Apesar dos esforços euríquinos e rubinianos, o futebol atingiu tal nível de profissionalismo que certas atitudes são inadmissíveis. O Botafogo foi de uma ingenuidade pueril ao aceitar uma tabela que o pôs enfrentando o Fluminense no Dia Internacional da Mulher. Era óbvio que as deusas do futebol iriam conspirar em prol da classe, e deu no que deu. Faltou malícia à nova diretoria alvinegra.
Mas cuidemos do que interessa. E, como já foi dito em outros momentos nesse espaço irresponsavelmente cedido a mim no RP&A, o que temos a fazer no carioquinha sensaborão é tão somente observar. E, mesmo assim, com as necessárias desconfianças.
Nos antigos almoços de Natal, comemorações de aniversários e demais encontros em família, lembro que, ao notar uma animada conversa juntando os parentes um pouco mais chegados na idade, meu pai comentava: “Olha lá o Primeiro Império todo reunido.” O time do Friburguense parece uma reunião do Primeiro Império.
Mas, insisto, como não temos nada a ver com a ingenuidade do Botafogo ou a vetustez do elenco do Friburguense, resta cuidarmos da nossa vida.
A ela, pois.
Nas poucas vezes em que vi Bressan jogar pelo Grêmio, o achei um zagueiro firme e promissor. Talvez eu não tenha me tocado que o Grêmio costumar escalar quinze zagueiros e dezoito cabeças de área, facilitando o trabalho da cozinha e produzindo um dos estilos mais aborrecidos do futebol brasileiro. No Flamengo que a gente gosta de ver, isso não cola e os caras lá atrás têm que se garantir. Sábado achei o time exposto – o que não tem nada a ver com o número de volantes maltratando a bola, e sim com organização – e vi nossa defesa bater cabeça contra os velhinhos transviados da cidade serrana, a ponto de levarmos duas cacetadas na trave e de o imortal Ziquinha perder um gol que, há cinquenta anos, ele não perderia.
Bressan não me pareceu ter o necessário brevê para pilotar a zaga central rubro-negra. Claro: não vamos queimar o rapaz precipitadamente, pode muito bem ter sido apenas um mau dia, mas o problema é que no Flamengo não dá para esperar cinco meses até o cara acertar. Vestiu o manto, tem que desempenhar.
Apesar da marcação frouxa, das indecisões bressanianas, da bola na trave e da chance perdida por Ziquinha, nossa produção ofensiva foi bastante boa no primeiro tempo. Pará, Pico, Canteros, Eduardo, todos bem – inclusive o Mugni –, Gabriel muito bem, Marcelo Cirino excelente. Só que precisamos, urgentemente, acertar o último passe e parar de perder gols. Nem todas as partidas serão fáceis assim, o Brasileirão vem aí e é melhor nos acostumarmos a aproveitar as poucas oportunidades que somos capazes de criar. Não quero comparar nada e ninguém, mas nosso time campeão brasileiro em 2009 era assim: ladino, traiçoeiro, mortal. Marcávamos bem, levávamos poucos gols, atraíamos os adversários, e aí bastavam duas jogadas geniais do Pet para o Adriano botar pelo menos uma pra dentro. (Semana passada, dizem que foram dezoito.) Não temos mais esses dois gigantes, mas como o nível geral caiu, podemos brigar.
Já o segundo tempo serviu para reafirmar o que não podemos fazer. Sem Cirino e Gabriel, e com Alecsandro e Eduardo da Silva na frente, nosso ataque passou a se movimentar com a velocidade de um cágado. E a cagada se completou com o heterodoxo meio-campo formado por Jonas, Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio, uma confusão da porra. (Com uma ressalva: é importante não perder a capacidade de apostar nesses caras que surgem pelo brasilzão afora. Recentemente, João Paulo, Val, Diego Silva, Bruninho, Arthur, Wellington Bruno etc. se revelaram apostas furadas, mas esse Jonas aí bem que pode dar um caldo.)
Para encerrar: tá certo que tinha um bando de gente no estaleiro, mas Luxemburgo achou que o jogo era contra quem, para montar um banco de reservas com César, Marcelo, Thallyson, Cáceres, Jonas e Luiz Antonio, além do nosso poste de estimação? Em um jogo desses, não era o caso de dar moral à molecada?
Como assim, meu querido Carlos Moraes?
Sisudo, eu? Que nada.
Intelectual? Nem a pau.
Gozador? Só uma ironiazinha de vez em quando, e bem de leve.
