Eu prefiro ser um torcedor de futebol comum, desses que endeusam no domingo e xingam na quarta-feira, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo e tentar prover minhas participações aqui no RP&A de uma coerência que não cultivo e o Flamengo não me permite.
Um dos títulos que pensei para esse post foi “Uma vela para Deus, outra para o Diabo”, mas como estaria invadindo os domínios do presidente da Confraria Rubro-Negra do Urublog na República Paz & Amor, o grande Lúcifer, pipoquei. Mas segui na intenção de escrever o texto com uma esperança aqui, uma crítica ali, um pouco de sim, outro pouco de não.
Em alguns posts defendi apoio e paciência com Cristóvão. Eu achava que treinador algum seria capaz de resolver a curto prazo os problemas do time, a ponto de transformar rapidamente em campo fértil a terra arrasada deixada de herança por Vanderlei Luxemburgo.
Todavia, no post “Técnico do Flamengo para colorir” joguei a toalha e utilizei seguidamente palavras e expressões como “desisto”, “a paciência acabou”, “cansei”, para não deixar dúvidas de que aquilo representava uma mudança de opinião, e não uma convicção que me acompanhava desde a chegada do treinador. Que fique bem claro: tal transformação não veio por derrotas ou empates, mas pela teimosa insistência no que – todos viam – não vinha dando certo.
No futebol, como na vida, nada como um dia após o outro. E a partir da última quarta-feira, na vitória sobre o Atlético Paranaense, recolhi a toalha que havia jogado ao chão e mudei outra vez. Cristóvão deu provas de ter ouvido o clamor magnético, o que ele confirmou com a escalação e as substituições na derrota de ontem para o Palmeiras e reafirmou na entrevista após o jogo, ao declarar que a tendência é montar o time juntando Alan Patrick, Ederson, Emerson, Guerrero e Everton, só que para isso é preciso, primeiro, alcançar o necessário equilíbrio. Perfeito.
Eu gosto de ver o Flamengo jogar futebol. Podemos ganhar ou perder, contar com uma dose a mais de sorte ou de azar, ser beneficiados ou prejudicados pela arbitragem (ultimamente, tá osso, e o comentarista do PFC, Maurício Noriega, ganhou o prêmio máximo de originalidade ao tentar explicar, sem convencer ninguém, por que não houvera pênalti de Fernando Prass em Guerrero). Seja como for, é nossa obrigação histórica entrar em campo e jogar bola. Não há nada que seja menos Flamengo do que as atuações que tivemos contra Avaí, Vasco, Corinthians e Atlético Mineiro, além do desastroso segundo tempo contra o Figueirense. A derrota de ontem se encaixa em outro padrão. Perdemos jogando.
Embora o campeonato apresente variações radicais e até o tão elogiado Atlético Mineiro esteja passando por uma delas, com somente um ponto ganho nas três últimas rodadas, ficarei encantadamente surpreso se conseguirmos brigar pelo tal G4. (Que, já escrevi algumas vezes aqui, não faz minha cabeça. Aceito como consequência, jamais como objetivo.) A partir dessa constatação, passo a olhar para o time com os olhos no futuro – e vejo luz.
Estamos apenas quatro pontos à frente do décimo-sétimo colocado, mas para quem faz o que fizemos no primeiro tempo contra o Santos, em toda a partida com o Atlético Paranaense e em vários momentos do jogo com o Palmeiras, conviver com a ameaça de rebaixamento será uma zebra sem tamanho. Não vai acontecer. Tratemos, portanto, de acertar o time, o que pode nos trazer como efeito colateral um bom aumento de nossas chances na Copa do Brasil. A grande diferença é que, ao que tudo indica, nosso técnico agora parece disposto a escrever certo por linhas certas.
Quando Cristóvão chegou, achei um bom nome dentro das opções disponíveis e apoiei. Quando Cristóvão se mostrou turrão e cheio de invencionices improdutivas, parei. Porém, independentemente da vitória sobre o Atlético Paranaense ou da derrota para o Palmeiras, ganhamos e perdemos jogando o jogo, e me parece justo que Cristóvão recupere o crédito que havia desperdiçado.
