George Polti foi um crítico literário e teatral francês do século passado que escreveu um livro que se tornou basilar no estudo da dramaturgia chamado As 36 Situações Dramáticas. Polti, que também era tradutor de Goethe, estudou a obra de 200 bilhões de autores clássicos e categorizou as situações dramáticas, suas variantes que podiam ocorrer numa peça ou num romance e os elementos indispensáveis pra história rolar.
A situação #3 na lista de Polti é Crime Seguido de Vingança, que precisa de um vingador e de um criminoso. Um exemplo dessa situação é O Conde de Monte Cristo. A situação #9 é Empreendimento Audacioso, que pede um líder audacioso, um objeto e um adversário. O líder audacioso domina o adversário e tira o objeto dele. Enredo que une O Senhor do Anéis, Indiana Jones no Templo da Perdição e O Diamante Cor de Rosa na mesma categoria.
E o livro do Polti por aí vai, relacionando as situações possíveis na dramaturgia com as mais manjadas obras da cultura ocidental. Nem todo mundo concorda com a lista, mas refutá-la parece ser uma tarefa difícil porque o livro do cara é de 1912, até hoje é estudado por roteiristas e dramaturgos e nada de alguém apresentar uma história que não se encaixe em uma das 36 situações.
Mas se Polti tivesse esperado só mais um ano antes de publicar sua obra-prima talvez seu título fosse 37 Situações Dramáticas. Porque se tivesse publicado o livro em 1913 Polti teria tido tempo pra saber o resultado do primeiro Fla-Flu, e autor perspicaz que era perceberia logo ali naquele monumental e profético 3 x 2 decidido em favor do lado errado no ground da antiga Rua Guanabara, que o Fla-Flu era a 37ª categoria que faltou à completude de sua obra. Situação #37 O Pior Ganha do Melhor Na Cagada.
O Fla-Flu enquanto situação dramática clássica demanda um Flamengo excessivamente melhor e mais bem vestido e um Fluminense minúsculo. Uma das suas variações exige os elementos Flamengo atacando o tempo todo, o Flu encolhido e uma bola vadia. Esse plot já aconteceu tantas vezes desde 1912 que qualquer mané com alguma capacidade de observação poderia prever como ia acabar o Fla-Flu da terceira rodada do Carioca, Um campeonato clandestino que vem sendo disputado sem transmissão pela TV aberta numa cidade em plena pandemia em que não há UTIS ou vacinas em número suficiente.
O Flamengo extrapolou no quesito posse de bola, nem no intervalo os tricolores viram a cor da gorduchinha. Mas posse de bola é como tratamento precoce pra Covid, não adianta absolutamente porra nenhuma. O Flamengo alugou o campo, ocupou tudo e em um dos dois ou três únicos chutes que os terceirenses dispararam em direção a nossa meta o nosso jovem goleiro deu mole e papou um gol ligeiramente penoso. Um meio frango que está sendo injustamente incensado como se golaço fosse. Nesses tempos medíocres que vivemos qualquer chute de longe que não vá parar no mato vira golaço.
Apesar de tocar a bola de primeira e botar correria pra cima do adversário o time de crias do Mauricio de Souza parece demais com o time do Rogério Ceni, principalmente na sua baixíssima capacidade de causar dor e sofrimento. É muito arame liso, cerca, mas não machuca. E quando o gado não é devidamente disciplinado acaba tendo ideias.
Nossos jovens atacantes mostraram enorme dificuldade em acertar o gol. E o Michael, que nem é tão jovem assim, está fazendo tudo que pode pra ver ser disputa o segundo turno do campeonato goiano. Já é mais que tempo do Flamengo aprender a lição de que se for absolutamente necessário voltar a gastar algum dinheiro no Goiás que seja em boi ou pequi. O agro pelo menos é pop.
Derrotinha safada num campeonato safado que não devia nem estar sendo disputado. Do jeito que o bichinho tá matando nego no Brasil o mais certo era todo mundo que pode ficar entocado em casa, de máscara, luva e meião esperando essa porra passar e dando um refresco pros médicos e hospitais. Em tese todo mundo é adulto e sabe o que faz, mas o que mais vemos é marmanjo dando mole e confundindo restaurante com casino clandestino. Uma tremenda falta de sensibilidade. Já não é mais questão de dar bom ou mau exemplo, a questão é parar de transmitir essa merda.
