Talvez o Flamengo tenha batido o recorde mundial de contratar técnico. Demitiu o Ceni às duas e meia da madruga e às sete da noite já tinha assinado o contrato com seu sucessor. Ponto pra Braz e Spindel pela velocidade. Verdade que eles deram muita sorte, Renight, por coincidência, estava no futvolei com a rapaziada em Ipanema e foi fácil marcar uma conversa. Escreveram um contrato rapidinho e foram encontrar com o estrategista só pros finalmente. Depois de 23 anos de exílio Renato Gaúcho deu a canetada fatídica e está de volta à Gávea.
Óbvio que as conversas preliminares com o Renato já estavam rolando há muito tempo. Só estavam esperando o Rogério estar oficialmente desligado pra cercar e abordar o elemento procurado. É aquela novelinha que todo mundo sabe que é caô, mas finge que acredita para dar aquela demão de ética comercial ao nebuloso negócio do futebol profissional.
Teve gente que não gostou da contratação, teve gente que adorou, mas isso é normal. Qualquer unanimidade rubro-negra é uma abstração. Agora que é um fato consumado nem fica estranho dizer que havia uma certeza cósmica que Renight um dia seria o treinador do Flamengo. E a cada dia que passava Renight ficava mais perto da Gávea, numa aproximação lenta e inexorável. A marcha dos acontecimentos na flamengosfera criaram as condições para a formação da tempestade perfeita: Flamengo sem técnico na hora que não pode ficar sem, torcida na revolta, Renato na pista, ano eleitoral. Bingo! Profecia cumprida.
Parece cornice, mas é uma tarefa impossível falar em técnico do Flamengo sem citar Jorge Jesus, que foi o cara que estruturou o único time que sossegou a periquita da torcida nos últimos 40 anos. O parâmetro para qualquer comparação sempre será o time de 19 e os dois treinadores que substituíram o Míster se dedicaram com afinco, embora sem sucesso, a desmontar aquele time e imprimir sua própria assinatura tática. Ou seja, se meteram a consertar o que não estava quebrado. Deu ruim pros dois.
O próprio Rogério Ceni, com suas limitações, defeitos e absoluta falta de carisma e identificação com o povo bem-vestido foi capaz de levantar taças com esse time que ele tentava destruir. O clube até poderia ter apostado na continuidade do trabalho, segurar a onda da fase ruim, se comportado como um time europeu sério e mantido o treinador durante toda a temporada. Mas esperar tal atitude em ano eleitoral do Flamengo é viagem de ácido.
Renato enfrenta resistências das mais variadas, a torcida do Flamengo curte muito cultivar vendetas com ídolos que vestem camisas rivais e há quem ouça a expressão gol de barriga e vidre os olhos, agonize e sangre como um César apunhalado. Outros o consideram apenas primitivo taticamente, um retranqueiro com mais sorte que juízo que se notabilizou pelo feio e bruto jogo da fronteira que se pratica no Uruguai do Norte.
E tem também uma galera que teme o pouco traquejo de Renight nas disputas em pontos corridos, que o faz privilegiar as copas. Bem, isso de prestigiar copas em detrimento das ligas é que fazem os times com elencos curtos. No Flamengo Renight vai encontrar uma mentalidade completamente diferente, a começar pela nossa característica mais distintiva em relação aos outros 19 participantes da competição: — no Flamengo, Brasileiro é obrigação. O resto dos defeitos do Renato, que certamente são inúmeros, terão que ir sendo neutralizados à medida em que se tornem problemas. Agora é só lazer.
O Flamengo tem os mata-mata pela frente e só mais 30 jogos pra confirmar o ENEA, o que mais precisamos é de um técnico da escola vamoláporrista que seja capaz de não atrapalhar ao que restou do time de 19. Alguém que seja capaz de distribuir os coletes e deixar os melhores jogarem o que eles já sabem jogar. Se esse técnico já tiver alguma identificação com as massas incultas que alicerçam o Flamengo, melhor ainda. Tem alguém com esse perfil na pista que seja muito superior ao Renato?
A contratação de Renato significa uma agenda positiva por algum tempo pro Flamengo. E o cara é sortudo, chega num momento aparentemente cabuloso, de crise, mas se olhar direitinho o primeiro trabalho de Hércules não chega a ser uma façanha. Basta não ser esculachado por ABC e Defensa y Justicia, tarefas até reles com a volta dos reféns da Copa América. Se não perder esses jogos, a paz, ainda que transitória, se instalará automaticamente no Ninho do Urubu e permitirá um primeiro mês de trabalho sossegado.
Mais do que o futebol propriamente dito, Renato vai dar uma levantada no astral do time. Que andava refletindo a personalidade do Ceni, sorumbática, de mão no bolso e sempre com pinta de quem tá contando os minutos pra voltar pra casa. Vai ser bom ver alguém vibrando na frente do banco do Flamengo. Sem falar nas coletivas ao fim dos jogos, que finalmente despertarão algum interesse. Futebol é esporte, mas também é entretenimento. Não há discussão sobre o fato de Renight, enquanto produtor de conteúdo, está anos luz à frente de seus competidores no Brasil.
