Dom Quixote e Sancho Pança chegaram a um local onde havia trinta ou quarenta moinhos de vento. Não acreditei quando li a primeira nota que afirmava o desejo de Zico. Dom Quixote disse a Sancho Pança que havia dezenas de míseros gigantes que ele ia combater. Reli o texto e lá estava ele categórico, determinado, valente, preciso, sendo Zico. Sancho pediu para Dom Quixote observar melhor, pois não eram gigantes mas apenas moinhos de vento. Zico, desde sempre, sendo craque, sendo ídolo. Dom Quixote se aproximou dos moinhos com pensamento em sua deusa, Dulcinéia de Toboso, a qual dedicava sua aventura, arremeteu, de lança em riste, contra o primeiro moinho. Relutei. Para mim, os deuses rubro-negros deveriam se manter ali, bem ali no Olimpo do Mais Querido. Sendo deuses, sendo homens, sendo Flamengo. O vento ficou mais forte e lançou o cavaleiro para longe. Sancho socorreu-o e reafirmou que eram apenas moinhos. Ora Quixote, ora Sancho Pança, Zico está disposto a enfrentar mais que moinhos de vento, pronto para encarar os gigantes da mentira, da corrupção, dos desvios, dos favorecimentos, das fraudes. Zico quer ser presidente da FIFA. São apenas moinhos. São gigantes.
Enquanto um homem divino, de Quintino Bocaiúva, do Flamengo, do Mundo, decide enfrentar os gigantes do futebol numa atitude heróica, ousada e quase Quixotesca, a Confederação Brasileira de Futebol, através do seu sitiado presidente, só vai declarar apoio se o Zico conseguir mais quatro associações. Aí sim, a CBF será a quinta a assinar o protocolo para que ele participe da eleição, que será em 26 de fevereiro de 2016. Nós não levamos SETE gols numa partida de Copa do Mundo, em casa, à toa. Nós não tomamos SETE A UM impunemente. ISSO É UMA VERGONHA, UMA VERGONHA, CBF. No melhor estilo SHEIK de ser. O país não se mobiliza. A torcida não abraça. A imprensa se omite.
Leio na manhã desta quinta-feira, que a FIFA acaba de punir com uma suspensão de 90 dias, seu presidente Blatter, o secretário-geral Valcke, além dos candidatos ao comando da organização Platini e Moon-Jong.Na prática a FIFA hoje não tem nem comando, nem os principais candidatos, que prometiam reforma e transparência. O sonho de Platini acabou. O de Zico está só começando. Mas, a CBF ainda não declarou seu apoio. AINDA!!!!!! E nessa história, junto com Martin Luther King: O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética…O que me preocupa é o silêncio dos bons. Não podemos nos calar diante desse NÃO posicionamento da CBF. O Zico MERECE uma posição. O Zico MERECE que a CBF BOTE A CARA. De apoio ou não. MAS, BOTE A CARA. “Acreditamos em um futebol baseado no jogo limpo, transparência, democracia e participação. Assim será nossa campanha: de forma clara e limpa, buscando envolver pessoas que compartilham do mesmo sonho de ver um futebol totalmente novo.” Eu também acredito, Zico. Eu também acredito.
E cadê a imprensa? Calada, Omissa, preocupada com a medíocre escalação do time de Dunga. Um ano depois dos SETE A UM nada, absolutamente NADA mudou. O paraíso dos palpiteiros, como bem escreveu mestre Alvito, é medíocre. Quando se propõe Transparência, Democracia e Participação a imprensa se omite. “Não se investiga, não se pesquisa, consequentemente, não se pensa.” Futebol, meus 11 leitores, é BOM PRA PENSAR. Mas, o pensar da imprensa nacional causa dor. E aí…
Nos dias de hoje, no futebol, quem quer passar além do bojador, tem que passar também além da dor, diz meu poeta de vida. Para Fernando Pessoa, Vivi e Zico: A ALMA NÃO É PEQUENA. Bota a Cara, CBF.
Pra vocês,
Paz, Amor e Zico na FIFA.