O Fla-Flu #431 já foi, previsível, injusto, sem torcida e sem graça. E só serviu pra tirar o Flor da lanterna do Carioca. Seus efeitos para a classificação final do anacrônico certame praiano são inexistentes. Outros Fla-Flus virão, ou talvez não. Quem pode afirmar alguma coisa nesse país em que malucos com a camisa da seleção brasileira vão às ruas protestar pelo seu direito de contaminar os outros?
Tudo que é sólido desmancha no ar, mas queria ter a mesma certeza profética do vate Nelson Rodrigues quando dizia, gongórico e alvar : – O Fla-Flu não tem fim.
Mengão Sempre
Essa limitaçao de tecnico me lembra as quotas para minorias.
Por um lado é hediondo, é imposiçao, por outro lado pode enfim trazer a comprensao, que as vezes menos é mais, ja que do jeito que estah hoje em dia nao ha mudança de comportamento, seja das diretorias, seja dos torcedores.
A ver o que isso vai trazer. Muito mimimi, muita raivinha, com absoluta certeza.
Mas talvez algo bom?
Esmaganos os botachorenses. Já que esse time está jogando tão bem, por que não deixar os titulares no banco logo de uma vez?
Discordo totalmente de quem defende a decisão da diretoria do Flamengo de não ter contratado o Rafinha.
Sim, a sua idade já avança para a aposentadoria. Entretanto, a sua inegável liderança e competência aglutinadora de unir o elenco e o amor que ele demonstrou pelo Flamengo, muito mais do que de diversos jovens formado no clube (lembrem-se de que ele chorou ao deixar o Flamengo), compensaria a sua idade.
O fato de ele ter ido procurar novos horizontes na Europa não desmerece as sua atuações e garra com que jogou pelo Flamengo. Zico também fez isso. Antes que algum desavisado venha dizer que eu estou comparando Zico com Rafinha, quero destacar que apenas comparo situações.
Na realidade, Rafinha não foi contratado por questões financeiras, como diz a mentirosa nota oficial do clube, mas sim por questões políticas. Rafinha aceitou todas as condições financeiras impostas pelo Flamengo, até receber parte do dinheiro que lhe caberia em 2022.
Rafinha queria jogar no Flamengo, mas o BAP – o mesmo que retirou o patrocínio da SKY (da qual era o presidente) do basquete do Flamengo, tão logo o Bandeira de Mello venceu as eleições – trabalhou nos bastidores contra a contratação do jogador. O Departamento de Futebol (leia-se Marcos Brás) ganharia muita força com a liderança do Rafinha no elenco.
Entre o calado Isla, com 35 anos, e lider Rafinha, com 37, eu fico com o lider. Futebol por futebol não faz muita diferença.
Enfim, esta é apenas a minha humilde opinião.
SRN!
aureo rocha,comparar a situação da saida do zico com a do rafinha,não dá !
zico saiu do flamengo no último jogo do campeonato brasileiro de 83,dando tempo pro flamengo procurar alguém pro seu lugar,além disso todo mundo no flamengo sabia da proposta,bem diferente do rafinha que abandonou a barca no meio do caminho,o cara em nenhum momento pensou no clube,somente na grana!
ele mesmo deixou claro isso na entrevista desta segunda feira.
zico jogou limpo com o clube,rafinha não !
não estou aqui defedendo a diretoria,não.
eu acho que essa diretoria está errando mais do que acertando,nesse momento,mas nessa eu teria feito igual.
SRN !
Sou amigo tanto do Aureo como do Chacal, motivo pelo qual deveria continuar de bico calado.
Os fatos em si não me permitem.
Tenho que a razão está com o Aureo, que teve o cuidado de esclarecer que não fazia a menor comparação entre a capacidade técnica do Zico em relação à do Rafinha.
Por outro lado, o Rafinha não saiu em meio a uma competição, eis que, considerar o /campeonato carioca como tal parece-me um enorme absurdo.