Ao contrário do que muitos de nós pensávamos, o problema da zaga do Flamengo não é o Wallace. Da mesma forma que não é o Marcelo, o César Martins ou o Samir. O problema da zaga do Flamengo é a zaga do Flamengo e, se é impossível resolvê-lo com os zagueiros de que dispomos, é obrigação de Cristóvão treiná-los exaustivamente até minimizar os riscos. Já dizia João Saldanha: sistema defensivo nada mais é do que organização, e quem tem que organizar é o técnico. Nossa zaga subverte duas verdades do futebol. Primeira: todo jogo começa zero a zero. No nosso caso, já começamos perdendo, porque não há partida em que não levamos gol. Segunda: sempre que há perigo contra o nosso gol, empurrar a bola para escanteio é uma forma aceitável de afastá-lo. No nosso caso, escanteio é pior que pênalti. Convém não esquecer que, no título de 2009, apesar do show de bola de Pet e Adriano, nosso time só engrenou quando Álvaro e Maldonado arrumaram a casa lá atrás.
Por fim, para encerrar o post e continuar meus dias de folga, uma recordação familiar. Um dos grandes prazeres do meu pai era ver a família reunida nos almoços de sábados e domingos. Morávamos na Lauro Muller, rua com um delicioso jeito de subúrbio encravada na Zona Sul do Rio de Janeiro e situada entre duas praias – a Praia Vermelha e a Praia do Leme. Sempre que o sábado ou o domingo amanhecia ensolarado, meu pai ia à janela para caçar duas ou três nuvens no céu, o que era suficiente pra ele tentar derrubar nossas intenções praieiras e garantir a presença dos filhos à mesa do almoço. A frase, em tom de desdém, não variava: “Isso é praia pra paulista. Carioca não vai à praia com esse tempo.” Não é difícil imaginar que, ao ver dois grandes times do futebol brasileiro se enfrentando debaixo de sol, das 11 às 13 horas – horário não recomendado, por qualquer pessoa de bom senso, para a prática esportiva –, meu pai diria que “isso é horário de futebol pra paulista”. Até Marcelo Oliveira, técnico vitorioso na partida de ontem, reclamou do desgaste e do sacrifício, mesmo tendo sido essa a terceira partida do Palmeiras às 11 da manhã no Brasileirão. Dizer que perdemos por causa do horário seria, sem trocadilho, tapar o sol com a peneira, mas não há estádio cheio que justifique a ideia de jerico.
PS: Quero agradecer a participação de todos na caixa de comentários do post anterior, mesmo sabendo que eu não poderia responder. Também não conseguirei responder os comentários que forem feitos aqui, mas reitero o pedido pra vocês não deixarem a peteca cair. Semana que vem estarei de volta, em ritmo normal.
Grande ANDRÉ !
E por falar em “Malandro”, mas “malandro mesmo” é o CANTEROS que assiste ao jogo de graça no gramado e ainda ganha pra isso. E quando sai gol ainda comemora com os jogadores.
Esse é MALANDRO !!!
SRNs
Juro que foram os “melhores momentos” que vi nos ultimos anos.
Parece ter sido, no segundo tempo, um otimo jogo nosso, repleto de jogadas boas e de chutes à gol, coisas raras normalmente.
Como soh vi os melhores momentos nao posso comentar mais.
Mas vi algo que me deu a pensar.
Guerreiro.
Depois de ver a imagem do choro dele, do enorme peso que pareceu ter caido dele, um marmanjo, me dei conta do obvio.
Aqui escrevi sobre um jogador, chamando-o de G-ERRO, parecendo ele ser algo virtual. Esqueci por completo, burrice total de torcedor cego, de ver o ser humano.
Se fosse possivel e sensato, apresentaria minhas desculpas à ele.
Enfim, isso dai é um esporte, brincadeira, nao é vida ou morte de ninguem. Soh pra doentes mentais. Vale a pena se lembrar disso.
Achei meu comportamento totalmente inadequado para com o SER HUMANO.
Continuo achando que foi um erro da “diretoria” gastar 40 milhoes para com um jogador mais rodado. Continuo achando isso. Continuo achando que o investimento foi mal feito.
Mas a partir de agora vou tentar parar com as acusaçoes.
Ele me convenceu hoje que é sim um bom jogador (como disse, mesmo nao achando que valeu a contrataçao e mesmo nao achando que é um dos melhores atacantes da AL) e que, principalmente isso, nao tenho o minimo direito de ficar colocando nomes nele.
