A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
Ninguém precisa vir até aqui, nesse blog obscuro e escassamente frequentado, para saber que vivemos tempos terríveis. O ar está contaminado, arrebentamos com a camada de ozônio, soterramos nossos rios com lama, despejamos toneladas de cocô no mar, matamos gente de guerra, de crime ou de fome, consumimos cada vez mais, lemos cada vez menos, não podemos mais beber, fumar e trepar de forma saudável, estamos desaprendendo a conversar, somos protegidos por policiais bandidos e governados por ladrões e vigaristas da pior espécie. Só não estamos irremediavelmente fodidos porque existe o Flamengo.
Ainda que a evangelização não seja o core business do Flamengo a sua épica trajetória tabela acima no Campeonato Brasileiro tem colocado mais homens de bem no caminho da retidão do que batalhões de padres, pastores e rabinos seriam capazes em apenas 5 meses. Lembram do Flamengo das primeiras rodadas do Brasileiro? Sei que é difícil e, para muitos, até desagradável, mas façam um esforço. Agora olhem o Flamengo hoje, lá no alto da tabela, tirando o sono dos muquiranas da arcoirizada e enchendo a imprensa paulista de ódio inconfesso. O Flamengo é uma parábola em chuteiras.
Desacreditado, cobrado furiosamente e jogando mal, o Flamengo penou. Teve crise, teve briga, teve expurgo e desistência. Mas o Flamengo continuou, mourejando, sujando muita roupa de treino e arrancando tufos de grama por qualquer estádio que passasse pra ganhar por um a zerinhos lastimáveis. À sua maneira peculiar o Flamengo foi ensinado ao homem bem vestido, que andava mei putinho, o valor da paciência. Onde antes havia desespero o Flamengo levou esperança. Claro que nada disso seria possível se não houvesse dinheiro pra bancar toda essa bondade.
Ao Flamengo, assim como a todos os outros clubes, foram oferecidas duas opções: continuar pobre e folgazão ou ser rico, decente e cumpridor de suas obrigações. Ora, se o Flamengo fez a escolha mais acertada é ponto para nós. Uma discreta reverência para Mamon. Ao mesmo tempo o Flamengo mostra ao vagabundo que vive em cada um de nós o valor do trabalho duro e de pagar as suas paradas em dia. Onde existia dúvida agora só existe a fé. A fé de que a maior das malandragens é fazer tudo certinho, na lei. Se a Rádio Patrulha chegasse agora seria uma grande vitória, você não poderia correr.
O Flamengo ensinou também à orgulhosa torcida carioca que o Flamengo pode sobreviver mesmo sem a suas inestimáveis presença e supervisão. E de passagem aproveitou pra jogar por terra as três teorias que ainda cindem a Nação: a teoria localista que prega que o Flamengo só pode jogar no Rio, a teoria patrimonialista que prega a necessidade de estádio próprio e, por fim, a teoria luxemburguista que prega que a cartolada do Flamengo é incapaz de fazer um O com o auxílio de um copo quando o assunto é futebol.
Ninguém deve se sentir constrangido se ainda não conseguiu mudar de ideia, mesmo à luz dos fatos. Mas hoje, sob o sol que jamais se põe da Pax Flamenga, é fácil perceber que onde havia discórdia o Flamengo levou união. E até para os incréus e vascaínos tem sido impossível não admitir que o Flamengo tem sido, essencialmente, um instrumento de paz.
Mas num mundo como esse em que vivemos, quem é capaz de se sentir seguro? Quem pode garantir onde estaremos daqui a 16 rodadas? A fortuna é vária e sem sorte não se consegue nem chupar um chicabom. Triunfaremos ao fim da jornada? Difícil prever, porque é impossível ter algum controle sobre acontecimentos futuros. O que podemos controlar é a ansiedade, a desesperança e a falta de roupa no tanque. Ser campeão brasileiro é façanha reservada a apenas um entre os vinte times que o disputam. Mas sair do campeonato mil vezes maior do que o Flamengo entrou, ah, disso só nós seremos capazes.
