Já faz muito tempo que os Flamengo x Vasca disputados na 3ª rodada da Taça Guanabara valem muito pouco. Se remédios fossem os Flamengo x Vasca com tal nível de relevância seriam classificados como placebos, palavra bonita que vem do latim placebo, que significa agradarei. Placebos são medicamentos, procedimentos ou terapias inertes, cujos efeitos terapêuticos se devem aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que ele está se tratando.
O placebo é uma mentirinha do bem, particularmente importante quando atua nos mecanismos cerebrais que trazem consciência da dor. Lamentavelmente, a dor tem sido uma sensação exageradamente presente na crônica que a torcida rubro-negra faz dos nossos últimos 12 meses. Cada um aprende sobre a dor através das suas próprias experiências, por isso ela é sempre subjetiva, mesmo quando sentida coletivamente.
Dor é um negócio que quando estamos sentindo temos certeza de que nem devia existir, mas a principal utilidade dela é nos motivar a fugir de situações prejudiciais e a evitar experiências semelhantes no futuro. Essa parte da etiqueta da dor é a mais difícil de aprender. Pergunta se alguém, por mais escaldado que esteja da pornográfica desimportância de uma Taça Guanabara, abriu mão de esperar uma acachapante goleada imposta ao bacalhau devida a patente superioridade do nosso furioso dente-de-leite.
Porque muito torcedores insistem em conferir uma espécie de obrigatoriedade ao hábito de se importar com campeonatos cariocas, desprezando toda e qualquer experiência sensorial já acumulada em temporadas anteriores. Todo ano é a mesma coisa. O carioqueta começa e é como se oferecessem a cada torcedor a oportunidade de fazer gratuitamente o teste para saber se fio desencapado dá choque. Como para muitos é considerado de mau tom se recusar ofertas grátis, fica um monte de flamenguista agarrado lá no 110 com os cabelos arrepiados enquanto o modorrento campeonato papa-goiaba se arrasta por meses, crime ocorre, nada acontece, feijoada.
Foi muito bom ver a juveníssima geração de rebentos rubro-negros desempenhando condignamente seu papel de doutrinação nos primeiros jogos do estadual. Caras novas, que ainda não tiveram tempo para cultivar as desamizades unilaterais que desfrutam os nossos profissionais mais experientes, são para a torcida como analgésicos que mitigam aquelas dores proporcionadas pelas experiências malsucedidas que insistimos em repetir. Os moleques podem ser geniais, mas não são de ferro, e em algum momento eles forçosamente precisarão que os mais cascudos se apresentem no quartel para executar o serviço para o qual são regiamente pagos. Não é dificil ser coerente. Se ganhar do Volta Redonda, da Cabofriense ou do Bangu não significa nada, empatar com a Vasca não pode significar coisa alguma.
É inevitável que aos poucos o Carpegiani bote os cara grande todos pra jogar. Eles precisam ganhar ritmo de jogo e já sabemos que isso demora. Mas assim que o doloroso processo de queimar as banhas adquiridas pelos medalhões nas férias estiver concluído todos os moleques, salvo os luminares Paquetá e Vinicius Jr e talvez o contestado Vizeu, Léo Duarte e Ronaldo, vão cuidar de seus interesses sub-vintaneiros longe dos holofotes. Em linhas gerais o time do Flamengo em 2018 será aquele que nós vimos peidar em 2017, com exceção dos que deram vazari e do metabolistico Guerrero. Aturem ou surtem. Por mais café-com-leite que seja o Carioca, pensar que uma Cruzada dos Meninos para libertar a Terra Santa irá irromper no Ninho do Urubu é desconhecer o destino trágico de Stephen de Cloyes e seus imberbes seguidores.