———
O importante foram os 3 pontos, a revanche. Estamos ainda na zona e cada ponto dah alivio.
Na quarta as mesmas coisas vao ser importantes. Continuar na competiçao e a revanche gostosa.
———-
SRN
O que eu NÃO entendi nesse jogo contra o São Paulo, foi a gente estar ganhando o jogo e já no final ir todo mundo pra frente e deixar a zaga DESPROTEGIDA a ponto do WALLACE que estava VOLTANDO (o que o WALLACE vai fazer lá na frente?) ter que segurar o cara pela CAMISA e levar o AMARELO?
O WALLACE, mais uma vez, cabeceou uma bola na ÁREA ADVERSÁRIA, sozinho e simplesmente ISOLOU A BOLA…..O que o WALLACE VAI FAZER LÁ NA FRENTE ?
Não nos esqueçamos também de ELOGIAR o nosso SAMIR que jogou BARBARIDADE…Se ele souber aproveitar todo o POTENCIAL que tem, é até uma pena, pois vai ser sempre convocado para a seleção brasileira desfalcando o Flamengo…rsrsrsrs
SRN
O CHORO DO GUERREIRO !
GUERRERO é de fato um GUERREIRO RUBRO NEGRO.
Este sim, é que é um jogador para o Flamengo……..
Em 7 jogos, fez 4 gols, com uma média excelente superior à 50%. E isto, sem contar as assistências, inclusive as que redundaram em gols……
E mesmo assim, GUERRERO ainda “ficou incomodado” com seu “pequeno jejum” de 3 jogos sem marcar gols, mesmo em que pese suas boas partidas e sua importância para a equipe nas partidas em que não balançou as redes (exceção ao jogo contra a Vasca, mas não vou falar sobre exceções, e sim sobre o que é constante ), e ainda assim, chegou a CHORAR ao marcar o seu gol no jogo de hoje, demonstrando TODO o seu RESPEITO, PREOCUPAÇÃO e CONSIDERAÇÃO pelo CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO !!!
Com certeza, foram sinceras LÁGRIMAS RUBRO NEGRAS !
O comentarista e ex-jogador CASAGRANDE, foi muito feliz ao comentar que para ele, GUERRERO é atualmente um dos melhores atacantes do futebol MUNDIAL.
Assinei em baixo.
Sem contar que GUERRERO, é um dos responsáveis pela alavancagem do nosso PST, que já ultrapassou os 70 mil sócios.
GUERRERO é um BOM NEGÓCIO, DENTRO E FORA DE CAMPO…….
GUERRERO merece todo o nosso RESPEITO !
SRNs aos Rubro Negros apaixonados, porque o Flamengo é uma Paixão !
Assina meu nome aí.
Grande jogador, grande contratação.
E pode colocar o Ederson nesse pacote também.
Já o nosso atacante/ponta/meia/lateral/volante/zagueiro Sheik coloca em outro pacote. Um pacote só pra montros.
SRN
ASSINO EMBAIXO dos dois comentários…..
SRN
Falou e disse ROMANO !
O Sheik está jogando uma monstruosidade, SHEIK é MONSTRO !!! Além de jogar pra CARALHO, sua disposição com 36 anos coloca no chinelo qualquer outro jogador, inclusive adversários, mesmo os mais jovens e cheios de disposição……chega a ser IMPRESSIONANTE……..eu fico cansado só de vê-lo correr tanto, kkkkkkkkkkkkk…….to rindo mas é verdade……O CARA É UM AZOUGUE !!!
SRN
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh…..Pega até mal mas vou ter que citar aqui o AURÉLIO, é muita IGNORÂNCIA junta….
TRAVESTIR – 1.colocar fantasia em 2. Disfarçar-se; dissimular-se…..
De nada….
SRN
PQP!!!
Pior de tudo é ter que explicar isso pra alguém que tanto gosta de citar filósofos e dar lições de moral nos outros.
Esse vitimismo e essa mania de tachar todo mundo de racista, preconceituoso, machista, etc. são traços muito característicos de uma parcela minoritária da nossa sociedade, de orientações políticas lamentáveis (talvez por isso a simpatia inexplicável por antigas administrações do Fla), e que adora permear a discórdia e jogar uns contra os outros. Qualquer semelhança com a tal “luta de classes”, que só serve para criar conflitos e atender aos interesses de uns poucos ratos que se beneficiam do ódio, não é mera coincidência.
