Isso aconteceu agora de manhã, perto da padaria onde eu tinha ido comprar pão, ovo e umas Heineken. São Judas Tadeu vinha apressado pela rua, parecia que estava atrasado pra algum compromisso, não percebeu quando de um edifício saiu, também apressado, um desses pós-marxistas de gola rolê. O choque foi inevitável, os dois barbudos foram ao chão. São Judas se apoiou na alabarda pra ficar de pé e ainda deu a mão pro outro cara se levantar. Se desculparam e se apresentaram.
– Oi, eu sou São Judas Tadeu, padroeiro do Mengão e primo de Jesus, foi mal aí. Machucou?
– Tranquilo, tô na boa. Eu sou Žižek, filósofo, professor e conterrâneo do Pet.
– Ah, você é sérvio também?
– Na verdade sou esloveno, mas quando eu e o Pet nascemos era tudo Iugoslávia.
– Saquei. Eu nasci na Galiléia, que na época era uma província romana e hoje é Israel. É uma zona, né?
– Mas você é primo mesmo do Jesus?
– Meu primo, pô. Meu pai era irmão do pai dele e minha mãe, irmã da mãe dele.
– Agora tu me confundiu, o Míster não é português?
– Que Míster, rapá?! Eu tenho cara de primo de traíra? Jesus meu primo é o filho do Cara. Ele não dá essas mancada, não.
– Ah, tá. Confundi os Jesus tudo. Mas onde você tava indo assim voado?
– Rumo a Tóquio, né, amigo? Tu não viu que o Mengão jogou ontem?
– Claro que vi, mas na moral, pressa de ir pra Tóquio depois daquele jogo? O Mengão me pareceu doido pra entregar as cocada.
– Tá de bobeira, Flamengo ontem foi gigante. Fez tudo que podia pra perder o jogo e ainda assim saiu de Avellaneda com um empate e com um gol marcado fora. Agora tá mole, 0x0 no Maraca é nosso.
– Agora tu viajou, meu patrão. Como que esse time aí vai ficar 90 minuto sem levar gol? Essa defesa é uma causa perdida. Reparou que o melhor momento defensivo do time foi quando o zagueiro foi expulso?
– Meu camarada, causa perdida é nóis. Na minha igreja eu sou O Advogado das Causas Perdidas.
– Aí empatou, meu consagrado, porque eu sou O Defensor das Causas Perdidas. É o nome do meu último livro.
– Então diz aí uma causa perdida que tu defende pra gente desempatar.
– Eu defendo o marxismo-leninismo pra provocar as esquerdas urbanas a saírem da sombra do que eu chamo “confortável posição de resistência” em que se entocaram, enchendo o saco de geral com o politicamente correto e se recusando a lidar com as questões reais da sociedade só pra continuar vendendo a utopia da sociedade ideal.
– Mas por que você defende isso?
– Porque é preciso recuperar a radicalidade dos movimentos revolucionários socialistas do século passado. Hoje o capitalismo é o único horizonte possível, a cidadania e o liberalismo econômico são tidos como as únicas alternativas necessárias do bom-senso e da responsabilidade.
– E não são?
– Judas, a sociedade capitalista, essa palhaçada liberal e democrática, é reprodutora das estruturas da exploração do presente. Ela tá chupando o nosso sangue. Nunca vai dar chance pros caídos se levantarem.
– É, tua causa perdida é perdidona mesmo. Mas a minha é mais.
– Qual é a sua causa perdida?
– Minha causa perdida é o Renê. Resolvi que vou defender o nosso latera porque a galera aceita qualquer vacilo dos fodões do time, mas pegam o tempo todo no pé do cara que foi o melhor lateral esquerdo de 2018.
– Aí é foda, porque o Renê é pereba.
– E daí que ele é pereba? Ele é o nosso pereba e quando os popstar tão dodói é ele que tem que segurar o pagode. Ontem o Isla sentiu sei lá o quê no aquecimento e aí? Entra quem?
