Em 1973, Ulysses Guimarães percorreu o país numa extensa campanha como anticandidato à presidência do Brasil. Eram tempos em que a eleição para o cargo máximo da República apresentava uma característica curiosa, para não dizer hipócrita. A cúpula militar se reunia com seus acólitos, escolhia o nome do general da vez e, num show de hipocrisia, a escolha era referendada por um congresso capenga, em que o partido governista tinha maioria segura.
Dentro desse quadro, a chance de chegar à presidência alguém que não fosse o general ungido era nenhuma, e a anticandidatura servia para denunciar o descalabro.
Acho, honestamente, que a eleição para presidente do Flamengo está precisando de um anticandidato, que a questione e a desconstrua por dentro. Admiro o estoicismo, a empolgação e a cobertura jornalística da Vivi Mariano e do Tulio Rodrigues, mas eis aí um processo que não me convence, não me envolve e não me seduz.
Vejo um montão de gente defender ou criticar a gestão de fulano ou beltrano, mas minha formação – que reconheço como alienada – é outra. Apesar das inúmeras vitórias e títulos marcantes, o jogo que considero o mais decisivo para a moldagem da minha alma rubro-negra aconteceu em 1969, quando ganhamos do Botafogo por dois a um e acabamos não conquistando nada. Sem recorrer ao google ou coisa que o valha, sei de cor e morrerei sabendo o time que entrou em campo naquele domingo, há 46 anos. Dominguez, Murilo, Onça, Guilherme e Paulo Henrique; Liminha e Rodrigues Neto; Doval, Dionísio, Luís Cláudio e Arílson. Perguntem-me quem era o presidente do clube, o diretor de Patrimônio. Não faço a menor ideia.
Claro: qualquer pessoa que se interesse minimamente por futebol sabe a catástrofe que foi a gestão de Patrícia Amorim e reconhece a importância de se manter o clube financeiramente equilibrado e longe de chacotas vampetianas. Mas o máximo que vou é até aí.
Sou carioca, tenho 59 anos e moro há dez em São Caetano do Sul, por motivos profissionais. Passei minha infância na rua Lauro Muller, em Botafogo, brincando com os amigos dos prédios vizinhos e com a molecada que descia da pequena favela que havia em cima do Túnel Novo. Para quem não é do Rio, a Lauro Muller fica entre duas praias, a Praia Vermelha e a Praia do Leme, e frequentá-las também fez parte da minha adolescência. Misturando tudo, deu nisso: um cara que detesta ambientes segregacionistas e jamais foi sócio de clube algum. Quando houve o lançamento do Programa Sócio-Torcedor, aderi. Pela vontade de ajudar o Flamengo e por confiar na diretoria eleita no final de 2012. Só que, na condição de sócio-torcedor, não tenho direito a voto, e aí começa minha rejeição ao processo.
A eleição para presidente do Flamengo não causa interesse tão grande, a ponto de merecer a produção de um programa televisivo de debate entre os candidatos, como fez a ESPN, por causa da piscina ou da escolinha de esgrima. Como talvez dissesse o famoso marqueteiro americano James Carville, “é o futebol, estúpido”.
Sempre que o assunto é Flamengo, inflamos o peito, orgulhosos, para falar do nosso número de torcedores. Somos 40 milhões, como garantem os mais entusiasmados, ou 33 milhões, como insistem nossos detratores. Pouco importa o número preciso: é mais gente que as populações do Canadá, Peru, Venezuela, Austrália, mais que Bélgica e Holanda juntas, que Chile e Equador juntos, que Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia juntas, mais de três vezes a população de Portugal e quase dez vezes a do Uruguai.
Se a cidade do Rio de Janeiro tem hoje perto de 6,5 milhões de habitantes, a lógica e o bom senso recomendam admitir que o que engorda nossos números são os torcedores que vivem em outros lugares. É óbvio que, ao contrário de quem mora nas cercanias da Praça Nossa Senhora Auxiliadora e usa o clube para lazer ou prática de esporte amador, esse pessoal está pouco se lixando para a temperatura da água da piscina ou a qualidade do cachorro-quente servido na lanchonete da Gávea.
Imagino que haja mil empecilhos estatutários, mas a única maneira de resolver a contradição é separar o futebol do clube social. Nada mais justo do que os 6.000 frequentadores do clube decidirem quem será o mandachuva da bela sede às margens da Lagoa. Nada mais justo do que os outros 39.994.000 terem o direito de participar da escolha do pessoal que conduzirá o futebol.
Não é o Programa Sócio-Torcedor a redenção, a panaceia, a cura para todos os males? A solução para abarrotar os nossos cofres não está em fazê-lo crescer? Então, que o sócio-torcedor – desde que com uma carência de dois ou três anos, para evitar adesões eleitoreiras – possa interferir naquilo que verdadeiramente lhe interessa: o futebol. Além de um ótimo apelo para atrair um número cada vez maior de rubro-negros, isso representaria a democratização plena e radical do futebol do Flamengo.
Walter Monteiro publicou, no blog Magia Rubro Negra, um excelente texto em que elenca motivos para se eleger qualquer um dos três candidatos. Como o site do Magia está em reforma, ponho aqui o link que leva à reprodução publicada no blog Coluna do Flamengo:
http://www.colunadoflamengo.com/2015/09/so-bons-motivos-para-votar-em-qualquer-dos-candidatos/
Evidentemente, como toda eleição é uma via de mão dupla, seria possível a alguém declinar outras tantas razões para não se votar em nenhum deles. Por despontar nas pesquisas como o virtual vencedor na próxima segunda-feira – e não há de ser tão difícil assim fazer pesquisa em um minúsculo universo de seis mil votantes –, a vidraça do atual presidente é a maior de todas. É o ônus que se obriga a pagar quem se candidata a qualquer reeleição.
Acho meio mal contada a história da traição e do suposto acordo para abrir mão do segundo mandato. Mas o que a gente tem visto dentro de campo, que é o que me interessa, é inaceitável. Seria cômico se não fosse trágico constatar que, juntando o Flamengo ao Joinville, ainda assim o Corinthians continuaria na nossa frente. Sim, querido leitor ou querida leitora do RP&A, você não leu errado: juntos, Flamengo e Joinville têm os mesmos oitenta pontos do Corinthians, mas perdem em número de vitórias – 22 contra 24. E que papo é esse de que o time é bom no papel? Não estamos falando de Fifa Soccer ou de PES 2016. Futebol de verdade se joga no campo, e como dizia um dos grandes chefes que eu tive, o papel aceita tudo.
Para não aborrecer ainda mais os leitores, não farei aqui minha avaliação individual daquele bando de desinteressados, mas César Martins só foi liberado pelo Benfica por não fazer parte de uma lista que incluía quatro ou cinco zagueiros escolhidos para a temporada. Quer dizer que o quinto ou sexto zagueiro do Benfica pode ser titular do Flamengo? Acompanhei as passagens de Márcio Araújo e Wallace pelo futebol paulista. O primeiro saiu daqui execrado pela torcida palmeirense, enquanto o segundo jamais transmitiu confiança aos corintianos e nunca assumiu a titularidade no time. Com base em que critérios alguém pode dizer que esses caras são bons para o Flamengo? Nem no papel, nem na mesa do jogo de botões.
Como já falei do Corinthians, deixemos o time de Tite de lado e tomemos como exemplos o do Atlético Mineiro e o do Inter. Quais dos nossos jogadores seriam titulares lá? No Atlético, só o Guerrero. No Inter, Guerrero e Jorge. Na contramão, quem do Atlético e do Inter chegaria à Gávea e, já no primeiro treino, receberia o colete do time principal? Do Atlético, Victor, Leonardo Silva, Jemerson, Rafael Carioca, Leandro Donizetti, Dátolo e talvez o Luan. Do Inter, Alisson, Paulão, Hernando, Rodrigo Dourado, D’Alessandro, Valdívia e Vitinho.
É perfeitamente compreensível que o presidente de um clube não reconheça, em público, que seu time é uma bosta, mas é imprescindível a Eduardo Bandeira de Mello ter consciência de que, no que se refere ao futebol, o melhor a fazer é jogar uma bomba e começar do zero. Na transmissão pelo PFC de nossa derrota para o Atlético Paranaense, o comentarista Carlos Eduardo Lino afirmou que, seja o presidente quem for, para 2016 o time do Flamengo precisa de uma revolução, e livrou a cara somente do Guerrero, do Jorge e do Paulo Victor, além de dar um crédito de confiança ao Emerson. Não é muito comum concordar com o que dizem os comentaristas do SporTV, mas, nesse caso, temos que dar a mão à palmatória.
