O empate com a vasca foi ruim pro Flamengo, sem atenuantes. A quebra do jejum de 600 minutos sem marcar gols é algo tão pequeno, tão mesquinho, tão oposto ao nosso fuderoso way of life, que o certo era nem ser citado por nós, os bem vestidos. Mas como a fase do Flamengo é tão terrível, as coisas ultimamente tem dado tão errado pro Mais Querido do Brasil que, por piedade, nos sentimos constrangidos a deixar passar essa gafe. Mas que esse tipo de nano comemoração pega mal pra quem tem nosso tamanho, ah, isso pega.
Nem vou falar da vasca porque a postura delas no jogo de ontem foi mais eloquente do que 200 mil blogueiros entupidos de café expresso e sem limite de palavras por texto poderiam dizer. Nossa baranga mimetizou as características mais evidentes de seu dirigente máximo, assumindo descaradamente que tornou-se um time pequeno, com objetivos pequenos, que apela pra violência mais abjeta, que só não foi punida como deveria porque a arbitragem do campeonato Carioca é notoriamente inidônea e comprometida com a vilania federativa.
Não consigo imaginar exemplo de decadência mais ilustrativo do que constatar que no time no qual já jogaram Tostão, Denner e Romário, o atual jogador símbolo vai a campo pra pegar no piru dos adversários. Morreu o outrora grande CR Vasco da Gama, respeitado por sua história e pela sua contribuição ao futebol mundial. Lamento o passamento, mas foi melhor assim. Estava sofrendo muito.
Hoje, enquanto pastava pelas redes sociais, encontrei até alguns torcedores entusiasmados pela atuação do Flamengo no clássico, o que considerei um exagero. Verdade que o Flamengo não perdeu, como nas últimas 3 partidas que disputou. Mas continua o mesmo, quadradinho, previsível e incapaz de agredir com contundência. E quando eu apertei os amigos felizes para que indicassem objetivamente o motivo do entusiasmo eles saíram pela tangente, dizendo que o time mostrou raça. Uma ova! O time está mostrando raça e suando a camisa há muito tempo, não há qualquer indício de corpo mole. O problema do time do Flamengo é com a bola e com mais ninguém.
Mas alguns luminares pertencentes às insuportáveis células rubro-negras da Tradição, Família e Propriedade, sempre predispostos ao tumulto e ao aplauso fácil, tentam há semanas vender a lorota de que nossos jogadores não se esforçam. Que não tem comprometimento, que não respeitam o Manto, entre outras platitudes morais e cívicas ruins de engolir pra quem tem já tem idade pra deixar de ser lobinho e virar escoteiro. A acusação de corpo mole não passa de uma grossa injustiça.
Se o mau comportamento de torcedores atrapalha o desempenho do time em campo não sou capaz de dizer, provavelmente não, os caras estão cagando pra faniquito de torcedor. Mas posso afirmar que me enche o saco tomar conhecimento de certas ideias de jerico amplamente propagadas nas redes sociais por quem tem mais tempo livre do que juízo. E o pior, os privilegiados cérebros por trás dessas iniciativas jumentas não hesitam um segundo sequer em afirmar que falam em nome da torcida do Flamengo.
Alto lá! Devagar com as auto-condecorações. Sabemos que, até por razões estatísticas, a torcida do Flamengo reúne, em termos absolutos, a maior quantidade de imbecis entre as torcidas de futebol. É um dos ônus por sermos a Maior do Mundo. Mas este dado estatístico não significa que todos os imbecis que torcem pelo Flamengo compartilham a mesma Weltanschauung*. Eu, por exemplo, sou daqueles imbecis que se recusa a participar de caçadas à mula-sem-cabeça, porque além do mitológico quadrúpede nunca ter me feito mal, eu tenho mais o que fazer na vida e a promoção de mimimi não paga as minhas contas.