– Matheuzinho, né?
– Que mané Matheuzinho, vai botar um moleque novinho num jogo de mata-mata? Não, tem que preservar os cria. Quem é que vai se foder todo jogando do lado errado? Renêzão da massa. Como é que não vou defender um cabra desses?
– É contra esse conformismo, essa acomodação bovina às circunstâncias que a sociedade tem que se rebelar pra poder alcançar outro estágio. Construindo caminhos políticos revolucionários concretos. Temos que abandonar as lutas que se pautam dentro do possível. O impossível é a única forma de superação do presente.
– O problema do Flamengo não é o presente. É a sombra do passado recente que tá deixando os cara perdidos. A galera ainda não saiu da fase de negação, não percebe que quando Jesus foi embora acabou o Flamengo de Jesus. Tem que fazer outro, diferente. Já perdemos 90 dias com o Dome com nego querendo ver a reprise de 2019. E ainda tem muita gente que não caiu essa ficha. O Flamengo agora tem que ser outro. Desapegar de Jesus e partir pra outra.
– Mas o Ceni é retranqueiro, a gente quer ver o Flamengo voando, daquele jeito doido e revolucionário.
– Taí, essa é uma causa perdida, porque aquele Flamengo já era. Quem viu, viu e quem não viu deu mole porque não se repetirá. O que não significa que o Flamengo não possa revolucionar de novo. Ser TRI da Liberta.
– No Flamengo de hoje é mais fácil ser TRI da Libertadores do que germinar a revolução. É quase impossível ser revolucionário quando se é a corporificação do establishment, quando se representa o sistema. Quando o Flamengo teve a chance de dar um passo adiante andou pra trás, apostou no atraso nacional e contribuiu pra fortalecer uma representação bizarra de governo que é contrária em tudo ao espírito rubro-negro.
– Você tá falando de espírito no sentido metafísico do termo, como consciência e personalidade? Ou na acepção psicológica, designando a atitude mental dominante de um grupo?
– Não, falei espírito no sentido espiritual mesmo. A essência incorpórea do Flamengo, seus valores intangíveis, tradições não escritas, ancestralidades difusas, ectoplasmas, fantasmas, almas, erês e padroeiros.
– É… uma bela causa perdida. Porque esse espírito, essa essência, ela pode ser incorpórea, mas não está separada do corpo físico. Na arquibancada, com todo mundo aglomerado, cantando a mesma música, olhando pro mesmo lugar ao mesmo tempo, querendo a mesma coisa, o espírito baixa, meu irmão.
– Claro, mas com as arquibancada vazia a voz que mais ouvimos é aquela dentro das nossas cabeças. E nessa não se pode confiar.
– Então me diz, Žižek, o que é que só você ouviu? O que diz a voz dentro da sua cabeça?
– A voz me diz que essa é a Libertadores mais mole da história. Que depois da semana inteira de treino que vai rolar agora o Mengão vai pegar no tranco, estrondar com o Racing no Maraca e que depois de passar pras quartas de final vai ser só lazer.
– É isso aí, Žižek. Esse que é o espírito rubro-negro. O bagulho tá no ar e o universo conspira. Valeu aí e se cuida, radicalzão. Olha por onde anda. Partiu Tóquio.
– Valeu, São Judas. Partiu Revolução! Não vai perder a cabeça.
Os barbudos se despediram e cada um foi pra um lado defender suas causas perdidas. Eu fui pro supermercado defender a minha. Na padaria a Heineken tava muto cara.
Mengão Sempre
‘MURALHINHA’ EM NOVA VERSÃO?
