(Este post foi publicado, aqui no RP&A, no Natal do ano passado – 3 de março de 2015. Mas como o blog estava engatinhando e o número de leitores era bem menor, alterei alguns trechos, para deixar mais clara a referência a duas ou três datas, e achei por bem republicá-lo. Mesmo porque, toda homenagem que se prestar ao aniversariante do dia é pouca.)
No dia 2 de fevereiro de 2015, Gustavo de Almeida postou, no blog Falando de Flamengo, um supertexto em que misturava os conceitos de “esforço de guerra” e “oceano azul”, citava o Papa Paulo VI, Carl Jung, Franklin Roosevelt, Complexo do Alemão, Pink Floyd, The Police e, o que mais nos interessa aqui, sincronicidade. Vale muito a pena ler ou reler, e o link é:
http://www.falandodeflamengo.com.br/2015/02/02/o-esforco-de-guerra-do-oceano-azul/
Na verdade, a coincidência – ou sincronicidade, como preferem Gustavo, Jung e Sting – começou doze dias antes, quando O Globo publicou um artigo do grande rubro-negro Francisco Bosco elogiando o livro Zelota, que eu tinha acabado de ler e do qual gostara bastante. Logo no começo de Zelota, o autor iraniano Reza Aslan reproduz a famosa palavra de ordem dos sicários em sua revolta contra o domínio romano: “Nenhum senhor senão Deus”. Belo slogan para uma guerra de guerrilhas e perfeitamente adaptável ao que sentimos todos nós, rubro-negros, a respeito do aniversariante de hoje.
Para ampliar a sincronia, entre uma data e outra revi o ótimo documentário FlaxFlu – 40 Minutos Antes do Nada, dirigido por Renato Terra. Nele, o jornalista Roberto Assaf dá um depoimento primoroso sobre o tema, invertendo os papéis e perguntando ao diretor do filme, que o entrevistava: “Você sabia que tudo isso que tá aí – céu, terra, mar, fogo – foi ele que criou?” O entrevistador se espanta: “Quem?” E Assaf emenda de prima: “Zico.” O tricolor Renato Terra não se dá por satisfeito: “Como assim?” Mas Roberto Assaf reafirma, convicto: “Tudo isso foi ele que criou. Ele é Deus, todo-poderoso, superior a todos no céu e na terra.”
Logo depois, o acima citado Francisco Bosco encara a câmera e declara que “Zico é o maior ídolo da minha vida, e é o único homem que eu já achei bonito.” Concordo. Se bem que, nesse mesmo documentário, o Muhlenberg tá um gato.
O República Paz & Amor é uma aula de tolerância e sincretismo. Aqui tem católico, evangélico, judeu, agnóstico, todo mundo convivendo em harmonia. E quando o assunto é Flamengo, todos rezam pela mesma cartilha e seguem com zelo o ensinamento de Roberto Assaf.
Zico é essencial na vida de qualquer rubro-negro, mas ainda mais para aqueles com a mesma idade que eu e Assaf. Fomos colegas de turma por muitos anos no Colégio Padre Antônio Vieira e eram tempos difíceis, não somente por mérito de adversários como Paulo Borges e Cabralzinho, Gérson e Jairzinho, mas também pelo fogo amigo de Zélio, Berico, Néviton e afins. O salvador veio para nos redimir e levar o Flamengo ao lugar de honra que lhe está reservado desde os tais quarenta minutos antes do nada.
Três de março é dia de, humildemente vestidos e verdadeiramente abençoados, homenagear e agradecer por tanta glória alcançada.
Dentre os maiores futebolistas q vi jogar, nestas seis últimas décadas, sem dúvida Zico tem posição destacada, não pelo q ele fez por minha paixão rubro-negra, liderando nossa viagem ao édem do futebol de clubes, mas, também, pelo q jogou na seleção brasileira, da qual está entre os cinco maiores artilheiros. Durante quase dez anos foi o principal jogador do nosso futebol e um dos melhores do mundo. Em seu tempo, jogou mais q Platini e menos q Maradona, mas sem dúvida estaria quase todos os anos disputando a tal “Bola de Ouro” da FIFA, se a premiação existisse à sua época.
