Todos os rubro-negros, e alguns outros poucos brasileiros, independente da sua condição social, cor, etnia ou religião, possuem direitos e deveres. Mas é preciso conhecer, ter consciência da importância e colocar em prática seus direitos (exigindo-os e usufruindo-os) e deveres (cumprindo-os). Se liga nessa letra, o rubro-negro racional só exerce plenamente a sua cidadania quando cumpre seus deveres e usufrui de seus direitos. Vejam o infográfico.
O Flamengo tem o direito de cagar e andar pra Campeonato Carioca, porque é uma competição de 2ª linha. Por outro lado, o Flamengo tem o dever de chacoalhar o Boavista em qualquer competição, em qualquer época do ano, em qualquer dia da semana, a qualquer hora do dia e sob quaisquer condições climáticas. Portanto, o resultado obtido não dá o direito a nenhum rubro-negro de fazer muita festa.
Do mesmo jeito que os jogos contra o Vila Nova e o heroico Serra Macaense não deveriam ser levados em consideração numa avaliação do potencial do elenco rubro-negro em 2017, sacudir o Boavista é igualmente irrelevante. Só não mete essa de que o Carioca não vale nada. Se não valesse o Première FC não cobrava 84 paus de quem quer ver essa porcaria em casa. Mas tergiverso, e sei que não tenho esse direito.
É ponto pacífico que não convém se estender no tema estreias do Mengão no carioqueta, todos nós temos mais o que fazer. Entretanto, além de ser meu direito encher o saco dos incautos que se aventuram por aqui, a estreia desse ano até que não foi horrível. O ataque, isto é: Guerrero contra o mundo, funcionou. O que explica os 4 gols no mesmo jogo, fenômeno que não ocorria desde o Jogo das Estrelas, em dezembro. Rômulo estreou e deu a impressão, que espero ser falsa, de ser um daqueles jogadores que acabaram de voltar da Rússia e precisaram jogar uma partida no calor diabólico de Natal só porque estão lhe pagando uma fortuna por mês para que se submeta a tal sacrifício.
Everton usufruiu seu direito de ficar dodói da barriga no primeiro jogo à vera do ano e o “jovem Adryan” teve mais uma oportunidade pra calar a boca de quem o corneta. Como vocês puderam facilmente constatar ele não cumpriu seu dever e eu continuo exercendo plenamente meu direito à livre manifestação do pensamento. Que como o nome diz, mas muita gente ainda se confunde, é um direito e não um dever. Sei que hoje em dia parece incrível, e até um pouco imoral, mas não é proibido ficar calado, especialmente quando não dominamos o assunto em tela.
Vou dar um exemplo: você tem o direito de achar que o Flamengo vendeu Jorge pelo aviltante valor em euros equivalente a deux mariolás d’occasion, mas tem o dever de bater palma ou de ficar na sua quando fica sabendo que o Flamengo não fazia uma venda desse top desde o fim da II Guerra Mundial. Sem falar que tudo indica que fizemos boa baldroca a trocar o Jorge pelo Trauco. Com apenas um jogo todo mundo já viu que o jovem peruano tem muito melhores chances de se reproduzir do que Chiquinho, a quem veio substituir. Pelo menos Trauco sabe cruzar.
Ainda é cedo pra especular, fazer previsões ou condenar essa edição do nosso campeonatinho rural. Nós sabemos que ele sempre começa direitinho e sabemos também que o potencial de esculhambação da FERJ e dos seus fechamentos é infinito. Economizem suas bolas de cristal, ainda é janeiro, amigos. Nessa época do ano é como pontificou Batatinha:
É proibido sonhar Então me deixe o direito de sambar
Flamengo, assim como todos os times que jogaram a Série A do Brasileirão do ano passado, tiveram férias entre os dias 12/12 e 11/01. Ou seja, estão em pré-temporada há menos de 20 dias. A exceção é o Vice, que entrou de férias depois da última rodada da Série B, em 26/11/2016. No mais, os demais times começaram suas preparações para o Carioqueta já em Dezembro.
E o que isso significa?? Significa que esses times de menor expressão estão em uma fase de preparação física muito superior aos times que jogaram o Brasileirão, principalmente os que jogaram a Série A.
E, como o Flamengo só jogou a série A em sua existência, está nesse balaio informado acima.
Dessa forma, os clubes pequenos do Rio de Janeiro conseguem dificultar, e muito, o início dos trabalhos dos chamados “times grandes’. Não pela parte tática ou técnica, mas exclusivamente pela parte física.
E, quando a parte física deixa de ser tão discrepante, a parte técnica e tática sobressaem e vemos, ano sim e o outro também, os principais times do Estado chegarem à parte final da disputa. Mas, antes disso, há quase sempre surpresas no início do campeonato por causa da “falta de pernas”.
Botafogo perdeu pro Madureira e empatou com Nova Iguaçu, por exemplo. E outros tropeços dos “grandes” ainda devem acontecer nas próximas rodadas.
Então, devemos dar parabéns aos preparadores físicos do Flamengo. O time, que ainda está com menos de 20 dias de preparação, conseguiu neutralizar essa vantagem física do Boavista e permitiu que a parte técnica prevalecesse.
Há jogadores que ainda estão “pesados”, mas que devem evoluir com os treinamentos: Réver, Adryan, Rafael Vaz, Diego, Mancuello, Rômulo e Arão.
Mas, há jogadores que parecem não ter tido pausa no calendário e continuam voando em campo, mesmo no início da temporada. São os casos do Pará, Rodinei e Trauco. Curiosamente, todos são laterais.
O time do Flamengo está em pleno processo de ajustes. Jogar com jogadores se revezando na linha de 3 meias não é um processo fácil de adaptação. Diego sempre consegue cair para os lados e dar opções para passe. Já Mancuello ainda está tendo dificuldades para fazer tal movimentação. Mas, a coisa já está melhorando. Tanto que ele estava bem posicionado no centro da armação para fazer o passe do gol do Trauco.
Algo que o Adryan também fez corretamente no jogo contra o Vila Nova, quando cortou para o meio e deu o passe certeiro para o Damião empatar o jogo naquela ocasião.
São esses movimentos que devem ficar cada vez mais automatizados daqui pra frente. Com os meias que jogam aberto revezando entre si e mudando de posição e/ou posicionamento durante o jogo. Carlos Moraes reclamou da falta disso no comentário dele, e eu fiquei sem entender, pois o que ele pediu foi exatamente o que aconteceu no gol do Trauco e em outras tentativas do Mancuello em fazer a infiltração pelo meio ou abrir para o pé esquerdo e tentar a finalização.
Além disso, TODAS as jogadas de ataque em que a defesa adversária está posicionada são no sentido de gerar vantagem numérica do lado do campo para abrir espaços para a conclusão, infiltração, arremate de fora da área ou para os cruzamentos.
Por isso que sempre vemos 3 ou 4 jogadores posicionados do lado do campo onde a bola se encontra.
E agora temos mais uma arma que deve ser bastante usada: o chute de média distância do Rômulo ou do Arão (a depender de como a jogada se configura), pois o adversário sempre pressiona os nossos meias e laterais. Mas, em função disso, acabam deixando espaço para os nossos volantes, especialmente o 1º volante.
Quando o nosso 1º volante era o Márcio Araújo, não tínhamos essa arma no ataque, pois não era característica dele chutar de média e longa distância. Aliás, não era característica dele chutar em gol. E, com o Rômulo, passamos a ter essa possibilidade a mais para abrir as defesas adversárias.
E essas são as alternativas de jogo que começam a se consolidar no time do Flamengo. É lógico que os movimentos e as mudanças não ficarão patentes com menos de um mês de treinamentos, especialmente quando o foco principal é a preparação física. Mas, são coisas que já podem ser detectadas em função do tempo maior para treinamento do time este ano e das poucas mudanças que o elenco sofreu do ano passado pra cá.
Quando se tem a base praticamente pronta, fica mais fácil detectar, treinar e corrigir os defeitos do time. E é isso que está sendo feito. Os resultados devem aparecer com mais clareza assim que os jogadores estiverem com o entendimento ideal da ideia de jogo e com o preparo físico adequado para a execução do plano de jogo.