Zico é um herói, que quer salvar o que mais ama, depois de sua família. Vamos juntos a ele, como sempre, lutar o bom combate. SRN!
É isso, Eduardo.
Combater o BOM combate!!!
Um beijo. E Zico NELES! ; )
SRN.
Não causa espanto, causa asco…
Infelizmente, estamos no país que se diz do futebol, mas quem deveria cuidar dele parece não gostar do futebol.
CBF e imprensa (especialmente a Globo) dão muito pouca repercussão para assuntos gravíssimos ligados ao futebol. O afastamento de praticamente toda a cúpula da Fifa deveria ganhar debates e mais debates em todos os canais esportivos. Deveria ser tema principal no próximo domingo do Esporte Espetacular. Mas….
Mas, os interesses individuais se sobrepõem aos interesses coletivos.
A Globo deve estar preocupada com a negativa de renovação antecipada dos contratos de TV por parte dos clubes. A Primeira Liga (Sul-Minas-Rio) parece ter despertado alguns dirigentes esportivos. Tanto que muita gente já está querendo aderir à iniciativa.
E, além disso, as pessoas parece que se lembraram que são eles (de fato e de direito) os DONOS DO PRODUTO. São eles, os clubes, os donos da paixão do torcedor; o motivo para o cara atravessar o país para ver um jogo; o motivo para o cara vender carro e o que mais for preciso para ir no Japão para ver um Mundial Interclubes.
E, se eu sou dono do produto, se eu controlo a OFERTA, então, eu quero saber quem mais está querendo esse meu produto. Quero saber quem pagará mais por esse valioso produto: o futebol, a paixão inserida nele.
O fato de abrir negociações com várias emissoras de TV para transmitirem a Primeira Liga já causou efeitos. E eu espero que gere frutos parecidos com os que vemos na Premier League ou na NBA, ou seja, o campeonato “fatiado” entre várias emissoras e o produto valorizadíssimo gerando receitas muito maiores que as de hoje.
Já imaginaram isso?? Jogos do sábado transmitidos pela Record; jogos de domingo transmitidos pela Globo e jogos na segunda ou em outros dias da semana transmitidos pelo Esporte Interativo, ESPN, Fox ou quem mais se dispuser a pagar o preço?? É isso que a Globo não quer. E por causa disso, não apoia os bons movimentos que poderiam ajudar o futebol como um todo. E a candidatura do Zico é uma dessas coisas boas que a “vênus platinada” irá boicotar ou, no mínimo, ignorar. Como vem fazendo com grande esmero.
O que me entristece é ver pessoas levarem a candidatura do Zico à presidência da Fifa como algo clubístico. Não é para beneficiar o Flamengo que o Zico está se candidatando. E para beneficiar o futebol; não as pessoas que comandam o futebol.
Vejam o exemplo do Brasil e do Rio de Janeiro. Quem se beneficia com o futebol?? CBF e FERJ. E ambos em detrimento dos clubes. A CBF com milhões e milhões gerados com a seleção brasileira (ou da CBF – como muitos falam) e prejudicando os clubes ao tirarem jogadores importantes de jogos ainda mais importantes.
Da Ferj nem vou falar porque não precisa.
O que essas pessoas não percebem é que elas estão jogando contra o próprio patrimônio. Não apoiar o Zico é, indiretamente, apoiar os inimigos do futebol. Quando se tira a possibilidade de o Zico vencer o pleito, eles estão apoiando a continuidade do sistema com a manutenção de Platinis, Valckes Mong-Joons e Havelanges da vida. SERÁ QUE ELES NÃO PERCEBEM ISSO??!!
Tomara que os eventos de ontem gerem uma repercussão suficiente no resto do mundo para impulsionar a pré-candidatura do Zico. E que, a partir de sua candidatura as coisas no mundo do futebol, FINALMENTE, passem a ser discutidas e modificadas.
SRN a todos.
“Sonhar o sonho impossível,
Sofrer a angústia implacável,
Pisar onde os bravos não ousam,
Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
Essa é a minha busca.”
