Caro Bandeira,
Não foi só o Brasil que parou durante as eleições, nosso blog aqui também. Por isso só agora, e creio que falo em nome de todos os nossos patrióticos colaboradores, venho parabenizá-lo pela sua expressiva marca nas urnas. Sei que detratores vão tentar minimizar seus 38.500 votos com argumentos rasos como “Ah, não dá nem meio Maracanã lotado”, ou, para os pevecianos, “Vale lembrar que o Eurico no pleito de 1994, quando mandava no Vasco, computou 56.743 votos, um baile”. Bobagem.
Fato é que os números não foram suficientes para o senhor se tornar deputado federal pelo partido “Rede” (ponto para o seu humor), com o número de chapa “1818” (o 81 invertido, né? Saquei essa também). Mas o resultado final só pode ser sinal de carinho da massa rubro-negra pelo seu presidente: ninguém merece passar os próximos quatro anos ao lado de eminências como Pastor Sargento Isidório (partido Avante), Nelson Barbudo (PSL), Celso Russomanno (PRB), o palhaço Tiririca (PR) e o mermão rubro-negro Alexandre Frota (PSL). Acredite, seria divertido no começo, mas não lhe faria bem.
“Bilhete a um candidato”, caro Bandeira, é o título de uma crônica antológica de Rubem Braga, em que o escriba confessa a um velho amigo por que não votou nele em outubro, e lamenta sua não eleição de modo gaiato e ferino – uma crônica decente, não isto que você gentilmente lê; de todo modo, tal e qual o Velho Braga fez, assumo que dei meu votinho para outro; e, diferente do Flamengo de 2018, o cara foi para as cabeças.
“Meu caro candidato: você deve ter notado que na 122ª seção da quinta zona, onde votei, você não teve nenhum voto”, admite mestre Rubem, na crônica escrita precisamente há 60 anos. “Palavra de honra que eu ia votar em você; levei uma cédula no bolso. Mas você estava tão garantido que preferi ajudar outro amigo com meu votinho. Foi o diabo. Tenho a impressão de que os outros eleitores pensaram a mesma coisa, e nessa marcha da apuração, se você chegar a 300 votos ainda pode se consolar, que muitos outros terão muito menos do que isso.”
Tal trecho me parece bastante atual, em especial quando percebo que em minha zona eleitoral, a 17ª, você teve muito mais votos do que o amigo de Rubem – quase 800! – bem à frente de respeitáveis concorrentes seus, como o Zé Bonitinho, Fabio da Padaria, Dudu Uga Uga, Lobão do Karaokê e o célebre Zerinho Zerinho, que não fez jus ao nome e teve, no total das urnas, 143 votos. Mito é isso.
Não dava mesmo para fazer milagre, ainda mais nessa eleição esquisita que consagrou as bancadas do altar e dos halteres, uma penca de fiéis e bombadinhos cuspindo suco biliar em quem passava. Nunca senti, caro Bandeira, um clima tão pesado quanto nas ruas no último dia 7 de outubro. Vi senhores de camisas amarelas arregaçando os dentes e clamando: “Recebi aqui no zap-zap e vou votar 20 para governador, não sei nem quem é o sujeito, rá rá rá.” Sim, certamente uma festa democrática bem estranha, com gente esquisita. Procurei abrigo no bar “O Caranguejo”, em Copacabana, onde também sentaram o rubro-negro Ruy Castro e outros mestres. (Não perguntei se ele votara em você, não tenho essa intimidade toda.)
Entre um chope e outro, fui até a banca ver se os jornais traziam algum alento em forma de boa notícia. Ledo e ivo engano – dei de cara com o Flamengo capengando na tabela do Campeonato Brasileiro, com as últimas pesquisas eleitorais e, pasme, a única manchete que no meio de tudo merecia berrantes três pontos de exclamação: “Karola é filha de Laureta!!!”.
