Quando um estranho qualquer me para na rua e pergunta — E o Flamengo, hein?, de imediato saco do meu embornal de hipérboles e grandiloquências um monte de proparoxítonas e na base dos jabs curtos vou levando o cara pro canto do ringue. Simulando incredulidade pergunto se ele não tem conhecimento do esplendor do nosso time, da poderosa estrutura e do modelo de negócios que o Flamengo montou para ter, para todo o sempre, o melhor elenco da América do Sul e Norte. Aumento a abrangência da pergunta que nasceu retórica e o inquiro, com alguma severidade: Qual outro time está em melhores condições que o Flamengo no continente?
Quando o cabra já tá zonzo com a furiosa sequência de fatos, estatísticas, reminiscências e citações disparadas sem pausas passo para o modo passivo-agressivo e lhe recomendo, com lhaneza, a leitura de uns dois livros e uns três ou quatro colunistas de comprovada legitimidade e independência editorial antes de me perguntar qualquer coisa. E saio saindo, que eu não sou otário pra ficar dando mole pra Kojak. Vai zoar o Flamengo pra puta que o pariu, pra mim, não!
Mas aqui, no recesso e segurança desse valhacouto mulambo posso responder ao impertinente E o Flamengo, hein? com sinceridade, sem os vapores intoxicantes do clubismo a nublarem a realidade. O Flamengo hoje é um time caro pra caralho, desclassificado com desonra da Copa do Brasil, incapaz de assumir a liderança do Brasileiro mesmo com os paraguaios peidando a cada rodada e incapaz de jogar um bom futebol. Sei que é escroto ter que ler isso, mas é a mais pura verdade.
Já tem algumas semanas que o bagulho tá feio no Flamengo. Semanas, não! Meses, quase um ano, porque se formos falar só de futebol a última vez que o Flamengo encantou foi em 23 de novembro, em Lima. Desde então o que tivemos foram jogos pelo Brasileiro 19 que não valiam porra nenhuma, três peladas safadas contra dois timecos valendo Recopa e Supercopa, o Carioca mais safado da história e Libertadores e Brasileiro 20 jogados no mais puro vamo lá porra.
Pra piorar, nas últimas semanas o Flamengo resolveu ser a putinha do São Paulo. Coincidentemente o time do coração da presidência da CBF, cuja douta e proba Comissão de Arbitragem tem nos fodido com notável assiduidade em suas competições. Na primeira sacolada que levamos cortaram a cabeça do Dome, uma decapitação encenada pelos sacerdotes da diretoria como se a guilhotina fosse o último altar das decisões ponderadas e científicas.
Aí contratam um cara de currículo fraco, portfólio pobre e assessoria de imprensa forte que se adaptou rápido e conseguiu levar mais dois sapeca-iaiá do São Paulo em sequência. É aquela parada chata da coerência, se o Ceni não tem culpa, o Domènec também não tinha. A decisão de mandar o cara embora foi tão burra e nas coxas quanto a de contratar o seu substituto.
Agora que a porta tá arrombada nem adianta meter um cadeado, virou saque e todo jornal que eu leio me diz que a gente já era. As revelações, inconfidências, fofocas e acusações sobre os bastidores do time mais foda do mundo estão em toda parte. Toda hora nos deparamos com mais um cadáver encontrado nos armários da Gávea. Vou nem considerar os boatos, ciúmes e invejas que ardem na fogueira das vaidades dessa diretoria rubro-negra porque nisso ela não se difere das diretorias anteriores. Todo mundo, profissionais e amadores, quer se dar bem o tempo todo em todos os lugares e no Flamengo não é diferente. Não é esse o problema.