Dom Quixote
Grande amigoe Confrade…Perfeito seu comentário…Finalizando então com D. Quixote…Excelente…Permita-me então complementar com versos de Chico Buarque e Ruy Guerra…
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão…
E a Liga já foi “Abençoada” pela CBF (palavras do Kalil)…
SRN sempre…
Confraria Rubro Negra do Urublog na Republica Paz & Amor…
Muito bem escrito.
Agora, essa seleção que está aí é com louvor DA CBF mesmo, sua cara, seu modus operandi.
Sem graça, sem brilho, sem ser Brasil.
A seleção ‘brasileira’ não mete medo mais em ninguém, já não nem a maior força da américa do sul.
E isso não começou na tragédia do mineirão.
Aquilo foi a conclusão de anos. Conclusão esportiva, porque tudo continua como antes.
E estamos aí, com essa coisa medíocre.
Falo por mim, em uma impressão geral, a Seleção ERA uma das pouquíssimas coisas a orgulhar o Brasil.
Muito melhor se importar com nosso Mengão, ainda que com suas falhas, tropeços, vacilos. Boto mais fé no rubro negro da gávea.
SRN
Nossa, Vagner!
Que LETRA perfeita você mandou!
Adorei!
ZICO NELES!
Beijos, Vivi.
Mandou muito, muito bem!
Pra falar do ZICO….é MUITA responsa…. ; )
Beijos e SRN!
Magnífico texto Vivi. Gostei da parceria Vivi/Cervantes.
A imprensa brasileira é horrível, e como consequência a parte esportiva não poderia ser diferente. A CBF é deste jeito desde que foi criada, mas ainda bem que a casa está caindo, junto com a FIFA. Sinceramente, não gostaria de ver o Zico na presidência daquela entidade corrupta. Preferia que ele comandasse o futebol do nosso Mengão.
Abraços e SRN
Roberto
Que bom que gostou!
Só o ZICO pra combater esses moinhos de vento…
SÓ ELE!
Beijos e SRN,
Vivi.
A enorme parcela anti-Flamenga da imprensa vai SIM se calar.
A CBF, obviamente, não vai botar a cara em lugar algum.
A ESPN vai iniciar uma série sobre esse tema. Mas os outros canais sequer tocam nesse assunto.
QUEM TEM QUE FAZER BARULHO É A MAGNÉTICA!
Zico, dos candidatos, é o único que tem a MAIOR NAÇÃO ESPORTIVA DA TERRA ao seu lado.
Imprensa e CBF são NADA perto desse trunfo.
VAMOS FAZER BARULHO, NAÇÃO!!!!
SRN
É ISSO. SEM MAIS ; )
Beijos e SRN, Vivi.
Escrever o quê (Int.)
Francamente, não sei.
Resta-me voltar à minha velha frase de sempre –
PALMAS, PALMAS, PALMAS DE PÉ, GRITANDO BRAVOS E PEDINDO BIS, COMO NOS VELHOS TEMPOS DO THEATRO MUNICIPAL !
Simplesmente fantástico ! ! !
Autênticas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Ah Carlos.
VOCÊ ME EMOCIONA.
E MIMA 😉
Beijos e SRN, Vivi.
Zico presidente da Fifa entregando a taça de campeão mundial interclubes pro capitão do Mengão, Paulo Victor, em Tóquio (tem que ser lá novamente). em, vá lá, visão pessimista, 2018: Eu acredito.
Que imagem LINDAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Eu TAMBÉM acredito!
beijos e srn, Vivi.
Vou discordar do seguinte (e questionar): porque esse “11 leitores”? Tenho certeza que muitos mais lêem. Podem não comentar… talvez até não dêem “like” (eu mesmo nem sempre dou, falta de costume mesmo, acabo esquecendo). Mas tenho certeza que 11 leitores não são nem metade, você tem muitos, muitos mais!!!
Ah… deixa eu ir lá dar meu like.
SRN
Ahhh, 11 leitores é uma licença poética!!!!!
Só pra provocar vocês : )
Obrigada pelo carinho!
SRN, Vivi.