O ARÃO JOGOU MUITO, CORREU, LUTOU, SUOU, FEZ GOL, E BATEU MUITO MAL O PÊNALTI., UMA DEFICIÊNCIA, FÓSMEA, QUE TÁ ACONTECENDO NUM CLUBE DE ELENCO, ESPETACULAR, MILIONÁRIO E MUITO VENCEDOR, JÁ OBSERVADA., , PERDEMOS TRÊS EM DOIS JOGOS CONTRA O SÃO PAULO, EM DATAS PRÓXIMAS., E ELE NÃO PODE SER EXECRADO DA COBRANÇA INFELIZ.. MAS TEM UMA: TODOS OS NOSSOS COBRADORES FICARAM COM A RESPONSABILIDADE DOBRADA EM CONVERTER, DOS NERVOS MAIS AFLORADOS, DA ALTA PRESSÃO, E DO PRECIOSISMO, BUSCADO, IMPERIOSO, QUANDO O NOSSO GOLEIRO, NÃO PEGA UMA PENALIDADE SEQUER PARA DESCONCENTRAR O ADVERSÁRIO, E DAR CONFIANÇA DECISIVA AOS NOSSOS BATEDORES; . OS CARAS CHUTAM… GOL., GOL, GOL, GOL, GOL.., AÍ, UM DOS NOSSOS…BEM O RESTO JÁ SABEMOS…
SABEM QUANTO QUER GANHAR?…840 MIL POR MÊS, ESSE MÃO DE ANÃO, IRREDUTÍVEL, NA NEGOCIAÇÃO DE CONTRATO…
POR MIM ..PODE VAZAR…! ISTO, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO DO GOL QUE TOMOU LÁ NA ARGENTINA…OU ALGUÉM AQUI VAI ME DIZER QUE O GOLEIRO DO RACING, DEIXARIA AQUELA BOLA ENTRAR..?
QUE VÁ…
PORQUE EU JÁ FUI…! GOSTE QUEM QUISER DIGO O QUE PENSO…! JÁ ZARPEI…!
‘MURALHINHA’ EM NOVA VERSÃO?
O ARÃO JOGOU MUITO, CORREU, LUTOU, SUOU, FEZ GOL, E BATEU MUITO MAL O PÊNALTI., UMA DEFICIÊNCIA, FÓSMEA, QUE TÁ ACONTECENDO NUM CLUBE DE ELENCO, ESPETACULAR, MILIONÁRIO E MUITO VENCEDOR, JÁ OBSERVADA., , PERDEMOS TRÊS EM DOIS JOGOS CONTRA O SÃO PAULO, EM DATAS PRÓXIMAS., E ELE NÃO PODE SER EXECRADO DA COBRANÇA INFELIZ.. MAS TEM UMA: TODOS OS NOSSOS COBRADORES FICARAM COM A RESPONSABILIDADE DOBRADA EM CONVERTER, DOS NERVOS MAIS AFLORADOS, DA ALTA PRESSÃO, E DO PRECIOSISMO, BUSCADO, IMPERIOSO, QUANDO O NOSSO GOLEIRO, NÃO PEGA UMA PENALIDADE SEQUER PARA DESCONCENTRAR O ADVERSÁRIO, E DAR CONFIANÇA DECISIVA AOS NOSSO BATEDORES; . OS CARAS CHUTAM… GOL., GOL, GOL, GOL, GOL.., AÍ, UM DOS NOSSOS…BEM O RESTO JÁ SABEMOS…
SABEM QUANTO QUER GANHAR?…840 MIL POR MÊS, ESSE MÃO DE ANÃO, IRREDUTÍVEL, NA NEGOCIAÇÃO DE CONTRATO…
POR MIM ..PODE VAZAR…! ISTO, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO DO GOL QUE TOMOU LÁ NA ARGENTINA…OU ALGUÉM AQUI VAI ME DIZER QUE O GOLEIRO DO RACING, DEIXARIA AQUELA BOLA ENTRAR..?
QUE VÁ…
PORQUE EU JÁ FUI…! GOSTE QUEM QUISER DIGO O QUE PENSO…! JÁ ZARPEI…!
