Em janeiro, mês das sacrossantas férias dos jogadores brasileiros, já é costume da terra que as páginas esportivas dediquem mais espaço à ficção e à especulação pura do que aos fatos, que escasseiam. Nada mais natural, já que os torcedores, e também os jornalistas, mesmo aqueles crentes na infalibilidade da CLT, não estão de férias e os boletos aos quais todos devemos vassalagem continuam sua incrível sequência de vitórias. Não é nada fácil encher páginas e horas de programação sem os jogos rolando. Mesmo com os jogadores de férias a demanda por notícias não diminui no primeiro mês do ano.
O torcedor do Flamengo, esse abnegado que não abre mão de ser informado sobre absolutamente tudo que está acontecendo na Nação em que o sol nunca se põe, tem uma necessidade física e espiritual de saber qual jogador será contratado, qual será vendido, emprestado ou doado com o frete correndo por conta do doador. Pensando bem, nem é necessidade, estar devidamente inteirado é um dever de todo torcedor.
O fim do empréstimo de Gabigol, por exemplo, é um assunto real, preocupante, que merece nossa atenção. Embora permita as mais loucas especulações por parte dos apuradores dos dois lados do Atlântico. Todo dia tem um clube novo oferecendo zilhões de euros pra levar o nosso centroavante BI da América. O Flamengo já demonstrou estar a fim de comprar o cara em definitivo, e não falta dinheiro em nossos cofres pra isso. Mas será que ele tá a fim?
A venda de Reinier é outra notícia importante, que nos atinge duramente e pela qual temo que, à exemplo da venda de Vinicius Jr, nos lamentaremos pelos próximos anos. Mas a força da grana que ergue e destrói coisas belas se impõe. Tudo indica que assim que o palindrômico moleque completar 18 anos e arrumar aquela peixada pra não servir o exército ele vaze com mala e cuia pra Ciudad Real Madrid.
Tem torcedor que comemora a venda, seja porque torcem pelo sucesso do moleque, seja porque com ela o Flamengo já atinge a meta de arrecadação com venda de jogadores no primeiro mês do ano. Particularmente me dói ver nossas joias indo embora antes mesmo de jogar uma temporada completa pelo Flamengo, mas eu sou da antiga, pouca gente liga pra essas besteiras hoje em dia.
Os torcedores de planilha, assim como os que dividem seu amor entre o Flamengo e o Real Madrid não são aberrações, eles existem e deve ser respeitados, cada um com seu cada um. E ainda tem o mais importante e decisivo nessas questões, a vontade do Reinier. Se o jogador quer ir embora, não há quem segure. E nem seria bom. No Flamengo só funciona jogador que quer mesmo jogar no Flamengo.
O Flamengo comprou o beque do Santos, tá tentando o Michael do Goiás, o lateral do Cruzeiro e outros que agora não me lembro. Temos bala na agulha e viemos de um ciclo de contratações muito bem sucedido em 2019. Vai ser difícil igualar aquele nível de acerto, mas a direção do clube tem a obrigação de tentar. O elenco sempre pode ser melhorado. Quem não muda fica estagnado. Cobra que fica parada não engole sapo.
Por isso que me causou certa espécie a histeria popular motivada pela demissão (ou não renovação do contrato) do gerente de futebol Paulo Pelaipe. Não precisamos nem entrar no mérito da qualidade do trabalho por ele realizado. Ainda mais porque não faço a menor ideia da natureza das suas funções. O fato é que a demissão de um funcionário de segundo escalão do departamento de futebol não deveria ser tratada como a deflagração da III Grande Guerra (evento do qual, dado o seu caráter mundial, o Palmeiras estaria automaticamente excluído).
Em um primeiro momento até se pensou que a demissão do gerente fosse um indício que a entropia, a força da natureza que rege a inevitável desorganização e perda de energia dos sistemas, estivesse colocando suas manguinhas de fora. Há quem prefira relacionar essa tendência à desorganização aos poderes esculhambativos próprios do ser humano em geral e do brasileiro em particular. Posto que é lógico que quando uma coisa está funcionando certinho a única mudança possível é que em algum momento esta coisa deixe de funcionar.
