Pela ignorância dos nossos semelhantes há 500 anos podemos ter uma ideia de como nossos pósteros se escarnecerão da nossa própria ignorância quando nos visitarem daqui a cinco séculos. Por exemplo, foi só no século XVI que a civilização cristã descobriu a existência do hímen e passou a considerar a sua incorrupção como uma comprovação de virgindade.
.
O responsável por essa descoberta foi um flamengo chamado Andreas. Não o Pereira, que nesse inquérito o Pitico tá limpo. O flamengo em questão é o médico Andreas Vesalius, considerado o Pai da Anatomia Moderna, que fez a revelação da existência da controvertida película no órgão genital feminino em seu atlas do corpo humano De Humani Corporis Fabrica, de 1543.
.
Se Vesalius se restringisse a escrever o que encontrou nas dissecações de cadáveres, o máximo que podia acontecer com ele era uma excomunhãozinha ou, como acabou rolando, uma condenação à morte pelo Santo Ofício da Inquisição. Mas Vesalius foi além, interpretou aquilo que encontrava nos corpos baseando-se nos conceitos morais de sua época. Foi ele o primeiro a concluir que um hímen intacto era um atestado de pureza da mulher. Aí nasceu toda a estúpida mitologia sobre a obrigatoriedade de sanguíneos rompimentos de hímen e honrosas manchas de sangue nos lençóis das noites de núpcias para comprovar a virgindade das mulheres honestas.
.
No fim das contas Vesalius se acertou com a Igreja e sua pena capital foi substituída por uma peregrinação à Jerusalém. Vesalius pagou sua dívida com a sociedade, mas deu um azar fudido, na volta pra casa ficou doente e morreu na costa da Grécia. Contudo, a crença ilógica nesse cabaço hemorrágico, apesar da ciência já ter comprovado há mais um século a sua inexistência, ainda não morreu, continua em voga trazendo infelicidade e dor.
.
A ciência já provou que o estado físico do hímen após à primeira relação sexual não é conclusivo para se inferir sobre a moralidade de nenhuma mulher. E hoje a própria virgindade é um valor discutível, cada corpo tem suas regras e estamos finalmente aprendendo a respeitá-las. Menos no futebol, onde o cabaço, em seu disfarce de invencibilidade, ainda vale ouro.
.
A colérica reação da torcida do Flamengo à perda do cabaço no Brasileiro pro limitadíssimo genérico paranaense no sábado à tarde deixou exposto o limitado grau de confiança no trabalho de Paulo Sousa. Nem mesmo o fato de o Flamengo ter sido garfado com um pênalti extraído das memórias afetivas do Raphael Claus atenuou a bronca com as ideias do futuro ex-treinador do Flamengo.
.
A indiscutível evolução da equipe desde a final do rural, evolução testemunhada e aplaudida pelos mesmos aldeões que hoje cercam os muros do Ninho do Urubu com archotes e forcados querendo conduzir o português compulsoriamente até o portão de embarque internacional do Aeroporto Tom Jobim, foi completamente apagada após a esquecível apresentação do Flamengo em Curitiba. É um daqueles casos complexos, onde todas as partes são, ao mesmo tempo, culpadas e inocentes.
.
As mexidas promovidas pelo Paulo Sousa na escalação da equipe foram mesmo de amargar. Por outro lado, o ritmo alucinante e antifisiológico com que o Flamengo tem ido a campo para atender ao calendário maluco da Terra Brasilis torna o rodízio entre os jogadores do elenco uma obrigatoriedade. Como se já não tivéssemos vários amigos ancorados no famigerado departamento médico do clube, nos próximos 20 dias o Flamengo vai jogar de três em três dias em três competições, se não poupar os caras estouram mesmo. O rodízio é uma questão de bom senso.
.
Mas o bom senso impacta a performance do Flamengo, especialmente naqueles dias em que nem mesmo os craques conseguem jogar bem. Sábado foi um desses dias, nem Arrascaeta, e nem João Gomes, os mais regulares do elenco, conseguiram entregar uma fração do que deles se esperava. O resto do time, mesmo os medalhões que começaram no banco e entraram na hora do sufoco, seguiu o mesmo caminho, sem conseguir se impor diante de um time limitadíssimo, adepto do antijogo, que até o apito inicial ocupava merecidamente a lanterna do Brasileiro.
