Qualquer rubro-negro racional há de concordar que soberba e arrogância nunca foram o nosso forte. Nascemos humildes, naturalmente talhados para o exercício da modéstia e somos quase geneticamente incapazes de um vitupério. Mas vou pedir licença à nobre audiência pra mandar a tradição às favas. Porque na prática das sub-modalidades esportivas Chacoalhamento de Baranga e Perfuração de Canhão, modéstia e humildade à parte, somos muito sinistros!
O que demonstramos de maneira discreta e moderada na pelada amistosa da noite de quarta-feira. Mais do que um jogo de futebol, o Fla x Vices disputado em Manaus era um extraordinário desafio físico. Imagine jogar 90 minutos à temperatura de 25° Celsius e 87% de umidade relativa do ar. Pra quem tava em campo devia ser como disputar o Ironman numa sauna a vapor, coisa de maluco.
Mas é assim que se brinca de futebol nas regiões onde predomina o clima tropical úmido de monções, que é o nome científico do calor dos infernos de Manaus. Mas se o Fast e o São Raimundo são capazes de jogar naquelas longitudes o Flamengo também tem que ser. E mesmo voltando das férias, ainda com alguns atletas visivelmente na fase de queimar banhas, o Mengão entrou forte em campo. Nossos formidáveis rapazes correram, jogaram duro e teriam suado os Mantos jogando bola se já não o tivessem suado caminhando entre o vestiário e o gramado.
Por outro lado, nosso ex-rival em atividade foi uma decepção. Nunca tinha visto um vice tão café-com-leite. Se nem jogando contra nós, que somos a Nemêsis lusa e a própria razão daquele estabelecimento em São Cristovão permanecer de portas abertas, os caras mostram algum elan, alguma vontade de vencer, o que farão diante das potências futebolísticas Barra Mansa e Cabofriense no Carioqueta? Dá até pena (mentira). Diante da debilidade cruzmaltina não podemos ficar de oba-oba. Mais do que nunca, o Vasco não pode ser usado como parâmetro de nada. O Flamengo tinha obrigação mesmo de sacudir a bigoda e o 1×0 foi um placar extremamente comedido.
Pra falar a verdade mais sincera, hoje, pro torcedor rubro-negro médio, ganhar amistoso da vasca é igual a ser muito rico jogando Banco Imobiliário. Não dá vontade nem de beber o chopp do Eurico. Esses anos todos de administrações amalucadas em São Januário foram como alquimia reversa, transformaram ouro em chumbo e o finado Clássico dos Milhões hoje não passa de uma fábrica de bocejos.
Não obstante, entre um bocejo e outro, ficamos amarradões de ver Paulo Vitor fechando o arco com defesas maneiríssimas, alguns bons momentos do Marcelo, que aparentemente não veio do planeta fome e o menino Everton Bolt, roubando a bola do beque da camisa feiona e balançando a rede da bigoda no melhor estilo trombadinha da Avenida Rio Branco. Fazer gol no bacalhau com o balão roubado é, definitivamente, mais gostoso. Chora, freguês, ganhamos outra sem ajuda do juiz!
Esperamos que na decisão do Super Series contra a São Paulo o desafio técnico seja mais condizente com as nossas altíssimas aspirações para 2015 e nos permita, ao fim dos 90 minutos, fazer alguma avaliação do time que temos nas mãos com um mínimo de coerência. Porque da edição desse ano do Carioca tenho a impressão de que pouco podemos esperar em termos de competitividade. Fato que, caso se confirme meu prognóstico, só aumentará a nossa responsabilidade e o peso nas costas do elenco. Porque vai ser o Carioca mais molezinha da história e o Flamengo terá, mais do que nunca, a obrigação de passar o rodo. Vamos observar atentamente.
Mengão Sempre
Good web site! I really love how it is easy on my eyes and the data are well wetitrn. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I’ve subscribed to your feed which must do the trick! Have a nice day! A rut is a grave with the ends knocked out. by Laurence J. Peter.
Não tomarei muito o tempo de vocês…..serei sucinto……
Até porque, o Arthur já disse tudo, e assino embaixo….