Por enquanto, com o time jogando de forma mais séria, foi possível notar esses movimentos. Mas, também foi possível notar que a coisa ainda está bastante incipiente. E que os jogadores precisarão de mais tempo para se prepararem e atingirem o ponto ideal.
Para esta época do ano está bom, mas deve melhorar consideravelmente no decorrer da temporada.
Permita-me discordar, em parte, no ponto central do seu comentário, qual seja a preparação física.
Você, a bem da averdade, não é o único, muito pelo contrário.
Muitos afirmam existir, no início de qualquer temporada, em razão do período de férias,. uma ^forte discrepância^ no preparo físico dos chamados times grandes em relação aos pequenos.
Não creio, além do mais, sequer acho viável.
Os times pequenos, com rarissíssimas exceções, não são pequenos, são POBRES e DESMILINGUIDOS.
Não possuem a menor organização nos seus Departamentos de Futebol.
Em assim sendo, sequer teem condições de, a qualquer época do ano, dar uma preparação física aos seus jogadores que seja UM DÉCIMO semelhante às dos times grandes.
Nós no Flamengo, principalmente agora, com o tal Centro de Preparação Científica e Tecnológica de Primeiro Mundo, temos condições de, em uma mísera semana, dar aos nossos jogadores condições físicas que os pequenos não conseguiriam sequer em dois meses. Algo nesta proporção.
Além do mais, aí por culpa única e exclusiva dos próprios jogadores, quero crer, não se segue, no período de férias, um ritmo mínimo que o PROFISSIONALISMO está sempre a exigir.
Férias, para ATLETAS PROFISSIONAIS, não é sinônimo de BAGUNÇA, de total liberdade alimentar, de nenhuma atividade física.
Não é ou NÃO DEVERIA ser.
Por isso mesmo, sendo as exigências maiores para os atletas dos times poderosos, a recuperação, NORMALMENTE, de um atleta de ponta é bastante rápida.
Não há a menor comparação para os atletas do Flamengo e do Botafogo, por exemplo, em relação aos do Boavista e Madureira, times que foram pelos mesmos enfrentados.
Tudo bem que Nova Iguaçu e Portuguesa, que disputaram o Grupo A, tenham tido uma certa vantagem, neste aspecto.
Quanto aos demais, apenas treinaram um pouco mais cedo, em relação aos grandes.
Se há alguma DISCREPÃNCIA, que não creio, pelos motivos já expostos, será, sem dúvida, MÍNIMA, totalmente dissipada pela diferença técnica, que, em princípio, deve haver entre os quatro grandes e os outros oito.
seguindo seu raciocínio o adryan com seus 22 anos e vindo da europa aonde o esquema é um por todos e todos por um.
está bem aquém de um atleta profissional.
o garoto não aguentou mais que um tempo no jogo e mesmo assim jogou muito mal,como sempre !
Mais uma bela análise, Vagner!
Tem uma coisa que alguns colegas teimam em não querer ver, e acabam inventando esquemas táticos imaginários pra criticar o ZR. O técnico pensa em (perdoem-me pela boçalidade da expressão) futebol moderno, em que todos os jogadores devem ser responsáveis pela construção das jogadas de ataque, quanto pela retomada de bola no momento defensivo. Isso não quer dizer que ele esteja no nível dos melhores treinadores, mas pelo menos está bebendo da fonte certa.
Quando jogadores como Mancuello e Adryan ficam encarregados de marcar os laterais adversários, isso não quer dizer que eles se tornam zagueiros, apenas cumprem o seu papel no sistema defensivo que engloba toda a equipe. Isso é futebol moderno, facilmente observável na maioria das equipes de destaque no futebol europeu. É algo que demorou para ser introduzido no Brasil (exceto para o pofexô que considera ter trazido todas as inovações possíveis e imagináveis ao futebol brasileiro). Infelizmente tanto Adryan quanto Mancuello ainda não estão totalmente adaptados e sofrem em cumprir as duas funções, Everton, desde sempre melhor que Adryan, tem mais facilidade para exercê-las, porém teve um mal estar. Mancuello ainda precisa se adaptar, talvez treinar melhor a inversão de posições com o Diego, pra confundir a marcação ou simplesmente acertar o momento de abrir o corredor para o Pará, de qualquer forma, quando vai ao meio tem a facilidade do passe que levou ao gol do Trauco, uma arma que não pode ser descartada.
A entrada do Rodinei foi uma grata surpresa, demonstração de criatividade e ousadia do técnico, que em outros momentos talvez tivesse se limitado a reforçar a defesa colocando mais um volante.
Continuando assim os títulos serão inevitáveis!
SRN
Acho que tenho que dar notícias novas em relação aos não tão desmilinguidos assim clubes cariocas.
Pelo menos não foi o caso do Boavista, já que em relação aos demais eu não tenho nenhuma informação.
Conforme o vídeo abaixo, pode-se ver a cobertura da pré-temporada do time do Boavista feita no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, que fica em Saquarema. https://www.youtube.com/watch?v=vBD0nxJvuFE
E, como todo mundo deve saber, é lá que treinam ou treinaram os multi-campeões olímpicos e mundiais de voleibol. Tanto do vôlei masculino quanto do vôlei feminino. Ah, e as duplas medalhistas e campeãs mundiais e olímpicas do vôlei de praia (também masculino e feminino). Portanto, em termos de estrutura, eles treinaram (ou tiveram à disposição) em um local muito bom.
Perceba também quem são os personagens envolvidos. O preparador físico principal do Boavista é ninguém menos que Antônio Mello, braço-direito do Profexô durante todos os seus áureos anos. Profissional que mostrou que entende do assunto por onde trabalhou.
De modo que, com estrutura boa e profissionais comprovadamente competentes, fica claro que o treinamento desses times (pelo menos do Boavista) não está tão aquém do realizado no nosso moderno CT. E eu continuo achando que o período de 1 mês a mais na preparação faz bastante diferença.
antes do campeonato começar ,eu fui ate o CFZ e o time do boa vista estava treinando lá,portanto além do belo complexo em saquarema eles usufruíram do campo do galinho para treinar…
Genial a sacada do Zé Ricardo. A entrada do Rodiney fazendo dupla com Pará, foi de tirar o chapéu.
Acho que Trauco não deixará a gente sentir saudades do Jorge. E ainda estamos com mais 23 milhões na conta, que podem se traduzir em contratação a qualquer momento.
To gostando também de ver o Zé Ricardo dando chaces ao Adryan, apesar de não estar aproveitando a oportunidade.
A remodelagem 2017 está apenas começando. Deixem o homem trabalhar.
ao contrario do que a maioria pensa o ceviche é um prato peruano e não chileno.
ontem os gols foram todos por obra ou do trauco ou do guerreiro.
o entrosamento ficou escancarado e quem ganha é o mengao que agora tem um parceiro a altura do nosso goleador.
outra coisa que me deixou bastante feliz foi ver que o zé Ricardo tem soluções praticas para eventuais ausências.
colocou rodiney na ponta direita fazendo uma bela dupla com pará,gostei !
com a entrada do bérrio na direita eu tirava o adryan e mantinha o mancuello mais na armação da equipe.
meu time ficaria assim….
1-muralha
2-rodiney
3-rever
4-rafael vaz
5-arao
6-trauco
7-romulo(apesar de não ter jogado nada)
8-mancuello
9-guerreiro
10-diego
11-bérrio
time forte,tecnico com jogadores capazes de decidir uma partda.
Chacal seu time é quase o meu, exceto pela titularidade do Mancuello, ainda considero o Willian Arão titular e Mancuello com principal opção no banco, até porque jogar com apenas 1 volante hoje em dia é meio complicado já que Pará, e pelo quue vimos do Trauco, ambos tem vocação ofensiva e nem sempre será possível recompor a marcação tendo apenas 1 volante e Mancuello apesar de saber marcar é lento na recomposição defensiva.
Agora é engraçado ver que os “botafoguenses” do espaço, estão vibrando com a barração do Márcio Araújo, não havia menor dúvida em relação á isso, com a chegada do Rômulo, só na cabeça dos “botafoguenses” mesmo, MA era titular até então por falta de opção, simples assim, Cuellar é reserva do Arão, sempre foi, tem a mesma característica, aliás o jovem Ronaldo, também, ouso dizer, pois tem saída de bola e chegada ofensiva, MA era cabeça de área – cabeça de área como dizia Vanderley Luxemburgo.