A SUDERJ informa, …
escalação do Clube de Regatas Flamengo: Diego Alves, Isla, R. Caio, F. Luis, W. Arão, Gerson, Arrascaeta, Vitinho, E. Ribeiro e B. Henrique
escalação do Racing: qqq, www, eee, rrr, ttt, yyy, uuu, iii, ooo, ppp, aaa e GOLEM
Ao receber a escalação, imediatamente o Garoto do Placar ajustou-o para…
Flamengo -1 X 0 Racing
Muito bom! Valeu o domingo!
Abraços e SRN
Com a expulsão de Thuller, e se Rodrigo Caio não estiver em condições, Rogério Geni tem somente duas opções: Noga e consequentemente uma boa esperança de continuar vivo na Liberta, ou GOLEM e consequentemente o adeus.
Vamos ver se ele tem tendências suicidas !..
Não é que TEVE.
O texto de hoje eu não curti tanto. Problema meu, claro – foda-se, dirão com razão. Mas aquele texto argentino de 2016 que apareceu nos comentários sobre o Dieguito e o Diego me fez viajar. Lembrei na hora do filme Loving Van Gogh (lindo demais) todo feito com pinturas. Sim, cada frame foi pintado a mão por variados artistas. Espetacular. Sem dar spoiler, inúmeras versões sobre a vida e, sobretudo, a morte do Vincent são contadas por pessoas que dele se sentiam próximas. Encurtando a parada, todos disputam as versões dos outros, deixando transparecer o ciúme, a disputa velada pelo verdadeiro amor (que tinham por) e do Van Gogh. Maradona, no futebol e na vida, não foi isso: um gênio (queria não usar essa palavra, não deu) exposto uma sucessão de pinturas em campo, um deus disputado, degradado e reerguido por si mesmo e por seus admiradores. A perseguição de (parte da) da imprensa e da Fifa (pqp, Fifa?) disputando o lugar do ídolo de maneira vexatória, não são a mesma coisa: uma expressão tosca de um ciúme do cara que era impossível não adorar? Mesmo que secretamente – idolatrar um argentino, erguê-lo ao nível do Zico, nunca foi fácil para um rubro-negro brasileiro, mas foi assim mesmo. Uma vida humana tão intensa que beirou o suicídio muitas vezes e lentamente. Até que aconteceu. O futebol empobreceu tanto nas últimas décadas que a morte prematura do Maradona (para um cara como ele, qualquer morte terá sido prematura) fecha o caixão do futebol arte. Parabéns, Zico pelas homenagens absolutamente elegantes.
E parabéns para você, pelo comentário belíssimo.
Respiro aliviado e contente ao ler um comentário inteligente e sensível.
Grande Arthur,
Que texto meu irmão, parabéns!
Uma combinação autêntica de temas sensiveis que vc tem uma capacidade única de misturar e com um ingrediente fantástico que é fazer rir, divertir, sem nada comprometer. Sou muito fã seu cara..abração!
A melhor do ano. SRN
Arthur, um pedido.
Torne a publicar aqui aquele artigo de 2016 (salvo engano) em que foi reproduzido um conto de um filósofo argentino de quem nunca ouví falar, cujo título era DIEGUITO.
Se puder e quiser, ficaria grato.
Muitos não gostaram, o que não foi o meu caso.
Brilhante
http://republicapazeamor.com.br/site/um-conto-de-futebol-argentino/
Muito obrigado, Arthur e tb obrigado Carlos por se lembrar. Que memoria, essa sua!
Esse texto do Feinmann ficou muito louco – e muito veridico.
Eita grandeza especial que conseguiu ver a alma da figura.
Parece Cortazar.
Tenho boa memória. Sempre tive.
Ontem, no entanto, amigo Henrique, não foi ela que funcionou.
Mandaram-me, logo após a morte de Maradona, o artigo.
Entendi que todos mereciam lê-lo.
