Foi ótimo enquanto durou, mas a apoteótica e cinematográfica chegada de Renight ao Flamengo está oficialmente encerrada. As seis vitórias em sequência, sete se contarmos o jogo contra a Chape em que Renato deu sugestões pro Mauricio Souza da cabine onde assistiu à partida, foram fundamentais para a torcida recobrar o ânimo que vinha abatido pelos meses nublados pelas nuvenzinhas negras que escoltavam Rogério Ceni. A súbita mudança de clima no Flamengo foi benéfica pro time, pra torcida e pro futebol brasileiro. É uma verdade do mercado que quando o sol brilha pro Flamengo todo mundo ao menos pega um bronze.
.
Mas o evento acabou, a lapada que o Übermengo levou no domingo do apenas mediano Internacional foi como o apito da fábrica chamando a piãozada de volta ao torno, hora de voltar pro rala. Trabalho não falta e agora toda a condescendência dispensada ao treinador na sua chegada vitoriosa se transforma em justa cobrança por resultados. Mas esse sempre foi o jogo, não é novidade pra nenhuma das partes.
.
O Flamengo está passando agora pelo ponto mais crítico da temporada, mais ou menos o mesmo período das competições em que a maionese desandou homericamente no ano passado e agora com a janela europeia aberta. Dada a gravidade do momento podemos deixar de lado todo o folclore em torno de Renight, ele já se provou um craque da retórica, definida por Aristóteles como a arte de escolher o melhor argumento a cada caso com o fim de persuadir.
.
O discurso de Renato é compreendido e endossado pelas massas rubro-negras porque toca as notas certas do ethos e do pathos, persuadindo tanto pela sua personalidade e passado de efígie rubro-negra quanto pelo entendimento das emoções que movem a Nação. Mas a persuasão definitiva do torcedor rubro-negro, a renightização, só se dará quando Renight mostrar que também é brabo no logos, mostrando consistência e lógica nesse discurso.
.
A parte da consistência é mole, se o time ganhar de todo mundo e não perder de ninguém ele é consistente. Agora a parte da lógica talvez dê um pouco mais de trabalho. Quem se deu ao trabalho de ouvir a coletiva ao fim do jogo percebeu que nas adversidades Renato perde muito da sua verve e usa desculpas pré-fabricadas e uma suposta preparação para uma derrota que um dia viria para normalizar, não o resultado anômalo, mas uma atuação desastrosa da equipe e do treinador.
.
A piada autodepreciativa de que o Flamengo estava voando porque Renight não tinha tempo de treinar, só de conversar com os jogadores talvez não fosse só uma piada. A semana em que os titulares foram poupados do jogo com o ABC para trabalhar com o treinador parece não ter servido pra nada. O desempenho da equipe piorou demais, ao mesmo tempo em que a marra cresceu assustadoramente. Não é viagem pensar que rolando um pouco de projeção na figura do treinador.
.
Uma das características do Renato como treinador é ser um pouco esfinge. Ainda não se sabe ao certo se ele é apenas um vamolaporrista com mais sorte do que juízo ou um aplicado estudioso do futebol. Renato seria um treinador do tipo falso burro, que estuda muito, se atualiza, mas sonega seus conhecimentos em público para não ser confundido com os CDFs que não comem ninguém. Essa generalização sexista, obviamente, foi formulada antes da aurora dos nerds bilionários. Enfim, Renato emana esse mistério, que o torna ainda mais interessante como personagem.
.
Só que agora toda essa palhaçada extracampo que encanta os desocupados perderá sua relevância diante da realidade medida pelo futebol que o Flamengo jogar. Se for galgando parâmetros, vencendo seus desafios nos mata-mata e não sendo esculachado na sua própria favela no Brasileiro, como deixou os colorados fazerem no domingo, o folclore de Renight vai continuar e ser enriquecido com novas histórias.
.
Se der um jeito de não perder nenhum, ou se perder apenas os jogos certos, dos possíveis dez compromissos que o Flamengo ainda pode ter na Libertadores e na Copa do Brasil, Renight se consagra definitivamente como treinador copeiro. Mas não garante a renovação do seu contrato com o Flamengo.
.