Há quem tenha visto até algum valor educacional no empate com gol válido anulado do sábado. Entendem que o resultado levemente vexatório, dada a distância astronômica que separa os elencos de Flamengo e do vice-bacalhau, serve como um amargo antídoto ao oba-oba que já ameaçava contaminar até os mais esclarecidos apoiadores do vermelho e preto da Gávea. Como disse lá em cima, Flamengo x Vasca em 3ª rodada de Taça Guanabara, seja qual for o resultado, não passa de um placebo.
Quando usado com sabedoria o placebo é capaz de aliviar ou mesmo suprimir por completo a sensação de dor, mesmo que a causa da dor em si continue não tratada. Existe o fenômeno inverso, o efeito nocebo: a expectativa de que a dor seja excruciante já é suficiente para que se perceba a mesma como se fosse a tal dor, mesmo que a sua suposta causa não justifique, por si, a sensação. O poeta romano Virgílio dizia que “Uma dor assim, se tivesse podido prevê-la saberia suportá-la”. Se me permitem praticar ilegalmente um pouco de medicina segue a minha prescrição charlatã: Até que o time que efetivamente vai disputar as competições em 2018 entre em campo convém não sofrer mais por dores já sofridas. Ou por Libertadores já perdidas. Esperemos que as novas dores cheguem. Pois é fatal que elas chegarão.
Mengão Sempre
Gestão Ridiculo Rodrigo CAI tano … 1,2,3,anos sem ganhar do TRI Rebaixado na Arena Fifense … DEFESA ZERADA E FLA INVICTO NO RURALITO ! Qual foi a alegação da anulação do gol do Duarte ontem ? empate contra o TRIrebaixado ?
Dos 50 milhões da primeira parcela da venda … 25 milhoes do Vinicius Junior para comprar Everton Ribeiro ….
Taça Guanabara ,Flamengo 20x 12 tri rebaixado , 5 próximos anos somente sub 20 e alguns jogos com time titular da Libertadores para ver se estão jogando alguma coisa. 5 próximos anos Taça Rio OBRIGAÇÃO DOS PROFI$$$IONAI$$$ ultrapassarem o TRIREBAIXADO 10X8 Flamengo
Inédito TETRA e único PENTA , objetivos do estadual, depois basta apenas colocar o sub20 durante a maioria do campeonato
alguém com saudades do Jorge ? Gestão ridiculo rodrigo caitano rindo da cara dos otários da torcida , vende da base para pagar salários por 2 anos a jogadores de empresario$$$ amigo$$$, profi$$$ionais . Os perdedores de tudo desde 2014,2015,2016,2017 … depois de 50 milhões a máfia chorinthians quem sabe um triplice coroa … resta saber se Copa do Brasil ou Libertadores … Fernandinho, Paulo Vitor e Leo Moura campeoes 2017 no time do Ridiculo Rodrigo CAItano comemorando … E ainda rindoa da cara dos otarios da torcida comemorando SEXTO LUGAR no Brasileirão 2017
https://esportes.r7.com/futebol/fotos/levantamento-da-cbf-mostra-corinthians-favorecido-pelo-apito-17112017#!/foto/1
Pois é meu amigo, Arthur Muhlenberg, a dor é a coisa mais natural nesta vida. Nada demais sofrer.
Entretanto, a dor deve ser proporcional ao fato que a desencadeia.
Ano passado, quando fomos eliminados da Libertadores, com gols nos minutos finais das partidas, confesso que a dor foi grande.
Mas, sofrer por um simples empate com o Vasco, numa 3ª rodada de um insignificante Campeonato Carioca, é ser mesmo muito masoquista ou, quem sabe, para não perder a prática antiga, um corneteiro de carteirinha assinada.
SRN!
