Apesar da nossa musa ter perdido as estribeiras e chutado o pau da barraca, não dava para esperar nada muito diferente no FlaxFlu. É claro que todos já vimos vários times reagirem à mudança de técnico com atuações melhores e vitórias revigorantes, mas no Flamengo as coisas nunca são simples assim. A cobrança é homérica, e tem que ser.
Vínhamos reclamando das invencionices, da prepotência e da falta de foco de Luxemburgo, que do final de 2014 para cá pôs de lado suas funções de treinador para tentar convencer o mundo esportivo brasileiro, com cansativas aparições na mídia, que ele continua sendo o que nunca deixou de ser: o mais genial, revolucionário, visionário, astuto, atualizado e incompreendido técnico de futebol que o planeta já conheceu. Seria mais convincente se, em vez de pontificar em todos os programas de esporte da grade televisiva, desse algum padrão de jogo àquele bando vestido de vermelho e preto. Colheu o que plantou e, para o bem de todos e felicidade geral da nação, se foi.
Também reclamávamos dos escorpiões nos bolsos da diretoria e da falta de qualidade do time – e os caras agiram. Guerrero pode dar errado? Pode. O nome disso aí é futebol. Mas precisamos reconhecer que, respeitando todas as imponderabilidades que cercam a formação de um elenco, a contratação de Guerrero é ótima aposta.
Vocês gostam do que o Tostão escreve? Eu gosto muito, e tomo a liberdade de reproduzir aqui uma das frases que ele incluiu no artigo “Prefiro o titês clássico”, publicado em 01.04.2015 na edição digital do jornal mineiro O Tempo. Está lá, no sexto parágrafo do texto: “Se Guerrero fosse brasileiro, seria titular da seleção.”
Na mesma edição que homenageou o gol de falta do Pet, o programa Esporte Espetacular mostrou uma reportagem de Ivan Moré com o técnico Tite. Uma das perguntas ao treinador do Corinthians foi a seguinte: “O Guerrero é o melhor atacante em atividade no Brasil?” Tite pensou por alguns segundos, como se repassasse mentalmente a lista dos principais atacantes que desfilam por nossos gramados, e respondeu firme: “Sim”.
Investir em Guerrero é muito diferente do que investir no Carlos Eduardo, que em dois anos no Rubin Kazan atuara apenas seis vezes. E diferente do que fez o Corinthians ao repatriar o volante Cristian, que quando chegou a Itaquera estava há mais de seis meses sem jogar pelo Fenerbahce. Guerrero vem jogando e bem, correndo, brigando, decidindo e ajudando.
A questão do atacante e do meia é outro ponto importante da discussão. (Vamos lá, rapaziada: todos à caixa de comentários.) É difícil para um centroavante jogar tudo o que sabe se não tiver quem o abasteça; por outro lado, é quase impossível alguém brilhar como meia sem um atacante que se mexa constantemente e seja bom de bola. Guerrero é um centroavante que se movimenta, cai para os lados do campo a fim de abrir espaços, incomoda os zagueiros o tempo inteiro e é muito bom finalizador. Não se impressionem com o que houve na partida entre Fluminense e Corinthians: perder gol faz parte da vida de todos os que têm a responsabilidade de fazê-lo. Talvez fosse mais urgente contratar um meia, mas se surgiu a chance de trazer um bom atacante – insisto: o melhor do Brasil, na abalizada opinião de Tostão –, por que não aproveitar? Pra mim, bola dentro.
E veio Cristóvão, o técnico sem títulos. Bom, e daí? Carpegiani, Carlinhos, Andrade e Jaime são treinadores que só ganharam títulos dirigindo o Flamengo. Cuca não tinha título relevante algum até levantar a Libertadores com o Atlético Mineiro e Marcelo Oliveira também não, até vencer o Campeonato Brasileiro e no ano seguinte ser bicampeão com o Cruzeiro. A exigência de um currículo recheado de títulos nos levaria aos de sempre, todos superados e com pretensões salariais de envergonhar até a djavânica riqueza dos sheiks árabes. (Me corrijam se eu estiver errado, mas me parece que o salário de Luxemburgo era maior do que o de toda a comissão técnica de Cristóvão, incluindo o próprio.)
Cristóvão tem algumas características que me agradam, mas antes de falar dele e delas peço algumas linhas da paciência de vocês para contar uma historinha que adoro. Não lembro em que clube se passou, só sei que foi com Mário Sérgio. Ele acabara de ser contratado como treinador e, logo na apresentação, um dos jogadores o chamou de professor. Mário Sérgio respondeu com um pedido: “Faz um favor, meu filho: me chama de Mário. Não me chama de professor não, porque eu sou semianalfabeto.”
Vivíamos o início de um infeliz período, que ainda não ultrapassamos, em que chamar técnicos e juízes de professores virou regra, embora muitas vezes a gente perceba que os jogadores estão sendo mais irônicos do que respeitosos. O problema é que a imensa maioria dos treinadores passou a acreditar no tratamento, adotando um ar professoral ali na área técnica e assistindo com uma pose danada ao futebol medíocre jogado por seus times.
Cristóvão não se encaixa no padrão. Sujeito tranquilo e observador, mais ouvinte que falante, foi bom jogador – embora longe de ser craque, chegou à seleção brasileira – e, na função de auxiliar técnico, em 2011 ajudou Ricardo Gomes a transformar o apenas razoável elenco do Vasco num time forte o suficiente para brigar até a última rodada pelo título brasileiro. Terminou como vice, claro, mas aí não é problema do treinador, e sim do carma.
Já o vi elogiar a Universidad de Chile de 2010/2011, então dirigida pelo atual técnico da seleção chilena, Jorge Sampaoli, além de se declarar admirador de Guardiola, Mourinho e Bielsa. E tem toda a pinta de não ser do tipo que faz essas ridículas palestras motivacionais minutos antes do time entrar em campo.