Copa do Brasil é filé, Libertadores é lagosta, Mundial é caviar, mas o arroz com feijão que sustenta a massa rubro-negra é o Brasileiro. Carioca é copo d’água da torneira. Pode parecer muita exigência, mas no Flamengo de 2021, mesmo sendo um ano de eleição em que nunca ganhamos nada, vai ser uma tragédia não ser Eneacampeão Brasileiro. Presta atenção no serviço, Renight.
.
Mengão Sempre
.
</p>
Ainda bem que so tem Flamenguista aqui. Porra!!!
Sem falar de jogos, mas sim de fotos.
Notável, como já afirmara antes, essa que passou a ser a página UM do RP&A.
Espero que seja mantida.
Apesar de sua importância para a história do futebol, traz consigo também algumas tristezas.
Do autêntico Maracanã, do espetacular campeonato carioca, até, acreditem, da torcida vascaína.
O que passou, passou, mas as lembranças devem ser cultuadas.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
O resultado desastroso é tão mentiroso quanto o da vitória sobre o São Paulo.
Não merecíamos a goleada, tampouco ser goleados.
De toda sorte, vale o aviso – Chega de precipitações. Renight, como qualquer outro, não pode ser avaliado em razão de poucos jogos, incluindo adversários medíocres, da Série D, como é o caso do ABC.
Por outro lado, evidenciaram-se pontos fracos no time. A zaga de área, já era notório, mas as laterais estão deixando a desejar. Gabigol é um irresponsável, com firma reconhecida.
Acima de tudo – a dependência do Arrascaeta. O uruguaio jogando abaixo do seu padrão, o time ressente-se muito.
Vamos aguardar. Hoje, pela Libertadores, um jogo teoricamente MUITO fácil. Já há muitos anos o Olímpia deixou de ser aquele time dominador do futebol paraguaio. É fraco e inconstante. Temos a obrigação de ganhar. Se não acontecer, aí sim, vou afirmar que nem o insuperável bardo – Há algo de podre no Reino da Dinamarca.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Respondendo a mim mesmo, com pouca modéstia.
Avisei que o time do Olímpia, de há muito, é uma merda.
Ficou demonstrado.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Irmãos de fé rubro-negra, temos que ser sinceros. Talvez sejamos campeões de algo relevante esse ano (carioca perdeu relevância faz tempo). Coloco fé na Copa BR. LA tbm (se tudo correr bem já estamos na semifinal). Mas há um detalhe que a memória afetiva alusiva a 2019 parece impedir que a torcida enxergue: temos urgentemente que REJUVENESCER esse time. Felipe Luiz é acima da média? É. Mas na verdade FOI! Torço pra ele ser nosso futuro técnico. Mas a idade começa a pesar na performance desse jogador. Se encarar um velocista pela frente, fudeu (vide gol 3 do interregional, ainda q o Taison já seja um veterano tbm). O mesmo pode ser dito pro Diego Ribas, pro Isla e, talvez, até pro ER7. Renato precisa pensar esse time, verificar o quanto ficamos expostos (e sujeitos a goleadas como essa) quando perdemos as bolas lá na frente e nosso meio atua de forma pouco combativa. Arão tem problemas de combatividade faz tempo. Acho q Tiago Maia já merece uma chance nesse meio. Diego Ribas não tem mais condição física de atuar com a necessária intensidade que os jogos estão pedindo. A atuação do último domingo me parece preocupante. No fundo torço pra que tenha sido apenas um domingo ruim. Eu torço.
Irmãos de fé rubro-negra, temos que ser sinceros. Talvez sejamos campeões de algo relevante esse ano (carioca perdeu relevância faz tempo). Coloco fé na Copa BR. LA tbm (se tudo correr bem já estamos na semifinal). Mas há um detalhe que a memória afetiva alusiva a 2019 tem parece impedir que a torcida enxergue: temos urgentemente que REJUVENESCER esse time. Felipe Luiz é acima da média? É. Mas na verdade FOI! Torço pra ele ser nosso futuro técnico. Mas a idade começa a pesar na performance desse jogador. Se encarar um velocista pela frente, fudeu (vide gol 3 do interregional, ainda q o Taison já seja um veterano tbm). O mesmo pode ser dito pro Diego Ribas, pro Isla e, talvez, até pro ER7. Renato precisa pensar esse time, verificar o quanto ficamos expostos (e sujeitos a goleadas como essa) quando perdemos as bolas lá na frente e nosso meio atua de forma pouco combativa. Arão tem problemas de combatividade faz tempo. Acho q Tiago Maia já merece uma chance nesse meio. Diego Ribas não tem mais condição física de atuar com a necessária intensidade que os jogos estão pedindo. A atuação do último domingo me parece preocupante. No fundo torço pra que tenha sido apenas um domingo ruim. Eu torço.