Exceto ao que se refere ao supervalorizado “calor” equatoriano, que pelo menos para mim, é uma temperatura fresca e agradável….
Palavra de Lúcifer !
E ganhamos da Baranga porque tínhamos que ganhar, não existia outra hipótese, nem que fosse ganhar de forma protocolar, como de fato foi. Afinal de contas, não se pode esperar outro resultado que não seja a vitória entre um time profissional de futebol contra um ex-time de futebol, outrora chamado de “adversário”….
Este ano Promete !……o quê, eu não sei, só sei que promete…….
Mas estou esperançoso e confiante, mesmo antes de começarmos a testar o nosso time atual (jogar com barangas e bambis, não serve de teste, parâmetro, análise, ou algo do genêro), mas esperançoso estou por além de ver alguns “barangos” deixando a Gávea, algumas contratações me agradaram, apesar de serem – apostas –
Confiante sobretudo, porquê alguns outros jogadores mostraram uma notável evolução no ano passado, como o Everton, além de 2 contratações que deram muito certas, a de Canteros eeee…..Anderson Pico ! Esse Gordinho realmente foi um achado, provando que o que faltava a ele era JUÍZO, e não futebol…..o cara joga muito, é polivalente, bom na defesa, sob bem ao ataque, chuta e cruza bem, joga na direita e na esquerda, sabendo usar ambas as pernas, e até “lateral” se transforma em “arma” na mão do cara, capaz de arremessar a bola dentro da grande área……o cara realmente parece não “desperdiçar” nada, por isso que é gordinho….
O Pico é a verdadeira “Vingança dos Gordinhos”, e veio para combater o preconceito e a discriminação, tanto é que depois de sua chegada, o Flamengo passou a sondar o Válter no Fluminense…….. Depois do Pico, parece que gordinho virou sinônimo de “contratação de peso”…….
Mas tem que ser gordinho com JUÍZO, pois gordinho sem JUÍZO, não dá certo não……Pena que o Pico tenha chegado um pouco tarde, pois ele está mostrando ao Adriano Imperador, que SIM, é possível tomar JUÍZO na vida…..mas pro Imperador no Futebol não dá mais, o Tempo não perdoa Gordinho Desajuízado, amalucado, eternamente deslumbrado, sei lá mais o quê…….mas para o resto da vida fora dos gramados, ainda dá tempo, apesar de ter desperdiçado e jogado no lixo a fase mais produtiva de sua vida.
Uma hora a bola pune, o futebol pune, a vida pune, e cobra o seu preço……Parece que o Pico acordou a tempo, e tem sido um EXEMPLO. Que continue assim, e no alto dos seus 25/26 anos, até pela sua versatilidade, chegará a seleção, não tenho a menor dúvida !
Enfim, temos um Lateral Esquerdo….às vezes Direito, quando precisar.
Vou encerrar como prometido…..ser sucinto para não tomar muito o tempo de vocês….só um pouco !
Um abraço do LÚCIFER.
SRN SEMPRE !
O time realmente não me encantou. Mas, ainda é muito cedo para uma avaliação. Contra o São Paulo já será outra história. Melhor aguardar um pouco.
E ae meus nobres…
Confesso que estava com saudade de bater na baranga, mesmo se tratando de início de temporada, acredito que esse esquema sem um cara secura pra marcar gol acho difícil de vingar…
Que 2015 seja um ano mágico para o Mengão.
SRN
Parabéns pelo novo blog, Arthur. Sucesso para você, para a Nivinha e para os outros responsáveis pelo novo espaço rubro-negro na Rede.
E sucesso para o Mengão nesta jornada de 2015, que começou com uma vitória, magra, é verdade, contra o Vasco.
Salve, salve, big Arthur! Acho para um 2o jogo deu pro gasto. Tive a impressão de que havia buracos na hora de defender. O primeiro grande teste vai ser esse contra o sumpaulo que tem sempre um time forte. Tenho a impressao que mais que um 10 o time precisa de um fominha que ponha a bola pra dentro. Luxa deveria testar cafu, jaja ou o baggio. Sucesso pra nós Mengooooo!
