A única verdade é a realidade. Andrey na sua inocência apaixonada foi discípulo do filósofo grego Aristóteles, bem ali, no templo sagrado do futebol, o Olimpo rubro-negro. Aluno de Platão, professor de Alexandre – o Grande – Aristóteles é o mais rubro-negro dos filósofos gregos. Mais metafísico, lógico, poético, dramático, retórico que o Flamengo, impossível. O menino Andrey sabe disso. Ele não assiste o Flamengo pra se distrair. Ele vive o Flamengo. Ele não vai ao Maraca pra fazer um selfie. Ele está ali pra ser menino, ser criança, ser torcedor. Tipo eu, exatamente como você. O Flamengo, essa estranha loucura, faz de todos nós pequenos Andreys, ou faz de nós grandes Andreys.
Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante. Só Drummond explica. Fecho os olhos e SINTO o gol do Paulinho. Uma pintura. Uma explosão. Um gozo eterno rubro-negro. E me sinto realizada, feliz, plena. Não busco explicações, mas elas existem. Dispensamos o aprendiz de técnico. Contratamos um profissional da área. Celebramos jogadores que estavam no cativeiro. Agora, torcemos até para que paguem o resgate do Cirino, e ele “volte” para o meio de nós. Temos meio-campo. Repito essa frase em voz alta. Repito essa frase de frente para o espelho. Agradeço aos deuses gregos e repito Aristóteles: a única verdade é a realidade. E a realidade diz: deixou chegar. Complete.
Meus onze leitores me questionam sobre o ano eleitoral. Sobre Guerrero, Kayke, Jorge. Meus onze leitores exaltam o MONSTRO Alan Patrick. E eu? Eu apenas suspiro. Isso é MAIS que Flamengo. Isso é a realidade. A verdade. Vencemos a sexta partida no Brasileiro. Atenção, eu não escrevo o Flamengo venceu. Nós vencemos. Ou melhor, nós sobrevivemos ao BANDO em campo. Ao Cristóvão e seu complexo de inferioridade, leia-se incompetência. Sobrevivemos ao rodízio de técnicos. A herança maldita do Luxemburgo. Aos gerentes-diretores-pseudo-entendedores do departamento de futebol. NÓS sobrevivemos. E seguimos invictos. Não tremo mais por bolas na área. Na nossa. Posicionamento adequado e acertado pelo Oswaldo. Pasmem vocês. Isso é bem mais que Flamengo. Isso sou eu acreditando em título depois de MESES no limbo rubro-negro.
E agora? O que vivemos? Sou discípula do menino Andrey. Vivemos o Kairós, que na língua grega significa “o momento oportuno” , “certo” ou “supremo”. Vivemos o Kairós de Kayke. O Kairós do Flamengo. Na mitologia, Kairós é filho de Chronos (deus do tempo e das estações). E nós acreditamos no tempo, no kairós, no kayke, no K do menino. No sonho, na taça, no hepta. Nós acreditamos no FLAMENGO.
Pra vocês,
Paz, Amor e Uma Vaga na Libertadores.
Adorei a linha discursiva do seu pensamento e agore serei um leitor seu!!!!! Kkkkkk… Outrora só lia o Arthur (ainda no GE).
Abraço cearense!!!
SRN
Parabéns pelo belo texto!!
Quando o Arthur voltará a escrever por aqui também? Vou acompanhar mais de perto o blog de vocês!
Deixou chegar!!! Vocês sabem!
SRN
Show de bola Viví. Nem vou comentar muito, somente apreciar e viver essas palavras. Lembro quando o Pet fez “aquele” gol, que nem preciso citar qual. No dia seguinte voei cedinho de SP para o RJ e chegando lá, o que vi me marcou até hoje. Juro, não sei se era o meu estado de espírito ou o da cidade, mas penso que os dois me influenciaram.
Vi um RJ sorrindo. De verdade, a cidade inteira sorria em vermelho e preto. Uma energia que os antis infelizmente nunca vão ter o prazer de saborear, afinal, com que outro time o RJ seria apaz de sorrir por inteiro, não em pedaços, mas inteiro, nos seus mais diversos níveis e classes sociais, cores, culturas e religiões??? Hoje estamos nesse caminho e seu texto me fez lembrar aquele dia.
Espero revivê-lo muitas vezes ainda, mas enquanto não acontece por inteiro, revivo aos pedacinhos nos seus textos.
Beijos e SRNs
VIVI, O GIGANTE NÃO ESTÁ MAIS ADORMECIDO……..
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/meio-de-campo/post/despertar-de-um-gigante-video-na-internet-exalta-ascensao-do-fla-veja.html
FLAMENGO, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA !!!
BEIJO DO LÚCIFER.
SRNs
QUE MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
beijos!