Na entrevista publicada em 26 de novembro pelo jornal O Dia, Eduardo Bandeira de Mello declarou ter chegado a hora de “colher os frutos do sacrifício”. É o que todos esperamos. Mas, na boa, colher frutos significa contratar Rodinei da Ponte Preta, Pikachu do Paysandu e Willian Arão do Botafogo? Os três são, no máximo, boas apostas – e sabemos que apostas, mesmo quando boas, tanto podem dar certo quanto errado –, e estão a léguas de protagonizar a revolução sugerida por Carlos Eduardo Lino. Não ligo para o fato de o zagueiro Juan ter esnobado o clube há três anos, mas não vejo sentido em trazer um reserva do Inter sob o discutível argumento da liderança. Isto deveria ser condição inegociável: se o cara não tem bola para ser titular no Benfica, no Corinthians, no Inter, que se mantenha distante do Flamengo.
Há uma contradição nas justas críticas de Cacau ao futebol rubro-negro: ele fez parte de uma diretoria eleita menos de uma semana depois do Flamengo conquistar o Campeonato Brasileiro de 2009. Pelos argumentos que defende hoje, Cacau deveria ter apoiado a candidatura de Delair Dumbrosck. Além disso, ele tem um jeitão que me preocupa: o daquele torcedor romântico e iludido, que bate no peito e berra “aqui é Flamengo, porra!”. Vai longe o tempo em que funcionava – se é que algum dia funcionou.
Também enxergo uma certa cara de pau no Wallim ao tentar tirar da reta os insucessos do futebol rubro-negro, como se ele não tivesse nada a ver com a contratação de Carlos Eduardo, o fracasso na tentativa de repatriar Elias, a escalação do suspenso André Santos no episódio que lançou na conta do Flamengo uma suspeita que deveria recair exclusivamente sobre o Fluminense. Etc., etc., etc.
Entretanto, insisto: não me incomodam os nomes, e sim o processo. Que a turma da piscina e da escolinha de esgrima escolha o que é mais conveniente aos seus mergulhos ou às estocadas de seus filhos, ok. Mas que aqueles que só querem saber de futebol – o que é o meu caso – não sejam excluídos. Orçamentos separados, cada um vivendo da receita que for capaz de amealhar, o que é de um é de um, o que é do outro é do outro. Mais ou menos como diz o miliciano Rocha, vivido pelo ator Sandro Rocha em Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro: “Cada cachorro que lamba sua caceta.”
Utopia? Sem dúvida. No entanto, se alguém dissesse, na campanha da anticandidatura de Ulysses Guimarães, que uma eleição direta para a presidência da República poderia acontecer em menos de vinte anos, certamente seria tomado por sonhador inconsequente, portador da Síndrome de Poliana.
Se vai demorar, paciência. Mas, quanto mais cedo começarmos a pensar nisso, menor vai ser a espera.
Já estamos aqui em Alagoinhas em clima de Natal e a cidade é tomada de cores, muito bom vivenciar esse clima, para em 2016, voltarmos com todo o gás com um time renovado e novos rumos…!
Vamos lá MENGÃO…!
ABRAÇOS GALERA, E PARA A MINHA TURMA DA CONFRARIA…É A NAÇÃO…!!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – VEJAM AQUI QUANTAS CORES:
http://www.alagoinhasfm.com.br/2015/12/alagoinhas-acende-as-luzes-natalinas.html
Edvan, meu amigo,
está muito linda a iluminação de Natal da sua cidade. A Praça Ruy Barbosa, principalmente.
Um forte abraço.
Festivas Saudações Robro-Negras.
Concordo plenamente com o Áureo.
Pena não termos tido a oportunidade de ver o vídeo antes do almoço de ontem.
Natalinas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PRAÇA RUI BARBOSA DE ALAGOINHAS, A PRAÇA DA AVENTURA E DA CULTURA. TUDO POR AQUI ACONTECE.
https://www.youtube.com/watch?v=_kA_W13_IDQ
https://www.youtube.com/watch?v=qjXbwwYb_mw
https://www.youtube.com/watch?v=VJqZdkkwSn8
http://www.alagoinhasfm.com.br/2015/09/alagoinhas-batizado-de-moto-grupo-leva.html
ENTRADA PRINCIPAL DA CIDADE DE ALAGOINHAS-BA.
https://www.youtube.com/watch?v=r3wzt5QaTyA
—————————————————————————————————————–l
E NO NATAL A CIDADE GANHA CORES.
Abaixo, Aureo, vamos passar pela enorme Praça Rui Barbosa á noite. 1;30 do vídeo de 2011..
E MAIS NATAL EM 2012..
https://www.youtube.com/watch?v=H_M2QTJAUgI
ESTE ANO A CIDADE ESTÁ COM AS CORES VIVAS DO NATAL AINDA MELHOR, NÃO PEGUEI UM VÍDEO MAIS AMPLO, QUERO MOSTRAR MAIS. È Á MINHA CIDADE, PORRA!!!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – E enquanto o MENGÃO se arruma, vou mostrando ALAGOINHAS-BA., a cidade que ama o FLAMENGO…!!
Grande abraço, Aureo, e pro meu amigão Carlos Moraes…e pra todo mundo, sem distinção…!!
Ô MENGÃO, VEM CÁ, CHEGUE PERTO, VOCÊ VAI MELHORAR NÉ SEU FILHO DA PUTA. QUER ME MATAR, PORRA?
TÁ LEGAL, VAMBORA, ANDE, VAMOS TER QUE IR MESMO JUNTOS….TAMBÉM TE AMO…TÁ!
E pra não perder o costume, aqui está a entrada da cidade. Legal!
https://www.youtube.com/watch?v=He5jjCSyGVk
Edvan-Alagoinhas-B
PS – To com o Zico…!! Estou verde…!
Além da falta de tempo nos últimos 3 meses, me decepcionei demais com a Fla tweeter, embaixadas e outros interesseiros, assim como o time e o comando do futebol, daí qualquer “bosta” como você citou, que vencer terá que recuperar-me, pois aos 57 anos, acompanhando o Fla desde 65, aos sete anos, nunca estive tão sem estímulo, e não acredito em nenhum deles, principalmente no”bom velhinho”
Hoje, eu e o Carlos Moraes almoçamos no “Virtual Restaurant Peace and Love”. (em inglês mesmo, para não fugir da mania brasileira de denominar seus estabelecimentos comerciais em língua estrangeira, tais como “Coiffer Raimunda Silva”)
Então, ainda degustando como aperitivo incomparáveis “escargots”, Carlos Moraes, com seu ar professoral, me questionou:
– Que dizer, meu caro Aureo, que você acredita que o Wallin esteve no Chile, junto com o Bap e o Gelson Baresi, para negociar a vinda do Sampaoli para o Flamengo?
De forma lacônica, prontamente respondi:
– Com certeza.
De novo Carlos Moraes perguntou:
– Você acredita mesmo na versão do Gelson Baresi… nesses tais documentos citados pelo jornal o Globo?
Eu respondi:
– Com certeza.
Não satisfeitos com minhas respostas, ele ainda indagou:
– Então, você acredita que o Sampaoli mentiu?
E eu continuei respondendo:
– Com certeza.
Carlos Moraes, após um gole do seu Henri Jayer Richebourg Grand Cru, (16 mil e 483 dólares a garrafa), já meio aborrecido com minhas respostas, indagou:
– Caro confrade Aureo Rocha, como é que você pode acreditar que se o Wallin vencer as eleições, ele vai trazer o Sampaoli para o Flamengo?
– Espera um pouco, Carlos Moraes!
Retruquei elevando o tom da voz. E continuei falando, agora sem parar:
Em nenhum momento eu afirmei isto. Eu não acredito que o Wallin irá contratar um técnico de futebol, tendo para tanto que pagar à seleção chilena uma multa rescisória de 7 milhões e 500 mil dólares, isto é 28 milhões e 116 mil reais, e um salário anual de 5 milhões de dólares, ou seja 18 milhões, 744 mil reais, ou ainda, 1 milhão, 562 reais por mês.
