Não foi o fim do mundo, mas foi o fim da Copa do Brasil 2019 para o Flamengo. Como o leitor humildão só vai ouvir e falar de pênaltis daqui até domingo, quando voltamos a campo para enfrentar o Corinthians em SP, listamos aqui um punhado de frases sobre o tema – para inspirar, iluminar e, especialmente, ajudar a raiva passar.
* “Pênalti não é coisa que se perca.”
Otelo Caçador, grande cronista rubro-negro
* “Pênalti é tão fácil que até o presidente do clube pode bater.”
Neném Pé de Prancha, filósofo do futebol de praia
* “Pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube.”
De João Saldanha ou Sandro Moreyra ou Armando Nogueira, amigos que costumavam melhorar ou inventar frases de Prancha
* “Na última disputa de pênaltis que vi, foram precisos 25 chutes pra decidir a partida. Por que não decidir logo na porrinha, o grande jogo nacional?”
Millôr Fernandes
* “Com o VAR, vai ter jogo com duração de 120 minutos. São três minutos para saber se foi ou não pênalti. O futebol sempre teve a questão humana. Se você elimina isso, não resta nada.”
Romualdo Arppi Filho, ex-árbitro de Copa do Mundo
* “Acho o pênalti um lance covarde. Tenho a impressão de que sou um pelotão de fuzilamento.”
Pelé
* “Muitos goleiros na hora do pênalti, petrificados pelo medo em sua posição, se tornam gloriosos simplesmente porque recebem a bola em pleno peito. Variação do herói militar que defende a pátria oferecendo o peito a balas. E sobrevive.”
Christophe Barbier, jornalista francês (em tradução livre do Millôr)
* “Enquanto caminhava para a bater o último pênalti na final das Olimpíadas, eu vi o gol muito pequeno. E só pensava, onde vou chutar a porra dessa bola? O que estou fazendo aqui?”
Neymar Junior
* “Na hora de bater um pênalti, toda a vida de um jogador passa diante dos seus olhos. Menos, claro, a parte em que ele treinou cobrança de pênalti.”
Luis Fernando Verissimo
* Tem alguma frase sobre pênaltis? Poste abaixo – sem palavrões por favor.
Um duelo ao pôr do sol, mocinho x bandido, antes o mocinho vencia sempre! Hoje o bandido é qualificado, cabe ao mocinho fazer o mesmo e esquecer o passado glorioso sem a moldura da soberba!
SRN.
Pênalti é fundamento do futebol, portanto se aprende a bater, ao contrário do drible que é arte, é dom, que nasce com a pessoa.
Se ninguém sabe ensinar aos jogadores do Flamengo como se deve bater um pênalti com perfeição, me contrate que eu ensino de graça.
Jamais fui bom de bola, mas nunca perdi um pênalti: conhecimento da questão e muito treino. Simples assim.
Sempre Flamengo!
Pênalti não é algo que se deixe para o Diego bater
Ei Diego vai tomar no cu!
Torcida do Fla após o jogo de ontem.
Variação sobre um mesmo tema. Discordo dessa história de “pênalti é tão importante”, se fosse, não deixariam o Diego bater.
Pênalti e tão importante que o presidente deveria proibir o Diego de bater.
(Eu, Melhorando a frase do prancha)