(Estou repetindo o comentário que saiu por engano no post anterior)
Será que eu não vou ter nunca descanso? Já tinha aposentado meu Rovotril, o velho Teacher envelhecido em 12 minutos estava lá jogado num canto envolto em teias de aranha e de repente lá vem a rebordosa. Mais uma, eu até lembrei do velho Vinícius de Moraes naquela história de que ninguém pode se achar dono e senhor do material, reverberei até numa resposta, se eu não me engano, pro Chacal, falando de minhas preocupações obaobescas, e não é que nem demorou muito? Será que o problema é minha boca de azar? Caceta, já estou cheio de culpa, até porque meio me achando com tanto poder assim, vai se onipotente assim na casa do cacete. Mas falando um pouco de futebol esse negócio que eu não entendo muito, mas ouso falar já que os cronistas esportivos (epa!) também não entendem porra nenhuma do riscado e desandam a falar, falam o tempo todo besteiras e mais besteiras e ainda descolam uma graninha. Será que esse time do Flamengo vai virar aquele Grêmio do Renight que levou de cinco? Uma coisa primária, se o time continuar nessa obsessão de jogar lá na frente à procura incessante do gol, tem que imprensar de vez os caras na defesa, só deixar os becões chutarem a chamada bola quebrada, se der chance a passes em profundidade, nossos dois zagueiros não têm pernas pra correr atrás de atacantes por medíocres que sejam. Ou então que essa diretoria bozoasna contrate dois Bolts, ou na falta desses, tentem dois jamaicanos ou kenianos (esses que o genial Saldanha dizia, já naquele tempo, que eles ganhavam tudo que era maratona porque estavam acostumados a correr de leão).
Começo dizendo que não ver o Ceni no nosso lado já paga as contas do Renato. Não ganharíamos nada com ele, melhor ganhar nada sem ele. Sujeito macambúzio e carrancudo incompatível com a alma escrachada e falsamente arrogante do Flamengo. Com a gente é no perrengue. 2009 foi a exceção ímpar.
Ninguém acha que Renato é um ótimo técnico. Só ele.
Vamos aos trancos e barrancos levantar quakquee um dos três canecos e estará ótimo.
Agora, desocbrir que o elenco que ganhou dois brasileiros e uma libertadores é todo ruim, que um jogador que foi duas vezes artilheiro do Brasileirão oor dois yimes distintos é um pereba, francamente não é análise. É falta de psicanálise. Sapato e esperança.
Calma Beth, esse negócio de torcer e comentar nas adversidades de derrotas não é suave e terá que preparar bem o chicote da caneta, se a turma resolveu porque resolveu quebrar a vontade de jogar um simples futebol decente e combativo. Falo há anos que a cabeça de jogador brasileiro é isso aí e lidar com quem é ou se acha craque é um inferno diário. Talvez descubramos com certa facilidade até, que os caras estão empapuçados de bola e de competir por algo! Aí vai ser isso que técnico dará jeito nesta crise das feras. Negócio seria cortar a comida e enjaular,
Eita!
O que quer dizer que a negociaçao com Arrasca nao esta clara?
Que nao querem pagar os restantes 25% do CRAQUE?
Tao malucos?
Vao querer se arriscar a perder O cara do nosso time?
Que vendam tudo a que tem direito e tb a que nao tem tb, mas esse dai tem que ficar.
Olha, é melhor nao vacilar nessa…
Agosto é mês de vacinação, não de vacilação. Se liga Flamengo!
“o arroz com feijão que sustenta a massa rubro-negra é o Brasileiro”
PERFEITO!!!
Seguimos confiantes, ainda podemos fazer 99 pontos.
SRN Esperançosas.