E eu continuei com o meu discurso:
Mas, tudo pode acontecer. Poucos acreditavam que o Kléber Leite trouxesse o Romário, que a Patrícia trouxesse o Ronaldinho Gaúcho, que…
Respirei fundo e conclui:
Contudo, se o Wallin ganhar as eleições e realmente contratar o Sampaoli, eu vou “obrigar” o meu amigo André, a colocar uma fotografia do Wallin na sua “Galeria dos Fanfarrões”, entre a do Kléber Leite e a da Patrícia Amorim, com um certo destaque, porque tamanha irresponsabilidade eu ainda não vi na Gávea até hoje.
Carlos Moraes me olhou com ar de espanto, e eu, enfim, concluí:
Querido confrade Carlos Moraes, o BAP é um puta marqueteiro. Eis a carta de baralho que ele trazia escondida na manga. Entendeu?
Nesse momento, o garçom colocava à mesa um delicado “blanquete de veaux a l’ancienne”, que saboreamos com toda a calma.
Após o almoço, nos despedimos com um pedido mútuo de desculpas pelas ofensas feitas reciprocamente no RP&A, durante o ano de 2015, e desligamos o computador.
Natalinas Saudações Rubro-Negras.
Corriginndo: blanquete de veau a l’ancienne”
O almoço estava mesmo supimpa !
Concordo com QUASE tudo, principalmente que o Bap, posto que arrogante e prepotente também, é um puta marqueteiro.
Só que, pelo menos para mim – esta é a minha RESSALVA – a carta que ele trazia escondida na manga de sua elegantérrima camisa, era, desta vez, o QUINTO az do baralho.
Não deu para enganar ninguém.
Desde já, retribuo as Natalinas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – você esqueceu de dizer que a nossa garrafinha de dezesseis mil e alguns dólares foi, da mesma forma, uma cortesia do Sr. Wallim.
PS 2 – Parabéns. Magnífica a sua estória ou história. Grande bolação.
Carlos Moraes,
Em termos comparativos, eu não sei o que é mais caro. O nosso almoço ou a contratação de Sampaoli.
Entretanto, isto não faz a menor diferença. Ambos são frutos da imaginação.
S R N !
Hoje tá sendo complicado fazer um comentário (Só tem fera)!!!
Mas ma minha humilde opinião vou de EBM também, o Futebol dos últimos tempos tem sido escroto, mas pior ainda eram os comentários dos amigos de bar ;
– Jogar no Flamengo pra quê? pra não receber?
E nos últimos tempos eles tem tido que procurar outras piadas (todas oriundas dos vexames contra o vice).
Então, tô achando que o Flamengo vai virar uma “potência mundial do Futebol” se continuarmos neste caminho aí. Sem exagero. ^^
SRN
PAULO RIBEIRO, essas melhorias NÃO são de responsabilidade do BANANA LULA DE MELLO e sim de uma FILOSOFIA ADMINISTRATIVA criada pelos AZUIS VERDADEIROS em cuja chapa o BANANA era uma RAINHA DA INGLATERRA….
Então isso NÃO pode servir de PARÂMETRO para se escolher a melhor chapa, muito pelo contrário, porque ANTES o BANANA fazia parte de um CONSELHO GESTOR que era um colegiado que tomava as decisões nesse sentido de ADMINISTRAR COM RESPONSABILIDADE…
HOJE, o BANANA está ligado ao que de PIOR existe na GÁVEA, qual seja, os SANGUESSUGAS DO PASSADO a começar pelo PLÍNIO SERPA PINTO e com apoio do NEFASTO NOTÁRIO conhecido como MÁRCIO CLODÔ BRAGA…..
Agora a tendência é que ele ASSUMA a tão conhecida FANFARRONICE CLODOVILDEANA e passe a ESCULHAMBAR e a por por terra todo um trabalho executado a DURAS PENAS….
Abç.
CLOROFILA NELES!
GO GREEN!
Pela NÃO VOLTA da IMORALIDADE à ADMINISTRAÇÃO FLAMENGA!
SRN
Sinceramente? Parei com o Bandeira. Pode até ser mentira o lance do Sampaoli… que se dane! Mas que diretoria incompetente, cara! Depois desse ano horroroso, querem assegurar a permanência de figuras como Rodrigo Caetano (esse cara ou é péssimo ou é viceíno!), Márcio Araújo (nada contra a pessoa, mas como jogador do Flamengo não dá) e, a gota d’água, depois de falarem de Dedé, Dátolo, Cléber, Anderson Martins, entre outros, os caras me vem com Chiquinho, Juan (menosprezou o Flamengo antes, agora que não tem mais chances no Inter que voltar), Arão (em um esquema esquisito, acho pouco profissional e desagradável, me lembra o que o Fluminense costuma fazer), Rodinei e outras tralhas!
Fala sério, se a atual chapa azul ganhar, é certeza de mais um (ou seriam três?) anos de sofrimento!
Pelo menos com os verdes, podemos terminar esse ano com alguma esperança, ou pelo menos na dúvida…
Abraços
SRN!
Concordo com você Legolas, Juan mercenário, fique em Porto Alegre ou vá para o vice. Fora PV, Pará, Walace, Marcio Araújo, Canteiros, Alan Patrik, Paulinho, Everton.
Falar na excelência do texto do Jorge é chover no molhado, mas o que eu me amarro é o enfoque único que ele dá. Essa do anticandidato é um exemplo. Talvez se tivesse um anticandidato, alguém capaz de falar a verdade, a pura verdade e nada mais do que a verdade com todos os esses e erres, como imagino que falaria aquele cujo interesse fosse somente o Flamengo, o Banana Lula de Mello não assinasse sua sentença de morte com essa entrevista dada ao Lance.
http://www.lance.com.br/flamengo/eleicao-fla-continuaremos-com-feito-dos-ultimos-anos-diz-eduardo-bandeira-mello.html
Suas declarações sobre o futebol são tão inacreditavelmente desastrosas que questionei a veracidade da matéria, ao mesmo tempo em que não tinha dúvida quanto a sua autenticidade. Vejam a esquizofrenia embutida aí.
“César Martins certeza que conquistou a titularidade, tem um trabalho conhecido, apesar de muito jovem, e vem melhorando.” – Sim, o presidente do Flamengo, sr. Banana Lula de Mello, proferiu essas sábias palavras após profunda e criteriosa observação do dito cujo atleta. César Martins é um dos piores zagueiros que vi jogar no Flamengo durante meus 65 anos cravados como figurinha fácil no Maracanã. Ele é h-o-r-r-o-r-o-s-o!!! Não tem a menor qualificação pra integrar o elenco profissional de um clube que tem pretensões – justas pelo seu gigantismo – a ser um dos maiores do mundo. Qualquer um que acompanha o dia a dia do Flamengo, seja torcedor ou jornalista, sabe disso e concorda sem discutir com essa avaliação. E vem o presidente dizer exatamente o oposto e ainda ameaçar com a continuidade do referido cidadão. Eu, que já tava baixando a guarda e aceitando a derrota que parece eminente da chapa verde, descabelei a minha careca e botei a cabeça pra descansar: é dura a vida!
Mas não pensem que o sofrimento acabou… Logo a seguir vem a louvação ao Pará, onde de maneira pouco sutil inclui o galã patrício do Jáder Barbalho entre os candidatos à seleção brasileira:
“O Pará foi no início do ano, foi uma indicação do Vanderlei Luxemburgo, mas dentro dos laterias brasileiros, é um dos melhores.”
É bem verdade que não há laterais saindo pelo ladrão no futebol brasileiro, mas mesmo assim não dá pra colocar o Pará na lista dos melhores em nenhum fundamento que caracteriza um lateral pra estar entre os melhores. Não passa de um esforçado e essa é uma qualidade mínima essencial pra cogitar vestir o Manto. Ou seja, é só isso e isso é obrigação. Me pergunto: como é que pode o presidente do Flamengo, candidato à reeleição, prometer continuidade num trabalho que vem sendo condenado maciçamente pela torcida e imprensa especializada? E estou me referindo, óbvio, ao trabalho no futebol (sempre bom esclarecer), onde os resultados são pífios porque o comando não existe. Como dar continuidade a algo que não existe, em primeiro lugar? Será que o Banana não sabe o que pensa e sente a torcida? Ignora as redes sociais e a mídia em geral? Como compreender ou interpretar tamanho absurdo justo em relação a 2 jogadores que a torcida quer o mais longe possível da Gávea, do Ninho, do Morro da Viúva e até dos barcos na Lagoa?