Em resposta a um dos comentários no post “A Brigada dos Tesoureiros Radicais”, escrevi que não me empolgava com Cristóvão, mas deixei claro que não me entusiasmo com nenhum dos nossos treinadores. E acho mesmo que, se houvesse tempo e nós, torcedores, tivéssemos paciência, seria uma boa trazer alguém de fora – já imaginaram El Loco Bielsa comandando nosso time? Entretanto, fazer isso no decorrer do Campeonato Brasileiro seria queimar uma ótima ideia.
Sendo assim, agora é apoiar. Se o cara é trabalhador, estudioso e conhece o jogo; e se não é arrogante, falastrão ou esquemeiro, vamos controlar a ansiedade, torcer para a seleção peruana não passar da fase de grupos na Copa América, esperar por quem mais vai chegar e rezar para que a camisa não pese sobre os ombros do nosso novo técnico.
Sim: o Flamengo é tão grande que o peso da camisa não é sentido apenas por aqueles que entram em campo, e quem está no comando sente também. Tomara que não seja o caso de Cristóvão.
Mais um jogo aonde a arbitragem prejudica o Fla.. mão do zagueiro do curzeiro dentro da area Penalty claro, e a juizada continua na sacanagem com o Flamengo é o 5 jogo aonde somos prejudicados..
Fomos até que bem. jogamos de igual pra igual com o cruzeiro.. se forçassemos mais um pouco fazeriamos o gol.. não gostei da subistituição do cirino pelo perninha de sabiá .. tava vindo bem o cirino era o melhor dentro de campo na minha opinião.. e que diferença faz a presença do samir .. meu deus não deixem vender ou trocar nosso único zagueiro que presta…
Minha pergunta é quando vamos vencer? começo a me preocupar.. podiamos ter vencido o cruzeiro.. mas enfím. vida que segue é obrigação vencer a chapecoense
SRN
Caramba! Segunda-feira não chega! Será que vamos ter também que perder/empatar com a chapecoense para que finalmente o Cone largue a camisa 9 do meu Flamengo. É injustificável esse cara ser titular absoluto do time. Principalmente depois de ter sido vendido. Só perdemos pro cruzeiro pq não marcamos primeiro. Vou festejar quando aparecer oportunidades e o Eduardo ou depois o Guerreiro marcarem. Suma do Flamengo cone!
O time tava tão bem em campo, que o gol só podia sair de cruzamento. Foi o que aconteceu.
Partidaça do Luiz Antônio. Depois que entrou, o Fla só atacou pela direita.
Ele é um péssimo volante, mas tá bem na lateral.
Com Samir em campo, até o Wallace joga melhor.
E finalmente, estamos no aguardo do camisa 10. Mesmo com 1 ponto em 15, se vir o 10 e não venderem o Samir, voltaremos pra liberta. SRN
Se o Cristovão não viu que o Alecsandro e o Paulinho eram 2 a menos em campo hj, tendo o Eduardo no banco, eu realmente acho que já podem demitir o cara. Tô cansado de ver tanta mediocridade.
Calma aí, Marco!
Por mim o Alecsandro nem entrava, mas em breve ele nunca mais entrará.
Agora, como andaram dizendo há algum tempo por aí, deixa o homem trabalhar. Depois, dependendo de como forem as coisas, a gente cobra.
Grande abraço.
Carta ao Fla Sabugador
Querido sumidao, Flamenguista de quatro costados e o mais otimista de todos. Venho por meio dessas esperançosas (a la Mestre Moraes), videntes e mal escritas linhas trazer noticias da Terra do FBI, Kaka, Leo Moura e David Beckhan e de Elbinha, minha pura esposa, Japa, meu filho predileto, que pai eh quem cria, e os outros melequentos.
Na pizzaria Jimenez&Gonzalez não se fala de outra coisa!!! Não, não da contratação de Guerrero, mas da Copa America, que esse ano vai ser finalmente ganha por Chile, Equador ou Mexico. Elbinha jah se dispos a trabalhar nos dias de jogos da Colombia em uma “Casa de Antojos e Uisqueria” pra ajudar com o orçamento, que as coisas por aqui no apos Guerra (2008) tambem estão difíceis de aguentar.
Japa se aventurou na leitura de jornais brasileiros para ver se corrige pequenos erros de gramática que ainda persistem na mãe e no pai que vos fala, tipo “menas gente”, “pra mim fazer”, “eu vi ela” e outros menores. Eis que essa aventura o leva a conhecer Tostão e sua coluna na Folha de Sao Paulo, aquele mesmo jornal que disse que a torcida do Corintians era maior que a do Flamengo em uma pesquisa entre delinquentes no presidio da Barrafunda…
Meu pequeno geninho se encantou, vendo que eu sempre tive razão em dizer que os professores doutores de futebol eram uns merdas com vocação marketeira de primeiro mundo e medo de neurótico de Segunda Guerra Mundial na escalarão dos times. Viu então que Luxa inovou, não no campo, mas no medo, e escalou logo tres cabeças de area pra “imitar o esquema da Alemanha”, isso depois de dizer que no Mundial da Dilma e da Odebretch não tinha nenhuma novidade tática. Resumindo, proibi o ninho de ficar se masturbando com contradições idiotas e mandei ele pro banheiro tocar uma punheta, que pai eh quem cria!!!
Mas como pequenos genios transgridem as regras, depois de duas horas no banho, Japa começou a fazer um apanhado do time do Flamengo, e com razão apontou que temos mais que o Guerrero vindo depois da Copa America. Temos provavelmente a volta do Paulinho, do Everton (por favor, tirem esse cara do ataque e coloquem ele mais atras. No Fla de 2009 ele jogou como lateral esquerdo, no Atletico jogava no meio, nunca na frente. Serah que esses caras não aprenderam nada com a Alemanha?), do proprio Cirino, que vai estrear hoje contra o Cruzeiro na posição que gosta de jogar, e do Samir, que deveria ser o melhor investimento, segundo o Japa, do Mengão esse semestre e logicamente a melhor contratação do ano, o Alecsandro pelo Parmera.
Não entendi o investimento e Japa explicou: “Pai eh Quem Cria (eu), o Samir valoriza o Wallace, o Marcelo e ateh voce se voce jogasse do lado dele”.