Mas o que ocorreu nesse caso pode também ser explicado em termos filosóficos: aniquilou-se a intuição, que nos indica claramente que a influência de um gerente no desempenho de um time de futebol é ínfima, em favor de um exacerbado raciocínio autogerador. E aí rolam aqueles exaustivos emaranhados conceituais em detrimento da intuição que incidem diretamente sobre o que é real. E especular sem intuição é o equivalente a operar sem energia. Uma espécie de entropia no conhecimento, um aparelho especulativo de motu perpetuo que preenche nosso tempo, mas não nos leva a parte alguma.
Na Halacá, também conhecida como Lei Judaica, a prática estabelecida pela tradição judaica baseada apenas na interpretação oral do Pentateuco, existem inúmeros exemplos de atitudes proibidas no mundo dos negócios. Como quando quando produtos com defeitos são vendidos ou quando qualquer forma de deturpação está envolvida, sendo omitida ao comprador, o vendedor é culpado de Guenevat Daat, cujo significado literal é roubar o pensamento da pessoa. Quem vendeu essa treta pra Flatwitter é que tá errado e não quem comprou. Quem se aloprou além da conta com a mudança na gerência pode e deve pedir a devolução do seu pensamento. Só não sei dizer a quem pedir.
Toda a fofoca corporativa gerada pelo reles evento administrativo que tomou as redes nos últimos dois dias, em que se debateu a estrutura do organograma do clube e até mesmo a natureza do regime presidencialista, se deve a dois fatos isolados: a ausência do Flamengo na Copinha e ao início prematuro da campanha pela sucessão de Rodolfo Landim na presidência do Flamengo. Por que caralhos a torcida tem que se estressar com uma eleição que só vai rolar daqui a 23 meses? É simples. Porque não temos nada mais interessante pra fazer.
Acaba logo, janeiro. Já deu até saudade da porcaria do Carioqueta.
Mengão Sempre
Arte: Bruno De Laurentis
Paulo Henrique e Wagner,
após analisar na internet a situação do Reinier junto ao Flamengo, observei que o seu contrato inicial terminaria em 31 de dezembro deste ano. Assim, o atleta estaria livre para negociar com qualquer outro clube sem que o Flamengo recebesse um centavo sequer, a partir de julho vindouro, razão pela qual o Flamengo teria que aceitar um preço mesmo inferior ao do mercado.
Entretanto, quase ao fim do ano passado, ele renovou o contrato, prorrogando o término para outubro de 2024, com a redução do valor da multa de 70 para 30 milhões de euros.
Portanto, se corretos esses dados, ao contrário do que se diz, o Flamengo não está obrigado a vender o Reinier nesse momento, e nem ele sairá de graça, uma vez que tem contrato em vigor até 2024, estando dessa forma impedido de assinar com outro clube.
Por que então a pressa de se desfazer do jogador agora, se o seu contrato só termina em 2024? Ora, se o Reinier se destacar dentro de dois anos, os clubes da Europa farão leilão para levá-lo. Não seria melhor esperar mais um pouco?
Porém, suas informações são divergentes das que eu encontrei. Afinal, qual a correta? Eu posso ter me equivocado nas minhas pesquisas.
SRN!
se qualquer clube depositar o valor da multa e o jogador aceitar ,o flamengo não poderá fazer nada para impedir.
SRN !
gabigol foi na vila belmiro em santos pra fazer uma visita ão seu ex-clube.
modinhas vão falar que isso não tem nada de mais,que a vida é dele e ninguem tem nada haver com isso.
só quero lembrar que esse rapaz abriu mão de muita grana para jogar no santos,já para jogar no flamengo,ganhando em dia,exige um salário maior do que recebia na inter de milão.
defender um cara que faz isso com o flamengo,pra mim não é torcedor do clube.
tomara que a torcida não aceite mais esse cara no mengão.
time não vai sentir falta dele….michael ,pedro rocha,o menino que era do naútico,pedro que era do flu.
ainda tem toda a base do ano passado.
quero ver ele ganhar metade do que ganhava no flamengo.
emputecidas saudações(a la carlos moraes)
O cara que foi artilheiro do Brasileiro e da Libertadores, conquistando ambos os títulos na mesma temporada – feito inédito na era dos – com uma média absurda de gols, além de ter feito os 2 dos gols mais importantes da história do Flamengo em Lima, está pedindo aumento?
Crime.
Que vá para o Palmeiras.
genteeeee,
essa bixa tá apaixonada por mim ….sai fora viado !
No Flamengo, só pode jogar quem é flamenguista desde criancinha, apaixonado pelo clube e recebendo salários inferiores ao que o mercado lhe oferece, em razão de tanto amor.