Mais ainda. O Rafinha, até pela enorme distância técnica que o separa do Zico, não poderia fazer ^doce^, ficando à espera de uma transação mais rendosa. Era pegar ou largar. De modo algum foi um ^traidor^.
Concordo ainda que não há muita diferença entre o Rafinha e o Isla, no que diz respeito à idade e à técnica.
Por outro lado, há uma brutal diferença no tocante à liderança exercida, dentro e fora das quatro linhas.
Por fim, quase todas as atitudes – confiando no noticiário da imprensa esportiva – do Bap são deletérias, prejudiciais ao Flamengo.
Ninguém pediu, mas deixo a minha opinião.
Abelhudas SRN
FLAMENGO SEMPRE
eu tbm não comparei a capacidade tecnica dos dois,ok?
ninguem seria louco de fazer uma burrice dessas.
SRN !
Perfeito, Chacal.
Rafinha saiu porque quis, para um time de um centro de terceira linha no cenário europeu. Um time bem inferior ao Flamengo.
Foi uma decisão sem sentido. Tão errada que poucos meses depois de arrependeu.
Agora acha que o Flamengo é a casa da mãe Joana, para chegar e jogar a hora que quer.
Isla é um ótimo lateral, com uma carreira na Europa até mais bem sucedida que o Rafinha, tendo sido titular de uma Juventus estrelada por anos. Além disso, Matheusinho tem demonstrado ótimas qualidades.
Estamos bem de lateral-direito no momento. Ao Rafinha, nosso muito obrigado.
qdo vc faz comentários sem ofender as pessoas é superlegal.
SRN !
Reveja meus comentários e observe que só ofendo quando sou ofendido.
E estou cagando para o que elas e vc pensam sobre meus comentários.
um babaca sempre será apenas um babaca,valeu babaca !
Rafinha fechando com o grêmio por 450 mil reais com luvas e tudo mais.
para o flamengo esse merda pediu 900 mil e mais as luvas.
SRN !
“Chacal, meu amigo, a proposta feita pelo Flamengo foi de R$ 650 mil por mês.
Rafinha aceitou a proposta. Entretanto, logo depois o Flamengo desistiu da contratação, quando o jogador deu a seguinte declaração:
“A parte financeira já deixei claro que não era o problema. Vou repetir: flexibilizei o máximo que poderia para receber meu salário em 2022.
Claro que eu fui vítima de uma guerra política. Não tenho culpa disso. Podem estar zangados com o Olympiacos, respeito. Tenho muito carinho. Não foi isso que alegaram. Falaram que era parte financeira.
Eles têm essa guerra,(Bap X Marcos Braz) eu não sabia também. Eu paguei o pato, fiquei 35 dias esperando tomarem decisão e não deu certo. Pula para o outro lado e tinha as pessoas que eu soube que não queriam minha contratação.“
Se realmente o Flamengo tivesse interesse em contratar o Rafinha, eu creio que ele aceitaria negociar um salário menor: a vontade de o Rafinha jogar no Flamengo era imensa.
Rafinha vai para o Grêmio e Rodinei volta para o Flamengo, para ocupar a lateral, quando Isla for convocado para as eliminatórios da copa do mundo.
SRN!
O Rafinha quis dizer o que Jânio Quadros já disse há milênios ao renunciar: fi-lo porque qui-lo.
Não dá mais.
Em razão de um passado glorioso, extremamente importante para que me tornasse um flamenguista doente, sempre defendi o Campeonato Carioca de futebol, que, a partir do momento que deixou de ser carioca, começou a entrar em declínio vertiginoso.
Neste segundo ano coronavirusiano, aparentemente pior do que o primeiro, chegou ao fim a minha resistência à evidência indiscutível.
Não há mais campeonato de verdade.
Um bando de times do interior do Estado, todos medíocres, uns poucos pequenos de outrora, mostrando-se resistentes mas sempre sem a menor chance (isto não seria o problema, pois existem semelhantes em todos os grandes campeonatos nacionais de ponta, onde o futebol-arte ainda procura resistir) e, para culminar, os supostos grandes atuando com times desfigurados.
