Em nome do bem maior, do altruísmo e da minha crença genuína em uma iminente ruptura com a arcaica estrutura do futebol da terra, hoje abro mão de um dos meus maiores prazeres de humilde escritor de porta de cadeia: tirar onda com a traumatizada torcida monotitulada do Atlético de Vespasiano. Que hoje, somente hoje, será tratado com a fidalguia devida a um companheiro de trincheira que combate o mesmo inimigo. E não como o freguês histórico, que nos diverte com a rivalidade platônica que desenvolveu conosco em seus delírios persecutórios, que na realidade é.
Abro mão desse prazer porque entendo que o apito inicial do jogo de logo mais à noite marcará um novo momento do futebol brasileiro. E ainda que as respectivas torcidas tenham todos os motivos do mundo para exigir não apenas a vitória, mas também uma atuação condizente com os altos padrões requeridos em termos atléticos, táticos e morais que usualmente demandam, o resultado final da partida é o que menos interessa.
Porque existe a consciência de que Flamengo, Atlético Mineiro e os demais clubes que se comprometeram com a fundação da Primeira Liga não estão desafiando o establishment que acorrenta o futebol brasileiro por causa de um troféu. Me perdoem o cliché, mas os fundadores da Primeira Liga lutam pelo único motivo que historicamente justifica uma guerra, lutam por um direito fundamental do qual não se pode abdicar jamais, lutam por liberdade.
Ver que o nosso Flamengo segue honrando suas raízes, ainda na defesa do profissionalismo, luta iniciada na década de 30 do século passado, sempre pioneiro, sempre na linha de frente, nos enche de orgulho cívico. Sabemos o quão extensos são os poderes dos inimigos dos clubes e sabemos também que a motivação maior daqueles que nos oprimem jamais foi o engrandecimento do esporte. A coragem dos clubes da Primeira Liga é um traço comum. Todos que se uniram no desafio às oligarquias federativas estão colocando muito em risco.
As ameaças de desfiliação, sequestro de cotas, entre outras arbitrariedades que a velha guarda dirigente não hesitou em lançar mão contra seus desafiantes, não foram suficientes para que os clubes cedessem um centímetro de terreno sequer. O saco de maldades dos mãos-grandes parece não ter fundo, mas sempre será insuficiente para abalar o ânimo de quem sabe que está lutando pelo lado certo, de quem sabe que está lutando o bom combate.
Diante do simbolismo e da transcendência que o Atlético x Flamengo de hoje à noite adquiriu chega a ser um pouquinho egoísta se preocupar com o resultado em si. Mais um joguinho de pré-temporada (sempre bom lembrar), no qual o mais importante é testar opções e promover o entrosamento. Ah, não mete essa!
Sejamos nobres, mas sem exageros. Todo esse blá revolucionário tá muito maneiro, mas só até o juiz apitar o início da partida. Torcedor sabe que aqui é Flamengo, que durante as 120 voltas que deu em torno do Sol, não importando em que fase de desenvolvimento o time estivesse, jamais perdeu um jogo de véspera. A entidade beneficente sem fins lucrativos Torcida do Flamengo simplesmente não admite essas palhaçadas, nem em campo e nem nas barras dos tribunais.
Queremos ver a transmutação do chumbo em ouro, queremos ver o Flamengo jogando como se fosse um time treinado pelo Muricy, queremos ver Guerrero acabar com o caô, a inhaca e a seca. Queremos tudo ao mesmo tempo agora. E, lógico, queremos que o Mengão siga o protocolo, chacoalhe o Atlético e cale o Mineirão, como já está acostumado a fazer.
Mengão Sempre
Muhlenberg pé quente, voltou com tudo, acertou em cheio em tudo, temos o Mengão de volta, bem vindo Muricy, conseguiu uma façanha com esse time que tem tudo pra melhorar, com a entrada do Cuellar, do Mancuello, do Éderson, se ainda consegue jogar e de mais um bom zagueiro, tudo indica que se continuar a apresentar a fibra apresentada contra o Galo, em 2016 será diferente!!!
Muito bom queimar a língua e ser surpreendido com uma excelente exibição do Mengão e com dois gols do Guerrero, que estava devendo e muito…
O seu Jorge estava errado, Felicidade é ser Flamengo e voltar a sentir alegria e orgulho do nosso time!!!
Mas, que ainda falta uma barca, falta…
Alegríssimas SRN!!!
Muhlenberg,
O seu “queremos tudo ao mesmo tempo agora” aconteceu. Bingo!
o chumbo transformou-se em ouro: a Primeira Liga está virando realidade. Mais de 30 mil no Mineirão;
o Flamengo jogou realmente como se treinado pelo Muricy;
o Guerrero acabou com o Caô;
o Flamengo chacoalhou o Galo Mineiro, calando o Mineirão.