Criticavam o Zé por fazer o time jogar engessado, engessado em campo só o tal do Adryan, depois não venham dizer que não está tendo oportunidades, sua saída foi decisiva pro time crescer, Rodnei fechou o espaço pela direita e com auxilio do Pará desequilibrou o jogo, jogando de ponta, não dando espaço pro lateral do Boavista sequer parar pra pensar e Mancuello liberado da marcação achou seu espaço em campo e distribuiu o jogo até melhor do que o Diego, seu passe pra gol do Trauco foi milimétrico.
Ainda não dá pra soltar foguetes pela atuação do Trauco, mas dá pra ter esperança de que será muito útil, mostrou que sabe jogar, para uma estréia repentina 1 gol e 2 assistências pra gol foi muito bem pra quem no Peru vinha jogando pelo meio com chegada no ataque como no seu gol, se mostrou alguma deficiência na marcação, natural até pela pouco tempo que treinou como titular, Jorge, também, tinha suas deficiências defensivas.
Obrigação ganhar do Boavista, sim, claro, evidente, mas jogando à vera, valendo pontos o time mostrou que a perspectiva pra 2017 é muito boa. ao contrário daqueles que torcem “contra” pois não gostam do Zé Ricardo ou de “A”, “B” ou “C” e viram nos jogos treinos prenúncio do apocalipse , essa estréia foi uma ducha de água fria nos pessimistas.
Vou completar, repetindo o que já afirmei – do que Gabriel, Cirino, Sheik e MANCUELLO.
O nosso amigo austríaco equivocou-se, ligeiramente, talvez na ânsia de falar mal do Adryan, que NÃO jogou bem, pior ainda, ficou cansado, com apenas 22 anos, após tão somente 58 minutos de jogo.
De qualquer forma, o Rodiney, entrando no lugar do Adryan, foi jogar na posição que era ocupada – e MAL, até porque só o Zé Ricardo insiste em fazê-lo jogar por ali (vale a cacófono) – pelo Mancuello.
Outro pequeno, mas IMPORTANTE equívoco. O passe – MARAVILHOSO, que poucos saberiam dar (no nosso atual elenco, além dele só o Diego e o … Adryan) – para o gol do Trauco, foi efetuado exatamente aos 54 minutos de jogo, ANTES (cerca de CINCO minutos) da entrada em campo do Rodiney.
Se o Zé quer jogar no 6-2-1-1, que escale, como ^auxiliares^ dos laterais, para marcar os laterais adversários (DECLARAÇÃO DELE PRÓPRIO ANTES DE COMEÇAR O JOGO – é só pedir a gravação do PPV), jogadores que SAIBAM jogar pela lateral, que NÃO é o caso do Mancuello.
Gabriel e Cirino NÃO sabem jogar em lugar algum, Sheik é um aposentado que caminha, Everton ainda quebra o galho e o Rodiney é profissional da posição.
Pelo pouco que vi do Berrio, esta seria a posição dele, solucionando o problema.
Então teríamos Rodiney (muito melhor que Pará)-Berrio, Rever, Vaz e Trauco-Everton – Rômulo, Mancuello (Arão foi PÉSSIMO no sábado, apesar do completo silêncio a respeito) e Diego – Guerrero.
Ainda não seria o meu time, pois prefiro o 4-3-3, mas seria bem superior ao que entrou em campo.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – estou, por incrível que possa parecer, gostando do timinho do Madureira. Vi os DOIS jogos, com duas boas vitórias, achando que está bem montadinho.
PS 2 – ^botafoguense^ (mesmo entre aspas) é, com a devida vênia, a …
Esse seu final foi dispensável, depois vem alguns querendo por em mim a culpa por agressões aqui no RPA, escrevi o que penso se discorda do meu pensamento tudo bem, direito seu, e por favor não venha me dizer que não entendi a sua mensagem final por ma interpretação de texto, seu recado foi claro.
Carlos_SP8 anos ago
Ok Vascaíno do blog, o Moraes exagerou somente porque ouviu um “botafoguense” no texto. Você tem razão, isso não é ofensa grande Vascaíno.
SRNs
Romano8 anos ago
Aí Schwarzenegger, já que, pela escolha do apelido, tu deve se amarrar num fortão musculoso, por que não chama a galera flamenga de botafoguense pessoalmente?
Quando a massa no Maracanã vaiar o teu queridinho Márcio Araújo, por exemplo, chama todo mundo de botafoguense na arquibancada.
Te garanto que vai ter um monte de macho suado em cima de vc rapidinho.
Ficar dando uma de valentão e ofendendo os irmãos rubro-negros por trás de uma tela de cpu (e ainda fingir que não é contigo) não vai te propiciar essa oportunidade ímpar que vc espera por toda uma vida.
Sem contar que provavelmente o Schwarzenegger de verdade não aprovaria esse comportamento.
Flamengo, apesar do primeiro tempo claudicante, demonstrou mais qualidade técnica que nas últimas partidas (2016 e as duas primeiras de 2017).
Não podia ser diferente. Qualquer time sem MA, Gabriel e Fernandinho/Everton/Cirino melhora tecnicamente.
Estranho que nos jogos-treino antes da estreia à vera o time não tenha sido escalado desta forma.
Aparentemente, perder de Vila Nova e Serra Macaense tem sua importância sim…
Que bom.
Sou da época que perder pra time amador era uma vergonha inaceitável, mesmo que fosse numa disputa de purrinha.
De qualquer forma, as mudanças TARDIAS trouxeram esperança.
Quanto aos bobalhões que depois de uma vitória obrigatória contra o Boavista querem dar uma de malandrões e ridicularizar a opinião dos que criticam a permanência ad eternum de MA e Gabriel – sem se dar conta que nossa boa atuação ocorreu sem eles em campo – fica aqui minha manifestação:
É por aí, esmagar o inimigo pegueno ou grande é dever do Flamengo, agora, esmagar pequenos é obrigação. Nem precisa esmagar de quatro, um a zero mesmo tá de bom tamanho.
PEQUENO TEXTO ANTERIOR, LÁ DO MURTINHO, LIGEIRAMENTE, MODIFICADO:
Que lindo meu MENGÃO…Como é bom ver o time jogando tão bem e solto. Quero fazer uma menção, honrosa, ao nosso treinador. Zé, você é demais… acionou o ‘botão’ automático no momento certo e o time se revolveu em campo.. Coisa de quem conhece, e…,
Tite é o caralho!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – J á estou ficando fã., sim, do Zé, porra. !
Quanto ao Trauco muito melhor do que o seu antecessor…
Pois é meu amigo Arthur. Somente você mesmo, para fazer eu me lembrar do injustiçado sambista baiano, Batatinha.
Buscando um parelelismo entre o futebol e o samba, fiquei aqui me relembrando quanto sofrimento, anos a fio, com esse meu Flamengo do coração.
Realmente, estes 4 X 1 ainda não dizem nada, como nada disseram os dois treinos anteriores. Aliás, já dizia o “Folha Seca”: treino é treino, jogo é jogo.”
Independentemente da importância que se possa atribuir a este início do Crivelão 2017, eu já comecei a ficar preocupado. E se o Flamengo ganhar tudo este ano? Mundial, Libertadores, Brasileiro, Carioca, Primeira Liga, Copa do Brasil?
Como eu vou me acostumar a deixar de sofrer?
Passada a bebedeira, mais seriamente, digo; aquela substituição do Zé Ricardo foi uma ‘cagada’ de dar medo. Deu certo o Rodinei e o Pará pelo mesmo lado, jogo contra o Boavista, claro, foi legal e tudo; mas aquela maluquice foi uma burrice acima de qualquer previsão. O adversário, pregou, se o Adryan não correspondia, o certo da pretendida correria pelo setor direito seria colocar o Cirino que; sendo atacante, criaria mais possibilidade de um homem de frete afeito a fazer gols., aliás nem lembro se estava no banco. A libertadores vem aí, faça esse tipo de mudança ‘queridinho’ e veremos o que acontece, depois. Bye, bye…!.