Apenas isso.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – vocês sabem, até pelo fato de minhas constantes citações, que gosto de ler a página de esportes da BBC.
Não poderia deixar passar a do dia de hoje,
4/5 do conteúdo dedicado ao grande e genial craque.
Um artigo fabuloso, cujo título pode bem sintetizá-lo – um trapaceiro, um deus, um imperfeito, um genial ser humano.
Hoje não é dia de coment[arios.
Hoje é dia de profunda tristeza.
O futebol perdeu um dos seus maiores jogadores, Diego Armando Maradona.
Recomendo a todos que procurem ler ^Espelhos^, do genial uruguaio Eduado Galeano, entre uns tantos, o intelectual que mais viveu o nosso esporte.
Ali está perfeitamente descrito o jogador Maradona e o homem Maradona, que nunca pôde deixar de ser o ídolo Maradona.
Galeano foi profético – Maradona seria para sempre um herói, da Argentina, da Itália, do Mundo.
Morreria de sucesso, como veio a acontecer.
Descanse, gramde jogador, grande argentino.
Tristíssimas saudações a todos torcedores, mundo a fora.
RIP – Diegao.
Muito obrigado pelas felicidades durante anos. Foi incrivel.
Pronto Arthur,ganhei meu dia lendo,rindo e me deliciando com seu texto.OBRIGADO
maluco que porra de texto mais louco é esse …?
viajou …
SRN !
Mermão, você tinha que participar do PODCAST Viracasacas e falar sobre ZIZECÃO das quebradas com a rapaziada de lá.
Claro, espizinhando o contexto político do futebol brasileiro.
Obrigado por mais um texto genial, Grão Mester brother Arthur Mulambo.
Saúde e paz!
Arthur, ótimo o diálogo, só que vai ter gente aí, esperneando subindo pelas tamancas. Eu já disse por aí que é inacreditável que o Flamengo perca para os bâmbis e galinhas mineiras, agora, incluo na lista esse bando de cabeças de bagre que nosso time fez tudo para perder. Sei não, parece que a rapaziada anda com as pregas presas, ou então é confiança demais, aquela história, a gente vence essa porra aí, a hora que quiser. Não querem suar a camisa, nem com uma mísera gota de suor, ficam dosando as energias o tempo todo, ninguém mais corre, nisso o Dome tinha razão, a defesa começa lá no ataque, se ninguém voltar para ajudar não há cristão que aguente ( a alusão ao JJ foi proposital) Se neguinho quer descansar vai descansar lá na cama com as negas dele. ( caralha, acho que o entusiasmo pela ciência me levou ao exagero, vão querer me caçar a pauladas (não tem crase ou tem?) como racista.
KKKK, ótima conspiração do universo para nos trazer aquilo no que no fundo ninguém acredita quando de olhos abertos assistindo ao “espetáculo” no gramado.
Valeu, Arthur!
Ontem tivemos UM ataque de 2019 e o resto foi 2020. Então, estamos majoritariamente em 2020, concluo, inteligente como sou.
Mas isso nao é boa noticia, para deixar claro.
Excelente! Divertido e sério!
Obrigada.
Mula, lendo esse fantástico texto, não sei por que, veio à cabeça uma fala sua de tempos antanhos: “Comprar Ronaldinho Gaúcho é fácil, quero ver vender o Wellington”.
Rumo a Tóquio!
Quero ver quem é o santo ou filósofo que vai defender a causa perdida chamada Léo Peneira? Renê ou Heineken é tranquilo… Quero ver defender essa Cintra quente e choca que frequenta a nossa zaga …
Depois de 1 ano tendo o desprazer de ver esse cara jogar, cheguei a uma segura conclusão: é o pior zagueiro a frequentar o time titular do Flamengo desde que minha memória permite lembrar.
Sim, pior que Wallace, Welinton, Irineu, Thiago Gosling e muito, mas muito pior que o Gustavo Geladeira.
Que jogador horroroso.
Aí matou a pau.