Mas não satisfeito, Banana Lula de Mello, com sua angelical expressão de padre arrependido, desfere o golpe final ao dizer que “… o Ayrton veio no pacote do Alan Patrick, precisávamos de um segundo lateral direito e não nos decepcionou. O Armero é um jogador de seleção colombiana, ninguém duvida da qualidade técnica dele. E o Almir se destacou no Campeonato Carioca e veio para compor o elenco.”
Entendo que quando o BLM afirma que “o Ayrton não nos decepcionou” esteja se referindo a ele e seus pares que NÃO comandam o futebol do Flamengo – e não comandam porque não entendem -, porque a nós torcedores o Ayrton não só decepcionou como nos deixou indignados com aqueles que fizeram tão esdrúxula contratação. Quanto ao Armero, esse argumento chega a ser constrangedor. Será que o presidente do Flamengo não sabe que essas supostas qualidades do Armero só podem ser compradas se for pra serem usadas? Será que ele não sabe que o Armero literalmente não jogou? Que todo o dinheiro investido nele foi pelo ralo? Então, que porra de argumento imbecil é esse? Como tudo o que vemos é o nosso reflexo, é claro que ele nos vê como imbecis também.
A esperança, se é que existe, é o Godinho como homem forte do futebol. A entrevista dele é em tudo e por tudo o oposto da do BLM.
Vamos torcer, vamos cobrar, vamos rezar.
srnp&a
Torço e rezo pra que essas declarações louvando esses bondes tenham sido como faria um cara que quer vender um carro velho, cheio de defeitos, mas tem que chegar na feira e falar bem do produto pra ver se algum otário se interessa e leva.
Foi mesmo um equívoco, prontamente reparado pela entrevista do Flávio Godinho (serve como desculpa esfarrapada)
Concordo com o Murtinho que o PST deveria dar o direito do torcedor do Flamengo participar das eleições do clube, talvez, dessa maneira a diretoria iria se preocupar mais com o futebol!!!
É inaceitável o desempenho do futebol do Flamengo desde que os azuis/verdes tomaram posse e nem é por causa apenas dos resultados, já que as diretorias anteriores também não apresentavam bons desempenhos desde alguns anos atrás, como o André não se cansa de repetir em seus comentários, porém, o problema maior nem é esse, mas, sim a forma como isso vem acontecendo, jogadores desmotivados, sem foco, inteiramente descompromissados com o clube e a possível causa disso parece ser a economia porca nas contratações de refugos dos outros clubes, ora, se não serviam para os outros clubes, porque serviriam para o Flamengo?
Além disso, contratações de jogadores bichados, ex-jogadores que vivem do passado e pernas-de-pau são a praxe desde que assumiram o Flamengo e parece que isso vai continuar, o convite ao Juan, reserva do Inter e que já esnobou o Flamengo, prova isso!
É muita grana mal gasta e na maioria das vezes em péssimas contratações, se isso não for prova de que não entendem de futebol, então a outra hipótese é de que são venais e estão administrando de forma lesiva aos interesses do clube e se locupletando através de negócios escusos, prefiro acreditar na primeira hipótese, mas, já deu, na minha humilde opinião chega de blues e greens!!!
O pior é que o fanfarrão Cacao Cotta não tem nem o apoio da sua base, a Patricia está com os azuis, assim como a maioria dos péssimos ex-presidentes anteriores que criaram a maior dívida entre todos os clubes de futebol para o Flamengo e no lado dos verdes está o que há de pior nessa administração que começou azul e que no futebol só tem trazido tristezas para a torcida Magnética e apequenado o clube através do seu pensamento tacanho e economia porca no futebol!!!
Lamentavelmente, há indícios de que em 2016 teremos mais do mesmo, tudo indica que o Bandeira vai continuar e já se interessou na continuação do Rodrigo Caetano, que é um dos principais responsáveis pelas lambanças desse elenco mal formado e desinteressado, além de não ter pulso para comandá-lo, as contratações também não animam, Juan, Diego Silva, Arão que já está dando problemas até antes da sua contratação, Willians, tosco volante do Cruzeiro que já jogou no clube sem sucesso, etc…
Mas, o pior mesmo são as declarações sobre a indispensável barcaça, que deveria sair lotada, mas, parece que não vai ser assim, a renovação com o Márcio caramujo, uma nulidade, a continuidade do indisciplinado, paneleiro e perna-de-pau Wallace Chifrada de Vaca, capitão que exerce uma liderança negativa e ousou dar declarações na mídia contra o desabafo do Jayme de Almeida em sua constatação do corpo-mole que o timeco fez contra o Furacão, e tá na cara que eles vem fazendo já algum tempo, além da manutenção do péssimo perna-de-pau Pará, tudo isso indica a porcaria de ano que vem por aí no futebol!!!
BARCAÇA JÁ!!!
QUEREMOS TIME!!!
SRN!!!
Impressionante a força do dinheiro e a ambição desmedida pelo Poder.
A tremenda MENTIRA plantada pelo Wallim, por incrível que pareça, consegue alguma repercussão positiva na MÍDIA, haja vista que o primeiro a noticiar foi o aplaudido comentarista (nunca por mim) Ancelmo Goes.
Ontem, depois das 21.00 H, apesar de toda a entrevista do Sampaoli, a ESPN ainda deu guarida ao candidato oposicionista, que, com o seu CINISMO insuperável, teve a PETULÂNCIA de afrimar que confirmava tudo, pois, caso vencesse as eleições, Sampaoli seria o novo técnico do Flamengo.
Para começo de conversa.
Atualmente, o salário MENSAL do técnico argentino da seleção chilena é da ordem de UM MILHÃO E SEISCENTOS MIL REAIS.
Não viria, por óbvio, para ganhar menos.
Quem iria pagar, pergunto e NÃO TENHO RESPOSTA, a não ser que novas mutretas tenha conseguido o candidato, como aconteceu no passado.
Trnascrevo agora as declarações prestadas, a viva voz, na tarde ontem, pelo técnico.
^Só pode ter uma intenção política. Não conheço esse senhor, eu não tenho representantes, sempre cuidei sozinho. Falar que tenho algo firmado ME PARECE ALGO VERGONHOSO. Não tem nenhuma VERDADE, pelo que um acordo comigo é IMPOSSÍVEL^
Francamente, somente um CÍNICO poderia, depois de tal declaração, admitir ainda que estaria tudo resolvido, assim como somente OTÁRIOS poderiam dar credibilidade à palavra do CÍNICO.
Na entrevista à ESPN, que absurdamente deu guarida à mesma (que decepção, Mauro Cesar Pereira), Wallim não menciona, como teria feito anteriormente, que as razões do técnico seriam as de respeitar o contrato que ainda tem firmado com o Chile.
Raciocinemos, pelo menos um pouquinho.
Seria possível que, para desmentir da boca para fora, o Sampaoli dissesse, como aconteceu, que o fato seria mentiroso, parecendo-lhe ~ALGO TOTALMENTE VERGONHOSO~,
Vale dizer , colocaria o ^futuro^ Presidente do seu ^futuro^ Clube como alguém capaz de cometer uma BAIXARIA de tal ordem, que só pode ser classificada como, vou repetir, ~ALGO TOTALMENTE VERGONHOSO^ (int.)
Se tal pudesse ser verdade, já teria, de minha parte, total restrição à contratação, pois, além do hipoteticamente futuro Pesidente, teríamos também um técnico RIGOROSAMENTE CÍNICO.
Ninguém desdenha com tamanha ÊNFASE um possível futuro clube que iria defender.
Por tudo isto, evidenciada a AMORALIDADE do candidato Wallim, continuarei a afirmar categoricamente –
EDUARDO BANDEIRA DE MELLO para Presidente do Flamengo, para a MANUTENÇÃO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E PESSOAL.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
SÃO PAULO E CHORINTIANS tem o MESMO, e até mais, número de CONQUISTAS de GRANDE PORTE do Flamengo e têm DÍVIDAS extremamente MENORES que as do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO…..
Eu falo e repito isso aqui tem tempo e NINGUÉM aparece para CONTESTAR ou mesmo RATIFICAR essa afirmativa….
TODOS os clubes têm DÍVIDAS, mas nenhuma, APESAR DAS CONQUISTAS, chegam sequer PERTO da ABSURDA DÍVIDA DO FLAMENGO.