Fosse outro o clima, o Mengão com a faixa no peito, sem tanta polarização, com a Karola feliz nos braços de Laureta, será que o senhor seria eleito? Não sou capaz de afirmar, Bandeira. Parafraseando um grande xará seu, poeta consagrado, sinto que a torcida rubro-negra reconhece seu denodado esforço ao comando do clube, mas está “farto do jogador comedido, do jogador bem comportado. Do jogador funcionário público com livro de ponto expediente”. Sobrou lucro e faltou alma à sua gestão, caríssimo Bandeira.
Repare que não concordo com a pecha de “Banana”, impingida por torcedores amigos e comentaristas respeitáveis, pois acho que essa reputação de fruto partenocárpico simplifica demais o que é falta de experiência, de competência ao contratar, de saber a hora de dar o algo mais na reta final. Se bastasse ser “casca-grossa” para ganhar no futebol, o Dunga seria o treinador ideal e o próximo presidente do Flamengo seria, sei lá, o Alexandre Frota (“apaga isso, bicho, nem dá ideia”).
(Falando em Frota, uma súplica: não deixe seu mandato acabar sem esclarecer um mistério que começa a fazer vento no remo da Gávea: onde estariam os famosos barcos Ingá e Itacoatiara, patrimônios do clube?)
Comecei recomendando a leitura do rubro-negro Braga, e termino com a dica do tricolor Jô Soares. Em sua biografia, Jô recorda brevemente uma figura fundamental da história rubro-negra, cujo espírito tem feito falta: a do paraibano Togo Renan Soares, o popular Kanela (1906–1992), técnico bicampeão mundial de basquete e treinador do Rolo Compressor rubro-negro. Kanela, que sabia extrair o melhor de seus atletas e mandava embora os desinteressados, era um ranheta com um gênio horroroso, mas na hora H, trazia o caneco. Como Jô conta no livro, seu tio não queria saber de perder nem disputa sobre a melhor goiabada:
“Na pensão onde ele morava, havia um senhor de bastante idade. Um dia, depois do almoço, eles começaram a papear sobre a goiabada. Titio falou:
– Gosto daquela goiabada cascão, aquela dura, que tem pedaço mesmo de goiaba.
O velhinho respondeu:
– É, é boa, mas prefiro a outra, a mais macia, porque tenho dentadura e aquela dura gruda nos meus dentes.
– Mesmo assim, eu acho que a verdadeira goiabada é a goiabada cascão.
– Mas a cascão eu não consigo comer.
Possesso, Kanela se levantou, começou a bater na nuca com a palma da mão direita e a gritar com o velhote:
– Nesse cangote aqui ninguém monta. Tá pensando o quê? Em mim ninguém monta! Goiabada é goiabada cascão!”
De seu eleitor (em 2012),
Marcelo Dunlop
Caro Dunlop,
paarece-me que a comparação mais justa não seria com o Eurico, mas sim, dentro da faixa rubro-negra e igualmente Presidente do Clube, com o Márcio Braga, eleito Deputado Federal em 1982 e 1986.
A favor de Márcio um fator – o excepcional momento do nosso Flamengo, Campeão Mundial de Clubes um ano antes, no tocante ao primeiro pleito. nem tanto no que diz respeito ao segundo.
Contra o Márcio um outro dado inconteste – o menor número de eleitores. Se a eleição era para o mesmo cargo, os votantes, entre eles eu, àquela época, nem tantos como hoje.
Márcio teve mais de 57.000 votos em 1982 e mais de 41.000 na eleição seguinte.
Vale dizer, deu um verdadeiro olé no EBM, como, de resto, maior ainda no futebol, onde não há termos de comparação.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PARA O MEU GRANDE AMIGO CARLOS MORAES E TODA A GALERA..
