A derrota do Flamengo pro Palestino, jogando em casa e mandando pelos ares o hímen da estatística de Cariacica, certamente não é o melhor assunto do mundo. Provoca tristeza, desilusão e, em certos casos, revolta. E é muito bom que seja assim, ninguém torce pro Flamengo porque é um time que sabe perder. Nesse campo específico do conhecimento humano a meta é ser cada vez mais ignorante e jamais aprender a perder. No Flamengo as derrotas não devem ser apenas evitadas. Devem ser lamentadas, abominadas e cuidadosamente arquivadas, para que, ao menos, tenham a serventia de educar os pósteros. Simon Bolívar dizia que a arte de vencer se aprende nas derrotas. Mas dizia também que o soldado bisonho crê que está tudo perdido desde que é derrotado uma vez. Não temos nada a temer (lá ele).
A hora é de cornetar mesmo e botar pressão nos caras. Somos excelente nisso. Mas vida é muito curta para ficar dissecando os cadáveres de nossas hoje raras derrotas. Morreu, morreu, já era, pra que ficar nessa vibe macabra? Já deu pra perceber que o Flamengo de uns tempos pra cá tem perdido jogos que realmente merecia perder. Pelo menos nas ultimas derrotas que minha zoada RAM permite lembrar o Flamengo perdeu porque jogou pior que os seilaquenzinhos que enfrentou. Considero este um aspecto positivo, porque nada pior que torcer pra time macumbado que joga bem à pampa e perde os jogos. Prefiro o Flamengo jogando mal e ganhando. Mas se, por acaso, ganhar jogando bem também não me sinto ofendido.
Todo mundo viu que o Flamengo entrou sem o tesão que tem sido uma das mais marcantes características do time do Zé Ricardo. Cansaço talvez, quem pode afirmar? Mas houve quem percebesse em nossa formidável rapaziada uma certa nonchalance, um saltinho meio alto e aqueles laivos de superioridade que provocam a ira dos deuses do futebol, sempre muito expeditos para punir os soberbos. Obvio que nunca saberemos, mas se nossos mulambos se permitiram pensar, por um minuto que seja, que venceriam o jogo quando quisessem, a derrota foi mais que merecida.
Ainda que empane ligeiramente o brilho de nossos planos de dominação mundial a desclassificação na Sula está longe de ser uma tragédia. Eu, você, seu vizinho, e até aquele untuoso comentarista que tem problemas com a aritmética, sabemos que a Sulamericana não era uma prioridade pro Flamengo. Inclusive já se sabe que nossa surpreendente desclassificação foi uma amarga derrota pra zinimiga, que vendo esgotados os seus parcos recursos para nos enfrentar na bola, apostavam alto em uma provável divisão de nossas forças e subsequente enfraquecimento no Brasileiro em virtude de lutarmos em dois fronts simultâneos. Se foderam, agora estamos 150% focados no Brasileiro.
Pra encerrar esse desagradável assunto, uma coisa ficou bem clara pra todos que assistiram a tétrica peleja: o Flamengo sem Diego é um time sem patrão. Olho nisso aí, Zé. Chefe é chefe! Que o Flamengo tire desse ridículo tropeço sulamericano todas as lições que tiverem para ser tiradas. Principalmente a que ensine de uma vez por todas que para o Flamengo ser reconhecidamente o maior do mundo, passar o rodo na América é obrigatório e inegociável. A correção desse vacilo vai ter que esperar até 2017. Esperamos, sinceramente, que tenha sido a ultima derrota do ano.
Sem chororô, Mengão. Foco no Mundial.
Mengão Sempre
Olha aí, minha gente !
Sequer vou esperr os artigos da Nivinha e do Arthur !
Vou logo deixar o meu MAIS VEEMENTE PROTESTO ! ! !
Não pode este nosso treinero mais teimoso do que um burro insistir em ESCALAR PESSIMAMENTE !
O Patético juntou, o Santos também e até as Flores estão botando as manguinhas de fora.
E nós … bem, nós continuamos a aturar Márcio Araújo, Gabariel e Everton.
Pior ainda – deixando no banco o Mancuello.
Hoje, não houve o costumeiro MILAGRE.