Sabuga Maximo, oh arredio e perdido no mundo! Conclui que meu filim tava coberto de razão, o Wallace não estah em mah fase, ele eh ruim mesmo, soh que parecia que jogava bola do lado do Samir. Wallace, segundo boas fontes, eh um rapaz correto, leitor de Nietzsche e adjacências, entende as diferenças entre a dialética Hegeliana e a Nietzscheana, fala duas línguas, portugues e baiano, eh feio como o demonio chupando limão, macho paca mas ruuuuiiiiim de bola dimaiiiis, soh!!! Então vendam se todos os zagueiros, menos o Samir, aumentem o salario do neguim e prometam um apartamento na Gávea ou na Barra, mas não deixem o muleke sair, porque vai ser titular da seleção assim que o Dunga tambem for preso for preso por corrupção…
Querido idealista, que certamente voltarah de sua longa caminhada pro Blog nosso de cada dia, sei que todos os que me leem estão com aquela risadinha no canto da boca, um certo desdém emboiolado, alguns ainda pensando na boshtta do Elias como salvação do meio campo (que lastima, que horror, o que que fizeram com nossos meia armadores, nossos 8), em especial pra mostrar que o que tem ahi no Mengãozãoçãossarbadalhaço nada mais eh do que o melhor time do Brasil, ou alguem ainda acredita em Internacionais, Cruzeiros com Luxa, Sao Paulos… O unico que pode nos abater mesmo eh o patetiquinho, que não tem como faze lo (caiu ou não caiu a porra do tracinho?) porque um raio não cai no mesmo lugar duas vezes.
Em outras palavras, recupera os caras que a gente ganha de todo Mundo.
Elbinha me avisa que jah estah pronta pro treinamento, com meia arrastão e colant pink. Deve ganhar boas gorjetas, minha pura senhora.
Japa indica a leitura severa e de olhos e ouvidos abertos do Tostão todas as quartas e domingos, pra lembrar quem que o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern e a Juventus estão imitando…
Saudações Rubro Nigérrimas.
PS: Realmente voce, Sabuga, tinha razao – Tite eh o Caralho!!!
SP2: Se vier o Ganso, outro pra se recuperar, ganhamos com 5 rodadas de antecedência!!!
SP3: Espero que o encontro da Confraria seja dia 25 de Julho, porque eh o dia que chego no Rio!!!
Desculpem, eu quis dizer que Japa acha que o melhor investimento eh o Samir e a melhor contratação eh o Alecsandro. Ces entenderam, num foi?
PS: meu com puta dor nao corrige direito todas as palavras, sorry!!
Bill, contenha-se em cuidar da minha irmã, e dos meus lindos sobrinhos, tá legal? Espero um dia ver todos, em férias (lógico: quem aguenta essa corda de caranguejos por muito tempo?), aqui em Alagoinhas. Digo isso com toda “sinceridade”…!!
Edvan- Alagoinhas-Ba;
PS- Venha…! (Que Deus me Livre e Guarde…!
Amém…!
Na minha Opinião, o pior em campo, quem, quem , tá bom, direi:
SAMIIIIRRRRRRR…! O CARA FEZ O GOL EM CIMA DELE COMO QUIS…! VEJAM O VÍDEO…!
Aureooooooooooo…! Espie o lance aí, velho…!
Grande Confrade Bill Duba !
Ok, Bill Duba, sua participação será muito importante ! Você chega dia 25 e ficará no RJ até que dia ?
Grande abraço do Lúcifer !
SRN SEMPRE.
Grande Lucifer, volto pra pizzaria dia 10 de agosto, depois de passar 5 dias com meu cunhadinho, o preferido de Escolastica, Grande Evanzinho!!!!.
Sudacoes Rubro Nigerrimas
KKKK, o mesmo de sempre – otima !
Não sei o que dizer.
Texto de Bill Duba é irrepreensível, irretocável, irrespondível, incomentável.
Gênio!
Abração.
Também nada tenho a dizer.
Apenas que concordo INTEGRALMENTE com as observações do Murtinho.
Gênio !
Geniais SRN
FLAMENGO SEMPRE
Deussss do céu…só falta o cruzeiro na maior confusão(em homenagem ao luxa)ganhar do flamengo na estreia do ùltrapassado treinador`.
vamos pra cima deles mengo !
quero ver esses jogadores jogar com brios,colocar raça na ponta das chuteiras…2 x 1 mengão !
saudações rubro-negras
Tô vendo o pessoal cornetar a venda do Samir, com toda a razão, mas tem um detalhe que talvez nem todos saibam. Apesar de ser considerado uma joia, promessa da base etc, Samir tem se machucado bastante e seu tempo de recuperação tem sido longo. Já andaram me falando que ele tem sido constantemente visto na night carioca, já um pouco deslumbrado com sua tão breve trajetória. Talvez a ideia da diretoria seja justamente se livrar dele agora que está um pouco mais valorizado do que depois que começar a ficar evidente que o sujeito não quer nada da vida.
Na minha visão, talvez devessem esperar um pouco mais, talvez pelo menos até o final do Brasileiro, tamanha é nossa deficiência nesse setor. Até mesmo com a permanência de Samir, acho que precisamos de mais um zagueiro com uma boa dose de experiência.
E vamos parar com essa porra de contratar quem faz gol no Flamengo, outro dia já estavam cogitando o cara do Náutico. Porra, nego quer incentivar ainda mais a galera a fazer gol no Flamengo, o fato da zaga ser uma mãe já não é incentivo suficiente?!
APOIADO !!!!
Concordo – fica o Samir e para-se de “procurar” jogador inferior – como nao tem olheiro querem comprar quem veem nos jogos…
Perfeito, Thomas.
Então, esse papo da night bate com o que escrevi na resposta ao comentário do André: que o Samir precisa tomar jeito na vida.
É a tal coisa: o cara tem, sei lá, 21, 22 anos, começa a ganhar uma graninha de responsa – acho que é algo em torno de cinquenta contos por mês -, o Rio de Janeiro continua lindo, é difícil segurar a onda. Só que, aí, a carreira vai pro cacete.