Se tivesse q escolher os melhores q tive o privilégio de ver jogar ao vivo, em primeiro lugar me acomodaria e cravaria um empate entre Garrincha e Maradona. Ambos com visível problema de peso, não foram atletas d d alta performance mas possuíam muita explosão e velocidade, além de muita técnica, é claro. O argentino, além do futebol q jogava conseguiu “vingar” a Guerra das Malvinas apenas quatro anos depois da louca aventura militar dos “hermanos”.
O terceiro lugar seria do Messi, disparado, com a ressalva q ele ainda pode alcançar os dois primeiros, dependendo d qto ainda vai durar na ação. Messi tem uma capacidade d conduzir a bola em alta velocidade perto d seus pés q o torna incomparável nesse quesito. O jogador brasileiro q foi o melhor nisso foi Tostão. Messi, porém, é muito bom em quase todos os fundamentos.
Em quarto lugar me recusaria a escolher, pois correria o risco de cometer tantas injustiças, tantos enganos, q não seria capaz d me perdoar. Foram tantos craques a desfilar diante d meus olhos d torcedor q prefiro não pensar nesses termos. Vou tentar colocar alguns em ordem cronológica e sei q vou esquecer d muitos: Zito, Gérson, Rivelino, Tostão, Beckembauer, Cruiff, Ardiles, Mario Kempes, Passarela, Zico, Falcão, Platini, Romenig (acho q não é assim q se escreve, “sorry”), Lato, Romário, Bebeto, Zidane, Gullit, Van Basten, Ronaldo, Ronaldinho, Xavi, Iniesta, Schweinsteiger, Toni Kroos, Cristiano Ronaldo, Neymar e muitos outros.
E Pelé? Bem, Sua Majestade jogando bola não era desta dimensão, foi enviado pelos próprios deuses do futebol para ser o divisor de águas, tanto para o esporte qto para a nação q escolheram para ele. Sobre o futebol do Crioulo, homenageado com o título de “Maior Atleta do Século XX”, vencedor d cinco títulos mundiais, nada vou comentar. Para ter uma boa ideia do q foi o Rei, basta comprar ou alugar o DVD “Pelé Eterno” e deleitar-se com o q vai passar na telinha. Aliás, creio q a grande maioria dos jogadores brasileiros atuais não “tiveram saco” para assistir essa obra-prima. Uma boa pedida pra mostrar pros convocados, Dunga.
No mais, insisto, vamos ficar d olho nas entradas maldosas q os jogadores do Flamengo estão sofrendo. Vagabundo quer derrubar a gente d qq jeito e os babacas da TV, narradores e comentaristas, fingem q seja tudo acidental, para fazerem média com o arco-íris. SRN
1. Essa geração está se mostrando BEM DIFERENTE daquela da penúltima copinha que ganhamos em termos de FANFARRONICE e EFICIÊNCIA.
2. O MURALHA, no aquecimento, já mostra ser MUITO superior ao nosso goleirinho titular.
Bora Muricy, não vacile. PV e Wallace vão te complicar. Depois não adianta reclamar…
SRN
É…..parece que teremos novamente um grande 9 no time do MENGÃO…..
Esse FELIPE VIZEU tá pintando….Que os ANJOS DIGAM AMÉM!
SRN
Serve ANJO CAÍDO ?
De qualquer forma, AMÉM !
SRN
O’que falar de um jogo do Flamengo com a maior torcida do mundo com apenas 2 mil (PAGANTES) pessoas no estádio? simplismente rídiculo!
