Com menos de três minutos, duas ótimas chances de gol. Com catorze, dois a zero. A mais clara de todas as oportunidades desperdiçada aos vinte e três. Primeiro chute do Fluminense contra o gol do Flamengo – de meia distância e passando muito acima do travessão – aos quarenta e cinco.
Só faltou a serra elétrica: o nome disso é massacre.
O Flamengo começou o jogo de modo parecido com o que fizera contra o Santos, só que um detalhe foi fundamental para diferenciar uma partida da outra: o momento em que as coisas aconteceram. No empate com o Santos, o ritmo frenético só viria a ser premiado aos trinta e nove minutos, com o golaço de Alan Patrick de fora da área. Isso forçou o time a correr uma barbaridade, e a desatenção geral no gol de Ricardo Oliveira nos desequilibrou. Ontem, ao conseguir a vantagem cedo o Flamengo pôde tirar o pé e, quando o Fluminense diminuiu, havia fôlego e consistência para manter o controle.
Quantas vezes estamos no estádio roendo as unhas e um torcedor no degrau acima – desculpem, tenho saudade dos degraus e ainda não consegui me desapegar deles – indaga com a pureza das perguntas das crianças: por que não continuamos com o mesmo ritmo dos primeiros vinte minutos? Por que recuamos?
A resposta ao torcedor desconhecido não é difícil: porque não dá. Por mais que a preparação física tenha evoluído, não há quem consiga correr os noventa minutos do jeito que o Flamengo correu no primeiro tempo contra o Santos. E, na maioria dos jogos entre times equivalentes, ninguém recua porque quer, mas porque o adversário obriga.
Por essa razão, no post publicado após a vitória sobre o Sport, chiei do excesso de chances atiradas ao lixo. Aquela foi uma partida diferente, em que passamos a ter um a mais em campo logo no começo e não enfrentamos perrengues, mas no futebol o tempo vira. Há que se aproveitar a maré boa para garantir o resultado.
Nos longínquos tempos da Grande Resenha Facit, da qual participavam João Saldanha, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, José Maria Scassa, e que era uma aula de inteligência e bom humor nas noites de domingo, um tio que chamávamos pelo apelido de Fagi e torcia para o Fluminense reclamava de Nelson Rodrigues por suas explicações que responsabilizavam o azar e davam vida ao personagem Sobrenatural de Almeida. Tio Fagi admirava as brilhantes tiradas de Nelson, mas dizia que aquilo escondia as fragilidades do elenco tricolor. Ele achava mais produtiva, apesar de nada literária, a impaciência do rubro-negro Scassa, que espinafrava o time do Flamengo sem dó e escancarava suas fraquezas.
Isso sempre funcionou, pra mim, como uma espécie de ode à cornetagem, uma senha pra gente ter consciência de que é importante lembrar os erros para corrigi-los. “Aqui no Brasil nós temos um grave problema: quando se ganha, tudo foi maravilhoso; quando se perde, nada prestou.” A frase virou clichê, mas a primeira pessoa que vi dizê-la foi Bernardinho, e com a vantagem de ter sido em resposta a um elogio desmedido de um repórter após uma convincente vitória da seleção brasileira de vôlei.
Ontem fizemos um jogo muito bom, mas não é rabujice ou antiflamenguismo apontar o que temos de melhorar. E também não é por se tratar de uma vitória sobre o Fluminense que vamos falar só de flores.
Seguindo o indigente nível das arbitragens no futebol brasileiro, o primeiro gol foi irregular, mas, ora um, ora outro, todos os clubes têm seus motivos para reclamar – com exceção do Corinthians, claro. Mais: o Flamengo precisa de disposição, entrega e marcação forte. No entanto, não dá para confundir isso com precipitação ou açodamento. O pênalti de Samir foi desnecessário. Ele fazia o que um bom zagueiro deve fazer: subia colado ao corpo do atacante Michael, tirando-lhe o posicionamento para uma cabeçada certeira, e não havia por que dar uma gravata no adversário. Alguns dos nossos cartões amarelos foram frutos de afobação. O pênalti poderia ter complicado nossa vitória e os cartões farão Oswaldo de Oliveira quebrar a cabeça quanto à escalação para encarar o Cruzeiro, ainda mais se Pará e Emerson forem suspensos no julgamento de terça-feira.
Por outro lado, é justo reconhecer que deslizes fazem parte de qualquer atuação e que ontem todo mundo jogou bem. Destaques para Pará, Samir (mesmo dando mole no pênalti), Canteros, Everton, Márcio Araújo – quem diria – e, confesso que para minha surpresa, Kayke. Nada contra alguém que eu nunca vira jogar, mas na estreia contra o Sport ele me pareceu um centroavante de pouca mobilidade, característica que detesto. Porém, Kayke foi muito bem contra o Avaí e melhor ainda ontem. A tranquilidade mostrada no terceiro gol em Natal se repetiu na hora de pôr a bola na cabeça de Paulinho e, apesar de ter perdido a chance mais fácil do jogo, sua opção no lance foi a de quem conhece a matéria: escolheu um canto e tocou com meia-força, deixando Diego Cavalieri sem possibilidade de defesa. A bola só não entrou por conta do invisível bico da chuteira do Sobrenatural de Almeida.
Momento MasterChef: como nos ensinam todos os anos, embora a gente insista em não aprender, o Campeonato Brasileiro não é algo que se coma cru. Não é recomendável que se deixe passar do ponto, como fizemos nessa temporada, mas é prato que se cozinha em fogo brando, rodada após rodada e aumentando a chama no momento certo.
Contrariando o que se podia esperar das nossas quatro partidas iniciais – um empate e três derrotas, um ponto ganho em doze disputados –, as vitórias que conquistamos nos quatro primeiros jogos do segundo turno alimentam o nosso otimismo e nos enchem de esperança.
Tínhamos um bando, hoje temos um time. Tínhamos vergonha, hoje temos confiança.
Salve Jorge!
Excelente texto, pra não variar.
Tô mais feliz que pinto no lixo e, definitivamente, não sou torcedor de colocar os pés no chão e frear a euforia (sei lá quando vem de novo…).
A acensão do Flamengo e a queda dos anões da colina ao mesmo tempo não deixa margem pra dúvidas: os deuses do futebol acordaram.
Pelo menos é o que diz a Renée.
E como o que ela diz eu não discuto é com essa realidade que vivo a partir de agora.
Tudo mudou de uma hora pra outra.
Eu que não aguentava mais assistir jogos do Flamengo (falei disso várias vezes aki), chegando mesmo a viajar pra onde não tivesse nem tv nem internet, agora não vejo a hora da bola rolar esperando mais um show do Mengão – vai ser infantil e deslumbrado assim lá na caixa-prego! (nunca soube o que quer dizer essa expressão gauchesca).
Mas acho, Jorge, que não tô sendo tão delirante assim. Acho que estamos evoluindo e embalando na hora certa, no início do 2º turno com todo ele pela frente e, portanto, com uma larga margem de manobra.
Não sei se a diferença de 15 pontos pode ser tirada, mas se aqueles caras do estádio roubado do povo brasileiro não se comportarem como manda o figurino, o Mengão-Papão vai chegar arrepiando.
Já vejo pelas redes sociais o medo rondando a casa alheia.
Deixou chegar…
PS-Deixa eu curtir enquanto posso 🙂
Grande abraço
Grande Rasiko, salve, salve!
Muito obrigado pelo elogio.