É absolutamente louvável que esses mesmos torcedores que eu malhei nos últimos parágrafos encarnem com tanta intensidade a verdade absoluta do rubro-negrismo: o rubro-negro não aceita, não se acostuma e jamais aprenderá a perder. Isto é um sentimento bonito, porque é verdadeiro, vem da alma, do coração, e não do cérebro. Mas ao mesmo tempo, o mais revoltado dos rubro-negros sabe em seu íntimo que a vitória não ensina e esconde as deficiências. Enquanto as lições mais valiosas chegam quase sempre disfarçadas de derrotas.
O Flamengo só conseguirá ser o grande time que sonhamos e nos prometem há anos se for capaz de aprender com as derrotas. O que, convenhamos, é bem mais difícil fazer quando a corneta não para. Mas a corneta não serve de desculpa para o mau desempenho, pra jogar no Flamengo é indispensável resistir à pressão. Quem não aguenta que peça pra sair.
A verdade é que o Flamengo tem que melhorar muito e pra isso só existe um remédio, que não é demitir treinador, não é demitir jogador, não é demitir cartola, nem jogar fora após uma derrota o trabalho que começou há apenas 3 meses. O remédio para a cura do mal se chama tempo. Que é o fator determinante e indispensável para que se alcance a estabilidade. Esse time precisa de tempo para treinar, aprender a jogar junto e criar os laços de companheirismo e cumplicidade que são indispensáveis nas equipes vencedoras. Infelizmente, o nosso estoque de tempo é limitado.
Estamos pra começar o Brasileiro, seria extremamente positivo que, sem abrir mão da exigência das vitórias, das críticas construtivas e da corneta saudável, a torcida ajudasse no que fosse possível para que o time que temos, e que não acredito que vá mudar, conseguisse se acertar. Me desculpem a rabugice, continuo achando que a torcida do Flamengo é o centro do universo, mas provavelmente a maioria dos que lerão estas mal-traçadas não vai concordar comigo. Não tem problema, eu não quero ter a razão. Eu só quero ser Campeão do Brasileiro. #PAZ
Mengão Sempre
*Weltanschauung:
perfeito.
Outro jogo do campeonato de bairro totalmente ridiculo.
O estadio pequeno de novo quase vazio. 16mil … renda 800mil.
Ou seja, nao vale a minima pena.
O melhor foi a paisagem tropical pra fora do estadio e o sol caindo.
Me lembrou a capa do disco dos Novos Baianos ….
Concordo com os comentários aqui postados, relativamente à qualidade técnica de alguns jogadores do elenco do Flamengo.
Entretanto, vou fazer apenas uma observação. Eis aqui um comentário sobre a atuação dos goleiros na partida de sábado:
“Paulo Victor – Foi muito mal em todas as bolas aéreas, inclusive no lance do primeiro gol. Defendeu o pênalti em vão. Nota 4.
Jefferson – Fez defesas difíceis o jogo todo, inclusive em lance cara a cara com o Guerrero. Não teve culpa nos gols. Nota 7.”
Se Jefferson fosse do Flamengo e Paulo Victor do Botafogo, a história do jogo teria sido outra.
O ditado é antigo, porém atual e verdadeiro: um grande time começa pelo goleiro.
S R N !
Fernandinho do Gremio por Everton,,,,,e aí ??????
Seis por meia dúzia.
Forte abraço ao Confrade que andou sumido.