Rapaz, eu acho que estamos falando de documentários diferentes. O que citei no post em homenagem ao aniversário do Zico é “Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada”, dirigido pelo Renato Terra (que escreve o divertido “Diário da Dilma”, da revista Piauí). Tem depoimentos de torcedores e jornalistas rubro-negros e tricolores, ilustres e anônimos, ex-jogadores, é cheio de bom humor e gozações. (Um dos nossos torcedores ilustres é o patrão aqui da bagaça, o bom e recentemente mais velho Mulamba.) Já vimos um monte de documentários falando sobre a grandeza e as conquistas do Flamengo, por isso não estou lembrando desse seu aí. Procure ver “Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada”. É bem bacana, você vai gostar. E reitero: o patrão está todo gatoso, todo pimpão.
Gabriel, Eduardo e André: obrigado pelo esclarecimento sobre a situação da molecada. Mas que banquinho danado aquele, não?
Renato: também gosto do Eduardo da Silva, mas ele não gira na velocidade do Cirino, do Gabriel, do Nixon. Com ele ao lado do Alecsandro, então, passamos a jogar no ritmo de mil, novecentos e antigamente.
André e Chacal: dei uma cutucada de leve nesse assunto do Samir no post “Magnanimidade”, quando falo que “nosso bom zagueiro de vidro saiu, pela enésima vez, contundido”. Muito estranho.
Chacal: confesso que tenho minhas dúvidas quanto ao Hernane. Acho meio desengonçado, caneludo, sei lá. Não sinto essa firmeza toda.
Bruxolobo: pois é. Futebol tá cheio desses padrinhos misteriosos que vão encaixando jogadores nos clubes, promovem vendas casadas etc. (Aqui em São Paulo, dizem que, ano passado, o Diego Souza só não foi para o Palmeiras porque alguém queria empurrar o nosso Ibson junto.) Coisas do futebol moderno e onde rola muito, muito, muito dinheiro.
Valeu, rapaziada. Abraços gerais.
Realmente MURTINHO, aquele banquinho estava pra lá de sem vergonha…..rsrsrsrs
Sobre nosso valoroso SAMIR, já tem gente falando que essas contusões são fruto de muitas noitadas, no que prefiro NÃO ACREDITAR, pois ele me pareceu, numa entrevista da TV FLA, um cara CENTRADO, com IDEAIS a serem perseguidos…mas que essas SEGUIDAS LESÕES MUSCULARES são preocupantes não há como se negar.
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
Murtinho, obrigado pela resposta.
Não vi o documentário que você mencionou, mas o outro, aquele que vi, onde aparece com destaque o Roberto Assaf, é também muito interessante. Vale a pena você procurar vê-lo, assim como vou correr atrás do do ^Fla x Flu^., pois, como São Tomé, prefiro ver para crer no ^gato^.
Por fim, na cara de pau, vou pedir mais um auxílio.
Cobra da nossa Musa uma resposta a respeito de ser ou não a Andréa na homenagem quando do Dia Internacional da Mulher.
Vamos torcer hoje a noite, enquanto os nossos netinhos estarão dormindo, sem vestir o mini-Manto Sagrado.
Agradecidas SRN
FLAMENGO SEMPRE
murtinho
com relação ao samir ainda prefiro esperar um pouco mais para afirmar alguma coisa,só sei que quando falam mal dele ,eu me indentifico !
o brocador é um caso diferente…ele se tornou idolo da torcida,não sei se por acaso voltar ele vai ter o mesmo desenpenho.
acho que vale a pena tentar,o cara é aquele tipico jogador flocorico que dá certo no flamengo..obina,fio maravilha entre outros.
uma honra ser mencionado por vc !
acho esse tipo de atitude cativa muito ,obrigado !
saudações rubro-negra
ps-se a nivinha támbem quiser massagear o meu ego,vou ficar amarradão !
Ia alertar o Murtinho, mas o Eduardo já o fez: a molecada foi inscrita na segunda feira. O DM tava cheio no sábado e a “mão” do Luxa não tinha muitas cartas boas….
Meu Deus ! Fiquei de queixo caído !
O sizudo e intelectual Murtinho, me saindo um puta gozador !
Alecsandro, ^poste de estimação^. Simplesmente genial.
Além do mais, criteriosíssimas observaçoes a respeito do time em sua bela (no primeiro tempo) e horrorosa (na etapa final, quando o Luxa nos brindou com QUATRO cabeças de área de uma só ez) vitória contra os nonagenários serranos (não posso acreditar, Sérgio Gomes, Cadão e Ziquinha ainda jogam e no MESMO time)
Excelente comentário, aumentando a excelente média do nosso RP&A.