Dois dias antes do jogo comentei com um amigo que eu nao tava gostando nadinha da exaltação ao Renato e ao time. Oba-oba é sempre o prenúncio da queda. As casas de apostas não pagavam 1 real pela vitória do Flamengo e os jogadores entraram de salto 7 e meio e saíram de tamancos. Marcação frouxa dá no que deu. Falando em “deu”, já deu pro Diego Alves, assim como já deu pro Gabigol e suas faniquitos de boyzinho mimado. Apesar dos muitos gols e recordes, é um jogador limitado, nada habilidoso, que se enrola com a bola, que prejudica o time (é coletivo, idiota!) com suas atitudes sistematicamente irresponsáveis e as passadas de pano do Braz que só fazem a arrogância do muleke crescer e se perpetuar. Pedro é muito mais jogador, muito mais completo e mostra a incompetência dos treinadores ao não ser titular. No lugar de quem, é pobrema deles. Que se virem.
Onde eu assino? Gabigol é um dos maiores exemplos de jogador superestimado que já vi no Brasil. Não dribla, tem passe ruim, não bate falta, tropeça na bola, etc. Nem vou mencionar a quantidade de explosões idiotas. Nunca, em time nenhum do mundo, o Pedro seria banco dele.
E vejam que curioso: apesar de ser quase sempre artilheiro dos campeonatos e ser novo, nenhum time grande do exterior se interessa por ele. Já se perguntaram o porque?
Graças a Zico nenhum time estrangeiro se interessa por ele.
Que ele fique muito tempo no Flamengo sendo artilheiro de tudo, dando trocentas assistências para o BH, batendo todos os recordes e empilhando taças, enquanto uma meia-dúzia de torcedores Nutella (esses sim mimadimhos) reclamam de barriga cheia.
Graças ao Zico? Explique melhor isso aí. Time de ponta não o quer pq sabe que ele é superestimado. Teve um time italiano aí que pagou uma nota, viu isso de perto e se livrou rapidinho. Depois disso, nenhuma proposta pelo grande artilheiro que não dribla, não tem perda direita, tem passe sofrível e vive sendo expulso. Cansei de ver jogos do Flamengo em que ele foi o pior em campo. Aliás, até o o BH e o Arrasca acharem aquela jogada genial pra ele no final da Liberta, a atuação era sofrível.
Ahhh, vc é muito nutella, o cara é artilheiro de tudo e fica reclamando. Quem tá no banco dele é o Pedro meu camarada, esse sim um jogador de alto nível, joga com as duas pernas, dá passes geniais, e finaliza com a frieza de poucos. Um artilheiro nato, inteligente dentro de campo e cabeça boa. Outro patamar.
Um reparo: quem dá assistências pra ele fazer um gol a cada 5 chances claras que tem são BH, Arrasca e ER. Você inverteu as coisas aí.
Repito: jamais o Pedro seria reserva dele no meu time, nem como tornozelo inchado.
SRN.
Graças ao Zico ?!
Não entendi.
Antes de voltar para o Santos e daí para o nosso Flamengo, Gabigol atuou na Europa e fracassou por completo.
Indago: qual a culpa do Zico ?
É bem verdade, não se deve omitir, que TAMBÉM o Pedro fez uma temporada européia, com idêntico fracasso.
Empate de 0 x 0, entre os dois.
Aí entraria o Gerson igualmente, que vai tentar novamente, agora no França, onde, a nível de clubes, o futebol é bem mais fraco, a não ser que o Messi consiga mudar a ordem das coisas no PSG.
Título europeu de clubes, os franceses têm apenas um, com o novo time do Gerson, em disputa cheia de problemas e há mais de trinta anos, salvo engano.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Quem não entende nem a expressão “graças a Zico”, consagrada pelas arquibancadas, em evidente referência ao nosso deus Zico, não pode mesmo querer entender muito de Flamengo.
De toda sorte, tomem mais 2 gols e 2 assistências do Gabigol em um jogo de Libertadores aí, pra ver se vocês aprendem a apreciar adequadamente nossos ídolos.
Prezado Marco Gama, não sei se vc sabe, mas o Pedro também fracassou e forma retumbante na Europa, não fez 1 gol sequer no velho mundo e também nenhum clube de lá fez proposta por ele, embora bem mais jovem que o Gabigol.
Sendo assim, seu argumento está totalmente furado.