Ainda por cima – ou graças a Deus – sem televisão de qualidade.
Para ver Resende, Nova Iguaçu, Boavista e Macaé, contra o nosso sub-20 meia boca, não há imbecil que resista.
FIM. Acabou.
Aproveitem a trágica oportunidade e façam que nem os paulistas, mineiros e outros mais.
Suspendam a competição de araque e seja o que Deus quiser.
Tristes SRN
FLAMENGO SEMPRE
O ex-idoso:
“Saí porque quis, não estou chorando por nada”, disparou Rafinha, dizendo que tinha uma proposta melhor.”
Exatamente. Saiu por que quis e agora nos nao queremos sua volta. Somente isso.
Para de chorar e toca sua canoa furada pra frente.
Obrigado por nada.
Rafinha não vem….
achei a decisão da não contratação do lateral muito acertada….
imagina contratar esse cara no meio de uma crise financeira.
temos boas opções e ainda tem o Rodiney que ninguem sabe o que vai acontecer com ele,o inter parece que desistiu.
e ainda tem a questão do Rafinha ter abandonado o mengão.
mas o que mais me impressiona é o cara chegar exigindo uma porrada de coisa,parece até que foi o flamengo que abandonou ele ano passado.
isso demostra o qto são folgados !
flamengo nem deveria ter começado a negociar,era pra dar um não direto.
quem sabe agora os jogadores fiquem mais espertos e não venham querer se aproveitar do mengão .
SRN !
O que mais me interessa hoje em dia, nao sao esses jogos muy esquisitos (para nao usar uma palavra forte), e sim o que o nosso técinico vai fazer com o elenco nesse campeonato que vem.
Temos varios postos que sao insuficientes e temos escalaçoes que nao vao colar mais, uma vez começando do ponto zero de novo.
Defesa.
Uma autentica obra inacabada. Fora do Caio nao vejo ninguem titular.
Saiu um daqueles que poderiam ter sido uma opçao e por cima jovem e cria, chegou um outro que hoje vamos começar a ver a que veio, e – nada mais.
Arao na zaga nao pode ser a resposta, isso é claro. Precisamos dele como primeiro volante.
Os laterais sao inaceitaveis. So espero que nao tragam mais um velho , porque as cadeiras de rodas na Gavea estao esgotadas.
O Ramon nao passa alegria.
Aqui temos um problemaço.
E o segundo, ou melhor, o maior problema, é o Pedro. Nao da mais pra fazer o que o Ceni fez. Pedro nao é banco nunca.
Gabriel e BH taopouco.
Entao ….
Nao sou tecnico pra resolver, mas acho que temos que mudar o esquema sim. Esses 3 vao ter que entrar e entao o que cai fora fica mais atras.
Talvez o goleiro, ja que nao temos nenhum que defenda um chute um pouco mais dificil?
Quero ver o que o Ceni vai bolar. Confiança nele, de 1-10? Ele é muito conservador, entao 2. Espero que me engano, mas nao tenho esperanças que ele vai resolver isso tudo dai.
Promete. A situaçao a ser resolvida promete. Eh o minimo que se possa dizer.
Quem sabia jogar Fla flor era o Zagallo. Colocava o time todo atras e jogava no contra ataque. Quanto ao Michael talvez ele tivesse alguma chance com Jesus mas é um merda.
Gabigol, NÃO PODE JOGAR BINGO CLANDESTINO OK?
Tá repreendido.
Pronto, já pode ir lá fazer gol todo jeito e papar todo troféu que disputa.
O mimimimimi pode ficar pra arcoirizada, que não tem mais nada a que se apegar mesmo.
Mas flamenguista com esse chororô, sei não. Parece coisa de quem curte frequentar uma praia, um barzinho cheio, dividir uma maconha na rodinha de amigos, principalmente ali na altura da Farme, mas fica falando “Bozo genocida” por aí…
Figura muito comum na high society carioca
Acho que não é novidade pra ninguém nem a atitude irresponsável do retardado do Gabigol nem a da genocida diretoria comandada pelo Landim e sua gang que tem a cara-de-pau de vir a público pra dizer que o jogador estava de férias e era assunto pessoal, como se não atingisse a imagem do clube, como atingiu.