PRÓXIMO DOMINGO NA CIDADE DE ALAGOINHAS-BA., COMEMORAREMOS, AINDA EM TEMPO, O ANIVERSÁRIO DO NOSSO GLORIOSO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO. NESTE DIA, NÃO NOS PREOCUPAMOS COM A SUA POSIÇÃO EM TABELA, SE GANHOU OU SE PERDEU, IMPORTA PARA TODOS O SEU EXISTIR…DESSA FORÇA QUE MOVE E MEXE COM A VIDA DE CADA UM, ENCHE-NOS DE AMOR, FELICIDADE, PAIXÃO, E QUE PROPORCIONA-NOS DE UM DOS MAIORES PRAZERES HUMANOS, .O SEU GOL…
AMAMOS O FLAMENGO, AQUI NA MINHA CIDADE SOMOS 70% E FAREMOS A FESTA NUM CLUBE SOCIAL, ORNAMENTADO COM AS CORES DO CLUBE DO NOSSO CORAÇÃO, NUM DIA MARAVILHOSO DE CONFRATERNIZAÇÃO; ..SOM AO VIVO, CACHAÇA, CERVEJA, FEIJOADA, CAMISAS COMEMORATIVAS, CANECAS, E ASSISTIREMOS JUNTOS FLAMENGO E cruzeiro…
ENCONTRO DE AMIGOS, FAMÍLIAS, CRIANÇAS. MUITO LEGAL E DÁ MUITA GENTE NUMA ALEGRIA SÓ…!
NÃO DEIXAMOS PASSAR EM BRANCO, SE; 15 DE NOVEMBRO, DATA DA SUA FUNDAÇÃO COINCIDE COM O FERIADO DA PROCLAMAÇÃO…EM 25 DE NOVEMBRO DE 2018, FAREMOS UMA OUTRA HOMENAGEM, A SUA:.
“…PRÓ ACLAMAÇÃO…EM AMOR E HONRA…!. ”
UM DIA APAREÇAM POR AQUI, PORRA! RSRSRSR
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS –
ABRAM ESTE FACEBOOK.
https://www.facebook.com/search/top/?q=flajoada%20alagoinhas
Se; o ‘Bandeira vier em minha direção em qualquer um dos meus itinerários, atravesso a rua, já mudei foi de passeio, estou do outro lado…
Corvo…Traíra, Falso, Judas….E que desgraçado de azarado.. Caso toque ou olhe para uma pimenteira ela seca, , morre na hora…Ataque fulminante.
Ganhamos a Copa do Brasil 2013, justamente, porque a turma dos ‘azuis’, que o transformou presidente, estava ainda por lá…logo depois, saíram um a um desprestigiados e traídos por esse ‘tampinha’ que, puxou para si , vaidoso, a ribalta do projeto de transformação que se deu bem delineado, de uma nova visão administrativa e soerguimento, sustentável. . Com os afastamentos dos caras, veio o flagelo de um clube murcho de títulos e das grandes conquistas., ficamos entanguidos, similar ao nosso desafeto Sport de Recife que, se um dia, trapaceou usando argumentos e malabarismos jurídicos para usurpar-nos uma conquista nacional, um sonho de grandeza ao seu máximo, impossível, equiparar-se, “conquistador”, ao famoso FLAMENGO e que viria, verdadeiramente, de uma outra forma. Nem precisaria se dar ao luxo de tantas contendas nos tribunais, o futuro, que repudia empáfias do soberbo, este, aboletado no desejado espelho, deixou-o igualzinho áquele a que inspirou apossar-se da glória, sem mérito, em uma intrujice esportiva absolutamente vergonhosa, só que desta vez, tudo se deu de naturalidades péquenezas, Uma punição ao déspota, atingiu-nos em cheio…e se aquela porra não ganha nada, a gente também não..
Enfim, FLAMENGO e Sport de Recife, iguais…Estéreis, inférteis, Infecundos… !!!
BANDEIRA, VAI PRO DIABO…!
COMEÇO A SENTIR OLORES DOS BONS CHEIRINHOS…2019 TÁ É CHEGANDO…MENGÃO, AGORA PARTA BEM PRA CIMA E NADA MAIS DE JEJUM, DEVORE-OS…PORRA, SÃO APENAS, ADVERSÁRIOS QUE ESTARÃO MEDROSOS, PISE-OS…! OK!
Edvan-Alagoinhas-Ba.,
PS – O Dunlop é bom mesmo…Elogiar ainda é pouco!
FUI…!