FLAMENGO SEMPRE
Abração C.Moraes….Fica com Deus
Ainda faltam jogadores!!! Estamos perdendo por limitacoes pessoais. Nao vejo culpa do tecnico. Os jomes sao limitados. Engana-se quem pensa q temos um bom plantel. Temos uma zaga limitada. Walace é ruim e Juan fez uma partida horrível, já comecou o jogo perdendo na corrida uma bola q era dele. No primeiro gol raspiu na bola e tirou do PV. Fez sua pior partida. Jorge é um jogador q cruza muito ben, pena q só dá dois cruzamentos por jogo. Nosso melhor meia é o AP, q está completamente fora de forma, parece um velho em fim de carreira. Mas o pior setor, por incrível q pareca é o ataque. Guerreiro sente a pressao e joga nitidamente com medo de errar, Cirino é tecnicamente horrível, só joga bem os primeiros 20 minutos, depois perde a explosao. Sheik depois q renovou contrato tá cagando e andando pro clube. A verdade é q nosso melhor atacante no momento é o Gabriel, o q resume o setor ao maior problema q temos. Nao temos um time com jogadores finalizadores. Criamos e desperdiçamos. Dominamos e perdemos. Nada pode ser Feito! Ou trazemos jogadores q sabem fazer gol, ou já era. A cada 10 bolas q Gabriel, Cirino, Sheik e Guerreiro pegarem com chance de gol, vao fazer 2. Nao é o suficiente. PS: qd o Muralha entrou rebateu bola ridícula. Prefiro o PV!
Não estamos vencendo, contudo; se observa um time que vai explodir a qualquer momento, está visível, aparentemente, sofre de alguns ajustes a corrigir e muita ansiedade. Nada de pressão, não vejo no futebol brasileiro elenco melhor. O que não compreendo é que o Atlético-MG vai e contrata o Robinho, o meu 10 preferido, não tenho dúvida de que faria história no clube. Inteligente, rápido, artilheiro, cara divertido, alto astral, apenas 32 anos, idade no ponto para os dias de hoje, e a diretoria volta-se para o Éderson, fraquíssimo para a pompa da expectativa criada , apenas; um jogador de boa qualidade bem longe da capacidade do muitas vezes fantástico ex-jogador do Santos. Quem quer apostar que o Éderson naão dobra a esquina do ano de 2017, como jogador do FLAMENGO?
Perder o Robinho o 10 que procuramos a tanto ( como ouriçaria a galera) tempo, de forma absurda, e agora, a diretoria mendiga pra jogar em São Januário? Foi demais …, Descarados, perderam a crítica! Procurar o Eurico…,. Dar esse prazer a esse fuleiro? Adoeci.
Edvan- Alagoinhas-ba.
ES- O Muricy fica. E o Gabriel tá ogando bem abaixo do que esperava. E e isso mesmo…pronto com ponto!
Que giz mais ruim. Todos os meus erros de ortografia, semântica, sintaxe, regência, pontuação, crase e concordâncias, a culpa é dele, e desse infeliz de quadro-negro. E é isso, pronto…com ponto!
Alguém já viu um jornal todo preto? Quero aqui uma lousa, sinto-me prejudicado…rsrsrsrsr
Edvan-Alagoinhas-Ba.
PS – E o Gabriel tá jogando muito mal, tenho esperado mais…
Atchinnnn…Que gripe é essa, velho? Não dormi bem, corpo mole, dor de cabeça e essa porra dessa febre que não passa. Já que os remédios não fazem efeito, vou tomar é um alcatrão, mel e limão. Quero ver!
Cunhado, sinto a mesma coisa. Concordo que PV e Wallace não podem ser titulares, que foram completamente responsáveis pela “derrota” pro Botafogo, mas continuo com uma impressão horrorosamente linda do Murici: saiu dos 3 zagueiros, dos dois cabeças de área e deu um jeito novo de jogar pro Flamengo. O imbecil do Lino, do Sportv, pediu outro dia que o Dunguinha chamasse pro seu timeco mais um cabeça de área, porque ele “soh” contava com dois. Depois do jogo com o Botafogo, disse que “jogo do Flamengo eh emoção certa, porque o time vai como loucos pro ataque”. Depois do meu ataque epiléptico, disconcordei severamente concordando: o time do Flamengo esta fazendo um tracado em campo que lembra os grandes times brasileiros. Falta mais movimentação do Luis Airao, falta a volta do Mancuello, por favor pela esquerda, e falta tirar o Wallace de campo (PV as vezes joga bem, o Wallace nunca) e não deixar essas derrotinhas mudarem o rumo: jah tem nego estupido pedindo pra escalar dois volantes de “pegada”, 3 zagueiros, outras imbecilidades totais.