.
A derrota, que sempre é horrível, humilhante, pestilenta e deve ser evitada, significa pouco em relação ao desfecho do campeonato. Não importa como a competição começa e sim, como ela termina. Assim como sangrar na lua de mel diz pouco sobre o caráter da noiva, perder o cabaço na terceira rodada não diz muita coisa sobre o caráter do time. Para isso os julgadores terão que ter um pouco mais de paciência e esperar que se joguem mais rodadas antes de decidir de quem é a culpa. Por enquanto qualquer veredito seria precipitado e com alta probabilidade de resultar em injustiça.
.
A torcida se encontra dividida, assim como tem quem considere rematada estupidez manter um treinador que não ganha Carioca, tem quem ache que estúpido é ficar mudando de técnico três vezes por ano, que é a média clássica de revezamento de treinador no Flamengo desde que Carlinhos decidiu curtir a vida adoidado. Tem também os saudosistas, que sentem falta daquelas barcas superlotadas que tradicionalmente zarpavam ao fim de cada temporada. Sem falar naqueles que para achar o culpado não o procurem no gramado e sim no terceiro andar da sede na Gávea, onde a cúpula dirigente rubro-negra se reúne com bissexta assiduidade.
.
Perceba a extensão da nossa ignorância atual: se tudo continuar do mesmo jeito e no final da temporada magicamente der certo esse culpado não vai aparecer. Agora se algo der errado, já nas próximas rodadas, os candidatos a culpados não vão faltar. Quando o passaralho, o bicho papão corporativo, começar a dar os seus rasantes na Gávea, o bagulho vai ficar tenso. Nessas horas tem gente que dança até de careta porque fica marcando bobeira.
.
Jogador, atividade na laje. Só faltam 34 jogos. Treinador, a crise na Gávea não é um evento, é um continuum.
.
Mengão Sempre
.
Eita sisteminha “defensivo” du karai, hein …
Bem, prometi nao atacar o PS.
Entao o seguinte: Como jogadores sao capazes de ficar assistindo, literalmente, o lado direito da defesa ser vazado durante 20 minutos, pelo menos, sem fim?
Como nao mexem em suas posiçoes, nao chegam mais pertos dos outros, combatem melhor, trazem alguem mais pra la?
Como profissionais do métier futebol nao conhecem o basico de sua profissao?
O que isso tem a ver como o PS, pergunto?
E do lado esquerdo nem falo…
Trocou jogadores que mal conseguiam andar. E ainda tem gente que reclama disso. Dao um tempo, karai.
Que timeco perdidaço que so nao levou uma goleada por sorte e pela ruindade dos adversarios.
Que deus livre o PS de todas as pragas! E NOS livre delas tb, né.
Poxa, desastre.
SRN
Valeu mais uma viagenzinha televisiva para a Inglaterra.
Outro show de bola, agora de um time só. Poucas vezes um goleiro, do porte do Allisson, nada foi obrigado a fazer. Passou os noventa minutos tricotando.
Hoje, no Chile, contra um time meio cambaleante, mas que pode, com extrema boa vontade com eles, incomodar.
Vamos ver o que fará o nosso Flamengo.
Ninguém me pediu coisa alguma,
Eis que, todos aqui, mais do que tudo, somos profundos admiradores do Arthur.
Pois bem, amanhã, às 22.30 h, vai começar uma série de três capítulos a passar no Canal Brasil (650, pelo menos em Brasília).
Tem o dedo do Grão Mestre, pelo que fiquei sabendo.
O teme central é pra lá de interessante, envolvendo a criminalidade do Jogo do Bicho, ligada ao Carnaval carioca.
No tempo em que ainda dava aula – já se vão quase trinta anos – recomendava à rapaziada o livro de um excelente escritor nosso,
Rubem Fonseca, chamado AGOSTO, que mereceu, pouco depois, uma excelente série feita pela Globo.
Esse AGOSTO era o de 1954, rigorosamente marcante na vida política brasileira.
Não é, de forma alguma, o tema central, mas a corrupção derivada da jogatina, acobertada pelas autoridades policiais (SEMPRE existiu, lamentavelmente) também é abordada.