O fato é que, com ou sem treinador (atrapalhando) o FLAMENGO vai crescer, naturalmente, no decorrer do ano. Tem elenco, bons preparadores físicos, suporte de treinamento do CT, além de outros penduricalhos que facilitam da motivação; salários em dia, incentivo da torcida, jogos no Rio de Janeiro, etc.
Não foram poucos os clubes que ganharam títulos sem a influência do técnico.. Mas já estou colocando o ‘carro na frente dos bois’…de certo, mal começou o ano e as águas, ainda, vão rolar,
Quando essa turma estiver nos ‘cascos’, Rômulo, Araão, Diego, Conca, Réver, Mancuello, Guerrero, Trauco, etc., formarão um time capaz de derrubar o Barcelona. É só acionar o botão no automático…correr …,e pegar qualquer Taça que dispute.
Edvânia de Alagoinhas-Ba.. ( Infernos, não é que o Romano mexeu comigo. Mas que droga…Edvan é o meu nome, rapá).!)
PS – E o Adryan…o que é aquilo? Mas que infernos.. Um garoto que era sensacional apagou-se, a comparação com o Zico, tudo indica, arrebentou-lhe a confiança. Jogou em três dos principais centros da Europa, nulo de brilho, recentemente voltou ainda pior. Sou da corrente que deveria ter mais chances, e quando acontece, aos 15 de segundo tempo, levanta a mão pedindo pra sair, todo cansadão, exausto, quebrado, arrombado, quebrado ? Porra, ele só tem 22 anos…! É Jovem, atua num grande clube com todas as possibilidades da preparação atlética, o que há com ele, então? Não é possível o que pensei…Será? Não, não, tem lógica, sim..
Que mal pergunte:Não seriam suas proeminentes glândulas mamárias que, ‘balançosas’ na correria, não estariam a provocar-lhe a fadiga? Aquilo é um incômodo. Então, pra jogar, não seria melhor colocar nele um sutiã, , não?
Muito bom o comentário do Muhlenberg, concordo com quase tudo, ganhar do Boavista é obrigação para qualquer time grande, quanto mais para o maior e melhor de todos, o Flamengo…
E dentro desse ponto de vista, devemos ter menos ôba-ôba, não foi nada de mais a goleada, o esquema continua o mesmo e os jogadores não foram tão bem assim, a não ser o Trauco, uma grata surpresa, o que não justifica a venda do Jorge, num ano em que teremos a disputa da Libertadores e interesse em ganhar todas as competições possíveis, afinal, chega de figuração, aqui é Flamengo, porra!!!
O Flamengo agora tem vários patrocínios, situação financeira estável, dinheiro em caixa, o que faltam são títulos, taças, campeonatos, ou o futebol deixou de ser o carro chefe do clube???
O Flamengo não é um Banco e pagar contas em dia e ter boa situação financeira é obrigação, o principal agora é dar alegrias para a Torcida Magnética e não é vendendo bons jogadores que vai conseguir isso, não é por aí e sim zarpando a BARCAÇA e contratando um treinador experiente!
E apesar de tudo, vamos apoiar para a coisa não desandar logo de início…
BARCAÇA JÁ!!!
SRN!!!
Flamengo 4 x 1 Boavista
Obrigação, indago.
Por um lado, sim, por outro, não.
Tínhamos a obrigação de ganhar, mas o jogo revelou algumas coisas.
Em assim sendo, foi, no mínimo, útil.
Antes de começar, diante da dor de barriga do Everton, um incauto reporter do PPV foi entrevistar o Zé.
Resposta, em termos quase exatos do treinero – ^O Adryan vem treinando bem e, se ele conseguir marcar o lateral adversário, tudo bem.^
Parece incrível, mas é a verdade.
Também, até aqui, novidade alguma, já sabíamos, de cor e salteado, qual o pensamento tático do nosso inexperiente técnico.
Eis que, durante o jogo, o Zé, por incrível que pareça, BRILHOU.
Ganhávamos por 2 a 1, jogando apenas marromenos, quando o Adryan (que tanto elogio, pois acho que é infinitamente superior ao Gabriel, ao Everton e a outros mais) pregou.
INACEITÁVEL para um JOVEM (mesmo) de 22 anos, apenas com 58 minutos de partida.
Não vinha jogando mal, tampouco se destacando, mas pedir substituição com tão pouco tempo é um absurdo.
Mudou o jogo.
Não por ^culpa^ dele, mas sim por ^culpa^ do Mancuello.
Entrou o modesto Rodiney que, em UM MINUTO, isto mesmo, SESSENTA SEGUNDOS, fez o que o argentino, em tanto tempo ali pela direita NÃO conseguira fazer.
NÃO conseguira fazer como PONTA DIREITA, que não é e NUNCA será, mas, SEIS minutos antes, como ARMADOR fizera muito bem, deixando o Trauco (EXCELENTE estréia) ianteiramente livre para fazer o gol de desempate.
O Rodiney é melhor jogador que o Mancuello, cabe indagar.
Claro que não, de imediato respondo.
Mas, se for para jogar como PONTA DIREITA, não há também qualquer dúvida. É MUITO MELHOR.
Para jogar no sistema do Zé, algo como um 6-2-1-1, (Pará-Mancuello, Rever, Vaz e Trauco-Adryan – Rômulo e Arão – Diego -Guerrero), o Mancuello (sequer como ponta esquerda) e o Adryan NÃO SERVEM.
Não têm o MENOR CACOETE da posição.
Agora, se se quiser jogar em um 4-4-2, com Pará, Rever, Vaz e Trauco – Rômulo, Arão, MANCUELLO e Diego – ADRYAN e Guerrero, tudo bem, o time iria voar.
Vejam bem – OS MESMOS jogadores, com um sistema tático totalmente diferente.
Não diria que estes ONZE seriam os melhores, considerado todo o elenco. Apenas melhores que o Rodiney, por exemplo.
No sistema tático monolítico do Zé, NÃO.
Que se jogue sempre com PONTAS, não com armadores fazendo o papel de pontas. NÃO PODE DAR CERTO, a não ser contra adversários medianos.
Ficaremos até mesmo devendo ao Zé.
Recuperou a imagem dos PONTAS, mas, pelo amor de Deus, que utilize mesmo jogadores com caracaterísticas de PONTAS.
Mais um ótimo texto e uma boa vitória do Mengão!
Trauco estreou bem, assim como Maxi Biancuchi, Rodrigo Alvim e outros que já se exibiram pela Gávea, mas não deixaram saudades. Espero por mais jogos para comemorar a contratação do peruano em questão. Fiquei satisfeito do Rômulo já ter assumido a cabeça de área no lugar do mito da volância, Marcio Araújo, fico feliz de saber que nosso professor também procura um jogador mais qualificado para o setor e que a titularidade do mito é apenas por falta de opções melhores e não por convicção e apreço por seu futebol.
No mais, foi um bom início de campeonato. E apesar de o carioqueta não valer nada, é o campeonato mais importante do ano. Tá na hora de levantar caneco!
Já ta na hora do Rodinei voltar ao time ! Bem melho ofensivamente que o Para. Trauco mandou bem mas vamos devagar que o Santo é de berrio quer dizer … Barro.
Ainda continuo nos -433 com Arao , Romulo e Diego , berrio , Paolo e Everton .
Percebi que, de ontem pra hoje, a quantidade de postagens no Facebook, Twitter, Instagram e afins foi muito menor que o usual depois de um jogo do Flamengo.
Basta comparar com as “notícias” espalhadas na net depois do portentoso jogo-treino contra o Serra Macaense. Jogo que, para muitos, anunciava o holocausto rubro-negro em janeiro de 2017.
Como será que sobreviveram os amantes do “Apocalipse” sem ter os assuntos prediletos de sempre? Márcio Araújo titular? Não. Gringos fora e boicotados (tadinhos) pelo Ze Ricardo? Não. Garotos da base sem chances? Não.
Então, fica fácil entender a redução drástica de notícias e comentários na internet.
Que grata surpresa essa do Trauco. Como disse o Arthur é muito cedo ainda, mas a minha expectativa e o otimismo estão em alta. Simbora mengão! !!! Esse ano é ano de afirmação!
