República Paz & Amor

Por favor, aguarde...

República Paz & Amor

Controlar a ansiedade.

Por | 2 de junho de 2015
155 Comments
  • author avatar
    Paulo Marcelo Xuguga 10 anos ago Responder

    Parabéns pelo excelente texto!! Um tal de Gonça ficaria bastante feliz ao ler.
    Concordo com as colocações sobre o Guerrero, mas a diretoria tem que se mexer rápido.
    Tem q ter alguém pra enfiar as bolas pra ele…
    Nós não criamos jogadas de gol…Não temos jogadas ensaiadas…Nem de bola parada…
    Nossa defesa, com Bressan e Walace , é de chorar quando vem um cruzamento…Isso sem falar no Pará!!!
    Só rezando meu amigo!!!
    Tá feia a coisa!!!
    Forte abraço!!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Grande Xuguga:

      Quando ainda escrevia o blog Questões do Futebol, da revista Piauí, publiquei um post na série sobre as seleções da Copa do Mundo em que homenageava o extraordinário professor Gonçalves. Se você quiser dar uma olhada, o link é esse:

      http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/questoes-do-futebol/geral/as-selecoes-que-vem-apenas-para-completar-o-album-de-figurinhas

      O problema do Gonça é que nasceu pra ser vice, né? Torcia pro Vasco e era vice do Ian.

      Quanto ao cara que vai enfiar as bolas pro Guerrero, claro que precisamos. Mas precisamos de muita coisa, e tínhamos que começar por algum lugar. Surgiu a oportunidade de trazer o Guerrero, acho que agiram bem.

      A coisa vai melhorar. Pior do que está, impossível.

      Abração.

  • author avatar
    Jefferson 10 anos ago Responder

    Fala, Murtinho! Você mencionou uma coisa que acho importante quando tento entender o problema do time do Flamengo: a movimentação (que o Guerrero pode ajudar muito a melhorar) no ataque. Tenho visto muita gente pedindo um tal camisa 10 salvador, como se surgisse um Zidane capaz de colocar a bola no pé do atacante, bastando a este apenas chutar a gol. Na verdade, acredito piamente que isso não será possível (como você bem disse) se não houver movimentação no ataque. Canteros, por exemplo, é um bom passador, mas de nada adianta se não há atacantes fazendo uma boa infiltração na área e deslocando a marcação adversária. Esse problema ficou claro no empate com o Sport e na derrota contra o Fluminense. Em ambos os casos, mesmo com um jogador a mais e se lançando ao ataque, o time rubro-negro quase não chutou a gol. Por isso, creio que a necessidade do Flamengo, agora, com a contratação de um ótimo atacante como o Guerrero, seja alguém que faça bem a transição entre a defesa e a zona de ataque (não necessariamente para munir os atacantes), pois Cáceres, Jonas e Márcio Araújo não conseguem dar bons passes e Canteros sozinho não resolve a parada. Acredito que a volta do Elias seria uma ótima notícia (muito mais que o Renato Augusto – outra opção, que andam mencionando nos jornais).

    Com relação ao Cristóvão Borges, concordo que ele parece ser um cara tranquilo e sensato, e gostava do trabalho que fazia no Vasco (pode dizer isso aqui?). Mas, ainda não aprendemos a dar tempo aos treinadores. Hoje, saiu a notícia da demissão do Marcelo Oliveira do Cruzeiro. O cara, ganhou dois Brasileirões consecutivos, a diretoria vendeu todos os principais jogadores e a culpa da queda de rendimento do time recaiu sobre o técnico. Lamentável… Espero que Cristóvão possa ter tempo para realizar um bom trabalho no Flamengo e também torço para que a torcida seja paciente. Estamos em um momento de transição.

    Já o Bielsa, não acredito que durasse meia temporada no Brasil. À primeira derrota, os jornais começariam a mostrar o jeito “diferente” dele de treinar e certamente a culpa para os maus resultados recairiam sobre isso. A torcida faria a maior pressão e ele seria demitido (ainda mais pelo gênio difícil dele). Acho que seria até uma experiência negativa, visto que sua queda poderia servir de argumento contrário a contratação de novos treinadores estrangeiros no país. Acho que um cara mais tranquilo, como o Sampaoli, pode ter mais sorte por aqui. Enfim…

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Fala, Jefferson.

      Excelente análise sobre a questão meia & atacante. Futebol é bem mais complexo do que parece, e a gente costuma se iludir com dados e números. Parece maluquice, mas muitas vezes o cara foi artilheiro do campeonato e, mesmo assim, pode ter atrapalhado mais do que ajudado o time. Tenho algumas teorias sobre isso, talvez desse um post legal, mas como não seria específico sobre o Flamengo, não sei se é o caso. Vamos ver.

      Quanto ao Cristóvão, é aquilo que falei no post: nem tanto nem tão pouco. Não dá pra mandar técnico embora toda semana, mas também é inviável – até pela cultura futebolística que adquirimos e que não vai mudar de uma hora pra outra – manter um técnico depois de seis ou sete derrotas. Claro: o caso de Luxemburgo foi diferente: nosso time não joga nada desde a semifinal da Copa do Brasil no ano passado, ocasião em que, aliás, Luxa inventou até não mais poder, para depois atribuir o resultado às qualidades do Atlético. Que é bom time, mas está longe de ser muito bom.

      Citei Bielsa porque seria uma grande quebra de padrão, mas não rola: não há grana para trazer um técnico já estabelecido no futebol europeu. Sampaoli seria uma excelente possibilidade. De qualquer modo, continuo achando que algo assim teria que acontecer no final do ano, pro cara pegar a pré-temporada.

      Abração e parabéns. Muito bom comentário.

  • author avatar
    André 10 anos ago Responder

    Aliás, NÃO sei porque ficar discutindo TIMES DO FLAMENGO se o nosso DECANO CARLOS MORAES já decretou, ou já vem decretando há quase 3 anos que TUDO DE RUIM QUE ACONTECE COM O FLAMENGO é puramente CULPA DA DIRETORIA !?!?!?!?!?

    SHAUSHAUSAHUSHAUSHUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSAHSUAHSUAHSUHASUAUSAHS

    BANDEIRA, ô BANDEIRA !!! Trás o ADRYAN de volta nem que seja pra angariar a simpatia do CARLOS MORAES !!!!!!

    SÓCIOS do Clube de Regatas do Flamengo !!!! Por favor elejam o MÁRCIO CLODOVIL BRAGA nas eleições de NOVEMBRO !!!!!!

    SHAUSHUASHUASHUAHSUASUASUASUAUSASAUSHA

    SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSU

    • author avatar
      carlos moraes 10 anos ago Responder

      O Márcio, com 80 anos, não dá mais.
      Vamos pensar em outro nome.
      Ainda não escolhi o meu futuro candidato.
      Votaria tranquilamente, se sócio fosse, no Murtinho.
      Eis aí uma ótima escolha, pelo mennos na minha opinião.
      No mais, quanto ao Adryan, sem dúvida ele está fazendo muita falta, eis que o Mugni, o Maia e o Almir não sabem jogar futebol.
      SRN
      FLAMENGO SEMPRE

      • author avatar
        André 10 anos ago Responder

        Grande CARLOS MORAES…..

        Você ainda admitirá que essa diretoria atual está fazendo um EXCELENTE trabalho….Não tenho dúvidas disso…..RSRSRSRSRSRS

        Quanto ao ADRYAN, o problema é que ele tem DIFICULDADES para “MATAR A BOLA NOS SEIOS” shaushuashuashuahsuasuasha

        • author avatar
          LÚCIFER 10 anos ago Responder

          Fala André !

          Tá sabendo da última ! O Adryan acaba de assinar um contrato de publicidade com uma Grande Empresa do ramo de Modas.

          Ele vai ser o garoto propaganda da Du Loren……

          SRN.

          • author avatar
            André 10 anos ago

            SHAUSHASHUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUASUAH

      • author avatar
        Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

        Querido Carlos Moraes:

        Obrigado pela indicação, mas não há chance. Não sei fazer conta.

        Abração.

  • author avatar
    Alberto 10 anos ago Responder

    Então Murtinho quer dizer que os 8 atacantes que existe no atual elenco estão com razão mesmo jogando mal?
    Claro. Cadê o camisa 10 que prometeram quando assumiram? Bem da verdade tentaram e insistiram em demasia com o Carlos Eduardo e nada. Quer dizer que agora que investiram uma fábula, fortuna num trintão para fazer gol precisa e vão conseguir trazer o tal camisa 10.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços e SRN
    Alberto

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      É, Alberto, também tenho certa dificuldade para entender, mas creio que funciona meio que por aí mesmo. Até agora, foi um trabalho de apagar incêndio; a partir de agora, com o incêndio controlado, dá para olhar pra outras coisas – como, por exemplo, qualificar um pouco mais o time.