Portanto, na noite de hoje, melhor, impossível!
S R N !
muricy é foda !
SRN !
Show de bola Arthur. É isso aí, e hoje o público de MG deu exemplo colocando 30 mil no Mineirão. Espero que a torcida do Mengão represente também.
No mais, só alegria, 2 encaçapadas do Guerrero e mais uma vitória sobre o monotítulo de MG.
Parece que esse ano as coisas estão entrando na normalidade.
SRNs..
Arthurzão atacou de Nostradamus neste post. Guerrero quebrou a maldição com 2 belos gols!
Depois de um primeiro tempo horroroso, com Éverton, Sheik e Gabriel errando tudo (Gabriel ao menos salvou um gol dos caras), fizemos um segundo tempo mais digno das tradições rubro-negras.
Justiça seja feita: Márcio Araújo fez um partida perfeita, seguido de perto por Juan (sabe tudo!), Wallace (ele mesmo!) e Arão. Rodinei, Jorge, Cirino e Guerrero (no segundo tempo) tb mandaram muito bem.
Muricy sabe das coisas, tirou os 3 piores em campo: Everton, Gabriel e Sheik. Aliás, não entendo pq os torcedores do Mengão poupam sempre o Sheik das críticas. O cara vem jogando mal há muito tempo, além de ser maldoso e sempre flertar com a expulsão. Raça? O Márcio Araújo tb tem de sobra.
Sei não, algo me diz que esses 3 vão comer banco assim que os novos contratados e o nosso camisa 10 estiverem em forma. E ainda temos os campeões da Copinha vindo com tudo.
Vai dar caldo, pra cima deles Mengo!
SRN.
O passe de peito do Sheik, tirando 2 marcadores deixando o Guerrero na cara do gol (no segundo gol do Guerreiro) calou até a minha boca, que o criticava por considerá-lo apenas midiático e velho d+ pra ser titular do Fla. O cara joga pra C@#$%#&!!!
Voltou pro Brasil com 30 anos, sendo tri-campeão brasileiro por 3 clubes diferentes, campeão da Libertadores sendo o craque da competição (já com 32 anos) e agora aos 36 anos ainda desfila uma técnica extraordinária mesmo sendo veterano.
Que ele se aposente no clube do coração. E de preferência como o Petkovic: Erguendo + 1 troféu Brasileiro. SRN
MEEEEEEEEENGOOOOO!
Acabou o CAÔ / O GUEERERO VOLTOU…
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUHASA
SRN
Bem o que falar do retorno do Grande mestre Rubro-negro e suas crônicas Flamengas, como é bom deliciar com as palavras, cheias de amor, paixão, liturgia Rubro-negra que nos faz flutuar em nuvens vermelhas onde o céu é azul e Zico nosso Senhor, vida longa ao Arthur !
Como é bom Ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo eu e o mestre Arthur !
Isso é de uma CANALHICE própria desses entes PODRES na iminente situação de perderem seus PRIVILÉGIO!
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2016/01/ferj-envia-oficio-demais-federacoes-pedindo-que-nao-recebam-fla-e-flu.html
É de ENOJAR qualquer ser vivente…
SRN
Eu realmente não sei o que esse ser é , um bonachão ou um retardado , o problema é que dão muito crédito a esse elemento dos infernos, espero que os clubes tenham a coragem necessária pra enfrentar essa corja , sem recuo, pois pra mim, isso só demostra como estão desesperado ao ponto de se tornarem ridículos ao extremo, seria cômico se não fosse trágico.
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como o incansável André e eu!
André.
Nelson Rodrigues escreveu esta frase, para um outro contexto. Entretanto, cabe perfeitamente para os dias atuais, em relação à atuação do Roubinho Lopes, que não está medindo esforços para tentar invibializar a Primeira Liga:
“Estranho mundo em que não se dá um passo sem esbarrar, sem tropeçar, sem pisar nas víboras inumeráveis. (…) Já sabemos que a competência é amargamente antipatizada no futebol brasileiro. Claro, e repito: a competência tira o pão da boca dos idiotas enfáticos e dos aproveitadores vorazes.”
S R N !
Frase totalmente ATUAL , meu caro ÁUREO ROCHA….
E pelo visto ainda vai continuar ATUAL nos próximos 50 anos, pelo menos…..SHAUHSAUSHUAHSUAHS
SRN
Complementando….
Digo que vai continuar ATUAL no sentido AMPLO, GERAL e IRRESTRITO…..
No âmbito do futebol brasileiro, acho que DESATUALIZARÁ em 2017…..
SRN
Perfeito!