Tanto BAMBIS quanto GAMBÁS têm dívidas que são UM TERÇO das do Flamengo, mesmo tendo GRANDES CONQUISTAS e tendo CONSTRUÍDO PATRIMÔNIOS como estádio e centro de treinamento…..
Se o BANANA for eleito, ele NÃO passará de um JOGUETE nas mãos daqueles que FODERAM com o FLAMENGO durante ANOS e ANOS….
Relembro a entrevista do WALLIN: “Wallim também falou sobre as negociações da situaçõa do time rubro-negro com o técnico Muricy Ramalho.”Estamos até livrando ele dessa. Porque pergunta para Oswaldo e Cristóvão o que eles sofreram com esse pessoal que está lá. Não ia durar três meses”, disse.”fonte ESPN
Ano e Classificação no Brasileiro do Flamengo segundo a FLAPÉDIA:
1990 -11º lugar
1991 – 9º lugar
1992 – Campeão
1993 – 8º lugar
1994 – 14º lugar
1995 – 21º lugar
1996 – 13º lugar
1997 – 5º lugar
1998 – 11º lugar
1999 – 12º lugar
2000 – 15º lugar
2001 – 24º lugar
2002 – 18º lugar
2003 – 8º lugar
2004 – 17º lugar
2005 – 17º lugar
2006 – 11º lugar
2007 – 3º lugar
2008 – 5º lugar
2009 – Campeão
2010 – 14º lugar
2011 – 4º lugar
2012 – 11º lugar
CLOROFILA NELES!
GO GREEN!
Pela NÃO VOLTA da IMORALIDADE à ADMINISTRAÇÃO FLAMENGA!
SRN
Alguém em SÃ CONSCIÊNCIA consegue acreditar que o WALLIN seria tão BURRO a ponto de afirmar uma contratação de um técnico de RENOME INTERNACIONAL, faltando 10 dias para as ELEIÇÕES correndo o RISCO de ser DESMENTIDO PUBLICAMENTE?
Seria o WALLIN, além de LEVIANO, tão BURRO a ponto de cometer essa ATROCIDADE sabendo que a MÍDIA iria FUÇAR a notícia e que ele poderia ser DESMENTIDO?
Ano e Classificação no Brasileiro do Flamengo segundo a FLAPÉDIA:
1990 -11º lugar
1991 – 9º lugar
1992 – Campeão
1993 – 8º lugar
1994 – 14º lugar
1995 – 21º lugar
1996 – 13º lugar
1997 – 5º lugar
1998 – 11º lugar
1999 – 12º lugar
2000 – 15º lugar
2001 – 24º lugar
2002 – 18º lugar
2003 – 8º lugar
2004 – 17º lugar
2005 – 17º lugar
2006 – 11º lugar
2007 – 3º lugar
2008 – 5º lugar
2009 – Campeão
2010 – 14º lugar
2011 – 4º lugar
2012 – 11º lugar
CLOROFILA NELES!
GO GREEN!
Pela NÃO VOLTA da IMORALIDADE à ADMINISTRAÇÃO FLAMENGA!
SRN
Há um ^pequenno^engano de sua parte.
O Wallim não é burro, apenas é I-M-O-R-A-L
PUTAQUEOPARIU ……. perfeito Murtinho!!!
Amigo, confade e colega Áureo.
Li, como sempre faço, mais um correto comentário seu, na verdade um ^responder^ a um comentário anterior do André.
Ficou evidente que você tem dúvidas a respeito de quem está mentindo no episódio Sampaoli.
Vou dar a minha opinião, de forma absolutamente tranquila e transparente, com total isenção.
Ainda hoje, pouco antes, havia ouvido uma entrevista que saiu no site da ESPN, oportunidade em que o técnico afirma, de viva voz, que tudo se trata de uma farsa.
Diante disto, há TRÊS hipóteses –
a) a entrevista, com imagens ao fundo de um treinamento (suponho) da Seleção do Chile, seria uma armação, até porque, aqui no Brasil, ninguém seria capaz de identificar a voz do Sampaoli.
Possibilidades de ser verdadeira a hipótese ^a^ – 0,01%
Justificativa – no Brasil, a voz do Sampaoli não é conhecida, mas no Chile, com toda a certeza, é bem conhecida, pelo que não é admissível, dentro de um mínimo de lógica, que não seja verdadeira a entrevista.
Além do mais, os VERDES admitiram que a negativa seria em função da existência de um contrato em vigor, consequentemente NÃO CONTESTARAM a autenticidade da peça.
b) seriam MENTIROSAS as afirmativas do Sampaoli.
Possibilidades de ser verdadeira a hipótese ^b^ – 0,01%
Justificativa – o técnico nnão precisaria ser TÃO TAXATIVO. Bastaria dizer que desconhecia totalmente o fato, Muito pelo contrário, foi enfático ao afirmar que tudo não passava de uma manobra eleitoreira, definindo a ocorrência como uma VERDADEIRA VERGONHA, não se limitando a dizer que a hipótese era 100% IMPOSSíVEL.
Se tinha pretensões de ser contratado, JAMAIS poderia ter sido tão agressivo, bem ao contrário do que sugeriram os VERDES, louvando-se na manutenção de um contrato ainda em vigor.
Além do mais, fez ver que NÃO TEM qualquer REPRESENTANTE, no Brasil ou alhures.
Sejamos razoáveis, quem é o pouco mais do que medíocre ex-zagueiro Gelson para ser procurador ou seja lá o que for de um dos técnicos mais badalados da América do Sul, no mínimo.
c) seriam mentirosas as afirmativas do candidato Wallim –
Possibilidade de ser verdadeira a hipótese ^c^ – 99,98%
Justificativa – para começar o tortuoso passado do canditato, seja na atividade profissional, em decorrência da qual passou a ser réu em uma ação civil pública, seja, PRINCIPALMENTE, na sua passagem como Vice Presidente de Futebol do nosso Flamengo, cargo que exerceu (E MUITíSSIMO MAL) de janeiro de 2013 a julho de 2014.
Autoritário, arrogante, prepotente desde o minuto inicial de sua gestão, foi responsável por fatos absurdos, como contratações inadequadas, a começar pela do Pelaipe, outras até suspeitas, como a do Carlos Eduardo e do quarteto caipira do interior de São Paulo, pela DESASTRADA negociação com o Sporting no tocante ao jogador Elias (exatamente aquele que tinha sido a sua única contratação positiva), pela dispensa e contratação de técnicos, sem o menor critério.
A cereja do bolo – a questão André Santos, quando jogou, DELIBERADAMENTE, o Flamengo em uma situação crítica, sendo que, o mais grave de tudo, de forma totalmente DESNECESSÁRIA.
É a contribuição que posso dar.
Não tenho bola de cristal, mas procuro agir dentro da lógica e das POUCAS evidências de que disponho.
Assim sendo, da minha parte, RATIFICO – há 99,98% de possibilidades de ser uma MENTIRA DESLAVADA, pior ainda com inconfessáveis interesses eleitoreiros.
EDUARDO BANDEIRA DE MELLO, para Presidente do FLAMENGO, para a MANUTENÇÃO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E PESSOAL.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Imagina se a análise não fosse isenta….
Não envergonhe o inesquecível Mestre Ziza !
Troque rapidamente de nickname !
Meu amigo, Carlos Moraes,
Eu sempre me precavi, em determinadas situações, no sentido de não me posicionar em favor de uma das partes, quando cada uma delas apresenta versões divergentes sobre um mesmo fato, antes de estar muito bem informado.
Eu também assisti à entrevista do Sampaoli. Realmente, ele desmentiu o Wallin, e até de forma categórica, quando afirmou … “me parece algo totalmente vergonhoso…”
Entretanto, mesmo não tendo nenhum conhecimento formal de psicologia, eu observei que o Sampaoli mentiu, ou se equivocou, ou escondeu a verdade, nas suas poucas palavras. Eis o que ele diz:
“…por sorte não tenho representante. Hoje ninguém me representa. Sempre me representei sozinho…”
Ora, há nestas poucas frases uma enorme contradição. Quando ele afirma HOJE ninguém me representa, no seu inconsciente ele deixou transparecer que ONTEM (agosto e setembro passados, por exemplo) ele teve representante. Dessa forma, ele se contradisse quando afirmou que sempre se representou sozinho.
Por outro lado, acabei de assistir à entrevista do Gelson Baresi, que me trouxe subsídios para eu acreditar que realmente houve um princípio de negociação com o Sampaoli.
