Kaô, Caô, Caôzin, vem do Grego khaos, que quer dizer abismo, vazio, vasto, o que abre largamente. Aprendi o profundo significado frequentando o Baile Charme do Viaduto de Madureira e o Funk do Chapéu Mangueira. Acreditem na minha licença poética-malandra e mandem as favas os austeros, os que se conformam, os que fazem acordos de cavalheiros. Que dor de morte é voltar do Maraca derrotada. Que alegria AVASSALADORA é sair de lá com uma “mísera” vitória e um funk que toma seu corpo, sua alma, sua mente por horas, dias, e afins. Abaixo os puristas! Encontro Manuel, o Bandeira – sempre ele – exposto no chão da Praça XV. Numa segunda-feira pós UM a Zero. Paro, fotografo, e em seguida grito loucamente entre aqueles que passam: “O khaos acabou. Acabou o caô!!!” NO VIVER RUBRO-NEGRO SÓ A VITÓRIA É PERMITIDA. E sigo explodindo de felicidade-de-Flamengo para o meu destino.
Três jogos. Três vitórias. Três gols. Guerrero foi devidamente apresentado a torcida do Flamengo. E não o contrário, como tentaram vender a partida. Foi a estreia da torcida do Flamengo para o Guerrero. E ele viu do que ela é capaz. Entendeu que somos força da natureza. Somos multidão. Somos paixão. Guerrero é codinome de rubro-negro. Aquele que luta, disputa, acredita e decide. Guerrero entendeu que Somos Todos Narcisos. Vamos ao estádio para morrermos de encantamento por nós mesmos. Vamos ao Maracanã para lutar SEMPRE com valor infindo, ardentemente com denodo e fé. Pois acreditamos, cantamos, pregamos, profetizamos QUE O FUTURO AINDA SERÁ MAIS LINDO, QUE O PRESENTE QUE TÃO “LINDO” é. Ou não é. Basta de vexames na nossa casa. Chega de vergonhas e de um bando perdido e sem comando. Abaixo os puristas do Conselho. O rubro-negro não tem vocação para a falta de tesão daqueles que se arrastam em campo, dos que não honram o manto sagrado, dos que se conformam com o meio de tabela. Abaixo os puristas donos das verdade austera, mas, de um futebol medíocre! Nossa glória é lutar. Como luta o menino Jorge, que nasceu com nome de craque blogueiro morador da República.
Somos um time anão nos confins do Sistema Solar do Campeonato Brasileiro. Mas, corrigindo a defesa, mudando a bibliografia do Wallace, acolhendo mais um César, poderemos fechar aquele abismo lá atrás. Nem Plutão tem mais crateras que nosso sistema defensivo. Precisamos acertar aquela meiuca medonha e sem criatividade. Além disso tem o Sheik, que pelo amor dos meus 11 leitores, tem raciocínio lógico e uma finalização de me fazer rolar 3 lances da arquibancada de ódio e desespero. Mas, a esperança é um dom que eu tenho em mim, eu tenho sim. Já sonhei ser uma torcedora daquelas de canção de Lupícinio, nervos de aço, sem sangue nas veias e sem coração. Mas, passando o que eu passo com ESSE Flamengo, como não ter qualquer reação?
O caô acabou, mas, o meio de campo ainda precisa ser acertado. O caô acabou, mas a zaga tira meu humor. O caô acabou mas Canteros acerta UM passe, UM, durante 90 minutos. O caô acabou, mas os três volantes não. O caô acabou e a ausência de um gringo bom de bola vestindo a camisa do Flamengo de novo, também. O Guerrero chegou. Por meu olhos, por meus sonhos. Por meu sangue (rubro-negro) tudo enfim, é que peço a esses moços, que acreditem em mim, RUMO AO HEPTA.
Pra vocês,
Paz, Amor e o Fim do Caô.
————–Muralha————-
Rodinei—-Rever—–Vaz—-Jorge
——Cuella——-M.Araujo——–
Arao——Ederson——–Everton
———–Guerrero—————–
Pô só eu vejo isso ?????? Guerrero pode ser Vizeu, Rever pode ser Donatti, e os tres podem ser Arao, Mancu e Ederson,,,,,
Chego em casa apó oito dias de internção….onde enfrentrei a Batalha do Renascimento e ao colocar tres pontes de safenas e uma mamária, consegui vencer o rxercitod do “Zé Maria….como por razões obvias nao estrarei presente no encontro da CONFRARIA, mando a todos o meu forte abraço….Depois ler o que a Vivi ?escreveu, com certeza meu coração aguenta qualer traco emicionallll
oa reuniao a tds….