Mesmo não jogando uma partida esplendorosa, o Mancuelo mostrou que tem muito talento para ser apenas reserva. O passe para o gol do Trauco foi calculado com régua e compasso.
Começou o jogo com aquele esquema engessado de sempre, mas no segundo tempo criou boas alternativas. A opção do Rodinei ali como ponta foi uma boa sacada. Mancuello não pode jogar ali e nem sabe, rende mais como volante pela esquerda ou até como enganche.
Falando do jogo…
Flamengo, assim como todos os times que jogaram a Série A do Brasileirão do ano passado, tiveram férias entre os dias 12/12 e 11/01. Ou seja, estão em pré-temporada há menos de 20 dias. A exceção é o Vice, que entrou de férias depois da última rodada da Série B, em 26/11/2016. No mais, os demais times começaram suas preparações para o Carioqueta já em Dezembro.
E o que isso significa?? Significa que esses times de menor expressão estão em uma fase de preparação física muito superior aos times que jogaram o Brasileirão, principalmente os que jogaram a Série A.
E, como o Flamengo só jogou a série A em sua existência, está nesse balaio informado acima.
Dessa forma, os clubes pequenos do Rio de Janeiro conseguem dificultar, e muito, o início dos trabalhos dos chamados “times grandes’. Não pela parte tática ou técnica, mas exclusivamente pela parte física.
E, quando a parte física deixa de ser tão discrepante, a parte técnica e tática sobressaem e vemos, ano sim e o outro também, os principais times do Estado chegarem à parte final da disputa. Mas, antes disso, há quase sempre surpresas no início do campeonato por causa da “falta de pernas”.
Botafogo perdeu pro Madureira e empatou com Nova Iguaçu, por exemplo. E outros tropeços dos “grandes” ainda devem acontecer nas próximas rodadas.
Então, devemos dar parabéns aos preparadores físicos do Flamengo. O time, que ainda está com menos de 20 dias de preparação, conseguiu neutralizar essa vantagem física do Boavista e permitiu que a parte técnica prevalecesse.
Há jogadores que ainda estão “pesados”, mas que devem evoluir com os treinamentos: Réver, Adryan, Rafael Vaz, Diego, Mancuello, Rômulo e Arão.
Mas, há jogadores que parecem não ter tido pausa no calendário e continuam voando em campo, mesmo no início da temporada. São os casos do Pará, Rodinei e Trauco. Curiosamente, todos são laterais.
O time do Flamengo está em pleno processo de ajustes. Jogar com jogadores se revezando na linha de 3 meias não é um processo fácil de adaptação. Diego sempre consegue cair para os lados e dar opções para passe. Já Mancuello ainda está tendo dificuldades para fazer tal movimentação. Mas, a coisa já está melhorando. Tanto que ele estava bem posicionado no centro da armação para fazer o passe do gol do Trauco.
Algo que o Adryan também fez corretamente no jogo contra o Vila Nova, quando cortou para o meio e deu o passe certeiro para o Damião empatar o jogo naquela ocasião.
São esses movimentos que devem ficar cada vez mais automatizados daqui pra frente. Com os meias que jogam aberto revezando entre si e mudando de posição e/ou posicionamento durante o jogo. Carlos Moraes reclamou da falta disso no comentário dele, e eu fiquei sem entender, pois o que ele pediu foi exatamente o que aconteceu no gol do Trauco e em outras tentativas do Mancuello em fazer a infiltração pelo meio ou abrir para o pé esquerdo e tentar a finalização.
Além disso, TODAS as jogadas de ataque em que a defesa adversária está posicionada são no sentido de gerar vantagem numérica do lado do campo para abrir espaços para a conclusão, infiltração, arremate de fora da área ou para os cruzamentos.
Por isso que sempre vemos 3 ou 4 jogadores posicionados do lado do campo onde a bola se encontra.
E agora temos mais uma arma que deve ser bastante usada: o chute de média distância do Rômulo ou do Arão (a depender de como a jogada se configura), pois o adversário sempre pressiona os nossos meias e laterais. Mas, em função disso, acabam deixando espaço para os nossos volantes, especialmente o 1º volante.
Quando o nosso 1º volante era o Márcio Araújo, não tínhamos essa arma no ataque, pois não era característica dele chutar de média e longa distância. Aliás, não era característica dele chutar em gol. E, com o Rômulo, passamos a ter essa possibilidade a mais para abrir as defesas adversárias.
E essas são as alternativas de jogo que começam a se consolidar no time do Flamengo. É lógico que os movimentos e as mudanças não ficarão patentes com menos de um mês de treinamentos, especialmente quando o foco principal é a preparação física. Mas, são coisas que já podem ser detectadas em função do tempo maior para treinamento do time este ano e das poucas mudanças que o elenco sofreu do ano passado pra cá.
Quando se tem a base praticamente pronta, fica mais fácil detectar, treinar e corrigir os defeitos do time. E é isso que está sendo feito. Os resultados devem aparecer com mais clareza assim que os jogadores estiverem com o entendimento ideal da ideia de jogo e com o preparo físico adequado para a execução do plano de jogo.
Por enquanto, com o time jogando de forma mais séria, foi possível notar esses movimentos. Mas, também foi possível notar que a coisa ainda está bastante incipiente. E que os jogadores precisarão de mais tempo para se prepararem e atingirem o ponto ideal.
Para esta época do ano está bom, mas deve melhorar consideravelmente no decorrer da temporada.
SRN a todos.
Caro confrade, ilustre pai do grande Davi.
Permita-me discordar, em parte, no ponto central do seu comentário, qual seja a preparação física.
Você, a bem da averdade, não é o único, muito pelo contrário.
Muitos afirmam existir, no início de qualquer temporada, em razão do período de férias,. uma ^forte discrepância^ no preparo físico dos chamados times grandes em relação aos pequenos.
Não creio, além do mais, sequer acho viável.
Os times pequenos, com rarissíssimas exceções, não são pequenos, são POBRES e DESMILINGUIDOS.
Não possuem a menor organização nos seus Departamentos de Futebol.
Em assim sendo, sequer teem condições de, a qualquer época do ano, dar uma preparação física aos seus jogadores que seja UM DÉCIMO semelhante às dos times grandes.
Nós no Flamengo, principalmente agora, com o tal Centro de Preparação Científica e Tecnológica de Primeiro Mundo, temos condições de, em uma mísera semana, dar aos nossos jogadores condições físicas que os pequenos não conseguiriam sequer em dois meses. Algo nesta proporção.
Além do mais, aí por culpa única e exclusiva dos próprios jogadores, quero crer, não se segue, no período de férias, um ritmo mínimo que o PROFISSIONALISMO está sempre a exigir.
Férias, para ATLETAS PROFISSIONAIS, não é sinônimo de BAGUNÇA, de total liberdade alimentar, de nenhuma atividade física.
Não é ou NÃO DEVERIA ser.
Por isso mesmo, sendo as exigências maiores para os atletas dos times poderosos, a recuperação, NORMALMENTE, de um atleta de ponta é bastante rápida.
Não há a menor comparação para os atletas do Flamengo e do Botafogo, por exemplo, em relação aos do Boavista e Madureira, times que foram pelos mesmos enfrentados.
Tudo bem que Nova Iguaçu e Portuguesa, que disputaram o Grupo A, tenham tido uma certa vantagem, neste aspecto.
Quanto aos demais, apenas treinaram um pouco mais cedo, em relação aos grandes.
Se há alguma DISCREPÃNCIA, que não creio, pelos motivos já expostos, será, sem dúvida, MÍNIMA, totalmente dissipada pela diferença técnica, que, em princípio, deve haver entre os quatro grandes e os outros oito.
Forte abraço
SRN
FLAMENGO SEMPRE
amigo,carlos.
seguindo seu raciocínio o adryan com seus 22 anos e vindo da europa aonde o esquema é um por todos e todos por um.
está bem aquém de um atleta profissional.
o garoto não aguentou mais que um tempo no jogo e mesmo assim jogou muito mal,como sempre !
SRN !!!
Mais uma bela análise, Vagner!