Na hora de contratar, a Diretoria devia obrigar os pretendentes a mostrar fotos de criança com a camisa do Flamengo. Se não tiverem, que vazem.
Futebol profissional é isso. Paixão.
Em vez de Gabigol e Jesus, devíamos trazer Vagner Love e Luxa. Grandes Flamenguistas.
te recomendo um bom entendido pra tratar sua viadagem,nome dele é pablo vittar.
sabe tudo de boiolagem.
Arthur,
comprei os seus dois livros do Ano da Graça que veio e não passa de 2019. Até a minha querida Livraria Leonardo Da Vinci se rendeu às inúmeras perguntas e apareceu com eles no balcão no dia 24 de dezembro. Nem tinha cadastro nem preço. Botaram na hora. Comprei naquele dia mesmo.
Fui lendo de va ga ri nho para recuperar o clima de cada rodada: a impaciência com o Abelóide, a desconfiança com o peixe Arão (convertida em algo próximo do reconhecimento) e a transformação da água com açúcar em cachaça envelhecida.
Fui revivendo aquela lenta e estranha metamorfose. Reincorporei a alma desconfiada de quem estava parado no ponto embaixo de um toró esperando o tal do 1981 voltar. Tentando não me transformar em alguém que já estava aceitando qualquer ano entre 1980 e 1983, para pelo menos descer num ponto mais perto do paraíso. Até que o busão 2019 surgiu na esquina, meio cantando pneu, meio derrapando até se alinhar e parar bem ali, na frente desse cinquentenário exausto desse Brasil que anda de ré e preocupado com o Flamengo que andava de lado.
Revivi o momento em que perdemos a linha e passamos a acreditar, a ter certeza de que ganharíamos a porra quase toda.
Partiu.
Foram duas leituras fodas!
Agora posta em algum lugar como é que a gente arruma autógrafos seus nesses dois montes de coisas bacanérrimas escritas com competência e encadernadas com classe.
Feliz 2020!
Valeu, Mauricio. Vou fazer um lançamento do Heptacular no Rio. Informarei a data oportunamente. Abs SRN
hahahaha Shoshanna Dreyfuss amarradona no Heptacular!
O designer que fez essa imagem deveria dar umas aulas pra galera do Mkt Digital do Flamengo
SRN
Como disse outro dia o Joseph (acho que este é o nome do coleguinha) vou bancar o chato.
Renovar sempre é preciso, afirmou o Grão Mestre.
Não creio e tenho meus argumentos.
Time poderoso tem que ser, prioritariamente, MANTIDO.
Vamos a exemplos bem atuais.
Já escrevi, aqui mesmo.
O Real Madrid foi tri-campeão mundial (16/17/18) com o MESMO time.
Navas – Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo – esqueci, Modric e Kroos – CR, Benzema e Bale.
Claro que se trata de um dos times mais ricos e, via de consequência, ^mais comprador^ do mundo.
Formado um bom time, no entanto, o primeiro estágio é mantê-lo, enquanto dá.
Com o atual campeão do mundo, o nosso algoz Liverpool, deu-se o mesmíssimo.
Ainda se deu ao luxo de vender, sem criar embaraços, o brasileiro Philippe Coutinho.
Mantem, há dois anos, o mesmo time, a saber, sem as contusões – Alison – Alexander Arnold, Matip, VanDijk e Robertson – Wynaldum, Fabinho e Henderson – Salah, Firmino e Mané.
Durante o ano de 2019 contratou apenas o goleiro reserva – o espanhol Adrian – e, logo no início do atual, acaba de contratar o japonês Minamino, que era do Red Bull Salzburg.
É bem verdade que, em 17/18, contratou (muito bem) os brasileiros Alison e Fabinho, mais o holandês Van Dijk.
Agora, eu indago – quem apostaria na compra do Fabinho, meio perdido lá no Monaco.
De qualquer forma, insisto – mais importante para o nosso Flamengo seria a MANUTENÇÃO do time Heptacular e LiBIrtador.
Pelo menos, é como penso.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
meu querido amigo,carlos moraes.
eu tbm acho importante a manutenção do elenco vitorioso,mas usando o próprio exemplo que vc citou do liverpool,eles venderam o coutinho.
vendeu pq o jogador queria jogar no barça e ai fica dificil segurar.
gabigol quer provar q tem futebol pra jogar em um grande da europa.
prefere isso,que vá.
vai comer peixe com batata frita em londres…kkkkkk
desculpe,não resisti !
