Mesmo com a Nação envolta totalmente pelo clima contagiante da Libertadores o Flamengo não larga o osso do Brasileirão e mantém respirando, por aparelhos, o hoje alucinado sonho do eneacampeonato. Sempre fominha e apegado aos bens materiais, o Flamengo começou o jogo no Beira Rio na noite de sábado como se fosse ele que estivesse há 42 mofando na fila do Campeonato Brasileiro.
.
Aquela intensidade sem gordura que nos acostumamos a apreciar em 2019 estava ali para todo mundo ver. A bola rolou e o Flamengo não deixava os amigos sem-drenagem respirar, os pobres recebiam a bola e eram cercados por incontáveis rubro-negros de camisa branca mordendo geral. Na base do sufoco cruel o Flamengo amassou os castelhanos e rapidinho meteu 2×0, praticamente acabando com o duelo. O pobrema era que ainda faltavam 75 minutos, fora os descontos, pro jogo acabar.
.
Sabemos que em 75 minutos dá pra fazer muita coisa errada. Principalmente uma arbitragem pressionada, técnica e moralmente despreparada pra atuar em um jogo decisivo. O beque grosso dos caras empurrou Everton Ribeiro acintosamente dentro da área, penalidade indiscutível. Menos pro pusilânime apitador e os marginais muquifados na cafofo do Osama do VAR que ignoraram o lance.
.
Ainda que já estejamos fartos de saber que quando o Flamengo está sendo roubado é que as instituições nacionais estão funcionando normalmente, chama a atenção do fã do esporte que nessa edição do Brasileiro os pênaltis sintéticos, ultraprocessados ou simplesmente inexistentes têm sido implacavelmente marcados. Em oposição aos pênaltis naturais, orgânicos, límpidos e cristalinos, que parecem não preencher os requisitos exigidos pela Comissão de Arbitragem da proba CBF.
.
Contudo, não podemos esquecer que o Flamengo, devido ao seu tamanho e proeminência já não tem mais idade pra ficar de chororô porque o juiz roubou. A vida é mesmo assim e se tem algo que o Flamengo pode se orgulhar é da sua experiência em ser roubado desde o primitivo Fla-Flu de 1912. E se aprendemos alguma coisa nessa jornada centenária de espoliação é que o roubado que ri rouba alguma coisa do ladrão. Como diz o lema da comédia clássica, Ridendo castigat mores (corrige os costumes sorrido).
.
Obviamente, os sem-drenagem perceberam que havia espaço para a putaria e se encheram de empolgação. Foram pra cima do Flamengo e deixaram espaço para que o placar se dilatasse. Só que o Flamengo não aproveitou as inúmeras chances criadas, pior, também aderiu ao modo jogo de churrasco e deixou os caras livres pra tentarem suas gracinhas. Acabaram fazendo um gol.
.
Tudo bem que a cabeça dos nossos craques já deve estar lá no Centenário e é complicado mesmo se concentrar pra jogar com um adversário meio manco, sem chance de mais nada no ano, que nem se deu ao trabalho de endurecer o começo do jogo, entregou logo as rapaduras e as paçocas. Mas deu um certo medo a despreocupação defensiva do Flamengo. Mengão jogou a la loka dentro da casa dos caras, vagabundo chutou 15 vezes no nosso gol, ainda bem que no final deu tudo certo.
.
Deu tudo certo porque a cabeça da rapaziada parece estar muito bem, obrigado. É legal ver o time jogando leve, tocando a bola de pé em pé, despreocupado. E com vontade, marcando lá em cima, sufocando a saída de bola, enfim, todas aquelas características que fizeram o Flamengo emergir no cenário sulamericano jogando o melhor futebol do continente. O jogo serviu pra todo mundo ter certeza que o time não desaprendeu a jogar.
.
Arrascaeta voltou, discretinho, sem ritmo ainda, diferente do Ribeiro, que tá voltando em grande estilo, exibindo uma inteligência fora do normal. No geral tá todo mundo em ascensão no Flamengo, as coisas estão voltando ao normal na hora certa. Só faltam cinco dias pra final, mas antes da bola rolar em Montevideo temos mais um compromisso, amanhã, na capital do Uruguai do Norte.
.