      Mas o que as pessoas reclamam, e eu também, é que mesmo durante esse processo de apagar o fogo daria pra montar um time bem mais comprometido e competitivo. Se a culpa era toda do Luxemburgo, em pouco tempo saberemos.

      Abração e obrigado.

  • author avatar
    André 10 anos ago Responder

    APESAR das ótimas colocações do MURTINHO em mais um dos seus ótimos textos, vou pela, quem sabe última vez, falar alguma coisa sobre futebol aqui no blog, já que meus companheiros de comentários me convenceram habilmente de que eu NADA ENTENDO DE FUTEBOL (talvez por NÃO assistir a jogos da Europa).

    Por isso, passarei apenas a tecer alguns comentários sobre trivialidades do nosso cotidiano e vou explicar o porquê de tal decisão (hsuashuashuahsuahsuahsuahsu):

    Grande parte das pessoas que comentam, veem no PARÁ um péssimo jogador, enquanto eu vejo que nossa LATERAL DIREITA melhorou muito depois que o LÉO MAU CARÁTER MOURA SAIU e o PARÁ se tornou titular. Senão vejamos:

    Nossos adversários PARARAM de se “CRIAR” pela nossa LATERAL DIREITA, pois o PARÁ marca bem, é vigoroso nas disputas de bola e, nas jogadas OFENSIVAS, faz cruzamentos que acabam redundando em gol, como foi aquele em que o ALECONE matou no peito e cruzou para o CANTEROS SOZINHO, marcar de cabeça.

    Todos os gols que levamos ULTIMAMENTE, foram, ou com jogadas pela nossa LATERAL ESQUERDA ou pelo MEIO DA ÁREA e eu acho que NENHUM originado de jogadas pela nossa LATERAL DIREITA.

    Mesmo nesse jogo contra o FlorminenC, o ÁRBITRO “descobriu” um pênalti do PARÁ que foi marcar na NOSSA ÁREA onde deveria estar um ZAGUEIRO ou um VOLANTE e não o nosso BRAVO LATERAL DIREITO.

    No lance do GOL CONTRA, a mesma coisa: o FlormerdenC fez uma ULTRAPASSAGEM pela ESQUERDA (coisa desconhecida lá na GÁVEA, do nosso ETERNO COUTINHO – que IRONIA do destino) e o PARÁ – mais uma vez dentro da ÁREA onde deveria ter um ZAGUEIRO ou um VOLANTE, foi VENDIDO NA JOGADA e, por AJUDA DOS DEUSES, fez CONTRA porque senão seria mais um gol do DON FREDON VIADON, que estava na ÁREA sem NENHUMA MARCAÇÃO, nem dos ZAGUEIROS nem dos VOLANTES.

    Outros ENALTECEM o tal do CANTEROS que pra mim NÃO MARCA, NÃO CHUTA BEM A GOL, NÃO DÁ UM PASSE QUE PRESTE e ainda assim comete um PÊNALTI (esse pênalti mesmo, não foi inventado pelo ÁRBITRO) e reclamam que não podemos jogar com excesso de volante. Joga PORRA NENHUMA O CANTEROS.

    Na minha PRECÁRIA VISÃO DO FUTEBOL, o Flamengo tinha que jogar com o JONAS e o CÁRCERES e digo o porquê:

    O CÁCERES desde SEMPRE foi um EXCELENTE MARCADOR como cabe a um BOM 1º VOLANTE e, contra o mesmo FlormerdenC, mostrou que é o ÚNICO que tem COLHÕES de VIRAR UMA BOLA para as pontas sem medo de errar (porque os outros só se preocupam em dar passes para trás ou para o jogador que estiver mais próximo deles, pois a bola parece que lhes queima os pés).

    O JONAS, apesar de ter ficado MARCADO para os ÁRBITROS como um jogador VIOLENTO com aquela BICUDA que deu nos PEITINHOS SILICONADOS (porra me lembrei do CARLOS MOARES e sua fixação….rsrsrsrs) do jogador das bigodudas e passou a levar AMARELO em qualquer jogada MAIS RÍSPIDA de disputa de BOLA. Espero que ele SAIBA como sair dessa MARCAÇÃO DOS JUÍZES, então retomando o fio da meada, o JONAS além de ser um EXCELENTE MARCADOR, sabe passar uma bola e MELHOR AINDA, ele CHUTA BEM AO GOL COM AS DUAS PERNAS, já tendo feito até um BELÍSSIMO gol em chute de MEIA DISTÂNCIA coisas que são FUNDAMENTAIS para o Flamengo que, EM TODO JOGO, joga contra equipes FORTEMENTE RETRANCADAS.

    O JONAS é o ÚNICO jogador do atual time do Flamengo, que sabe CHUTAR BEM AO GOL e NÃO consigo entender porque todo esse POTENCIAL dele com ARREMATADOR DE MEIA DISTÂNCIA ainda NÃO tenha sido devidamente APROVEITADO !!!!

    O ALECONE pra mim é um BONDE que SÓ É TITULAR, porque o clube detém 100% do seu passe (vai à moda antiga mesmo) e quer de alguma forma VALORIZÁ-LO para faturar um DIM-DIM). Na atual situação NÃO é uma boa. Se o time estivesse bem eu até admitiria isso como VÁLIDO.

    O GABRIEL me parece que será sempre aquela ETERNA PROMESSA, pois eu ACHAVA que ele com toda aquela pose de CRAQUE ainda daria muito caldo, mas atualmente somente o EDVAN SANTOS (que deveria estar preso por exercício ILEGAL DA MEDICINA e prática de CURANDEIRISMO ao receitar GARRAFADAS CONTRA DISFUNÇÃO ERÉTIL), ainda acredita que vingará.

    O ARMERO me parece uma BOA AQUISIÇÃO desde que parem de BOICOTÁ-LO no time e que o treinador trate de arranjar alguém para cobrir seus AVANÇOS para que o time adversário não se crie ÁS SUAS COSTAS.

    Noto que o PRINCIPAL DEFEITO DO TIME DO FLAMENGO, é (à exceção do JONAS) NÃO TER UM JOGADOR QUE SAIBA ARREMATAR A GOL COM UM MÍNIMO DE EFICIÊNCIA !!!!! Por isso acho, à falta de jogadores com esse potencial INATO, deveria haver TREINAMENTOS desse FUNDAMENTO em TODAS as atividades no NINHO DO URUBU.

    O nosso bom e aguerrido WALLACE é uma LÁSTIMA COMO ZAGUEIRO, pois não tem altura e impulsão para ser BOM nas BOLAS AÉREAS e nem, por ser BAIXO, consegue ser um zagueiro RÁPIDO, pelo contrário, é bastante LENTO e parece que NÃO tem tempo de bola. Acho que o MARCELO, com toda a sua AFOBAÇÃO, se for bem treinado, faria a defesa mais SÓLIDA pois consegue ser RÁPIDO, sendo ALTO, e, sendo alto, é BOM nas bolas AÉREAS.

    O BRESSAN é GAÚCHO (não precisa dizer mais nada, né?)

    Minha zaga seria MARCELO e SAMIR.

    No GERAL o que eu vejo é um certo DESCOMPROMETIMENTO do time em GANHAR os jogos, além de PERCEBER que TODOS OS TIMES jogam de MANEIRA IGUAL contra o Flamengo, mesmo estando perdendo até de 2 a 0: com 11 atrás da LINHA DA BOLA e contando com os CONSTANTES ERROS DE PASSE de algum jogador rubro-negro e o Flamengo simplesmente NÃO consegue jogar assim pois dá MUITO ESPAÇO (isso já melhorou um pouco no 2º tempo do jogo contra as Floridas) e NÃO aperta a marcação para FORÇAR UM ERRO DE PASSE.

    NOTEM que em TODO JOGO, os jogadores dos times que jogam CONTRA o Flamengo, estão simplesmente EXTENUADOS e com CÃIBRAS a três por dois.

    Cada jogo que assisto me parece um VÍDEO TAPE DO ANTERIOR.

    Noto , também, que a TV GLOBO, ainda CONTINUA a NÃO mostrar IMAGENS RECUPERADAS de jogadas DUVIDOSAS e que seriam FAVORÁVEIS ao Flamengo, enquanto mostram à EXAUSTÃO, os lances em que os ÁRBITROS possivelmente erram “a nosso favor”. Por que será?????

    Em termos de ELENCO, eu simplesmente NÃO consigo ver o nosso tão DESQUALIFICADO (como querem alguns) em relação aos OUTROS times que disputam o Brasileiro, pois NÃO aceito que o FUDEROSÃO tenha elenco inferior ao IXPÓRTI, GOIÁS, PONTE PRETA, PATÉTICO PR, PATÉTICO MG, AVAÍ, FLORMERDENC e outros tantos que estão a nossa FRENTE na tabela.