Deixa os caras treinarem um pouco, reconhecerem como que se joga modernamente, igual o time de 81 e o Barcelona, e bota um zagueiro que não jogue pro outro time e o próximo jogo com o Vasco vai ser um passeio no parque.
Saudações Rubro Nigérrimas
São Paulo quer trocar Michel Bastos por P.Vitor….e aí ?????
Alguém ainda tem dúvida que com PV e Wallace JAMAIS chegaremos a lugar algum?
SRN
Não há dúvida de
Se vamos chegar algum lugar com ou sem eles não sabemos.. a única coisa que sabemos. é que com eles de titulares teremos muitas falhas , tomaremos muitos gols. empataremos e perderemos escrotamente como hoje como contra o vasco e etc
o T-Rex ta merecendo banco a muito tempo.. e wallace nem preciso dizer mais nada só dizer o nome dele já basta..
To esperando muricy dar uma chance ao Muralha colocar ele pra ter uma sequencia de uns 10 jogos pra ver como se sai
Já o wallace temos que esperar o fim do contrato e rezar pra que não renovem já que ele é dono do clube do CT do time e da porra toda..
Tem muito neguinho nesse elenco que não merecem nem ser o mascote vestido de URUBUZÃO pra entreter a torcida no basquete. kkk
SRN
Não há a menora dúvida de que o PV falhou – e falhou feio -no primeiro gol, apesar de ter defendido, apesar das opiniões em contrário ^apenas^o seu DÉCIMO PRIMEIRO penalty na meta rubro-negra.
Não há a menor dúvida de que o Wallace – como sempre – falhou feio, cometendo um penalty bizarro e absurdo.
Porquê, indago eu, não incluir o PIOR, DESTACADAMENTE, jogador do time, no jogo de hoje, o badalado Guerrero Beicinho, que perdeu, pela ENÉSIMA VEZ um gol feito, daqueles que minha avó, quando tinha 94 anos, não perderia, prejudicando decisivamentae o time, salvando-se, pela segunda vez consecutiva, de uma expulsão que seria mais do que justa.
Como o PV – que fracassou feio hoje – já salvou o time em outras oportunidades, até recentes, e, em contrapartida, o Guerrero nada fez neste sentido, trocaria a máexima lançada , passando a ser –
Há ainda quem acredite que com o Wallace, entregando gols ao adversário, e o Guerrero, perdendo seguidamente gols feitos, o Flamengo dará certo.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – minha resposta – EU ACREDITO. A Taça Guanabara, a segunda competição do ano que jogamos pela janela. já era. Por outro lado, temos tudo para conseguir a classificação para a fase semifinal, quando não nos servirá o empate, precisando vencer de qualquer forma o Vasco ou o Fluminense, um dos dois o nosso adversário em potencial.
Realmente as atuações do Guerrero têm sido RIDICULAS.
Mas o Guerrero, eu SEI que sabe jogar bola, porque já o vi jogando MUITA. Então ainda nutro esperança de que ele venha a ser bastante útil, ainda mais tendo em vista a escassez de bons atacantes no mercado brasileiro
Já o historico da carreira de Wallace, PV e Márcio Araújo, por exemplo, não me dão esperança de NADA.
Logo, na minha fila de execração, esses estarão, pelo menos por enquanto, à frente de Guerrero. E Sheik.
Têm que ganhar muita coisa ainda no futebol para estarem no mesmo patamar.
Mas não vão.