Não quero jogar água no chope de ninguém – nem no meu, já que acabei o jogo de domingo meio bêbado -, mas acho o título algo quase impossível. Não apenas por causa do Corinthians, mas por causa do Corinthians e do Atlético Mineiro. Na verdade, temos nos preocupado muito com o Corinthians, temos falado muito no Corinthians, mas temos esquecido o Atlético e os dois estão praticamente colados (eu continuo achando que está mais para Atlético do que para Corinthians, vamos ver).
Até nem seria tão absurdo assim um dos dois cair vertiginosamente. Mas os dois ao mesmo tempo, infelizmente, não acredito.
Entretanto, pouco importa. Hoje à noite vou ficar tenso, domingo contra a Chapecoense mais ainda, e será assim até o final. Agora temos um time para torcer e para não nos matar de vergonha. Agora temos Flamengo.
Grande abraço.
PS1: Andei muito enrolado, mas em breve estarei pedindo uma nova remessa. Pode preparar o arquivo.
PS2: Por favor, pede à Renée para participar aqui com a gente. Inteligência e clarividência só fazem bem ao blog.
GE: Fla emite nota em repúdio aos erros de arbitragem; lance a favor é citado
Boa açao – de marketing, principalmente …
Claro que a diretoria nao tinha nenhuma outra soluçao, a nao ser publicar algo desse genero.
Senao teria que se calar para sempre.
Ninguem pode ficar meses reclamando e quando acontece algo à seu favor, se calar.
Foi correto eles terem se pronunciado. Mas acho que deveriam mostrar caminhos para sair disso, como juizes profissionais, muito mais treinados, etc.
E é tambem claro que ninguem espere, depois de uma profissionalizaçao, por juizes sempre sem erros. Eh inerente ao futebol cometer erros.
Agora, o torcedor que carrega com ele essa carrapuça cultural de dizer que “roubado é melhor” e chorar serm fim quando se trata dele – que se dane.
Tah na hora de se profissionalizar tb.
SRN
O nosso sábio Edvan manifestou-se de forma contrária, já o Áureo fora favorável.
Tenho como perfeito este comentário do Henrique.
Caso a Diretoria não se manifestasse, ^teria que se calar para sempre^.
Foi uma NOTA muito inteligente, embora pudesse ^mostrar caminhos para sair disso, como juízes profissionais^, cabendo verificar que, até certo ponto, puxou a brasa para a sua sardinha, com esperteza, ao apontar o grande número de cartões amarelos (embora, a meu ver, todos, para os dois lados, muito bem aplicados).
Como vinha constantemente afirmando, os equívocos SEMPRE acontecem (e continuarão a acontecer, mesmo com a indispensável profissionalização da arbitragem), motivo pelo qual afasto, EM PRINCÍPIO, qualquer hipótese de atitude deliberada, visando a favorecer ou a prejudicar esta ou aquela equipe.
De toda maneira, parabéns ao Presidente Bandeira, cada vez mais justificando a sua candidatura à reeleição, pois tenho fortes dúvidas de que outros personagens, movidos pela arrogância, tivessem atitude de tamanha dignidade.
Felizes SRN
FLAMENGO SEMPRE
Meu caro Henrique.
É claro que posso estar enganado, mas tenho a impressão de que o principal objetivo da nota de repúdio foi estreitar os laços políticos com o Fluminense – o que é fundamental para as mudanças em que o Flamengo pretende se engajar. Copa Sul-Minas, outro formato de Campeonato Carioca, redução da interferência de Eurico Miranda na Ferj, etc.
Sobre os erros dos juízes, depois do FlaxFlu vi uma declaração interessante do Marcelo Barreto, do SporTV – que me parece um cara inteligente, sensato e, até onde sei, flamenguista. Barreto morou, recentemente, por mais de um ano em Londres e afirmou o que você pode confirmar pra gente: erro de juiz existe em todo lugar, mas em nenhum outro país se discute tanto erros de juízes como no Brasil. Em nenhum outro país os clubes se apegam tanto aos erros dos juízes para esconder suas próprias falhas.
Confere?
Acredito que sim, mas gostaria da sua opinião sobre o tema.
Grande abraço.
Um Clássico, flaxflu com estádio lotado. já se sabia disso. e sabendo disso. me pergunto
Por que a torcida do Flamengo não faz mais mosaicos? ou estende os bandeirões gigantes? ou balões compridos ou faz outras coreografias? a torcida não tenta inovar to ficando intediado. cadê a torcida criativa de antes? 55 mil no maraca e so se ouvia musiquinhas.. porra musiquinhas que eu nem sabia que existia.. são tantas a cada jogo que pelo amor de deus vi um video no youtube que fiquei com uma pergunta na minha cabeça. poxa tanta gente do nosso lado, e nada de inovador?
detalhe bando de nego com celular na mão filmando ou tirando selfies..
se quiser ver o video segue
https://www.youtube.com/watch?v=LVvSADOhKhQ
a desculpa de ser novos tempos, e novo maraca não cola
a inovação vem do próprio clube e da torcida, a torcida “organizada” que precisa por as mãos as obras.. sério mesmo que vocês só vão ficar com essas musiquinhas de temos 6 brasileiros 3 copa do brasil e mundial? cadê as coreografias. os mosaicos os bandeirões, as inovaçoes, de cada entrada do clube no gramado, caraio?
detalhes. inventam tanta musiquinhas que quando cantam parece que a cantoria é até baixinha.. será que o adversario ouve?
porra, vamos cantar mais alto ai as nossas musicas antigas com força nesse gogo caraio..
ohhhhh meu mengão eu gosto de você.. ou,
vamos flamengooooooo vamos ser campeão vamos flamengoooooooo minha maior paixão……ou,
dalhe dalhe dalhe oooooh dalhe dalhe ohhhhhh mengão do meu coraçãoooo…..,
etc
quero ver as festas de antes nesse novo maracanã vocês não?
quero ver inovações, quero ver a torcida fazer mosaico quando o time entra no gramado, quero ver bandeirões gigantes quando estiver vencendo de 2×0, so tem nego tirando selfie e filmando pow, por que o proprio clube e a torcida ‘organizada’ ja não inovam mais., e não procuram mais inovar nos jogos..
promessa de ‘casa cheia’ contra o cruzeiro, vão lá fazem um mosaico torcida organizada, mesmo que pequeno atras do gol onde provavelmente vai lotar aquela parte como sempre lota,, mais faça algo ali pra que tenhamos um diferencial das outras torcidas, é assim que mantem a tradição e a diferença que a nossa torcida sempre teve das outras.
SRN
Assisti seu video até o 3 x 1 …. muito bom, ri muito com a filmada que até ficou de cabeça pra baixo ….
Otimo.
Como nao estive presente no estadio, ha anos, nao posso saber como é mesmo a mudança dos cantos. Mas parece que voce tem razao. Menos seria mais.
Mas, como mudou a torcida, repleta de moçinhos e moçinhas como voce mostrou, acho que vai ser osso mudar para um estilo mais popular …
Ia ver as ^azulzinhas^.
Abrindo, constatei – 22 minutos de duração.
Não há saco para tanto.
Dou crédito ao comentarista.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Temos ESQUECIDO de destacar a importância do PAULO VICTOR nessa nova fase do MENGÃO….
O cara tá SINISTRO…..Um PAREDÃO !
Eu acho que o ÚNICO jogador DESTOANTE dessa nova fase é o WALLACE CHIFRADA DE VACA que é CAPITÃO e TITULAR na nossa ZAGA, por “ORDEM” do nosso CATACUMBÁTICO e REUMÁTICO ex-presidente MÁRCIO CLODÔ BRAGA!