Discurso padrão e patético de um tipo de perfil que reconheço a quilômetros de distância. São todos iguais. E dos quais faço questão de manter uma ENORME distância.
SRN
Bem disse a Reneé Da Vinci, é um FALSO SÁBIO ou : de SÁBIO NÃO TEM PORRA NENHUMA….kkkkkkkkkkkkkkk
SRN
Começo o comentário dizendo uma coisa, o jogador PARÁ é horrivel, o cara so faz faltas.. tem aquela cara de marra. que quando tira uma bola torce. e vibra, mais seu futebol é tosco.. o pior nesse jogador é que quando vai cruzar a bola na area ele espera os zagueiros se posicionar , pra depois cruzar. ao invés de cruzar rápido e pegar a zaga desprevinida.. varias vezes no jogo ele fez isso, me da até agunia quando vejo ele na linha de fundo pegando a bola esperando pra depois cruzar
por que o wallace é capitão nesse time? so eu percebo que ele ta meio gordinho e fora de forma? ele não consegue acompanhar atacante nenhum se não for fazendo falta.. zagueiro lixo descompromissado e fora de forma.. talvez seja isso seu péssimo rendimento nos jogos..
por que paulo victor ainda não voltou? meu deus é um deus nos acuda cada bola alçada em nossa area. o goleirinho magricela perninha de grilo é terrivel, desculpe quem ve futuro pra esse jogador eu não vejo. apesar de ser jovem. mais jovem por jovem.. tanto faz ele é “profissional” já deveria demonstrar segurança. e menos falhas nos jogos bola na pequena area e o goleiro não consegue tirar? sai fora rapá.. paulo victor já.. só jogando que o paulo vai voltar a ter ritmo de jogo falha por falha prefiro o paulo victor falhando até voltar ao normal
por que improvizar everton na lteral esquerda? a sorte é que deu meio ‘SERTO’ não tinha o pico e o armero ? vai entender
o time precisa aproveitar mais as chances de gol poderia ter sido uns 4 ,5 em cima dos bambis, PENA
36,900, pagantes 42.900 presentes SHOW, pra quem ta brigando pra cair. e não tem estádio próprio. é um golaço da nação cada jogo no maraca.. PARABÉNS a nós rubro negros..
começamos bem o segundo turno.. vitoria e com uma boa atuação.. mais precisa acertar rápido essa zaga o quanto antes.. tá doido todo jogo é um gol de escanteio um gol de bola cruzada um gol de cagada um gol bobo.. precisa rever isso ai o oswaldo. arrumando a rabiola, a pipa faz o resto lá na frente é so passar cerol e talhar os cascão la da frente…
próximo jogo tem que ficar esperto, lembra do que os jogadores do sporte disseram no 1 jogo do 1 turno né. TEM VOLTA, tem que preparar o time pra eles não aprontarem nenhuma.. ficam ligados, e a diretoria também olho aberto rapaziada
que venha a vasca quarta. bora lotar o maracanã rapaziada, quarta promete to sentindo gana nesse jogo de volta,
SRN
Grande vitória, mas, parece que trocar o Cristovão pelo OO foi trocar seis por meia dúzia, o time continua o mesmo, o Wallace continua como o capitão, só o impacto mesmo da mudança de treineiro é que deu o estímulo necessário a esses jogadores limitados, a maioria pernas-de-pau, de qualquer maneira ganhar o Vice da Gama é obrigação, assim como não cair no Brasileirão, nada de ôba-ôba e palhaçadinhas, rumo aos 19 pontos restantes…
Esse Yago Pikachu do Paysandu tá dando sopa, cadê os olheiros do Flamengo???
O cara é muito bom de bola e é lateral direito, posição carente do time do Flamengo, estão esperando o quê???
SRN!!!
Galera, não é brincadeira não, o Cruzeiro do Vanderley Luxemburgo corre sério risco de rebaixamento…….
Eles estão a apenas um ponto de fora da ZONA, e o time não dá sinais de reação ou recuperação……
Será que a Diretoria do Cruzeiro, também “não entende nada de futebol”, segundo o Luxemburgo andou pregando……
Aqui se “Fala”, aqui se paga……
SRNs aos Rubro Negros apaixonados, porque o Flamengo é uma Paixão !
