Estava quieto no meu canto, escrevendo os posts semanais para o blog de futebol da revista Piauí, quando recebi uma ligação do Muhlenberg convidando para participar da República Paz e Amor.
Segurando a gambiarra do lema (“o mais humilde satélite na órbita do planeta Flamengo”), Mulamba chegou maneiro e cheio de argumento, tabelou, driblou dois zagueiros, deu um toque, driblou o goleiro, mas manteve a humildade. Mesmo assim, tremi na base.
Não é fácil escrever sobre o maior do mundo, e mais difícil ainda jogar no time de quem melhor escreve sobre o maior do mundo. Só depois que desliguei o celular foi que lembrei as recentes e sábias palavras do professor Luxemburgo: não se tratava de um convite, e sim de uma convocação. Além disso, patrão generoso e franco, o velho Mulamba jogou na mesa uma bolada impossível de recusar.
Reproduzo o diálogo.
Ele: E aí, Murtinho, topa ou não topa?
Eu: Claro, patrão, é uma honra. Mas, só pra saber, sai um qualquer?
Ele: Nem pra condução.
Isto posto, nada no bolso ou nas mãos, vamos à batalha. Como disse o camaleônico Claufe Rodrigues: Poesia não dá camisa / Mas o poeta / Quando tem uma musa / Não precisa de blusa / Vive de brisa
A musa aqui veste vermelho e preto, e atende pelo nome de Clube de Regatas do Flamengo.
O que aumentou minha confiança em dar conta do recado foram os sacrifícios por que a magnética tem passado, provações que parecem criadas unicamente para testar a fidelidade da rapaziada.
Assim: vocês, que viram a elegância e a eficiência de Raul, até bem pouco tempo precisaram conviver com as presepadas e as luvas de madeira do Felipe. Viram a inigualável categoria de Júnior, e foram obrigados a aturar a displicência do André Santos. Viram Adílio deslizar por todos os cantos do campo com astúcia e velocidade, e não pararam de bocejar com a preguiça do Elano. Viram o Imperador Adriano tocar o terror em territórios inimigos, e fingiram acreditar que Dênis Marques era centroavante. Viram Petkovic comer a bola no Brasileirão 2009, e quatro anos depois tiveram que engolir um embusteiro chamado Cadu.
(Sim, fiz questão de não citar o santo nome d’Ele, o que só deve ser feito em casos de extrema urgência.)
Agora, mais essa: mal acostumados com o talento da rapaziada que faz parte do Paz e Amor, vocês terão que suportar minha falta de jeito pro negócio. Mas juro que não vai doer tanto assim. Pra quem já sofreu com Buião, Michila e Caldeira, Diego Maurício, Diogo e Val Baiano, encarar um Murtinho uma ou duas vezes por semana não há de ser tão grave. Peço a paciência de todos e espero que a paixão pelo Flamengo, mais uma vez e como sempre, supere tudo.
Bênção e bola pro mato.
Grande Murtinho! Com certeza a melhor contratação do RPA! Que bom que topou a roubada de escrever sobre o Flamengo nesse humilde porém esforçado blog. O RPA está de parabéns pelo belo time formado. Já entrou de sola na blogosfera rubro-negra. Já era fã dos textos do Murtinho na Piauí e agora vou poder ler mais sobre Flamengo nas suas crônicas.
Saudações Rubro-negras!
Rapaziada: do mesmo modo que vocês não vão conseguir comentar todos os posts, não vai dar pra eu passar por aqui toda hora. Mas é claro que farei isso sempre que possível. Jair, velho companheiro de batalhas em agências de propaganda do Rio de Janeiro: abraço e saudade. Jó, amigo de infância e de Maraca, desses que ficam pra vida toda: Mengão sempre. Jonathas, Reginaldo, Alexandre, Felipe, Hugo, Leonardo, Carlos, Pedro, Eduardo, Chacal e Gabriel: valeu pela força. Carlos Moraes: Michila irmão da Mara Maravilha é genial. A todos, muito obrigado e apareçam sempre. Quanto mais a gente falar de Flamengo, melhor. SRN. Paz e Amor.
Fala Amigão. Li sobre o Blog, no Gente Boa do Globo, hoje. Que legal, vamos matar a saudade dos nossos tempos famosos!
saudade daquele nosso TIMAÇO. Sou sócio torcedor, e tenho ido bastante aos jogos, aqui no maraca, em um jogo do campeonato brasileiro passado, sentou do meu lado na cadeira o BI Ribeiro, ficamos vendo o jogo, e comentando. Bola com Amaral,que lança no fogo para o João Paulo, que tenta virar a bola para o Negueba, que claro, não consegue dominar. Bola sai pela lateral. Ele se vira para mim e diz, que saudade do Adilio. Eu completo, ele tocaria para o ZICO, e logo depois, estaríamos todos nos abraçando na arquibancada comemorando mais um Gooooool do maior time de futebol de todos os tempos!
Sucesso e Saudações Rubro-negras!
Jair
Tamojunto Murtinho! Tem a alma e a escrita do mestre amado e o coração tão rubro negro quanto! Gostei desde já, pois não conhecia, mas vai ser mais um!
Abraços e SRN!
Nada disso. Pela estréia, estou louco para encarar todos os dias da semana.
Parabéns, mas lembrar do Michila (existiu mesmo este cara, se não me engano era irmão da Mara Maravilha) foi phoda.
Novamente mais do que alegres SRN
FLAMENGO SEMPRE
Parabéns e sucesso!!
SRN
Mais existem aqueles sujeitos “limítrofes”, entre o Denis Marques e o Imperador, aquelas figuras com prazo de validade, mas que só podem existir no Mengão, os Hernanes Brocadores! Aquelas criaturas que temperam a historia do maior do mundo. rsrs SRN
Sucesso Murtinho! SRN!
Amigo Murtinho,
Ninguém melhor do que você para falar ou escrever do nosso Manto Sagrado.
Tenho certeza que grandes momentos serão descritos por você, saudações rubro-negras, abraços!!!
Bem Vindo e ficou claro que a convocação foi de alto nível.
De todas essas provações a que mais marcou para mim foi o Maurinho, lateral direito (quem já havia visto o Leando jogar…), mas também pela capacidade da Magnética rir da própria desgraça, como naquele saudoso primeiro de abril, quando convocamos o Maurinho para a Seleção Brasileira!
SRN
Muito bom texto e muito boas as comparações. Na minha humilde opinião, faltou somente uma: quem viu Leandro, o melhor lateral direito que tive o prazer de ver jogar ter que ver o Léo Morto em fim de carreira se arrastando em campo, ninguém merece.
Muito boa lembrança e complemento ao texto do Murtinho!
SRN
Já começou bem ein Murtinho, que resumo top dos anos anteriores que tivemos graças e desgracas . SRN
Tamo junto, Murtinho!
seja bem-vindo !!!
aqui basta ser flamengo que o resto não interessa….flamengo forever !
SRN !
Que nada, pelas poucas linhas traçadas, dá pra ver que possui a verve e a alma rubro-negras. Acompanharei desde já. SRN!