Link da entrevista abaixo:
http://www.foxsports.com.br/videos/577424451738-gelson-baresi-confirma-ser-representante-de-sampaoli-e-acerto-com-o-flamengo
Como você pode constatar, o Baresi confirma que os primeiros acertos da contratação começaram no mês de agosto, culminado com uma reunião no Chile, em que estiveram presentes o próprio Baresi, o Walim, o Bap e o Sampaoli.
Particularmente, eu não creio que o Baresi esteja inventando toda essa história.
Diante disso tudo, eu me inclino a afirmar que o Sampaoli, provavelmente por motivos contratuais e por ter ficado puto da vida com o vazamento da negociação da sua contratação, possa não ter assumido a verdade.
Mas, confesso que trata-se apenas de uma opinião desprovida de qualquer fundamento que possa sustentar a verdade dos acontecimentos, até porque eu não tenho maiores informações sobre o caso. Assim, nada impede que eu esteja equivocado.
Eu já declarei no RP&A que não tenho simpatia por nenhum dos três candidatos. Se fosse eleitor, anularia o meu voto, como forma de protesto.
Portanto, fico muito a vontade para expressar, agora, a minha opinião, no sentido de acreditar que o Wallin possa estar falando a verdade.
S R N !
E, pra reforçar o meu entendimento sobre a questão, hoje, no jornal O Globo, o jornalista, Carlos Eduardo Mansur, nos traz um longo artigo – “Operação Sampaoli, Minuto a Minuto” – demonstrando que realmente aconteceu a negociação com o Sampaoli.
Eis abaixo os principais destaques da reportagem:
As provas apresentadas pelo Gelson Baresi se constituem de páginas impressas entre ele e o Sampaoli, em que trocam mensagens relativas à sua contratação para o Flamengo.
Gelson Baresi também exibiu um memorando, uma espécie de pré-contrato, condicionado à vitória do Wallin.
Assegura, ainda, que no dia 14 de setembro, no hotel Hilton, em Santiago, aconteceu uma reunião, com a presença dele, do Sampaoli, Bap e Wallin. Para confirmar essa reunião, foram mostradas cópias das reservas das passagens aéreas, cartão de embarque do Bap e nota fiscal do hotel.
Efetivamente, eu não acredito em armação, com todas as provas e evidências do acordo já apresentadas.
Eu creio mesmo que o Sampaoli mijou fora do penico. Quem sabe os ares do Chile não fizerem o argentino Jorge Sampaoli respirar a farsa do goleiro chileno Roberto Rojas.
Mais uma vez quero deixar bem esclarecido que não sou eleitor do Wallin. Apenas esperei melhores esclarecimentos sobre o caso, para finalmente procurar adotar um entendimento com mais fundamento.
Todavia, se tudo isso realmente não passar de uma armação jornalística, a fim de defender a candidatura do Wallin, eu vou acreditar então nas declarações do Eduardo Cunha de que ele jamais teve contas bancárias na Suíça.
S R N !
A comparação foi excelente !
Podes crer, amigo Áureo, que se trata de conversa para boi dormir.
Nunca duvidei que o Wallim, o Bap e o Gelson – segundo li, acompanhado por outros mais –
tivessem ido até Santiago e conversado mesmo com o Sampaoli, que, por sinal, mostrou ser um mau caratista militante pelas declarações prestadas.
Isto é uma coisa. Outra, totalmente diferente, é terem chegado a um acordo para que a contratação se efetuasse.
NÃO HÁ prova alguma – sequer evidências mais caracterizadas – neste sentido.
O Gelson, pelo que declarou, teria sido representante do Sampaoli até setembro de 2012, vale dizer, deixando de ser há mais de três anos.
Lembro-me que, exatamente para as nossas eleições do referido ano, houve um candidato que também anunciou (só que como provável) a contratação do Sampaoli.
É mais do que provável (embora apenas no campo da especulação) que foi nesta ocasião que o Gelson manteve algum contacto com o técnico, cuja valorização era infinitamente menor.
O suposto pré-contrato, um memorando de oito páginas, NADA significa, principalmente porque NÃO está assinado pelo Sampaoli, cujo nome sequer consta do documento, eis que – sempre de acordo com a reportagem – quem assinaria seria o próprio Gelson, como representante, QUE NÃO ERA MAIS.
Verifique-se que o Gelson relatou ter pedido uma RETRATAÇÃO do técnico, exatamente por ter o mesmo qualificado de VERGONHOSA a artimanha.
Esta retratação teria que ser apresentada, para que se pudesse dar um mínimo de credibilidade.
Por fim, em resposta às mensagens enviadas (certamente foram), Sampaoli apenas respondeu, em argentino, ^dale^.
Em argentino mesmo, pois é uma expressão que não se usa na Espanha, não sabendo dizer se também é empregada no Chile, país em que, lamentavelmente, nunca estive.
Em Buenos Ayres era comum ouvir como resposta o ^dale^, que, muito mais do que OK, teria o sentido de OBRIGADO, ou seja, NÃO REPRESENTA QUALQUER COMPROMISSO, apenas o registro que teria recebido a correspondência.
Se não fosse para o bem do Flamengo, até iria lamenta que o Wallim perdesse a eleição, como vai acontecer, pois queria ver a chegada do Sampaoli no dia 11 de dezembro.
Se tal acontecesse, assumiria o compromisso de me afastar do mundo do futebol, para não ficar pelado como a Maitê (outro baita caô). Ninguém iria querer ver, muito menos aplaudir.
Fico com os franceses, numa frase que tem um significado diferente de uma tradução literal Tudo não passa de um esforço ^pour épater les bourgeois^.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Melhor post da história do blog. Murtinho craque.
Oi Carlos Moraes (eu sei que tinha prometido permanecer em silêncio no meio do ano em relação aos seus comentários, mas tem certas coisas…)
Seja sincero: Você realmente APÓIA o EBM?
Você não dizia há apenas 6 meses atrás que o maior responsável pelo ridículo “aumento” (ou seria diminuição) do PST era responsabilidade desse cara?
E aquele papo que (oh meu Deus!) o Bandeira tava se unindo a um dos maiores bandidos na sua opinião, que se chama Petralia, que é o presidente do Atlético PR. Como explicar isso?
Abre o jogo, vai! Você não tá nem aí pro cara. Só passou a apoiar quando o Márcio Braga demonstrou apoio ao candidato.
Então, nos faz um favor: Pode execrar o Wallin com todas as letras e quantas vezes quiser. Já que realmente, o cara além de arrogante, também fez um monte de m…! quando foi VP de futebol, pois nunca foi a praia dele. Mas não vem com esse papo de “EDUARDO BANDEIRA DE MELLO para Presidente do FLAMENGO, para que seja possível a MANUTENÇÃO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E PESSOAL.”
Porque ao dizer: “MORALIDADE”, você acaba se contradizendo.
Eu não gosto do Wallin, já disse isso aqui. Mas gosto do Landin, gosto MUITO do Tostes, gosto do Póvoa, gosto pra C@&%$ do BAP (esse pra mim, deveria ter se candidatado pela chapa e seria eleito por unanimidade), dentre outros da chapa verde. Mas se escolheram o Wallin pra representar a chapa, ok! Que siga o Wallin.
Mas dessa “chapa azul atual”, quem vai nos representar pelos próximos 3 anos, uma vez que todos da chapa original, hoje estão na oposição? Quem são os caras que vão tar lá com o EBM?
OBS: É lógico que não vai ter a necessidade de colocar os links que você fez as críticas ao EBM… Todos nós somos adultos nesse site.
Mengão Sempre. SRN!
Jovem e inteligente Paulo Vinicius Siviero.
Fiz, efetivamentae, muitas críticas ao Bandeira.
A maior de todas, você não colocou.
Defini o Presidente como sendo a Rainha da Inglaterra, inteiramente subordinado que parecia ser ao então Primeiro Ministro, o fazedor de m…, na sua e na minha opinião, o ora candidato Wallim.
Eis que, passados cerca de dezoito meses (metade do atual mandato), o Presidente rebelou-se e assumiu, corajosamente, a sua função.
Sem ser traidor, como alguns querem fazer crer (opiniões que respeito, mas não endosso), percebeu o ENORME MAL que o o prepotente Wallim estava a fazer ao nosso Flamengo.
Não titubeou, afastou-o da Vic-Presidência de Futebol, embora, em consideração à inicial Chapa Azul, efetivamente coordenada pelo próprio, permitiu que ficasse com uma outra Vice Presidência.