Eu continuo a aguardar que a minha teoria que time que quer ser campeão não perde para time pequeno seja contestada, claro, que não há base científica (estatística) nessa afirmação. Agora, com presidente banana ou não é muito melhor, pelo menos pra mim, que não sou masoquista, ficar torcendo para um lugar lá em cima do que se contorcendo para não cair. Que me conste este é o terceiro ano consecutivo que vamos para a Libertadores, portanto, a metade das gestões do Bananão ( que é como o Ivan Lessa tratava o Brasil, e agora, mais do que nunca o nome cai como uma luva)e até com o “risco” de ser vice. Bem, pra mim jogo de futebol como o nome indica não passa de um jogo e, portanto, sujeito aos azares da sorte ( não sei por que se usa esse paradoxo, mas acho que me intendem) então também tenho uma teoriazinha a respeito, como já sentiram, eu sou um tremendo teórico, time que quer ser campeão tem que ter uma margem de superioridade sobre os competidores, de tal monta que possa sobrepujar esses tais azares, gols perdidos, frango do goleiro, erro (roubo) do juiz, etc. Essa margem pode ser larga ou estreita, quase tênue em algumas ocasiões. O que se costuma dizer que a sorte ajuda os vencedores ( a frase: “está com sorte de campeão) pode ser um ajuda inconsciente de todos os fatores que atuam no jogo, o juiz é o principal deles, pode passar na cabeça do cara quando o lance é meramente interpretativo, “porra, não vou atrapalhar os caras, eles são tão superiores que não merecem”. Outra coisa, essa história de gols perdidos não me convence, o vento que venta lá venta cá, estão crucificando o Paquetá, o Vitinho, porra, no jogo com o Santos, o melhor jogador deles, o tal de Gabigol, perdeu um gol feito, e não satisfeito perdeu um pênalti, aí voltamos a ao início, há que ter margem para superar tais acidentes de percurso. Estou escrevendo no velho fluxo de consciência sem a devida vênia de James Joyce, desculpem os erros e qualquer discordância, cartas para a redação.
Xisto, para boa parte da torcida ninguém serve ou está à altura do Flamengo, nem Paquetá (displicente e marrento), nem Diego (cabelinho de gel e burocrático), nem Uribe (mais um perna-de-pau estrangeiro), nem Vitinho (não aguenta pressão de time grande), nem René (muito limitado), nem Rodinei (não sabe cruzar), nem Rever (muito lento), nem Berrio (só sabe correr), nem ER (jogador vaga-lume) e por aí vai…
Assim como não servia o Jorge (displicente e sem sangue), Leo Moura e Juan (Flamengo não é asilo!), e tantos outros bons ou excelente jogadores que foram campeões no próprio Flamengo ou em outros clubes, incluindo da tão sonhada Libertadores (ou alguém daqui se esqueceu que Leo Moura e Jardel “o cruel” foram campeões pelo Grêmio no ano passado??).
Quando a torcida do Flamengo entender que estádio não é lugar para vaiar jogador (vejam o exemplo da torcida do Corinthians e do Boca), e que o que não serve pro Flamengo é jogador sem raça, displicente e sem comprometimento, aí, quem sabe, voltaremos a ganhar alguma coisa.
O Bandeira tem certamente sua parcela de culpa pelo fato de não termos ganhado nada de importante nesses últimos 5 anos, mas as bases para a formação de um clube campeão são o seu maior legado, o ajuste agora é fino, o serviço sujo e braçal já foi feito.
Mas se a torcida continuar pegando no pé de qq jogador que não seja do nível do Zico (Diego não serve, sério???) aí vai ficar difícil.
SRN.
Ciao, Bandeira.
Falando do que me interessa mais:
O clube teria que ver esse contrato do Diego. Acho que depois de tanta sacanagem em cima dele, ele vai querer sair, voltar pro Santos.
Mas deveria-se renovar, e bem, o contrato dele.
Para mim é o unico com futebol internacional DE VERDADE.
Com seus altos e baixos, como todos, mas um lider, se nao ficasse-se cobrando dele de lavar as louças e varrer o quintal…
O mais importante.
