordado, justamente, é isso que o Flamengo busca desde 1987.
Piada né?
Além disso, o Brasil é provavelmente o único país do mundo que ainda está com estádios 100% fechados. E o Flamengo é disparado o clube que mais lucra com bilheteria, sendo, assim, o mais prejudicado com esse fechamento prolongado.
Está mais do que na hora de debater a reabertura para os vacinados, de forma até mesmo a premiar quem já se vacinou e incentivar quem ainda não o fez.
Mas qualquer debate nesse sentido por aqui vira um Lula x Bolsonaro aloprado. Estão todos malucos.
Futebol não é prioridade, claro, mas gera muitos empregos e renda. Fora o entretenimento que foi fundamental na época em que tivemos que ficar isolados e casa.
Como esperar que todos os municípios de um país de dimensões continentais como o Brasil estejam em idênticas condições sanitárias e com suas legislações alinhadas para que aí se pense na reabertura? Qualquer um que pense um pouco mais vê que isso é impossível.
Outros clubes já tentaram antes (como o fluminense e o atlético-MG) fazer seus jogos com torcida e não houve 1% desse estardalhaço.
Isso só mostra como o Flamengo incomoda e serve de palanque para todo o tipo de 171 se promover.
Sabe o que é pior?
É ver um monte de flamenguista dando razão a eles…
Saudações
Se o sujeito esta’ vacinado……. qual e’ o problema de ter algue’m sem (essa) vacina perto dele? Se e’ vacina (Aure’lio por favor) e’ vacinado!
O senso comum acabou assim junto com a ciencia. Professores e me’dicos foram substitui’dos por meios de comunicacao e assim caminha a “humanidade”.
Talvez daqui ha uns 40 anos ( se vc estiver vivo) vc tenha uma vergonha imensa da merda que vc proferiu aqui, mas se nao, eu acredito na forca divina e ela prevalecera’ contra ti.
No mais, fazer propaganda de algo que nem passou da fase de testes ainda e’ de uma energumeni’sseme tremenda!!
SRN e reduza-se a falar de Flamengo.
Que essa força divina vingativa na qual vc diz acreditar adentre seu rabo com todas as forças, exploda seu cérebro inútil e o substitua por um que ao menos saiba escrever, seu quadrúpede.