Tem uma coisa que alguns colegas teimam em não querer ver, e acabam inventando esquemas táticos imaginários pra criticar o ZR. O técnico pensa em (perdoem-me pela boçalidade da expressão) futebol moderno, em que todos os jogadores devem ser responsáveis pela construção das jogadas de ataque, quanto pela retomada de bola no momento defensivo. Isso não quer dizer que ele esteja no nível dos melhores treinadores, mas pelo menos está bebendo da fonte certa.
Quando jogadores como Mancuello e Adryan ficam encarregados de marcar os laterais adversários, isso não quer dizer que eles se tornam zagueiros, apenas cumprem o seu papel no sistema defensivo que engloba toda a equipe. Isso é futebol moderno, facilmente observável na maioria das equipes de destaque no futebol europeu. É algo que demorou para ser introduzido no Brasil (exceto para o pofexô que considera ter trazido todas as inovações possíveis e imagináveis ao futebol brasileiro). Infelizmente tanto Adryan quanto Mancuello ainda não estão totalmente adaptados e sofrem em cumprir as duas funções, Everton, desde sempre melhor que Adryan, tem mais facilidade para exercê-las, porém teve um mal estar. Mancuello ainda precisa se adaptar, talvez treinar melhor a inversão de posições com o Diego, pra confundir a marcação ou simplesmente acertar o momento de abrir o corredor para o Pará, de qualquer forma, quando vai ao meio tem a facilidade do passe que levou ao gol do Trauco, uma arma que não pode ser descartada.
A entrada do Rodinei foi uma grata surpresa, demonstração de criatividade e ousadia do técnico, que em outros momentos talvez tivesse se limitado a reforçar a defesa colocando mais um volante.
Continuando assim os títulos serão inevitáveis!
SRN
Mestre Carlos Moraes,
Acho que tenho que dar notícias novas em relação aos não tão desmilinguidos assim clubes cariocas.
Pelo menos não foi o caso do Boavista, já que em relação aos demais eu não tenho nenhuma informação.
Conforme o vídeo abaixo, pode-se ver a cobertura da pré-temporada do time do Boavista feita no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, que fica em Saquarema. https://www.youtube.com/watch?v=vBD0nxJvuFE
E, como todo mundo deve saber, é lá que treinam ou treinaram os multi-campeões olímpicos e mundiais de voleibol. Tanto do vôlei masculino quanto do vôlei feminino. Ah, e as duplas medalhistas e campeãs mundiais e olímpicas do vôlei de praia (também masculino e feminino). Portanto, em termos de estrutura, eles treinaram (ou tiveram à disposição) em um local muito bom.
Perceba também quem são os personagens envolvidos. O preparador físico principal do Boavista é ninguém menos que Antônio Mello, braço-direito do Profexô durante todos os seus áureos anos. Profissional que mostrou que entende do assunto por onde trabalhou.
De modo que, com estrutura boa e profissionais comprovadamente competentes, fica claro que o treinamento desses times (pelo menos do Boavista) não está tão aquém do realizado no nosso moderno CT. E eu continuo achando que o período de 1 mês a mais na preparação faz bastante diferença.
VAGNER,
antes do campeonato começar ,eu fui ate o CFZ e o time do boa vista estava treinando lá,portanto além do belo complexo em saquarema eles usufruíram do campo do galinho para treinar…
SRN !!!
Genial a sacada do Zé Ricardo. A entrada do Rodiney fazendo dupla com Pará, foi de tirar o chapéu.
Acho que Trauco não deixará a gente sentir saudades do Jorge. E ainda estamos com mais 23 milhões na conta, que podem se traduzir em contratação a qualquer momento.
To gostando também de ver o Zé Ricardo dando chaces ao Adryan, apesar de não estar aproveitando a oportunidade.
A remodelagem 2017 está apenas começando. Deixem o homem trabalhar.
SRN
a la ceviche…
ao contrario do que a maioria pensa o ceviche é um prato peruano e não chileno.
ontem os gols foram todos por obra ou do trauco ou do guerreiro.
o entrosamento ficou escancarado e quem ganha é o mengao que agora tem um parceiro a altura do nosso goleador.
outra coisa que me deixou bastante feliz foi ver que o zé Ricardo tem soluções praticas para eventuais ausências.
colocou rodiney na ponta direita fazendo uma bela dupla com pará,gostei !
com a entrada do bérrio na direita eu tirava o adryan e mantinha o mancuello mais na armação da equipe.
meu time ficaria assim….
1-muralha
2-rodiney
3-rever
4-rafael vaz
5-arao
6-trauco
7-romulo(apesar de não ter jogado nada)
8-mancuello
9-guerreiro
10-diego
11-bérrio
time forte,tecnico com jogadores capazes de decidir uma partda.
SRN
Chacal seu time é quase o meu, exceto pela titularidade do Mancuello, ainda considero o Willian Arão titular e Mancuello com principal opção no banco, até porque jogar com apenas 1 volante hoje em dia é meio complicado já que Pará, e pelo quue vimos do Trauco, ambos tem vocação ofensiva e nem sempre será possível recompor a marcação tendo apenas 1 volante e Mancuello apesar de saber marcar é lento na recomposição defensiva.
Agora é engraçado ver que os “botafoguenses” do espaço, estão vibrando com a barração do Márcio Araújo, não havia menor dúvida em relação á isso, com a chegada do Rômulo, só na cabeça dos “botafoguenses” mesmo, MA era titular até então por falta de opção, simples assim, Cuellar é reserva do Arão, sempre foi, tem a mesma característica, aliás o jovem Ronaldo, também, ouso dizer, pois tem saída de bola e chegada ofensiva, MA era cabeça de área – cabeça de área como dizia Vanderley Luxemburgo.
Criticavam o Zé por fazer o time jogar engessado, engessado em campo só o tal do Adryan, depois não venham dizer que não está tendo oportunidades, sua saída foi decisiva pro time crescer, Rodnei fechou o espaço pela direita e com auxilio do Pará desequilibrou o jogo, jogando de ponta, não dando espaço pro lateral do Boavista sequer parar pra pensar e Mancuello liberado da marcação achou seu espaço em campo e distribuiu o jogo até melhor do que o Diego, seu passe pra gol do Trauco foi milimétrico.
Ainda não dá pra soltar foguetes pela atuação do Trauco, mas dá pra ter esperança de que será muito útil, mostrou que sabe jogar, para uma estréia repentina 1 gol e 2 assistências pra gol foi muito bem pra quem no Peru vinha jogando pelo meio com chegada no ataque como no seu gol, se mostrou alguma deficiência na marcação, natural até pela pouco tempo que treinou como titular, Jorge, também, tinha suas deficiências defensivas.
Obrigação ganhar do Boavista, sim, claro, evidente, mas jogando à vera, valendo pontos o time mostrou que a perspectiva pra 2017 é muito boa. ao contrário daqueles que torcem “contra” pois não gostam do Zé Ricardo ou de “A”, “B” ou “C” e viram nos jogos treinos prenúncio do apocalipse , essa estréia foi uma ducha de água fria nos pessimistas.
SRN…
meu querido,austriaco.
o willian arao está escalado por mim….só tirei o adryan
srn !!!
A verdade é que Rodinei improvisado no ataque fez mais que Gabriel, Cirino e Sheik.
Vou completar, repetindo o que já afirmei – do que Gabriel, Cirino, Sheik e MANCUELLO.
O nosso amigo austríaco equivocou-se, ligeiramente, talvez na ânsia de falar mal do Adryan, que NÃO jogou bem, pior ainda, ficou cansado, com apenas 22 anos, após tão somente 58 minutos de jogo.
De qualquer forma, o Rodiney, entrando no lugar do Adryan, foi jogar na posição que era ocupada – e MAL, até porque só o Zé Ricardo insiste em fazê-lo jogar por ali (vale a cacófono) – pelo Mancuello.
Outro pequeno, mas IMPORTANTE equívoco. O passe – MARAVILHOSO, que poucos saberiam dar (no nosso atual elenco, além dele só o Diego e o … Adryan) – para o gol do Trauco, foi efetuado exatamente aos 54 minutos de jogo, ANTES (cerca de CINCO minutos) da entrada em campo do Rodiney.