O jogo com o Grêmio, adiado da segunda rodada, finalmente será jogado. É uma doideira, não é bonito ficar glosando Renato Gaúcho num momento grave como esse, mas “Flamengo joga de dois em dois dias!” Realmente, tá puxado esse mês, torcedor não tem tempo pra mais nada, é Flamengo 24/7. Mas é bom que aí acaba de uma vez com a muleta do “temos jogos a menos”. Quando voltarmos de Montevideo pro Brasileiro estaremos na mesma rodada que todo mundo. Aí vamos ver quem tem mais garrafa velha pra vender.
.
Esse jogo com o Grêmio é o tipo do jogo em que não vale a pena botar nenhum titular em campo. Nem os reservas. Flamengo tem muito a perder e o Grêmio tá precisando tirar 10 pais da forca pra não voltar à Série B. Sem torcida no estádio, com a pressão gigantesca que virá das tribunas, não é impossível que os gremistas entrem em campo numa vibe bélica que não costuma beneficiar o esporte.
.
Seria legal pro Flamengo bater o último prego no caixão deles, divertido. Mas diante da final continental logo ali, não podemos nos perder com infantilidades e colocar em risco a integridade física das nossas estrelas destinadas a brilhos mais intensos e relevantes. Até porque o time reserva do Flamengo é mais do que qualificado pra dar um apavoro no imortal e destruir a semana deles. Vamos torcer, vamos cobrar.
.
Rumo ao Enea, ao TRI e ao Bi do Mundo.
Mengão Sempre
“Mas diante da final continental logo ali, não podemos nos perder com infantilidades e colocar em risco a integridade física das nossas estrelas destinadas a brilhos mais intensos e relevantes. ” Amém. Zico ilumine a diretoria.
Maravilha! Rumo ao ENEA, ao TRI e ao BI!
Bem, gostaria dizer que é isso mesmo – vamos de reservas.
So que …. temos varios sem o minimo ritmo.
No ultimo jogo entrou o Arrasca e nao fez nada. Ninguem sabe se isso vai ser suficiente para uma final.
Camisa ganha jogo. Nome tb?
Outro que teve que sair, mesmo quase nao correndo nada e quase nao jogando, foi o idoso. Depois de 70 minutos – acabou.
Isso vai ser muito perigoso colocar esses 2 jogadores em campo. Nao sei se ha razao para arriscar-se.
Para que?
Temos um Michael bombando e um Ramon em otima condiçao. Matheuzinho tb, alias.
Nao vamos esquecer que David Luiz e Caio e Diego Alves tb acabaram de se recuperar.
Ninguem sabe se eles vao aguentar 90 minutos.
Junto com o idoso e o Arrasca teriamos 5 jogadores (!) com condiçao fisica insuficiente. De ritmo nem falo.
Ou seja, vai ser necessario trocar pelo menos 2 desses.
Acho gente demais em perigo. Vai ser uma final. E vamos precisar deles em 22, tb…
Tenho a impressao que colocar eles pode bem ser levar o torcedor al borde de un ataque de nervios….
Mas seja. Quem sou eu.
SRN, faltando poucas horas …
Preconceituoso e ignorante.
Desconhece que uma das mais belas páginas da história do Flamengo foi escrita por um lateral-esquerdo ainda mais “idoso”: o sr. Leovegildo em 1992 calou a boca dos preconceituosos de merda que o julgavam pela idade e nos tornou o primeiro clube pentacampeão brasileiro, com um show de técnica e raça, botando a “garotada” pra comer grama.
Usar a idade como argumento para debochar de um craque, campeão de tudo pelo Fla e por onde passou, que honra o manto como poucos, um dos líderes desse elenco extremamente vencedor, é coisa de gente muito pequena. Minúscula.
Depois fica aí igual um retardado pagando de paladino da moralidade, falando sozinho de política, se dizendo morador da Suíça e esculhambando o Brasil.
Toma vergonha seu lixo
Filipe nunca teve aquele pique alucinado de lateral correria e hoje apoia muito na construção e no ataque. Vai ter bola nas costas sim.
Não pode depreciar o ótimo jogador, ignorar tudo que ele fez e faz pelo Flamengo instituição, por conta da idade! Que palhaçada.
Vai pra cima deles, Mengo!
SRN
Como sempre um abestado merdalha de marca maior.
Argumentos tipo os do seu presidente, nivel identico.
Voce, catador de lixo, acha que “idade” é meu argumento?
Va se esconder, para parar de dizer que esse dai, que nao faz absolutamente nada pro time, é “craque”.
Sim, claro, tao craque como seu presidente é gente. Idiota. Riquim de mamae. Ignorante.
