Ele completou 13 anos. E eu queria poder dizer para esse pequeno grande menino que o tempo não deixa de passar. Mas que ele deve ir passando pelo tempo com a vida cheia de paixão pelo FLAMENGO. E assim andando no mundo por querer chegar, como nos versos do Toninho, ele vai viver os sonhos mais lindos em preto e vermelho. Com aquele olhar doce, cheio de esperança, de amor e fé no Mais Querido. O mesmo olhar que eu vejo nos meninos-leitores, meninos-amigos, meninos-pais, menino-amor-meu, meninos-desconhecidos, meninos-de-redes-sociais, cantando os seus sonhos pelo chão das arquibancadas onde estiver o Flamengo. E nas meninas também. Essas com olhares de paixão que não se mede. Paixão que enlouquece. Paixão que resiste, supera e acontece.
Ele completou 13 anos. E do primeiro ao último mês de gestação frequentou o Maracanã, Volta Redonda, Macaé. Nasceu e já viu mais jogos que eu nos estádios do Brasil. Já torceu pelo Basquete até fora do país. Esse pequeno grande menino nasceu no compasso do passo de dois corações rubro-negros…na marcação do surdo…no grito de gol…na festa do povão…movido pela alegria de SER RUBRO-NEGRO. Ele, AOS 13, foca no jogo. Renasce quando o time avança e a torcida “vem”. Ele acredita quando perdemos as esperanças. Ele sonha quando deixamos de acreditar. Ele vive o Flamengo do rubro e do negro. Ele, AOS 13, sabe que o Clube de Regatas do Flamengo é de TODOS. De todas as gentes. Recebeu a educação de que o espaço da arquibancada que ocupa é plural. Não aceita a elitização e defende a inclusão. Entende de amor ao próximo rubro-negro. Tenho vontade de abraçar cada vez que estou com ele, de contemplar a sua pureza de ser Flamengo, acima de interesses políticos, de grupos partidários, de disputas pessoais, de um Flamengo que não reconhecemos quando esquece do seu POVO.
Ele completou 13 anos. Vem da Baixada. E tem garra, disposição, para lutar pelo Mais Querido. Um VERDADEIRO defensor do manto. Entendeu que em dias ruins, quando nos questionamos se “VALE A PENA PASSAR TUDO ISSO PELO FLAMENGO?” A resposta é SIM e ponto. Quando o juiz apitou o final da partida entre Flamengo x Botafogo, nesta noite mágica de quarta-feira, eu procurei por esse pequeno grande homem rubro-negro, entre tantos que estavam ao meu redor, e fiquei observando ele sendo FLAMENGO. Eu chorei. Vale muito passar QUALQUER COISA pelo Flamengo. Por dores. Por amores. Por dores de amores. Pelas vitórias. Pelas derrotas. Por amigos. Por abraços. Por UM abraço. Pelo drible do Berrío. Pelo gol do Diego. Pela festa promovida pelas organizadas. Pela explosão de ALEGRIA no final da partida. Fazia tempo que eu não chorava no Maracanã. Não aquele choro de lamento que ninguém cala. Mas um choro de catarse, de purificação de alma, de descarga emocional. Levo para o Maraca a história da minha vida. As emoções de um amor. Os sonhos de uma torcedora devota, apaixonada, encantada (algumas vezes devastada) pelo Flamengo. Ele, AOS 13, sem tantas questões, sem decepções, é só AMOR. E eu, através dele, sou MAIS AMOR pelo FLAMENGO.
Ele completou 13 anos. E não sabe quantas lágrimas eu tenho derramado, só em saber que eu não posso mais, reviver o meu passado. Mas ele me olha e entende que eu, assim como ele, ainda tenho sonhos. No Maracanã, eu e ele, entendemos que AMAR O FLAMENGO é ressurgimento. É renascer. Que aquela arquibancada renova a nossa capacidade de sonhar. E não nos faz desistir dele, deles. Sem o Flamengo o Maraca não tem vida. Nem nós. Sem o Flamengo é só futebol. Sem o Flamengo meu coração não tem amor. Nem um amor. O Flamengo é alma acompanhada, que mata, maltrata e arrebata. Feliz 13 anos de Flamengo, Alvarenguinha.
Pra vocês,
Paz, Amor e Seremos Campeões.
Isso sim é Flamengo, parabéns.
Amor por um time se chama:
FLAMENGO
Quero conhecer e parabenizar Alvarenga e alvarenguinha por este amor ao nosso Flamengo!
Lindo! Descreveu esse guri, com sorriso Lindo, com as palavras mais verdadeiras. Orgulho de conhecer os seus pais, Alvarenga e Barcela, e ver o homem que estão transformando. Parabéns Alvarenguinha, vai fazer muita história pelo Mengão!! ! Beijos.
Belo texto. Expressa o que é ser FLAMENGO. Parabéns Alvarenga pelo filhão
Sensacional!!!
Que figuraça , tive a honra de conhecer o alvarenguinha em maio desse ano juntamente com o seu pai Alvarenga, esses dois rubro negros transbordam Flamengo pelas veias , alvarenguinha seguindo os passos do seu mestre Pai Alavarenga !!! Sensacional a matéria… Abraços ! Ricardo , Brusque , SC. SRN !!!!