SRN
Me inclua fora dessa aí!!!
Sempre atribuí grande importância à ausência do nosso FALSO 1 nessa “melhora” da defesa.
Como também atribuía parcela enorme de culpa ao FALSO 1 quando toda bola que ia para o nosso gol entrava e todos culpavam exclusivamente a dupla de zaga.
Hehehe
SRN RUMO À LIBERTADORES
Bem lembrado, ROMANO…
Realmente VOCÊ tá FORA dessa….
SHAUSHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSA
Forte abraço
SRN
Sem sombras de dúvidas, Grande ANDRÉ !
Mesmo que meio atabalhoado para as saídas de Gol, correndo risco de “socar” as cabeças dos nossos “beques”, rsrsrsrs….., pelo menos ele sai, e dá conta do recado, ao invés do César que parece que cria raiz debaixo do Gol……
A defesa agora se sente bem mais segura, pois o PV passa a tranquilidade necessária !
Abs,
SRNs
Pô, LÚCIFER…
Se você soubesse o QUANTO EU TORÇO para o PV acertar um ÚNICO E TRONITOANTE SOCO NA CABEÇA DO WALLACE CHIFRADA DE VACA….
SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAH
Esse FDP escalado pelo MÁRCIO CLODÔ BRAGA, tem MEDO de colocar a CABEÇA NA BOLA, parceirão e foi por isso que METEU O BRAÇO NA BOLA em vez de SALTAR SOBRE O ZAGUEIRO e meter a CABEÇA na redonda…. é um CAGÃO…..rsssrs
Guarde isso: o WALLACE CHIFRADA DE VACA te é MEDO DE COLOCAR CABEÇA NA BOLA. Tem MEDO DE DISPUTAR PRA VALER UMA BOLA DE CABEÇA !
Abç.
SRN
Caramba. muito bom texto murtinho jorge parabéns!
Parabéns a todos, time e torcida. foi SHOW de bola
O time jogou demais, tem algumas coisas ainda a melhorar. mais já ta bom demais pode melhorar com voltas de erderson e guerrero. esse último ja até começo a me perguntar. kayke não ta melhor que o guerrero não? tem mais velocidade e se movimenta melhor..briga boa pro técnico e pra nós, guerrero que abra o olho o homem de 40? milhões de doletas precisa voltar a marcar gols
Gostei do time inteiro. até os perseguidos wallace, araujo canteros e pará tem jogado bem nos últimos 2 – 3 jogos.. mais como sou esperto. não vou me convencer antes da hora e achar que os caras são pelé e garrincha por causa de 2 jogos jogando ‘bem’.. é papel deles o fazerem treinam todo dia.. jogam em suas posições e recebem bem pra isso.. NÃO?
então.. antes de me precipitar. vou aguardar, e espero que continuem BEM.. que wallace volte logo em forma.. perca uns pesos. recupere o preparo fisico. e a dar segurança. que Pará pare de fazer faltas tomar amarelo e fazer cagadas. que marcio araujo marque bem corra e passe certo, que canteros acerte os passes, faça o feijão com arroz que é o’que esperamos desses caras que vivem do futebol e ganham milhões, fazendo isso o time para de tomar os gols bobos e os caras da frente resolvem, como vem resolvendo
nosso motorzinho ta voltando a ser nosso motor. Éverton jogou muito correu pra caramba, fez de tudo no jogo
Armero também foi bem
outro que fico feliz por voltar a jogar ‘BEM’ é paulinho o cara também é perseguido por alguns , mais ta voltando a jogar bem, gosto muito desse jogador. mais não vou comparar a zico e nem dizer que é “mito” “kkkkkkkkkkkk” mesmo já sendo “CAMPEÃO” com o Fla. ainda precisa mostrar muito ainda pra ser um “craque” e ser “ídolo-MÍTO” né André? HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE..
bom o time todo foi bem não tem nem como avaliar.. tirando o penalty que ao meu ver aquele braço do samir pode ser interpretado como penalty mais o cara do fluminenC nunca ia alcançar aquela bola, o cara já pulou se JOGANDO, samir que foi burro
Agora ao contrário de uns e outros FALSOS flamenguista. vou reconhecer,, Valeu PÁRA pelo passe do gol do kayke, valeu wallace pelo braço do gol do sheik – kkkkkkkkk” valeu caramujo, jogou muito. Valeu, canteros.. hoje foi bem… todos os perseguidos estão vindo bem..
Se vir nego “Flamenguista” reclamar do nosso “gol” irregular.. pode apostar é Anti.. já fomos tanto prejudicados no campeonato que se vier mais não é erro é devolução,
que devolvam mais erros a nosso favor passamos 19 rodadas do 1 turno sendo prejudicados. sim 19 pega todos os jogos e assistam vai ver que todos os jogos teve algo que nos prejudicou..
eramos pra estar brigando pelo título, se não fosse 1° os erros de juizes 2° luxemburgo últrapassado 3° cristovão e seus 300 volantes.. 4° falhas da zaga
Sim da pra brigar pelo g4 tranquilo basta continuar assim. já vejo luz no fim do tunel, título? so se os gambas+cbf+fifa+juizes.. da aquele mole das porca rosa de 2009
No mais é torcer pro sheik e pará não sejam punidos com muitos jogos, a cbflu e stjdflu não punam nossos jogadores, rezando por um milagre que so levam umas sandalhadas na mão como castigo.. aí é ir pra cima dos azuis
Aos flores so digo uma coisa. tiveram foi é sorte de não ter saido com uns 6×1 – 3×1 foi é pouco Suas largas.. HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE
SRN
Se Emerson Sheik e Pará forem suspensos pelo STJD; se Walace e Armero não se recuperarem das lesões; e sabendo-se que Márcio Araújo, Canteros e Éverton já estão automaticamente suspensos – vai ser muito complicado para o O-O escalar um time para o jogo contra o Cruzeiro.
Eis a relação dos jogadores disponíveis para serem escalados:
Paulo Vitor, Ayrton, Cesar Martins, Samir, Marcelo, Frauches, Jonas, Luis Antônio, Allan Patrick, Jajá, Almir, Paulinho, Kayke, Marcelo Cirino e Gabriel e os jogadores das bases.
Dessa forma, a solução é torcer pela recuperação dos lesionados e pela aplicação da pena de somente um jogo para o Pará. (já cumprida)
Quanto ao Skeik, se o departamento jurídico do clube adotar a mesma linha de defesa do advogado do jogador, Rafael Carioca, do Galo, a possibilidade de absolvição não é um sonho.
Entretanto, mesmo que o Sheik pegue uma pena de 4 jogos, a mínima possível, cabe a interposição de um recurso com o pedido de efeito suspensivo da punição.
O Dudu do Palmeiras pegou uma pena de 180 dias e continua jogando o campeonato brasileiro, amparado pelo efeito suspensivo.
Roger, quando jogava pelo Cruzeiro, no ano de 2012, foi julgado por agressão e pegou 4 jogos.
Entretanto, conseguiu jogar com base no efeito suspensivo.
São vários os casos neste mesmo sentido.
Portanto, as possibilidades de o Sheik jogar na quinta-feira é bem plausível.
Sempre Flamengo.
Confrade AUREO !
Não sei qual dos dois desfalques abaixo foi pior para o Flamengo ? :
1) Se os dos nossos jogadores, ou…..
2) O do LUXA no comando da equipe mineira……
SHUASHUASHUASHUASHUASHUASHUASUASHUASHUA……….
SRNs
Meu Presidente,
eu não tenho a mínima dúvida: é a do Luxa.