    Mas eu CERTAMENTE estarei ERRADO pois NÃO assisto a jogos de futebol em que o CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO não esteja jogando.

    • author avatar
      André 10 anos ago Responder

      PUTA QUE LOS PARALES….esqueci de falar do PAULINHO que a torcida ENALTECE….

      Pra mim é um PELADEIRO DESAVERGONHADO que se ESCONDE NO JOGO, CHINELINHO, e quando arremata a gol, NÃO RARAMENTE dá um chute BISONHO…

      O ÉVERTON e o CIRINO, apesar de também serem PÉSSIMOS ARREMATADORES, são BONS JOGADORES e fazem a diferença….Pena terem tido contusões sérias, principalmente a do ÉVERTON que inclusive se repetiu, interrompendo uma boa sequência apresentações dos dois.

    • author avatar
      carlos moraes 10 anos ago Responder

      Concordo integralmente no tocante às falhas da nossa zaga de área, diretamente culpada por quase todos os gols.
      Em comentário anterior, já colocara esta minha opinião.
      também concordo que o Pará NÃO poderia evitar o segundo gol, tendo sido até MUITO BOM que ele impedisse o gol do cafageste tricolor.
      SRN
      FLAMENGO SEMPRE

      • author avatar
        LÚCIFER 10 anos ago Responder

        Também concordo !

        O Pará não teve qualquer culpa nos gols sofridos pelo Flamengo, apesar do gol contra que seria do Fredete……E a marcação daquele penalty, foi apenas mais um dos últimos absurdos dos sopradores de apito pra cima do Mengão desentrosadão….

        Mas pra não falar que só falei de Flores, COMO ESTÁ HORROROSO O PAULINHO……ele está matando tudo quanto é jogada de ataque…….reserva nele, urgente, pra ver se ele reencontra o bom futebol que um dia ameaçou jogar…..caso contrário, pode ser aproveitado como “moeda de troca”, enquanto tem algum valor……

        SRN SEMPRE

        Lúcifer.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      André:

      Deixa eu tomar fôlego.

      Bora lá.

      Pará: também não acho essa lástima que muitos dizem, mas o considero afoito demais, sobretudo na marcação. Lembra daquela falta contra o Brasil de Pelotas, já nos acréscimos? No primeiro gol do Fluminense, claro que ele não fez pênalti – também não tinha feito falta lá em Pelotas –, mas esse estilo de marcação afobada é tudo que um juiz ruim precisa para apitar qualquer coisa. E, como sabemos, juiz ruim aqui no Brasil é mato. Ainda nesse parágrafo, apenas um detalhe que você certamente percebeu mas esqueceu de citar: o segundo gol do Fluminense nasceu de um passe displicente do Arthur Maia, lá no campo deles. Esse é o tipo de jogada que está nos matando. Perdemos a bola de forma bisonha na frente e não estamos organizados lá atrás para evitar que os caras cheguem. No terceiro gol aconteceu a mesma coisa numa jogada do Cirino, só que aí acho que ele errou (errar faz parte do jogo) e não houve displicência.

      Discordo de você quanto à dupla Cáceres e Canteros. Não gosto do Cáceres. Como disse o Roger sobre o Edinho (ex-Inter, ex-Flu, ex-Grêmio), o Cáceres é outro que pra matar uma bola precisa de um revólver. Um sujeito desengonçado daquele jeito não pode ocupar a zona de pensamento do jogo. Canteros não está jogando nem pedra em santo, mas foi muito bem no ano passado. Caiu junto com todo o time, mas acho que ele pode atuar ali.

      Quanto ao Jonas, ainda não sei. Você tem razão: a história de ficar marcado – embora a gente seja preciso admitir que o cara é outro afobadão – o prejudicou. Se estivéssemos na Europa, muitas dessas tais entradas do Jonas sequer falta seriam. Só que alguém precisa avisar a ele que o Flamengo fica no Rio de Janeiro e que o Rio de Janeiro fica no Brasil.

      Bressan, Marcelo, Wallace, acho todos fracos. E Samir, que é bom, precisa tomar jeito na vida. No entanto, para ser eficiente, um sistema defensivo não precisa de ótimos zagueiros, e sim de organização. Tivemos isso no segundo semestre do ano passado, deixamos de ter a partir dos fatídicos quatro a um para o Atlético Mineiro.

      Armero: temos que esperar.

      Alecsandro já vai tarde. Quando novo, mais rápido e verde, era ruim. Ao encorpar e ganhar experiência, ficou péssimo. É o tipo do centroavante que não faz minha cabeça.

      Gabriel já esgotou minha paciência.

      Vendo nossos jogadores passarem do jeito que passam, dominarem a bola do jeito que dominam e chutarem do jeito que chutam, fica evidente que eles não treinam fundamentos. Mas, pergunto: jogadores que fazem parte do elenco do Flamengo, quase todos ganhando pequenas fortunas mensais, precisam treinar fundamento? Já não deveriam saber tudo de cor e salteado? Aprimorar um talento (como fazia Zico) é uma coisa, aprender o que deveriam saber há muito tempo é outra.

      Não chego a dizer que discordo, mas tenho dúvida quanto à suposta falta de comprometimento. Acho até que, em alguns momentos dos jogos, a vontade de resolver tudo na base da empolgação tem atrapalhado – como aconteceu, por exemplo, no terceiro gol do Fluminense.

      É claro que algo estranho – deslumbre? – está havendo com o Paulinho. (Não queria falar aqui sobre o jogo com o Cruzeiro, pois aí isso não acaba nunca, mas acho que Cristóvão acertou ao colocá-lo na esquerda e trazer Everton para o meio – como tem pedido insistentemente o Bill Duba.) Os melhores momentos de Paulinho no Flamengo aconteceram pelo lado esquerdo do campo, num período em que Everton ainda não estava na Gávea. Na direita ele cai muito de produção. Quer dizer, e pra ser mais preciso: na esquerda ele tem jogado mal, na direita não tem jogado.

      Everton e Cirino são bons, e continuo achando que, se tivermos um pouco de paciência (o tal controle da ansiedade), ainda podemos fazer um campeonato decente. Da mesma forma que você, não vejo tantos times assim melhores do que o nosso.
      A questão é que, no Flamengo, a pressão pesa. Se ganharmos duas partidas seguidas e aliviarmos esse peso, as coisas voltam ao lugar.

      Grande abraço.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    Esou bastante grilado.
    Mal o Murtinho escreveu, foram publicados os comentários.
    Da mesma forma com a Nivinha.
    O Arthur e a Vivi , no entanto, sequer escrevem, há mais de uma semana.
    Enquanto isto, NÃO SAI qualquer comentário nas excelentes tirinhas do Arnaldo, desta semana.
    Há algo de errado, no Reino da República.
    SRN
    FLAMENGO SEMPRE
    PS 1 – esclarecendo – nada contra as publicações na Nivinha e no Murtinho, apenas não entendendo os silêncios sepulcrais do Grão Mestre e da Divina, assim como o porquê de não saírem comentários no Arnaldo.
    PS 2 – qual Pitágoras, estabeleci um teorema a respeito do nosso poderoso ^meio de campo^. Vou repetí-lo, para que os nossos matemáticos de plantão possam resolvê-lo.
    A + AM + LM x 100 = – A.
    PS 3 – voltando rapidamente à contratação do Guerrero. Independemente de ser, pelo que vinha mostrando no Corinthians – na Alemanha, apesar de fazer gols, sua produção foi apenas sofrível – uma bela contratação, o problema não está aí, nem mesmo no absurdo que se pagou e que o peruano (fora Cubillas, nunca vi um peruano bom mesmo de bola) vai receber.
    O problema é que seriam mais prementes as contratações de um zagueiro de área e de um autêntico meia, não estas bostinhas que atualmente infectam a Gávea.
    Pior – ao que dizem, estão pretendo vender o Samir, que talvez possa ser a salvação da lavoura.
    Como entendem de futebol !

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Querido Carlos Moraes:

      Expliquei essa história do blog na resposta a outro dos seus comentários. Logo tudo voltará ao normal, e provavelmente até melhor, pois a turma está pensando em maneiras de agilizar as aprovações.

      Em relação ao time, confesso não conseguir distinguir com tanta facilidade quais são nossas maiores premências. Precisamos de quase tudo. Zagueiro de área, meia, atacante, o que vier é lucro.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Danilo Bruxolobo 10 anos ago Responder

    Desculpe Murtinho, mas com esse time do Flamengo não tem zenbudismo…Yoga…meditação transcendental…pratica harekrishna que nos faça controlar essa ansiedade rubronigérrima por uma misera, magérrima vitória, mesmo que seja com gol sde impedimento aos 48 do segundo tempo…E olha que não mencionei DEUS nessa parada pois me parece que ele ja perdeu a paciencia dele há muito tempo…
    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Mas então, Bruxolobo: foi por isso que apelei na foto do post para o mais espiritualizado dos quatro rapazes de LIverpool. Haja som de cítara, haja Ravi Shankar e haja guru indiano para aguentar a nossa zaga, o nosso meio-campo, o nosso Gabriel.