Nem sei se continuo o comentário.. já que a torcida do rio não tem vontade de ir no jogo do Flamengo eu ando sem vontade de comentar…
3×1 em mais uma baba..
enalteço algum? merecem? NÃO SEI..
mais essa zaga continua me dando medo!
vizeu grande futuro. grande VALOR..
estou sem vontade de continuar o comentário.. a torcida do rio me contagiou, vou ali na praia.. ou no show de rock no maraca.. PAREI!
SRN
Outro dia, numa conversa, me retrucaram dizendo que não havia tal coisa como “inveja branca”, que toda inveja era, por definição, um mau sentimento. O que eu queria dizer era algo como “pô, gostaria de escrever como aquela pessoa escreve, pintar como a outra pinta e essa daqui borda.” O que me impressiona nos textos do professor Jorge Murtinho é a gigantesca capacidade de dizer tudo em poucas linhas com beleza, profundidade, precisão e clareza. Catzo! Né mole não! Como não invejar tal talento? Qual outro nome?
Não existe, nunca existiu e acho pouco provável que possa vir a existir, em qualquer outro clube de futebol do mundo, um ídolo como o Zico e tudo que ele representa não só como símbolo máximo de uma era realmente de ouro não só do Flamengo mas do futebol brasileiro – o que aumenta ainda mais o valor das nossas conquistas.
Mas sua santificação definitiva, pra mim, aconteceu quando o jogador parou e entrou em campo o homem, dando um novo show, agora de grandeza de caráter, de generosidade autêntica, de honestidade inquestionável e indiscutível, incapaz de uma grosseria até mesmo contra seus agressores, embora se coloque sempre diante de qualquer situação com uma firmeza que não deixa dúvida mas sem nem de leve roçar as penas da vaidade e da arrogância ou pretender ser o dono da verdade.
Um exemplo do mais alto nível da espécie comparável aos grandes sábios, gênios e iluminados da história. Zico é, de fato, sem necessidade de maiores considerações à respeito, uma Presença.
Ele é Ele mesmo o tempo todo. Dentro ou fora do campo, no que quer que faça, seja lá o que diga ou o que se proponha.
Talvez seja também o único jogador na história do futebol mundial respeitado e até amado por torcedores de outros clubes.
Zico é puro Amor! Ele me emociona.
srnp&a
Leio comentários em outros blogs fazendo comparações do Zico com fulaninho ou beltraninho. Dou risada. Como uso do expediente de considerar o Pelé de outro planeta, pra mim Zico é o maior jogador de futebol da história do planeta Terra e ponto final. Como disse o personagem do filMito “Billie Jack”, o índio mestiço mestre em artes marciais cercado por 100 e encostando o nariz no nariz do xerife “Não há nada que você possa fazer pra impedir que eu encaixe o meu pé bem no meio da sua cara”. Fiquei pensando porque pensei nessa cena, qual a analogia, e cheguei à conclusão de que uma “certeza inabalável” é comum a ambas.
Não há absolutamente nada nem ninguém que possa me convencer de outra possibilidade. Da mesma maneira que o xerife não evitou cair desacordado porque não havia outra possibilidade. Ela simplesmente não existe. Nem mesmo quando Ele, Zico, disse que Messi era melhor. Coloco na conta da sua genuína humildade, mais uma das qualidades espontâneas que contornam o perfil de um dos grandes da história da humanidade. Nada abala minha opinião.
Ele é o maior, o melhor, o mais completo, o mais íntegro.
Nesse caso específico, de forma nenhuma respeito opiniões que difiram desta.
Não estou disponível pra discutir assunto tão bizarro e revogam-se as disposições em contrário.
srnp&a
A carta, em si, está espetacular, como sempre.
No entanto, sou herético.
Maradona foi um AUTÊNTICO CRAQUE, estando junto com mais uns três ou quatro no posto de segundo melhor jogador de todos os tempos.