O pequeno Andrey e a grande Vivi “mitaram”. Essa nossa nova fase tem, sim, que ser comemorada. Escuto os antis dizerem que nos contentamos com pouco. G4 é pouco. Eu quero o título mais que o G4. No entanto, se vier o G4 também ficarei feliz, pois o nosso Flamengo está passando por uma reestruturação. Conseguimos muita coisa em pouco tempo. Abiscoitamos, inclusive, uma Copa do Brasil. Eu quero e, tenho certeza, virá muito mais. O céu é o limite. O gigante acordou. Agora segura….
É isso! AGORA SEGUUUURAAAAAAAAAAA!!!
Vamos pra cima deles!
Beijos e SRN, Vivi.
De fato, que texto bonito. Parabéns.
Obrigada, Luis!
Beijos e SRN.
” Dispensamos o aprendiz de técnico, contratamos um profissional da área “. Aqui, novamente , você foi cirúrgica, precisa, parabéns por mais um texto brilhante, como diz o Superman ” Pra cima e avante ” .
Vamos Mengão! Avante Mengão! Nosso time é forte! ; )
beijos e SRN, Vivi.
Nossa! Que texto sensacional! Esplêndido!
Consegui ler sentindo cada entonação dessas palavras e desse sentimento maravilhoso de ser Flamengo!
Esse time de tradição, de raça, de amor, de paixão, da Vivi que nos encanta com suas tão bem escritas palavras flamengas.
Já pode aumentar esse número de leitores aí, hein! Sou a 12ª. Não perderei mais nenhuma pequena nota sua, pois seu texto é como um soneto. <3
Saudações Rubro-negras!
Ahhh, Que coisa linda!
Que bom que gostou!
Isso aqui é Flamengo ; )
Beijos, Vivi.
Aqui no bairro onde moro em BSB, tempo abafado e nublado…Nada mais refrescante e iluminado do que um texto da “bruxa” Vivi…Energia pura…
Que Assim Seja…Que Assim se Faça…
SRN
)O(
* Bruxa das letras…
A bruxinha que era boa : )
Valeu Danilo!!!!
Beijos e SRN!
Olá Vivi !!!
Primeira vez que tenho o prazer de ler um dos seus textos e confesso que deixou minha manhã mais feliz. Ser verdadeiro e realista é ser Flamengo. Rumo ao Hepta!!!
Allan, Já valeu ter escrito…deixar sua manhã alegre!
Beijos e SRN, Vivi.
Vivi, fiquei arrepiado de emoção. Nós acreditamos! SRN
SIMMMM!
Nós acreditamos!
beijos e srn, Vivi.
SÓ VALE GOL BONITO NESSE NOVO FLAMENGO?
O Flamengo definitivamente encaixou. E sem Guerrero. Uma mudança espantosa entre os times de Cristovão Borges e Oswaldo de Oliveira. Como explicar, se os jogadores são praticamente os mesmos? A última vez que o Flamengo conseguiu emplacar seis vitórias consecutivas foi em 1982, quando foi Campeão Brasileiro sob o comando de Zico. Bom demais ver Paulinho voltar a decidir (que gol foi aquele?!). A defesa parar de sofrer gols idiotas. Canteros jogar bem. Pará fazer as pazes com a torcida. O ataque funcionar e Kayke queimar a minha língua e de mais 40 milhões de rubro-negros. Tudo bem que o pênalti cometido por Márcio Araújo na vitória de 3 a 1 contra a Chapecoense foi uma lambança sem tamanho. Quem tem Márcio Araújo, tem que aprender e se acostumar a conviver com o perigo. Mas há algum tempo atrás, um gol de pênalti naquele formato e àquela altura do jogo, teria desestruturado completamente a equipe. Era só esperar o empate ou a virada. Mas isso não acontece mais. Foi assim nas duas vitórias por 3 a 1 dessa série de seis. Contra o Fluminense, domínio total e absoluto e o que poderia ser um jogo liquidado ainda no primeiro tempo, ficou só no 2 a 0. O Fluminense fez 2 a 1 num pênalti completamente sem noção de Samir, mas o time manteve a concentração, seguiu dominando e chegou aos 3 a 1. Ontem contra a “Chape” a história se repetiu sem tirar nem por.
E o mais importante é que todos os 14 gols que o Flamengo marcou nessas seis vitórias (média de 2,33) foram em jogadas bem trabalhadas. Com trocas de passes, triangulações, lançamentos e cruzamentos bem feitos. E tem cada pintura nessa coleção! Os gols de Luiz Antonio (contra o Cruzeiro) e Paulinho (Chapecoense) já estão na lista dos mais bonitos do Brasileirão 2015.