Lembra o título brasileiro de 2010 do Fluminense? Naquele ano, o Conca estabeleceu um recorde que dificilmente será igualado: o único jogador de linha a atuar nas 38 partidas do campeonato. E isso treinando diariamente naquele gramado esburacado das Laranjeiras, que deixava Muricy louco da vida. Agora, pergunta se o Conca alguma vez foi visto na noite ipanemense pagando conta de 32 caipirinhas de saquê?
É difícil condenar. Samir é novo, como a gigantesca maioria dos jogadores de futebol no Brasil deve ter vindo de família pobre, de repente começa a ver cinquenta contos na mão todo mês, não é fácil. Por outro lado, foi a profissão que ele escolheu, e ou o cara é atleta ou não é.
Nessas horas eu me lembro (já falei isso aqui na caixa de comentários, em outro momento) da entrevista do Mourinho em que ele
destacava o quanto o Chelsea orienta e apoia os jogadores do clube, em todos os sentidos. Estamos a anos-luz disso, não?
Abração.
2 coisas me incomodam, nesse papo de mudanças que nao sao mudanças, puxadas pela “diretoria” tao louvada.
1) Cade o sucesso no ST? Como um time que torcedores flamenguistas chamam de “pequeno”, que dizem que nao tem quase torcedor, tem 3 VEZES mais socio-torcedores que nos? Como eles crescem sem cessar, enquanto nos retrocedemos.
Serah que tem à ver com 2020, o ano que o milagre acontecera? Sera que o presente nao conta?
Cade o sucesso dessa “diretoria” nesses numeros?
2) La vai o Alecsandro, nosso melhor atacante. Ja na segunda treina com o Palmeiras e no final da semana que vem pode ser escalado. E nos? Gastamos um Amazonas de dinheiro para um fantasma que talvez venha arrebentado da Copa Am. Eu nao faço a minima ideia do que passa na cabeça de “diretoria” semelhante. Sera que temos jogadores de sobra? Sera que o presente nao conta?
Boa noite Henrique !
Saudações nas três pontas do Tridente !
Lembrei-me de um ex-companheiro de Urublog e da Confraria, que se chamava Henrique, mais conhecido como Helemengo !
Você mora na Suiça ?
SRN.
Lúcifer.
Puxa, Henrique, aqui temos outra das nossas discordâncias – o que, de resto, é algo normal e sadio entre pessoas que pensam com a própria cabeça.
Rapaz, eu acho Alecsandro um dos mais fieis representantes dessa praga alimentada pelos nossos obtusos treinadores chamada “homem de referência”. Um cara caneleiro, grande, pesado, lento, que quando uma bola sobra, ele põe pra dentro. (O que até o meu lindo neto de quatro anos é capaz de fazer e, modéstia à parte, eu com meus 59 também faço.)
Minha implicância não é com o Alecsandro, mas sim com o tal “homem de referência”, que é muito diferente de um centroavante que sabe jogar, se movimenta, incomoda não apenas os zagueiros centrais mas todo o sistema defensivo adversário e, claro, também faz gols.
Na resposta ao comentário do Jefferson, eu disse que tenho vontade de escrever um post sobre isso, pra gente estender o assunto e mais gente participar do debate. Vamos ver se rola.
Abração.
Escrevo antes do jogo. Mas, quando eu vi a escalação do time para enfrentar o Cruzeiro, eu concluí de pronto: Luxemburgo já escalou esse mesmo time muitas vezes.
Então, eu fui até a página do Flamengo e verifiquei que a relação dos jogadores disponíveis para este jogo não podia ser pior. É um verdadeiro desafio para as mentes mais brilhantes conseguir armar um bom time com o material humano disponível. Senão, vejamos:
Goleiros: Cesar, Paulo Victor
Zagueiros; Bressan, Frauches, Marcelo, Samir, Wallace
Laterais: Anderson Pico, Pará, Thallyson
Volantes: Jonas, Luiz Antonio, Márcio Araújo
Meias: Arthur Maia, Éverton, Matheus Sávio
Atacantes: Alecsandro, Eduardo, Gabriel, Marcelo Cirino, Paulinho
Eis a nossa realidade: um elenco inegavelmente medíocre.
Porém, dentro dessa mediocridade, se o Cristóvão fosse um técnico ousado, não armaria um time igual ao do Luxemburgo. São poucas as pessoas que conseguem pensar diferente. Adaptando para o futebol a famosa frase do Chacrinha sobre a televisão, eu diria que “no futebol nada se cria, tudo se copia”.
Não antevejo nenhuma mudança tática para logo mais.
Sempre Flamengo.
Ora, ora. Eis aí o atarefado Aureo. Seja sempre bem-vindo.
Seguinte: o Marco Túlio fez um comentário exatamente na mesma linha do seu. Pra você não ter trabalho de procurar aqui na caixa, vou copiar e colar o parágrafo de abertura da resposta que dei a ele.
Segura:
“Sabe a música ‘José’, do Mestre Ambrósio, que usa o trechinho de um ponto de umbanda (‘Terra alheia, pisa no chão devagar’)? Creio que existe uma tendência de os técnicos que chegam agirem mais ou menos dessa forma. Também há, sim, um certo “esprit de corps” nisso. Não deveria, só que acontece quase sempre.”
Talvez Cristóvão pudesse ter sido um pouco mais ousado no jogo com o Fluminense, mesmo com esse elenco que você descreveu. Mas é muito difícil alguém chegar mudando. Entretanto, no jogo contra o Cruzeiro ele fez três alterações que me pareceram positivas.
Reescalou Samir, trouxe Everton para o meio, levou Paulinho para a posição em que ele teve seus melhores momentos no Flamengo (não adiantou muita coisa, mas isso já é outro papo). Pena ter insistido com Alecsandro, o que felizmente vai durar pouco.
Vamos lá, Aureo. Vamos ouvir George Harrison e controlar a ansiedade. Depois, se não rolar, a gente mete o pau.
Abração. E desatarefe-se o mais rápido possível. Você faz falta aqui.