CONFRARIA DO URUBLOG NA REPUBLICA PAZ E AMOR….A PRIMEIRA TORCIDA VIRTUAL/REAL DE TODO O BRASIL…
TUDO PELO FLAMENGO….NADA DO FLAMENGO
QUER PERTENCER A CONFRARIA?…..FLIE-SE AO ST….
Ótimo texto, loirinha sorridente! Tô sentindo que vem coisa boa aí.
Flamengo, poesia e Vivi, mais um texto que comprova a beleza dessa união!!! Vc é maravilhosa!
Passado os elogios e os merecimentos que não entram em discussão, eu que aqui muito leio e pouco comento (desculpa? heheh), também vou expressar minha opinião sobre a atual diretoria, muito citada por ti nos seus textos. Claro Vivi, o Flamengo é o nosso mundo, o “todo”, o que existe e o que também não, e por isso não deveríamos “achar normal” qualquer deslize de quem o temporariamente o administra, e qualquer má fase que esses deslizes possam provocar ou mesmo tenha 1% de contribuição. Mas, da mesma forma, por ser o nosso “todo”, o nosso Flamengo não é só o hoje, o primeiro semestre de 2015 perdido… em verdade, como nasci depois de 17 de novembro de 1895, minha responsabilidade com o Flamengo veio com o meu primeiro choro. Assim, na minha humilde opinião, tudo o que agora ocorre, e minha minha opinião e análise sobre os fatos, obrigatoriamente tem que compreender tudo que os anteriores administradores temporários fizeram com o nosso “Mundo”. Foi uma sucessão de administrações que assumiam o Flamengo na lama e não tiveram a coragem/decência de por o avental e botar a mão no sabão para limpá-lo, por ser notório que além de trabalho, isso refletiria em críticas por não trazer o melhor jogador do mundo que não poderíamos pagar (isso sem falar na impossibilidade de, teoricamente, não poder levar um por fora aqui, um relógio caro ali…).
E admito, lendo os seus últimos textos, me questiono se não estou me tornando um torcedor “pasteurizado” por todo essa lógica austera Blue, me afastando da alegria de um gol, de um escapada da Série B nos últimos suspiros do campeonato com um gol do Felipe Melo… Mas não, resisto ao seu encantamento e reafirmo, hoje meu Mundo é bem mais feliz do que outrora, e tenho que divulgar essa minha conclusão para o meus pares. Contudo, relaxa, já me encantei de novo ao ler um comentário seu sobre a importância da pluralidade de opiniões em nossa Nação hahahhaha.
Um beijo!
PV – Ayrton – Samir – Wallace – Jorge – Jonas – Canteros – Ederson – Sheik – Cirino – Guerrero
Confere?
P.S. A Nação é uma força da natureza! Linda e incontrolável!
SRN … Mengão Sempre !!!
UM DIA… LÁ, LÁ, LÁÁÁ NA FRENTE…
um dia uma civilização extra-terrestre estará em contato conosco e louvarão/levarão o Mengão alhures, para os confins da Via-Láctea ou mais e o Flamengo será o Maior do Universo, seu destino !!!!!!!!!!!!!!!!!
SRN
Quero pegar carona na cauda do cometa e assistir tudo lá da Via Láctea, Fred : ) Beijos e SRN, Vivi.
Vou dizer o que, quando ela escreve?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – Emudecer e aplaudir…!!!
Suspiros ; )
Beijos e SRN, Vivi.
Olá Vivi,
Muito bom abrir esta página e encontrar um texto seu, e desta qualidade, aliás no padrão RPA. Obrigado (todos) por manterem este espaço aberto para nós rubro-negros.
SRN
Abraços
Roberto
Rumo ao hepta, nós rubro negros, sempre acreditaremos.
SEMPRE, Edu! SEMPRE!!!!! Bjs e SRN, Vivi.
Musa, belo texto! Parabéns!!! SRN
Obrigada Marcio! Bjs e SRN!
Musa, belo texo! Parabéns!!! SRN
Ótimo texto, eu não tinha pensado por esse lado. Realmente foi o Guerrero que conheceu a magnética e maior do mundo. Foi uma parceria e tanto, nós cantando nas arquibancadas do Maraca e ele fazendo o gol da vitória. E mais importante que isso, mostrando que o Flamengo não vai ser massacrado por nenhum adversário, porque ele consegue prender a bola no ataque para o time respirar, e querendo ou não, os adversários tem com quem se preocupar. Entretanto, a frase que mais me chamou a atenção e me fez concordar plenamente foi ” nem plutão tem mais cratéras que a nossa defesa”. Bjos ViVi…
Pois é, Queridaço. O Guerrero que foi pro jogo conhecer a torcida. E tenho dito ; ) Quanto a defesa…VAMOS ACERTAR. Descobriram um “coração” em Plutão…tudo é possível ; ) Beijos e SRN, Vivi.