SRN
Mais um presidente lixo usando o clube para politicagem partidaria brasileira
Ilha do uruburgues PATETICA LIXO PREJUIZO
ingressos populistas em 6 meses final de mandato para agradar torcedores LIXO populista, por que não o fez antes ? E os preços da ilha do uruburgues ???
Não roubou o dinheiro da Adidas da Patricia e terminou o CT do Helal , não fez mais que a obrigação
10,20,30,40,60 contrataçõe$$$$$ lixo … Conca ? Cirino ? Guerrero ? Sheik ? 45 milhoes em jogador que se não for vendido por 100 milhoes em 2 anos é prejuizo
VENDA PATETICA DA BASE , por miséria e não sabendo trabalhar a cabeça dos jogadores …
Patéticas entrevistas pós jogo , um lixo , presidente não deve dar entrevista pós jogo , lixo motivo de chacota e piada
Otário da FERJ , otário do Maracana
Otario de Ximenes desmonte 2014 rindo da cara dos otarios da torcida
Otario de Rodrigo tricolete Gaucho rindo da cara dos oatrios da torcida PERDEDOR DE TUDO
DERROTAS VEXATORIAS
São Paulo. Bahia , Botafogo …
https://www.goal.com/br/galerias/ranking-socio-torcedor-brasil-atualizado/1/103u1n6ev5ubs15lesdjj5pqsf
LIXO PEGANDO EMPRESTIMO PRA MUITOS A COMPROVAÇÃO DE INCOMPETENCIA ADMINISTRATIVA ENDIVIDANDO MAIS AINDA O CLUBE
CUSTO BENEFICIO DAS NEGOCIAÇÕES SÃO VEXATORIAS E PREJUDICIAIS AO CLUBE VIDE 70 MILHOES NOS VETERANOS SHEIK E GUERRERO OU INVESTIMENTOS MILIONARIOS EM NOVATOS CIRINO E VITINHO … COM PROMOÇÃO DE VENDAS DA BASE POR PREÇO IRRISORIO DE JOGADORES MELHORES QUE ESTES CITADOS …
NÃO TENHO DADOS MAS TENHO PALAVRAS DITAS QUE A PISCINA TAMBÉM É SUPERFATURADA SE É QUE VAI FICAR PRONTA …
https://oglobo.globo.com/esportes/fla-vota-emprestimo-de-225-milhoes-antecipa-receitas-para-equilibrar-caixa-23083599
Depois de Rodrigo CAItano rindo da cara dos otarios da torcida do Flamengo agora ainda querem Renato Tricolete gaúcho rindo da cara dos otários da torcida rubro negra : Zico servindo consagrando , ano do sem ter nada , rei do rio , briga vexatória para afastar Djalminha o maior talento da geração 90 , 92-2006 nada sem o maior talento Djalminha , no Rio de Janeiro o tricolete gaucho coleciona um rebaixamento com Tri rebaixado da colina e um Maracanazzo vice da libertadores com terceirona , recusou o clube Flamengo anteirormente devido a grana e quer se promover com vistas a selecinha 7×1 da escola italo gaucha portenha retranqueira covarde … conhece os uruguaios e argentinos da RBS Conmebol …
Andrade HEXA Petkovic, Leonardo
As 60 contrataçõe$$$$ do diretor de futebol tricolete gaúcho do Flamengo
1 ) Sheik tricolete chorinthiano 10 milhoes perdedor de tudo e abandonou o clube em 2009 e se dizia independente e rubro negro … ah os iludidos …
2) Guerrero 40 milhoes 3 anos e 1 ruralito, chorinthians falido encostou no clube e perdeu tudo
3) Gabriel 20 milhoes 5 anos
4) Bruninho
5) Andre Santos
6) Elias –
7) Caduzinho Pelaipe – negociou Rodolfo e emprestou Adryan
8) Marcelo Moreno – negociou Douglas Baggio e Lucas da Copinha
9) Chicão –
10) Val –
11) Wallace – vendeu Samir e Frauches
12) Anderson Pico
13) João Paulo
14) Paulinho
15) Arthur
16) Erazo
17) Elano – fim de carreira
18) Feijão
19) Alecone – negociou o Brocador e Love
20) Marcelo
21) Eduardo silva
22) Mugni
23) Elton
24) Márcio araujo
25) Canteiros
26) Leo
27) Almir
28) Kayke- negociou pois tinha numeros melhores que Guerrero
29) Thalysson
30) Armero
31) Everton – nao deveria ter saido
32) Para –
33) Arthur maia
34) Alan Patrick – deveria ter ficado
35) Ayrton
36) Ederson –
37) Bressan
38) Jonas
39) Cesar Martins
40) Berrio –
41) Mancuello –
42) Rodinei –
43) Romulo –
44) Everton ribeiro – vendeu Vinicius Junior
45) Diego –
46) Conca –
47) Damião – Brocador ? Love ?