O estilo do Cláudio Coutinho era castrense, Carpegiani era reservado, Carlos Alberto Torres era simpático, Carlinhos mais na dele impossível, Andrade sapato blindado, Jesus verboso e Ceni, goleiro do São Paulo. Renight poderá ser o primeiro técnico 100% fanfarra campeão brasileiro pelo Flamengo.
Como isso tudo vai acabar ninguém sabe. Mas é certo que o folclore em torno de Renato, o seu soft power, sua identificação verdadeira com alguns valores cariocas tradicionais como praia, chopp, apreciação ostensiva do sexo oposto, zoação e uma maneira muito rubro-negra de expressar modéstia e humildade farão nossa jornada rumo ao ENEA muito mais divertida.
O jogo contra a Chape nesse domingo, um primor de inadequação ao calendário da crise rubro-negra, acabou ficando meio imprensado entre a necessidade de recuperação na tabela e a desimportância por marcar o fim de um ciclo não muito feliz. Mas tá tudo certo, se o Flamengo ganhar dirão que os jogadores estavam felizes com a mudança e mostraram capacidade de autogestão. Se empatar vão dizer que o time lutou muito, mas sentiu falta de comando e se perder é porque Rogério Ceni deixou o time em frangalhos.
Vamos em frente, no sapatinho habitual, que o caminho é bonito, mas é ladeira. O mais prudente é ficar sempre contra o novo treinador no primeiro momento. Se por acaso o cara for bem diremos que ele evoluiu muito no Flamengo. Se der qualquer merda ainda temos a carta do Eu avisei!
Mengão Sempre
Super concordo com o título desta crônica, e humildemente acrescento, em terra de fanfarra, fanfarrão é posto!
Que se retire a questão resultado financeiro desta análise rasteira e superficial, a gestão da Gávea, ou quase Lagoa no CEP, é temerária quando se escrutina o critério planejamento de longo prazo para o futebol do CRF. O que vemos é um total Tentativa e Erro way of doing business, thanks!
Graças ao baixo sarrafo de gestão imposto pelos concorrentes tupiniquins, vamos sobrevivendo na onda da qualidade individual do nosso time de craques, não confundir com a pedra que acende por favor. Mas essa qualidade tem limites e esbarra no ego por vezes ingerenciável do nosso elenco.. E tome biquinho, bico no ar e no copinho de água Lindóia.
A gestão de RH unicamente implantada no ninho da Cathartidae na era recente de JJ, o Perfeito, que incluía até mesmo catracas eletrônicas para filtar os puro-sangue que ali entravam, comprova que o bom futebol está intimamente ligado a sua gestão intra e extra campo e o espetáculo televisivo é só o resultado que se realiza com ativos imobilizados na sala de troféus. Fato, e contra ele não há argumentos, já que nunca se viu ROI (return on investment para os incautos) tão alto na história recente do futebol profissional quase amador brasileiro.
Rogério, o Cênico, que de técnico é um bom goleiro batedor de faltas do passado, sucumbiu não só à seus resultados, experimentos Dantescos e falta de somebody love, ele é só mais um que nadou, nadou e morreu na praia de Ipanema perto do futivolei de Renatucho, o rei do iê iê iê. Mas quem o escolheu e quem o triturou? Ele não é fanfarrão e entrou no clube errado, ou você conhece alguem do clube da fanfarra que proponha hora extras de treino, digo trabalho?
De futebol, night e sexo oposto o Renatucho entende, e ninguém pode duvidar disto, basta ler o CV do cara, então vamos dar a Caesar o que é dele, o posto! Nessa engranagem de gestão desalinhada do nosso CRF pode estar faltando somente um rei canastrão pra apontar o norte! Tem DNA pra dar match!
Leio muitas críticas sobre como se deu a demissão do Ceni, incluindo os intragáveis Galvão Bueno e Casagrande. Não morro de amores por essa diretoria e já deixei claro aqui diversas vezes, mas será que esses caras não sabem que o Braz e o Spindel foram na casa do Ceni, comunicaram a demissão, tentaram fazer um acordo na multa e soltaram a nota na madrugada exatamente pra poder negociar com o Renato já com a barra limpa? Se até eu sabia, como é que 2 profissionais da Globo não sabiam? Depois não sabem porque viram memes.
Já deixou o folclore de lado… Caiu o manto e não duvido mais de nada desses milicianos boca-rotas.
Não é fanfarra, é obscurantismo mesmo! Mexem com o que o clube tem mais de valioso!
Intindi nada! Dá pra explicar pra ver se concordis ou discordis?
Intindi nada. Dá pra explicar pra ver se eu concordis ou discordis?
Só de ver a minha namorada Carol de biquini vermelho e preto convocando a Nação já valeu. O resto é lucro.
Frisson. Arrepio na espinha. Se aquele gol não saísse o Renight estaria demitido antes de entrar.
What a difference a goal makes ….
https://www.youtube.com/watch?v=OmBxVfQTuvI
Remanita escapou de um começo com extrema pressão – ficou com um começo sem margem de erro na mao.