O nosso time de reservas é claro que perde qualidade. Porém, os mineiros sem o Luxa já estão melhorando consideravelmente.
S R N !
Pra mim foi a do LUXA CERTAMENTE….
SHAUHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUASHAUSHUASHUASHUAHSUAHSUAS
Abç.
SRN
A sua análise é procedente, menos em um ponto.
Pará NÃO cumpriu a automática (duas competições diferentes).
Se for suspenso, fica de fora.
Já no caso Emerson, acaredito que, em caso de suspensão (muito provável), a sua pena será elevada, cabendo o efeito suspensivo, que será concedido, a exemplo não só do caso Dudú (Palmeiras) mas de muitos e muitos outros.
De qualquer maneira, se Wallace e Armero (por menos entusiasmantes que sejam estes dois jogadores) estiverem sem condições físicas, somados aos desfalques de Jorge (sem substituto, no caso), Guerrero (muito bem substituído pelo Kayke), Ederson-Everton-Márcio Araújo e Canteros, a situação ficaria braba, para uma escalação a contento.
Restariam Jonas e Luiz Antônio para as posições de volante e o Jajá para fazer companhia ao Alan Patrick.
Uma baita indagação.
Sem o Pará (acho que vai ser absolvido) e sem o Armero, ainda teríamos o Ayrton para o lado direito, mas quem para o esquerdo (Int.).
A minha escalação, portanto, seria – PV, Ayrton, César Martins, Samir e Pará (insisto – deve ser absolvido)- Jonas, Luiz Antônio, Jajá e Alan Patrick – Kayke e Emerson (vai ser suspenso, mas com efeito suspensivo).
Vamos esperar.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
O PARÁ é polivalente nas laterais, e poderia neste caso ser deslocado para a esquerda…….
Mais uma importância para este perseguido jogador !
SRNs
Sem o PARÁ, como ficaria nossa ala esquerda ?……….Ih, fudeu…….
Talvez a solução fosse o improvisadíssimo SAMIR !
SRNs
Carlos Moraes,
obrigado pela correção.
Realmente o Pará foi expulso na Copa do Brasil. Portanto, não cumpriu a suspensão automática.
Eu também não encontro outra escalação melhor do que a sua.
Só tenho receio de que o Pará pegue suspensão de pelo menos um jogo. Neste caso, a única alternativa e colocar o Frauches na lateral esquerda.
S R N !
Não teremos maiores problemas na lateral esquerda, ainda que das ausências do Jorge, talvez chegue cansado, Armero e Éverton, tenho a solução abaixo…
…Tchan,tchan, tchannnnnnnnn… Ainda não, suspense. mais pra baixo e a solução para fechar aquele lado e saída em velocidade, então, para mim o mais qualificado é…
…é…
Ah, não, tenho vergonha de dizer…deixa pra lá….
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Tá certo, eu digo, mas vou botar a mão no rosto. Vocês venceram, não tenho saída…Tá:
GABRIELLLLLLLLLLLLLLLLLL…!!!
Fui…!,
(Continuação do comentário anterior)
Grande e bravo Schwarzenegger,
G4 nunca foi título. O Flamengo é o time das decisões. Nasceu pra vencer grandes competições. Ponto.
A questão é a presença na Libertadores, que é nossa vocação há quase 10 anos permutados (2014, 2012, 2010, 2008, 2007)
Nosso time existe para os grandes jogos.
Quando eu vim encorajar os outros tristes colegas do blog pós derrota pro Eurico FC, vc foi o primeiro a vir com quatro pedras dizendo que o ano acabou, com letras garrafais, faltando 17 jogos. Putz! São 51 pontos em disputa. Vc pode tanto ir pra liderança, quanto ir pra lanterna.
Quando eu analiso um time, emoção é o fator mais irrelevante que eu uso. Tabela do campeonato não é parâmetro pra avaliar um time. O Santos que o diga. Com o poderoso ataque que ele tem, eles tavam lutando pra não cair. E só não ganharam em recife, pq o Lucas Lima tá na Seleção.
Eu sempre acreditei na qualidade do nosso Flamengo, só que teve Luxa e Cristóvão em todo o primeiro turno.
E ano passado, com um time PAVOROSO, o próprio Luxa, conseguiu 7 vitórias seguidas – com o Alecone com a 9. E com o Gabriel de titular absoluto. E tinha Pico de titular. Até o Mugni jogava no time.
Que vc pensa diferente de mim, isso não é novidade, pois a emoção pra mim só vai após uma conquista. Fora isso, minha motivação se deve por ver algo diferente da maioria após alguns jogos. Tem time fraco que vence por causa de um lance irregular, tem time forte que perde por técnico medroso, tem time que tem uma tabela que enfrenta logo os 5 times mais fracos da competição de imediato. Se vc não compreende isso, talvez pra vc, as quedas de Sport e Fluminense no campeonato possa ser surpresa. Não pra mim.
O Flamengo é o rei do segundo turno já há alguns anos. Reveja os campeonatos passados.
Mengão Sempre. SRN
Muito bem dito.
Muito sensato.
SRN
Parabéns PVC !
Também penso o seguinte: Se no casamento, o dever é para que seja na “alegria e na tristeza “, imagina se uma Paixão como o Flamengo se também não seria ?!!
Por falar em ” na alegria e na tristeza “, só digo uma coisa……já separei 2 vezes, e já estou no meu 3º casamento, mas continuo Flamengo como sempre !
Já imaginou a Torcida Rubro Negra, só pensando em títulos ? Se só a disputa pelo título service ??? Ficaria mais parecendo uma relação de consumo do que de Amor ou Paixão…..
Imagine se fosse assim, como seria péssimo para a imagem da Magnética, considerando que ” O ano acabou “, aí então a nossa arquibancada no jogo do último FLA x flu, estando vazia, e com o uivo do vento…….certamente nos chamariam de “Torcida de Bosta”…..
Luta para fugir do rebaixamento então, ih, nem se fala…….porque lotar os estádios para empurrar a equipe, incentivando o time se não tem disputa de título ? Se não tem disputa de Título, e por isso ” O ano acabou ” nada mais interessa, porque iria aos jogos ??
Se o cidadão Rubro Negro tem o DEVER CÍVICO E MORAL de apoiar a equipe, em quaisquer circunstância, imagine em uma Luta por uma vaga nas Libertadores ?
Exigir que o Flamengo esteja somente disputando título para que o apoio venha em troca, passa a ser mais uma relação de consumidor do que de torcedor (apaixonado)……
Sei que o Swarzenneger está de cabeça quente até agora, mas daqui a pouco passa……é somente ele se lembrar de uma frase que ele mesmo postou no tempo do Urublog, fazendo alusão à uma frase do JFK
“NÃO DIGA O QUE O FLAMENGO PODE FAZER POR VOCÊ, DIGA O QUE VOCÊ PODE FAZER PELO FLAMENGO ” !!!
Portanto, não importa a Missão, Título ou G4, somos Flamengos e vamos apoiar até morrer !
O Ano não Acabou !
SRNs
PVC? Quem me dera.
Aquele comentarista é uma enciclopédia do futebol.
Se existe alguém na mídia que eu respeito, mesmo quando critica nosso time, é o PVC.
O futebol, pra ele, é algo simples. Fico feliz de ser homônimo desse cara
SRN
É, mas tá fazendo jus à comparação mesmo.
Perfeita sua análise.
Parabéns PVS!!!
SRN RUMO À LIBERTADORES (que também será fundamental para nossas esperanças de que o FLA IGNORE o euriquinho 2016)
Deixa de modéstia PVS, você é tão bom quanto o PVC……..