2007 – roubado no Maracana
2008 – fanfarrão Joel botachorense rindo da cara dos otários da torcida
2010 – rogerio lourenço 4 volantes e Pet no banco
2012 – Joel fanfarrão botachorense rindo da cara dos otários da torcida , 1×0 segundo tempo Emelec , resultado final ? 2×1 terminado o jogo com 3 voalntes, 3 laterais, 3 zagueiros 1 atacantede area e meio de campo
2014 – desmonte vexatório de Ximene$$$$$ , leo moura – brocador-elias e luis antonio e ainda demitiram o Jayme campeão da Copa do Brasil 2013
2015 – sheik e guerrero sequer classificaram
2016 – sheik e guerrero vexame na sul americana palestino ZeRicardo
2017 – Ze Ricardo 1×0 em Buenos Aires , retranca derrota vexatoria e ainda queimou Matheus Savio
2010 além de perder para Emelec ainda na fase de grupos , Ronaldinho Gaucho e Luxemburro prootagonizaram um 4×0 contra a LaU no qual a torcida teve o prazer de gritar Ole a favor do time do Sampaolli .
Luxemburro ainda voltou em 2014 perdeu vexatoriamente a Copa do Brasil 4×1 queimando Matheus e na semana seguinte ainda tomou um 4×0 , totalizando 8×1 … e vem aí candidato a presidencia do clube o sabotador do Sport , recalcado pois nunca teve vaga com Junior maestro . Quer pior alguns ainda podem lembrar o que ele fez com a granda da Parmalat , levou metade dos jogadores para o Parmeiras …. muito rubro negro só que de Recife , já defendeu inclusive o titulo para o Sport publicamente … como tem otário nesta torcida …
ANDRADE HEXA 1,2,3,4,5,6 titulos brasileiros , e só foi uma vez técnico … Quando Instituto Wanderley Luxemburro foi fechado parou de ganhar campeonatos … formava inclusive arbitros …
Perfeito, Arthurzão! Principalmente na frase lapidar “Esperemos que as novas dores cheguem. Pois é fatal que elas chegarão”, afinal de contas, é o mesmíssimo time com flatulência de 2017.
Se tivesse meus comentarios arquivados, poderia simplesmente pegar um de janeiro de 13, 14, 15, 16 ou 17.
E posta-lo de novo.
NAO MUDA NADA AQUI
E nao é culpa de carioca coisa alguma. Essa competição virou sim uma merda, mas nao é por causa disso que temos um time merda sem diretoria que preste.
Acabo de ler que querem na Italia o nosso UNICO atacante.
Repito, o UNICO.
Que time maiorzinho que tem a MINIMA estrutura tem UM atacante e esta pronto a vende-lo?
Isso é coisa de super-timeco.
O que somos.
Prova somente u
Essa coisa chamada jogo de futebol, CLASSICO, que nao aconteceu – de novo – parece que acabou.
foi colocado sem eu querer – até isso .
Pois bem
Prova somente que a nossa “diretoria” nao quer saber do FUTEBOL, e sim da grana. Somente dela.
Me lembram ouns escadores gregos de outrora, ano 1978, 79 numa ilha que nao tinha mais peixes.
Perguntei pq. Eles disseram que como havia turismo nas ilhas maiores ao redor, eles vendiam tudo pra la. E como era bom negocio e o ser humano um pouco burro, eles “apressaram” a pesca: jogaram dinamite na agua para colher o mais rápido possivel a maior quantidade e fazer uma boa grana.
Pois bem, durou uns 3 anos e depois nem mais peixe de 1 cm existiam nas aguas ao redor da ilha.
Se ferraram, ferraram o futuro dos filhos, pensando em negocio rapido.
Isso me vem a mente qd vejo o que fazem no CRF.
Se foi possivel piorar a situação de 17 pra 18, foi feito isso.
Tiraram o unico tecnico que fazia um trabalho visível com alguma qualidade, o Rueda, e colocaram qualquer um, de novo qualquer um.
Nao fizeram uma barca boa, nem trouxeram jogadores para montar um time bom.
No saldo – PIOROU. E muito.
Quem acredita que em 1 mes teremos time?
A esperança é a ultima a morrer?
Pode ser, mas jah faz tempo que ela se foi.
