A última postagem que fiz, aqui no RP&A, foi em 23 de novembro de 2018. Juro que não acabou o amor, tampouco fiquei de bobeira. Apenas, não há o que me faça ligar o notebook para escrever sobre Copinha ou Florida Cup (perdão, Bill Duba) e não escondo minha inveja de quem consegue enxergar qualidades ou defeitos no time assistindo ao campeonato carioca.
Entretanto, depois das duas primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores, veio o estalo. Para tirar o atraso e me livrar das ameaças da chefia, decidi encarar um projeto de responsa – que, na boa, duvido muito que eu consiga dar conta.
A ideia é fazer posts sobre todos os jogos do Flamengo na Libertadores, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Sim, queridas leitoras, sim, amigos leitores: eu falei todos. A empreitada vale enquanto permanecermos na briga pelos títulos, com a expectativa de que ao menos uma das três competições termine com taça na Gávea.
Os posts terão um jeitão de registro. Vou abrir com uma resenha curta, tentando manter o padrão RP&A de qualidade. Vou escrever duas ou três linhas sobre cada um dos lances mais importantes. Vou fazer a ficha técnica. Ou seja: no final da temporada, quem quiser saber ou revisitar o que houve nas partidas do time, é só conferir aqui.
Também não morro de amores por fichas técnicas, só que elas têm sua importância. Levo fé na parada dos principais lances, espero que funcione. Muita gente faz isso, mas quase sempre afetada pela síndrome dos Gols do Fantástico, quadro que se contenta em mostrar o toque final do atacante mandando a bola para a rede e dedica mais tempo a cavalinhos do que à construção coletiva das jogadas. O relato detalhado dos melhores momentos – com a merecida citação de todos os que deles participaram – busca valorizar o trabalho da equipe, em vez de consagrar apenas quem pôs a bola para dentro. Vamos ver que bicho vai dar. Se ficar chato, vocês chiam e eu repenso.
Claro: como é sabido por todos, ninguém recebe um tostão para colaborar nessa bagaça chamada República Paz & Amor. E como aqui em casa as pessoas cultivam estranhos hábitos, como os de tomar café da manhã, almoçar e jantar, comprar roupas, livros, essas coisas, pode ser que um ou outro ganha-pão que pinte provoque atrasos, sobretudo quando Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil rolarem simultaneamente. Há, ainda, visitas aos netos, viagens, compromissos, falta de saco, etc. Para não deixar a coisa embolar, antes do jogo com o Peñarol vou publicar os dois primeiros textos da epopeia, sobre as partidas com o San José e a LDU.
Conforme consta do parágrafo de abertura, minha última postagem aconteceu em 23/11/2018. Para quem não se ligou, cabe informar que exatamente um ano depois disso, em 23/11/2019, será disputada em Santiago a final da Libertadores.
Será um presságio?
23/11/2018-2019 só não vê quem não quer.
Pois é, Eduardo.
A gente tem que acreditar em tudo, meu camarada.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Murtinho, vai em frente, estou contigo e não abro. Serei leitor assíduo e sempre esperando boas notícias. Agora, com licença que vou me concentrar para mais esse FlaxFlu, cheio de dúvidas, se mando desde já um Rivotril pra dentro, se espero, se já começo a sorver meu velho Teacher, envelhecido em doze minutos, ou se deixo pra ver como será o andar da carruagem (em se tratando do ritmo do atual time, até que faz sentido).
Meu querido Xisto.
Misturar Teacher 12 Minutos com Rivotril dá ruim? Se não der, como diria o grande Gil, vale tudo. Só não vale…
Se der ruim, esquece, porque conto com seus sábios comentários aqui na empreitada.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Alegria, alegria ! ! ! ! ! ! ! ! !
A volta do espetacular Murtinho, mesmo que passados longos quatro meses é motivo de regosijo de todos os repeanos (que monstruosidade !, que horror de neologismo !)
Voltou com uma promessa que espero possa ser cumprida, tendo certeza de que haverá empenho para tanto e, espero, motivos alegres e vitoriosos.
Neste artigo de ^reapresentação^ já uma sacada correta.
Cada gol tem – ou pode ter – a sua vida própria, que não se limita à finalização
Mais bonita, muitas vezes, a elaboração da jogada que a sua conclusão.
Não se trata sequer da ^assistência^ (outra palavrinha demoníaca), mas do todo.
Futebol, apesar de fantásticos talentos individuais, deve ser prioritariamente CONJUNTO.
Parabéns, Murtinho.
Estamos aqui, desde já, esperando o prometido, apesar de que San Jose e LDU (atualmente) tenham sido adversários ridículos.