No tocante ao primeiro, o melhor de todos, não há a menor discussão, pois ninguém chegou sequer perto do nosso extra-terrestre, o Sr. Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como PELÉ. que eu vi, MARAVILHADO, por inúmeras vezes, jogar no Maracanã, assim como, pela TV, nas Copas de 58 e 70 (em 62 só jogou a primeira partida e, em 66, estava todo baleado)
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Telegraminha ao Mestre
Caro Carlos, como vai a esposa? Elzinha, a de verdade , manda abraços!
O cara não era craque, era gênio. Eu sei…
Mas numa pelada, ganhei o par ou impar, tem ele no auge e Deus, no auge. Eh Deus e mais dez, sem conversa.
So que com Deus não se brinca nem se compara!!!
Saudações Rubro Nigérrimas
Correta: não sei porque o corretor tira “Elbinha” e coloca “Elzinha”.
Elbinha manda abraços!
A Vera retribui os abraços, sendo que ela ficou contente com o seu retorno inesperadamente rápido para a terra do Donald (o Pato, Deus nos livre do outro).
Foi a ÚNICA, mesmo assim porque , deste vez, NÃO poderia comparecer, como, de fato, ocorreu.
Fraternas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carta ao Maradona
Querido beiçola, portenho de quatro costados e sonegador de segundo lugar (o ponto Vasco) no mundo do Futebol. Venho por meio dessas reverenciadoras (existe?), esclarecedoras e mal escritas linhas trazer noticias do Cone Norte, Terra do paralisado FBI, do Pato e Trump Donald e de Elbinha e Japinha, sedentos de saudades de Edvanzinho, o preferido de Escolástica, que Zico a tenha!!
Sabe, tecador gordito, nunca me atrevi a por aqui, Terra de imigrantes sagazes e pavimentada por tantos argentinos como tu, a discutir sobre tua condição de melhor do Mundo, acima de Pelé, o atleta do século XX, porque eu começava e terminava a discussão assim: foi Rei aos 17 anos, ganhou Copa do Mundo na Europa, e por final, ou para finalizar, tinha quantos gols aos 28 anos?
Meu poucos amigos portenhos nem começavam a discutir comigo. Acho que por compreenderem minha empáfia, aquela ar que o Perrone disse que os cariocas tem (“eles sabem que estão no melhor lugar do Mundo, então nem discutem”), e meu completo desdém pelo assunto que soh interessa a eles, se acometem diante do fato categórico: você eh o único que se dava bem nesse tipo de discussão, porque no final da conversa você se tornava, ou se auto-intitulava, o Segundo Melhor de Todos os Tempos.
E aí eh que eu me irritei um pouco com os índios do sul do Cone Sul. Você rindo de morrer das comparações com Pelé, ganhando notoriedade de segundao… Bom, Elbinha sempre me disse que se for mexer em casa de maribondo ou vai pra porrada e mata a todos eles, ou se prepara para ser comido com batatas fritas.
Comecei então, minha cara Matilde, goleador da mao grande, a trazer a seguinte comparação: se você quer se comparar a algum jogador brasileiro, que se compare ao Sócrates. O doutor, que Zico também o tenha, teve tantos gols na carreira como você, tinha uma habilidade impressionante como você e perdeu penaltis na Copa como você. E todas as vezes que te enfrentou, ganhou, vocês eram da mesma geração. Você não foi o segundo melhor jogador que eu vi, talvez tenha sido um dos 10 melhores, mas segundo… Nunquinha, Ze Ruela!!
E sabe do que mais, acho que se a gente colocar como o Tostão diz, Pelé eh algo a parte, não faz parte do grupo humano dos jogadores de futebol, então vamos ver quem foi o melhor jogador, humano, de todos os tempos.