Percebendo que as verdadeiras intenções do referido senhor sempre foram as de se tornar um verdadeiro DITADOR do Flamengo, teve a inteligência de constatar que o ÚNICO candidato que poderia derrotá-lo nestas próximas eleições, seria ele mesmo.
Mais uma vez, foi suficientemente inteligente para concluir que, para a sua vitória, DE INESTIMAVEL IMPORTÃNCIA PARA O FUTURO DO FLAMENGO, necessário se fazia a aliança com verdadeiros e vitoriosos ubro-negros, como antigos Presidentes, tais como o George Helal e o Márcio Braga.
Neste meio tempo, continuou a fazer alguns equívocos.
Como procuro ser, até por defeito profissional, o mais IMPARCIAL possível, apontei – e JAMAIS negarei – equívocos, não me lembrando de qualquer comentário sobre o PST (lembro-me de ter elogiado a ascensão, que acabou por não se confirmar, ao atingir o patamar de 70 mil), mas sendo veemente na crítica à aparente parceria com o Eurico Miranda paranaense.
Porque coloquei APARENTE – há fatos de difícil interpretação, mormente para quem está à frente de qualquer entidade. Os interesses em jogo são múltiplos e escolher o melhor caminho é sempre muito difícil. Dou Graças a Deus que, na minha vida, não tenha tido a possibilidade de exercer este papel, pois deve ser extremamente difícil tomar uma decisão que não chega a ser do seu agrado, mas é vital para a entidade comandada.
Apenas critico uma colocação sua, PROFUNDAMENTE INFELIZ.
Não se trata de PAPO FURADO defender-se a eleição do Bandeira em nome da MORALIDADE ADMINISTRATIVA E PESSOAL, como faço e continuarei a fazer, até as eleições, é óbvio.
Eduardo Bandeira de Mello até parece ser um cidadão tímido, mas foi um cidadão corajoso.
Enfrentou, no momento exato, quem procurava jogar o nosso Flamengo na lama, como comprovam o episódio André Santos, no passado, e, agora, o episódio Sampaoli, vergonhoso para nós, principalmente pelas violentas declarações do técnico ao negar a veracidade da contratação.
Ao contrário do que se pode imaginar, no tocante a esta importante questão, os fatos falam contra o Wallim e totalmente a favor do Bandeira,
Além do mais,o que se pode afirmar a respeito da maioria dos Presidentes anteriores (há uma exceção óbvia), indago.
Respondo, de imediato, não pelas minhas palavras, mas pelas do nosso brilhante colega Àureo Rocha, que, em comentário de cerca de dois meses atrás, assim dispos, de forma absolutamente conclusiva –
^A Auditoria realizada pelos Azuis não apontou o real valor com q.ue cada ex-Presidente contribuiu para essa dívida.^
Mais ainda –
^A filosofia de conquistar títulos não era só o que a torcida queria, é o que ela QUER.^
Não tenho a menor vergonha de reconhecer que errei, quando isto acontece, o que não é o caso.
Por outro lado, não abrirei mão do meu modo de pensar, entendendo que, para um FLAMENGO novamente vitorioso, administrado dentro dos padrões de MORALIDADE, impõe-se a eleição de EDUARDO BANDEIRA DE MELLO, sendo para tanto da maior importância que tenha ao seu lado os grandes rurbo-negros de sempre, mesmo que apenas como Conselheiros.
FLAMENGO SEMPRE
Para que não haja a menor dúvida –
^Porque coloquei APARENTE^
O aparente refere-se a este próprio comentário, não ao momento inicial das críticas.
Vi o debate entre os candidatos no GE.com, em que eles mostram as propostas e eu também concordei com o candidato Cacau Cotta, que no fim chegou a dizer: “Foi uma honra. Vocês tem o mesmo modelo. Sou o único oposição. Se você acha que Flamengo está bem tanto faz um ou outro. Mas a Chapa Branca é a da mudança. Além disso, é preciso esclarecer que temos que focar em resultados esportivos. Os clubes de São Paulo crescendo em tudo e o Flamengo se apequenando. O Flamengo precisa de rubro-negro com pulso, com choque de ordem.”
Após ler essa mensagem, fiquei tentando entender como que você mudou drasticamente da opinião de 6 meses atrás, sim, pois o Cacau Cotta disse que é a chapa da mudança. Pra ele, é importante o Fla ser campeão a todo custo, como o Fla vivia sendo feito antes – por ele ser um torcedor! E que o Fla não teria de imediato um VP de futebol, que o capitão da barca seria ELE. Que Rodrigo Caetano seria demitido dia 7 e que tanto Bandeira, quanto Wallin eram os maiores responsáveis pelo que o Fla tá passando hoje.
Se você tem tanta rejeição ao Wallin hoje, quanto tinha do Bandeira há 6 meses, pq o Cacau não é seu candidato, uma vez que pretende gerir o Fla igualzinho era feito nas últimas décadas?
SRN
Em primeiro lugar, não tinha, até então , assistindo a nada que viesse do Cacau.
Ontem, vi todo o debate.
Gostei das colocações do Cacau, especialmente a que você citou, no fecho do programa.
O Cacau tem contra ele ter sido membro efetivo da Administração Patrícia, que foi um desastre.
Por outro lado, há um dado em que você tem razão.
Passei a acreditar mais no Bandeira, por dois motivos, a saber –
a) afastou-se, em bom momento, dos poderosos e opressores da então Chapa Azul, mantendo consigo, como ontem revelado, excelentes companheiros, como o Alexandre Póvoa e, principalmente, o Dr. Flávio Willeman (lembro que a Diretoria Jurídica foi ampla e justamente elogiada por todos os integrantes deste Blog)
b) abriu as portas para a volta de grandes rurbo-negros do passado, com destaque especial para o Márcio Braga.
Melhor assessorado, desta feita, e tendo mantido a espinha dorsal do que havia anteriormente de bom (inclusive o nosso Grão Mestre), quero crer que possa fazer, a partir de 2016, ENFIM, uma boa administração naquilo que há de mais importante em um clube de futebol que é, obviamente, o próprio time de futebol, em todas as suas diferentes categorias.
Creio que tenha me explicado satisfatoriamente.
Não posso deixar de reconhecer, como você sugeriu, que a abertura das portas da Gávea a outras e importantes correntes políticas, pesou bastante na minha posição de falso eleitor.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Murtinho, brilhante! Não quero saber de piscina myrtha, arena mc´donalds, quadra de tênis. Quero comemorar títulos, obviamente não a qualquer preço. SRN.
O que TODOS queríamos ouvir…
Em entrevista no site da Globo, o provável Vice-Presidente de Futebol do Flamengo, Flávio Godinho, falou aquilo que todos nós gostaríamos de ouvir (ou ler). Falou que é necessário haver uma completa reformulação do Departamento de Futebol do clube.
E bateu nas teclas que nós aqui já batemos várias vezes: finalização do CT (pra “ontem”); integração com a Base do clube e ter um time que possa disputar títulos de verdade.
Falou literalmente que: “Não tenha a menor dúvida que, para o ano de 2016, a gente tem três prioridades fundamentais. Número 1: ter um time vencedor, que efetivamente vá disputar títulos. Número 2: divisão de base, divisão de base e divisão de base. Número 3: poder oferecer para os profissionais que trabalham lá um CT digno”. http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/12/godinho-ve-equipe-apatica-e-decreta-para-2016-tem-que-passar-o-rodo.html
Felizmente, o DIAGNÓSTICO foi preciso. Eles estão vendo exatamente as mesmas coisas que nós e sabem o que precisa ser feito. Mas, ao contrário de nós, eles não podem só diagnosticar. Eles precisam colocar a “mão na massa” e fazer acontecer. O projeto precisa ser bom, mas a execução precisa ser melhor do que vem sendo.
Tomara que a indignação seja permanente e as coisas mudem de fato. A vinda à público do presidente EBM e a entrevista do provável futuro Vice de Futebol são bons indicativos. Ou seja, acabou a era de passar a mão na cabeça desses indolentes. E que a cobrança interna será do mesmo nível da cobrança externa (da torcida). Não dá mais pra ficar refém de jogador. E isso só muda se o comandante for bem escolhido e, PRINCIPALMENTE, tiver RESPALDO da diretoria.
Ambas as chapas prometeram a mesma coisa. Já estou descartando o Cotta porque não tem nenhuma chance (ainda bem).