SRN !
Acho que o nosso time realmente precisa ser mantido. Mas, tudo pode melhorar, inclusive o atual Flamengo.
Não que seja possível melhorar o time titular agora, mas ficou claro pra todo mundo que algumas posições necessitam de reservas mais confiáveis urgentemente.
O time sofria demais quando o Rodinei (ou Pará) jogavam pelo lado direito da defesa. O time ficava muito exposto e isso desequilibrava o time inteiro. Basta lembrar dos gols que sofremos contra o Ceará e o primeiro gol do Santos. As duas jogadas foram em cima do Rodinei. E eram jogadas que um marcador minimamente mais qualificado teria impedido de acontecer. Espero que o Orejuela seja esse jogador. Pelo que mostrou no bagunçado Cruzeiro, será uma boa pedida.
O mesmo acontecia quando precisávamos descansar o Arão ou o Gérson na ausência do Diego Ribas. A opção era sempre o Piris da Motta e, sem nenhuma dúvida, o abismo técnico entre ele e os titulares era enorme. Talvez por isso o Mister JJ tenha revezado tão pouco o nosso time titular durante essa temporada. Assim, a chegada do Thiago Maia cria uma opção não só para disputa por posição como também como excelente alternativa para revezar os jogadores.
Podemos fazer a mesma comparação com os jogadores da zaga. Pois, Rodrigo Caio e Pablo Marí estão alguns degraus acima de Thuller e de Rodholfo. O mesmo não pode ser dito em relação ao já contratado Gustavo Henrique que, na visão de muitos comentaristas, vai disputar a vaga de titular durante o ano.
No ataque, por enquanto, as notícias são mais ou menos de manutenção do nível técnico que já temos. Sairá o garoto Reinier e entrará o bom jogador Pedro Rocha. Parece que Michael, Goiás, também está chegando para a possível saída do Berrío e talvez de Vitinho. Ou seja, não é uma troca de seis por meia-dúzia, já que dá pra notar uma evolução no nível geral do elenco.
Falta, na minha concepção, um reserva à altura para o meio-campo de armação. Leia-se, reserva criativo que possa substituir à altura tanto Arrascaeta quanto Everton Ribeiro.
Trazendo essas peças todas, Flamengo terá tudo para não só repetir as boas atuações quanto levantar ainda mais troféus.
SRN!
Ah Shoshana…
Daqui a pouco vão aparecer uns iluminados aí dizendo “Ah Reinier, VSF, tá embromando, marrento, só pensa em dinheiro, tem que ir pra imprensa dizer que vai ficar no Flamengo. Obrigado por nada, VTNC e vaza. Meu Flamengo não precisa de vc. Nunca mais ponha os pés no clube. Etc”
Kkkkk
Gênios.
Tenho o Arthur Muhlenberg como uma reprodução fiel do Alfred Hitchcock. Sempre para mim um mistério as fotos por ela trazidas aqui. Perco tempo tentando desvendar a origem delas. Invariavelmente, não descubro nada.
Desta vez, entretanto, creio ter feito um gol de placa. A atriz lendo o Heptacular chama-se Mélanie Laurent, numa cena do filme “Inglourious Basterds”, “Inglórios Bastardos”, no Brasil e “Sacanas sem Lei”, em Portugal. (Que título! Risos) Um Quentin Tarantino da melhor qualidade, em que a ação principal consiste num grupo de soldados numa incessante caça aos nazistas. Na realidade, o montão de amontoado de coisas escritas que a atriz lê está no livro “Le Saint New York”. Por sinal, “nada mais perigoso para um nazista do que um interlocutor intelectualmente preparado”.
Palmas para o Bruno de Laurentis pela arte. Elogiar o Arthur já não há mais necessidade. Cansei.
Dirigindo-me agora ao futebol, entre tantos assuntos destacados pelo Arthur, vou abordar a possível venda do Reinier.
Realmente, fogo morro acima, água morro abaixo, mulher quando quer dar e jogador de futebol quando que ir para a Europa, ninguém segura.