Zico que me perdoe, nunca quiz a blasfêmia de ser portador de verdades absolutas, de me colocar acima de testemunhas de coisas que eu não vi (Leonidas da Silva, Garrincha, Zizinho, Friedenreich… ateh mesmo o tal do DiStefano, que teus amigos dizem que jogou mais que tu). Elbinha me cutuca e diz sempre que meu pobrema maior eh não envergar a tolha da humildade, que Zico, que a tudo vê e ouve, um dia vai me castigar. Sempre me diz isso com risos disfarçados de meu chefe na pizzaria cubana, o Jimenez, que concorda com ela acenando afirmativamente com a cabeça, a de cima. Mas tenho que afirmar, e de novo Zico que me perdoe e abençoe num momento tão difícil, que vi você jogar, muito que jogava, e vi muitos outros jogarem, o muito que jogavam. E posso garantir que você não eh nem o segundo melhor jogador que vi. O melhor jogador que vi nem na tua posição ele jogava, jogava de 8, meu eterno desafeto, discípulo rebelde de Flavio Professor Doutor Costa que se debandou pro bairro vizinho: Gerson. Era canhoto como você, mas era genial demais na leitura e concentração nos jogos, mas nunca fez muitos gols, mas deu passes primorosos e defendeu com voracidade e genialidade iguais.
Sei que Zico estah me ouvindo e provavelmente estarah marcando na cartilha mais um de meus pecados para a hora do juízo final: minha soberba! Sei que posso, por esse pecado obvio, estar condenado aos quintos dos infernos. Mas não posso deixar de expressar minha opinião, mesmo sendo contra as leis de Zico!!
Você, seu milongueiro safado, usurpou o lugar que era dele, Gerson, e de outros, como o próprio Doutor e mais tarde Romario,que jogou muito mais que você. Você estarah também na cartilha de Zico Todo Poderoso, que a ti ha de castigar quando vier seu momento, quando tua hora de encarar a fúria ou a piedade de Zico, quando tiver que se ajoelhar, extirpar todos seus pecados, perante o julgamento de Zico, que , como eu disse antes, a tudo vê e a tudo ouve!!! Arrependa-se, jogue sua alma nas maos do Todo Poderoso, do criador do ceu e da Terra, mesmo aquela terra cheio de nego chato como tu, cara de tatu, e talvez, TALVEZ, Zico tenha piedade de você e teus seguidores blasfemos, que se atreveram a usar o nome de Zico em vão, entitulando-lhe não como o segundo melhor jogador de bola do Mundo, mas a maior de todas as blasfêmias: você, um Zico pagão, uma religião que morre abortada pelos pecados mortais, em especial o de usar o nome de Zico em vão!!!
Bom, Elbinha e Jimenez mandam abraços e me pedem que eu abra uma igreja para espalhar a palavra de Zico, segundo o Jimenez isso dah uma grana legal. Mas eu jah disse que não, o nome de Zico eh para ser venerado no coração e nos arrepios a cada lance reprisado na TV.
Saudações Rubro Nigérrimas
HAUEHAUIHEIUAHEIUAHEIUHAIUEHAUIEHIUAHEHAUIEIAU
Muito bom! Essas suas cartas são dos melhores textos que leio aqui no blog!
Fora que, concordo com o texto. Apesar de não ter visto Pelé jogar (tenho 34 anos), já vi muitos que, na minha opinião, superam Maradona: Zidane, os dois Ronaldos, Romário… e por aí vai!
Abraços
SRN
pelé está isolado na primeirissima colocação por ser o rei do futebol.
da segunda colocação ao quinto lugar uma briga muito boa…eu vou de messi,zidane,ronaldo e romário.
SRN !
ps-zico foi meu idolo mas,não foi um dos melhores !
Murtinho,
perguntaram ao Gandhi qual era a religião dele.
Ele respondeu: eu sou hindu, muçulmano, cristão e judeu. rs.
Uma bela resposta de um homem 100% pacífico.
Já dizem: violência é a característica dos homens primitivos.
Zico, você foi nosso grande ídolo no campo e nosso grande modelo, exemplo de caráter na vida!!! Muito obrigado por tantos títulos, tanta dedicação, tão bons exemplos até hoje. Você é o ídolo completo!!! Que Deus te abençoe sempre!!!