Mas… O que é até o fim? O que podemos perder na retaliação?
87 de novo? E piorado?
Essas são minhas dúvidas. No mais, SRN!
Claudio, vc pode até não me conhecer… Mas saiba que a Revolução no futebol ocorrerá já à partir de 2017.
Precisávamos apenas de um apoio forte e um álibi pra começar o movimento. Eles ocorreram:
CBF proibiu a realização da Primeira Liga e o Ministro do Esporte apoia a realização da Liga.
Não precisamos de mais nada. Aliás, precisamos só de um bom modelo da próxima temporada de 2017. Bem diferentes de 1987 e 2000. Mas quer saber… Tenho um pressentimento que isso também ocorrerá.
CBF nunca mais. SRN!
ARTHUR voltou com a corda toda para nosso gáudio…..
Acho que TODOS nós sempre lutamos por isso, desde que não se dê um RETROCESSO e se AFROUXE nas decisões tomadas sejam quais forem as consequências…
A cara e o jeito do nosso BANANA LEXOTAN LULA DE MELO, não me deixam ficar SEGURO de que tudo vá dar certo e que disputaremos, MESMO QUE DE MANEIRA AMISTOSA, essa PRIMEIRA LIGA EM 2016.
Que tudo dê CERTO e bola pra frente MENGÃO FUDEROSÃO!
SRN
O cara voltou atropelando sem medir consequências. O que me preocupa é a Renée. Tenho minhas dúvidas se ela vai conseguir respirar entre um êxtase e o próximo.
Fala Rasiko se não me engano já é a segunda vez que comenta sobre a Renée, poxa como ela faz falta aqui , pois tem muita classe nas palavras e foi ela que começou a falar e dar ideia sobre o Coliseu do Mengão, rsrsr, mas realmente ela faz muita falta, faço coro junto a ti que ela volte a comentar nesse espaço genuinamente rubro-negro1
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como eu o Rasiko e a grandíssima Renée!
Vou dar o toque, Alessandro. Ela não se conforma do Flamengo não ter seu estádio próprio – ou o Coliseu – e anda meio eremita urbana: pouco fala, a não ser frases pontuais aqui e ali. Mas depois da volta do Arthur há um inegável sinal no semblante dela que só os que reencontram seu Mestre têm. Até então tava desanimada e meio carrancuda. Agora voltou a organizar seus arquivos na pasta AM – Arthur Muhlemberg. Como dizem os sábios “Não tem discípulo como as mulheres. O feminino é como a água: entrega sem resistência”.
Impressionante o que essa paixão pelo Flamengo consegue fazer.
srnp&a
não seria a transmutação do chumbo em ouro ??
Gosto da tua analise cara , menção volte a ser o mengao ! O meu mengao e pra lá de bom! Q isso marque o começo de uma nova era !
Beleza, Muhlenberg!
É impossível existir um blog que se compare ao RP&A. Vivi, Muhlenberg e Murtinho, nos textos e Nivinha nos vídeos, é coisa de outro planeta!
Parodiando o Alexandre Matos “como é bom ser Flamengo e ter um texto como este para ler”.
Por várias vezes, eu coloquei aqui no Blog meu apoio incondicional à Primeira Liga, não com a mesma maestria do nosso Muhlenberg, é claro.
S R N !
Grande texto, resume o nosso sentimento quanto a este episódio deplorável que a federação e a CBF vem nos impondo. Vamos Mengão exercer nossa função de maior do mundo e colocar ordem nesta bagaça!!!
Perfeito! E nem citou os esporádicos últimos resultados do confronto. Este é o espírito altivo do Flamengo! SRN!
Que bom ler um novo texto do Arthur,que resume muito bem a importância histórica deste momento!!Mengão toujours!!!
Texto apoteótico! Brilhante!
Tô muito orgulhoso de ser Flamengo, se (ainda) não pelos resultados em campo, pela postura audaciosa que o clube vem adotando nessa guerra contra o status quo da Ferj e da CBF.
De um lado Euricos, Rubinhos, Marins, Teixeiras, Del Neros, 7×1, matança à galinha dos ovos de ouro. Do outro, nós, nosso Flamengo, e – nesse momento é importante reconhecer – alguns clubes parceiros, que apesar das históricas rivalidades, e apesar até de seus passados bastante questionáveis do ponto de vista esportivo e moral, estão do lado certo dessa vez. Que tenham culhões pra ir até o fim. Na pior das hipóteses, que o Flamengo saia em excursão por esse Brasil e mundão fazendo dinheiro e dando alegria ao povo.
Conte comigo, Mengão!
Acima de tudo rubro-negro.
saudades dos textos Arthurzão perfeito
Arthur, pra variar, cirúrgico!