Sai do chão, sai do chão!
A Torcida do Mengão
Mengão Sempre
Arthur, estou em êxtase com seu texto. Estou sem palavras !
E não é só pelo seu texto não, mas pelos comentários maravilhosos do Abraão, do Áureo e do Vagner também……isso por enquanto, pois deve vir mais por aí……..Tudo reflexo do excelente texto com que veio nos brindar……..
Alguns que me conhecem e acompanham meus comentários desde 2012, conhecem o combate que venho travando a anos…..
Adotando a alcunha de Lúcifer, a figura demonizada pelas religiões dominantes, vim trazendo mensagens de FÉ e de ESPERANÇA, que servem de Luz para aqueles que cansaram da escuridão dos engodos, das mentiras e das ilusões……
E venho este tempo todo travando o Bom Combate, não contra a corneta do bem, mas contra a corneta precipitada, injusta e falaciosa, procurando aliar a Fé a Razão, a Esperança à Paciência, e o Amor à Paixão. E a luta continua e nunca acabará…….
Pois sempre haverão os que dizem; – Ainda não ganhamos nada. No que direi; Estamos ganhando um FUTURO. Porque o Futuro está sendo feito no aqui e agora, e na semente que já foi plantada…….Bem aventurados aqueles que tem um Futuro !!!
Haverão aqueles que não enxergam os Frutos que estão sendo colhidos, no que digo, que já estamos colhendo os Frutos desde a primeira batalha, pois a vida é feita de batalhas, e a cada conquista, erigimos a nossa Glória, pois não se pode chegar ao topo, sem antes passar por todos os degraus……..Bem aventurados aqueles que são agradecidos !!!
O Universo conspira a favor de quem pratica o Bom Combate e o Bom trabalho com Boa Fé. Como bem disse o Mestre o Arthur, podemos até não conquistar o título ao final deste ano, mas sairemos muito maiores do que entramos. Desta forma, não seremos campeões de 1 ano, mas com certeza seremos campeões de 1 ERA………Tudo fruto do que estamos GANHANDO no aqui e agora: UM FUTURO PARA O FLAMENGO !!!
“Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado” (Mateus)
“Por meio disto, você alcançará toda a glória do Mundo inteiro”
TÁBUA DE ESMERALDA (Cerca de 5.000-3.000 A.C.)
Há um enigma por trás destas duas mensagens, um mistério a ser desvendado. E quando você o decifrar, um novo mundo se revelará diante dos seus olhos.
REFLITAM !!!
SRN
Vai escrever bem assim lá na gávea!
Rapaziada do RP&A,
Jogo duríssimo contra a Ponte na quarta-feira. Os caras dominaram completamente o Curintia (2 x 0) no Moisés, e arrancaram empates contra Palmeiras e Atlético-MG fora de casa.
Os caras vão vir com sangue nos olhos, vamos ter que suar sangue pra vencer.
Pelo amor de Deus Zé Ricardo, nem pensar em colocar Cirino ou Sheik em campo.
SRN.
Marco, perfeito. Esses merdas da macaca enchem os nossos culhões a séculos!!
Saudações Rubro Nigérrimas
Fala, Marcão! Concordo que é jogo para se ter cuidado, mas se quisermos continuar pensando em título, temos que passar por cima deles. Se ganharmos da Ponte e do Vitória, acho que o Parmera vai tremer. Time encorpou muito com o Diego.
Grande Arthur, Uns colegas rubro negros me falaram que vc estava parafraseando aqui, não pensei duas vezes vim aqui conferir o seu “show” textual.
Nobel!
“Onde existia dúvida agora só existe a fé.
A fé de que a maior das malandragens
é fazer tudo certinho, na lei.” (A. Muhlenberg)
Quando o Flamengo foi derrotado pelos gambás pelo exagerado placar de 4 x 0, na contramão da maioria da nossa torcida, Muhlenberg teve fé. Eis o que ele disse no post ÀS FAVAS TODOS OS ESCRUPULOS:
“O Flamengo está no mesmo nível de qualquer outro clube brasileiro e se souber usar essa embaraçosa goleada como lição do que não fazer daqui pra frente estamos mais do que nunca rumo ao Hepta.”