Queria compartilhar exatamente mesmo qui eu sinto pelo flamengo hj estou completando 43anos de vida e de Flamengo amor maior não tem igual vamos flamengo mesmo longe aqui em Campinas vivendo e fazendo loucuras pelo Mengão
Homens que fazem história, se tornam lendas…
Alvarenga é mais do que um simples torcedor, é um mito, alguém que tem uma contribuição enorme para a história do Flamengo e talvez sem imaginar, este mito tem deixado um legado incrível por onde passa de como amar este clube acima de qualquer coisa, um desses legados é sua família, o Alvarenguinha por exemplo…que garanto, seguirá o mesmo trabalho de seu pai.
Linda matéria, palavras encaixadas perfeitamente e que resumem um pouco da história dessa lenda chamada ALVARENGA!
Apenas lembrando…sou de Itajaí (SC) e ainda tenho o grande sonho de conhecer pessoalmente o mestre, o mito, a lenda Alvarenga!
Ser Flamenguista é isso aí.
Amor passado de Pai pra Filho.
Flamengo é Flamengo e o futuro de nossa torcida estão nos corações infantis de nossos filhos.
Vlw Alvarenga Belíssimo Texto!!!!
Linda essa história de amor ao nosso clube de coração! Um pai lindo que gerou um filho lindo em todos os sentidos dessa vida!
Quando ele estava na barriga da barcela eu já sabia que o alvarenguinha ia ser um super rubro negro , lá se vão 13 anos estive no seu aniversário dev1 ano com meu irmão zeu parabéns e muito e muito anos de vida e nunca se esqueça nós rubro negros juntos somos muito mais muito forte !!!!!!
MUITO TOP A MATERIA ! BELO TEXTO! EMOCIONANTE!
PARABENS VIVI !!!
SRN DE SANTA CATARINA!
#SOMOSUMANAÇÃO!
Mais do que merecido um texto dedicado exclusivamente ao Alvarenguinha!
Mais do que um rubro-negro ilustre, é um verdadeiro exemplo do que é ser Flamengo. Inclusive esse rapaz merece um livro.
Sou amigo do Alvarenga há mais de duas décadas, sou amigo da Barcela há pelo menos três décadas, e o Alvarenguinha é o fruto do amor desses dois apaixonados pelo Mais Querido do Brasil.
No aniversário de um ano do Alvarenguinha, parecia até jogo do Flamengo no Maracanã: teve bandeira, componentes uniformizados, bateria e todas as músicas possíveis cantadas nas arquibancadas. Com um ano de idade, parecia que o próprio Alvarenguinha tinha escolhido o tema e a evolução de sua festa, tamanha alegria dele.
O futebol se elitizou, o preço de um ingresso inflacionou, a elite ocupa pelo menos 90% do estádio, mas o verdadeiro torcedor ainda reluta, ainda defende seu pequeno território dentro de um estádio de futebol, e o Alvarenguinha é o símbolo de uma nova geração que torce como nos velhos tempos. Não quer selfie, quer uma bandeira; não quer camarote, quer arquibancada, mesmo que ela seja de madeira; não quer ver o jogo sentado; quer é ver em pé, pulando e incentivando o Mengão!
Tenho o maior prazer em escrever para esse exemplo de torcedor.
Gottardo
Histórias nossas histórias…
Todo Flamenguista sonha em ter a oportunidade que o Alvarenguinha tem. Esse garoto é um privilegiado. E que bom que ele nos representa fielmente. A nação agradece.
Parabéns pelo pelo texto.
VIVI SEM PALAVRAS .TE AMAMOS
Linda crônica eu conheci Os pais do alvarenguinha em 2007 no beira rio e após isso adotei alvarenga como meu Pai pra vida o Flamengo e a vida deles e els São a vida do Flamengo alvarenguinha e iluminado nasceu fedendo a arquibancada a essência do Flamengo 13 anos de Flamengo a definição de Flamengo e devoção e alvarenguinha nasceu com ela parabéns 13 anos de suor sangue e lágrimas vermelho e preto o título tem que vim pra coroar ess amor esse sentimento aí não.se explica se sente Que criança Que pibe de Ouro Que família Que clube um abraço do filho Gaúcho Colorado mais Flamenguista do mundo do graças a troca de sentimentos de respeito Avante Flamengo Lutar até Morrer essa Torcida ta Loca hoje não pode perder
Linda matéria, esse eu conheço muito bem um presente que eu e minha família ganhamos UM VERDADEIRO FLAMENGUISTA, parabéns Alvarenguinha pelos seus 13 anos e pela sua grande escolha O FLAMENGO.
QUE DEUS TE ABENÇOE FILHO.
TE AMAMOS MUITO.
Nelson e Adriana.
Apaixonante. . . parabéns pela descrição. . . descrevendo o Alvarenguinha descreveu a todos nós. . . torcedores de arquibancada. . . e torcedores de impossibilidades também.
Abraço e SRN
Parabéns pelo lindo e emocionante texto! Simplesmente incrível!
Maravilhosa reportagem !
Linda família rubronegra !
Parabéns