Alvareguinha fez quinze. Procurei várias formas para definir esse menino rubro-negro desde antes de nascer. Ele é resistência, já falei por aqui quando fez treze. Ele é o Flamengo que ainda acredito. É a esperança do vencer, vencer, vencer. Alvarenguinha é a linguagem da torcida, o grito do gol, as loucuras de uma paixão com quinze anos, a relação de pai e filho legitimada na arquibancada do Maracanã. Por ele, pelo pai dele, pelo amor ao Flamengo, somos todos Nação. No último jogo me mandou uma mensagem, sabendo que eu estava do outro lado da arquibancada, perguntando: “Tia, tirou uma foto da torcida?” Alvarenguinha sabe que o Flamengo é Flamengo, porque SOMOS Flamengo. E que a ida ao Maraca se basta quando a torcida faz festa e o Flamengo ganha.
Aos quinze eu sonhava com o “mundo de novo”. Ele também. Minha vida é pontuada pelos títulos do Flamengo, pelos jogos importantes, pelas grandes decisões. Minhas decepções também. Meu kairós rubro-negro, meu momento certo, passa pelo tempo do Flamengo. Por isso, ver esse menino crescendo com o Flamengo, NAMORANDO. NA-MO-RAN-DO. Para viver um grande amor rubro-negro, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro. E ser de sua dama por inteiro – Quero falar do Vinícius de Moraes para ele. Comprometido com a cultura da arquibancada, esse menino-homem enche meu coração de esperança. Enquanto Alvarengas e Alvarenguinhas estiverem na arquibancada, não me importa a quantidade de “Tudo do Flamengo, nada pelo Flamengo” ou de canalhas que vendem seu “amor” rubro-negro por canapés e salgadinhos. Resistiremos. Pelas lembranças, pela esperança, pelos Garotos do Ninho, pelo futuro ainda mais lindo, que o seu presente que tão lindo é.
Seja lá como for, Alvarenguinha, faça do Flamengo a sua morada. E assim, quando um recém eleito dirigente rubro-negro te questionar: “O que você fez pelo Flamengo? Blog?” incomodado com suas críticas e cobranças – que você tem direito de fazê-las por um clube mais digno, humano, social e vencedor – você possa responder: EU NASCI. Você nasceu Flamengo. Fez 15. E fará mais quinze, e mais quinze, e mais quinze…é até morrer. EU NASCI. Respondi internamente lembrando de todos os sonhos, as tardes no Maracanã, os abraços desconhecidos que recebi, os amigos incríveis que fiz, o amor rubro-negro que tenho. Eu nasci. Podemos gritar, Alvarenguinha. E responder sempre: EU NASCI FLAMENGO. Eu não ando só. Só ando em boa companhia. Com meu violão. Minha canção e a poesia (rubro-negra).
Alvarenguinha fez quinze e com a idade nova desse menino marcado pelo surdo da torcida, pela arquibancada que muda nossa maneira de ver a vida, que renova nossa esperança de ser e sonhar com o Flamengo, clamamos para que a justiça seja feita pelas vidas dos nossos meninos que se foram na tragédia e que o Clube seja ainda mais campeão de terra e mar. Mas, acima de tudo, um campeão de transformação social e uma sociedade melhor para todos. Como diria o velho Mandela: “O esporte pode criar esperança onde antes só havia desespero.” O Flamengo também. Nos meus quinze, o Flamengo foi campeão. Desejo o mesmo para o Alvarenguinha. Flamengo campeão é amuleto, é sorte na vida, é formação de caráter. Sou feliz de olhar para a minha história e dizer: Eu venci. Eu fui, sou e serei Flamengo. Isso me basta. Esse é o segredo da felicidade, do sucesso na vida: SER FLAMENGO, Alvarenguinha. Para viver um grande amor, direito. Não basta apenas ser um bom sujeito. É preciso também ter muito peito. Peito de remador rubro-negro. Com a licença do poetinha. Tia Vivi te ama.
Pra vocês,
Paz, Amor e Feliz Idade Nova, Alvarenguinha.
Chegou a melhor idade vivendo o melhor de todos os amores mesmo antes do nascimento, com muitas vitórias e conquistas tenho certeza que será assim até a eternidade campeões de terra e mar.
Parabéns Alvarenguinha e parabéns ao Alvarenga e Barcela pelo excelente filho.