Além da descomunal distância técnica entre o time dos anos 80 comandada por Zico (e teve pateta que se atreveu a fazer a comparação, imediatamente descartada por Zico, dizendo que nenhum deles seria titular naqueles times), talvez mais relevante e distante ainda seja a questão do caráter, onde, naquele elenco, eram todos de altíssimo nível.
Por diversas vezes comentei, especialmente nos textos do Murtinho, que a queda de qualidade do futebol brasileiro estava diretamente relacionado com o absurdo incremento dos salários – jogadores e treinadores – (Zico teve que sair do Brasil pra poder comprar sua casa) jogando por água abaixo qualquer identificação com o clube, mesmo que o discurso pra platéia ignara seja “vim pro meu clube do coração”. O mais irônico é que os que mais lucram nessa lavagem de dinheiro sejam os empresários atravessadores, que só têm o “trabalho estressante” de viajar de 1ª classe pelo mundo se hospedando em suites 5 estrelas.
Por mais que o Flamengo esteja gravado nas minhas sinapses desde a infância, a consciência adulta capaz de discernir entre o antes e o depois não dá folga e arrefece qualquer tentativa de não enxergar o óbvio e se envolver com a canalhice que vigora na Gávea e no Ninho.
Muito bem fundamentado este excelente comentário do Rasiko.
Assino embaixo, se o autor me permitir.
Como ele, fico irritado com a comparação entre os dois times campeões da Libertadores, embora somente o mais antigo do Mundial, por extrema coincidência contra o mesmo adversário, de notórias qualidades técnicas e táticas.
De toda forma, foi, para mim, o parágrafo final o mais elucidativo, pois, como já escrevi por tantas vezes, não tão bem, “a consciência adulta” faz-me “discernir entre o antes e o depois”, arrefecendo “qualquer tentativa de não enxergar o óbvio”.
Sinceras SRN
FLAMENGO SEMPRE
“Diretoria genocida”
Tem que ser muito doente mental, PQP
Vai se tratar
O tapado conseguiu fazer uma relação entre salário e qualidade técnica.
Fico imaginando aqui como o Lebron James, o Federer e o Cristiano Ronaldo seriam melhores se ganhassem 1 salário-minimo.
HHAHAHAHAHAHAH
CARALHO, esse cara deve ganhar dinheiro pra escrever essas merdas.
Ah não, se ganhasse ele não se sairia tão bem nisso, conforme a própria teoria estúpida.
PQP…
kkkkkkkkkkk tu não consegue esconder que morre de inveja do seu Rasiko ein nojentão! passa recibo em todas. tu sim é muito doente. quem sabe tu se trata com ele? só não sei se ele aceita ciente da tua laia. viva o seu Rasiko!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mentalidadezinha socialista!
O menguinho dominou COMPLETAMENTE o jogo. Não mereceu perder, e só ocorreu porque infelizmente o jovem goleiro que estava em campo não tem condições de ali estar, o que já sabemos há alguns anos.
Há jogadores evidentemente talentosos ali, que bem trabalhados poderão se tornar grandes jogadores. Pra mim o mais evidente é o Nova, seguido de Ramon e Pepê.
Quem aproveita uma derrota totalmente irrelevante como essa pra meter o pau nos garotos, ou é burro ou mal intencionado.
Ou ambos.
*Noga
esqueceu de falar do seu pupilo o gabigol,ou melhor GABI que é como a boneca gosta de ser chamada.
esse merda que se escondeu covardemente em baixo da mesa,
deu sorte dos homi não ter enquadrado ele por desacato.
qdo esse MULEKE trazer um grande prejuizo pro flamengo,talvez vc desça do seu pedestal.
Chacal, tu nunca foi num bingo clandestino não? Pô, Zona Sul do Rio é cheio deles. Mete essa pro tio aqui não….
Uma coisa que vc nunca fez, com certeza, foi conquistar 2 brasileiros e 1 Libertadores em sequência pelo Flamengo.