      Ah, o Gabriel!

      Quando, no auge da pressão contra o Fluminense, ele bateu aquele escanteio por trás do gol de Cavalieri, minha vontade foi a de quebrar a tevê. Mas a bicha custou caro, e como não tá fácil pra ninguém, me contive.

      Abração. SRN. Paz e Amor. Hare hare.

  • author avatar
    Cristina Martins 10 anos ago Responder

    Ótima explanação! Concordo com tudo que vc falou. Só espero ficar menos ansiosa e mais confiante. No domingo, ao final do jogo, tive vontade de jogar o Pará aos viajantes brancos(Game of Throne)

    • author avatar
      Alessandro matos 10 anos ago Responder

      kkkkkkkkkkkkkkkkk, Boa ideia Cristina e aproveita para jogar o Bressan, e contrata o Tirion pra auxiliar o CB, rsrsrsrsr

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Muito obrigado, Cristina.

      Mas concordo com o comentário do Alessandro: só o Pará?

      Beijo grande.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    Enfim, uma grande notícia para todos (menos o Pelé)
    Ainda vai demorar um pouquinho, mas Blatter está indo embora.
    Que venha Michel Platini !
    Eufóricas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Querido Carlos Moraes:

      Bicho pegou. E, pelo que anda sendo publicado, parece que estamos apenas no começo. Tudo indica que, em breve, Jérôme Valcke estará chutando bundas na cadeia.

      Agora, seguinte: tem gente achando que com o Platini não muda muita coisa não. O Andrew Jennings, por exemplo, garante que o melhor cara seria Michael Van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol.

      Grande abraço.

  • author avatar
    Thomas Newlands 10 anos ago Responder

    Jorge, concordo plenamente com a tua análise sobre a contratação do Guerrero, e acrescento: Me lembro que há 1 ou 2 anos atrás (talvez mais), havia uma forte discussão se valia a pena apostar em jogadores do naipe de Adriano. Não interessa o que o cara fazia durante a semana, churrasco, baile funk na Vila Cruzeiro, etc… chegava no domingo e, quando estava presente, decidia. Se não metia gol, certamente impunha respeito aos adversários e chamava a responsabilidade. Repare que não estou defendendo a aposta no Imperador novamente, me refiro ao estilo. Aliás, mais do que estilo, personalidade.

    Quem é esse cara no Flamengo de hoje? Quem é o cara que, quando o bicho pega, pede a bola, cria chance, chuta até mesmo quando a jogada óbvia era passar para alguém? Cirino, Gabriel, Éverton, Alecsandro? Pois é, não tem. Todos têm suas qualidades (tirando o Gabriel, esse daí não joga no meu time da pelada) mas não têm personalidade. O Guerrero pode perfeitamente ter esse perfil.

    Uma coisa me chamou a atenção na conturbada entrevista do Luxemburgo após sua demissão, esse grande entendedor de futebol. Disse que o elenco do Flamengo era um dos mais fáceis de se conviver com os quais trabalhou na sua história (não me lembro se as palavras foram exatamente essas, mas a ideia era essa). Na minha interpretação, isso é mais uma prova disso, falta de personalidade, é um elenco sem líderes, são todos passivos, meio bovinos. Não quero depositar todas as esperanças no Guerrero para ser o líder do grupo e tudo o mais, mas acho que pode ser um grande catalisador da mudança de espírito da equipe e pode agregar naquela tal de confiança.

    Para concluir, outro ponto importante na contratação de Guerrero. Resgate a sensação de poderio econômico do Flamengo, pois estamos tirando um dos principais jogadores do segundo maior time do Brasil, não é nenhum jogador que estava encostado na Rússia ou na Turquia. Tem um perfil muito legal no twitter que relembra toda a trajetória do Botafogo de 95 como se estivéssemos vivendo aquele ano hoje, ao vivo. Há coisa de poucos dias, Flamengo, Botafogo e Parma disputavam a contratação do Edmundo, recém saído do Palmeiras. Todos sabemos que fim levou essa história, tanto dentro como fora de campo e não defendo esse tipo de irresponsabilidade, e longe de achar que a contratação do Guerrero seja algo parecido, mas que é bom sentir esse poder novamente é.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Sim, Thomas, eu disse mais ou menos isso na resposta a outro comentário aqui.

      Quem vive aqui em São Paulo, que nem eu, talvez tenha mais consciência do que o Guerrero representava para o time e a torcida do Corinthians. É contratação, também, para resgatar a autoestima e assustar a concorrência.

      E você tem toda razão: futebol não é esporte para bonzinhos. Há histórias sobre brigas no nosso timaço da década de oitenta. O Palmeiras de 93/94 era um ninho de cobras (houve um jogo em que Evair simplesmente saiu de campo sem ser substituído, dizendo que não dava pra jogar com Edílson e Edmundo porque eles não passavam a bola pra ninguém).

      Guerrero não pode ser visto como salvador da pátria e sequer é craque, mas é muito bom atacante e tem tudo para ser um grande reforço. Precisamos de mais gente, claro, mas é um ótimo começo.

      Abração.

  • author avatar
    Paulo Vinícius Siviero 10 anos ago Responder

    Concordo, Murtinho.

    Acredita que já chamaram o Cristóvão de burro na estreia? Quanta injustiça! O cara pode ser um revolucionário Guardiola, ou um pavoroso Joel Santana, mas na estreia?

    Pensemos: Eu sou um jogador cascudo, tenho uma panela de uns 4 cascudos no clube e logo na estreia do treinador, que não é nenhuma estrela, já sou barrado?

    Seria exatamente isso que pediram pra fazer com Wallace, Pará e Alecsandro.

    Acha que ele seria burro o suficiente pra perder o grupo logo como cartão de visitas? Não. Ele escalou o mesmo time do antecessor pra não queimar ninguém e poder ir tirando as laranjas podres aos poucos.

    Perceberam que o provável time que vai pra MG já tem o Samir no lugar do Bressan?

    O técnico não é cego, galera. Mas se chega ontem, e logo de cara barra 5 jogadores, como vcs acham que ficaria o clima no vestiário?

    Boa sorte pra ele e nota 10 pra direção. Se quem resolve são os jogadores, pra quê ter então um Luxa ganhando rios de dinheiro criticando o CT, pedindo reforços em frente às câmeras e ainda fazendo charme pro SPFC? Manda embora e traz sangue novo. Bola dentro.

    Sobre o Guerreiro sem o meia. Sabem em quanto tempo foi a negociação? 1 mês. Pois é, isso todos nós sabemos. E quanto tempo tem até o fim da Copa América? Também 1 mês. O que nos faz pensar que não haverá a contratação durante esse mês de Junho?

    É preciso mesmo controlar a ansiedade. Sigo o relator.

    Mengão Sempre. SRN!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Paulo Vinícius:

      O relator agradece pelo apoio. E também por seu ótimo texto, que reforça e amplia o que penso.

      Grande abraço.

  • author avatar
    chacal 10 anos ago Responder

    mutinho,

    agora que o blatter renunciou,o eurico pode assumir a presidência da fifa,pq quando sai o presidênte o vice assumi !

    que loucura !

    saudações rubro-negras !

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Chacal:

      Muito bem sacado. Se quem assume é o vice, o cargo é do hômi. Aí o respeito volta.

      Saudações.

  • author avatar

    Concordo com você Murtinho. Mas tem uma coisa que me deixa encafifado quando ocorrem essas mudanças de treinador: por que o que entra, já não chega chutando o balde e mexendo em tudo? Se na reta final do “Carioqueta” e em três rodadas pelo Brasileirão com “Wandemburgo”, além de um jogo pela Copa do Brasil com Jayme, o Flamengo não jogou porcaria nenhuma, porque o novo treinador repete o mesmo time, o mesmo banco de reservas e até as mesmas substituições em sua estreia? Ele não assistiu a nenhum tape (ainda existe?) de jogo do Flamengo para ver que Pará é um inútil, trapalhão e destrambelhado? Que Bressan não é jogador nem de Série D? Que Wallace de tanto ser elogiado e paparicado (e ainda virou capitão) tá achando que é Baresi? Que Canteros tá precisando esquentar banco pra ver se cai na real? Que Paulinho tá horroroso e não tem condições de começar jogando? Que Pico (o único que escapa nesse “Pacote Pofexô”) é melhor do que o sem ritmo Armero? Que Eduardo da Silva não pode ser reserva? Que a torcida não aguenta mais Gabriel? Que alguém tem que explicar a Marcelo Cirino em que posição ele joga? Que Éverton corre, corre, corre até sentir a musculatura e não produz nada?
    Gosto de Cristovão, mas se ele não agir rápido, é capaz de repetir a passagem catastrófica de Ney Franco no ano passado. E não adianta esperar que a chegada de Guerrero depois da Copa América resolva todos os problemas do Flamengo. Ele pode chegar com o time “atolado até o talo” na zona de rebaixamento e não vai fazer milagres. Por falar em milagres, quem será o “milagreiro” da vez? “Papai Joel”?