Nada sei da série que começa amanhã, mas o tema não pode deixar de ser abordado e continua mais atual do que nunca, agora com ingredientes bem mais graves, somada à proteção dada pelos mais poderosos.
Fica a recomendação, totalmente à revelia do Arthur.
FLAMENGO SEMPRE
Estive na Inglaterra, encantei-me e, por isso mesmo, voltarei hoje.
Agora, para torcer pelo Klopp, outro gênio do futebol.
Esse Guardiola é mesmo do cacete.
As reações ao lado do campo são notáveis.
Quando Mahrez, sendo fominha ao extremo, impediu o 3 x 0, ficou puto, gesticulou, berrou, tanto que, se o argelino não estivesse do outro lado do campo, acredito que iria tomar umas porradas.
Melhor ainda uma filmagem de um torcedor, que vi agora.
Bastou o Vinicius Junior esculachar o Fernandinho, para o homem se jogar no campo.
Viu logo que nada impediria o segundo gol espanhol.
Quando aconteceu, novamente se desesperou.
O cara, positivamente, é sensacional e ontem estava com o capeta.
Até comandar a torcida ensaiou fazer.
De Manchester até Liverpool.
Haja futebol.
Amanhã, em Santiago.
Estou viajando muito para a minha idade.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Tava lembrando aqui que o Abel Braga uma vez falou que depois que ele saiu, chegaram o Gérson e o Mari e que isso faria toda a diferença. Agora a verdade começa a aparecer. (o Arrasca na reserva do Diego era só rodízio, ela já havia antecipado essa tendência também).
Jorge Jesus se no Flamengo existisse alguma humildade, reataríamos e deixaríamos as rusgas passadas para lá, pelo bem da NAÇÃO. Mas como estes dirigentes têm outros interesses, são egoístas e nada humildes, devemos nos preparar para amar dramas, vamos de alquimista e sofrer o ano todo!!! Aos otimistas que ainda acreditam nesse PS e seus mirabolantes esquemas e escalações, vcs não estão sozinhos, pois infelizmente apesar de pensar assim, também sofrerei…Mengão Sempre!!!
PS: ISSO JÁ EXPLICA Porque 2019 foi EXCEÇÃO NA NOSSA HISTÓRIA!!!!
Arthur perfeito na metáfora da buceta descabaçada, só com muita criatividade para aguentar estes brincalhões que dirigem a nossa nave. Agora eles resolveram descaralhar de vez, um elenco caro, mimado e preguiçoso, mais um técnico alquimista da Idade Média, ou seja, cada vez percebo que o rumo foi perdido e será melhor reduzirmos drasticamente as expectativas, ou descabaçamos a nossa mente com as oscilações recorrentes de resultados e atuações escrotas e aceitamos que só vc para fazer-nos rir disso tudo…
O comentário do Rasiko é fundamental. Coloca o nosso Grão Mestre no local que ele merece.
Fui também uma vítima do “nas coxas”, e olhe lá!
Faço um acréscimo. O medo não era só do cabaço. Para nós, mais perigosa, a possibilidade de algo mais, ou seja uma gravidez de todo indesejada.
Dito isso, vou contar a minha desdita (com o artigo).
Nunca ouvira falar de Andreas Vesalius, o inventor do cabaço.
O wikypedia coloca o homem nas nuvens. Verdadeiro gênio.
Nada, no entanto, quanto ao cabaço.
Procurei por todas as biografias do belga, primo afastado do De Bruyne, e … NADA.
Fez coisas do Arco da Velha, tido como genial, condenado à morte, que se concretizou por uma doença, depois do perdão real.
Foi casado e teve uma filha, com o mesmo nome da mãe.
Futilidades fípicas do Wiky.
Vou continuar minhas pesquisas, eis que, de Flamengo, não é bom momento para nos preocuparmos.
Hoje, tem futebol, da melhor qualidade.
Na Inglaterra.
É pro lá que vou.
Torcer pelo Guardiola.
SRN
FLAMENGO SEMPRE, às vezes com pouco entusiasmo.
Esse texto é a prova de que meu pedido de homenagem ao Arthur na Academia Flamenga de Letras, mesmo que à revelia, é plenamente justificado. O cara é mestre na arte de fazer analogias entre o Flamengo e os assuntos mais diversos que nada têm a ver com futebol.