Então, com todo respeito, recolha-se a sua insignificância ante o nosso artilheiro histórico.
não gasto meu dinheiro com malandro,prefiro dar para as primas ,se é que vc me entende.
vai ser otário assim na PQP
Esse é o Arthur, fazendo a massa movimentar a economia. Nem acabei de ler e já fui lá na Estante Virtual boletar essa joia do George Polti e vi que tá mais de cem landins. Acho que vou pegar emprestado com o Xisto mesmo e comprar no próximo governo.
Fiz o mesmo.
Na minha santa ignorância, nunca ouvira falar do francês (pelo escrito, não era o seu caso)
Corri ao novo Pai dos Burros, a Wikypedia da Internet.
Arthur,
Com essa pandemia, estou em casa e com pouca coisa pra fazer, tenho que assistir a um FlaFlu de baixo nível técnico, um Sub20 do Flamengo que não joga porra nenhuma e o que me deixa mais irritado são os cronistas/comentaristas da Fla Tv, Youtubers rubro negros querendo likes afirmando que o time de garotos jogou bem e jogador A e B deveriam subir e ganhar vaga de titular. Isso é ridículo; nenhum desses jogadores de ontem tem a mínima condição de jogar no clube principal. NENHUM. Ora, o time principal já não joga mais atualmente nenhum futebol pra empolgar; nenhum deles fazem jus ao salário alto que recebem . E como vc disse FlaFlu que um dia já foi o clássico dos milhões, hoje nem com os principais dá vontade de assistir. É triste mas é a realidade. Só nos resta aguardar sempre seus textos fodásticos e críticos construtivos.
SRN
Pois é, em 2019, este sub-20 do Flamengo sagrou-se campeão brasileiro ao bater o Palmeiras pelo placar de 3×0, em Curiacica, Vitória-ES.
E daquele derrotado time do Palmeiras, já despontam no time principal Patrick de Paula, Gabriel Menino, Alan e Gabriel Silva, enquanto do time de Flamengo…
FLAMENGO 3 X 0 PALMEIRAS
Escalação do Flamengo: Hugo Souza, Matheus França, Gustavo, Natan e Ramon; Gomes, Luiz Henrique e Richard; Yuri César, Wendel e Rodrigo Muniz. Técnico: Maurício Souza.
Escalação do Palmeiras: Magrão; Ramon, Hiago, Heiderson e Lucas Esteves; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Alan; Marcelinho, Gabriel Silva e Cleiton. Técnico: Wesley Carvalho.
O Flamengo tem mesmo é de parar de comprar perebas como Michael e cia. e aprender a aproveitar a sua garotada da base.
A chamada prova provada.
2019 foi mesmo o ano de ouro, pois, no ano da pandemia, o sub-20 só tomou pau.
Tirando a zaga de área, os dois são bons e promissores,, pode passar em frente o restante.
passar adiante
Pois é, Carlos Moraes, e o primeiro a ser passado adiante foi exatamente um garoto da zaga: NATAN.
SRN!,
Orlando, vc deve ter assistido a algum jogo do Moto Clube, achando que era o Flamengo.
Viajou legal.
Volta pra Kombi que é melhor
Quanto ao artigo, posso comentar – notável, no estilo em que o Arthur é o Mestre Incomparável, eclético, sarcástico, extremamente gozador.
Quanto ao joguinho do campeonato que já foi o ” Maior do Mundo”, não, nadica de nada – Polti (confesso, nunca ouvira falar, ignorância é uma merda), deveria ter criado a 38a. Situação Dramádica. Torcedores de todas as idades, em plena terceira década do Sec. XXI, sem televisão, cercados de infectados e jogador idiota debaixo da mesa em cassino clandestino.
Inexpressivas SRN
FLAMENGO SEMPRE
“E o Michael, que nem é tão jovem assim, está fazendo tudo que pode pra ver ser disputa o segundo turno do campeonato goiano. Já é mais que tempo do Flamengo aprender a lição de que se for absolutamente necessário voltar a gastar algum dinheiro no Goiás que seja em boi ou pequi. O agro pelo menos é pop.” kkkkkkkkkkkkk Sensacional!