Abs
SRNs
Sim, PVS, o PVC é um dos poucos caras que a gente consegue ver e ouvir sem ter vontade de trocar imediatamente de canal.
Grande abraço.
Estimado Presidente!
Eu concordo. A única coisa que a torcida do Flamengo não atura é falta de sangue.
Desculpe voltar a esse exemplo, mas acontecia, por exemplo, com o Carlos Eduardo. (Muita gente tem sentido isso em relação ao Cirino, mas creio que esse é um caso em que ainda há esperança de recuperação.)
Grande abraço e Saudações nas Três Pontas do Tridente.
Um salve aí ao Lúcifer, Danilo, Abrahão e Edvan
Grande abraço à vocês!!!!
Confrade Carlos Campos !
Bom vê-lo por aqui. Sua presença é sempre muito bem vinda, você “bate um bolão” nos comentários, vê se não some, você é importante para este Blog !
Gostaria de criar um face como você e o Bruxo recomendou, mas sabe como é que é, vivo ocupadaço !!! rsrsrsrs……quem sabe em breve, mas por aqui você me contacta mais fácil……
Grande abraço do Confrade !
SRNs
Corrigindo: recomendou ” uma ova “, rsrsrsrs……recomendaram……ando escrevendo rápido demais, rsrsrsrsrs,…….Time is money…….SHUASHUASHUASHUASUASHUASHUASHUA…………
Salve geral, Carlos Alberto.
Salve Lúcifer, salve Bruxolobo, salve Abrahão, salve Edvan, salve todo mundo que se dá ao trabalho de comentar no RP&A.
Entrou aqui, merece um salve.
Abração.
É isso aí, Mestre Murtinho, mandou ver muito bem !
Essas horas de euforia, nunca devemos deixar de ter os pés no chão, e ver também os problemas, muito bem assinalados por você, mas não tem como, e aí sim, evitar o otimismo, até porque, pode-se ser otimista e com os pés no chão……
Sei que é difícil conter a euforia da Torcida, mas o importante é o equilíbrio. Como nunca teve nada perdido, é bom saber que não tem nada ganho também, embora estejamos trilhando pelo caminho certo, que poderá nos levar a conquista, mas nestes 15 jogos restantes, o Flamengo terá que confirmar o que parece que já adquiriu, que é a CONSISTÊNCIA que leva à CONSTÂNCIA, que se confirmando, nos garantirá ao final a tão sonhada classificação à Liberta, ou quem sabe, até a algo melhor ?!!!
E não custa nada sonhar, pois este time tem dado demonstrações de que finalmente ” DEU LIGA “, embora um pouco tardiamente, o que provavelmente pode vir a ser o motivo de não termos alçados vôos mais altos até o final do ano….
Neste próximo jogo, contra o Cruzeiro, talvez tenhamos um “time misto” do Flamengo, tamanha pode ser a quantidade de desfalques……este jogo será uma prova de fogo, que mostrará se a força do nosso elenco será o suficiente para suprir tantos desfalques sem perder a “batida” necessária para quem sonha com o TÍTULO…….
Digo TÍTULO, porque para o G4, o Flamengo poderá chegar lá, mesmo com alguns revezes impostos por times ( do Flamengo ) desfalcados, ou não ! Já para o TÍTULO, a margem de ERRO ( ou Derrota ), terá que ser mínima…….e o time que quer ser CAMPEÃO, precisa de ter um elenco capaz de suprir os desfalques e vencer nos momentos decisivos, e para pensar em TÍTULO, todo jogo para o Flamengo passou a ser uma decisão…….
Sonhando alto ? SIM ! Mas porque não ? Aqui é Flamengo ! Não estou dizendo que vamos conquistar ( uma coisa ou outra ), ou que será fácil, mas acredito nessa possibilidade SIM, embora admita, seja difícil !
Lembro de alguns anos atrás ( acho que 2007 ), em que o Flamengo estava quase rebaixado, quando chegou “Papai Joel ” e numa sequência final de 11 jogos, parece que, se não me engano, o Flamengo venceu 9 delas e empatou as demais…….
Caso voltemos a ter uma performance parecida com aquela, o Chorinthians que ” abra o olho “, que se bobear, CRÉUU…..
Mas PÉS NO CHÃO……uma coisa de cada vez…….o negócio no momento, é pensar no G4, e dependendo de como chegarmos lá, poderemos rever nossos objetivos…….parece que não, mas em 15 rodadas muita coisa pode acontecer……
De qualquer forma, muito Feliz com o ” Novo Flamengo “……está jogando um bolão !!!
Grande abraço do Lúcifer,
ACREDITAR É IMPORTANTE !
QUEIRAMOS CRER !
SRNs
Murtinho,
Para não perder o costume, você nos brinda com mais um excelente texto.
Passada a minha euforia do após jogo, eu pretendia agora redigir algumas palavras sobre a arbitragem da partida contra as Flores.
Entretanto, a nota oficial lançada pelo Flamengo esgota tudo o que eu pretendia dizer. Quem ainda não leu, eis abaixo a nota na íntegra:
http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/22086
Esta nota vale como um recado para aqueles que dizem que o Flamengo não critica a arbitragem, quando vence uma partida, enfiarem a língua no seu devido rabo.
Eu só vou acrescentar que em algumas partidas em que o Flamengo foi prejudicado, o árbitro não influenciou no resultado final, mas em outras sim. Todavia, jamais trouxe aqui para o RP&A nenhum comentário com qualquer resquício de chororô.
Sempre Flamengo.
OBS.: Edvan, perdoe-me pela discordância.
Até tu, Aureus?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – …mas que foi um golaço do Sheik, foi…! kkkkkkk…!
NESTE JOGO APOSTO NO ÍBIS. DOU DOIS GOLS..
https://www.youtube.com/watch?v=YH69trxtLW0
Edvan-Alagoinhas-Ba.
Fácil 3 x 0.
Grande Edvan…
Essa o Íbis faturava fácil!!!!
Grande abraço!!!
Goleada na certa, Carlos. Grande abraço…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Taí um cara legal…!!!
Grande Murtinho, não acha que o Alan Patrick merecia um lugar na sua lista de destaques do jogo contra o ‘PT de chuteiras’ (vulgo Tapetense?).
Como é fácil reconhecer quem realmente sabe jogar bola né? Vendo o Alan Patrick mandar no meio-campo do Flamengo, me fez lembrar a primeira vez que vi esse menino Jorge no sub-17 do Flamengo e já comentei aqui muitas vezes, vc deve se lembrar: trata-se de um joia rara. É muito diferente dos demais, até covardia comparar com os últimos jogadores da base que revelamos (?) nos últimos anos. Continuo defendendo a ideia de que, com esse nível técnico, ele deveria ser o nosso meia-esquerda, com o Everton na lateral.
Um último comentário se vc me permite: nada como o tempo para fazer justiça a jogadores que se doam completamente em campo, que jogam cada partida como se não soubessem se ainda estariam empregados no dia seguinte: falo, obviamente, do Pará e do Márcio Araújo. Eles são o retrato da entrega em campo, porque sabem (têm a humildade de reconhecer) que não são um primor de técnica. Quantas vezes tivemos que aturar pseudo-jogadores (Jônatas, Renato Abreu, etc.) andando em campo e se achando o novo Zico?
Outro que merece mais carinho e paciência da torcida é o Canteros: esse cara definitivamente SABE jogar bola, ele fez no ano passado mais ou menos o que o Alan Patrick está fazendo neste ano: colocar a bola no chão e organizar o nosso meio-campo.