1992. Lateral esquerdo? Meu amigo, o nosso Junior foi oto patama, convenhamos. Outra galaxia.
Bem diz voce: “raça, tecnica” – sim, exatamente, o Junior esbanjava disso e mais, ele era rapido, sabia marcar, sabia construir, ganhar divididas, centrar, chutar, ser mestre do seu pedaço.
Ja o nosso idoso disso dai nao tem nem o cheiro.
A mera comparaçao mostra o que vc entende de futebol.
Voce, como um brasileirinho, nao brasileiro, -inho mesmo, acha que tudo que vem de fora é que é bom. Bem, isso é da cultura de sua classe, seu burro, entendo. Estaria na hora de vc tb entender a merda que sai da sua boca.
E como burro de futebol, puxando a carroça dos abestados, mesmo vendo que o idoso esta fisicamente fraco, logo ele, isso uma semana antes da final, e vem querendo empurrar a escalaçao dele goela abaixo.
VSF, queridim.
Temos um Ramon que joga mais, muito mais. Craque fazemos em casa, lembra, idiota?
Ta no hora dele.
O outro perdeu a vaga e se entrar pode ser a chave pra derrota nossa. Anota isso, filhim.
Lembranças a mae e diz a ela que eu bem avisei em que tipo de gente vc se tornaria.
Odeio ter razao.
Agora saia da frente, moleque.
Opa, opa, opa !
Tenho que me meter.
Jpunior foi o nosso melhor jogador em 1992.
Só que não jogou de lateral esquerdo, como aconteceu nas conquistas anteriores.
Jogou quase todo o Campeonato como meio-campo, inclusive na última partida, a da tragédia na nossa torcida, quando, inclusive, abriu a contagem com um belíssimo gol de falta.
Autênticas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Grüezi, Henrique! Mas poxa, vai ser pessimista pra la. Eu tinha ate sugerido a Fla-Suíça uns posts ai atras mas deve ser pura depressão ver jogo com vc. Não foi uma atuação de gala, mas deu pro gasto, se faz o 3-0, seja nos gols desperdiçados pelo Gabigol, seja no penalti nao marcado inexplicavelmente, teria sido uma goleada histórica. O time só precisa ter consciencia de q na final nao pode dar essa relaxada de pelada de fds, o resto ta tudo se ajeitando. Claro, o imponderável tb joga, mas não vejo razão pra tanto pessimismo, como se tivéssemos ladeira abaixo no Z4 e fôssemos enfrentar um time imbatível. Hopp Flamengo!!!
Sem duvida, Guilherme, Grüezi, estamos com grandes chances de ganhar, entao nao vejo nenhum “pessimismo” no que digo.
Isso é coisa de cultura brasileira, se nao ha oba-oba, é “pessimismo” que rules.
Chato essa conversa, pra karai, chatissima. Zum Abwinken.
Fora de que ademas nao é conversa – é ataque pessoal. Outra coisa ridicula de uma cultura que nao sabe lidar com opinioes adversas.
Mas falando de futebol, eu fico preocupado com certas coisas que nao mudam no nosso jogo, como essa de parar de jogar de repente e que nao vem de hoje.
Temos agora UMA final, nao 2 ou 20. Eles tem que saber jogar o maximo, durante 90 minutos, nada menos.
Eh agora ou nunca.
Concentraçao tem que estar a 100, o fisico dos jogadores tinindo. Com 5 (!) jogadores voltando de contusao a uma semana da final, todo cuidado é pouco.
Nao?
Isso pra voce é “pessimismo”?
Como escrevi, teria sido possivel um 3,4, 5 a zero. So que nao foi. E o que conta é o que é.
Poderiamos ter um grande presidente, mas temos essa merda, por exemplo.
O que esta ai é o que conta.
Acho que vc concorda, nao?
Pois bem. Fla-Suiça.
Nao é so vc nao, antes de eu me arriscar a ficar desconfortavel assistindo jogo com gente que nao combina comigo, vamos conversar por aqui até a gente ver se assistir juntos o Mengao jogar nos daria algo a mais – ou a menos.
Passo por passo.
Um abraço!
Ok, cada um vê de um jeito, feliz por saber que não é pessimismo… mas que parece, parece 😀
Depois do jogo contra o Gremio ontem, pelo menos o Oba-Oba vai baixar mais ainda, acho q vamos para a final completamente às escuras (eu pelo menos nao sei o q esperar do time, completamente diferente de 2019).