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Marco Túlio:

      Sabe a música “José”, do Mestre Ambrósio, que usa o trechinho de um ponto de umbanda (“Terra alheia, pisa no chão devagar”)? Creio que existe uma tendência de os técnicos que chegam agirem mais ou menos dessa forma. Também há, sim, um certo “esprit de corps” nisso. Não deveria, só que acontece quase sempre.

      Já disse numa das respostas que não quero falar aqui sobre o jogo com o Cruzeiro – e, mesmo, seu comentário foi escrito antes dele –, mas ali o Cristóvão fez mudanças.

      Reescalou Samir, trouxe Everton para o meio, levou Paulinho para a posição em que ele teve seus melhores momentos no Flamengo (não adiantou muita coisa, mas isso já é outro papo). Pena ter insistido com Alecsandro, o que felizmente vai durar pouco.

      Mas eu concordo: Cristóvão precisa fazer as coisas acontecerem rapidamente, pra não virar o novo Ney Franco, e Guerrero não pode ser visto como o cara que vai resolver todos os nossos problemas. Para isso, só o Messi.

      Por fim: Papai Joel, não. Never more.

      Grande abraço.

  • author avatar
    carlos moraes 10 anos ago Responder

    Vou ser repetitivo.
    É muito fácil culpar unicamente o Luxemburgo.
    Nada disso.
    Naquela triste entrevista a duas vozes, na base do Rolando Lero, o Wrobel e o Caetano repetiram, a mais não poder, que o futebol no Flamengo trabalhava ALINHADO, todos juntos, todos inocentes ou culpados.
    Afinal de contas, se o Luxemburgo, que até meados de abril era o mais querido, o endeusado, o corajoso, não dava treinos adequados, qual a razão dos demais ALINHADOS, até mesmo do que está cima de todos, o Pres. Bandeira, figura simpaticíssima., permanecerem no mais absoluto silêncio.
    Este último, a bem da verdade, nós sabemos.
    Obcecado por uma perseguição por parte da FFERJ, mais hipotética do que real, não se preocupava com outra coisa, até chegar ao lamentável episódio do último domingo, quando, esquecendo-se que o beneficiado era o ex-parceiro, os laranjeiros, voltou a culpar o Rubinho (que, evidentemente, não é flor que se cheire) por mais uma derrota.
    Não aceito, com toda a sinceridade, jogar-se simplesmente a culpa no Luxa, absolvendo-se TODOS os demais, igualmente responsáveis, ou até mais, eis que ocupam cargos mais relevantes.
    Quanto ao Cristóvão, não tenho opinião formada, apenas afirmando que a estréia foi bem ruinzinha, posicionando muito mal o time no campo do jogo.
    Quanto ao Guerrero, não tenho a menor dúvida.
    Pode não dar certo, mas, em tese, foi uma excelente contratação.
    Lamentável, mas aí a culpa é do MERCADO, o absurdo salário a ser pago,
    Vamos aguardar, que é o que nos cabe fazer, no momento.
    Fui repetitivo, mas nem tanto.
    Outras observações, quanto ao mesmo assunto, lá na Nivinha e no artigo anterior do próprio Murtinho.
    Entristecidas SRN
    FLAMENGO SEMPRE

    • author avatar
      LÚCIFER 10 anos ago Responder

      Salve, salve, Confrade Moraes….
      Concordo que o Luxa não é o único culpado…..mas existem CULPADOS e culpados….

      A diretoria intrometer-se no método de treinamento do profissional contratado para isso (no caso, no método de treinos do Luxa), por mais que o método estivesse equivocado, além de ser uma INGERÊNCIA, abriria precedentes perigosos para todos os tipos de intromissões, que acabam com qualquer profissionalismo…..Neste caso, isento a Diretoria de erro por este motivo. O Trabalho do Profissional tem que ser respeitado no mais puro estilo “cada um no seu quadrado”, e caso os resultados não agradem, aí sim, caberia a Diretoria tomar a sua atitude. Neste caso: – RUUAAA…..

      Cabe lembrar, que a contratação do Luxa se deu com o apadrinhamento dos ex-presidentes de oposição (com exceção do Márcio, que apóia os Blues, não é oposição), tanto é que a Diretoria relutou e demorou em formalizar um contrato com o Luxa, mas que após a pressão popular, e dos bons resultados alcançados até então à frente da equipe, o Luxa conseguiu enfim assinar o seu contrato.

      Neste quesito, a Diretoria Blue foi “ inocente”, em confiar e assinar um contrato com um técnico com interesses eleitoreiros (apóia a Patrícia, e já declarou querer ser Presidente do Flamengo), tanto é que após a formalização do contrato, a preocupação do Luxa passou a ser mais com os holofotes do que com o padrão técnico e tático do time, que caía vertiginosamente com a nova rotina de treinos, isso tudo logo após o Luxa declarar que “Como treinador, não tenho mais nada a aprender….”

      Porém, a Diretoria até que agiu rapidamente, e tomou a providência acertada. Só que o Luxa deixou a equipe sem qualquer padrão tático, principalmente depois da chegada das novas contratações. Então temos um grande plantel mesclado por bons e medianos jogadores, mas todos sem o devido ENTROSAMENTO, que para tal, precisam passar pela assimilação do padrão tático do time, que não foi feito.

      Não devemos nos iludir, CRISTÓVÃO está começando do ZERO, e precisará de tempo para primeiro; “descobrir o melhor padrão tático” que se encaixe melhor com os jogadores que dispõe nesta equipe……e segundo; “ partir para treinamentos e mais treinamentos”, para enfim, conseguir o tão sonhado ENTROSAMENTO…..Isso leva tempo…..

      Podemos não ter o melhor elenco da competição, mas não estamos muito longe dos melhores não……o elenco é BOM, que se bem treinado, e sobretudo, ENTROSADO, ainda poderá surpreender muita gente que hoje apenas desdenha da equipe, ou não quer enxergar o sério, honesto e revolucionário trabalho que a Diretoria vêm realizando dentro e fora de campo, apesar da má fase do time, mas que má fase não é exclusividade do Flamengo e ninguém também está e nem nunca esteve imune a ela…..O Cruzeiro que o diga !

      Concordo contigo, amigo Moraes, quanto ao GUERRERO: Grande contratação !

      O Flamengo está comprando um jogador (GUERRERO) que está simplesmente no AUGE de sua carreira, está tinindo, voando em campo…..a parte financeira não me preocupa, afinal, quem melhor que os Blues para saber sobre esta possibilidade financeira ?

      A Nação apóia a contratação, afinal, depois de tanto reclamar que os Blues tinham um escorpião no bolso, seria um contra-censo a Nação agora reclamar que estão “gastando”…..É claro que existirão sempre uns gatos pingados a reclamar, mas esses aí não importa o que se faça, vão sempre reclamar, e se bobear, os que reclamavam do “escorpião no bolso”, agora “reclamam que a Diretoria está gastando”…..

      Nada contra reclamações, principalmente se plenamente justificadas, mas a gente sabe também, que alguns irão somente “reclamar”, e normalmente os que mais reclamam, são os que menos ajudam ou nunca ajudaram…..é sempre assim, mas já estou vacinado com este tipo de gente, que com suas reclamações e atitudes nunca somam nada, e se perdem em estéreis reclamações…..essas pessoas não fazem a diferença, e como “vampiras”, esperam as coisas darem certas para depois, como autênticos fajutos, se deleitarem na maior cara de pau, mas sem nunca terem acreditado ou contribuído para tal.

      SEJA BEM VINDO CRISTÓVÃO; SEJA BEM VINDO GUERRERO !

      Enquanto os Cães ladram, a Caravana passa…..

      SÓCIO TORCEDOR deste SEMPRE !

      SRN

      Lúcifer.

      • author avatar
        Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

        Grande Lúcifer!

        Texto arrasador. Preciso, coerente, equilibrado. Obra-prima. Valeu demais.

        Muito bom contar com você superparticipativo aqui em nosso humilde blog.

        Abração.