O nome disso é fé.
Eu também me alinhei a este pensamento. Comparei, então, o Flamengo a um majestoso Boeing, planando com os 4 motores parados, mas que poderiam ser religados a qualquer momento, a fim de chegar ao seu destino final: o Hepta.
O nome disso é fé.
“Suba o primeiro degrau com fé.
Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” (Martin Luther King)
E em seguida, menos por milagre e muito por trabalho, e com fé, o Flamengo deu o primeiro passo e começou a religar os motores, um a um, e hoje voa com segurança para o seu objetivo final.
“Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá…
… A fé tá na cobra coral.” (Gilberto Gil)
E são mesmo nas cores da nossa camisa que eu deposito toda a minha fé. A fé no hepta.
Há tempos que a nossa camisa não vestia tantos bons ases ao mesmo tempo. E desde os três golaços de quarta-feira passado que eu estou vivendo em vermelho e preto, fotografando com a lente dos meus olhos um final de ano feliz.
Eu sempre apostei na minha paixão pelo Flamengo. A paixão traz a fé.
S R N !
Estamos quase chegando ao estágio da ‘VERDADE’.
Vamos relembrar?
Falei várias vezes no antigo URUBLOG sobre a situação do Flamengo a longo prazo. Longo prazo esse que se tornou curto prazo em 2016.
Falava e era combatido por muita gente que, HOJE, já se rendeu aos frutos do trabalho feito pela diretoria que tomou posse em 2013.
E a argumentação sempre tinha uma pitada de Schopenhauer e os estágios da “verdade”.
A verdade possui 3 estágios claros quando aparece.
O PRIMEIRO estágio é o da RIDICULARIZAÇÃO. Ponto em que as pessoas, por ainda não verem nada de concreto, aproveitam para fazer chacota, mostrar erros e desencorajar quem está tentando fazer a coisa certa.
Falaram do “absurdo” que era dispensar Vagner Love sem ter um centro-avante decente para substituí-lo. Falaram que o time não passaria 3 meses sem deixar os salários atrasarem. Falaram que, ao primeiro sinal de tragédia, o clube jogaria a política de austeridade fora e voltariam a gastar para fazer o time vencer.
Enfim, que a ideia de ver o Flamengo estruturado, pagando em dia e honrando todos os seus compromissos era uma piada e que todos veriam isso em pouco tempo.
Ninguém viu isso acontecer. Nem mesmo quando o time ficou na vergonha “lanterna” do Brasileirão de 2014.
A diretoria do clube fez alguns ajustes no meio do caminho. Mas, JAMAIS saiu dos trilhos para tentar conquistas dentro de campo e “jogar fora”o projeto de longo prazo proposto desde o início.
Aguentamos jogadores como Val, Bruninho, Marcelo e Diogo Silva. Além do “astro” Carlos Eduardo.
E o SEGUNDO estágio, o do COMBATE, foi também feroz por parte de imprensa, torcedores mais afoitos e, principalmente, oposição interna do clube.
Esses agentes se apegavam a absolutamente qualquer coisa para crucificar a Diretoria.
Resultados esportivos; “falsos” números contábeis; teorias contabilistas (troca de dívida pública por dívida privada); erros no planejamento do futebol; NÃO finalização do CT, etc, etc e etc…
Qualquer coisa, justificável ou não, era alvo de duras críticas. Ainda mais no cenário pré-eleitoral de 2015, onde parte dos membros da antiga diretoria quis ter para si o comando do clube.
A vaidade falou mais alto e antigos aliados se confrontaram pelo poder.
Mas, FELIZMENTE, a disputa ficou restrita aos nomes; não às ideias. E o clube, com o Estatuto remodelado e atualizado, não precisaria mais se preocupar com os nomes que o comandassem, apenas com a competência administrativa desses nomes.