O problema é a incompetência. Que pode ser muito bem disfarçada ou compreendida ou relevada, quando o time tá na merda, lutando só pra manter a honra e a vaga cativa na Primeira Divisão. Mas quando o time é bom, existe estrutura e bufunfa, fica todo mundo de olho exigindo excelência dentro e fora de campo. Comprovando o que Hermes Trismegisto escreveu com uma ponta de diamante numa lâmina de esmeralda: o que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa. E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
Traduzindo pro mulambês, não existe time bom com diretoria ruim e nem vasco-versa. O time ruim começa na primeira mancada que nego dá lá no 4º andar. Assim como o time bom nasce de uma troca de passes bem feita num daqueles gabinetes nababescos à côté du lac. A lista de vacilos da diretoria é vasta, tão vasta quanto as más atuações do time em 2020, contudo é menor do que a coleção de títulos que poderia ter conquistado. Desnecessário detalhar tal lista, até os maridos sabem que no extracampo nossa cartolada tem mostrado um forte compromisso com o erro.
As sujeiras foram todas expostas e, graças a tudo que acontecia dentro de campo, diligentemente varridas pra debaixo do tapete, com o auxílio entusiasmado da imprensa e da torcida. Há que se convir que com o time passando o rodo daquela maneira animalesca não havia o menor clima para mais comoção do que as denúncias que foram feitas à época já provocavam. Tava todo mundo curtindo o bom momento, com razão. Mas agora que geral viu que o rei está peladão não dá mais pra segurar, a merda que não se dilui em solução aquosa invariavelmente volta à tona.
Isso não quer dizer que o ano esteja necessariamente perdido, mas são fortes os indícios de que o time não vai dar conta de atender à gulosa lista de desejos da torcida. Já não foi Bi Carioca invicto, já não ganhou a Copa do Brasil, não está esculachando no Brasileiro e não inspira muita confiança pras fases vindouras da Libertadores. Ou seja, em menos de um ano voltamos a ser aquele Flamengo que todos nós aprendemos a amar. Muito fudidos, mas sempre rumo a Tóquio.
Claro, quem começou a torcer pro Flamengo no ano passado há de estranhar esse cenário desolador pois carece de referencial. Os mais cascudos têm o dever de tranquilizar os neófitos e instruí-los. Explicar pros novinhos que o Flamengo é basicamente isso, sofrimento do caralho, indignação cívica e esperança imorredoura. O pessoal fica brabo e diz que acabou o amor, mas é mentira. O que acaba é a paciência.
É triste ver o sonho ser zunido pra Lua como se fosse um pênalti cobrado pelo Vitinho. Aperta o coração ver o Flamengo ser usado pela raça mais filha da puta de ladrões que já passaram pelo governo, envergonha perceber que a genuflexão que o clube fez diante do imbecil da vez expôs ainda mais o clube às encoxadas e dedadas dos abusadores de sempre. O Flamengo voltou a ser um time comum e ordinário, mais ordinário que comum, e dessa vez a torcida não pode nem manifestar a sua revolta nos estádios.
Todos os cemitérios se parecem, mas onde a dúvida apalpa o mármore da verdade, a descobrir a fenda necessária; onde o diabo joga dama com o destino, o Bruxo do Cosme Velho está sempre ali, alusivo e zombeteiro, resolvendo enigmas. Hoje, a torcida do Flamengo caiu das nuvens. É uma queda feia e dolorida. Mas como dizia o Bruxo, é melhor cair das nuvens do que de um terceiro andar. Pelo menos agora estamos inteirados, se tudo der errado, cultivo uma crença ilógica de que não dará, a gente já sabe o motivo.
Mengão Sempre
Se a contratação do Rogério foi um erro ou não, só o tempo dirá, mas não tenho dúvidas que a demissão do Domenec deveria ser feita. O time até mostrava evolução na construção do jogo, mas defensivamente nunca foi consistente. Muito espaço entre as linhas de defesa e de meio campo, pouca intensidade na marcação pressão, linha defensiva mal posicionada, dando condições de jogo ao adversário. Leitura de jogo pobre e pouco conhecimento do elenco. Bruno Henrique jogando de ponta, Hugo Neneca participando muito da saída de bola, mesmo sendo fraco no quesito, Arão não fazendo a movimentação habitual de recuo para fazer a saída de 3, Gérson jogando quase sempre como um meia adiantado. Sem contar o fato de sempre morrer com substituições com o time esgotado em campo, o que certamente contribuiu para o alto número de lesões.