Talvez venha na 2a. feira, via Santa Cruz.
FURIOSAS SRN
FLAMENGO SEMPRE
Logo mais tem mais. Além do Rivotril e do meu bom Teacher, o professor de todas as horas, até das amargas, ainda não engoli a eliminação, os psicanalistas dizem que um bom e sofrido luto é fisiológico e até saudável, eu masoquista e que só penso obviedades adoro curtir um leite derramado. Uma sugestão para a próxima decisiva/eliminatória (espero que sejam muitas e que ainda me recompensem, mesmo que em parte, desses 35 anos de frustrações ). Por que não levar todas as competições a sério e disputá-las com o time titular? Entra-se em campo com o melhor disponível e no transcorrer do jogo, óbvio, se estiver favorável, as substituições. Na Europa, pelo que leio, não tem essa, toda competição é disputada com o que se tem de melhor. Não volto mais ao assunto, prometo.
Acho que pela primeira vez em muitos anos podemos formar um meio de campo que sabe jogar bola, mas muitos aqui preferem que o flamengo jogue com o Marcio Araujo (nem vou cornetar o técnico). Alegam que ele é bom em destruir jogadas, ele seria o nosso cão de guarda necessário ao esquema tático. Eu confesso que não entendo nada de futebol, e sou apenas um apreciador da arte. Entendo também que o futebol profissional, de resultados, é muito diferente do futebol jogado nos campinhos pelo Brasil, ou mundo a fora. Mas mesmo assim, não consigo deixar de imaginar em que momento o Marcio Araújo seria escolhido após o par-ou-ímpar da pelada. Pela minha experiência de peladeiro, o Marcia Araújo só seria escolhido pra completar o time, e com certeza iria parar no gol, …Mas no Flamengo ele é titular. Eu não lembro de nenhum destruidor de jogadas no time titular campeão em 81. Alguém lembra quem era o destruidor de jogadas das seleções brasileiras campeãs? Dunga e Mauro Silva talvez foram os que mais se aproximaram do conceito, mas ao menos na minha opinião eles eram muito superiores ao nosso bravo cão de guarda. O Dunga até dava passes de três dedos…rsrs.
De tanto o grande Bill DUBA proclamar – LEMBREM-SE DO JAÍLTON – resolvi dar tratos à bola.
Consultei, uma vez mais, a internet.
Jailton jogou no Flamengo nos anos de 2007 e 2008, por sinal duas belas campanhas, quando terminamos em TERCEIRO (podium, portanto) e QUINTO lugares.
Foi aí, nesta última campanha, que descobri a chave do mistério.
Em 2008, da 1a. até a 13. rodadas, o nosso Flamengo liderou o Campeonato.
Chegou à 11a. com CINCO pontos de vantagem para o segundo e com VINTE E SEIS pontos ganhos, logo PRATICAMEANTE invicto, , com OITO vitórias.
A CAMPANHA DO SÉCULO, inquestionavelmente.
Cabeça de área, primeiro volante, como queiram chamar, o Jailton, detestado pela torcida, mas insubstituível.
Perdemos na 12a.e na 13a., continuamos na ponta, mas, ao empatarmos com a lusinha logo a seguir, fomos ultrapassados e … caímos, caímos, caímos.
No final. ainda reagimos e, não fosse um empate à la Palestino com o Goiás por 3 a 3, no Maracanã, depois, com Obina melhor do que Eto, de termos enfiado 3 no pessoal do centrooeste, figuraríamos, mais uma vez, no terceiro lugar, subiríamos ao podium e disputaríamos a Libertadores, ao invés da Sula, onde pagamos mico, tal como neste ano.
… e o Jaílton, sempre detestado e sempre entregando a paçoca.
Não, grande BILL.
Este ano a história não será a mesma.
Claro, se NÓS NOS LEMBRARMOS DO JAILTON !
EFUSIVAS SRN
FLAMENGO SEMPRE
Telegraminha ao Mestre.
E hoje eu tive todos meus pedidos atendidos pelo Joseph Richards: finally ele vai de Arcanjo e Márcio Araújo, desde o início. Venho falando isso a tempos, tem que escalar os dois, desde o início, não dá pra entender porque ficam fora jogo sim e outro também!!!!!