Esse papo do cabaço sob o ponto de vista da ciência, li há poucos dias, mas desde os meus primórdios eu já colocava um cartaz gigantesco na janela do meu quarto de frente pra praia de Ipanema com a inscrição ABAIXO O CABAÇO!, motivo de curtição e aplausos, principalmente das meninas, irritadas com o tranca rua. Era a época do “nas coxas”.
Minha cultura geral não chega nem perto da do Arthur, mas poucos sabem que o homem/macho levou alguns milênios pra descobrir que ele contribuia de forma decisiva na confecção de um novo ser, atribuindo tudo à magia feminina. Por isso, até então, era a Deusa que dominava. Quando, observando os animais, constatou que sem sua participação não tinha jogo, o matriarcado, responsável pela ordem, paz e amor, foi pras picas, e a escrotidão machista assumiu o comando, que prevalece até hoje com os belos exemplos do Putin, Boçalnaro, Landim e Gordo Braz.
Ouvi ontem uma discussao que me fez pensar e manerar com os ataques ao PS.
O assunto principal foi o elenco.
Um que achei fraco, com peças de reposiçao fracas.
Depois das ponderaçoes acabo concordo que o buraco – com ou sem himen – esta bem mais embaixo.
Temos um monte de jogadores de valor alto no DM. Jogadores que seriam otimas peças de reposiçao, senao titulares, fora de que, se entrassem no jogo, liberariam outras peças para jogar em outras posiçoes de que agora, exemplo Arao.
Caio, GH, Fabricio, Matheuzinho, Matheus F, Vitinho. Fora do Mattheus, todos poderiam entrar numa boa.
(Uma coisa muy esquisita: Sabem quem falta na lista? Ayrton Lucas. E sabem mais? Ele nao esta nem na lista do ELENCO na home do Flamengo! Nao temos ele no time, segundo quem faz a lista! Confiram.)
Ou seja – o PS esta com poucas peças de reposiçao. E isso é tb uma das razoes para ter que mexer. Concordo. UMA das razoes.
Mas o pessoal me alertou para outro fato que nunca discutimos aqui:
O Flamengo demitiu um monte de profissionais do ninho e perdeu outros tantos para clubes brasileiros. Por qual razao mesmo? Por nao pagarem o suficiente, até em nivel nacional!
Ou seja, temos um CT bom, mas quem trabalha la dentro nao é da altura do CT – por nao pagarmos um salario decente!
Isso é inadmissivel, convenhamos. Isso é brincadeira…
E isso deve tb ser uma das razoes de lesoes e das lentas recuperaçoes que acabam nao sendo recuperaçao e sim algo proporcionando recaidas rapidas.
Outra coisa que nao tem nada a ver com o PS.
E que tem que ser resolvida antes até do que em qual posiçao entra e joga o Marinho…
Agora uma coisa – tem gente dizendo que é porque o portuga do Palmeiras esta trabalhando a dois anos la que ele faz o time jogar tao bem.
Bem, primeiro nao é bem assim. Nao é nada automatico que o tempo leva a um melhoramento continuo.
Ajuda, e muito, em teoria, mas garantia nao é.
Segundo, se for assim, porque nao deixamos o PS trabalhar sem pressao? Cometer o que queira cometer, pensando em um futuro de glorias?
Terceiro, acho bem mais que o que faz o Palmeiras estar sendo o que é, é muito mais a tranquilidade que a diretoria passa na maior parte do tempo. Outra coisa que ajuda muito um time a jogar bem.
Agora, é facil passar tranquilidade, quando os resultados estao em dia. Ou seja, ovo ou galinha?
Seja como for – decidi pegar durante um tempo mais leve no PS. Bora dar tempo para os jogadores estarem em forma, termos um elenco maior e ai vamos ver.
SE tempo tivermos.
Basta um Arrasca se contundir para o tempo ficar em zero.
Sem resultados (pelo menos isso), em numeros – zero tempo.
Futebol nao é cabaço nem matématica…
SRN
O Flamengo sangra e 10 paragrafos falando de Andreas e buceta, voce ta de sacanagem.
Com certeza está de sacanagem e por isso mesmo está correto.