Eu só não aprovo o valor da venda. E nisso concordo com o Mister. Qualquer cabeça de bagre na Europa é vendido por valor infinitamente superior. Como exemplo, o promissor menino do Benfica, João Félix, de 19 anos – e que após 15 rodadas do espanhol se apresenta como um real fracasso, apenas dois gols – foi comprado pelo Atlético de Madrid pela bagatela de 126 milhões de euros.
Reinier está sendo negociado por apenas 30 milhões de euros. Creio que vale mais. E, às vezes, eu fico a me perguntar: será que tem alguém levando algum por fora?
SRN!
Áureo, acho que a questão do Reinier eu posso desvendar pra vc. Ele tinha um contrato com multa muito alta que venceria no meio desse ano se não me engano, e já em janeiro poderia assinar por outro clube e sair de graça em junho. No final do ano passado ele renovou com o Flamengo, mas para renovar, seu empresário espertamente exigiu que a multa de rescisão fosse baixada para 30 milhões de euros, provavelmente já com conversas adiantadas com clubes europeus interessados. O Flamengo para não ficar a ver navios, nada pôde fazer a não ser aceitar a imposição do agente e jogador. Nesse caso, acredito que o clube agiu corretamente. Abçs.
Correto, Guilherme, provavelmente foi o que aconteceu.
Entretanto, a redução do valor da multa foi exagerada, de 70 para 30 milhões de euros.
Mas, como você afirmou, tudo fruto de um empresário esperto ou, como suponho, de dirigentes tolos ou talvez espertos em demasia.
De toda sorte, essa Lei Pelé tem que sofrer algumas modificações.
SRN!
Na realidade, o Flamengo foi vítima da legislação brasileira.
O atleta só pode assinar seu primeiro contrato profissional com 16 anos. E esse contrato só pode ter o prazo máximo de 3 anos.
Ou seja, assinou com 16 anos e o contrato vai, no máximo, até os 19 anos de idade.
Reineir completa 18 anos no próximo dia 19/01. Portanto, o contrato dele iria até Janeiro/2021. E, com isso, em julho ele poderia assinar um pré-contrato para sair DE GRAÇA no próximo ano.
Assim, o Flamengo tinha duas opções: renovar o contrato baixando o valor da multa ou não renovar o contrato, ficar com o jogador até dezembro, e perdê-lo de graça em janeiro de 2021.
Acho que não precisa ser muito inteligente para escolher. Afinal, mesmo não sendo o valor merecido, são € 30 milhões no bolso, né?
arthur,
vc falou do gabigol e fez a pergunta,será que ele está afim…?
eu respondo, é claro que não !
o cara tá se sentindo,pensa que está em outro patamar.
se for para europa não vai se criar por lá.
conheço um pouco dos bastidores do flamengo,posso dizer que só se garante por causa da amizade com o mister e com o marcos braz.
fica os dois ,mister e gabigol ,fazendo cú doce com o flamengo.
eu se fosse presidente do flamengo mandava os dois se fuderem.
contratava dois argentinos pro lugar desses malas,sampaoli e borré.
SRN !
Boa ideia.
Manda o artilheiro do Brasileiro e da Libertadores se fuder e o técnico que mostrou que todos os outros são muito inferiores à merda.
Contrata uns argentino Flamengo desde criancinha aí pro lugar deles, que tá tudo certo.
Kkkkkkkk
PQP….
pra uma pessoa culta que sabe escrever o português sem erros,vc está muito atento as opiniões de um analfabeto funcional.
acho isso muito estranho !!!
to achando que vc quer me dar alguma coisa …
vou logo avisando que não curto viado,pode me chamar de homofóbico ou o que quiser.
VADE RETRO !!!
Não são argentinos. Borré é colombiano. Sampaoli deve ser de Saturno ou Plutão, pela cara 🙂 .
verdade irmão, o borré é colombiano !
SRN !
Fora essa pequena imperfeição corrigida, também acho que esse cu doce do Gabigol e do JJ tá dando no saco já. Se ele próprios se manifestassem e dissessem se há ou não interesse em continuar/prolongar o vínculo, ficaria mais claro e seria mais respeitoso com uma torcida que sempre tratou ambos com respeito e consideração. Gabigol, sinceramente, acho que já era, mas JJ nunca foi tão ídolo na vida, onde mais ele vai encontrar isso?
O que não pode (ou não deveria poder) são os Baps da vida buscando os holofotes às custas dos que trabalham de verdade e chamam a bola de querida e não de vossa senhoria,…
isso mesmo !
SRN !