Ficou afastada a possibilidade de aventureiros transformarem o Flamengo em seu meio de subsistência (melhor dizer que seria o seu meio de fazer fortuna) com as duras regras de responsabilização aprovadas no Estatuto e, posteriormente, na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte.
E é aí que a “verdade” se estabelece.
Clube estruturado, com dinheiro em caixa, com estrutura praticamente pronta e com a torcida entendendo e apoiando a ideia não poderia ter resultados esportivos que destoassem eternamente da organização administrativa.
E as coisas estão, finalmente, entrando nos eixos. Com TODOS os demais clubes admirando e invejando os resultados da gestão rubro-negra. E mais, sabendo que, A PARTIR DE AGORA, o Flamengo não só chegará ao topo como se manterá lá por muito tempo.
E o motivo é simples: o Flamengo está eliminando os fatores que provocam as quedas e subidas (efeito io-iô) do time de futebol.
Eliminando a possibilidade de “racha” interno por falta de pagamento de salários; reclamações por falta de condições de trabalho; saídas precoces de jogadores por falta de condições financeiras para mantê-los e falta de reforços por não ter dinheiro para trazer jogadores. TUDO está diferente. E o pior (para a arcoirizada) é que tudo está diferente de forma PERMANENTE.
E aquilo que eu pedia lá em 2012 (http://globoesporte.globo.com/rj/torcedor-flamengo/platb/2012/12/18/a-arte-bastarda-da-administracao-de-expectativas/ ), comentário 154, está tomando forma no momento. O planejamento e a “casa em ordem” que permitem que Real Madrid, Bayer de Munique e Barcelona disputem TODOS OS TÍTULOS TODOS OS ANOS parece ter se estabelecido por aqui. E é isso que podemos esperar ver daqui pra frente.
O elenco montado este ano já seria suficiente para ganharmos Libertadores e Brasileirão de 2017. Mas, que tal ganharmos Brasileirão e Sulamerica 2016 como ensaio?
E foi montado apenas em agosto porque a grana não estava sobrando antes disso. Mas, lembram que a diretoria não fez loucura nem mesmo quando o time estava na lanterna? Então, sempre fizeram o POSSÍVEL. E, no atual momento, as possibilidades do Flamengo só aumentam de um mês pro outro.
Tanto que os jogadores, DESCARADAMENTE, se oferecem para jogar no Flamengo (http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2016/09/05/novo-namoro-montillo-posta-foto-de-filho-com-camisa-do-fla-que-interage.htm ), já que perceberam que a coisa de fato mudou. Ou melhor dizendo, que a “verdade” se estabeleceu a ponto de ninguém mais duvidar do que está vendo.
O clube amadureceu; os torcedores amadureceram; a imprensa mudou de foco e TODOS notaram que, daqui pra frente, Mengão Doutrinador voltou pra ficar.
Com nova roupagem, com nova pegada, é verdade. Mas com a mesma força de sempre. E sob o aura de estar, finalmente, fazendo as coisas do jeito certo para o momento certo.
Demorou, mas chegou. E só tende a melhorar com a provável concessão do Maracanã e a conclusão do nosso CT.
Quem viveu viu. E quem viver verá as maravilhas que essa nova realidade trará para o Maior do Mundo.
SRN a todos.
Grande articulista. Inteligência pura.
Arthur, torço para o Flamengo jogar tanta bola sendo elogiado, como quando estava sendo criticado. SRN.
Post digno de virar capítulo de livro – o livro do hepta, esperamos, como foi com o livro do hexa!
Sensacional…
Quem é malandro não pode correr…
Este sim, um artigo GENIAL !
Faço o registro, depois comento mais.
Eufóricas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Meu mestre moraes,
Logo o seu comentário está demorando a sair! Estou muito ansioso pra ouvir o que você tem pra dizer a respeito, como sempre !
abs
srn
OS ANOS ESTÃO PESANDO.
DEMORA, MAS AINDA VEM.
SAI PREGUIÇA !
FRATERNAS SRN
FLAMENGO SEMPRE
Grande Arthur, Confrades e Nação Rubro Negra.