Qto à Fla-Suíça foi mais brincando, com os horarios dos jogos e 2 crianças pequenas em casa, seria impossível de reunir pra ver os jogos, a propria final acho q nao vou conseguir ver com uns Flamenguistas (e antis) q conheço/trabalho junto. A proposito, tem algum bar em ZH (e/ou regiao) que mostra os jogos? Gruss!
Já escrevi aqui: a Suiça é o país da depressão. Vivendo lá há tanto tempo só pode dar nisso – impossível ter uma visão otimista da vida; o olhar é sempre pro copo meio vazio. Não enxergar a excelência do Filipe Luís e seu futebol simples, objetivo e eficiente e, pior, desqualificá-lo, só com muita compaixão.
Pera aí Rasiko, vc veio aqui na Suíça dar palestra sobre depressão, claro q a galera que conheceu seria depressiva 🙂 Brincadeiras a parte, sim tem mta gente triste, mas não vamos generalizar. Estou aqui ha 15 anos e não me acho depressivo (ok, vivi ate os 24 no Brasil), nem meu circulo de amizades (se bem q pensando bem a maioria não é suíça). Enfim, gosto e muito do FL. acho q tem mto a ensinar ao Ramon, Matheusinho e outros jovens do elenco. Espero q qdo parar continue trabalhando com futebol e no Flamengo. SRN!
Não Guilherme, eu não fui dar palestra sobre depressão, mas sobre condicionamentos culturais e de como esses condicionamentos ditam as regras que as pessoas seguem sem questionar e depois levam uma vida miserável e vão reclamar pro bispo A plateia era gigantesca e parecia um velório. O que era pra acontecer num fim de semana tive que estender pra 4 pra atender o nº de inscritos, e foi aí que pude constatar essa aura depressiva.
Guilherme – nao conheço nenhum bar aqui em Zurique que transmete os jogos. Fui algumas vezes em diversos lugares durante a Copa.
Mas como vc diz, os horarios da Liberta nao permetem.
Amizade aqui é diferente da do Brasil.
Aqui leva-se mais tempo a ter amigos. Mas, uma vez tendo, duram pro resto da vida. Sao fieis.
Ja no BR parece que é diferente, tenho um amigao que me contou uma vez: “Aqui a coisa é assim: Se um cara te deve 20 reais, ele te evita e prefere deixar de ser seu amigo.”
Existe um conceito diferente, nem melhor, nem pior, diferente:
O intimo se conta quando tiver a certeza que o outro é seu amigo. Nao se conta sentado num banco de praça publica, como se faz no BR.
Contando o intimo, vc reforça a ligaçao, faz parte do reforçamento. Ja no BR isso nao é necessariamento o ponto de partida para uma amizade longa. Nem curta.
O “pessimista” daqui gosta de olhar para dentro de si, se autovalizar, rir sobre si, sobre suas burrices e infantilidades.
No BR? Ja viu alguem rir sobre si mesmo? Aqui no blog? Eh né…
Desmoronaria? Seria prova de baixa auto-estima? Seria até ….. pessimista?
Etc.
Vc vai ter seus amigos com o tempo. Se agora a maioria q vc conhece nao é suiça, tenha talvez a ver com esses fatos e – tb contigo. Né nao?
Abraçao e vamos curtir o jogo com calma e determinaçao.
Vamos sim sair vitoriosos, mesmo com voce duvidando e eu, pessimista du karai, nem um pouco.
Falar do que aconteceu ontem, repitiçao da repetiçao – nao agora.
Quando acabar a Liberta o Remanita vai ser destronado e deve sair uma barca.
Desse jeito nao quero mais o Flamengo em 22.
SRN
Bem, de novo com seus preconceitos rasos, baratos, falsos (como provei por a mais b , mas parece que nao entrou na cuca sua, resistente a aprender ou ouvir algo diferente da propria visao) e, como se diria hoje em dia, “racistas”.
Pelo menos estou desculpado, ja que “a cultura daqui me fez” assim. Que bom saber.
Eh mais um belo exemplo de que a pedida a se ter “mais educaçao” nao serve pra nada. A Historia mostrou e remostrou. E até aqui mostra…
Temos aqui no blog um idiota estudado que somente sabe xingar quem nao tem a visaozinha dele, temos agora mesmo eu falando com outro preconceituoso e infrator reincidente (ja esse provavelmente com a minha idade) sem a menor capacidade de conversar serenamente sobre um assunto de futebol sem atacar o outro.