Mais que isso, boa parte das matérias sobre a candidatura de Zico não disfarçavam um sutil tom de desdém e desprezo, colocando-o enfaticamente como “derrotado”, “ignorado”, “ridicularizado”, combinando o eterno rancor daquele povo triste e frustrado que passou uma vida sofrendo com os gols dele, vendo o odiado rival ganhar todos os títulos e bater todos os recordes, e daqueles outros que não conseguem entender o tamanho que Zico teve, tem e sempre terá, porque não querem enxergar o tamanho que o Flamengo tem, teve e terá, a despeito de todos os problemas circunstanciais.
É isso.
Isso me dá MAIS vontade de ir pra cima!!!!!!!!
Beijos e SRN, Vivi.
Parabéns!…Belissimo e verdadeiro post!…Não sou o 12 jogador mas com certeza sou teu décimo segundo leitor…Lendo e relendo…Cervantes com toda certeza assinaria e aplaudiria…
SRN
Obrigada DANILO!!!
Grande beijo Quixotesco : )
Vivi.
Vivi, lembro que um dos primeiros, se não o primeiro comentário que fiz em um post seu foi discordando de alguns pontos, respeitosamente, devo sublinhar. De lá pra cá, só concordei com tudo o que você disse. Passar um passado a limpo, mudar uma cultura de gestão e roubalheira, amadorismo e aproveitamento é algo muito difícil e que implica abrir mão da zona de conforto, sofrer para se reinventar. Acho que o fruto está maduro, basta colhê-lo e nosso Don Zico del Quintino está aí e merece nosso respeito e apoio.
No Mengão começamos esse caminho com a chapa Azul, apesar da resistência de muitos, inclusive aqui dos comentários do blog. Começamos a mudar a cara e desde sempre, vários aqui, defendiam essa mudança que é extremamente complexa pois mexe em vespeiros, em covis de rapozas felpudas que, perdendo as forças, viram hienas vivendo nas sombras e tentando se alimentar de restos e trazer o passado de volta. Também no Mengão sofremos ainda o processo de mudança, com a infeliz decisão do BM de romper com os Blues iniciais, os que criaram o movimento de mudanças. Escorado em rapozas ou hienas, deixa a vaidade fazer o sonho sucumbir.
Estamos mudando nossa história de amadorismo, apesar dos que vivem arraigados no passado. E vamos mudar, e o nosso Don Zico sabe disso. E no caso do Mengão, já disse quem vai apoiar. Será por que??
Beijos grandes e SRNs
Gosto quando discorda!
E Gosto quando concorda.
Ou seja, GOSTO DE VC!!!!!!!!
Zico é o cara para encarar os gigantes.
Eu acredito!
Beijos e SRN, Vivi.
Viviiii,minha linda!
Vc simplesmente disse tudo!
Ninguem fala nada da candidatura do zico,pq séra?
Honestidade de mais para os padrões CEBEFERIANOS?
Uma latrina sò essa cbf…alguma semelhança com o governo do PT?
Acho que chegamos no fundo do poço!
Orar pra coisas boas virem…
Que seja o galinho senhor da entidade máxima do futebol.
Romário tirando os corruptos da CBF.
Esse governo de bandidos sendo colocado na cadeia.
Deus é pai e sua vontade prevalecera nos corações dos homens,em nome de jesus,amém!
Vivi,
Um grande beijo e parabéns pelo belissimo post.
SRN!
Pois é, né QUERIDO Chacal. PQ SERÁ???
Mas, nossa República está DE OLHO neles.
Amamos o FLAMENGO.
Amamos o ZICO.
AMAMOS o FUTEBOL..
Nessa ordem.
E exigimos transparência e democracia!!!!
Beijos e SRN, Vivi.
Vivi sendo exata!
Me veio uma idéia agora… com Zico presidente da FIFA, o Mengão subindo de patamar e dominando o Mundo, vai ter espaço pra tanto choro???
Bjs e SRN
Chico
Chico…. QUE IDEIA maravilhosa : )
BEijos e SRN, Vivi.