Arthur, eu estou rouco de tanto me ouvir, já falei sobre esse assunto exaustivamente.Você como sempre esgotou o tema. Esse negócio de timecos que estão sendo dominados e vencerem já se tornou pandêmico. Noutro dia mesmo o Manchester City do Guardiola encurralou o MUN e perdeu o jogo. E há outros exemplos gritantes na Premier League e outras, aqui mesmo essa é a segunda vez em pouco tempo que o Flamengo esmaga a florzinha ( o que é um pecado, poeticamente falando flor foi feita para beijar e nunca ser esmagada) e perde, nem vou recordar daquela porra de brasileirão, meu masoquismo não desce a tanto. Aliás, o nosso Mengão cansou de fazer isso ano passado esmagou a maioria dos adversários e perdeu muitos jogos dos chamados imperdíveis. Já é tempo de nossos professores, os tais que acham que posse de bola ganha jogo, revisarem a teoria, senão o futebol dos medíocres voltará a imperar e começaremos outra tenebrosa era, além dessa que estamos atravessando, só que no velho e violento esporte bretão, em que os chutões pra frente, tipo bola pro mato que hoje é campeonato, as retrancas, os chuveirinhos à espera do erro dos mais aptos, a tal bola da vez, etc. vão imperar. Que o Rogério Ceni comece logo a pensar seriamente nisso.
Comentário muito bom.
Aúltima frase revela o nosso grande problema.
Muito bom começar a semana dando gargalhadas do seu texto.
Mandou bem, como sempre.
Boa. Concordo que exatamente isso me pasou pela mente: Parecem os grandes, com essa ineficiencia.
O mais chato foi ter que constatar que nessa turma de garotos nao parece ter alguem que verdadeiramente empurra pra subir pro primeiro time.
O Ramon, eu tinha muitas esperanças nele, nao chega nem pra substituir o idoso. Acredite nisso. Nem isso. E nao é por ter centrado pessimamente, os 50 centros que fez, é pelo jeito que fez, o emocional nao é forte. Isso nao muda.
Do outro lado, o direito, tb nada que seja uma bras-temp.
Ou seja, continuam faltando 2 laterais.
Na defesa central tudo certo. Tb nao sao jogadores que devem imediatamente subir. Jogam certinho, no mas. O Natan parece que ja se despediu. Teve algumas espressoes corporais com jogadores do mesmo time, que nao gostei. Seja.
Os do meio, tao elogiados no fim pelos comentaristas, tb nao sabem fazer mais que um, muito aguado, arroz com feijao.
Ninguem que faria falta ao primeiro time.
O ataque….bem, esse inexistiu. Na unica chance boa, fora a da cabeçada que foi bem feita, o cara nao soube se desmarcar do jeito para que o Ramon lhe pudesse passar a bola. Sei nao.
Temos 3 na frente dele que sao extremamente superiores. Tao cedo nao veremos ele no time 1.
Goleiro …. como o Flamengo esta mal servido, hein. A excursao do cara foi ridicula e de novo levamos gol, basta alguem chutar e acertar entre as balizas.
Aqui tb temos que ter um cara que passa confiança e seja goleiro mesmo.
Ou seja, nao esta muito legal o que da pra ver atravez da flatv. Ta aquele futebolzinho que a gente sai do sofa pra buscar uma cerva e fica logo na cozinha, fritando o que vier. Sem a minima sensaçao de estar perdendo alguma coisa. A nao ser o seu tempo.
SRN
SRN! Aqui nesse espaço arejado e democrático podemos discutir tudo o não se discute: religião, futebol e política. Foco no futebol mas sou cidadão da pólis e sendo assim tudo onde o futebol toca, seja religião ou política nosso genial missivista mistura e manda. No estádio Mário Filho o enredo foi de tragédia com direito de bate boca na ágora com subversão do dito, que vença o melhor! Mas o Flaflu nunca acaba nem a pandemia se depender desse torneio fantasma que não era nem pra ter começado!
Gostei do Estádio Mário Filho.
É preciso acabar com essa baboseira de trocar de nome.