Mas como tb sou um torcedor apaixonado, tb tenho o direito de cornetar: pelo amor de Deus, negociem o Cirino imediatamente, esse cara não tem DNA rubro-negro.
Forte abraço.
Sim, Marco Antonio, merecia sim.
Só que o time jogou tão bem que ficou difícil destacar alguém.
Alan Patrick, Emerson, Paulo Victor, que apesar de pouco exigido passou muita segurança, todos foram ótimos. Elegi Pará por ele estar sendo criticado muito acima do que merecia, Samir pra limpar a barra do pênalti bobo (no resto do jogo ele foi perfeito), Canteros e Everton por causa dos tais cartões desnecessários (um pouco menos no caso do Everton, porque ele levaria o cartão de qualquer jeito no lance daquela falta no final, e aí estaria fora do jogo de hoje), Márcio Araújo por ter melhorado muito com a chegada de Oswaldo e o acerto do conjunto, e o Kayke porque, confesso, não levava muita fé nele.
Como andei elogiando demais o Alan Patrick em partidas anteriores, e ele foi um dos motivos que me fizeram, em certo momento, “desistir” do Cristóvão, achei que já estava de bom tamanho.
Sei que é pedir demais – e nem eu mesmo estou tão convencido assim da validade do pedido -, mas vamos lá: que tal mais um pouquinho de paciência com o Cirino? Vai que…
Abração.
REPETIÇÃO PARA PERSEVERAR DA HONESTIDADE E FAZER VALER A VERDADE DOS FATOS. (E É ISSO MESMO)..
Antes de tecer qualquer comentário, sobre o jogo, é bom que se diga que não sou dado a seguir uma tendência da mantra repetida, tenho opinião, própria, definida, e sobretudo, da honestidade que preservo como bem pessoal intangível, e que exige-se prevalecer, e sendo desta forma, firme nos meus conceitos, repudio tibiezas sejam elas de quaisquer natureza, chancelo da fé a verdade indiscutível:
“NÃO HOUVE TOQUE INTENCIONAL, DO WALLACE, NO LANCE DO PRIMEIRO GOL.”
Revi o lance umas cinquenta vezes e a cada repetição fico convicto da afirmação, dita, com toda a imparcialidade, aqui, agora, descrito:
“Bola alçada na área, o Wallace projeta-se para o alto para executar o cabeceio, a que, no mesmo instante, sem recursos, dois jogadores adversários o emparedam no ar, o mais à frente, arma-lhe, perigosa e chamada “cama- de- gato”, enquanto o da retaguarda, bem-sucedido, a qualquer custo a impedi-lo, desgoverna-o com sutil repuxão, e assim; vê-se nítido desamparo do zagueiro do FLAMENGO solto no espaço, coitado, sem mais controle do corpanzil, estende o braço a retomar o equilíbrio, donde, a bola bate sem que tenha, ele, utilizado meio escuso de mudar-lhe a trajetória…Tudo involuntário. E…,LANCE NORMAL EM SEQUÊNCIA DE GOL…LEGAL…! ” O resto é perfumaria…!
E por falar em gol ilegal num FLA-flu, uma coisa puxa outra e lembrei-me do gol do Fred, quando numa falta contra o FLAMENGO, na intermediária, antes do cobrador tocar na bola, no Chicão, deu-lhe por trás desconcertante empurrão, fazendo-o desabar com a cara na grama totalmente aturdido, e sozinho, e ainda espalitando os dentes, sem marcação, fez o gol da vitória do seu time.
Ali sim, o gol foi ilegal…!!! E ainda teria que ser expulso por agressão flagrante. Todo mundo viu!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS -1 – Sou honesto, porra, qualé…?
PS 2 – Também não sou assim tão radical e tampouco sectário e tolo renitente, mudo de opinião, dispensados pareceres de árbitros e comentaristas, só se; o Aureo, que conhece mesmo, é palavra final, disser que estou enganado. Só!
Aureo, fale a sua verdade, eu não estou certo? Rhann..?
Quer dizer; tem o Rasiko. Quanto se correto estou, ele disse que sim , é sim , e fim de papo!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Seria também bom colher a opinião do Murtinho, claro, o Murtinho, é assim como eu, não transige do que é justo, com certeza viu antes do gol, absolutamente legal, o pênalti no Wallace…sim, o Murtinho…!.
TEXTO PERSEVERADO ( abaixo ou acima), COM LEVE MODIFICAÇÃO. CHAMEI O MURTINHO PRA FALAR A VERDADE.
OBRIGADO!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Vi o lance de novo, novamente e agora. Se não fosse tocado, o Wallace, em situação mais elevada, poderia assinalar o tento, por que trocaria a sua autoria para dar a assistência ao Emerson subir à rede e cravar a bola…não, não não não, quero dizer, chutar a bola pra rede, estufando-a?
Porra, já tô ficando todo atrapalhado, melhor encerrar o assunto…Vou aqui…!.
Meu camarada Edvan.
Já respondi no seu outro comentário sobre o lance.
Tamo junto: pênalti em nosso glorioso capitão, e assunto encerrado.
Abração.
Espero que o Murtinho reveja o lance, nada mais!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – irregular, irregular, é IR REGULAR o juiz, como fez o time do fluminense depois do gol altamente lícito. Se sou o árbitro expulso todo mundo. Tem que ter autoridade! Rigor!
E outra vez digo: E é isso mesmo!
ABAIXO AS MÁS ARBITRAGENS…! PUNIÇÃO JÁ…!
A nota do FLAMENGO admitindo erro de arbitragem no nosso LÍCITO GOL é prova, cabal, de que essa diretoria não entende nada de futebol. Uma ‘pataquada’ tola de ‘virtuosos’ da boa oportunidade de aparecer, Vale a interpretação do árbitro e dos seus auxiliares, senhores. A BOLA FOI GOL, VALE O GOL, CONTA-SE COMO GOL. Assim é o futebol, desde sempre, pesa do ridículo achar que hoje, amanhã ou quando lá que seja, que as arbitragens em condução e limites humanos, mostrem-se perfeitas, justas, irretocáveis, isso é balela. O futebol é um esporte e desde que a bola role, em seus movimentos, a influência do árbitro aos erros está intrínseca, presente, determinante, a dinâmica é a da interpretação, da visão, e até de percepções em julgo falível da tendência para equívocos, não precisa que se toque a mão na bola e saia um gol, se uma jogada anterior, qualquer, pouca percebida, uma falta de defesa, exemplificando, que retomada a posse tenha promovido fatal contra-ataque muitas vezes decisivos, da mesma importância na alteração do resultado, e subtendem-se, da normalidade, e a quem se poder atribuir, controlar todas as variáveis, preservar a perfeição, num esporte corrido, combatido e brigado? Entraram em campo? Foi mesmo? Que se escreva: Alguém vai sair chorando, lamentando, reclamando. Isto é o futebol, um deles ontem esperneou, e que bom que a batata quente não caiu em nossas mãos. Minha justiça no futebol é que se fodam. Devem-nos o troco.
Então, pára com isso, parecem uns bobocas, porra. O NOSSO GOL FOI LEGAL.! Essa atitude tomada não me impressiona. Vale isto aqui: FLAMENGO 3 x 1 FLUMINENSE..
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Estou com o Wallim…!
Meu camarada Edvan.
Trata-se de uma interpretação do lance, acima de tudo, flamenguista. Tá valendo.
Você sabe, rapaz, que eu revi o lance algumas vezes, tentando enxergar aquela bola batendo na cabeça do zagueiro do Flu, e não no braço do Wallace. Mas acabei capitulando.