As coletivas pós jogo eram piores, colocava tudo na conta dos jogadores, o time tomava 10 gols em 3 jogos por conta de “erros individuais” e não por problemas no sistema defensivo. O time dele lá nos EUA tomou 78 em 60 jogos. Não é uma mera coincidência o Flamengo ter sido a segunda pior defesa do campeonato ao seu comando.
No aspecto defensivo melhoramos nos 3 primeiros jogos, mas o aspecto físico nos arrebentou e tomamos todos os gols no segundo tempo. No último jogo o time conseguiu manter alguma intensidade no segundo tempo e só cedemos uma oportunidade no último lance do jogo, no qual saiu o gol deles.
A SUDERJ, informa…
Escalação do Clube de Regatas Vasco da Gama: qqq, www, eee, rrr, ttt, yyy, uuu, iii, ooo, ppp e aaa
Escalação do São Paulo Futebol Clube: sss, ddd, fff, ggg, hhh, jjj, kkk, lll, ççç, zzz, xxx e APITO AMIGO.
Ao receber a escalação, prontamente o Garoto do Placar ajustou-o para…
São Paulo (o que for necessário) x 0 Vasco da Gama
Cara, eu queria entender a cabeça desses treinadores. Desdo jogo contra o Palmeiras quando Noga e Natan rebentaram na zaga que nenhuma outra dupla ali foi melhor. Aí vem os caras, começando com o Dome, e muda tudo e foi a peneira que todo mundo viu. Os garotos são bons individualmente e tem entrosamento da base, porque então tirar? Ontem a bronca do Diego Alves no Léo Peneira viralizou na web, muitos pedindo que ele desse logo uma porrada no cara. Orra meu, sou contra violência mas as vezes um soquinho pra acordar o dorminhoco vem bem. E claro que não podia passar um jogo sem levar um na sacola depois de perder 3 mil. Fodis!
Estou de pleno acordo com o excelente comentarista, mas não posso deixar de registrar um equívoco. No citado jogo, se a memória não me falha e o coração não perdoe, a zaga de dois garotos foi com Otávio e Natan. Havia algum problema com o Noga, inicialmente.
Breaking News…Breaking News…
Padre que benzeu Flamengo eleito “CRAQUE DA RODADA”.
Conduziu a perna direita de Renê num golaço !!…
Já tem gente querendo indicá-lo para o papado, mas só se conseguir o milagre de Leo Peneira não entregar nenhum gol numa partida !!
Breaking News… Breaking News…
Confirmado: Leo Pereba acaba de chegar ao gol do Flamengo, vindo diretamente do gol do Curitiba.
Ta, ganhamos. Mas o coração não pulou de alegria. Para isso espero a terça. somente jogando bem lah é que poderemos falar de melhora.
Levar esse gol, de novo um gol de desatenção total, estragou bastente o bolo-mirim que foi criado em 90 minutos de jogo-treino.
Perdemos gols para 4 jogos. Tem jogadores que nao aportam nada ao time (todos que entraram no segundo tempo, fora do Diego).
Positivamente falando, criamos chances de gols. Mas temo que isso se deva mais ao CFC do que a uma mudança fundamental do nosso jogo.
A conferir. Pelo menos 3 pontos.
A SUDERJ, informa…
Escalação do CRF: Diego Alves, Isla, Thuller, Renê, W. Arão, Gerson, Arrascaeta, E. Ribeiro, Vitinho e BB. Henrique
Escalação do Curitiba: qqq, www, eee, rrr, ttt, yyy, uuu, iii, ooo, ppp, aaa e Léo Pereba.
Ao receber a escalação, imediatamente o Garoto do Placar atualizou-o para
Flamengo -1 X 0 Curitiba
Comparo o time do Flamengo a um jarro de porcelana chinesa (termo usado somente para provocar os bolsonaristas) que partiu-se em pedaços. Antes, com muito requinte e sofisticação, e agora, despedaçado, dependendo de um renomado restaurador para tentar lhe trazer um novo valor.
O Flamengo de hoje não será nem de perto o de 2019. Muitas questões determinaram essa inegável mudança, da diretoria ao vestiário. As saídas de Jorge Jesus e Rafinha foram determinantes para o descontrole geral da situação. Desentendimentos graves no andar de cima e pequenos no de baixo. A camaradagem entre os jogadores já não e a mesma e a disputa de egos, vaidade e poder entre os diretores é flagrante.