Quando a pessoa tem o dom de escrever o que sente e transmite o que uma nação sente e junta com toda sua bagagem cultural, coloca no caldeirão de bruxa rubro-negra, sem maldade, a paixão, a alegria , o sentimento , o calor de uma alma rubro-negra, ai eu só posso agradecer aos deuses por você existir e sempre nos brindar com seus textos apaixonantes, esse grupo de Flamenguista aqui do R P&A é uma coisa de louco, antes só tínhamos o Arthur , agora temos um time de primeira grandeza, obrigado por sempre nos presentear com seus belos e apaixonantes textos que exalam amor ao Flamengo , claro que os comentaristas também não ficam atras entre os quais adoro ler, mas leio todos, o nosso Grande Edvan o Bom baiano, o André o incansável , o Lúcifer , o carlos SP sempre sensato, o Romano ,o Schwarzenegger o exterminador de tricoletes, rsrsr, o Chacal , o Carlos Moraes, o Taquiupa , o Paulo Vinícios Siviero , e muitos outros que estão fazendo falta por aqui como o nosso poeta com seu gato siames
Como é bom ser Flamenguista e saber que tem muita gente que ama o Flamengo assim como eu!
Alessandro, obrigada por palavras tão carinhosas. E olha, esse time de comentaristas aqui da RPA, bate um bolão!!!!!!! Eu sou BANCO pra eles!!!! Um beijo e SRN, Vivi.
O Mengão é nosso universo, Vivi! Show seu texto!
SRN!
Como não te amar? Agora por aqui…. ; ) Beijos e SRN, Vivi.
Querida Vivi, desde já desculpando-me pela intimidade excessiva.
Você é uma pessoa linda, uma escritóra fantástica, que não precisa dos meus aplausos ou de eventuais (como raras) críticas.
Este seu artigo, posto que em uma linha próxima à do Conde Afonso Celso (que não figura entre os meus dez preferidos) esta, como todos os demais anteriores, muito bom, mas …
Parei um pouco para refletir, pois muitas vezes a sinceridade para nada serve.
No meu caso, ou melhor, na minha idade, prefiro ser fiel aos meus pensamentos, mesmo que equivocados possam estar.
mas … tocou-me mais ao coração, à minha alma flamenga, um comentário colocado, ainda hoje, lá no Murtinho, pelo ^colega^
ROMANO, um tanto ou quanto no mesmo sentido que o seu artigo.
Certamente, coisas de velho, que não precisam ser justificadas.
Já que assumi uma intimidade imaginária, resta-me, ao invés de meras saudações, enviar-lhe
um grande beijo rubro-negro.
FLAMENGO SEMPRE
Carlos, QUE RI DO!!!! Eu estava com saudades de ler você aqui, no meu “cantinho” da República. Adoro suas críticas, suas palavras e análises! Acolho com MUITO AMOR tudo aquilo que toca, incomoda e emociona você! Outro beijo rubro-negro pra você, SRN! Vivi.
Vivi,
Acho assim, nem só de puristas vive a humanidade, muito menos de kahôzeiros. E se tiver que escolher, radicalmente, esse ou aquele, vou nos puristas, porque os kahozeiros quase acabaram com meu Mengão. Ainda bem que podemos fazer um meio termo.
Concordo em afirmar que houveram falhas da diretoria com o Futebol do Mengão. E grandes. Mas na bacia das almas, estou mais feliz hoje com meu Mengão que estive por muitos anos. Para mim, uma das maiores falhas, mas que muitos aqui “entendidos” de futebol bateram palmas foi a contratação do Profexô ano passado. Um típico representante das rapozas felpudas e do jeito “old school” de fazer futebol, que nos trouxe ao momento atual. Como caíram nessa presepada, me pergunto?????
De toda forma, estamos do mesmo lado e torcendo para que “Agora VAI”. E que não vole o Kahô, mas que os”puristas”, como você apelidou, tenham encontrado o caminho do futebol.
SRNs
Perfeito, Carlos! Obrigada pelos seus comentários!!!! Esse olhar contrário…é ENRIQUECEDOR. O Flamengo é isso “Unidade na Diversidade.” Um beijo e SRN,
“Guerrero entendeu que Somos Todos Narcisos. Vamos ao estádio para morrermos de encantamento por nós mesmos.”
Excelente frase! E meus parabéns pelo texto.
SRN!
Diego, a torcida “SE APLAUDE”. Eu acho isso um fenômeno! Obrigada pela leitura. Um grande beijo. SRN, Vivi.