Deixa eu ser OTIMISTA – a melhor coisa que pode nos acontecer é que os Argentinos estejem fora de forma.
Dos nossos pés é que nao vai chegar a “salvação”.
O Basel dah de 10 x 0 nesse clube.
SRN
Eita! Mentira minha! Esqueci do “imperador” …. temos sim ataque ! Obrigado, “diretores”.
Pelo que sei, você mora em Zurich, não em Basel.
De qualquer forma, pelo seu entusiasmo pelo time da cidade, na verdade super-campeão suiço, deve ser também um forte admirador da própria localidade, hoje engalanada por mais uma conquista de seu principal desportista, o inacreditável e interminável Roger Federer.
Parabéns !
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Não, Carlos, não gosto do FC Basel, nem um pouco. Aqui torço para o GC , q está em péssimo estado há anos.
O Federer acho um tremendo mascarado.
Cito o Basiléia para mostrar q pode-se fazer um belíssimo trabalho e tendo resultados em todos os campos não sendo uma super potência.
Eles têm tudo q falta ao Flamengo, é vergonhoso ter q constatar isso.
Vc viu o grupo do Basel na Champions?
Benfica, ManU e ZSKA Moskau
O Flamengo faria o q?
Pois o basel fez isso
Benfica. 5×0. 2×0
ManU. 1×0. 0x3
ZSKA. 1×2. 2×0
Então simplesmente não aceito q o crf ande pela vida como um idiota embriagado
Essa diretoria tem q sair
Do mesmo jeito desse presidente ladrao
Srn
Carlos, desculpa pela brevidade do comentario. Eu estava soh com o celular e odeio teclar nele, por isso abreviei o max. Mas ai sai um ton esquisito, desculpe, nao era intençao.
Como disse, nada de gostar do Basel, mas nao quero mais ouvir que o “maior do mundo” seria isso e aquilo SE TIVESSE a grana que um Real, um Barça, um etc etc etc tem.
Mentira, jah que todos sabemso que ter grana é uma coisa e investir bem outra.
A GRANDE jogada, somente podendo ser feita com PROFISSIONALISMO E CONHECIMENTO DAS CAUSAS, é quando alguem que nao tem muito dindin passa a ser um fodaozinho, com tudo arrumadissimo e com sucesso continuo.
Eh o caso do Basel.
E eh bem por isso que acho que o CRF deveria se espelhar – primeiramente – nele, o FC Basel, e soh depois, mas muito depois, e quando o sucesso ser “menbro da familia”, almejar mais.
Passo por passo.
Infelizmente, sei que nada disso vai acontecer. Com ESSA “diretoria” nunca. Nem sei se com uma outra, pq trabalho arduo e bem feito e continuo, nao parece ser o que os “fodoes de diretores” no futebol brasileiro queiram.
Basta ter O NOME, chega isso.
Isso vem de longe, é coisa no DNA cultural, pelo jeito.
Se olharmos para as decepçoes RECENTES (nem comento mais as dos 5 anos passados) – as nao-contrataçoes e ao mesmo tempo seguirmos as intençoes de contrataçoes e vendas, como a do “impera-DOR”, do goleiro de 300anos e do Vizeu, jah sabemos que aqui agem gente sem a MINIMA noçao.
Isso deixa a gente revoltado, angustiado, com raiva e desencantado.
Do mesmo jeito que nao havera eleiçao possivel no Brasil que faça com que entrem politicos competentes e com ligaçao com o proprio povo em Brasilia, enquanto esse sistema “maquina de fazer ladrao” estiver colocada para andar, do mesmo jeito nao havera diretorias novas boas no Flamengo enquanto nao se farah um corte fundo e se colocar todo um esquadrao de profissionais competentes para trabalhar. Trabalhar para o clube e assim para seus torcedores.
Disso estamos a anos-luz.
O FC Basel tem isso.
Por isso dah de 10 x 0 no Mengao.