SRN
Falaí Arthur…Quando vem à Brasília cara??? Tem gente da confraria que te espera aqui tb irmão…rsrs um abraço,
Acabei de assistir ao Flamengo x Botafogo,,,
Eu faço coro ao que você falou…Acho que o tempo pode ser o nosso aliado nessa fase de reconstrução do Mengão, e que começou com a chegada dos carecas, O saneamento que eles prometeram está acontecendo, Segundo ano no azul e previsão para receite de 70 milhões para 2017, Ok!
Tenho algumas observações sobre o nosso futebol:
. Não demitam de forma alguma o Muriçoca,,,,a culpa do que está acontecendo não é dele
. Muriçoca, coloca o Walace na geladeira,,,o cara deu uma botinada escrotérrima no penalti hoje, Estava literalmente chutando bunda de sapo. Bota o Léo Duarte, até pelo bem dos dois atletas, Pro guri pegar segurança e pro Bin Wallace Laden botar a cabeça no lugar
. Não acho que o Gabriel deva ser reserva agora, A fase do guri é ótima, Ele deve ser titular, Talvez ate no lugar do Sheik.
. Alam Patrick tem até jogado bem, Mas não é titular, É jogador de segundo tempo
Eu tenho uma boa vibração com esse time, Acho que pode dar liga com o Muriçoca,
Com relação ao jogo com o Botafogo,,,tirando o Wallace é claro, Vejo o time até mais ou menos,
O que acontece é que se vcs observarem, todos os adversários tem jogado na retranca, no contra ataque,,,fica mais dificil assim, O time tem que trocar passe mais rapido e deslocamento tambem mais rapido sem bola,,,
só isso
srn
julinho,
concordo com tudo que vc disse ….nem pensar em tirar o muricy !
gabriel tá pedindo passagem pra mim no lugar do sheik.
SRN !
Valeu Chacal,,,,Abração
Decepcionante as declarações desse dirigente Flavio Godinho, atual homem forte do futebol do Flamengo ao site do O Globo, elogia Márcio Caramujo, Wallace e toda a patota, promete arena própria de apenas 20 mil, sendo a torcida da Flamengo a maior do país, diz que a chapa tem que esquentar mesmo na Gávea, diz que foi esnobado até pelos penetras que invadiram o Ninho do Urubu que não queriam conversar com ele, diz que o rodo já foi passado no elenco, dando a entender que a barca já era, diz que o Wallace teve uma evolução estrondosa, está voando fisicamente e que ele é o mais motiva e representa o time no vestiário, isso já se sabia sobre a vocação dele para a panelinha e que o zagueiro reforço que pode ser contratado pode ser para o lugar do Juan, portanto, já é uma forma de manter o Wallace na equipe, diz ainda que reforça o seu apoio ao péssimo trabalho do Rodrigo Caetano, diz que o Guerrero é considerado o ídolo da equipe e ainda foi pedir ao Eumico Miranda para o time do Flamengo jogar as partidas como mandante em São Januário e levou um não pela cara, é completamente sem noção esse sujeito, pela sua postura e colocações se percebe quem é um dos principais culpados pela campanha ridícula do Flamengo no futebol profissional em 2016…
FORA GODINHO!!!
BARCA JÁ!!!
QUEREMOS TIME!!!
CADA VEZ MAIS EMPUTECIDAS SRN!!!
Por princípio, não costumo ler as entrevistas de cartolas, que, no mais das vezes, são mentirosas.
O comentário do Gilberto, vai me obrigar a ler a do Godinho.
Sem duvidar do colega, penso que vou me abeberar em profunda cultura futebolística …
Fraternas SRN
FLAMAENGO SEMPRE
Para tirar qualquer dúvida.
Não são três pontinhos para separar uma parágrafo do outro, como podem pensar.
São mesmo reticências, para pontuar a minha surpresa com uma entrevista tão ridícula.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
PS – quanto não é o giz, por minha culpa, é a formatação, que não depende de mim.
Ficou sem sentido.
Corrigiram a formatação.