  • author avatar
    Alessandro matos 10 anos ago Responder

    Acredito que seja a hora de controlar a ansiedade mas falar isso pra maioria é complicado, no calor das derrotas então, espero que ele tenha tempo de demostrar sua competência, pois se não tivesse não teria emprego toda vez que saiu de um e pelo que li em todos os lugares que ele foi técnico ajudou muito mas sabemos como é nossa cultura futebolística, estou falando isso pelo fato que tem alguns que prefeririam o Jaime ou o Andrade por serem campeões pelo Flamengo e serem da casa, eu pergunto aonde mais eles conseguiram emprego, além daqui, porque será.
    Agora ele vai ter mostra muito serviço pois esse jogadores só jogam quando querem, são mimados, ricos e burros , não dão valor ao tem nem o momento que vivem, espero que ele consiga colocar na cabeça desses filho da mães afortunados que estão jogando por uma nação, o Fred Mourão disse muito sobre esses atletas , com exceção do Gabriel, bando de jogadores que não conseguem ver um palmo a frente de seu nariz, mas deixa pra lá, vamos torcer, torcer e torcer, claro que vamos ficar P da vida com esses perebas usando o manto com tamanha displicência.
    Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como o ilustre Murtinho e eu!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Alessandro:

      Cristóvão me parece mesmo um cara competente, mas isso, para o Flamengo, pode ser pouco. E nesse momento então, é pouquíssimo. É preciso ter cartas na manga, arrancar coelho da cartola, inventar um jeito qualquer de tirar o time da situação em que se encontra e na qual, apesar do elenco ser razoável, não poderíamos estar.

      Você está certíssimo: ele tem que ser rápido, pois nossa torcida não é feita de georges harrisons. Mas torço muito para Cristóvão dar certo. Em primeiro lugar, claro, por causa do Flamengo. E depois, porque acho bacana quando caras simples feito ele conseguem desbancar os metidos a sabichões.

      Grande abraço.

      PS: Ilustre? Eu? Que nada, rapaz. Sou, no máximo, um ilustre desconhecido.

  • author avatar
    Corneteiro CRF 10 anos ago Responder

    Belo texto murtinho parabéns!

    Pra mim o de menos hoje em dia é o técnico… claro que os técnicos ajudam.. mais quem ganha jogos são os jogadores, sem eles Não teriam vitórias, veja o barça sai técnico entra outro e continua o velho e bom barça. ou voces acham que o barça joga o’que joga por causa dos técnicos ou os jogadores que tem ?

    Felipão.. luxemburgos… esses hoje em dia não ganham mais títulos importantes. se perguntam por que ? será por que acabou os romários. os edilsons. os paulo nunes. os robertos carlos. os marcelinhos cariocas, os juninhos paulistas.. aquela safra toda boa de bons e craques nos times brasileiros ?
    por que luxemburgo não ganha mais os brasileirão ? não ganha libertadores ? por que o felipão nao ganha outra copa do mundo com o brasil ? será por que so tem o NEYMAR de craque ? ou por que o felipão é um técnico comum . fraco e últrapassado que só ganhava títulos com Super ELENCOS ?

    é de se pensar.. ta na hora de dar chance a outros técnicos, se hoje em dia os luxemburgos os felipão da vida fazem trabalhos pifios.. com Elencos comuns é por que. os mesmos eram o’que eram por causa dos super elencos que comandavam..

    ta na hora do futebol brasileiro mudar renovar os treinadores dar chance pra novas caras, novas filosofias taticas e jeitos diferentes de montar times..

    sobre o guerrero.. acho uma boa.. se não tem um 10 no nosso time pra por ele na cara do gol. não vai faltar é cruzamento pra ele cabecear. e vendo os videos do guerrero ele é um ótimo cabeceador. faz muitos gols em bolas alçadas e isso nosso time sabe fazer bem… não se preocupem não vai faltar bola pro guerrero tentar o gol..

    , queria falar é da má fase. e do “azar” do Flamengo nesses 4 jogos do brasileirão,, é impressão minha ou os juizes estão de sacanagem com a gente ?

    Contra o são paulo.. o ganso já tinha amarelo pos a mão na bola na area penalty e não tomou o vermelho.. contra o sport.. fizeram cera pra caraio.. mais de 20 minutos se parar pra contar.. isso sem contar o tempo que o goleirão deles ficou no chão e o juiz so deu 3 minutos de acrescimo.. contra o avai a bola saiu duzentos metros e o bandeirinha e o juiz não ‘viram’ gol do avai .. contra o fluminense. um penalty que não vi, e que pra mim não foi.. alguma coisa ta rolando .. e não é bom pra nós.. uns brasileirão passados ai saiu uma pesquisa na globo dos times mais prejudicados. deu flamengo e gremio. em 2011 não tivemos 1 penalty no brasileirão inteiro a favor.. e esse ano já começamos bem na sacanagem contra nós .. algo me cheira uma certa vontade de nós empurrar pra segundona hein…

    O time não está mal está enseguro.. está jogando com medo e a falta de experiencia de certos jogadores está atrapalhando.. nosso pior lado é a defesa. anda tomando gols em todos os jogos.. temos que fechar arrumar essa zaga logo por que o ataque está fazendo gols nosso problema é lá atrás..

    Esse pará. esse bressan. não servem nem pra ser reservas, tá doido. é dose pra mamute

    SRN

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Obrigado, Corneteiro.

      Já disse aqui e repito: elogio de corneteiro vale em dobro.

      Eu sempre pensei isso em relação aos técnicos – pelo menos aos técnicos brasileiros, do jeito que eles são formados, viram treinadores e dirigem nossos times. Vi pouquíssimos jogos em que a gente podia falar: cacete, esse cara treina muito bem o time, enxerga o que ninguém vê, escala certo, muda justo o que precisa mudar. Todos fazem tudo de um jeito muito parecido. Já passou da hora de dar chance a gente nova, e ver se a partir dos recentes fracassos dos falsos medalhões (Felipão, Luxemburgo, Mano Menezes, etc.) não começamos a valorizar treinadores menos arrogantes e mais estudiosos, menos falastrões e mais eficazes.

      Essa história das arbitragens, rapaz, não gosto muito de reclamar disso, e acho que elas acabam tendo pouca influência em campeonatos longos. Erros fatais, lá nas duas ou três últimas rodadas, podem desequilibrar sim, mas estamos muito no começo. O grande problema é que os juízes brasileiros são ruins de doer – pra você ter ideia, consideram nosso melhor juiz o Sandro Meira Ricci, que deu o pênalti absurdo do Pará e expulsou o lateral do Fluminense num lance em que, pra mim, nem cartão amarelo merecia. Creio que é mais uma questão de ruindade do que de má-fé.

      Grande abraço.

  • author avatar
    10 anos ago Responder

    Fala Murtinho,
    O momento no Manto Sagrado é de paciência, e a nação tem que apoiar o Cristovão, pois também acho que pode fazer um bom trabalho na Gávea, quanto mais com a vinda do Guerrero, e não tenho dúvidas em afirmar que temos um bom elenco, precisamos realmente de uma meia, e que a notícia de ser o Valdívia seja um primeiro de abril em junho.
    Abraços.

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Meu querido amigo Jó:

      Valdívia sabe jogar bola, só que não é um jogador de futebol. Parece contraditório, mas isso existe. Concordo com você: tomara que isso seja só um factóide.

      Quanto à paciência, não vejo outro jeito. Cornetar por antecipação não me parece correto, a não ser que estivéssemos diante de aberrações – o que, claro, Guerrero e Cristóvão absolutamente não são.

      Grande abraço. Beijo nas meninas.

  • author avatar
    Eduardo 10 anos ago Responder

    Beleza, Murtinho! Só temos que torcer muito pra primeira vitória vir logo. A pressão tá enorme!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Eduardo:

      Eu não sei. Claro que a primeira vitória é importante – e a segunda, a terceira, a quarta, etc – mas creio que precisamos de mais do que isso: um time, uma organização dentro de campo, uma disciplina tática (o terceiro gol que tomamos do Fluminense foi um absurdo tático completo!) e uma dedicação que não temos visto.

      Abraço.

  • author avatar
    Henrique 10 anos ago Responder

    Me desculpe, Murtinho, mas nao gostei. Estou farto de ler que “pode ser que vai dar certo”, “é uma aposta”, “o melhor”, “o maior” e coisas desse genero.
    Desgasta. Degasta porque é simplesmente errado. O que ja foi provado sem cessar nos ultimos anos.
    Pior: NAO temos TEMPO pra economizar, para esperar. Bielsa agora nao? Quando entao? Estamos com 2,5 anos de comando desses “diretores” e o time nao mudou, o padrao nao mudou, a qualidade nao, os resultados nao, a classificaçao nao, o ST taopouco muda, do CT nem se fala mais, etc. etc.

    O que é inaceitavel é que DE NOVO, trocam um Luxa por qualquer outro (longe de defender o Luxa, ataco o fato desse reflexo da „diretoria“), tentando ver se acertam, ou melhor, bem mais provavel, colocando fora um que esta acostumado à falar e à exigir, trocando entao um estorvo desses por alguem que pode dar graças à Deus de comandar de novo um clube que se auto-proclama “grande”. E que, por isso, ficara calado. Inicialmente, pelo menos.