Entretanto, como já dizia o radialista Benjamin Wrigh, “o futebol é uma caixinha de surpresa.” Assim, convém eu não me precipitar, jogando a toalha no ringue.
E como o RP&A também é cultura, vou trazer uma curiosidade decorrente da frase do jornal que ilustra o presente artigo do Arthur: “The worst is yet to came.” Podem acreditar. O pior está por vir. É que WOR em inglês tem o som de “uer” e não “uor”. 99% dos brasileiros pronunciam “uord”, quando o correto é “uerd”, quando se referem a WORD.
Assim, word, world, work, workshop, worst, worship, worth, worry, e tantas outras as palavras em inglês iniciadas com WOR pronunciam-se com o som “uer.”
Quem pensa que eu domino o idioma inglês se equivocou completamente. Jamais frequentei um curso de inglês. Apenas por ser músico, gostar de cantar e ter um bom ouvido, aprendi isso com Frank Sinatra e Nat King Cole, somente para citar a velha guarda.
Ouçam “Fly me to the moon”, com Frank Sinatra:
https://www.youtube.com/watch?v=ZEcqHA7dbwM
e a professora:
https://www.youtube.com/watch?v=wIoD11Q8WQk
e o professor:
https://www.youtube.com/watch?v=zINaQm9l6_Y
Professorais saudações Rubro-negras, em homenagem ao mestre, Carlos Morais.
Obs.: depois eu mando a conta.
“O pessoal fica brabo e diz que acabou o amor, mas é mentira. O que acaba é a paciência.”
Verdade, pela primeira vez em alguns muitos anos nao tive vontade de ver o Flamengo jogar, e foi quarta-feira. Se ganhar do Coritiba melhora.
O pior agora é assistir aos jogos com os cornos do premiere que só tem duas câmeras focalizando o Rogério Ceni direto. Não consigo nem olhar pra este cara. Porque tirar o Dome ??? Gastar dinheiro a toa. Agora estão querendo expulsar o Bandeira do quadro de sócios quando deveriam fazer uma estátua pra ele. Vamos beber Arthur que segunda é 23.
As televisões insistem tanto na imagem dos técnicos (alguns bem mais que outros), que se fosse um deles, começava a cobrar direito de imagem ou fazer merchandising.
É um SACO !!..
Essa crônica é um monumento. Parabéns, Arthur!
No lo creo en las brujas,mas que las hay,hay…e ao que parece elas finalmente resolveram fazer valer o que acostumamos chamar de karma,principalmente pros puxa-saco do energúmeno ocupante do cargo de presidente desta ré…pública e que comandam nosso Flamengo.Pior pra gente,que mesmo sem poder mandar um hei fulano vai tomate cru nos estádios,somos quem pagamos o pato com nossa dor da derrota e ainda por cima reclusos e sem perspectivas de alguma reviravolta que nos traga de volta a um passado recente e feliz.2020…eita anozinho bom de acabar…e que ao final leve junto tanta coisa ruim pra vala do esquecimento,ou melhor para os livros de história,tão menosprezada por estas bandas,(ou seria e-book’s) que é pra gente aprender e de novo não voltar a errar os mesmos erros.SRN Arthur,ainda com muita P&A.
Olha, Arthur, mais uma vez parabéns pelo texto. Uma coincidência incrível é que acabei de escrever em outro lugar exatamente sobre a sandice de certo facínora, louco, ou lá o que seja, que nos governa, não satisfeito em exterminar milhões de brasileiros inocentes está prestes a entregar a Petrobras. Concluí: que se esse cara for reeleito seus eleitores é que têm que ir para o hospício, exatamente como preconizou o citado bruxo do Cosme Velho, na sua obra-prima, o conto O alienista. Qualquer semelhança com esses dirigentes citados, etc.,etc.
É inacreditável !
O Mestre Incomparável superando-se a cada artigo.
Não encontro mais palavras para elogiar.
Hermes Trismegisto, puta que pariu, quem é o distinto (Int.)