Esqueci de colar uma matéria interessante que saiu no globoesporte.com no dia de hoje sobre o Alecone, segundo o André, o pior centro avante do Brasil, bem o globoesporte.com e eu discordamos, segue o link.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/06/de-saida-para-o-palmeiras-alecsandro-vive-melhor-fase-apos-virar-trintao.html
Calma, rapaziada.
Vamos tentar valorizar o direito que cada um de nós tem de achar o que quiser do jogador que for.
Só que não vou ficar em cima do muro: especificamente na discussão sobre Alecsandro, estou com o André. Mas é questão de preferência por um estilo ou outro, e não de entender mais ou entender menos.
Números e dados como esses apresentados na matéria linkada pelo Schwarzenegger se encaixam naquilo que escrevi na resposta ao comentário do Jefferson: muitas vezes, iludem. Futebol é bem mais complexo.
Eu não gosto do Alecsandro porque ele é um “homem de referência” clássico, e eu não gosto de “homens de referência”. Prefiro atacantes mais leves, de mais movimentação e mais habilidade. “Homens de referência” fazem gols, óbvio, mas no futebol moderno eles se tornaram estorvos para seus times.
Enfim, acho que o post sobre o “homem de referência” está amadurecendo.
Abraços. SRN. Paz e Amor. (Leram direitinho? Paz e Amor.)
Salve Jorge !
Grande texto o seu, e concordo plenamente !
Muito interessante esta visão neste seu comentário, entre centroavante atacante e Homem de referência, e compartilho este seu pensamento…..
Este tal ” homem de referência “, sobrecarrega o time, que tem ficar jogando em função dele, e desta forma, faz-se muito mais necessário e importante então aquela figura em extinção do famoso camisa 10, para ficar colocando este ” homem de referência ” na cara do gol…..
Na ausência ou limitação técnica de ” homens de criação ” (que é o caso do nosso time, e da maioria dos demais times do Brasil também, só que nem todos utilizam ” homens de referência), creio que deveria ser terminantemente proibido no Flamengo a utilização de esquemas táticos com os ditos ” homens de referência “, onde ao invés do “cara” (Aleccone, por exemplo) jogar para o time, o time é que tem que jogar para o “cara”……assim não dá !
Para mim, GUERRERO estará chegando para mudar isso aí…..
Grande abraço do Lúcifer,
SRN.
É isso aí, Lúcifer.
O cara tem que jogar pro time, e não o time jogar pra ele. A não ser que ele resolvesse sempre e em qualquer situação, ou seja, precisaria ser alguém que no atual futebol brasileiro não existe.
Abração.
Caro André sua análise dos jogadores do Flamengo é risível, sob todos os aspectos, sinceramente você, felizmente, não faz parte da comissão técnica do Flamengo, sinceramente, você não entende nada de futebol ou assiste muitos jogos comentados por Roger, Ricardo Rocha e Juninho Pernambucano aí sai por aí comentando como se fosse um ás da crônica esportiva, como piada seus comentários sobre as qualidades ou, falta delas, sobre os jogadores do Flamengo são de dar pena.
Então, pra você, Pará resolveu o problema da lateral direita ? Você tinha a mesma opinião sobre o lateral anterior, conhecido por Léo Chinelinho, aquele que passou um ano inteiro no departamento médico da Gávea em 2014, onde se encontra hoje o Léo Chinelinho ??? Nem no time reserva do Inter ele é relacionado, o Pará consegue ser tão ruim quanto, creio que pior impossível, porem, sendo o Pará é bom não duvidar, fraco na defesa, péssimo no apoio e não chegará aos pés da história construída pelo Léo Moura, isso é fato.
Você critica o Alecsandro, como você mesmo diz, Alecone, pois bem, saiba caro André, que o Alecone é o terceiro maior artilheiro do Brasileiro de pontos corridos, perde para, o eterno Paulo Baier e para o Fred, é o artilheiro do Flamengo no ano, isso sendo reserva em várias partidas, ora entrando meio período, ora nem jogando, tem maior média de gols no Flamengo do que nos anos de Galo e Vasco, de tão cone que ele é o Palmeiras veio buscá-lo aqui, pois o Palmeiras tem pelo 3 meias que no Flamengo seriam, fácil fácil, titulares aqui, Zé Roberto, Valdivia e Rafael Marques, porém, não tem um centro avante, agora eles tem.
E pegando uma frase desse post do Murtinho sobre justamente um atacante, Murtinho, escreveu ” É difícil para um centroavante jogar tudo o que sabe se não tiver quem o abasteça”, esse é o principal problema do Flamengo, nossos meia atacantes são fracos, omissos e medrosos, não encostam no atacante, não oferecem opções de passes e se omitem de entrar na grande área adversária, porém pra você o problema é o Alecone, o cara joga sozinho no meio de 2 zagueiros e 2 volantes e tem ser o cara, no futebol de hoje em dia, jogado no Brasil, ninguém, conseguirá resolver.
E sua analise do Jonas ??? chuta bem de fora da área ?? você chegou a essa conclusão por que em 2 anos ele fez 2 gols de fora da área ? na séria B pelo Sampaio Correia e pelo frango do Cavalieri no estadual ?? Esse é seu padrão de qualidade de chutador de fora da área ?? e a farta distribuição de pontapés que ele distribui, jogo após jogo ?? O excesso de cartões amarelos, joga 3 e fica fora de 1, pois cada jogo ele leva e amarelo pra casa, logo no quarto jogo, cumpre suspensão, ou você acha natural um volante que saí por aí acertando o peito dos adversários com menos de 15 minutos de jogo ??
Me senti muito à vontade de comentar sobre seu post,já que eu sou Flamengo desde que me entendo por gente e isso tem mais de 50 anos, pois você, em seu comentário, livra a cara de quem tem prejudicado, muito , o Flamengo neste 5 primeiros meses de 2015 e critica aquele que, pelo menos, na função dele vem fazendo a parte dele, vai entender, você é Flamengo mesmo, tem certeza ????