Bemvindo pra labuta que serah acompanhada, olhada por cima dos ombros, por 40 milhões.
Vai ter que levantar bem cedinho …
Técnico vamolaporrista! Hahahahaha
Uma vantagem de todos os técnicos serem simlarmente ruins, é que a pergunta “mas quem seria melhor?” sempre se aplica, exceto quando o técnico põe o Arrasca na reserva.
Do Renato jogador, eu lembro dele voltando pro Flamengo e jogando pra caralho, ele fazia o time melhor. E antes que eu pudesse me lembrar, o maluco ganhou um mundial pelo Grêmio com um time bizarro.
Do Renato técnico eu lembro dele putaço empurrando o jogador do vasco expulso na final da Copa do Brasil e garantindo o título do Mengão. Provando que ele é meio destemperado. Ou era.
E ainda da declaração sutilmente referenciada pelo Arthur em que ele disse que o brasileirão era só lazer e quase se fudeu. Naquela época, provou que o time estava com ele e disposto a jogar por ele.
Com isso, minha esperança é o título do brasileiro e da libertadores, com gol dois gols de falta na final. Vitória no mundial nos pênaltis, Renato consagrado. Time se achando e Renato demitido na 3 rodada do próximo brasileirão. É pedir demais?
Arthur até os deuses saudaram o nosso novo rei!!! Salve Renight!!!
Mengo sempre é até Jesus o abençoou com certeza…
Um aspecto super importante que, quase que certamente, ajudará o Renato eh a volta da torcida aos estádios. Com a massa rubro-negra presente, neguinho vai pensar duas vezes antes de tirar o pezinho na dividida e ficar sorrindo apos perder um gol obvio.
Ainda estou bebendo pra comemorar…
Finalmente o meu sonho foi realizado…
Desde à época do saudoso Urublog ( Que por sinal não era pra ter acabado, pois continuaria sendo campeão de audiência até hoje ), eu pedia para o Renato Gaúcho ser técnico do MENGÃO PAPAIZÃO Queridão…
Muhlenberg era ao contrário e a maioria dos urubloguistas também…
MAS finalmente chegou o grande dia, o Renatão da Massa é tecnico do PAPAIZÃO Queridão Campeão…
Agora é título Mundial com SHOW de bola mais uma vez….
O UNIVERSO CONSPIROU A FAVOR!!!!
O Sr. Carlos Moraes ainda continua por aqui, só vou mexer um pouquinho com ele… O Enciclopédia…
ONDE ESTÁ O ADRIAN?
O Seu grande craque?!
Olha só quem voltou. Mais feliz que pinto no lixo na aba do Renight.
Eita! Valeu Estatistico! Seja bem vindo de volta!
E é legal que vc ja canaliza pra sua pessoa as criticas que vao chover com o Remanita no comando. Isso sim é que é ser corajoso!
Uma coisa vai ser amena pra voce – nao vai durar muito.
Abraçao – SRN!
E … não deu certo.
Não vou perguntar por nenhum jogador, muito menos por técnico, pois estamos em posições contrárias.
Prefiro indagar se ficou naquela primeira filha, que já deve estar com uns sete anos.
O tempo passa mais depressa que imaginamos, posso estar errado.
Abraçs e parabéns pelo retorno.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
eu tbm sempre achei o renato a cara do nosso mengão…
o cara vai deitar e rolar
SRN !
“Se voce tem uma seleçao na mao, vc tem a OBRIGACAO de ser campeao.”
Remanita sobre o Flamengo de Jesus.
Como nao mudou quase nada – ele terah exatamente essa obrigaçao.
Questao: Serah que esse sujeito fica até o fim do ano?
Copa do Brasil salva o ano, está mais fácil e falta nas prateleiras da Era de 2019. Eu me contento com ela e em não ver mais o antipático sãopaulino no banco do Flamengo. Não posso criticar ninguém que tire o deplorável ObCeni do noss convívio, ainda que virtual. Já foi tarde. E que nunca volte.
To doido para que comecem as apostas com Gabigol.
Correto, Arthur: Eu avisei.
Na prudência, acho bem provável que o cara irá priorizar a Liberta, o caminho é muito mais acessível do que a ladeira do brasileiro. As condições físicas de Walves, Caio, Luis e Ribas também apontam para aquele caminho.
Outra possibilidade é um time mais conservador, recuado ou mais tempo em “linhas baixas”. Se fizer isso com inteligência, tá valendo.
Também não espero um modelo de jogo excelente.
No entanto, também acho que o Renato é mais sério do que parece. Espero que o elenco, notadamente Walves, Ribas e Luis percebam isso logo e contribuam.
E, mesmo com um sistema mais rústico, certamente haverá um ganho no planejamento, na leitura e na intervenção (substituições) nos jogos.
A relação Renato e Michael também deverá ser um capítulo à parte. Com Vitinho, outro.
Com resultado, a fanfarra será muito boa. A Carol é.
No mais, o Flamengo precisará arrumar a casa depois da farra.
SRN