Pois é LÚCIFER….
E tem também o caso do CT, será que o CENTRO DE TREINAMENTOS do Cruzeiro também “NÃO PRESTA”….
O LUXEMBURGO, que tem o meu respeito por SEMPRE ter se declarado flamenguista, podia DORMIR sem essa, né?
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAS
Abç.
SRN
Pofexô? O Cuzeiro é idêntico ao Fla do primeiro semestre.
Um 4-3-3 de contra-ataque baseado em retomada de bola e chutão pra velocistas abertos que não conseguem dominar a bola
É o que ele sabe fazer…
Aposentadoria é a solução.
Foi uma vitória de virada, linda, suada, deliciosa!
Claro que poderia ter sido de 5 e que mais uma vez a única bola que foi no nosso gol entrou – de novo – já que não temos goleiro.
Mas foi melhor assim!
São aquelas vitórias que unem, que transformam, que dão energia!
Vice, PREPARA O RABO…
SRN RUMO AO TETRA!!!!
Verdade ROMANO…
O Flamengo jogando pra CARALEO e MAIS UMA FALHA INDIVIDUAL DO CÉSAR…..É dose……
E acho que se o WALLACE e o CANTEROS (que continua me IRRITANDO muito), voltarem a jogar o futebol que jogaram ano passado, temos grandes chances de terminar numa colocação MUITO BOA !!!!!
Abç.
SRN
P.S. Passei a assistir aos jogos do Flamengo utilizando a tecla “MUTE” da minha TV…SHAUSHUAHSUAHSUAHSUAS…Não aguento ouvir tanta ABOBRINHA……..
Grande Confrade ROMANO,
Espero não ser novamente IMOLADO pelo MORAES em nome da “Geração Copinha”, que não absorveu bem a minha crítica ao César pelos seus primeiros jogos, quando acusou-me de fazê-la ( a crítica, que era minha opinião ) alegando de maneira “açodada” que eu fazia isso por ” Amor ” à Diretoria…….tsc,tsc,tsc……espero que o Confrade MORAES perceba que isto sim, é uma falta de respeito à opinião alheia, que ele tanto “defende” aqui, mas ao que parece então, é apenas ao “respeito” às opiniões dele……
Digo isso, porque de fato o CÉSAR, fez-me mudar de ideia, após 2 ou 3 partidas muito boas, embora eu ache que o mesmo (César) também tenha sido “supervalorizado” em suas boas atuações, mas passadas aquelas partidas, com a volta da insegurança demonstrada nos jogos subsequentes, e o GOL que tomamos hoje por uma falha BISONHA do CÉSAR, o meu receio é que tenha sido apenas um BRILHARECO, pois para ser considerado um BOM GOLEIRO, é preciso que tenha em seu currículo uma sequência consistente de boas partidas, e sem falhas BOBAS e TOLAS como o mesmo tem apresentado após o efêmero BRILHARECO…….
De qualquer forma, é sempre bom frisar…….continuarei a torcer feito louco pelo CÉSAR, pois é o Flamengo que ele estará defendendo, e meu receio ou minha crítica (que nada tem a ver com “Diretoria”), é tão somente a minha opinião, sem segundas intenções, e sobretudo, SINCERA !
Me preocupo com estas considerações em relação ao MORAES, porque apesar dos pesares, ele é de fato RUBRO NEGRO, diferentemente daquele outro, o qual o MORAES andou (ou anda) se apoiando…….
Portanto, concordo com você ROMANO, por tudo que eu vi até aqui, o CÉSAR não é goleiro para o Flamengo, e chega de jogadores BRILHARECOS em nosso elenco, que faz boas partidas aqui, e entregam o ouro logo mais à frente…….
Sem consistência, com jogadores consistentes, não iremos à lugar algum !
Grande abraço do Lúcifer,
SRNs aos Rubro Negros apaixonados, porque o Flamengo é uma Paixão.
FLAMENGO 2 X 1 SÃO PAULO
Com direito à Gol de GUERRERO !!!
CHUUUPAAA quem disse que a contratação do GUERRERO foi ruim……
Entuba essa meu filho !!!