Achei a Nivinha.
cadê a Nivinha?
Bater nas barangazzZZzzzZZz VascozZZzzzZZZzz
Tem pras lusas não, tem que aturar.
SRN!
Ainda precisamos de reforços…um 10 e um 9…sem isso só resta passar o BR/015 sem sustos!
Parabéns, Arthur!
V L P – Vida longa e próspera!
SRN ETERNAS!
Flamengo x Vasco e os dois lados moeda.
Pelo lado coroa – que sempre preferi – o jogo ideal para o Blog RPA em seu dia estréia, coincidente com o da primeira vitória rubro-negra em 2015.
Pelo lado cara, um jogo de deixar o Arthur e a sua nova e brilhante turma em palpos de aranha. Nada de proveitoso para comentar.
O atual time da Baranga euriquiana áe de lascar. Tirando o goleiro uruguaio (que não chega aos pés do nosso Paulo VIctor), mais dez jogadores desconhecidos, envelhecidos e medíocres.
Jogo que não serve de parâmetro para nada.
Bem observado o problema da temperatura desumana de Manaus, que me fez lembrar o jogo de estréia, na cidade, entre os acostumadíssimos times europeus da Itália e da Inglaterra. Maldade sem comparação.
De fato, sempre que desci do avião, já estava alagado, eis que umidade relativa do ar, nada humilde, é sempre a mesma, próxima dos 90%.
Marcelo Cirino e Everton, que, enquanto aguentaram, jogaram, acabaram o jogo pedindo um balão de oxigênio, cada um deles.
Tal como o Arthur, fico preocupado com a OBRIGAÇÃO que temos de ganhar o nosso título 34 do Carioqueta, outrora Cariocão, pois, pelos últimos resultados, Volta Redonda e Bangu parecem ser os timecos mais fortes
Isto, além do mais, é péssimo, porque vamos chegar no Brasileirão sem ter feito um teste para valer, até porque Brasil de Pelotas e Slgueiro ou Piauí, pela Copa do Brasil, são piores ainda.
Pelo menos o jogo do domingo contra a bambizada deve ser mais atraente, embora, considerando o fator climático, tenhamos uma vantagem de 48 horas a mais de descanso.
Sem maior inspiração, com saudade do Hotel Tropical, do rio Amazonas, do pirarucu, to tucunaré e daquele outro Hotel que fica no meio do rio (esqueci o nome), onde, se você dormir de janela aberta,certamente vai acordar com um macao ao seu lado, se não for, pior ainda, um jibóia, resta-me, mais uma vez, apresentar as minhas sinceras SRN, reiterando o desjo de amplo sucesso para o RPA.
FLAMENGO SEMPRE
o milagre
quero acreditar no que falou o luxa,que faz jogador virar craque.
ele disse isso louvando os grandes trabalhos que fez nos times campeões brasileiros que treinou.
esse time do flamengo pra falar a verdade não leva a menor pinta de campeão(quero estar muito enganado!)digo campeão brasileiro.
acho q dá pra classificar na libertadores(no máximo)falta ainda um bom articulador no meio de campo e um centro-avante,que poderia até ser o robinho,não necessariamente de centro-avante até pq ele não é um.
eu particularmente gosto muito dele(robinho)precisamos de um cara desses no time e o luxa já falou sobre isso.
hoje o mercado tá muito prostituido,mercenário por outro lado temos um treinador que já fez `milagres`em outras ocasiões,será que chegou a nossa vez de experimentar a poção mágica do fressôr???