Para merecer este texto de arrepiar, só podia ser ser filho do Alvarenga. Estudei com ele desde pequena e acompanhei de perto a vibração, a dedicação e o amor dele pelo Flamengo. Mesmo não sendo flamenguista, me contagiei pelo rubro-negro. E via vários colegas torcedores de outros times cariocas babarem ao ver o Alvarenga, que ainda era um Alvarenguinha, contar sobre as alegrias de ser preto e vermelho. Ele falava com alma, com garra, com brilho nos olhos. Lembro de várias segundas-feiras em que ele me contava detalhes dos clássicos que assistia no Maracanã. E eu agradeço por ter tido a oportunidade de sentir o clima do Maraca através da vibração dele. Só assisti a um jogo do Fla e, da torcida adversária pude constatar um dos espetáculos mais belos e que nenhum flamenguista jamais viu ao vivo: a festa da torcida rubro-negra. Vcs estão de parabéns. O filho do Alvarenga não teve a chance de escolher time. Estava no sangue mesmo. Corria nas veias. Era hereditário. Que bom que foi assim. Pq a chama do Alvarenga não poderia se apagar. Alvarenguinha, meus parabéns. Voe alto e leve sempre este time e este pai nos voos e no coração. Deus te abençoe.
Parabéns!
Esse sim é um ilustrerubro negro,parabéns alvarenguinha ,vlw alvarenga …um abraço
Marcio luiz
PARABÉNS ALVAREGUINHA! MUITOS ANOS SEGUINDO O NOSSO MENGÃO!
ABRACOS
Show sou de campinas interior de São Paulo alvarenga nosso grande amigo um abraço enorme e que seu filho siga sempre seus passos e realize os sonhos e nosso Mengão seja campeão esse ano pra nós comemorar bastante srn
Lindo texto esse sentimento de pai pra filho é lindo demais na vida e ao clube que amam a evolução copeira sou torcedor do inter que ama essa família que na sua raiz tem as cores rubro negras bjao ao Capo supremo da nação rubro negra alvarenga e claro parabéns a alvarenguinha pelos 15 anos que leva a cada canto a cada respiro a essência do seu pai e do amor único que se chama Clube de regatas Flamengo! Abração capo alvarenga a torcida colorada os admira abração do tamanho do Maracanã.
Parabéns alvarenguinha muitas felicidades. Q toda energia e dedicação do Velho Alvarenga kkkkk repasse para vc garoto. Um feliz Aniversário SRN
Esses são verdadeiros tocedores ,são pura paixão pelo flamengo.
Filho da Barcela e do Alvarenga tinha que ser assim mesmo, né???? Ahahahaha
Bela reportagem! Meu filho lindoooooo ( ALVARENGUINHA )
PARABÉNS ❤
Meu amigo,parabéns por esse.momwnro tão.magico,a sua razão de viver é um e sempre o seu orgulho…ah hj, e o Flamengo,mim….flamengo é o nosso outro amor….SRN. forte abraço amigo ou amigos….
Muito show!!!Um pequeno Gigante!
SEM PALAVRAS VIVI. TE AMAMOS. MIL BEIJOS DOS ALVARENGA
Alvarenguinha cresceu, vive e respira lamengo, é o que eu desejo pro meu filho. Parabéns!!!
Como eu amo esse Alvarenga. Filho emprestado. Tao parecido comigo. Amo de paixão.
Vivi, você me fez lembrar dos meus quinze anos. Quanto tempo! 1981. Será que lembra alguma coisa? Campeonato Estadual e o maior dos títulos conquistados.
Desejo ao Alvarenguinha a mesma sorte. O título do Estadual Já foi conquistado. Então…
SRN
PARABENS MUITOS ANOS DE VIDA ALVARENGUINHA FELICIDADES DEUS ABENÇOE LINDO ESSA MSG…
[11/7 20:31] Sérgio Advogado: Parabéns Alvarenguinha, 15 anos de Vitórias e Conquistas na vida.Parabéns pelo Alvarenga pai, que é Flamengo até deixar de existir, exemplo de torcedor, sempre respeitou e respeita todos os demais torcedores de outros Clubes, que noss
[11/7 20:33] Sérgio Advogado: Nos seus 15 anos, s nos próximos 15+15+15+15+15+15+15+15, sejam de muitas conquistas e vitórias, na vida e com o Flamengo, seu amor sua paixão.
Mara mim vc é um simbolo do amor pelo o Flamengo e sou um cara de sorte por te o privilegio de te feito amizade com vc meu amigo Alvarenga . SRN sou do interior do Ceará. Carius e se conhecemos em Salgueiro no jogo Flamengo 2 x 0 Salgueiro
Mara mim vc é um simbolo do amor pelo o Flamengo e sou um cara de sorte por te o privilegio de te feito amizade com vc meu amigo Alvarenga . SRN