Quanto ao pênalti, mais um juiz ladrão na praça, para variar. O negócio foi tão grotesco que a gente pode ver na sequência o Cirino, nosso velho conhecido, dando pedaladinhas no ar, pura canastrice. Aliás, mais tarde vendo um jogo na Europa, não me lembro qual, um lance parecido em sua simulação, o juiz deu cartão amarelo sem titubear ao ator canastrão. Mas isso foi em outras plagas.
Sempre monstruoso! Parabéns, Arthur
Incrível como as duas excelentes atuações nos últimos dois jogos são totalmente esquecidas após uma derrota. Eu havia comentado num post anterior que a mimimizada só tava esperando o tropeço pra cair matando, e o tropeço veio. Bipolaridade total, maluquice.
Vejo gente citando o futebol do Palmeiras contra o Corinthians, a resposta é simples, o treinero deles ta lá faz dois anos, o nosso a quatro meses. Patético.
Tem que se ter paciência com nosso portuga, ainda tenho fé nele.
SRN
Nem 8 nem 80 escreve o Fred Gomes. Concordo. Mas entao 9, karai.
Odeio ser fregues dos caras do sul. Que coisa irritante é essa de perder e perder la, desde séculos.
Ontem entao foi barra assistir ao espetaculo muy duvidoso. Depois de ter-mos dado 2 passos timidos adiante, retrocedemos de 3 grandes. Jogamos de novo o futebol do carioca, o qual nem no Rio serve entao menos ainda na casa desses putos do sul.
Se jogadores estao mal, individualmente, é normal. Sao trocados. Se o time inteiro esta mal, ja é inaceitavel – e tem sim uma fonte disso.
O PS testou durante 3 meses coisas. Mas nao testou um conjunto tatico consistente ao qual voltar, quando a barra pesa.
Tivemos 2 jogos melhorzinhos no quesito. Mas, se os craques nao estao em dia bons – e jogando como deveriam jogar, sendo isso nas posicoes corretas e ja testadas durante os ultimos 3 anos (!) – o time desaparece e o que aparece é o nao-trabalho do tecnico. Viram 11 individuais tentando se virar do melhor jeito possivel. Triste de ver.
Assistindo entao a um Palmeiras x Curintia, a raiva so faz crescer. Que entrosamento! Entra um, toma a funçao conhecida e nada muda.
Parece que nao temos reservas a altura, ou sao mal treinados, ou se integram mal – ou as 3 coisas.
O obvio: Se num campeonato com jogos a cada 3 dias, nao tivermos um elenco capaz de continuar jogando o MESMO futebol quando um dos titulares sair e sim virarmos bicho … ai vai ser muito dificil atingir o que quer que seja.
Nem contra os pequenos estamos jogando como grandes. Nao vai adiantar jogar relativamente bem contra os grandes (e assim mesmo nao ganhar, convenhamos!) e perder pontos sem fim contra os pequenos.
Porque reaçoes do tecnico tao tardias?
Thiago e Lazaro nao jogando nada, ou melhor, sendo jogadores dos outros – pq nao saem na pausa?
Marinho, outro que nao engrena de forma alguma, pq nao sai junto?
Porque TIRA-SE do meio pessoal, se estava na cara que era no meio que estavamos perdendo a partida?
Pq se insiste em deixar Joao e Thiago CONSTRUIR o jogo, algo que nao sabem fazer? Arao é que teria que estar la.
Pq essa saida la de tras, a todo custo, correndo riscos dos piores (Arao !!!)?
Pq Hugo no gol o tempo todo, mesmo mostrando que nao sabe jogar com os pés, nao sabe sair em bolas altas e sempre, em CADA jogo pelo menos uma vez, sai correndo como mula-sem-cabeça atras do vento?
Falta serenidade em muitos jogadores. Porque isso? Sem calma, frieza nao se joga bola.
Cade garotos da base entrando, p.e. em lugar do Léo?
Pq nao tira o Arrasca depois de 50 minutos? Quer que se arrebente de vez?
O PS esta mostrando um medo enorme de jogar sem certos jogadores. Assim nao iremos a lugar nenhum.
3 rodadas! 3. E ja estamos com time cansado, jogadores a beira de contusoes e reservas que nao rendem.