Positivamente, estão de gozação para cima de moi.
SRN
FLAMENGO SEMPRE
Pedir pra deixar o Flamengo jogar em São Januário é muita esculhambaçao.
O fdp do eumico ainda tirou onda.
Esse diretorzinho de merda não tem senso do ridículo.
Tamo fudido.
Fui.
Vira o disco, mala !
A hora é de dar apoio e um crédito de confiança para que o trabalho possa dar frutos !
abs
srn
Quando o Flamengo estiver fora de todas as competições por causa de Wallace, Paulo Victor, Márcio Caramujo e outras invenções do Muricy, aí já vai ser tarde, você entendeu ou quer que eu desenhe?
Time titular com pernas-de-pau, inclusive o próprio capitão, NÃO DÁ LIGA, NÃO ENTROSA, NÃO ENCAIXA!!!
Tem muitos pernas-de-pau no elenco e principalmente como titulares, o Muricy está perdendo tempo, vamos ter mais do mesmo, 2014, 2015 em 2016, estamos sofrendo as consequências da barcaça não ter saído, devemos apoiar sim, afinal, somos torcedores do Flamengo, mas, não somos babacas, esse time é fraco, precisa de reforços no gol, na zaga, no meio-campo e no ataque, no próprio elenco tem peças melhores que o Muricy não escala, no gol já tem o Muralha, que não tem vez, na zaga tem mais zagueiros lá, que também não tem vez, no meio campo, tem o Mancuello que deve estar voltando, mas, no ataque não tem ninguém, fizeram o favor de defenestrar o Kayke que está fazendo falta e o Vizeu ainda está verde…
A garotada campeã da Copinha SP também não tem vez, há um hábito atualmente no Flamengo de não valorizar a prata da casa, já passou da hora de dar oportunidades para essa garotada, Leo Duarte, Paqueta, Ronaldo, Viseu, etc, tinham que ir sendo aproveitados aos poucos, vão ficar verdes prá sempre desse jeito, não tem lógica o elenco se queixar de cansaço, o Muricy ás vezes nem fazer as três substituições e nem dar vez á garotada, será que é pitaco do auxiliar Jayme que não gosta de trabalhar com o pessoal da base para o Muricy não os escalar?
Além disso, a premissa era que o carioqueta iria ser disputado com um time misto, antes da bronca da Globo, a Liga e a Copa do Brasil iriam ser com o time titular, pois bem, acabou que nem uma coisa nem outra, a moda agora é o rodízio, se é para fazer rodízio, está faltando experimentar a garotada da base aos poucos, enquanto descansa os medalhões cansadinhos do time principal ou vamos perder mais uma geração de jogadores da base a título de que não se pode queimá-los, estão verdes, ou deu um chutinho e já acha que é jogador, etc…acorda Muricy!!!
Torcer, na minha opinião, não é só dar apoio, é cobrar também, já que parece que a diretoria não cobra…
O rendimento do time melhorou muito depois daquela “conversinha” com o pessoal que invadiu o Ninho do Urubu, não acho certo tal procedimento, mas, tem jogador que é só na base da pressão que passa a ter vergonha na cara!!!
BARCAÇA JÁ!!!
QUEREMOS TIME!!!
CADÊ O REFORÇO DO ZAGUEIRO PRO LUGAR DO WALLACE???
EMPUTECIDO APOIO SRN!!!
Barca nao vai ter. Nao leu? Ademas, nao adianta. O clube como um todo esta mal administrado, nao ha compras de jogadores que vao conseguir camuflar issol
Concordo e assino embaixo. Tem que dar tempo. Deixar o trabalho ser realizado. O mundo é imediatista ao extremo, ninguém tem paciência pra nada! É preciso deixar o trabalho ser feito com toda a certeza…
Hahahahh – nao chegam 3 ANOS ???