Arrume outro, enquanto assiste aos gols e assistências do Gabigol de cara emburrada.
Acho que simplesmente ele falou graça ao Zico nosso bom Deus.
Mas sem entrar nessa celeuma, gabigol continua a fazer gols e ajudando o Flamengo a seguir em frente.
Como é ótimo ser flamenguista e saber que temos uma nação que nem.sempre concorda mas que ama o Flamengo assim como eu.
Vou cobrar royalties do Doutrinador.
Dei, COM falsa modéstoa, a dica para ele do Pedro e seu fracasso europeu.
No tocante ao jogo de ontem, antes do mesmo, aqui mesmo, deixei claro: o Olímpia dos nossos dias é uma merda. Tínhamos oobrigação de ganhar.
Houve, há uns seis ou sete anos atrás, um Brasileirão em que o Flamengo não teve sequer UM penalti a favor. Bem diferente dos tempos que vivemos, motivo maior da artilharia do Gabigol, que, neste quesito, é mesmo muito bom.
O Olímpia eliminou o Inter, dirão os escravos da objetividade.
Uma pequena lembrança. Na fase de Grupos, no RS, tomou de 6 x 1, apenas e tão somente.
O Inter, este sim, é um time imprevisível. Para cada bom jogo, três péssimos.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Doutrinador, o time do Olímpia é horroroso, seria rebaixado no campeonato brasileiro. O Flamengo criou umas 15 chances claras de gol, entrava na área como queria, tamanha a fragilidade do time paraguaio.
Pra mim o Gabigol é superestimado, não importa quantos gols faça. Pedro é muito mais jogador. A única desvantagem talvez seja o fato de ser mais lento, mas compensa com muita técnica, visão de jogo, capacidade de improviso, e frieza na hora de concluir. Queria muito ver o Pedro com sequência nesse time, aí vc poderia ver melhor o que eu estou falando.
Quando o Gabigol fizer um puta jogo contra um time de verdade a gente volta a conversar.
E ainda quem ache que Gabigol é jogador de seleção, pelo amor de Deus. Vai tomar a vaga de quem? Richardson, Firmino, Gabriel Jesus? São uns brincalhões.
Craque o Flamengo só tem um: Arrasca. Ele, Rodrigo Caio, BH, Filipe Luiz e TM (em forma) são os únicos que não tem substitutos à altura no elenco atual.
SRN.
Gerson teve uma passagem apagadíssima pela Europa.
Arrascaeta não recebeu proposta do exterior.
Bruno Henrique também não.
Rodrigo Caio? Disseram que tinha mas era fake.
Agora vamos avaliar a qualidade e a importância dos jogadores do nosso time baseado em ter recebido proposta do exterior?
Flamengo sem Arrasca, RC e BH é um time comum.
Não, receber ou não propostas de times grandes do exterior é apenas um indicador. Mas me chama a atenção temos no elenco um cara que é artilheiro da porra toda, novo, sem histórico de lesões, e nenhum time bom da Europa o querer.
Talvez eles o vejam como eu: um jogador superestimado.
SRN.
De minha parte, torço para que os europeus continuem o achando superestimado.
Porque aqui no Brasil ele é muito acima de média, vai bater todos os recordes que estiverem ao seu alcance e ganhar ainda mais taças para o Mengão.
Quem recebeu proposta da Europa foi o Lincoln. Craque…
Bem, depois de um inicio de semana phodidaço, ja que ninguem aguenta coisas desse naipe, umas reflexoes.
Poderiamos, claro, passar o pano e dizer que coisas assim acontecem e bola pra frente.
Mas nao é bem assim.
O time repete coisas que sao inaceitaveis. Tem coisas para serem ditas.
Começando pelo falatorio sem fim. Odioso. Jogo por jogo. De quase todo mundo, mas de alguns especialmente. Nosso capitao, que prezo, deveria começar a calar a boca, talvez serviria de exemplo para outros do time que sao de uma … eloquencia … principalmente quando nao estao jogando nada, ai falam e xingam e ficam sentados fazendo beiçinho – e levam cartoes.
Cartoes assim deveriam ser punidos pelo clube. Multa! O clube teria que passar pros jogadores que se fizerem papeis de lavadoras de roupas em beiradas de rio vao ser multados por prejudicar o time. Simples assim.