Esse papo de que estar em cima ta tabela nao é hora ainda – lembro que ano passado tb rolou. Ou ja caiu no esquecimento?
E como foi mesmo que acabou? Pois.
O que sei é que nesse campeonato é importantissimo estar nos 4-5 primeiros com no maximo poucos pontos de diferencia – e se MANTER em cima.
E o que sei tb é que tecnico que nao criou em 3 meses um time treinado para saber jogar de formas diferentes, segundo os adversarios, e com jogadores que sabem jogar em posiçoes diferentes, segundo as necessidades – vai nos ferrar feio.
Ja passaram seus 100 dias. Tem que mostrar serviço. Ou sim, Tom Jobim nele.
Errei. Nao estamos em 9 e sim em 7.
SRN preocupadissimas
Não houve nada demais naquele jogo, quem jogou mal foram os jogadores. Todos sem exceção. Uma das acusações mais burras contra o Paulo Sousa é ele insistir em colocar o Marinho jogando pela esquerda, presumivelmente fazendo naquele setor o que ele fazia no Santos: partir para o centro e disparar lá o seu míssil com direção e sem direção ( a maioria). Pasmem, senhores ouvintes, ouvi um locutor das antigas, dinossauro autêntico, falando essa sandice: que o Marinho está jogando fora de sua posição, fora de suas características. Depois não sabem o motivo que tenho horror a essa raça. Claro que o PS o contratou ( nem sei se foi indicação dele mesmo ou da própria diretoria), para aproveitá-lo em outra função, pois vê potencial no cara. Não sou chegado à estatística, mas me parece óbvio que aquela deslocação para o meio e o respectivo disparo não foi assim tão efetiva como apregoam, haja vista a colocação do Santos. Se o PS se propõe a mudar os padrões do time, por que ele iria insistir numa jogador pra lá de individualista e, o que é pior, inoperante? Botar o cara como ele jogava no Santos a disparar seus mísseis aleatórios, enquanto os companheiros ficavam ali a ver navios ( o passe) não me parece ter nenhum senso. Isso faz-me lembrar a história do jogador gozador que diante do técnico que queria de qualquer maneira um centroavante “fuçador”, ele sugeriu ao professor que contratasse logo um porco. O que, aliás, seria o ideal no Flamengo para se chafurdar nas lamas daqueles “sem drenagens” dos estádios daquele lugar esquisito que fina no norte do Uruguai ( royalties ao nosso Arthur)
Que grande texto. E que surpreendentes essas informações sobre o hímen! Sensacional, Arthur.
Uma das coisas que adoro nos textos é o esculacho que o Arthur dá nos times adversários, que nem abre a possibilidade de resposta “sem conseguir se impor diante de um time limitadíssimo, adepto do antijogo, que até o apito inicial ocupava merecidamente a lanterna do Brasileiro.” hahahahahaha.
Eu particularmente acho que está divertidíssimo ver o Flamengo jogar, desde 2019, mas sobretudo desde 2020. Você sabe que o time pode perder, mas a maior chance é de ganhar. O que é justamente o contrário do que foi trocer pro Flamengo desde 1987, 1988, que é quando começo a me lembrar. E que é o contrário da maioria de todos os times de futebol de todos os tempos, se você pensar bem. Mesmo o time de 79-83, que nào vi jogar, tem um monte de derrota para times desqualificados.
Eu estou no time de torcedores a favor da mantenção do Paulo Sousa, do rodízio e de perder de vez em quando, mas trazer a taça no final do campeonato. Também estou no time que achava que o Pedro devia jogar mais vezes e que agora, pensando bem, parece que o tanto que ele está jogando está bom. Mas tenho certeza que se Pedro, Marinho e Diego fosse pro genérico paranaense, ou pro Fortaleza ou até pro Fluminense, iam parecer gênios da bola. Primeiro, porque estariam muito acima da média do restante do elenco, basta ver que o Nenê é um jogador de destaque. Segundo porque jogariam seguidamente, teriam um esquema adaptado a eles, teriam gana de jogar contra o Flamengo. Então vamos rodar esse elenco, dar moral pros jogadores e parar de reclamar.
Boa, SBUB!!!
Concordo totalmente.