Então, é ver pra crer. E espero, sinceramente, que eles façam o óbvio daqui pra frente. Já se perdeu tempo demais querendo fazer as coisas do jeito “carioca”. O mundo mudou e os caras ainda estavam achando que somente o “peso da camisa” seria suficiente para contornar os problemas.
Esqueceram de algo primordial: o “peso” da camisa só funciona quando os jogadores têm “sangue” ou tem um bom comando.
No estágio atual, não tínhamos nenhum dos dois.
SRN a todos.
De pleno acordo.
Também achei uma entrevista extremamente positiva, em que pese uma excessiva valorização, a meu sentir, do jogador Alan Patrick.
Na essência, perfeita.
Autênticas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Pois é Vagner BSB. Embora eu apoie o Wallin, não acho que o mundo vai acabar se o Bandeira se reeleger, pois ao menos o legado financeiro, tá sendo preservado.
Um clube pobre pode ser campeão, mas isso será uma exceção.
Um clube rico pode ser campeão, mas isso será uma mera consequência.
Um exemplo disso ocorre na Alemanha: Borussia & Bayern.
O Borussia tem condições de ser campeão, isso é algo perfeitamente normal.
Mas no longo prazo, como conseguirá a supremacia, se a cada boa temporada de um Marco Reus, por exemplo, já tá quase sempre cotado pra outro time. Já já ele vai seguir o Götze e rumar pro rival rico.
Agora: Há quantos anos o Robben está no Bayern Munique? Quantos não são os times que querem o jogador que não faz menor questão de sair do poderoso time alemão?
Então, com o time caminhando pra independência financeira, mesmo que o Fla cometa muitos erros de contratações, ainda assim, não vai precisar aumentar a dívida e viver à base de processos judicias.
Nessa, tou com você. Cotta = fora! Que fique entre Wallin e EBM.
SRN
Ótimo texto murtinho jorge, saudade de você!
Eu estava em cima do muro até nessa terça feira passada, mais hoje escolhi pra quem eu vou torcer pra ganhar as eleições,
Prefiro continuar com nosso eduardo bandeira de melo
por que se for olhar pra cada um você vê quase nenhuma diferença, Ou seja se for pra mudar pra continuar na MESMA , prefiro o eduardo já que agora vendo os erros e os acertos ele poderá mudar o’que esta errado,
se nos próximos 3 anos o mengão continuar VIRJAUM de títulos aí sim, vou torcer pra um outro.. mais que nesses 3 anos agora , pelo menos sejam feito nosso CT, entre outras coisas, precisamos também de um ESTÁDIO pra chamar de nosso..
SRN
Para os que gostam da VERDADE e costumam PENSAR UM POUCO aí vai um link do WALLIN CONFIRMANDO que fez sim um pré acordo com o SAMPAOLI…
http://espn.uol.com.br/noticia/561574_wallim-confirma-acordo-com-sampaoli-e-provoca-vamos-livrar-muricy-dessa
Atenção para o final da reportagem onde diz o WALLIN:
“Wallim também falou sobre as negociações da situaçõa do time rubro-negro com o técnico Muricy Ramalho.”Estamos até livrando ele dessa. Porque pergunta para Oswaldo e Cristóvão o que eles sofreram com esse pessoal que está lá. Não ia durar três meses”, disse.”
Viu, ÁUREO ROCHA, será que agora você ENTENDE o que eu quero dizer com o fato de que alguma coisa de ESTRANHA acontece nos PORÕES PÚTRIDOS DA GÁVEA para que os times FORMADOS joguem para NÃO GANHAR?
SHAUHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSAUSHAUHSUAHSUAHSUAHSUHASUHAUSHUAHSUAHSUAHSUAH
O BAP faz parte da chapa do WALLIN e acho muito POUCO PROVÁVEL que ele permitisse ao WALLIN “INVENTAR” uma mentira dessas pra tirar algum PROVEITO……
CLOROFILA NELES!
GO GREEN!
Pela NÃO VOLTA da IMORALIDADE à ADMINISTRAÇÃO FLAMENGA!
SRN
Andre,
eu não tenho a mínima dúvida de que muita coisa de podre acontece nos porões da Gávea. Há grupos políticos que se digladiam internamente pela conquista do poder, sem a menor preocupação com a instituição Clube de Regatas do Flamengo.
Com relação a essa história ou estória do Sampaoli, por existirem duas versões, eu não possuo condições de afirmar quem fala a verdade.
O Sampaoli nega, mas o representante dele no Brasil, Gelson Baresi, parece que vai confirmar o contato.
Neste tipo de situação, eu me reporto a uma frase de um filósofo francês:
“Devemos dar um certo crédito ao diabo. Afinal, todos os livros foram escritos por Deus.”
Um forte abraço.
S R N !
Antes que eu me ESQUEÇA….
TODAS as administrações ANTERIORES AOS AZUIS foram IMORAIS e LESIVAS ao Clube de Regatas do Flamengo, eis que deixaram como herança uma dívida de cerca de 850 MILHÕES além de um PASSIVO TRABALHISTA E CÍVEL de quase 600 AÇÕES, além de LAÇAREM NA LAMA a MARCA FLAMENGO….
E NÃO me venham falar em TÍTULOS pois os GAMBÁS e o SÃO PAULO também conseguiram MUITAS GLÓRIAS com uma dívida menos do que 1/3 da nossa…..Isso sem falar no PATRIMÔNIO que construíram para a Instituição…
Isso sim é exemplo de alguma EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA, PROBIDADE RAZOÁVEL e colocar a instituição ACIMA de FANFARRONICES PESSOAIS….
CLOROFILA NELES!
GO GREEN!
Pela NÃO VOLTA da IMORALIDADE à ADMINISTRAÇÃO FLAMENGA!
SRN
Lamentável mais um comentário esdrúxulo e ridículo, procurando jogar lama em TODAS as administraçoes passadas do Flamengo.
Além do mais, pelo banal argumento usado, a lama atingiria todos os clubes poderosos do Brasil, eis que, sem a menor dúvida, TODOS têm dívidas, desde tempos imemoriais.
Não custa lembrar que NÃO HÁ meio ladrão, assim como NÃO HÁ meia verdade ou, jocosamente, meia grávida.
Tanto faz – o que NÃO aconteceu na maioria dos casos – um desvio de QUINHNTOS MIL REAIS como outro de DOIS MILHÕES.
Por outro lado, de FORMA INEQUÍVOCA, são inúmeras as TRAPALHADAS (para ser gentil) do Sr.WALLIM, a de maior destaque a do caso da escalação de um jogador sabidamente suspenso, ainda por cima em jogo que não teria o menor valor.
Esta agora da ^contratação^ do Sampaoli é de cabo de esquadra.
Evidentemente o autoritário candidato vai afirmar SEMPRE que está em adiantadas negociações e, se for eleito, ^argumentandum ad absurdum^, na maior cara de pau, como lhe é peculiar, vai apenas dizer que não foi possível chegar a um acordo definitivo.
Por tudo isto, só há UMA OPÇÃO.
EDUARDO BANDEIRA DE MELLO para Presidente do FLAMENGO, para que seja possível a MANUTENÇÃO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA E PESSOAL.
FLAMENGO SEMPRE
“Em 1973, Ulysses Guimarães percorreu o país numa extensa campanha como anticandidato à presidência do Brasil. Eram tempos em que a eleição para o cargo máximo da República apresentava uma característica curiosa, para não dizer hipócrita. A cúpula militar se reunia com seus acólitos, escolhia o nome do general da vez e, num show de hipocrisia, a escolha era referendada por um congresso capenga, em que o partido governista tinha maioria segura.”
MURTINHO, graças a DEUS nossos militares faziam isso que você denomina de “show de hipocrisia”, pois se o bando da DILMA, ZÉ DIRCEU, GENOÍNO, CARLOS MARIGHELA, CARLOS LAMARCA e outro bando de BUNDÕES tivesse conseguido implantar aqui o DITADURA COMUNISTA nos moldes CUBANOS, talvez estivéssemos ATÉ HOJE, com UM SÓ DITADOR, a exemplo do que acontece no país caribenho…..
Aliás eles poderiam fazer isso, não poderiam? (ter um só presidente durante todo o período do REGIME MILITAR, assim como em CUBA).
CLOROFILA NELES!
GO GREEN!
Pela NÃO VOLTA da IMORALIDADE à ADMINISTRAÇÃO FLAMENGA!
SRN