Gabriel, cala sua boca, poha! Se nao esta jogando nada – que saia, peça pra sair, ou entao, Remanita, tira ele! Tu tem coragem para isso? Deixar o cara em campo, jogando de zagueiro?
Ai temos a posiçao que esta inocupada: a do goleiro.
Esse dai é de matar de raiva. Outros times jogam com goleiro. Mostram jogo por jogo para ele, do outro lado do campo, o que é um bom goleiro.
Ta na hora do Mengao se dar conta que nao da mais pra jogar sem. Nao tem o que discutir – temos deficiencia nesta posiçao. Nao vem de hoje.
Faz coisas absurdas com os pés – quase fez gol contra da linha de fundo – nao defende nenhum chute, nem se abaixa para tal, nao sabe sair, nao sabe absolutamente nada. Chega de assistir a essas façanhas medonhas!
Nao temos reservas? Entao que vao pro mercado, para alguma coisa sao pagos. Façam o seu trabalho!
Idoso. Foi o pior. De longe. Nao tem mais condiçao de jogar futebol. Erra tudo. Acabou.
Todos os gols sairam do lado dele, até o gol que nao aconteceu, e todos com a total participaçao desse senhor.
Ademas, é ridiculo colocar ele, como ja em varios jogos, como ultimo homem. Quem inventou isso? Colocar o mais lento exposto a um possivel contra-ataque velocissimo com um meio campo livre nas costas?
Isso é coisa de louco, tentar jogar assim.
Se o Remanita for homem, vai parar com essa safadeza. Para ontem.
Falando no Remanita e nas suas „qualidades“.
Até ontem o time jogava bem. Sem treinar. Tiveram uma semana de treinos – e foi isso dai.
Como isso é possivel?
Que ninguem me venha com essa de „hoje nao deu“, „sorte“, „com 10 jogadores“ etc.
Desde o primeiro minuto se via que o time nao avançava, cada setor ficava parado na zona dele, nao existia o minimo esforço de fazer um time compactado, buracos imensos entre os setores.
Porque isso, se antes o contrario funcionou e muito bem?
Eh isso a mao do Remanita?
Porque nao soube reagir? Ja no primeiro tempo se via que tudo estava dando errado. Razao principal – a nao-compactuaçao do time. Porque nao mexeu no time? Diego e Gabriel eram zeros, o idoso 10 abaixo de zero. Tava na cara que teria que tentar colocar outro gas. Nao fez.
Faltava tb o espirito guerreiro. Porque? Oba-oba, ja ganharam?
Quem passou isso pros jogadores, quem nao deu um basta nisso?
Nao é a primeira vez que assistimos a isso dai. E nao é que os jogadores saibam QUANDO deixar a guarda cair ou nao. Acontece volta e meia, do nada. E sempre saem esculachados.
Ta na hora de analisar isso e tomar medidas.
Ai dessa turma se o Maraca estivesse cheio …
Pessimo começo de semana, pessimo.
Quero ver o proximo jogo. Eles tem que nos pagar por isso dai.
Nao vao sair de barato.
SRN
Caro Henrique,
Concordo com suas avaliações a respeito da péssima atuação do nosso Mengão. Desnecessário repetir que a equipe não se achou em campo; o que me surpreende foi o comportamento do técnico. Estranhamente repetiu Rogério Ceni: não fez a correta leitura do jogo; não detectou as deficiências que ocorreu em todos os jogadores e não fez as mudanças devidas no intervalo do jogo. Técnico bom na minha opinião deveria ter um auxiliar para ouvir os comentários in loco dos profissionais que acompanham e narram as partidas (por exemplo: ouvir o comentarista Eraldo Leite, Dé o Aranha e demais comentaristas que entendem o que se passa na batalha. Por fim, espero que tenha sido um erro de percalço e que sirva essa derrota de reflexão para os próximos desafios.
SRN.
Arthur, 2009 não foi ano eleitoral?
SRN
No Flamenngo, sim.
Patrícia Amorim eleita Presidente.
Presidenciáveis SRN
FLAMENGO SEMPRE
As eleições foram em dezembro, salvo engano no dia seguinte ao da conquista do título.
Por enquanto é a exceção que confirma a regra. 2021 tem potencial.