So que pra esses 2 nao é assunto de futebol, e sim pessoal. ISSO é cultural, de uma cultura “otimista” … kkkkkkk, cada uma meu, cada uma. Otimismo que leva direto ao odio? Daonde vem isso com voces, seu Rasiko, anti-depressivo? Disso eu gostaria de aprender. Gostaria de ouvir uma reflexao sobre a SUA cultura.
Bora, tenha a coragem de colocar isso na mesa, nada menos do que “a” cultura brasileira.
Tem que ser muito tapado para achar que o BR carrega uma cultura. Bem, a explicaçao é que o senhor que fala isso, so ve o proprio umbigo. Umbigim de classe que confunde com o mundo ao redor dele.
Seja. E eu com isso?
Vai olhar para o seu pais acabado, em vez de ficar colocando abobrinhas aqui, um pais onde todo mundo odeia mortalmente os outros (ok, isso tb aqui ja esta se instalando e bem), um povo que reza para que “deus” tire a merda de pessoa que colocaram no comando, ou que “deus” a deixa la, o cara mais ridiculo do mundo arrebentando com tudo, massss — convenhamos, um pais de “otimistas”. Que “deus” lhes de uma vida boa, que “deus” lhes de tudo.
Enfim, um “otimismo” do qual nao quero e nao vou nunca mais chegar perto.
FEDE.
Prefiro ser “pessimista”, e fico até com uma leve peninha de voces. Mas so de vez em quando.
Alias, pensando bem, voces merecem esse “otimismo” mesmo, ja que foram voces “otimistas” que deixaram o pais inteiro chegar ao ponto que é. Alias, o mais jovem, o babaca riquim, até votou pro lixo. E isso voces, que sao estudados. Imagina a esmagadora maioria de um povo que nao consegue ter escolaridade. Tb por causa de voces, alias.
Isso aqui, na banheira do pessimismo, é diferente. Todo mundo tem escola.
Masss, para voltar pro inicio, nao adianta muito isso. A sem-vergonhice, burrice, o egoismo, o neo-liberalismo desenfreado, a manipulaçao e a maldade reinam aqui tambem. De levemente outra forma, mais “depressiva”, kkkkkk, mas reinam.
Os lideres e muitos outros no Nazismo eram super-inteligentes. Acho que nao eram depressivos, e sim, tinham o mesmo odio dentro de si que os “otimistas” brasileiros que leio e ouço.
Enfim: Escola é algo demasiadamente super-estimada.
Falando de futebol:
O lateral esquerdo que temos merece sim uma boa pausa.
Se fica no clube ou nao, nao me interessa, eu quero é jogador BOM. Ramon ja é melhor, mesmo faltando muito para ser um otimo lateral. Mas talvez chega la.
Isso é a minha visao e vcs ou a engolem, ou nao, a enfiem, ou nao. To nem ai pra voces.
Vao simplesmente ler isso enquanto o cabra nao parar de me envervar vestindo o manto que nao tem mais como honrar, querendo e podendo ou nao. Acabou pra ele. Mesmo se voces acham que ele merece ser escalado, até de cadeira de rodas.
Repito aqui para quem é fa dele: Ele em campo contra times velozes é arma mortal. Contra nos.
A unica saida para ele, e para nos, é ele ficar atras e cuidando das suas tarefas de defensor e nao ficar brincando de armador no meio de campo, algo que nao sabe, para disfarçar que nao tem a capacidade de marcar de verdade e dar combates dos quais sai vencedor. Ai é melhor disfarçar no meio, obrigar a zaga sair da posiçao para cobrir as merdas de buracos que faz, deixando assim o centro desarrumado e nao ter nada a ver com o gol que sai, ja que estava no meio, “atacando”.
Quem nao ve isso, é cego.
Vao vender esse peixe em outro lugar. No meu time esse nao entraria mais.
Se é bom carater, otimo, mas nao é isso que conta em campo.
Um abraço pros fas dele, curtam enquanto possam.
Ai de voces, se ele fizer merda no sabado…
Mas eu sou OTIMISTA que, mesmo com ele se arrastando em campo, nos vamos ganhar o tri.
Pelo jeito, tem alguns que nao compartem esse meu OTIMISMO. Sao pessimistas demais, hein !!!
SRN Rumo a um sabado vitorioso!
Como diria Caetano Veloso, “Você é burro, cara, muito burro!”