Ver, ler e aplaudir os Textos do Arthur não é novidade. Seria quase como assistir a maestria em campo de Zico, Leandro, Mozer, Junior, Adílio… E para o pessoal que ainda sabe o que seria “Radio Patrulha” e “Chicabom” eu lembraria Jordam, Tomires, Pavão, e um ataque com Luís Carlos, Moacir, Henrique, Dida e Babá…
Não basta ser Flamengo. Não basta amar o Flamengo. Não basta gritar Flamengo. Tem que entender o Flamengo e aí, via de consequência, saber torcer pelo Flamengo. E mais, muito mais: Saber, sabendo agora o que é torcer, o que eu e você podemos fazer pelo Flamengo e não na contra mão da lógica, “o que o Flamengo pode fazer por mim”. Não dá mais para aguentar esse mimimi… Aqui é Flamengo, porra!
O Texto é atrevido. Atrevido porque quebra algumas máximas que repetidamente ouvimos. E eu uso o termo “quebra” porque expõe uma verdade, uma realidade que talvez nossa paixão bairrista não esteja nos deixando ver. O Flamengo ainda é só Nacional… Mas vai invadir outras fronteiras mais longínquas, queiramos ou não. Queiramos ou não porque não depende da nossa vontade. O Flamengo é uma Entidade Superior. Uma Entidade Superior que não se limita à interseção apenas de “padres, pastores e rabinos” nem a uma “uma discreta reverência para Mamon”. É mais, muito mais. É tão mais que peço licença ao Paulinho da Viola …
“Não sei, se toda beleza de que lhes falo
Sai tão somente do meu coração
Em Mangueira “(No Flamengo)” a poesia
Num sobe e desce constante
Anda descalço ensinando
Um modo novo da gente viver
De sonhar, de pensar e sofrer
Sei lá, não sei
Sei lá, não sei não
A Mangueira “(O Flamengo)” é tão grande, que nem cabe explicação…
Pra se entender
Tem que se achar
Que a vida não é só isso que se vê
É um pouco mais, que os olhos não conseguem perceber
E as mãos não ousam tocar
E os pés recusam pisar…”
O Texto do Mestre Arthur merece profunda reflexão. Diz muito mais do que apenas está escrito. Foi feito para Cabeças Pensantes. Cabeças que não se limitam ao aqui e agora.
Vou ficar por aqui. Eu poderia tentar interpretar mais. Mas depois minha censura diria: “Falei demais”. Prefiro a outra: “Poderia ter ido mais longe”. As Cabeças Pensantes que por aqui se expõe farão mais e melhor.
Alguém escreveu algo sobre o “Gigante”. Eu volto a repetir: O Gigante estava inerte, adormecido. Está despertando, se reerguendo. Os antis que saiam debaixo ou serão esmagados. Mas cabe a Nação fazer a sua parte “pra bancar toda essa bondade”…
Para quem conhece a estória eu repetiria as palavras do Sábio para o Jovem que tentou enganá-lo: “A resposta está em suas mãos…”.
PST a arma que a Nação tem em suas mãos para mudar o Mundo. O nosso Mundo, o Flamengo!
Eternas SRN.
Abrahão genial.
SRN
Prezado Abrahão,
Bom Dia!
Rapaz, desculpe minha ignorância, mas vc poderia esclarecer esse texto do Arthur!?
Não entendi muito bem, sou meio lerdo mesmo rsrsr
O que ele está querendo dizer com esse texto?
Agradeço a ajuda desde já!
SRN
A unica coisa que eu posso afirmar é que: tenho pena de quem sai defendendo PT e mais pena ainda de quem acredita no PMDB.
Do Flamengo é fácil, final do ano vamos estar comemorando o Hepta, a vaga na liberta e pode escrever ai: Meio time do Mengão vai ser convocado, sim porque o STJD ja fez a parte dele em tentar frear nossa escalada rumo ao cume com aquelas punições patéticas onde quem é punido não tem nada haver com quem realmente deveria ser punido. Mas fica como aprendizado pra diretoria parar de ficar pedindo recurso daqui efeito suspensivo dali, puniu puniu e acabou, esse lance de sair pedindo revogação de pena é pra tricolor.