Se o Zé quer jogar no 6-2-1-1, que escale, como ^auxiliares^ dos laterais, para marcar os laterais adversários (DECLARAÇÃO DELE PRÓPRIO ANTES DE COMEÇAR O JOGO – é só pedir a gravação do PPV), jogadores que SAIBAM jogar pela lateral, que NÃO é o caso do Mancuello.
Gabriel e Cirino NÃO sabem jogar em lugar algum, Sheik é um aposentado que caminha, Everton ainda quebra o galho e o Rodiney é profissional da posição.
Pelo pouco que vi do Berrio, esta seria a posição dele, solucionando o problema.
Então teríamos Rodiney (muito melhor que Pará)-Berrio, Rever, Vaz e Trauco-Everton – Rômulo, Mancuello (Arão foi PÉSSIMO no sábado, apesar do completo silêncio a respeito) e Diego – Guerrero.
Ainda não seria o meu time, pois prefiro o 4-3-3, mas seria bem superior ao que entrou em campo.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – estou, por incrível que possa parecer, gostando do timinho do Madureira. Vi os DOIS jogos, com duas boas vitórias, achando que está bem montadinho.
PS 2 – ^botafoguense^ (mesmo entre aspas) é, com a devida vênia, a …
Esse seu final foi dispensável, depois vem alguns querendo por em mim a culpa por agressões aqui no RPA, escrevi o que penso se discorda do meu pensamento tudo bem, direito seu, e por favor não venha me dizer que não entendi a sua mensagem final por ma interpretação de texto, seu recado foi claro.
Ok Vascaíno do blog, o Moraes exagerou somente porque ouviu um “botafoguense” no texto. Você tem razão, isso não é ofensa grande Vascaíno.
SRNs
Aí Schwarzenegger, já que, pela escolha do apelido, tu deve se amarrar num fortão musculoso, por que não chama a galera flamenga de botafoguense pessoalmente?
Quando a massa no Maracanã vaiar o teu queridinho Márcio Araújo, por exemplo, chama todo mundo de botafoguense na arquibancada.
Te garanto que vai ter um monte de macho suado em cima de vc rapidinho.
Ficar dando uma de valentão e ofendendo os irmãos rubro-negros por trás de uma tela de cpu (e ainda fingir que não é contigo) não vai te propiciar essa oportunidade ímpar que vc espera por toda uma vida.
Sem contar que provavelmente o Schwarzenegger de verdade não aprovaria esse comportamento.
Porque é coisa de frouxo.
Flamengo, apesar do primeiro tempo claudicante, demonstrou mais qualidade técnica que nas últimas partidas (2016 e as duas primeiras de 2017).
Não podia ser diferente. Qualquer time sem MA, Gabriel e Fernandinho/Everton/Cirino melhora tecnicamente.
Estranho que nos jogos-treino antes da estreia à vera o time não tenha sido escalado desta forma.
Aparentemente, perder de Vila Nova e Serra Macaense tem sua importância sim…
Que bom.
Sou da época que perder pra time amador era uma vergonha inaceitável, mesmo que fosse numa disputa de purrinha.
De qualquer forma, as mudanças TARDIAS trouxeram esperança.
Quanto aos bobalhões que depois de uma vitória obrigatória contra o Boavista querem dar uma de malandrões e ridicularizar a opinião dos que criticam a permanência ad eternum de MA e Gabriel – sem se dar conta que nossa boa atuação ocorreu sem eles em campo – fica aqui minha manifestação:
HAHAHAHAHAHAHAHA
Raciocinar é grátis viu?
SRN
Ótima dose de ironia!
huahuahuahuahua!
É por aí, esmagar o inimigo pegueno ou grande é dever do Flamengo, agora, esmagar pequenos é obrigação. Nem precisa esmagar de quatro, um a zero mesmo tá de bom tamanho.
PEQUENO TEXTO ANTERIOR, LÁ DO MURTINHO, LIGEIRAMENTE, MODIFICADO:
Que lindo meu MENGÃO…Como é bom ver o time jogando tão bem e solto. Quero fazer uma menção, honrosa, ao nosso treinador. Zé, você é demais… acionou o ‘botão’ automático no momento certo e o time se revolveu em campo.. Coisa de quem conhece, e…,
Tite é o caralho!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – J á estou ficando fã., sim, do Zé, porra. !
Quanto ao Trauco muito melhor do que o seu antecessor…
…nunca gostei daquele Jorge, mesmo…!
Não, não, meu comentário anterior foi foi lá no Mula, mesmo…! Devidamente retificado.
Edvan-Alasgoinhas-Ba.
Ps – Sei não, acho que ando bebendo além da conta…não consigo parar de tomar tanta cervejas, não tenho preferências…tomo é tudo…!…
Preciso de ajuda…( E que ninguém apareça para tal…).
FUI…
Tantas cervejas, claro. . Já estou achando que o quadro-negro, que miserável, véi, é contra mim…
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Neguinho, infeliz…!
“Se eu deixar de sofrer,
como é que vai ser,
para me acostumar.”
(Hora da Razão – Batatinha e J. Luna)
https://www.youtube.com/watch?v=_o7Tzj5Ox30
Pois é meu amigo Arthur. Somente você mesmo, para fazer eu me lembrar do injustiçado sambista baiano, Batatinha.
Buscando um parelelismo entre o futebol e o samba, fiquei aqui me relembrando quanto sofrimento, anos a fio, com esse meu Flamengo do coração.
Realmente, estes 4 X 1 ainda não dizem nada, como nada disseram os dois treinos anteriores. Aliás, já dizia o “Folha Seca”: treino é treino, jogo é jogo.”
Independentemente da importância que se possa atribuir a este início do Crivelão 2017, eu já comecei a ficar preocupado. E se o Flamengo ganhar tudo este ano? Mundial, Libertadores, Brasileiro, Carioca, Primeira Liga, Copa do Brasil?
Como eu vou me acostumar a deixar de sofrer?
SRN!
O Aureo é fundamental…O seu retorno enche-me-me de alegria. A inteligência se faz presente, de novo..!
E viva a nossa República…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Vou mentir que sou seu admirador…vou? Então, pronto.
FUI.. !
HAHAHAHAHAHAHAHA
Edvan, deu azar que tu é homi.
Se fosse Edvânia, não descansaria enquanto não ostentates meu sobrenome.
SRN
Qualé, Romano, quer casar comigo, porra? Sou viado não, véi…! kkkk rsrsrs hahaha hehehe
Passada a bebedeira, mais seriamente, digo; aquela substituição do Zé Ricardo foi uma ‘cagada’ de dar medo. Deu certo o Rodinei e o Pará pelo mesmo lado, jogo contra o Boavista, claro, foi legal e tudo; mas aquela maluquice foi uma burrice acima de qualquer previsão. O adversário, pregou, se o Adryan não correspondia, o certo da pretendida correria pelo setor direito seria colocar o Cirino que; sendo atacante, criaria mais possibilidade de um homem de frete afeito a fazer gols., aliás nem lembro se estava no banco. A libertadores vem aí, faça esse tipo de mudança ‘queridinho’ e veremos o que acontece, depois. Bye, bye…!.
O fato é que, com ou sem treinador (atrapalhando) o FLAMENGO vai crescer, naturalmente, no decorrer do ano. Tem elenco, bons preparadores físicos, suporte de treinamento do CT, além de outros penduricalhos que facilitam da motivação; salários em dia, incentivo da torcida, jogos no Rio de Janeiro, etc.
Não foram poucos os clubes que ganharam títulos sem a influência do técnico.. Mas já estou colocando o ‘carro na frente dos bois’…de certo, mal começou o ano e as águas, ainda, vão rolar,
Quando essa turma estiver nos ‘cascos’, Rômulo, Araão, Diego, Conca, Réver, Mancuello, Guerrero, Trauco, etc., formarão um time capaz de derrubar o Barcelona. É só acionar o botão no automático…correr …,e pegar qualquer Taça que dispute.
Edvânia de Alagoinhas-Ba.. ( Infernos, não é que o Romano mexeu comigo. Mas que droga…Edvan é o meu nome, rapá).!)