Felizes SRN
FLAMENGO SEMPRE
Mestre Carlos Moraes, agradeço a força, mas “espetacular Murtinho” foi muito além do que mereço.
Pois é, a síndrome dos Gols do Fantástico derruba o conceito básico do futebol, que é o jogo coletivo. E acaba nos empurrando goela abaixo a falsa noção de que Henrique Dourado é um jogador de futebol – bendita bicicleta, que o levou à China. Durante os estaduais, o quadro perde tempo tocando louvores pedidos por quem faz três gols. Durante o Brasileiro, vem aquela fanfarronice dos cavalinhos. Mostrar a construção da jogada, nada. Paciência.
Bom: apareça sempre, para concordar, para discordar, para tocar fogo na bagaça. O importante é usar o espaço para debater as coisas do Flamengo. Meus textos serão só um pretexto, o famoso pontapé inicial.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Excelente notícia!!!!
Quebra tudo!
Ja ansioso pra ler os posts sobre os jogos da Libertadores que já rolaram.
SRN
B Melo
Bruno, meu camarada, bom te ver por aqui.
Os posts estão vindo aí. O do jogo com o San José será postado amanhã. O do jogo com a LDU, na sexta.
Repito o que disse na resposta ao comentário do mestre Carlos Moraes: os textos são meros pretextos pra gente discutir as coisas do Flamengo. Isso é o que importa.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Grande notícia! Vai rolar porrada aqui em casa pra decidir quem vai ler 1º.
E qual é a pauta do chefe?
Grande Rasiko!
Chefe é chefe, né? A gente não pauta chefe.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Meu resumo para os dois primeiros jogos da Libertadores é:
Primeiro jogo: com muita dificuldade, o Flamengo conseguiu derrotar a altitude. (San Jose é uma piada como time)
Segundo jogo: mesmo desperdiçando inúmeras chances, Flamengo ganha fácil. Mas, antes de ganhar fácil, quase entrega a rapadura com erro absolutamente infantil do Diego.
Pronto.
Qual é, Vagner? Assim você me derruba.
Claro que os dois primeiros textos já estão prontos, serão publicados amanhã e depois. E é mais ou menos isso aí mesmo, só que com muitas palavras.
Espero que você tenha paciência. Você e todo mundo.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Vamos pra cima Murtinho. Avisado que fui pelo Bruxo, não perderei e tentarei me fazer presente, tendo em conta as mesmas ponderacoes colocadas por V Sra, em especial quanto à necessidade de café, almoço, jantar, livros e etc.. Kkkkk
Pois é, Carlos, vamos lá.
Fora isso, já que Bill Duba não se dispõe a se chegar aqui pro outro lado da Dutra, vamos nós marcar uma cerva (ou umas brejas, como dizem em SP).
Abração. SRN. Paz & Amor.
Perfeito!…A verdadeira “volta dos que não foram” e volta em grande estilo… pequena sugestão, se me permite, nessas resenhas pós jogo, além de analisar/avaliar lances da partida porque não avaliar o desempenho de cada um desses embusteiros?
TMJ
SRN
Meu amigo Bruxo.
Por favor, não queira o meu mal. Imagine ter que avaliar cada rodadinha do Diego, cada pixotada do Renê, cada cochilada do Arão, cada vacilo do Pará, cada dancinha do Gabriel. Não há disposição que sustente.
Falando sério: pensei nisso, mas creio que não haverá tempo suficiente, ainda mais quando começarem os jogos toda quarta e domingo. Mas vamos ver. A ideia é boa, de repente, quem sabe?
Abração. SRN. Paz & Amor.
Oooooo vai pra cima deles Murtinhooo
Boa, Marcos!
Vamos lá, vamos pra dentro, vamos ver no que dá.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Manda ver, Murtinho!
Oxalá tenhamos o prazer de ler a crônica da final com o Flamengo campeão.
Boa sorte pra todos nós.
Abs
Fala, Ricardo.
Pois é, rapaz, essa é a expectativa geral.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Excelente notícia!
Acompanharei todos.
Que o time dê pautas positivas para o escriba.
Fala, Pedro.
Isso aí. Se o time não ajudar, não há texto que dê jeito.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Vá em frente Jorge, estaremos por aqui ….
Rssss
Valeu, Eduardo.
Agora é esperar pelo mais difícil: que o time ajude.
Abração. SRN. Paz & Amor.
Boa sorte! Lei-lo-eis todos!
Valeu, Rafael.
Sorte e paciência, né? Sobretudo com nossos laterais.
Abração. SRN. Paz & Amor.