48) Cuellar –
49) Arao –
50) Rodolfo –
51) Rever –
52) Vaz –
53) Trauco – vendendo o Jorge
54) Rene ´- vendeu Jorge
55) Muralha – vendeu Paulo Vitor
56) Donatti – vendido pois ameaçava Vaz e Rever
57) Geovanio
58) Diego Alves
59) Cirino $$$$
60) Vitinho 45milhoes
Grande Dunlop, saudações.
Elogiar mais um texto primoroso será chover no molhado (aqui em BSB chove diariamente já tem duas semanas).
Nós do Cavaleiros Da Nação somos admiradores de tudo o que vc escreve, até das suas respostas aos comentários.
Bom, deixemos de lero lero e treinamento lê lê vamos para os finalmente… Minha velha avó paraibana e flamenguista de sete costados (conterrânea do saudoso Kanela) costumava ter as mesmas reações de irá quando o Flamengo perdia jogos por desinteresse dos jogadores. Se viva ainda fosse já teria infartado vendo Pará. . Rodinei… Geuvanio e Rômulo em campo e diria esbravejando “bando de excomungados quem não te conhece é quem te compra!”…
Obrigado por ter, através do seu texto, trazido a lembrança da saudosa vó Juvina…
Saudações.
“Saúdo aquele que ama o Flamengo mais do que eu…
Saúdo aquele que ainda não nasceu’
Caro Dunlop, politicamente, temos visões divergentes, mas respeitosas. Na minha avaliação, o mandatário foi o pior gestor de Futebol que o Clube possuiu. Conseguiu a proeza de me desfazer de minha coleção de camisas. Umbro, Nike, Olympikus e Adidas. Mais de 20. Foram doadas a um cidadão humilde, conhecido por Pipira (um passarinho da região). Senhor que ganha a vida fazendo pequenos pagamentos e jogos nas lotéricas e lojas das imediações. Anda a pé, sempre com a camisa do mais querido. A este, ainda apaixonado torcedor, foi endereçado este tesouro.
Já, este que escreve, encontra-se desestimulado e cansado de tanta babanice. Não assisto mais aos jogos. Quem sabe em 2019. É uma vergonha testemunhar jogadores sem nenhuma identidade com o clube e tamanho despreparo com a gestão futebolística. Não há comando, cobrança…nada.
Lembro de uma reportagem sobre Ari Barroso em que foi perguntando por que tinha deixado de ser tricolor para se tornar rubro-negro. Ele respondeu: “Não posso torcer por um clube que não chora as duas derrotas”. Como se nada tivesse acontecido.
Estou me sentindo da mesma forma. Um Clube sem alma. Onde apenas o lucro impera.
Que as camisas ostentem em seu novo dono um sentimento, que de minha parte, esmoreceu.
SRN
Pipira rende crônica. SRN!
Excelente texto como sempre!
Sua cultura literária impressiona!
Só discordo do conteúdo!
Sou fã incondicional do bandeira
O que esse cara fez pelo Flamengo vai gerar frutos por décadas!
Pena ele não ter( até agora) ganhado mais títulos!
Votei no 1818 e vou votar no lomba única e exclusivamente pé homenagear o ebm
Tamos juntos! oss