Recorri à Internet, fiquei sabendo que era um sábio egípcio, ascendente do Mahamad Salah, nascido há mais de 4000 anos atrás, como também dei conta de minha ignorância.
Até hoje, com mais de 80, não me dera conta que hermetismo, hermético e assim por diante vem exatamente de Hermes, não propriamente o Trismegisto.
Vá ser burro assim na … (repetir seria mais um ato de burrice)
Destaque I
^Não existe time bom com Diretoria ruim^.
Ruim e em convulsão.
Sobrando até para o Departamento Médico, rigorosamente um fiasco.
Destaque II
^envergonha perceber que a genuflexão … …^
Tudo que se escrever a respeito do ^imbecil da vez^ será pouco, mas há de se convir que Landim e conselheiros extrapolaram.
Reis do puxa-saquismo.
Não sobrou auxiliar do imbecil sem título de sócio-benemérito.
Impossível de dar certo.
Tenho dito, lamentando também que a torcida não possa extravasar a sua raiva nos estádios.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Arthur, você escreve para caralho e para buceta! Texto foda como sempre.
O Bruxo sabia das coisas – e detonar o Dome (“estagiário” do Barça, do Bayern e do City) para trazer o papa-tudo da Aldeota é de doer. Vai fazer o estágio dele comandando o Flamengo na Liberta e no Brasileiro – se ganhar (o elenco é bem melhor que os outros), ninguém vai se lembrar do atraso que foi parar de apostar na modernidade do futebol que se joga nos maiores centros. Voltamos a achar legal estar apenas à frente da Vasca, do Flor e do Faísca – quando devíamos estar mirando adversários fora da Bolsolândia.
Brilhante !!!
SRN
FLAMENGO SEMPRE
So termina quando acaba. Acabou. Agora não sobrou mais nada de bom em 2020 para a gente lembrar no futuro distante. Porque o futuro próximo está chegando com pinta de presente (de grego, com trocadilho infame).
Ler sobre o vexame do Mengão, a partir de Kojac, Jorge Ben e Raulzito, entre outras referências. Com umas palavras maneiraças que nem sei se existem, tipo “lhanar” e “valhacouto”. E ainda imagens perfeitas tipo “É triste ver o sonho ser zunido pra Lua como se fosse um pênalti cobrado pelo Vitinho”. Só você mesmo pra consolar nossos corações rubro-negros em frangalhos! Valeu, Arthur
Comentário perfeito. Nada a acrescentar. É exatamente o que tá faltando ao Flamengo – LIDERANÇA -, a começar pelas suas principais estrelas, Arrascaeta e Éverton Ribeiro, e Rogério Ceni, que até aqui tem se mostrado um banana que não enxerga o óbvio: não dá pra engolir Gustavo Henrique, Léo Pereira e Renê deixando Noga, Natan e Ramon no banco. Depois reclamam que são demitidos com pouco tempo de trabalho. Que trabalho???
https://www.youtube.com/watch?v=DrjB1EvPZLs
Em outras palavras, quanto ao texto do Arthur, como me referi no comentário anterior, a Mens Insana do Flamengo tá no andar de cima. Era óbvio que quando o tapete fosse levantado a sujeira ia aparecer. Karma não é apenas uma palavra esotérica na boca de ignorantes pretenciosos que a entendem como sinônimo de pecado e como tal deve ser julgado. Não há julgamento, mas consequência, quando uma esticada a mais na infinita e inseparável teia do universo desestabiliza o todo. A diretoria do Flamengo, antes mesmo de esquentar a cadeira, cometeu um crime hediondo que não foi capaz de assumir e, pior, negocia até hoje o inegociável – o preço da vida. Como os insanos não se reconhecem como tal, senão não seriam insanos, continuaram e continuam a cometer barbaridades sucessivas cuja única data pra terminar é em dezembro de 2021. Os reflexos na imagem, porém, pertencem ao reino do imponderável e só aos nostradamus é permitido qualque piiruada.
srn p&a
Não podemos deixar cair no vácuo o preço de vidas.
Rasiko, de volta, na melhor forma.
Admiradoras SRN
FLAMENGO SEMPRE
Oh baby, a gente inda nem começou!