Só que, eis que chega você com a salvação: o que houve foi pênalti no Wallace. Rhann!
Grande abraço.
O Flamengo mais uma vez foi BEM superior ao adversário. Só o Chorinthians tem jogado melhor que o Fla.
Quanto a recuar depois de começar o jogo pressionando, Murtinho, o problema é quando se trata de opção tática. Faz um, dois a zero e, em vez de aproveitar a superioridade para fazer mais gols, recua-se para “chamar” o adversário e aproveitar os contra-ataques. Isso é um vício dos treinadores e times brasileiros.
Ontem, era pra ter ido pro intervalo com 4 a 0 no mínimo. Não precisava de nenhum esforço sobre-humano, era só fazer o feijão com arroz. Mas PREFERE-SE descansar, deixar o adversário com a bola e reduzir o ritmo.
Correr atrás do outro time na marcação cansa MAIS do que ter a bola. Não faz sentido querer descansar desta forma. E nossos volantes e zagueiros, combinemos, não são experts em marcar sem fazer faltas atabalhoadas. Resultado: Cartões e mais cartões, o adversário rondando desnecessariamente nossa área e RISCO.
Contra o Avaí, o Fla teve um excelente ataque quando estava ganhando por 2 a 0. Mas desperdiçou porque o Kayke resolve tentar dar um lençol improdutivo. Na jogada seguinte fomos salvos pelo PV. Podíamos ter posto em risco uma vitória fácil.
Ontem não foi muito diferente. Quase o time enrolou uma partida fácil.
Jogadores e treinadores brasileiros têm que aprender a GOLEAR. Fazer o maior número de gols possíveis é a melhor forma de não se desgastar demais em uma partida. Cansa muito menos do que dar a bola ao adversário e passar dois terços do jogo correndo atrás deles na marcação.
O Barcelona mostra isso ao mundo há pelo menos uns 5 anos. E, perguntado sobre como desenvolveu essa forma de jogar, Guardiola respondeu:
“Não inventei nada. Foram vcs, brasileiros, que me ensinaram, A seleção de 82 e o FLAMENGO de 81 jogavam assim”.
Ontem, era pra ter sido de SETE!
Não foi porque o Flamengo não quis. Só isso.
Tem que começar a QUERER!
SRN rumo ao G4!!!!
Falou tudo o q penso!
Caro Diego.
Se eu estiver errado, me desculpe, mas creio que essa é a primeira vez que você comenta aqui.
Sendo assim, seja bem-vindo. A porta tá sempre aberta, a casa é sua, só chegar.
Grande abraço.
Não acho que o choríntinhas ta jogando melhor que nós.
tanto é que o Flamengo é o primeiro do returno.
E além desse clássico, um dos jogos foi lá contra o ixpór, fazendo algo que ninguém conseguia desde ano passado.
Flamengo, NO PRESENTÍSSIMO MOMENTO, é o melhor do brasil.
Penso assim, aonde assino?
deixamos de meter 6×1 -7×1 fácil no time fraco dos flores, que pena, mas também perdemos gols demais. falta caprichar mais nas finalizações
TREINO, É SÓ TREINO precisam treinar mais finalizações. e momentos de chutes… só assim.. e calma precisam ter calma. nota que aquele gol que kayke perdeu, passando rente a trave.. ele meio que tropeça. como diz junior na transmissão.. jogadores precisam trabalhar essa calma na hora de chutar, e fazer os gols que andam perdendo…
SRN G4 é logo ali
Então, Romano, eu acho que depende.
Às vezes o recuo é intencional (e há um certo vício do nosso futebol nisso, concordo), mas às vezes o adversário encara e não há outro jeito. É uma adaptação daquela famosa frase do Garrincha: “já combinou com os caras do outro lado”?
De qualquer modo, você foi na mosca: correr atrás da bola cansa muito mais do que correr com ela. Mas creio, também, que não se trata exatamente de “descansar”, mas de tentar criar condições que facilitem a roubada de bola e o contra-ataque. Só que é uma faca de dois gumes: é sempre um risco deixar o adversário crescer na partida e, para usar a expressão do Mário Sérgio, “gostar do jogo”.
“Começar a querer”: perfeito!
Grande abraço.
Essa sensação que acabei de sentir ao terminar o texto foi o que senti ontem quando acabou o jogo, Confiança. O medo que vinha sentindo de mais um vexame deu uma trégua. Hoje temos um time, estamos paquerando com a libertadores. Belo texto Jorge #SRN
Querida Irene.
O Flamengo às vezes ganhava, às vezes perdia, mas o Flamengo não vinha jogando bola. Isso mudou.
Contra o Atlético Paranaense, jogamos bem e vencemos. Contra o Palmeiras, e mesmo com falhas imperdoáveis, jogamos bem e perdemos. Mas, jogamos.
Por isso, e apesar da irritante teimosia, acho justo reconhecer que a montagem do time começou com Cristóvão.
Embora também seja importante registrar que Oswaldo aumentou em muito o padrão, a definição do jeito de jogar e, consequentemente, a confiança. De quem joga e de quem torce.
E mais: depois da rodada de ontem, basta uma vitória simples (que não vai ser fácil, pelo excesso de desfalques importantes), para a paquera virar namoro firme.
Beijo bem grande.
PS: Depois que ganhou o Manto, sumiu, sua danadinha. Faça o favor de aparecer sempre.
Avante Mengão!!!!
É isso aí, minha querida Tânia.
A rodada de ontem foi boa pra gente. Com desfalques ou sem desfalques, vamos pra cima.
Beijo grande.
Eu disse que o Canteros é bola!!!!
André!!!!!
Estou ansioso para ler suas análises detalhadas e explicativas sobre como nossos jogadores dão passes sem ver, sem sentir!!!!
Abraços!!!!
Saúde e paz
Grande BRUNO MELO,
Já te respondi por DUAS VEZES lá na outra postagem do MURTINHO, não viu?
SHUASHUASHUASHUASHUASHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUS
Sobre passes sem ver, só o do PARÁ para o KAYKE…
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUASHUASHUAHSUAHSUAHSA
Abç.
SRN
André, meu amigo, desculpe a insistência, mas fiquei cabreiro com a tua afirmação de que a titularidade do Wallace é pela força do Marcio Braga. De onde vc tirou isso (sem duvidar de vc, apenas esclarecendo)?
Grande RASIKO, parceirão….
A ESCALAÇÃO do nosso péssimo e medroso WALLACE CHIFRADA DE VACA e a sua MANUTENÇÃO como TITULAR e CAPITÃO da equipe, só pode partir de alguém com PODER DENTRO DO CLUBE mas que NÃO DESEJE que o MENGÃO VENÇA!
Então, por DEDUÇÃO LÓGICA, só pode ser um ACORDO TREVOSO entre o BANDEIRA e o MÁRCIO CLODÔ BRAGA que, para dar um POUCO DE PAZ POLÍTICA à atual administração, exige a escalação desse BOSTA!
Já pensei em VÁRIAS TESES para a escalação desse cara, mas só essa me parece razoavelmente PLAUSÍVEL…..rsrsrs….
Não entendi de você o “DESCULPE A INSISTÊNCIA” pois NÃO vi comentário nenhum seu a respeito dessa minha TESE, senão já o teria RESPONDIDO há mais tempo, meu amigo….Me desculpe……
Você acha que alguém que QUEIRA DE FATO ver o Flamengo VENCER, manteria esse POÇO DE BOSTICE como titular?
SHAUHSUAHSUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUHSUASAU
Forte abraço, amigão…..e não esquenta não que é MANIA MINHA fazer esse tipo de ELUCUBRAÇÃO quando NÃO percebo LÓGICA em alguma situação e, até agora, NÃO vi nenhuma explicação que fosse MELHOR do que essa…rsrsrsrsrsrs
SRN
Eu também.
Abraços aos dois.
Meu querido Bruno.
Canteros foi muito bem no ano passado, quando Luxemburgo entrou e deu uma enquadrada no time. E esteve muito mal em 2015, quando o próprio Luxemburgo atirou no ralo o trabalho que ele mesmo havia feito.
O que dá para concluir, e a gente sempre insiste nisso aqui, é que num time de futebol não há nada mais importante do que o conjunto. É óbvio demais, mas às vezes é importante falar o óbvio: quando o conjunto está acertado, melhora o rendimento individual de todos; quando o time perde o rumo, é difícil qualquer um se destacar.
Grande abraço.
Grande vitória do Flamengo, méritos principalmente ao OO que, ainda bem, queimou a minha língua, tudo indica que ele se atualizou, ao contrário do Luxemburro e deixou de ser um ex-treinador em atividade, ele está conseguindo fazer jogar futebol até os piores do time, Pará e Márcio Caramujo, já o Wallace Chivrada de vaca ainda continua sendo carregado pelo Samir, que fora o pênalti fez um partidaço assim como todo o time que se encontra em franca ascensão!!!
Mas, ainda não conseguimos nada, vamos devagar comendo pelas beiradas, zero palhaçadinhas e sem ôba-ôba e concordo com alguns comentários, G-4 é obrigação e não é título, o Flamengo e sua torcida Magnética não podem confundir as coisas, em qualquer disputa o papel do Flamengo é pelo título, apenas isso e como diz o lanterna-mor: ponto final!!!
E se a maré virou e até os árbitros estão começando a errar a nosso favor, dane-se, se for contar as vezes em que fomos prejudicados por eles, ainda faltam muitos favorecimentos para compensar as perdas do Flamengo e ainda mais em cima do clube mais sujo e favorecido pelas arbitragens e tribunais do Brasil…
Podem chorar á vontade flores, mas o Flamengo ganhou e com merecimento e os pseudos erros da arbitragens podem ser muito bem desconsiderados como favorecimento, afinal, há controvérsias se o toque do Wallace Chifrada de vaca foi intencional e se o Paulinho estava impedido no terceiro gol, mas, ganhar dos flores com chororô deles e dúvidas sobre os gols do Flamengo não tem preço…
HE, HE, HE, kkkkkkkkkkkkkkkk…
E vamos que vamos, Mengão do meu coração, pegar o nosso lugar no G-4!!!
E deixou chegar…
SRN!!!
Caro Gilberto.
Quem fala em impedimento do Paulinho no terceiro gol está querendo é criar confusão.
O Kayke claramente tocou na direção do gol, Paulinho não se meteu na jogada, Gum rebateu porque quis e na sequência do lance não há o que discutir.
O que importa é o que produzimos na partida. E, mais ainda, continuar comendo pelas beiradas.
Abração.
Murtinho,
acredito que o time vem encontrando um padrão de jogo, mas creio que as próximas partidas nos darão um termômetro melhor da fase em que estamos. Em especial a partida com o Cruzeiro, não pelo Cruzeiro, mas por entrarmos com muitos desfalques (só ontem foram mais 3), fora o julgamento, fora o Guerrero, fora o Jorge, etc, etc.
De toda forma, teremos o Alan Patrick que, não sendo uma assumidade, conseguiu dar padrão ao meio campo e aí reside minha esperança para o jogo dessa semana. Vai ser difícil de montar o time, mas se o OO conseguir, vi demonstrar que sim está encontrando um padrão de jogo eficiente e que tem o time já nas mãos. Se não conseguir, ainda tem o crédito de estar chegando e colocando seu padrão de jogo pra funcionar.
De qualquer forma, cho cedo para ufanismos demasiados, mas em boa hra para otimismo sadio com o time e consequente apoio nas arquibancadas, televisores e radinhos, além de internet. Me parece que de fato o ano do Flamengo não acabou ainda, muita água ainda vai passar nessa ponte.
SRNs
PS1 – Creio ser otimismo totalmente desproporcional pensar em título esse ano, como alguns apregoam, mas sei também que em futebol tudo e possível. De toda forma, o matemático Tristão Garcia coloca o Mengão com 0% de chances de título. Fica a pergunta, 0% (matematicamente) pode virar 100%?????? Pq quando é 1%, 2%, 3%e acontece indivíduo pode dizer, era muito improvável mas tinha 1%, 2$, 3% sei lá. Mas e 0%???? Pq 0% é impossibilidade total, não fiz os cruzamentos e projeções de resultados, mas será que é isso mesmo?? Se não for e se o impossível acontecesse, como se explicaria?? Somente o Edvan ou Bill Duba para me salvar dessa.
PS2 – O Flu está pagando o preço de ter um time com uma Dona (Frederica) que tem que abrigar outra cafetina (Dentuço). A turminha tomou conta do Clube, que coisa feia.
Grande Carlos_SP,
Também não sou matemático, mas creio que este ” 0%” não seja um “Zero” absoluto, e sim um “arrendondamento”, tipo, “0,7%”, porque para mim, o Flamengo, pelo menos matematicamente, ainda tem chances sim, pois ainda faltam 45 pontos a serem disputados, que se alcançados pelo Flamengo, chegaria aos 80 pontos, cuja pontuação pode sim garantir o título ao final do Campeonato…..
Veja bem, talvez até quem chegar aos 73, 72 pontos, ou até menos, de acordo com a sequência de resultados, poderá levar o titulo, portanto, querer descartar e dar ” 0%” de chances ao Flamengo, para mim não é real, embora, admita que seja uma tarefa das mais difíceis por ter que depender muito da pontuação alheia……mas IMPOSSÍVEL, como indica o ” 0% “, jamais……..e estou falando é matematicamente mesmo……..
Mas o G4, está logo ali…….
SRNs
Querido Carlos.
Na boa: estou otimista quanto ao jogo com o Cruzeiro, mas eu não sei se ele será um bom termômetro, porque entraremos desfalcados demais. São seis ou sete de fora, e isso não há clube brasileiro que resista. Ontem mesmo, também desfalcado de seis ou sete, o Corinthians “achou” aquele empate com o Grêmio – o time gaúcho foi muito melhor.
Mas concordo com você: num jogo como esse e numa hora como essa, o que o time precisa é fazer o resultado, seja do jeito que for.
Abração.
Perder para o Fluminense com um gol roubado como foi no primeiro turno, devido a um pênalti inexistente, dói muito.
Mas ganhar do Fluminense com um gol roubado, devido a mão do Wallace, é muito mais prazeroso, não tem preço.
Alma lavada e ninguém segura. O time conseguiu inflamar a galera, agora segura a onda, a torcida do Flamengo quando
chega, chega pra derrubar.
Grande Guto!
O mais engraçado foi a diferença com que a mídia encarou os dois jogos.
No primeiro turno, passou batido o pênalti absurdo marcado contra o Flamengo. Isso ficou perdido lá no meio da maioria das matérias. Já no jogo de domingo, quase todas as matérias abriam com “Flamengo vence Flu com gol irregular”, algo assim, como se não tivesse havido o verdadeiro massacre que coloquei no começo do texto, como se não tivesse sido jogo para cinco ou seis. E depois ainda falam em “Flapress”.
Vamos pra cima.
Abração.