saudações
Mesmo sendo o Segundo jogo da temporada observei alguns pontos ainda não é para criticar apenas observações:
Ataque:
1º Marcelo não tem pinta de centroavante, demora muito a chutar em gol a curta distância, rende muito mais pelos lados do campo principalmente pela esquerda, quando chegou várias vezes com possibilidades de cruzam amentos, acho Eduardo Silva mais eficiente como 9
2º Everton está muito Bem consegue inclusive voltar para compor o Meio campo pelo Lado esquerdo que com Pico por ali tem uma boa consistência ofensiva e defensiva
3º Nixon tem dificuldades e voltar para compor o tenebroso lado direito, com o Sr. Léo Moura *(Este merece uma Corneta) rende mais quando está perto do gol……
4º Alecsandro está perdido neste Esquema assim como do ano passado
5º Precisamos de um Homem Gol
Meio Campo
Apesar da Fragilidade do time da Serie B, eles conseguiram achar vários espaços por ali, Cárceres parecia disperso do jogo tomou um amarelo meio bobo (Ainda está de férias) Marcio Araujo deu mais consistência e ajudou bastante canteiros que estava solitário no Meio
Acho que se Léo Moura for mesmo titular não vai dar para jogar com 3 atacantes, e realmente terá que fechar o Meio com Marcio Araujo. Ai ficaria Everton, Marcelo E Gabriel? (pelo esquema do Luxa) eu colocaria Marcelo Everton e Eduardo. Mais Gabriel disputaria a vaga com Marcelo.
Léo Moura é uma pesa nula, toda bola ele não da velocidade e mata a jogada, além de continuar perdido na Defesa. Mesmo Para errando passes foi mais incisivo no apoio e mais seguro na defesa.
Defesa
Não foi muito exigida mais vejo problemas nas bolas altas, e na cobertura pelo lado direito. E na recomposição teve uma bola perdida que se o Marcinho fosse aquele Marcinho de cinco anos passados iria para o Gol.
Paulo Vitor vai bem quando exigido fez um Milagre.
Samir tem que parar com este chutão, a bola tem que passar pelo Meio ou pelas Laterais.
Acho que o Flamengo está no caminho certo, Luxa entende que ainda precisa de um Atacante e um Meia, e sabe (Veja a Entrevista dele hojehttp://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/01/60-minutos-de-futebol-motivado-luxa-joga-o-flamengo-para-frente-em-2015.html) que não tem substituo para o Carceres.
Preguiça ganhar do Vasco, virou rotina. Mas esse ano promete heim e esses amistosos estão sendo bem melhores que jogos treinos contra times de energéticos. O jogo contra os bambis promete casa cheia, teste válido e grana no bolso, os azuis estão acertando.
Parabéns, o blog ficou muito bacana!!
Brabeira mesmo.
Gostei do Pico…o cara é realmente ambidestro, bem habilidoso. Cáceres, pelo visto, voltou ao normal, errando 70% dos passes que dá (100% dos passes que dá para frente – 2 por partida, no máximo).
O único fato que me arrependo por ter visto o jogo foi ter que ser obrigado a ver o Márcio Araújo jogar….caceta.
“Mais do que nunca, o Vasco não pode ser usado como parâmetro de nada.” kkkkkkkkkkkkkkkk afinado aqui Arthur, tu é foda!!! Vamo que vamo, bom final de semana ai! Flamengo sempre!!!
Difícil dar um prognóstico sobre esse time. Mas acho que essa formação não está funcionando muito. Porque o time não tem nenhum finalizador na grande área, principalmente, quando o Cirino sai pelas laterais. Também achei o time marcando muito mal na linha do meio de campo, e quando um time não tem seu meio de campo compacto, pode virar presa fácil. Acho e espero que seja pelo início de temporada. Porém, 2 pontos positivos.
Para Paulo Victor e Evérton Bolt. O ano de 2014 não acabou…
Saudações Rubro-Negras.
Esses amistosos lá em cima do mapa, no verão, certamente são vantajosos financeiramente e isto é importante, Mas imagina as 16:00h no domingo, horário de Brasília; 14:00h no horário local… Os caras são atletas, mas o espetáculo, e é isso que se promove nessa pre temporada certamente vai estar comprometido para quem assiste e desgastante para quem participa.
De ququer maneira será bom ver o PV fechando o gol. Bambis correm mais que os caras do time de tamancos.
Grande Arthur, tá certo que ganhar da vasquinha tá igual bater em bêbado. Mas continua sendo gostoso, principalmente porque eles passam recibo. Um abração!