    O inaceitavel é nao ter plano no que fazem. Reagem, nao agem. 2,5 anos estao reagindo.
    Agora voce me vem com essa do G-ERRO. Melhor do BR, seleçao.
    Primeiro – ser o melhor do BR hoje em dia é mole. O 7 x 1 mostrou o que vale o futebol daqui. Mas nem sei se ele é bom mesmo. E isso tb nao é importante. Ele nao vai poder carregar o time. TODOS sabemos que nao precisamos de um atacante e sim de outros tipos de jogadores.
    Nao precisamos de um salvador e sim de jogadores que chegam jah com a bagagem pronta.
    Um jogador, por melhor que seja, nao vale 40 milhoes. Nao é normal, nao é certo, que o clube que se diz com pouco dinheiro, que esta sem qualidade no time, invista pesado em UM jogador.

    Eh ser cego nao se lembrar da historia recente, e fazer isso. Aplaudir essa tontice entao …
    Sim, concordo, investir no G-ERRO é diferente do que investir no Cadu. Nao pela qualidade, mas pela experiencia recente que jah tivemos e que seria bom se nao caissemos de novo nesse buraco, nessa cilada. Voce deveria citar nao o Cadu, mas sim o Inho. Um outro que veio pra SALVAR e acabou esvaziando os cofres, nao jogou nada, arrebentou com o time e foi a causa da demissao do Luxa, que nao aceitava que um jogador fizesse o que quisesse. A diretoria covarde da época demitiu o tecnico em vez de limpar o time dos falastroes.

    Nao so ja vi esse filme, como nao tenho a minima vontade de reve-lo, nem UM segundo. Se fosse ST nao daria mais um vintem para uma diretoria queimar meu dinheiro com qualquer coisa. So pra tapear.

    Na politica se chama de “obras faraonicas” aquelas porcarias que os politicos fazem com o dinheiro do povo para se re-eleger.
    No CRF é a mesma coisa – sao Inhos e mais Inhozinhos (fora as promessas de vindas de deus-sabe-quem, igualmente ridiculas, e que nunca se concretizam, graças) – tudo erro. Como vimos. Como foi provado.
    Nao é “o futebol”, como voce diz – é simplesmente falta de trabalho sério, continuo, enfim, falta de construçao.
    Somente e inteiramente reaçao e nao açao – e como toda reaçao, esta perto de ser algo reacionario, ou seja, pequeno, sem visao, sem cojones, sem porra nenhuma. Destinado à dar errado.
    Inaceitavel. Inaceitavel cometer os mesmos erros sempre e sempre. Um grande G-ERRO! Em todos os sentidos.
    Abraços emputecidos. Nao contigo, com os fatos.

    • author avatar
      Paulo Vinícius Siviero 10 anos ago Responder

      Aí irmão: É sua opinião. E não tou dizendo que estou certo ou errado por ter outra opinião. Pois na vida, a diferença entre certo e errado é definida apenas pelo resultado obtido através do tempo (…)

      O que eu gostaria de compartilhar, é a opinião de um cara de fora (digo isso, pq há apenas 3 anos, a Ernest & Young era apenas uma empresa de Auditoria que não tinha qualquer vínculo com nosso clube e que hoje é além de prestador de serviços, também patrocinador dos esportes aquáticos. E isso vindo de uma empresa contratada para fiscalizar e encontrar furos em finanças).

      Pois bem: Mesmo que sua opinião não mude, dê 15 min de seu tempo para a leitura da opinião e repense seus conceitos sobre “não mudou nada em 2,5 anos”.

      http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/21284/conheca-a-visao-da-ey-sobre-a-reestruturacao-rubro-negra

      Grande Abraço! SRN

      • author avatar
        Henrique 10 anos ago Responder

        Obrigado, Paulo. Li . Gostei da trama descrita pelo cabra do EY. Nao vou nem discursar sobre essa impresa que é simplesmente abominavel. Nem vou dizer que eles, claro, nao vao falar mal deles mesmo, né. Mas tudo bem, voce pediu e eu li.
        Infelizmente é para mim mais uma versao tupiniquim do “pais do futuro”.
        Chega dessa “esperança” (tolice?) jogada para o futuro, quero ver AGORA, na mao, mudanças, construçoes. Agora. Do resto nem quero mais ouvir falar.

        Ademas, falo de futebol e voce me responde com numeros incontrolaveis, jah que sao projeçoes para o futuro, numeros economicos. A eterna resposta de gente que apoia os carecas, jah que pelo futebol montado por eles nao ha campo para apoio. Nao ha NUMEROS positivos.

        Voce se lembra das ultimas projeçoes da “diretoria”? Era para estarmos lutando em 2015 com um time fortissimo pela conquista do Brao, da Liberta e do Mundo.
        E estariamos com 1 milhao de Socio-Torcedores. Entrando um Amazonas de grana para ser investida no futebol.
        Lembra?

        Ah, foi um errinho? De virgula? Agora fica para 2020?
        Paulo, nao acredito em esse tipo de projeçoes, vendo o que se FAZ no presente. E no presente, melhor, nos 2,5 ANOS decorridos, no FUTEBOL nao mudou absolutamente nada. Estamos à um passo da relegaçao. Nao pela primeira vez. Ja estou acostumado. Jogando um futebol ridiculo, nao so pelo elenco (responsabilidade de 100% dos carecas), nao pelo tecnico (responsa 100% deles), mas sim pelo TODO, tambem responsa de 100% deles. Uma porcaria enorme.

        Se, nos numeros (nas entradas) à serem contados, no futuro, no longiguo futuro, existe uma progressao, no melhor dos casos planejada, no FATO, no FUTEBOL é uma ESTAGNACAO danada.

        Devido à quem? Juizes? Federaçoes? Sorte?

        Chega. Simplesmente chega.

        Fora de que os carecas se contradizem sempre e sempre. Olha o discurso do EY :

        “Aí começa outra diferença de como o novo Flamengo pensa de forma estratégica, de forma bem diferente da gestão tradicional, antiga e ultrapassada do futebol: Não é apenas pegar 100% desses novos valores e botar exclusivamente em ações do curto prazo, como a compra de jogadores formados para o time profissional. O clube precisa investir parte no longo prazo: em ter um dos melhores centros de treinamento no Brasil, seja para formar novos craques em casa e seja para incentivar que os jogadores de renome do Brasil e do exterior queiram vir para o Flamengo.”

        Entao – seria CONSTRUIR. Pergunto à voce: Estao seguindo essa meta? Estao construindo (falo no futebol, nao em palavras jogadas ao vento). Ou estao esperando? O que mesmo? Alguem quer dizer que para construir, para investir no basico, no caso CT e tecnicos etc. precisa o CRF esperar 2020?

        Nao, fazem EXATAMENTE o que fizeram as ” gestoes tradicionais, antigas e ultrapassadas do futebol”: Nao constroem e jogam o pouco dinheiro que dizem ter pela janela à fora. Apostam em apostas.

        Repito – nao vejo nenhuma VISAO para o futebol no passado RECENTE, nem para o MOMENTO. Nao vejo construçao, montagem de um time jovem, talentoso. E que serviria de base para o dia no qual o “pais do futuro” entraria nele.
        Me engano? Voce ve?
        Abraços

        • author avatar
          Paulo Vinícius Siviero 10 anos ago Responder

          Mas Henrique falo exatamente da sua opinião quanto a “construção, montagem de um time jovem, talentoso”.

          Veja: Onde estão Matheus Sávio, Jajá, Jorge e Douglas Baggio? No time titular? Não, não estão.

          Os blues erram sim, afinal, são torcedores como eu e você. Não sabem nada de futebol como profissionais. São apenas gestores financeiros. Mas só de citar esses 4 jogadores não estarem no time titular, como faziam com muralha, negueba ou adryan, já mostra que eles aprendem com os erros.

          Quer um exemplo? Barcelona já comprou o Gérson (18 anos) e fez proposta oficial por Marlon e Kennedy (19 e 19 anos).

          Vc acha que o Fluminense vai recusar essas propostas? Não. Nós também não recusaríamos.

          Mas quando lembramos que o SPFC vendeu o Lucas por 43 MI de euros, percebemos que o Gérson tá saindo cedo d+ do tricolor.

          E também estamos “vendendo” (caso se concretize) a venda do Samir por muito POUCO.

          O que está sendo feito com Matheus Sávio, Jajá, Jorge e Douglas Baggio é uma blindagem para transformar em uma base que vai ser titular daqui a 2 anos + ou -. E até lá, vamos poder recusar certas propostas e manter esses jogadores num time forte financeiramente, impede perder bons valores por qualquer trocado. Isso, pelo menos pra mim, é pensar no futuro.

          O time atual é uma bosta. Mas os próprios jogadores já perceberam que não ficarão tanto tempo no Flamengo. Vide o AleCONE. Foi um exemplo de substituição clássica.