Agora a CBF precisa fazer a parte dela pra ferrar com nossa vida, escreve ai, Mengão continuar nessa doutrina na próxima excursão da selecinha, Willian Arão, Pará e Diego vão ser intimados a compor a barca.
Sem dúvida o melhor texto q li em muito tempo, na verdade nem leio muito, mas sei perceber uma obra prima quando vejo.
Acordaram um gigante adormecido, renascendo das cinzas.
Foda. Pra quem entendeu tá dito.
Saporra aí.
SRN
Confraria RPA
Bruno Melo
Muito bom o texto. Enche ainda mais de soberba a torcida do mengão. Característica que sempre nos foi peculiar. E isso não é uma crítica, é um elogio. Sempre fomos assim. Mania de grandeza e superioridade. Essa gestão sempre pregou austeridade. Disseram que primeiro iam ajeitar as coisas fora dos gramados e depois é que os resultados iam aparecer. Parece que a profecia vai se realizar. Temos um outro flamengo. Muitas coisas boas nos esperam logo a frente!!! Simbora mengão!!! SRN
Misericórdia…um texto franciscano?
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – O Arthur é impossível…!
Pai, é dando que se recebe.
Verdade. Dá-nos com esses textos maravilhosos o fervor flamenco, e recebes, em recompensa, o apreço e a admiração de todos nós…! Tudo, sistematicamente.
,
Você é incrível, velho…!
Grande abraço…!
Edvan-Alagoinhas-ba.
PS – mas esqueça tirar uma de Nivinha…Cachaça do caralho… rsrsrs kkkkk hahahha hehehehe…
O FLAMENGO E O FLAMENCO SE IDENTIFICAM DOS ASPECTOS AMOR E SENSUALIDADE, AMBOS SÃO DO FOGO, INTERAGEM, INTERPENETRAM-SE…!
Edvan-Alagoinhas-BA..
PS – Tá dito!
O FLAMENGO É UMA ESPÉCIE DE SÃO FRANCISCO DO ESPORTE OU O SANTO É QUE ERA FLAMENGO…?
A ORAÇÃO EM ESTABELECIMENTO COM DEUS DE DESPRENDIMENTO E SUBLIME HUMILDADE, ENTRELAÇA-SE NA ORAÇÃO QUE ENUNCIA: FLAMENGO SUPLANTA A TUDO EM SUPREMA SUPERIORIDADE…! E DEU CERTO.
DEMAIS, O ARTHUR…! TEM LÓGICA. AS SANTIDADES FLUTUAM PELO TEMPO E SE QUANDO VIVEU O FLAMENGO NÃO EXISTIA PREMONIZOU-SE DESSE AMOR NO ETER DO FUTURO. DE FATO, SÃO FRANCISCO NAQUELE TEMPO JÁ ERA FLAMENGO.
AFIRMO!
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – O Pedro Guedes matou a charada, muito bem dito o seu comentário…!
arthur,
tenho certeza que o flamengo jogando no maracanã já estaria na liderança.
o desgaste seria menor e pontos perdidos como foi o caso do jogo com o são paulo e palmeiras não teriam acontecido.
outro fato é o azar nos jogos em brasilia,ainda bem que adotamos cariacica.
SRN !!!
Chacal, nem isso alguns torcedores podem falar mais.
Depois que perdeu do Palmeiras e empatou merecendo vencer o São Paulo, o time ganhou bem de Atlético/MG e Grêmio.
Ambas partidas com total autoridade.
A “zica” brasiliense acabou. Mas, jamais podemos duvidar dos poderes de Cariacica.
Show! Mais uma vez Muhlemberg mandando bem!
Flamengo como o São Francisco brasileiro só poderia vir de uma cabeça como a sua.
Parabéns pelo texto e que no final do campeonato que nós possamos mais consolar que sermos consolados!
Saudações Rubro Negras