Valeu Zico! Obrigado por tudo que fez pelo Mengão e continua tentar fazer pelo futebol. Só você mesmo para ter coragem de ir para a linhada frente nesta luta inglória. Vamos acabar com as “federações” estaduais e fazer uma liga nacional.
Abraços s SRN
Roberto
Gratidão eterna ao Zico, parabéns Galinho de Quintino!
SRN!!!
Chegou o Natal!!!! Parabéns ZICO!!!!!
Obrigado, Zico.
Feliz Natal, Nação.
SRN
Parabéns, muitas felicidades e OBRIGADO POR TUDO, ZICO!
SRN
Deus
Ficaria feliz se hoje no Flamengo tivessem 20% da sua gana de vencer com o nosso manto.
Ficava mal humorada de perder rachão, puxava a fila na corrida, colocava o pé na dividida, respeitava a torcida o nosso povo…
O maior ídolo da nossa história merece meu total respeito.
Zico era meu herói no futebol, eu era um menininho que nao parava quieto, e só assistia aos jogos por causa daquele cabeludo que rompia o meio campo com dribles. SRN
Parabéns Zico!
Por sua causa descobrimos genuinamente o conceito de FELICIDADE.
Por sua causa os DOMINGOS passaram a ter sentido.
Por sua causa SAUDADE passou a ter significado.
Saúde, paz, sorte e alegria, hoje e pra sempre em sua vida e de seus privilegiados familiares (45 milhões de privilegiados Rubro-Negros).
SRN
Murtinho,
Zico é um Deus tão completo que até o Lúcifer reza na cartilha dele. É ou não é presidente?? K, k, k..
Valeu republicar o texto, apesar de Deus não esquecer, nós humanos e mortais precisamos recordar sempre.
SRNs
Amén, Carlos SP, Amém !!!
SRNs
DEUS! parabéns… muitos anos de vida galinho..
Obrigado por tudo!
SRN
Não é por nada não e muitos até não perceberam: Mas essa lesão do Mancuello até que saiu boa pro time titular do Fla.
Duvidam? Eu esclareço: O argentino chegou chegando e logo se tornou titular absoluto do meio campo. Logo, ao retornar de lesão será titular. Éderson tá prontinho pra jogar e tem se destacado intensamente nos treinos. Então vai ficar com a vaga do Mancu no meio campo.
Se jogar o mesmo do ano passado, não sai do time de jeito nenhum. Quando o Argentino estiver recuperado, adivinham que vai ser sacado? Sheik! Se o Mancu não tivesse saído, o Éderson não tiraria a titularidade do Sheik em menos de 6 meses e seria o reserva imediato dele. Assim não teria tantas oportunidades no time quanto vai ter nesse 1 mês da ausência do argentino e como o Sheik não tá jogando quase nada, não vai ter nem discussão pro Muricy quando o Mancu retornar.
SRN
Raciocínio CORRETO, PVC….
SRN
PVC não é o jornalista, se não me engano, da Fox Sports?
Nosso amigo aí é PVS, rsrsrsrs.
Abraços
SRN
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUASUAHSU
Você tá certo, LEGOLAS…..É PVS…..
Já fizeram essa confusão aqui de outra vez e agora fui EU….
SHAUSUASHUASUAHSUASUASUAUSAUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHSUASASUAS
SRN
É que eu levo na esportiva Legolas. O único PVC que eu conheço atualmente, é o cano que está sob o vaso sanitário…
SRN
Eu bem que gostaria, mas acho muito difícil o Muricy barrar o Sheik. Acho mais fácil ele barrar o Cirino. Talvez (TALVEZ) seja a tal “política da boa vizinhança”. A mesma que mantém o PV titular… talvez não fosse o ideal chegar e já barrar o cara sem nem dar chances a ele, enfim… vamos ver no que vai dar.
Abraços
SRN