Schwarzenegger,
DESCULPE…DESCULPE….DESCULPE….por ter emitido a minha HUMILDE E BURRA opinião diante de olhos tão SÁBIOS e CONHECEDORES PROFUNDOS DO FUTEBOL, principalmente do Flamengo, como são os seus SENSÍVEIS OLHOS…..
Quanto a você se sentir “MUITO À VONTADE” para comentar sobre meu “TODO ERRADO” post, continue ficando TOTALMENTE À VONTADE para criticá-los da melhor maneira que lhe APROUVER, pois NÃO é qualquer um que é FLAMENGO há mais de 50 anos e que por isso deve conhecer futebol DE TRÁS PRA FRENTE E DA FRENTE PRA TRÁS…..
Me desculpe por ser o ÚNICO FLAMENGUISTA que chama o seu “QUERIDINHO” ALECSANDRO de ALECONE e que acha o futebol dele uma BOSTA quando um GRANDE CONHECEDOR DO ESPORTE BRETÃO COMO VOCÊ o acha a QUINTA MARAVILHA do mundo futebolístico e excepcional ARTILHEIRO….
Eu achava – BURRO que sou – que o ALECONE, ops, ALECSANDRO, tivesse terminado o Carioca com o MESMO NÚMERO de gols do CIRINO, mesmo tendo feito uns DOIS de pênalti e um outro um PRESENTE do mesmo CIRINO que poderia ter marcado e preferiu GENTILMENTE passar a bola para que ela tocasse no CONE e entrasse.
Me fale também, ESPERTALHÃO, do número de PASSES ERRADOS do ALECONE…me fale, INTELIGÊNCIA SUPREMA, dos INÚMEROS GOLS PERDIDOS pelo CÔNICO ATACANTE, DAS FURADAS CÔMICAS…..
Não quero me meter na sua RELAÇÃO DE AMOR com o ALECONE, mas pra MIM ele é e SEMPRE FOI uma tremenda BOSTA !!!! E tem mais, eu estou ME LIXANDO para o que você pensa dele, meu caro….Com todos os seus MAIS DE 50 ANOS DE FLAMENGUISTA !!!!!
Me desculpe ser tão INCISIVO, mas pra certos tipos de comentários, como o seu, NÃO me resta outra alternativa !
Quanto ao PARÁ, eu falo de NÚMEROS, IMBECILMENTE é claro, mas ME PROVE que o Flamengo nos últimos 10 jogos, tenha tomado algum gol com jogada criada pela nossa LATERAL DIREITA, seu SABICHÃO !!!!!
Se o LÉO MOURA construiu alguma HISTÓRIA dentro do Flamengo, foi uma história REPLETA de PÊNALTIS PERDIDOS, PANELINHAS, PASSES ERRADOS GERANDO CONTRA ATAQUES FATAIS, LATERAIS BATIDAS PARA ADVERSÁRIOS, MEDO DE DISPUTAR UMA BOLA NA CABEÇA, e a criação e batismo da famosa AVENIDA LÉO MOURA !!!!
Quanto à minha ESTÚPIDA análise do JONAS, desculpe ter CHOCADO A SUA SAPIÊNCIA FUTEBOLÍSTICA com N anos no costado, mas TODAS às vezes que o JONAS deu um CHUTE A GOL, no Flamengo, ele CHUTOU COM FORÇA, BEM DIRECIONADO e ainda fez o GOL que você (certamente plagiando o Juninho Pernambucano, Roger ou Ricardo Rocha) disse que foi FRANGO DO CAVALIERE, bem diferente das BICUDAS DO ALECONE !!! Mas como você é um PROFUNDO CONHECEDOR DO FUTEBOL SOB TODOS OS SEUS ASPECTOS, eu HUMILDEMENTE me calo, só arrematando que o MEU PADRÃO DE QUALIDADE DE CHUTADORES, seja da onde for, CERTAMENTE NÃO É O PADRÃO apresentado pelo ALECONE, que você tanto GOSTA.
Infelizmente o JONAS, como eu já havia falado no meu outro comentário classificado por você de RISÍVEL, fez aquela GRAÇA no jogo contra as bigodudas e, POR ISSO, tem levado CARTÕES AMARELOS IMERECIDOS por QUALQUER FALTA em que ele chegue MAIS FORTE.
Como VOCÊ BEM DISSE eu NÃO ENTENDO NADA DE FUTEBOL comparado ao que VOCÊ, flamenguista há mais de 50 anos, ENTENDE, mas me PERMITO a fazer comentários do que EU PENSO E ACHO dos jogadores que vejo atuar, a menos que VOCÊ, do ALTO DA SUA IMENSA SABEDORIA, resolva que eu NÃO DEVA MAIS fazer comentários, principalmente sobre os jogadores que sejam são seus ÍDOLOS, quais sejam: ALECONE e LÉO AVENIDA MOURA, certo assim?
Assim você fica FELIZ?
Pensando bem NÃO…..Tô pouco ligando para o que você acha das minhas opiniões, mesmo com TODO ESSE SEU SABER CONSTRUÍDO HÁ MAIS DE 5 DÉCADAS, que te permitiu achar o ALECONE um GRANDE ARTILHEIRO e o LÉO MOURA um GRANDE LATERAL DIREITO !!!!!
Continuarei a tecer meus comentários de um DESCONHECEDOR DO FUTEBOL, para poder te proporcionar esses momentos em que você RI deles, mesmo VOCÊ achando que é MAIS FLAMENGO DO QUE EU !!!rsrsrsrsrsrs
A resposta que era pra ter saído aqui, acabou saindo abaixo do primeiro comentário do Schwarzenegger.
Por favor, deem uma olhada lá.
Missão pra lá de complicada hoje pro Mengão desentrosadão…..
Temos que reconhecer que hoje o Flamengo vai penar no Mineirão pra arrancar um magro empate, apenas por 4 razões;
1) Cruzeiro joga em casa
2) Mesmo em crise, o atual campeão brasileiro com certeza tem um time mais entrosado que o Mengão desentrosadão.
3) O Luxemburgo que comandará hoje o Cruzeiro, conhece como ninguém as próprias merdas e defeitos que ele mesmo implementou na equipe da Gávea.