Abraços
SRN
Em que pese os cangurus e o ódio mortal que nutrem às preliminares, notadamente de incompetência, vou suscitar duas aqui, antes de entrar no mérito da Taça Guanabara e da inacreditável pelada que tivemos, por teimosia ou burrice, que assistir na tarde de ontem.
1a) – de competência, bem ao contrário do que é comum.
Deus do Céu, se há uma arte em que o Arthur, o nosso Grão Mestre, é insuperável, esta é a da IRREVERÊNCIA.
Deitou e rolou neste artigo.
Nota 10 para os placebos, nocebos, Stephen de Cloyes e sua Cruzada das Crianças, se é que aconteceu mesmo.
Simplesmente SENSACIONAL
2a) – personalíssima.
Aos meus 12 anos, algo assim, levado pela minha paixão pelo cinema, com tantos filmes de Robin Hood, Arthur (sempre ele) da Távola Redonda e espadachins, tornei-me um apaixonado pela Arte da Cavalaria, assim como meu grande amigo Danilo Bruxolobo, vim a saber mais tarde.
Passei a ler tudo o que encontrava sobre a matéria.
Inclusive a respeito da Cruzada das Crianças, até em função da minha própria idade.
Maravilhei-me com o Stephen de Cloyes. Invejava-o.
Nos dias de hoje, pelo menos um pouquinho menos ingênuo, nem acredito que tenha acontecido.
A lembrança e o encanto, no entanto, ficaram registrados na minha paixão.
Superadas as preliminares, aqui também jogadas no lixo, vamos ao mérito.
Não do artigo, que é, uma vez mais, fantástico.
Do jogo, ou melhor, da sacrossanta pelada.
Tudo bem, temos conhecimento que ainda estamos em janeiro, quando, no hemisfério sul, o futebol é ainda, também ele, uma criança imberbe, com os supostos craques barrigudos, saídos de um interminável (às vezes, sabemos, leva anos) dolce far niente.
Mesmo assim, foi de doer.
Pior ainda, pela comparação inevitável com o que produziu a garotada.
Sinceramente, não dá.
Ao contrário do que foi afirmado por colegas, não há RUEDA da vida que consiga transformar um bando de trêfegos em um bom time de futebol.
Pará. Rhodolfo e seus HH, René (este, então, é ridículo), Rômulo, que constatei ser irmão gêmeo do Horroroujo, e o tal do Everton Ribeiro, o mascarado, indolente e desinteressado no. 1, NÃO TÊM CONDIÇÕES DE TITULARIDADE.
Carpeggianni, por favor, não insista.
Não sei quem possa ser o lateral direito, tampouco o esquerdo, pois teríamos que ter, em princípio, um time de juvenís.
Qualquer um, no entanto, seria melhor que Pará e René.
Agora, com Rever ou Juan, mais o Léo Duarte, que não pode sair do time, mais ainda com Ronaldo e Jean Lucas, sendo que ainda temos o Diego, que é bom jogador, não há como pensar em Rhodolphhhhho, Rômulo e Everton Ribeiro, o embromador.
Um problema é a suspensão do Cuellar, titular absoluto.
Temos que fixar, até para concordar com o Grão Mestre, uma data-base.
28 de fevereiro de 2018, às 21.45 h, na Ilha (possivelmente), com um grande problema de antemão, os portões fechados, ou seja sem a torcida, em que pese as observações do Romano.
Este é o momento fundamental, até porque o adversário chama-se River Plate, tão somente.
Voltarei ao tema, pois estou sendo convocado para atividades caseiras.
Preocupadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Esse negócio de dizer que o Carioca não vale nada parece que pega. Os caras ficam achando que todas as disputas não valem nada e perdem tudo. Entrar mais um ano com Pará na direita é dose pra elefante. Jogando assim vai ser mais um ano para ficar na primeira fase da Libertadores…
Tu é pika Arthur!