O 2º turno será nosso !
Pra cima deles MENGOOOO !!!
SRNs aos Rubro Negros apaixonados, porque o Flamengo é uma Paixão !
E o GUERRERO ainda NÃO marcou outros, porque tem muita gente no time que quer às vezes resolver tudo sozinho e acaba ISOLANDO a bola em vez de servir o nosso ATACANTE……
O nosso bom ÉVERTON podia APRENDER com o GUERRERO como se faz quando se está frente a frente com o GOLEIRO….
A meia paradinha que ele deu antes de chutar MATOU O GOLEIRO…hehehehehehe
SRN
A meia paradinha que MATOU o goleiro, demonstrou todo seu SANGUE FRIO e CATEGORIA, inerente somente aos grandes jogadores…….Muito jogador AFOBADO por aí, teria perdido aquele gol. Já vi muito isso ( jogador perder aquele gol ), me deixando muito emputecido…….
SRN
PUTA QUE LOS PARALES !
ROMPEMOS a barreira dos SETENTA MIL STs !
Vamos agora com fé e com a ajuda de São Judas Tadeu, chegar a MAIS de 80 MIL até o fim do ano certamente!
Vamos lá NAÇÃO RUBRO-NEGRA !
SRN
Hoje se inicia o 2º Turno.
Turno novo, vida nova ! O time já teve uma nítida melhora de sua performance em campo, e a busca agora é pela consistência.
Pra isso, é preciso acertar a cozinha lá trás. Que Oswaldo encontre a fórmula. E que os Juízes não nos atrapalhem.
Pra cima deles MENGOOO !!!
SRNs aos Rubro Negros apaixonadas, porque o Flamengo é uma Paixão !
Gostaria muito de falar de futebol.
Gostaria muito de comentar mais uma derrota do Vasco – e muito feia – sem conseguir entender como, por duas vezes e pelo mesmo placar, perdemos para equipe tão fraca (escrevi EQUIPE, jamais escreveria CLUBE, é contra os meus princípios)
Gostaria de admitir que teremos um jogo de exponencial importância hoje, pois, por mais que estejamos fora do Brasileiro e por mais que me pareça impossível o rebaixamento (o Vasco e os catarinenses estão aí), NÃO é bom facilitar.
Gostaria, mas antes preciso – por ser amplamente instado – a responder às ponderações feitas pelo meu colega e confrade Áureo Rocha.
Vamos lá.
Em primeiro lugar, aqui mesmo neste RP&A (quem quiser que procure nos ^arquivos gerais^, que neste Blog existem) afirmei que um certo TOLO era também uma pessoa que – não sei bem o motivo – guardava tudo o que havia escrito no Urublog.
Escrevi isto, amistosamente, até pedindo a coloboração no sentido de que comprovado ficassem os meus remotos e ^pioneiros^ escritos quanto ao Jorge, que considerei como minha ^descoberta^ (neste aspecto, o Rasiko até fez ver que ele próprio se achava o ^descobridor^ do Gerson, canhotinha de ouro e do Aldair).
Pois bem, o TOLO, dando uma de MENTIROSO, teve a petulância de NEGAR, afirmando que NÃO guardava escrito nenhum por mim elaborado.
Quem quiser, que confira. mas posso afirmar que estou escrevendo a pura verdade.
Passado pouco tempo, esquecido da MENTIRA, vem o TOLO – e agora também MENTIROSO – e publica uma porrada de comentários meus, elaborados no Urublog, há mais de UM ANO (abril do ano passado).
Ressuscita, DELIBERADAMENTE (e COVARDEMENTE) uma discussão a respeito da decisão do campeonato carioca de 2014, quando nem sequer o Bandeira e o Eurico ainda se degladiavam.
Não respondi às grosserias do TOLO e MENTIROSO, uma a uma, porque se me pareceu trazer à baila assuntos superados, sendo que decidi-me a não mais baixar o MEU nível, que, naquela época, tantos foram os XINGAMENTOS, acabei por baixar, reconheço.
Respondi de forma sintética – com UMA SIMPLES LIÇÃO DE MORAL – proferida por quem nunca falou de futebol, mas muito falou sobre o pensamento humano.
Pretendi fazer ver ao TOLO que ele poderia deixar de sê-lo. Apenas isto.