Felizes SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – o documentário do tema passado, seria aquele mesmo do qual mencionei algumas passagens, notadamente a do Ronaldo Angelim (int.)
Por mais que o ataque fique mais lento com o Alecsandro e com o Eduardo, acho que deixar o Eduardo no banco é um pecado (quase um ato criminoso). Por mim, o time jogaria com dois volantes (Jonas e Canteros) um meia (Arthur Maiadona ou Eduardo colado no ataque) e um ataque com Cirinão, Éverton e Gabriel. Essa história de tacar três volantes no campo já tá enchendo o saco haha
Beleza, Murtinho! Suas críticas foram ouvidas pelo Luxa, os sub-20ters Baggio, Sávio, Jajá e Jorge agora estão inscritos no carioqueta!
Concordo com o CHACAL quando diz que prefere o estabanado Marcelo ao HORROROSO Bressan. Eu também prefiro.
No gol que levamos contra o Faísca, ele em vez de partir pra cima do cara que recebeu a bola livre e diminuir o espaço e a facilidade que o jogador teve pra chutar, resolveu ir recuando e depois tirando o corpo fora pra não levar uma bolada….
PORRA, eu vejo esses caras, inclusive dos times grandes, se jogarem de tudo que é jeito em cima das bolas chutadas por nossos jogadores e, no nosso time, nossos defensores VIRAREM DE BUNDA para o lance e tirarem o corpo fora.
Não vejo motivos para o MUGNI ser ELOGIADO, pois não jogou PORRA NENHUMA e já teve TODAS AS CHANCES de mostrar um futebol que certamente ele NÃO TEM.
Quanto ao BANCO da partida contra o FRIZÃO, cabe esclarecer que a MOLECADA não está inscrita no CARIOCA e só agora parece que o clube inscreveu, o JAJÁ, o Douglas Baggio, o Matheus Sávio e o Jorge, então o LUXEMBURGO realmente NÃO tinha outras opções.
Desses aí, só me empolgo com o JORGE e vamos ver se ele confirma, sendo que o Matheus Sávio ainda é muito jovem (17anos), mas, as vezes em que o vi jogar, NÃO me encheu os olhos….Espero estar ERRADO !!!!!
SRN
CRN 434356 SEMPRE (nas VITÓRIAS e nas DERROTAS).
P.S. Outra coisa que acho que deve ser trazida ao DEBATE aqui no blog, são as CONSTANTES LESÕES MUSCULARES do nosso bom zagueiro SAMIR. Afinal, o que ele tem?
andré
esse samir ainda não me convenceu…neguinho frouxo !
porrra toda hora é um machucadozinho um aiaiai,ahhh vtnc !
crioulo viadinho do caralho !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bons tempos aqueles que negão jogava igual a homem…tipo júnior baiano !
saudações
Concordo com o CHACAL quando diz que prefere o estabanado Marcelo ao HORROROSO Bressan. Eu também prefiro.
No gol que levamos contra o Faísca, o cara em vez de partir pra cima do cara que recebeu a bola livre e diminuir o espaço e a facilidade que ele teve pra chutar, resolveu ir recuando e depois tirando o corpo fora pra não levar uma bolada….
PORRA
mais uma vez seu post está tocando no ponto certo…
em primeiro lugar já deu pra ver que bressan não é o mozer,eu prefiro o estabanado do marcelo !
concordo que o banco de reservas nesse último jogo,deveria ter mais meninos da base e menos volantes no time…ai nesse ponto acho que vem o grande erro do luxa,tem muitos volantes para enfrentar adversários fracos,lembrando que nosso começo de ano foi promissor com um titulo em cima do são paulo.
flamengo tem que ir no mercado rapido, pegar um meia e treinar esse time para o brasileirão….porra esse ano no minino uma libertadores !
ainda dá tempo de ganhar esse carioqueta..tem todo segundo turno pra esculachar geral,essa turminha de botafogo,flusinho e bacalhau e muito fraca !
esse ano com certeza vai ser muito melhor do que o ano passado,já mandamos vários perebas e sangue-sugas pra casa do caralho..o que abriu uma enorme brecha no orçamento para contratar um articulador para os atacantes e outra…o flamengo tem que fazer um esforço pelo brocador !
estamos carentes de idolos e referência no ataque..hernane é tudo isso !
saudações rubro-negras
Concordo plenamente…Deixo uma pergunta no ar…quem é o padrinho desse garoto, o Bressan? pois só com padrinho forte ele pode ta usando o manto sagrado…já até imagino qual seja a resposta…
SRN
Confraria Rubro Negra do Urublog no Republica Paz & Amor