Cada uma…
Olá Arthur
Sou torcedor do Galo e te acompanho desde o blog do GE, que era muito bom.
Seus posts com referências sociais, políticas e culturais eram quase uma erudição no meio paupérrimo dos blogs de futebol.
Aqui seu texto é mais sucinto e direto, mais ainda assim rebuscado.
Pena que vc escreve pouco aqui.
Um abraço
SAN
Parabéns pelo texto e pela paciência com as malas!
SRN
Prezado,
Excelente texto, excelente tese, excelente argumentação, nota dez em tudo. Só uma pergunta, com todo respeito: Tá comendo quem lá na Gávea?
Não é da sua conta.
O nosso Grão Mestre respondeu com a sua proverbial classe, até sendo sucinto, deixando de lado até mesmo a sua veia mais forte, que é a profunda ironia.
Escrevi veia, e lembrei-me de véia, que muitos outros, na base da grosseria, teriam incluído numa resposta mais direta.
Ainda não consigo entender como esses e outros comentários desse “naipe” são aprovados por aqui. Se o cara é anti ou não, legal comentar por aqui. Mas vomitar pelos dedos… Fala sério! É perder a oportunidade de ficar calado.
SRN
Prezado,
Tentei ser ironico, mas baixei o nivel.
Sou socio torcedor, acompanho seus posts, tenho seu livro, e tenho mais tempo de arquibancda do que de contribuicao previdemciaria.
Gostaria de pedir desculpas a vc e aos seus., aos leitotes, as meninas e demais companheiros do blog, e ao pessoal da gavea q tenha se sentido ofendido.
Embora me sinta ofendido por eles habitualmente duas vezes por semana.
SRN
Não precisa se desculpar, não acho que alguem tenha se ofendido. Captei a ironia e respondi no mesmo tom. Não vejo nenhum problema nisso, afinal, a ironia e as zoadas não são exclusividade dos autores do Republica, os comentaristas também podem pratica-la. Abs SRN
arthur,
a verdade é que tem torcedor de tudo que é jeito na torcida do fla…até chororo tem !
clube se esforçando para colocar as coisas nos trilhos e neguin de mimimi…ahhh vá se catar !
fico imaginando o quanto vc deve ser importunado por esse tipo de gente.
devem te cobrar como dirigente do clube só por vc expor suas ideas nos blogs aonde vc escreve.
SRN !
Essa tua imagem me fez “viajar” a dois belos momentos de amor em meio à guerra, no cinema, q não esqueço!
O primeiro, no clássico “Sem novidade no Front” (q fez o autor do livro chorar, qdo viu)
A linda francesinha devorava um pão e um salame (sem metáforas) q não via há tempos, trazidos pelo “inimigo”, enqto o soldado alemão (na verdade, um garoto pacifista levado à I guerra pela onda nacionalista /armamentista sem sentido) beijava carinhosamente sua mão…Um momento mágico em q só o amor consegue vencer a brutalidade humana durante os conflitos.
E o segundo, na relação entre a bela guerrilheira tailandesa q ajuda o combatente americano a chegar às linhas japonesas para destruí-las, na II guerra (“A ponte do Rio Kwai”); Os dois se entendem por sinais, tomam banho de rio juntos e se amam sem entender uma só palavra da língua do outro. Nem precisa; a linguagem do amor é universal e bem conhecida.
Q tb amanhã haja paz e amor e um bom futebol, independente de vencedor e vencido!
Abraço aos adversários e amigos!
Valeu, Arthur!
Cinematográficas* SAN!
F3
* © M CM
Maravilhoso e poético texto !
PALMAS, PALMAS DE PÉ E GRITANDO BRAVOS, COMO NOS VELHOS TEMPOS DO THEATRO MUNICIPAL ! ! !
Emocionadas SRN
FLAMENGO SEMPRE
Carlos Moraes, meu querido amigo, eu vou lhe pedir carona, para endossar suas palavras.
S R N !