Por isso, caro Áureo (e também a você , Romano) não entrei em comentários que seriam superados.
Discutir, nesta altura do placar, o gol irregular do Márcio Araújo, pareceu-me, como ainda me parece, uma tremenda bobagem, até porque ele foi validado e nos valeu UM TÍTULO (vejam a diferença entre uma possível – posto que comprovada, mais tarde – irregualaridade e outras mais, como os penalties no Pará – que aconteceu, à unanimidade – e no Guerrero – de todo duvidoso,-tantos os comentários em um sentido como em outro).
Há possíveis equívocos dos árbitros e possíveis equívocos dos árbitros.
A variação entre o primeio grupo e o segundo está na REPERCUSSÃO destes equívocos, não na EVIDÊNCIA dos mesmos, assim entendo eu.
Um equívoco, mesmo que dependendo de análises reiteradas das imagens televisivas, é MUITO MAIS IMPORTANTE quando ele tem a capacidade, PURA E SIMPLESMENTE, de ser absolutamente decisivo para toda uma COMPETIÇÃO.
Foi exatamente o que aconteceu naquele jogo de triste lembrança (triste, para que fique claro, pois, parecendo 1968, transformou-se no jogo que não quer terminar, com a devida licença ao Ventura).
Para terminar de uma vez por toda e possamos voltar – TODOS – a escrever sobre futebol.
ASSUNTO HENRIQUE
Todo ser humano MERECE respeito. Assim penso, inclusive os ^travestis^ de verdade.
Repudio, por ser altamente preconceituoso, afirmar-se ^suiço de Nova Iguaçu^ e ^flamenguista travestido^.
Além de não ser verdade, é, repito, PRECONCEITUOSO, sendo que, para mim, todo e qualquer preconceito é DEPLORÁVEL, não somente o RACISMO.
Mais ainda – não sei ONDE acharam minha ^defesa^ a afirmativa ^toda a torcida tem o torcedor que merece^ (algo parecido).
Tive esta colocação como equivocada – até bem equivocada mesmo – embora defenda o direito dela ser exposta, o que é bem diferente.
Não percebo o intuido (será ingenuidade minha – INT. – depois de velho) de estabelecer deliberadamente uma desunião entre os colaboradores do Blog.
Para mim, MUITO MAIS GRAVES são as ofensas diretas, os constantes xingamentos, que, ao que parece, merecem o total ^perdão^ de muitos, inclusive do bom Áureo, que me instou, pelo sua ^resposta^ a um comentário meu, a tecer tantas considerações como aqui fiz, embora sem vontade nenhuma de fazê-las.
Continuarei achando que não é privilégio dos flamenguistas o dom da inteligência.
Ainda em uma reunião da Confraria (a de novembro do ano passado), compareceu, levado pelo extraordinário Bill DUBA, um tricolor que só fez crescer o encontro.
Não há impedimentos, a meu sentir, para toda e qualquer pessoa que queira participar.
Há, isto sim, a necessidade de que se esteja aberto ao diálogo, afastando-se a intolerável postura de DONO DA VERDADE.
O FLAMENGO é a NOSSA VERDADE, talvez de 40 milhões de brasileiros, mas, não custa lembrar, somos mais de 200 milhões.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Em minha vida laboriosa, já lavrei e ainda lavro muitos Termos, e uma coisa que aprendi rapidamente em relação às partes, é que; Quem MUITO FALA ( em demasia e de forma desnecessária), tentando se explicar, acaba se enrolando ou é porque quer enrolar mesmo…..
No caso do ilustre, o MORAES, para mim caiu nas duas situações……quer enrolar e acabou se enrolando. Falou demais, e não convenceu. Pelo menos a mim, não me enganou, pois acompanho atentamente tudo o que se passa, embora nem sempre me manifeste, como agora…..
MORAES, eu não compro o seu discurso !
E pra quem não me conhece, prazer, sou o GOL DA DISCÓRDIA,
SRNs, Paz e Amor !
SÊ BEM-VINDO, grande parceiro…….
ROLANDO-LERO é PHODA mesmo…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E cabe também a frase, “MALANDRO DEMAIS SE ATRAPALHA”….Ele é o famoso MALANDRO COCA-COLA….
SHUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHSUHASUHAUSHAS
SRN