Os quatro próximos jogos são contra Coritiba (casa), Atlético Mineiro (fora), Vasco (casa) e Joinville (casa). Em 2002 quando treinava o São Paulo, Oswaldo conseguiu alcançar dez vitórias consecutivas no Brasileirão. Será que ele conseguirá repetir esse feito agora em 2015 com o Flamengo? Tudo é possível. Só não me invente de perder a invencibilidade logo contra o Vasco. Toc, toc, toc.
Leia mais em: http://www.marcotuliotudo.com
Vivi, I love you very much.
S2!
“…E quando penso que dei um ‘beijinho’ nela lá no Bar Baixo Gávea…Huuum…!
SEM LIMITES:
ESSA GRANDILOQUÊNCIA, DE PAIIXÃO E AMOR, FAZ COM QUE ACREDITEMOS QUE O FLAMENGO É PARTE INTEGRANTE, EM FUNÇÃO POÉTICA, DO SEU CÓRTEX CEREBRAL.
DE FATO, MORA MESMO NELA.
Sinceramente, eu queia saber como ela consegue dizer tantas coisas assim…!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – 1 – Acho que mandei bem,, claro, não tem como falhar e desta vez ela não me escapa. UAU!!
PS -2- …and buzz off, Sepp…! Get out, mannnnnnnn…!
PS -3 – kkk
Eh, parece que a Vivi não gostou lá muito dos meus galanteios, nem respondeu, sabe de uma? Quem vai cair fora sou eu…!!!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – M as que escreve bem, escreve …e VIVA O MENGÃO…!!!
Vivi,
Vc uma vez disse q faço parte do seu G4de torcedores.
Pra mim vc é a minha poetisa preferida!
Um beijo grande.
SRN!
Sim. Vc entrou no meu G4 antes do Flamengo entrar no do Campeonato Brasileiro. BEEEMMMM antes. E como o Flamengo, NÃO VAI SAIR ; ) Beijos e SRN, Vivi.
Poesia em prosa o texto da Vivi.
E pela primeira vez no curto tempo de RP&A o momento do time em campo condiz com a beleza do texto da Vivi.
Que continue tudo assim!
Ave, Mengo!
Ave, Mengo!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos e SRN, Vv.
Vivi sua linda! Q o kairos do Flamengo permaneça sendo a verdade do campeonato e nos traga de presente o tão sonhado Hepta!
SRN! DCF!
Flamém, Dani!
FLAMÉM!!!!
Beijos e SRN, Vv.
Eita Vivi! Demora, mas quando vem, vem com tudo. grande beijo
Eu tento : )
Muitos Beijos e SRN!!!!!!!!!!!
Impressiona a expressão de placidez do menino mulato Flamengo, não sente medo, tampouco euforia irracional, chegou ao estágio do contentamento pleno, que é a ciência da verdade. Andrey sublimou.
Sim Rafa! ANDREY Sublimou! Isso é FLAMENGO!
Beijos e SRN, Vv.
Deli’cia Vivi (sem vi’rgula),
Confesso que ainda estou em processo de adaptacao nessa onda de ler todo site esportivo exaltando o rubro-negro e a magne’tica. Que coisa buena.
Acabei de cozinhar uma carneiro a fogo lento, tinto, chocolate, rape’e tinto…nessa ordem. Bowie na vitrola.
Mas a verdadeira degustacao, aquela pimenta cheirosa, esta’ nas suas linhas.
Chronos esta’ do nosso lado, faltam 13 rodadas.
SRN
Como assim você cozinha um carneiro a fogo lento e não me convida???? Que tortura : )
Sim, OS DEUSES estão do nosso lado.
E vc sabe como isso vai terminar…. VC sabe : )
BEijos e SRN, Vv.
Sabe o que não tem preço, VIVI ?
Ver você, valorosa VIvi, vivenciando vitórias, virando verdadeira voz, virando voz vencedora !
Tudo muda com o V da Vitória !
Trago esta música cuja LETRA representa o SÍMBOLO da VOLTA do FLAMENGO ao G4 depois de 4 anos, representando o SÍMBOLO do nosso momento, comemorando também a melhor campanha de vitórias seguidas ( seis ), empatando com o time da era do ZICO em 78 e 82, quando conseguiram a nossa melhor marca de 6 vitórias seguidas no Brasileiro…….
O MENGÃO ESTÁ DE VOLTA !!! E AGORA PRA FICAR !!!
https://www.youtube.com/watch?v=4pL4_UG6k-A
AUMENTA ISSO AÍ QUE É ROCK’N ROLL !!!
Grande abraço do Lúcifer,
SRNs SEMPRE !
É isso. TUDO muda o tempo todo no MUNDO quando o Flamengo vence! : )
Beijos e Abraços Rubro-Negros, Meu Querido!
Vv.