4) Aleccone negociado para o Palmeiras, vocês acham mesmo que ele vai dar o “sangue” por 3 pontos neste jogo, sabendo que o Flamengo se tornará seu próprio adversário quando estiver disputando pelo Palmeiras ? Se o Aleccone já foi negociado para o Palmeiras, deveria ficar de fora !
Um magro empate hoje contra o Cruzeiro, será bem vindo como um grande banquete !
Tomara eu estar enganado, quero muito estar errado, mas lamento, temos que ser realistas, ainda não deverá ser desta vez a nossa hora e a do Cristóvão……mas amanhã continuarei Flamengo.
SÓCIO TORCEDOR desde sempre.
SRN SEMPRE
Lúcifer.
Essa gargalhada é nervosa André, forçada, auto-compensadora, sei que busca um alívio, uma conformação…! kkkkkkkkk
Quem aí tem um toco?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Não é com você não, André. É que o meu giz tá acabando, e preciso emprestado, ao menos, de um pedacinho pra concluir o meu comen
Confrade EDVANNNN…..
Seu danado, quer fugir do nosso próximo encontro é ? Estais amancebado com alguma sirigaita é ? kkkkkkkkk……….Aguarde uma ligação minha nos próximos dias !
Grande abraço do Lúcifer !
SRN SEMPRE !
BOMBA, BOMBA !!!…..
ALECCONE NO PALMEIRAS…….
É, não tá fácil pra ninguém……..
E ainda tem Nego chorando de barriga cheia ao reclamar da contratação do GUERRERO !!!!!……..
Não disse que a CRISE pode afetar a qualquer um ??!!!!…….
SRN.
Lúcifer.
Grande amigo LÚCIFER….
Não chame o ALECSANDRO de ALECONE senão o Schwarzenegger vai dizer que você NÃO é flamenguista e que não entende PATAVINAS de futebol…..
SHAUSHUASHAUSHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUA
Ué, mas ALECCONE não é um elogio ???
Temos que reconhecer, nunca um CONE fez tantos gols não só na história do Campeonato Brasileiro, mas na História do Flamengo também !
O ALECCONE tem que ser respeitado como um grande goleador CONE que foi, e o Flamengo deveria inclusive, fazer um jogo de despedida para ele, com todas honrarias e homenagens não somente pelos seus gols, mas principalmente por todos os seus títulos conquistados no Flamengo
Vamos fazer uma campanha, um abaixo assinado, sei lá, afinal o ALECCONE merece um jogo de despedida no Flamengo, com muito foguetória e comemoração…..
ALÔ, ALÔ, DIRETORIA, NÃO VÃO ESQUECER DO JOGO DE DESPEDIDA DO ALECCONE, o CONE que mais fez gols na história do Flamengo !
SRN SEMPRE
Lúcifer.
No jogo de hoje, qual Pará se sairá melhor ??? O da direita ou o da esquerda ???
SRN
Lúcifer.
BOMBA, BOMBA !!!………
LUXEMBURGO no CRUZEIRO…….
Não disse que a CRISE pode afetar a qualquer um ?!!!……………
SRN.
Lúcifer.
ZICO PRESIDENTE DA FIFA.
EU APOIO.
Rasiko:
Todos nós apoiamos. Mas creio que o Galo não tem estômago para aguentar aquela ratatuia toda lá.
Abraço.
Sem qualquer alusão ao nosso adversário desta noite, CONTINUA A CONFUSÃO.
Sem comentários no Arnaldo, sem artigos do Arthur e da Vivi.
SOCORRO ! ! !
Preocupadíssimas SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – há ainda o silêncio surpreendente do Áureo Rocha !
Pé de pato mangalô três vezes !
Carlos Moraes,
Ando muito atarefado. Há tanta coisa para se comentar, mas falta-me tempo.
Entretanto, a demora nas postagens dos comentários estava desanimadora. Creio estar melhorando.
O Arthur me informou estar de férias
Um forte abraço e
SRN.
Querido Carlos Moraes:
A questão dos comentários é interneticamente complicada, e outro dia eu conversei com o santo protetor que cuida da TI pra gente – obviamente de graça – pra ver se há um jeito de resolver.
Se você entrar no post do Arthur cujo título é “Secos e Molhados”, vai ver 1.493 comentários. A imensa maioria é lixo indevidamente publicado. Aqui nas páginas internas do blog, temos mais de mil comentários nesse mesmo post, tudo furado, tudo spam.
Conclusão número 1: se não houver moderação (não gosto dessa palavra, parece que censuramos alguma coisa, o que não acontece), vira bagunça.
Conclusão número 2: além de encontrar tempo para produzir os posts, também precisamos de tempo para moderar. Cada um de nós aprova os comentários feitos nos próprios posts, e o Arthur – camisa 10, capitão, treinador, presidente e Grão-Mestre – pode aprovar os de todos. Só que o Aureo já disse aí que o Arthur está de férias. (Sabe como é: tá com o burro na sombra.) Arnaldo publicou o genial capítulo 8 da série “O Flamengo que eu lembro” e também saiu pra descansar. É justo.
Mas fique tranquilo, pois logo logo tudo volta ao normal. Aqui no blog e – pé de pato, mangalô, três vezes – no nosso time.
Grande abraço.
Lembro de quando fiquei feliz por terem contratado o Deivid.
“Esse é barbanteiro, vocês vão ver. Com um 9 decente a gente leva essa bagaça”.
Certamente que o Guerrero é essa ótima aposta dita no texto. E é o melhor do Brasil.
Ótimo texto.
Obrigado, Marco.
Confesso que fiquei meio bolado com aquela história do Deivid. Sempre fico com o pé atrás em relação a jogadores que os clubes europeus liberam com facilidade. O que, diga-se, é completamente diferente do que está acontecendo agora com a contratação do Guerrero.
Abração e apareça sempre.