          Mas não dá pra contratar 11 Guerreiros de uma só vez. O Palmeiras vai pagar muito caro por contratar 22 jogadores.

          Mas, de qualquer forma. Brigadão por pelo menos, não ignorar minha opinião e mais ainda por ter lido o texto.

          Mengão Sempre. SRN!

    • author avatar
      André 10 anos ago Responder

      HENRIQUE, você só esqueceu de dizer da ONDE se vai tirar dinheiro para as CONTRATAÇÕES e também para PAGAR a FOLHA MENSAL….

      Assim você está se tornando apenas um ECO do nosso DECANO CARLOS MORAES a bradar contra a DIRETORIA e sendo a favor dos tempos que NOS LEVARAM À SITUAÇÃO DE PENÚRIA FINANCEIRA que hoje vivemos !!!!!

      Hoje, assim como nos tempos do VIADO DO VAMPETA, se o clube FINGE QUE PAGA, o jogadores FINGEM QUE JOGAM.

      Pagando em DIA já está a MERDA QUE ESTÁ, imagina sem PAGAR. rsrsrsrsrsrs

      • author avatar
        André 10 anos ago Responder

        Complementando:

        HENRIQUE, com esse discurso você fica PARECENDO que é um dos OPOSITORES da atual diretoria e que sua OPINIÃO não deve ser levada em conta, já que tem CONOTAÇÃO POLÍTICA…rsrsrsrsrsr

        O seu raciocínio sobre o SÓCIO TORCEDOR é totalmente CONTRADITÓRIO.

        Só com um SÓCIO TORCEDOR FORTE poderemos VOAR MAIS ALTO !!!!

        E, graças aos céus, a POLÍTICA PÉ-NO-CHÃO dos BLUES, veio para ficar, veio para FORTALECER um clube que foi levado a BEIRA DA FALÊNCIA por ADMINISTRAÇÕES FANFARRÔNICAS que pensavam como VOCÊ (sem trocadilhos).

        • author avatar
          Henrique 10 anos ago Responder

          André – contradiçao é dizer que alguem que é contra essa “diretoria” é opositor politico enquanto quem a apoia nao é politico. Repense e escreva de novo. Tente.
          Ademas acho bem tipico voce dizer que uma opiniao que nao forem à sua “nao deve ser levada em conta”. Nem comento isso.

      • author avatar
        Henrique 10 anos ago Responder

        André – basta voce ler o que escrevi para saber daonde sairiam os, digamos, 40 milhoes para ser investidos em 3-4 jogadores jovens e bons de bola.
        Simples – da NAO-CONTRATACAO desse G-ERRO.
        So que, repito, para conseguir fazer isso, boas contrataçoes à preço pagavel, teria-se que monitorar durante o ANO TODO jogadores. Nao basta ver um dvd, nao basta ter um olheiro, nao basta reagir quando o bicho pega.
        Hoje em dia o futebol deveria aprender do hockey americano e ver como eles escolhem e contratam jogadores. Eh por ai – o resto é o resto. E como nao fazemos nem de longe isso, estamos no resto.
        Entao, CADE os carecas fazendo isso? Me diga.
        Farto dessa brincadeira de mal gosto – se contratando jogador super caro, velho e que nao vai resolver de forma alguma o problema do time.

        • author avatar
          André 10 anos ago Responder

          HENRIQUE,

          Sem IRONIA, você poderia ficar RICO se fosse AGENTE DE JOGADORES (empresário) pois SABE onde jogam 3 ou 4 jogadores JOVENS E BONS DE BOLA e que custariam cerca de 40 milhões e que, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, RESOLVERIAM os problemas do time do Flamengo.

          Se não me engano, o BOSTINHA do tal de GÉRSON dos Floridos, foi vendido para a Europa por 69 milhões de reais e os caras são TÃO BURROS que NÃO SABEM que poderiam contratar 3 ou 4 jogadores BONS DE BOLA e JOVENS, por apenas 40 milhões de reais….

          Assim sendo, NÃO é só a DIRETORIA DO FLAMENGO que, segundo VOCÊ, NÃO TEM VISÃO DE MERCADO e de BONS E JOVENS VALORES a baixo custo.

          Segundo VOCÊ, não só NÓS, mas também o BARCELONA é “O RESTO”, né?

          BOM, BONITO E BARATO, meu amigo, TODO MUNDO QUER, o DIFÍCIL É ENCONTRAR e também PODER PAGAR !!!!!

          O Flamengo, INFELIZMENTE, simplesmente NÃO pode mais ficar tentando contratar “APOSTAS” e por isso partiu para o GUERRERO, que é um jogador CONSAGRADO.

          A chance de ERRAR é MUITO MENOR do que contratando 3 ou 4 jogadores JOVENS E BONS DE BOLA (que podem ser bons de bola pra você, mas podem NÃO SER para alguns milhões), mas que sintam o PESO DO MANTO SAGRADO !!!!

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Henrique:

      Na primeira versão que escrevi desse post, citei você. Sabe aquele entre parênteses que botei no 7º parágrafo, convocando a rapaziada a opinar na caixa de comentários? Tinha escrito um entre parênteses maior, em que eu dizia saber que você não concordaria com o texto por causa do seu comentário no post anterior. E acrescentei algo assim: divergir nos ajuda a seguir em frente. Só que essa parte do texto ficou enorme, atrapalhou o raciocínio, acabei cortando na versão final.

      De qualquer modo, aproveito seu ótimo comentário para reforçar: divergir nos ajuda a seguir em frente – embora eu concorde com muitas das suas opiniões. O fato de estarmos sempre reagindo, reagindo e reagindo, em vez dos nos anteciparmos. Acreditar (ou fingir acreditar) que o PST explodiria e resolveria todos os nossos problemas, simplesmente porque nossa torcida é enorme e apaixonada. A irritante doença de culpar arbitragem, federação e falta de sorte. A responsabilidade por escolhas equivocadas de técnicos e na montagem dos elencos. O futuro que não se sabe ao certo quando vai chegar – a contratação de Guerrero me parece também ter a intenção de indicar que ele está próximo. E essa coisa que acabou gerando o raivoso post “A Brigada dos Tesoureiros Radicais”: usar a arrumação financeira para justificar todos os erros. Concordo com tudo isso. Por outro lado, apoio com entusiasmo os esforços que vêm sendo feitos para pôr as contas em dia.

      Falei sobre a “imponderabilidade do futebol” e vou tentar dizer de outra forma. Exemplo: Riquelme não deu certo no Barcelona. Ibrahimovic também não. Mesmo jogando bem em diversas ocasiões, Messi nunca brilhou na seleção argentina como brilha no Barça. Acontece. Querendo ou não, com ou sem dinheiro e planejamento, futebol é assim e por isso é tão apaixonante.

      E antes de terminar, um apelo: é fundamental alimentar o direito de nos sentirmos emputecidos. Pode ser coisa de velho tantã, mas continuo acreditando que discordar é importante para tocar as coisas pra frente. Continue se emputecendo e criticando, porque isso é essencial para ajudar o Flamengo.

      Grande abraço.

  • author avatar
    chacal 10 anos ago Responder

    olá,murtinho !

    quando o flamengo tirou o guerreiro do cúrinthians…eu pensei pq não um argentino bom de bola,só que vc e o tostão estão certissimos,guerreiro séria titular da seleção canarinho mole mole !
    então foi uma excelente contratação ,sim !
    espero que a adidas e os outros patrocinadores tenham colocado a mão no bolso támbem.
    com relação ao treinador concordo com vc mais uma vez.
    cristovão foi vice lá no vice da grama,chegou ao máximo que qualquer treinador do mundo consegue naquele clube nojento,até o guardiola seria rebaixado com esse timeco do vice.
    vc só esqueceu de mencionar na sua lista de treinadores,que o cuca só foi campeão pela primeira vez pq apelou e foi treinar o mengão hehehehehe.
    assim até os andrades,carlinhos,jaymes da vida conseguem…

    um grande abraço e saudações rubro-negras !

    • author avatar
      Jorge Murtinho 10 anos ago Responder

      Chacal:

      Além do que o grande Tostão escreveu e da oportunidade ter caído no colo, acho que na opção por Guerrero há também uma intenção de marketing. É o centroavante mais badalado em atividade no futebol brasileiro. Há o orgulho (torcedor é torcedor, fazer o quê?) de tirar um ídolo do Corinthians. É um nome que pode ajudar a vender mais camisas, aumentar o número de adesões ao PST, etc. E é um cara testado e aprovado, que permite a alguém escrever um post como o que escrevi. Pode dar errado? Pode. Mas aí não dá pra jogar a responsa em cima de quem contratou.

      Quanto ao título do Cuca no Flamengo, foi um estadual e num momento em que os estaduais já estavam mais pra lá do que pra cá, né? Para o raciocínio, levei em conta apenas Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

      Abração.

Deixe seu comentário