PS – E o Adryan…o que é aquilo? Mas que infernos.. Um garoto que era sensacional apagou-se, a comparação com o Zico, tudo indica, arrebentou-lhe a confiança. Jogou em três dos principais centros da Europa, nulo de brilho, recentemente voltou ainda pior. Sou da corrente que deveria ter mais chances, e quando acontece, aos 15 de segundo tempo, levanta a mão pedindo pra sair, todo cansadão, exausto, quebrado, arrombado, quebrado ? Porra, ele só tem 22 anos…! É Jovem, atua num grande clube com todas as possibilidades da preparação atlética, o que há com ele, então? Não é possível o que pensei…Será? Não, não, tem lógica, sim..
Que mal pergunte:Não seriam suas proeminentes glândulas mamárias que, ‘balançosas’ na correria, não estariam a provocar-lhe a fadiga? Aquilo é um incômodo. Então, pra jogar, não seria melhor colocar nele um sutiã, , não?
Sempre achei os ‘peitinhos’ do Adryan, lindos.. !
Vou mentir?
FUI…!
Muito bom o comentário do Muhlenberg, concordo com quase tudo, ganhar do Boavista é obrigação para qualquer time grande, quanto mais para o maior e melhor de todos, o Flamengo…
E dentro desse ponto de vista, devemos ter menos ôba-ôba, não foi nada de mais a goleada, o esquema continua o mesmo e os jogadores não foram tão bem assim, a não ser o Trauco, uma grata surpresa, o que não justifica a venda do Jorge, num ano em que teremos a disputa da Libertadores e interesse em ganhar todas as competições possíveis, afinal, chega de figuração, aqui é Flamengo, porra!!!
O Flamengo agora tem vários patrocínios, situação financeira estável, dinheiro em caixa, o que faltam são títulos, taças, campeonatos, ou o futebol deixou de ser o carro chefe do clube???
O Flamengo não é um Banco e pagar contas em dia e ter boa situação financeira é obrigação, o principal agora é dar alegrias para a Torcida Magnética e não é vendendo bons jogadores que vai conseguir isso, não é por aí e sim zarpando a BARCAÇA e contratando um treinador experiente!
E apesar de tudo, vamos apoiar para a coisa não desandar logo de início…
BARCAÇA JÁ!!!
SRN!!!
Flamengo 4 x 1 Boavista
Obrigação, indago.
Por um lado, sim, por outro, não.
Tínhamos a obrigação de ganhar, mas o jogo revelou algumas coisas.
Em assim sendo, foi, no mínimo, útil.
Antes de começar, diante da dor de barriga do Everton, um incauto reporter do PPV foi entrevistar o Zé.
Resposta, em termos quase exatos do treinero – ^O Adryan vem treinando bem e, se ele conseguir marcar o lateral adversário, tudo bem.^
Parece incrível, mas é a verdade.
Também, até aqui, novidade alguma, já sabíamos, de cor e salteado, qual o pensamento tático do nosso inexperiente técnico.
Eis que, durante o jogo, o Zé, por incrível que pareça, BRILHOU.
Ganhávamos por 2 a 1, jogando apenas marromenos, quando o Adryan (que tanto elogio, pois acho que é infinitamente superior ao Gabriel, ao Everton e a outros mais) pregou.
INACEITÁVEL para um JOVEM (mesmo) de 22 anos, apenas com 58 minutos de partida.
Não vinha jogando mal, tampouco se destacando, mas pedir substituição com tão pouco tempo é um absurdo.
Mudou o jogo.
Não por ^culpa^ dele, mas sim por ^culpa^ do Mancuello.
Entrou o modesto Rodiney que, em UM MINUTO, isto mesmo, SESSENTA SEGUNDOS, fez o que o argentino, em tanto tempo ali pela direita NÃO conseguira fazer.
NÃO conseguira fazer como PONTA DIREITA, que não é e NUNCA será, mas, SEIS minutos antes, como ARMADOR fizera muito bem, deixando o Trauco (EXCELENTE estréia) ianteiramente livre para fazer o gol de desempate.
O Rodiney é melhor jogador que o Mancuello, cabe indagar.
Claro que não, de imediato respondo.
Mas, se for para jogar como PONTA DIREITA, não há também qualquer dúvida. É MUITO MELHOR.
Para jogar no sistema do Zé, algo como um 6-2-1-1, (Pará-Mancuello, Rever, Vaz e Trauco-Adryan – Rômulo e Arão – Diego -Guerrero), o Mancuello (sequer como ponta esquerda) e o Adryan NÃO SERVEM.
Não têm o MENOR CACOETE da posição.
Agora, se se quiser jogar em um 4-4-2, com Pará, Rever, Vaz e Trauco – Rômulo, Arão, MANCUELLO e Diego – ADRYAN e Guerrero, tudo bem, o time iria voar.
Vejam bem – OS MESMOS jogadores, com um sistema tático totalmente diferente.
Não diria que estes ONZE seriam os melhores, considerado todo o elenco. Apenas melhores que o Rodiney, por exemplo.
No sistema tático monolítico do Zé, NÃO.
Que se jogue sempre com PONTAS, não com armadores fazendo o papel de pontas. NÃO PODE DAR CERTO, a não ser contra adversários medianos.
Ficaremos até mesmo devendo ao Zé.
Recuperou a imagem dos PONTAS, mas, pelo amor de Deus, que utilize mesmo jogadores com caracaterísticas de PONTAS.
Vitoriosas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Mais um ótimo texto e uma boa vitória do Mengão!
Trauco estreou bem, assim como Maxi Biancuchi, Rodrigo Alvim e outros que já se exibiram pela Gávea, mas não deixaram saudades. Espero por mais jogos para comemorar a contratação do peruano em questão. Fiquei satisfeito do Rômulo já ter assumido a cabeça de área no lugar do mito da volância, Marcio Araújo, fico feliz de saber que nosso professor também procura um jogador mais qualificado para o setor e que a titularidade do mito é apenas por falta de opções melhores e não por convicção e apreço por seu futebol.
No mais, foi um bom início de campeonato. E apesar de o carioqueta não valer nada, é o campeonato mais importante do ano. Tá na hora de levantar caneco!
Abraços e saudações rubronegras a todos!
Já ta na hora do Rodinei voltar ao time ! Bem melho ofensivamente que o Para. Trauco mandou bem mas vamos devagar que o Santo é de berrio quer dizer … Barro.
Ainda continuo nos -433 com Arao , Romulo e Diego , berrio , Paolo e Everton .
SRN
Silêncio na Internet…
Percebi que, de ontem pra hoje, a quantidade de postagens no Facebook, Twitter, Instagram e afins foi muito menor que o usual depois de um jogo do Flamengo.
Basta comparar com as “notícias” espalhadas na net depois do portentoso jogo-treino contra o Serra Macaense. Jogo que, para muitos, anunciava o holocausto rubro-negro em janeiro de 2017.
Como será que sobreviveram os amantes do “Apocalipse” sem ter os assuntos prediletos de sempre? Márcio Araújo titular? Não. Gringos fora e boicotados (tadinhos) pelo Ze Ricardo? Não. Garotos da base sem chances? Não.
Então, fica fácil entender a redução drástica de notícias e comentários na internet.
SEM a todos.
Perfeito
Digo…. análise
Gostaria de ver os comentários do pela saco anti Zé Ricardiola ? #chupa
Que grata surpresa essa do Trauco. Como disse o Arthur é muito cedo ainda, mas a minha expectativa e o otimismo estão em alta. Simbora mengão! !!! Esse ano é ano de afirmação!
Mesmo não jogando uma partida esplendorosa, o Mancuelo mostrou que tem muito talento para ser apenas reserva. O passe para o gol do Trauco foi calculado com régua e compasso.
Muito bom. Tanto o texto quanto o samba do Batatinha.
SRN
Porra, Arthur, Batatinha??? Es-pe-ta-cu-lar. Muito obrigado cara. Não conhecia.
Começou o jogo com aquele esquema engessado de sempre, mas no segundo tempo criou boas alternativas. A opção do Rodinei ali como ponta foi uma boa sacada. Mancuello não pode jogar ali e nem sabe, rende mais como volante pela esquerda ou até como enganche.
SRN.
Perfeita analisa amigo. SRN!