O Cristóvão não estava no topo da minha lista de técnicos, no meu caso, em primeiro lugar vinha o Sampaoli, que para mim seria um técnico sim para apostar no longo prazo no Mengão. Sujeito sério, e pra quem quer fazer um trabalho de longo prazo e sério, seria ideal. Sem os vícios dessa boleirada e profexôres brasileiros. Ainda, apósto que o custo seria o mesmo ou menor. Mas ok, veio o Cristóvão, vamos apoiar o cara.
E quando digo apoiar é dar um tempo pra começar a desfazer a arapuca armada pelo profexô. Ainda acho que o maior reforço do Mengão no curto prazo é dar padrão de jogo pros mulambos que aí estão. Isso e mais Guerreiro já daria um caldo, vindo um ou dois mais (um Renato Augusto pra mim é mais desejável que o Elias).
Ah, só pra marcar posição, concordo com o André em relação a lateral direita, prefiro o Pará (e nem sou fã do cara) desse jeito que o Léo Morto em fim de carreira.
SRNs
PS – Quanto ao Gabriel, tá devagar quase parando, andando para trás. E para provar ao Edvan, proponho um desafio. Leve ele lá “En la calle de la luz roja” veja se ele dá conta.. Prova dos nove, meu camarada. Acho que nem com o remedinho receitado pro André vc turbina esse Gabi…
PS2 – Ah, e o Paulinho.. Alguém viu se ele entrou em algum jogo esse ano???
Muito correto, Carlos, ele não anda bem.. Ocorre, que o problema do Gabriel, é que o seu futebol é pro Barcelona (…) Seria bom pro seu estilo, tenho certeza. Na verdade, está mal posicionado, aberto pelos lados que o limita, e franzino e sem espaço, vai pro contato físico e perde-se. O seu jogo é rápido, toca com facilidade, se desloca, aì…lá vem o Arthur Maia, Cáceres, Márcio Araújo, Jonas, Canteros, etc., (pane coletiva, um kit de ruindades), com a bola dominada: um; em pânico, por ter-lhe entregue o que considera uma ‘Bomba’ e já com as pernas bambas, dá pro outro, este; já não sabe o que fazer, e achando melhor livrar-se daquela gerigonça, nos pés, atiça-a na direção do mais próximo que, muito revoltado (quanta desconsideração), prefere não mais ser importunado e chuta, aquela maldita, pra direção dos adversários, logo pensa; eles lá que se virem, numa espécie de: “Quem Pariu Mateus Que Balance” e…, entreolham-se, depois, aliviados…E o que mais? Aí…o Paulo Victor, coitado, só catando lá dentro… Putz…!l
No final do ano passado, solto em campo, o Gabriel voava baixo, decidiu jogos e fez misérias em campo. Sim, tem algo errado com ele, além de trocar passes e entender-se, com esse meio de campo ‘HORROROSO’. Ou então, que botem o Messi e o Cristiano Ronaldo…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Outra coisa em que o Carlos está certo, alguém tem que iniciar o Gabi (cara limpo, legal), no Cabaré, urgentemente.. E por falar em craque ali no meio, por que não contratam o Ronaldinho Gaúcho?
O que Carlos, pensou aí em quê? Pra fazer lançamentos? Foi isso?
Não, homem, só pra lançar o Gabriel nas “sacanus baladis’. Disse o profeta Elesbão: O homem, eleva-se do esplendor, no grau de desenvolvimento da sabed… não, não, desculpem, ele quis dizer…do envolvimento na putaria…!”Que ele falou, falou, comentam, que tinha tomado muito vinho. Eu mesmo não sei…!
E HOJE? Jonas, Márcio Araújo e Arthur Maia. Isto é pior do que se cometer um crime, dos hediondo, contra a torcida do FLAMENGO, velho…!
E quem me chamou de Filho da Puta, só porque eu falei do Gabriel no Barcelona…? Se manca, rapá… Fica aí xingando os “zoutros.
Em Guayaquil, não tem Barcelona não, eh…? Vá se fuder…!
E SE O MENGÃO GANHAR, RHAN…?
Belíssima ideia, Edvan.
Eu apoio a campanha “Gabriel no Barcelona”. Mas prefiro que seja o da Espanha, que é um pouquinho mais longe.
Abração.
Grande Carlos:
Também gosto do Sampaoli, mas insisto no que já escrevi em algum lugar aqui dessa caixa: seria melhor chamar o cara assim que terminasse a temporada, pra ele ter tempo de conhecer elenco, avaliar quem fica e quem sai, indicar nomes, implantar filosofia etc. No meio do ano, sei lá, acho roubada.
Abração.
Vou NOVAMENTE levantar a peteca aqui….
Já era hora do “departamento de marketing” RP&A, conseguir uns patrocinadores para o blog…
Não que fosse alguma coisa a ponto de “suprir as necessidades financeiras dos nossos articuladores”, embora eles mereçam, mas para poder, ao menos, pagar uma “ajuda de custo” para alguém fazer a moderação….rsrsr
É incrível que um BLOG com articulistas do NAIPE DOS QUE CRIARAM O BLOG, não “sejam vistos” por empresas que anunciam em outros blogs não tão qualificados (sem desmerecer a ninguém) e não se interessem em anunciar AQUI…
EDVAN SANTOS ! Ô EDVAN SANTOS….fala com o pessoal do BURAKO DOCE pra ver se eles topam !!! Você MANDA ou NÃO MANDA nessa BAGAÇA !!?!?!?!?
Eu já vi é que você também foi VITIMA da tal GARRAFADA e está sofrendo dos EFEITOS COLATERAIS….você se AUTO-FORNICOU seu TRATANTE….
SHAUSUASHUAHSUAHSUAHSUHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHUAHSUASUAHSUHA
SHUASHAUSHUASHUAHSUAHSUASUAHSUAHSUAHUSHAUSHUAHSUAHSUHA
Pleno apoio, André.
Bem que podia pingar um qualquer aqui, para pagar moderador y otras cositas más, incluindo estadias no luxuoso e não tão bem-frequentado hotel Baur au Lac, em Zurique. Ou, se não tem Zurique, uma dose de Genebra que seja, porque essa seca tá de matar.
Burako Doce? Do Edvan? História esquisita, rapaz!
Abração.