Viva Arcanjo!!! Viva Marcio Araujo!!! Vamos lá Mengaozãossãoçarbadalhaço!!!!
(bem baixinho…..: LEMBREM-SE DO JAÍLTON!!!!!)
Saudações Rubro Nigérrimas
Completando a mim mesmo, pra ver a dimensão do que são 35 anos, muitos aqui nem eram nascidos, outros ainda engatinhavam nos cueiros(epa! vejam como sou velho, ainda uso essa palavra) e eu, eu…daria tudo pra ter 35 anos a menos. Com a palavra o Carlos Moraes.
Nada posso esclarecer.
Ainda não cheguei lá.
Não tenho lembranças dessa época…Tudo indica que eu ainda estava no ‘culhão’ do papai…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – 35 anos…? Muito tempo o que não quer dizer que não conheça o fato, e tudo que aconteceu. Meu vô me contava sobre aquelas emoções…. Eu parava para escutá-lo.
Edvan-Alagoinhas-ba.
PS – Pobre vovô…, MOÓÓRÊÊÊU…!
Acho que faltou mostrar na preleção a partida que perdemos pro América, aquela vergonhosa atuação na qual foi talvez a maior da década. Essas quartas-feiras de futebol internacional tem se mostrado um verdadeiro pesadelo pra nós, pros jogadores não, quem garante que ano que vem estarão todos ai? mas nós estaremos com o Flamengo ate morrer e essas preleções que antecedem esses jogos perigosos, precisam ser mostrado também um pouco da vergonha que o Flamengo nos fez passar. Nem só de auto-estima vive o futebol, ele também precisa de um pouco de vergonha e medo!
A liberta é logo ali dai eu lhes pergunto: O que garante que não vamos passar vergonha mais uma vez se não damos conta de classificar numa “putasula”?
Esse lance de time misto e cansaço é historia, a partir do momento que tu assina um contrato tens a obrigação de ir na bola como se vai em um prato de comida.
O FLAMENGO TEM QUE SE PREOCUPAR EM GANHAR TUDO E DE TODOS!!! Esse papinho furado de dar vexame aqui pra priorizar ali nos fez 4 eliminações este ano, 5 se for pegar taça guanabara.
Um time com um orçamento destes tem que entrar em campo como quem entra num putero depois de 3 anos de abstinência em sexo, ou seja, tem que fuder todo mundo e fazer nego sair de campo com o C* ardendo!!!
Ta faltando sangue no “zolho” pra ganhar titulos internacionais sim, deixar jogador de 1,5 milhão em casa descansando pra jogar com time rebaixado no final de semana????
PÍADA!!!!
É isso, uma luta desgraçada pra se classificar e chega na Libertadores vão começar a alegar cansaço d viagens e sair apanhando d todo mundo, como nas últimas vezes em q disputamos.
Tá certinho, Alex!
Muito bem colocado, Alex!
Lamentável essa situação.
Por que os demais clubes brasileiros triunfam nos torneios internacionais e o Flamengo não?
Qual a diferença entre eles?
Elenco?! Claro que não!
Vejamos os recentes campeões:
2010 – Inter
2011 – Santos
2012 – Corinthians
2013 – Atlético
Observe o elenco desses times nessa época! Agora observe o elenco do Flamengo!
Não tem desculpa!
Agora que tem time e estrutura qual o motivo pra não ganhar tudo???
É falta de empenho, de determinação, de humildade, de luta, de concentração, competência e vergonha na cara!
Concordo que o Flamengo tenha a maior torcida, mas não podemos nos valer apenas disso e ficarmos nos gabando achando que a vitória vai cair do céu! Tem que parar com essa marra, cara! Um oba-oba desnecessário!
Repito, somos os maiores, melhores, galáticos, bla, bla, bla…mas isso não ganha nada!
Tem que ter humildade e lutar até a morte!!
Cadê o Flamengo até morrer???!!!!!
Excelente o comentário do Alex, melhores ainda, por incrível que possa parecer, as colocações do Pedro Albuquerque.
DOIS NOVATOS que brilham e enusiasmam.
Quando nunca, a este escriba que acaba de chegar aos 35.